Está en la página 1de 20

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U.

Profa. Ceclia da Silva Padilha CIEP 032 - Cora Coralina Profa. Eliane Siqueira Bonfim Costa Colgio Estadual Visconde de Sepetibiba CIEP 219 - Nao Yanomami Profa. Sandra Maza dos Santos CIEP 399 - Jean Baptiste Debret Profa. Vnia Alves de Mello Bittencourt CIEP 041 - Vital Brazil

Trabalho final do curso:

Ecologia no Ensino Mdio


Professores: Maria Margarida Gomes (Cap/UFRJ), Marcus Vincius Vieira (Departamento de Ecologia/UFRJ), Mariana Lima Vilela (Cap/UFRJ) e Celina Costa (Cap/UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro PROMED - Formao continuada em Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias Novembro de 2005

Ecologia no Ensino Mdio

Introduzindo o Trabalho
O presente trabalho foi planejado e elaborado por professores, da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, preocupados com a preservao do ecossistema manguezal. Tal preocupao est relacionada ao fato de no existirem abordagens sobre esse tema no ensino das Cincias, nem mesmo como um tema interdisciplinar no ensino mdio e fundamental. Pensando nisso, resolvemos propor um trabalho em nossas escolas com o objetivo de valorizar os diversos aspectos ecolgicos e de preservao dos manguezais. Iniciamos o trabalho obtendo diversas informaes sobre o manguezal, tais como: filtro biolgico, berrio natural costeiro, esturio e outros aspectos, enfocando o caranguejo-u, caracterstico de mangue, sua importncia scio-econmica, aspectos biolgicos, como a cadeia alimentar, e sua relao com o meio. O objetivo principal do trabalho foi levar os alunos a conhecer o mangue, sua fauna, flora, e com isso multiplicarmos a conscientizao de preservao do mangue, das condies de subsistncia dos catadores do caranguejo-u. Dessa forma buscamos fazer com que no s os alunos, mas tambm a comunidade docente e a comunidade do entorno das escolas, onde atuam as referidas professoras, possam tomar conhecimento desse maravilhoso ecossistema. A partir do diagnstico feito pelas professoras e pelos alunos multiplicadores na primeira visita ao mangue, elaboramos um cronograma para organizar as atividades escolares. Essa primeira visita ao manguezal teve como objetivo estudar e discutir a localizao geogrfica e aspectos da ecologia de ecossistemas, associando aspectos observados nessa excurso ao manguezal com conceitos de poluio, ocupao urbana, integridade da costa litornea (eroso de mares e ventos). Essa atividade teve tambm como objetivo estudar o mangue como um berrio natural, ou seja, levar os estudantes a compreender o mangue como um ecossistema que apresenta poucas espcies que se estabelecem devido sua alta salinidade.
A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 2

Ecologia no Ensino Mdio

Buscamos tambm, a partir dessa atividade, que os alunos pudessem levantar hipteses e pesquisar as possibilidades de o manguezal ser um ecossistema produtor por garantir condies de alimentao, reproduo e crescimento para um conjunto de animais residentes, semi-residentes e visitantes. Registramos que este trabalho teve o apoio da direo das escolas onde atuamos, do projeto Mundo da Lama e do professor Antnio Jorge, nosso colega do curso de Ecologia no Ensino Mdio, que nos forneceu um CD com msicas que abordam alm de diversos aspectos ecolgicos do mangue, a conscientizao sobre a sua preservao. Tal material foi muito relevante para que os alunos pudessem conhecer o mangue atravs de vrios ritmos musicais. O trabalho com essas msicas possibilitou mostrar e incentivar as diversas expresses artsticas dos alunos. Este trabalho parte dos requisitos do curso Ecologia no Ensino Mdio do Colgio de Aplicao da UFRJ no programa do PROMED. Participaram deste trabalho alunos de ensino mdio das escolas estaduais: CIEP 032 Cora Coralina, CIEP 041 Vital Brazil, CIEP 399 Jean Baptiste Debret, Visconde de Sepetiba e CIEP 219 Nao Yanomame, no perodo de setembro a novembro de 2005.

Construindo os Objetivos do Trabalho


Obter informaes sobre o manguezal na Associao de Preservao Ambiental (APA) de Guapimirim, enfocando o Ucides cordatus, buscando conhecimentos sobre a biologia, sua importncia scio-econmica e sua relao com seu habitat. Conhecer o ecossistema manguezal atravs de uma visita de campo buscando informaes dos aspectos ecolgicos desse ecossistema e levantar informaes desse ecossistema atravs de pesquisa sobre aspectos como: a cadeia alimentar costeira e o papel de colonizao das algas nas razes das rvores de mangues que abriga uma infinidade de pequeninos invertebrados.
A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 3

Ecologia no Ensino Mdio

Atravs dos objetivos gerais descritos acima, levou-se os alunos: a conhecer aspectos da ecologia do mangue e conscientizar de seu papel significativo e essencial para a dinmica de populaes, despertando o seu interesse para esse ambiente; reconhecer as relaes alimentares como formas de transferncia de matria e energia dentro do ecossistema; caracterizar um ecossistema, identificando a dependncia existente entre os componentes biticos e abiticos; reconhecer que a ao humana pode desequilibrar o ritmo de trocas de materiais com o ambiente, gerando alteraes que ameaam a integridade do ecossistema.

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

Ecologia no Ensino Mdio

Organizando um Cronograma de Trabalho


Escolas participantes: 1- CIEP 032 Cora Coralina, 2- CIEP 041 Vital Brazil, 3- CIEP 399 Jean Baptiste Debret, 4- Escola Estadual Visconde de Sepetiba e 5- CIEP 219 Nao Yanomame. ATIVIDADES Pesquisa bibliogrfica Agosto Setembro Outubro Nove mbro 20/08 10/09 (todas) (todas) Definio dos objetivos 10/09 (todas) Visita ao mangue (limitado s professoras 24/09 (todas) envolvidas no projeto Debates) Visita ao mangue com os alunos multiplicadores Oficina e construo de folhetos informticos, maquetes, dedoches e filmes Msica Analisar e cantar as msicas relacionadas ao mangue Revistas em quadrinhos, relatrios, reportagens, debates Trilha ecolgica (jogos) Palestra com o grupo mundo da lama Concluso Entrega do trabalho 19/09 09/09 (3) 11/10 (2) 12/10 (4) 20/10 (5) 10/10 (1) 20/10 (4) 21/10 (5 e 2) 28/10 (3) 03/10 (1) 27/10 (5) 25/11 (1)

28/11 (1)

04/11 04/11 11/11

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

Ecologia no Ensino Mdio

Aprofundando a Temtica do Mangue


Professores da rede estadual ensino de escolas das regies de Mag, So Gonalo, Duque de Caxias e So Joo de Meriti se reuniram para buscar informaes sobre o ecossistema manguezal levando em conta que esse ecossistema muito importante e que influi diretamente na diversidade de vrios outros ecossistemas. Assim, o manguezal exerce a funo de: garantir a integridade da costa litornea, isto , conter a eroso dos mares provocados pelo vento; funcionar como um filtro biolgico de matria orgnica pois esse ambiente um berrio natural, onde vrias espcies de seres vivos tm sua fonte de alimentos. O mangue apresenta uma fauna muito variada composta por moluscos, crustceos, aracndeos, aves, insetos, anfbios, mamferos e rpteis. muito utilizado pelo homem para obteno de alimento, principalmente os crustceos que tm como um de seus representantes a espcie do caranguejo-ua. A sua carne muito utilizada e tem um valor scio-econmico para seus catadores. Neste trabalho enfocamos o nosso estudo no caranguejo-u, que tem uma importncia dentro desse ecossistema tanto ecolgica como scio-econmica. Tambm tivemos como objetivo abordar aspectos da biologia desse caranguejo, como suas caractersticas morfolgicas e sua dinmica de populaes alm das relaes da espcie com os outros componentes biticos e abiticos desse ecossistema como, por exemplo, a obteno de nutrientes atravs das escavaes das galerias no sedimento consolidado fazendo com que este libere nutrientes para o mar e renovando a sua oxigenao. A partir desses aspectos levantados sobre o mangue achamos que se fez necessria uma visita ao local para fazer um levantamento da realidade e das necessidades desse ecossistema. O local escolhido foi a APA de Guapimirim com o objetivo de levantar as seguintes questes: poluio, fauna e flora, relao do homem com esse ecossistema, indicadores biolgicos de poluio, fator scio-econmico, a biologia do caranguejo-ua, o mangue como berrio natural.
A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 6

Ecologia no Ensino Mdio

Relatos das Atividades


Relato da professora Eliane Siqueira Bonfim Costa Escola Estadual Visconde de Sepetibiba e CIEP 219 - Nao Yanomami Um roteiro de visita de campo foi elaborado pelos alunos da 1 srie do Ensino Mdio do Colgio Estadual Visconde de Sepetiba em Mag RJ. Logo aps essa visita elaboramos um relatrio com os alunos da turma que ficaram com a responsabilidade de se tornarem multiplicadores das informaes obtidas para outras turmas da escola. No dia da visita fizemos uma parada na sede do IBAMA, em Mag, onde assistimos a uma fita de vdeo sobre a APA. Essa a maior rea de manguezal preservada do estado do Rio de Janeiro e localizada no fundo da Bahia de Guanabara. Os alunos da turma fizeram vrias perguntas, que eles j tinham elaborado previamente para atender os objetivos do nosso trabalho. As questes levantadas foram: onde fica localizada a APA de Guapimirim; tamanho da rea aproximadamente; quais os municpios que abrange a rea; caracterstica da vegetao;

faunas permanentes e que vivem temporariamente no mangue; como est sendo tratada a extino de certas espcies; quais as caractersticas peculiares que o ecossistema apresenta. Em seguida, a professora fez a proposta de organizar as informaes obtidas para posteriores debates em sala de aula. As questes levantadas tm relao com os estudos da ecologia de ecossistemas: transformao de matria orgnica de valor energtico. Alm disso os estudantes observaram a flora caracterstica com suas peculiaridades para se adaptar ao baixo nvel de oxigenao, a inundao pela mar e a composio de substrato, ou seja, o solo (lama) constitudo por silte e argila fina, rico em matria orgnica e bactrias.
A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 7

Ecologia no Ensino Mdio

A partir dessas observaes e do diagnstico levantado, foi feito um cronograma para organizar as atividades; e pesquisa bibliogrfica foi realizada no ms de agosto e setembro. Tambm neste ms foi feita a pesquisa no manguezal com os alunos e a professora envolvida no projeto. No ms de outubro comeamos efetivamente as tarefas propostas. Construmos, em uma oficina, folhetos informativos sobre mangue que foi distribudo em outras turmas. O passo seguinte foi o encontro da turma do colgio Visconde de Sepetiba (1a srie do Ensino Mdio) com os alunos do CIEP 219 Nao Yanomami. Nessa aula-oficina os alunos cantaram msicas relacionadas ao mangue e ao caranguejo-u do compositor Carlinhos de Tote (Caranguejo-U, Manguezal Brasileiro). Atravs da letra da msica foi trabalhado o sustento do povo que vive dos recursos do mangue, o mangue como berrio natural, tipos de mangues e as caractersticas do caranguejo-ua. Tambm trabalhamos os valores nutritivos e saborosos de sua carnes, os meses da ecdise, o perodo de defesa e onde faz a desova. Foram feitas maquetes representando o mangue para a concluso dos trabalhos. A avaliao foi feita atravs da confeco de revista em quadrinho envolvendo as questes abordadas nos debates e de uma trilha ecolgica para que identificassem o perfil das espcies encontradas no mangue e as propostas de aes que minimizem a sua degradao. Concluindo, a utilizao dos recursos materiais didticos como a msica e a produo de revista e das maquete pode trazer bons resultados, pois estas atividades fazem alcanar os objetivos propostos. A avaliao feita pela escola e pelos alunos foi positiva, sendo implantada uma proposta de buscar novos espaos e outras articulaes, como um trabalho com a comunidade. Desse modo, buscamos maior comprometimento e responsabilidades dos nossos alunos perante a sociedade, fazendo-os entender o papel que temos como participantes desse processo, e o papel de uma escola viva e comprometida com transformaes reais.

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

Ecologia no Ensino Mdio

Relato da professora Ceclia da Silva Padilha CIEP 032 - Cora Coralina Comuniquei o projeto a ser desenvolvido, e o objetivo do mesmo, diretora da minha escola que de pronto elogiou a iniciativa e se colocou disposio para ajudar com recursos disponveis pela escola. O trabalho teve seqncia com relato do projeto junto s turmas da primeira srie do Ensino Mdio para que eles pudessem se conscientizar da importncia ecolgica deste ecossistema costeiro como tambm de seu valor scio-econmico para os trabalhadores que sobrevivem da cata e venda do caranguejo-u , crustceo residente deste ambiente . Foi feito um levantamento diagnstico, perguntando se eles tinham algum conhecimento em relao ao assunto e a resposta obtida foi que eles apenas conheciam de ouvir falar, mas no sua importncia ecolgica. Em um segundo momento foi introduzido uma msica do CD Cantarolama em que a letra se referia a realidade desse ecossistema. Ao trmino desta atividade foi distribudo um folheto informativo sobre o tema, onde os alunos puderam aprender sobre biologia do caranguejo-u: nome cientfico, cadeia alimentar, nicho ecolgico e a movimentao deste animal que permite revolver o sedimento do solo em que vive fazendo com que haja uma oxigenao deste substrato com conseqente liberao de nutrientes para a massa de gua dinamizando este ecossistema para outros animais, saber que o mangue um filtro ecolgico, berrio natural que abriga muitas espcies de diferentes classes e a interdependncia do reino animal e vegetal. O terceiro momento prev uma visita ao mangue com um grupo de cinco alunos, chamados multiplicadores, para visualizarem o local, sua localizao geogrfica e as populaes da fauna e flora deste ecossistema, com o objetivo destes alunos estarem divulgando para seus colegas de classe o que viram assim como na construo de uma

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

Ecologia no Ensino Mdio

maquete para ser exposta na feira cultural que ser realizada na escola, como uma das formas de avaliao . Relato da professora Sandra Maza dos Santos CIEP 399 - Jean Baptiste Debret Na agenda da professora j havia sido programada uma visita ao ATERRO SANITRIO de Jardim Gramacho onde os alunos puderam obter conhecimento sobre o gs produzido pelo lixo, o chorume, os aspectos sociais do local (inclusive doenas decorrentes do contato com o lixo). No primeiro momento da visita tivemos a palestra de um tcnico da COMLURB que abordava todo o histrico do local, inclusive que aquela regio era toda de mangue. Eu e meus alunos ficamos surpresos, especialmente com a informao de que o aterro fazia a preservao do mangue prximo a Baa de Guanabara, porque o chorume no era despejado, mas sim tratado no aterro. Em seguida, aconteceu a visita ao mangue. Foi feita a apresentao do mangue e logo apareceram os caranguejos- u . Foi dada uma aula abordando os aspectos biolgicos do mangue, como uma classificao dos animais ali existentes, o aspecto do sedimento do substrato, os ciclos biogeoqumicos, diversidade bitica e abitica. Foi feita uma coleta da vegetao do mangue que incluiu os vrios tipos de sementes do mangue branco, vermelho e preto. Os alunos que estiveram no mangue foram os multiplicadores dos conhecimentos sobre este ecossistema para seus colegas e para a escola. Em um segundo momento, ouvimos o CD Cantarolama (que aborda vrios aspectos do mangue), e da surgiu o grupo de dana NS DO MANGUE, que atravs da expresso dessa arte pde mostrar para a escola e para a comunidade do entorno esse maravilhoso ecossistema e principalmente os aspectos scio-econmicos do principal habitante deste local, o caranguejo-u. A avaliao foi feita com a abordagem dos alunos para com a escola (os multiplicadores) e pela apresentao do grupo de dana que antes de se apresentar explicou
A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 10

Ecologia no Ensino Mdio

o trabalho atravs de folhetos informativos referentes ao mangue. O presente trabalho no finaliza aqui, ele continua porque ns as idealizadores desse projeto queremos continuar essa idia de inserir o mangue nos contedos de Cincias do Ensino Mdio. Relato da professora Vnia Alves de Mello Bittencourt CIEP 041 - Vital Brazil Convidamos a Manguezarte Cooperativa de Arte e Cultura, que tem como misso a realizao de atividades de cunho scio ambiental, que promove a gerao de renda para a comunidade da praia da Luz, para a realizao de oficinas,atividades ldicas e confeco de dedoches (fantoches de dedo) mobilizando assim professores, funcionrios e alunos para questes preservacionistas. 1 Momento Fiz uma conversa informal com os alunos da turma 401- 4 srie do ensino fundamental, do CIEP 041 - Vital Brazil, Luiz Caador, So Gonalo, RJ, se eles conheciam ou j ouviram falar sobre caranguejos, se conheciam a espcie U. Todos j conheciam caranguejos, mas no espcies, para eles todos seriam iguais, nessa conversa direcionei para a vida e a preservao da mesma no mangue. 2 Momento Deixei que visualizassem o caranguejo U preso em um pedao de isopor (morto) e suas partes. A importncia dele no meio ambiente, na vida das pessoas que vivem da cata dos caranguejos, a cata indiscriminada e fora da poca, a reproduo. 3 Momento escrevi a letra da msica no quadro do caranguejo-Ua ( cantarolama Carlinhos de Tote ): Vive na lama do mangue, Pra frente e pra trs, Entrando e saindo do seu buraco, O que ? - o caranguejo-ua. Cozido gostoso, bastante cheiroso,
A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 11

Ecologia no Ensino Mdio

Servido na mesa do bar, o que ? - o caranguejo-ua. Setembro, outubro, ele fica de leite, muda seu casco pra depois Engordar, Janeiro, fevereiro, ele entra em Desespero, o perodo do at. Maro faz desova e Vem uma boa nova, Vamos juntos preservar O nosso caranguejo-ua. 4 Momento - Foi trabalhado o vocabulrio, meses do ano, leitura, interpretao, significado dos substantivos, percepo auditiva, as partes do caranguejo, peso, tamanho, como diferenciar machos e fmeas e os outros contedos j citados. 5 Momento Levei a turma para o auditrio e fiz a apresentao do grupo da Manguezarte (Cristiane e Regina Reis, divulgadoras do projeto) e o significado e a importncia de seu trabalho. Pedi que fizessem grupos de cinco alunos (6 grupos). Foram distribudos materiais (sucatas): - Caixas vazias de leite; tesouras; restos de papis; cola; barbante, linha de tric, croch, pedaos de panos (sobras de costuras); gesso; tinta guache; bacias de plstico e fita crepe. Dividi entre os grupos os materiais citados (menos a tinta). Pedi que tivessem cuidado com a tesoura, que evitassem perder materiais e no colocassem a mo na boca nem nos olhos. Mostramos na prtica como confeccionar os dedoches: picamos os restos de papis dentro das bacias e misturamos cola e um pouco de gesso at ficar uma pasta, cortamos umas tiras das caixas de leite e enrolar no dedo, passamos um pedao de fita crepe em volta,

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

12

Ecologia no Ensino Mdio

separamos, moldamos a cabea com a massa e introduzimos o rolinho feito com a caixinha do leite, deixamos secar. Os dedoches foram usados pela turma da 4 serie em apresentao de teatro para os alunos da 2 serie.

Concluses Sobre o Trabalho


Conclumos com esse trabalho que os alunos do ensino mdio e fundamental tinham pouco conhecimento da estrutura ecolgica desse ecossistema, bem como de sua fauna e flora. Pudemos observar que as pessoas envolvidas com os recursos socioeconmicos oferecidos por esse ecossistema tm receio de serem explorados e perderem os recursos que os sustentam. Com isso, podemos afirmar que nesta situao no h perdedores nem ganhadores, ou seja, todos esto sendo prejudicados por uma no efetiva atuao dos governantes para resolver situaes de sustento e preservao desses ambientes. Os alunos se mostraram muito impressionados com a degradao deste ambiente, falta de infra-estrutura das pessoas moradoras e trabalhadoras do mangue, falta de conhecimento a respeito do caranguejo, da biologia dos crustceos, da fauna e flora em geral do manguezal. A partir desse conhecimento, os alunos se mostraram mais conscientes em relao preservao desse ecossistema, pelo que ele oferece e representa a sociedade. Esperamos estar contribuindo para uma mudana de atitudes dos alunos e das comunidades do entorno das escolas e do mangue em relao preservao ambiental. A escola pode colaborar para incentivar a produo de materiais locais, tornando os educandos mais crticos que possam transformar a sociedade. Este projeto contribuiu para que ns professoras pudssemos rever o nosso trabalho do dia a dia nas nossas escolas, sendo enriquecedor no sentido de pesquisar e adquirir novos conhecimentos a respeito deste tema.

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

13

Ecologia no Ensino Mdio

Agradecimentos: s professoras que nos auxiliaram e incentivaram a realizao deste projeto: Maria Margarida Gomes, Mariana Lima Vilela, Celina Costa e Marcus Vinicius Vieira; e s monitoras Fernanda Pedroza e Fernanda de Campos Brito.

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

14

Ecologia no Ensino Mdio Anexo 1 As aventuras de Z na Baia de Guanabara Personagens: Dr.DETRITO Z (Caranguejo) MESTRE ROBALO PITUZINHO Sr. URUBUSO NARRADOR NARRADOR- Em algum lugar l pelas bandas do Nordeste do Brasil, Jos Caranguejo passando pelo caminho que sempre passava para ir o seu aude, saindo da sua toca reparou pela primeira vez que o aude de onde tirava seu sustento estava diminuindo de tamanho. Z __Ora ,esse aude no est mais com o mesmo tamanho , pois antigamente a uns 10 anos atrs lembro que Sr. Urubuso me falou que estava voando e viu um cardume de tainhas pulando to felizes naquele aude, que de to grande parecia at um rio , lembro que ele comentou comigo que essa foi a cena de maior felicidade que ele j vira na vida. NARRADOR __ Foi quando Z distrado tropeou em algo no cho. Z __ Opa! O que isto? NARRADOR __ Uma grande rachadura no cho que comeava a brotar da terra e no teve mais dvidas ento , a seca estava a destruir o seu meio ambiente, to necessrio a sobrevivncia de todos. No primeiro momento pensou na morte. Z __ Vamos morrer, que fazer? Narrador __ Foi ento quando teve a idia de conversar com Sr. Urubuso um velho amigo, para tentar encontrar uma sada para aquele triste fim. E foi ter com ele ento. L chegando, logo avistou mestre Urubuso com um ar meio preocupado. Z __ Ola! Sr. Urubuso ! Sr.URUBUSO __ Ol! Z Caranguejo! Z __ Sr. Urubuso estou muito preocupado pois hoje notei que o aude est diminuindo logo estar seco , e quando isso acontecer todos ns vamos morrer depois que no houver mais gua para beber, pois gua potvel to preciosa quanto o ar que respiramos, todos ns precisamos dele para viver . E alguns tolos, chegam a dar mais valor ao ouro e dinheiro ,do que aos tesouros que o criador nos deu de graa. Pois para que serve o dinheiro sem a vida? A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 15

Ecologia no Ensino Mdio Sr.URUBUSO __ Z voc est se revelando um grande filsofo, pensando nisto, eu resolvi que vou me mudar da terra onde nasci, para no morrer. Z __ Sr. Urubuso posso ir junto com o senhor? Estou muito novo para morrer! Sr.URUBUSO __ Esta bem prepare-se para partir. Z __ Para onde? Sr.URUBUSO __ Num desses vos por ai , a algum tempo atrs, encontrei com um urubu amigo meu e ele me falou que no Rio de Janeiro havia um lugar chamado de Itaca l em So Gonalo e era um verdadeiro paraso ecolgico . Z __ Morro de medo de altura mas para no morrer eu tento qualquer coisa . NARRADOR__ Horas depois, partiram. Z Caranguejo agarrado as costas do Sr Urubuso. Aps de horas de viagem, avistaram uma imensa esttua em cima do morro . Sr.URUBUSO __ Z estamos chegando, olha l, o Cristo Redentor. Z __Puxa compadre como grande! Sr.URUBUSO __ Z, no vamos pousar por que j estamos chegando e eu estou cansado e quero chegar antes de escurecer. NARRADOR __ Depois de algum tempo chegaram a Itaca ,e logo depois adormeceram para recuperar as energias , pois j estava escurecendo .(apaga-se a luz ou fecha-se as cortinas) No outro dia Z acorda e chama Sr. Urubuso. Z __ Bom dia compadre Urubuso! Vamos dar uma volta neste paraso? Urubuso __ Vou sim mas vou voando , pois quando ns estvamos chegando eu avistei muitos colegas urubus por aqui e vou bater um papo com eles para me informar sobre este lugar. Z__ compadre vou fazer o mesmo. NARRADOR __ E l foi ele pelo manguezal a dentro . Z __ vou procurar os habitantes desse manguezal. NARRADOR __ Quando ele atravessou o rio , notou um movimento na gua e ouviu gritos de socorro e notou que um animalzinho se debatia no meio de uma mancha negra e viscosa sem conseguir sair e respirar, iria morrer. Foi ento ,que Z pegou um pedao de galho que estava flutuando e mandou que o animalzinho o agarrasse , e o bichinho assim o fez. Depois de conseguir se livrar daquela coisa preta melequenta se esfregou na areia no fundo do rio para se limpar e logo aps se apresentou e agradeceu. A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 16

Ecologia no Ensino Mdio PITUZINHO __ Muito obrigado por salvar minha vida, o meu nome Pituzinho e voc quem ? Z __ Eu sou Z o caranguejo, cheguei ontem do Nordeste , pois o aude l da minha terra secou e tive que sair de l para no morrer. Mas estou vendo que as coisas aqui no andam nada bem. PITUZINHO __ Z, a sujeira esta acabando com tudo e com todos ,dizem que tudo isso provocado por um bicho que parente do macaco, mas eu acho que no, pois o macaco um bicho muito alegre e no destri a natureza. ( meu av me contou, antigamente esse bicho chamado homem era um bicho educado, andava n . Usava arco e flecha, mas, respeitava a natureza. Mas depois que um tal de Cabral chegou em caravelas que esse bicho enlouqueceu e comeou a se divertir, destruindo tudo , como se estivesse louco agora quer destruir a natureza tambm ). Z __ Mas sempre podemos desfazer isso. Pituzinho __Como? Z __ Ora, chamando todos os bichos do manguezal e limpamos o manguezal. Pitusinho __ Vou falar ento com os bichos, para ver se eles concordam. Z __ Est bem, at logo. NARRADOR __ Logo depois, seu Urubuso retornava e vai ter com Z. Sr.URUBUSO __ Ola Z! Z __ Oi compadre, como foi? Sr.URUBUSO __ Descobrir que aqui perto existe um aterro sanitrio, que na verdade uma grande montanha de lixo a cu aberto. E quando chove a chuva se mistura com o caldo do lixo que se chama chorume indo ento para os rios e para dentro do sub solo contaminando at os lenos freticos que so rios que correm por destro da terra contaminando assim toda a gua potvel existente na regio. dizem que a culpa de tudo isso de um tal Dr. Detrito. MUDA A CENA NARRADOR __ Em algum lugar no fundo da Baia de Guanabara . Numa base secreta no se sabe exatamente onde, encontra-se o doutor Detrito. Dr. DETRITO __ Ola criancinhas limpinhas e horrveis! A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 17

Ecologia no Ensino Mdio Eu,Dr. Detrto e meus computadores do mal estamos poluindo tudo, ontem mesmo ,ouvi no jornal da TV via Internet , a reportagem sobre a lagoa Rodrigo de Freitas com o ndice de 97% de poluio, onde os peixinhos estavam quase todos mortos, por causa da minha poluio, daqui a pouco nada mais poder ser feito. E logo ser a vez da lagoa de Saquarema, Itaip, e Araruama, sem falar no meu maior feito do mal poluir todinha a Baia de Guanabara. vocs no acham lindo?, h!, h!, h! MUDA A CENA: DE VOLTA AO MANGUEZAL, Z FALA COM OS ANIMAIS DO MANGUE Z __ Amigos temos que nos unir e lutar contra essa poluio,destruidora OS OUTROS ANIMAIS_ Mas como? Z __ Reunindo todos os animais e limpando a Baia e o manguezal. MESTRE ROBALO__ Muito prazer ,meus amigos me chamam de Mestre Robalo E pode deixar comigo. Conheo todos nesta Baia. Pois j nadei por todas as guas deste litoral. Sr. URUBUSO__ Eu farei um vo de reconhecimento para identificar os pontos onde a poluio mais grave e falarei com os outros urubus para ficarem de olho e (comerem) o dobro de detritos, afinal ns os urubus somos os garis oficiais do planeta. Z __ Vou falar com todos os caranguejos e pedir ajuda tambm dos nossos primos siris e outros bichinhos que eu puder encontrar. PITUZINHO __ Eu vou com Z. NARRADOR __ Assim fizeram no final do dia todos se reuniram e falaram: tudo foi feito e amanha ser o dia nacional da despoluio martima pois todos os animais do mar concordaram em participar do movimento guas limpidas j. No outro dia, quando os animais marinhos acordaram foram logo chamando os outros . Acordem hoje o dia da despoluio. NARRADOR __ E assim todos puseram-se a trabalhar (CENA DE TRABALHO NO PALCO COM VASSOURAS) (MUSICA DA LIMPEZA) NARRADOR __ Mas, quando Doutor Detrito olhou seus instrumentos para verificar o nvel de poluio tomou um grande susto, e quase teve um treco . Dr. DETRITO __ O qu!, ai meu corao, o nvel de poluio quase baixou a zero no acredito, ontem estava em 75% essas porcarias de maquinas esto com defeito. A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 18

Ecologia no Ensino Mdio AS MQUINAS(gravao) __ Impossvel estamos equipados com sistema anti falha o nvel de poluio baixou 70% . Dr. DETRITO _ Ai meu corao acho que vou ter um treco mas como isto possvel,tenho que pensar, hum!, h!, J sei ,vou mandar um cocobergue atmico parecido com esses que flutuavam normalmente na Baia de Guanabara e quando eles no sei quem, o recolherem e o guardarem no lugar onde colocam toda a minha sujeira querida ele explodir em um grande pum! Atmico e espalhar toda a sujeira de volta a seu devido lugar . NARRADOR__EM QUANTO ISSO, NO MANGUEZAL. Z __ Companheiros com imenso orgulho e satisfao que comunico (desculpem, tem algum Nico na platia?) bom ,companheiros o nosso projeto foi um sucesso a Baia de Guanabara esta limpa de novo e j podemos nadar at nas praias e ter sade outra vez . MESTRE ROBALO __ Companheiro Z eu tenho algo a dizer! Z __ Diga mestre Robalo! MESTRE ROBALO __ Nas minhas nadadas por ai, amigos me falaram que existe um louco no fundo da Baia, numa construo muito esquisita . E que ele o responsvel por toda esta poluio. O nome dele Doutor Detrito, e dizem tambm ,que ele planeja sabotar a nossa ao de despoluir a Baia de Guanabara, e teremos que tomar cuidado, pois ele muito perigoso. O que faremos? Z__ Vamos investigar. MESTRE ROBALO__ como? Z __ Mandaremos um espio . TODOS __ Quem? Z __ O Pituzinho , j que ele bem pequeno e no ser facilmente notado NARRADOR __ Assim foi feito e Pituzinho seguiu para l. J na base de Doutor Detrito, olhando pela escotilha Pituzinho espionava tudo e ouviu os planos do Doutor Detrito que estava descontrolado e no parava de resmungar. Dr.DETRITO __ Eles vo ver s eu vou explodir tudo com o meu cocobergue atmico e espalharei toda a sujeira de volta e tudo ser como antes ,no melhor, sujeira total. E ela ser chamada de Baia de Cocobara e s faltam 10 horas. NARRADOR __ Pituzinho ouvindo isso correu e contou a Z que teve uma idia . A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U 19

Ecologia no Ensino Mdio Z __ J sei, vamos at o lixo recolhido. NARRADOR __ e l foram eles, pediu ento a Sr. Urubuso que voasse para procurar um lugar adequado para executar sua idia . Horas depois chegou mestre Urubuso. Sr.URUBUSO __ demorei mas encontrei um local apropriado para executar-mos o seu plano Z O local fica perto da fazenda Quintanilha uma fazenda da poca da Repblica . O local ideal para executarmos o plano. NARRADOR __ E l foram eles. Depois de muito trabalho. Z __ O buraco est pronto ele do tamanho de dois campos de futebol e j jogamos tudo dentro inclusive o coco-berguer j com as mudanas que voc falou. NARRADOR __ Enquanto Dr. Detrito comemorava sua vitria abrindo uma garrafa de guaran, pois depois de tomar o guaran ele gostava de jogar as garrafas vazias no mar e nos rios. Dr. DETRITO __ Eu sou um gnio vocs no acham crianas? Eu no ligo vocs so muito burros mesmo, para entender como bom poluir e sujar tudo. Quem ai na platia gosta de jogar papel de bala no cho levanta o dedo, ningum ? eu no ligo nem todos podem ser assim to maravilhosos quanto eu. Narrador __ De repente um imenso estrondo. Dr. DETRITO __ H eu venci, vocs ouviram s o som da minha vitria ,vou olhar nos meus computadores do mal se tudo esta exatamente como eu genialmente planejei . NARRADOR __ ele olha na tela do computador e ento solta um grito . Dr. DETRITO __ Raios eu no acredito como eles se livraram do meu poderoso coco bergue atmico, essa era a minha arma mais poderosa no acredito estou derrotado ai! meu corao! eu vou ter um treco!. NARRADOR __ Enquanto isso Z e seus companheiros l do alto da serra de Itana se abraam pois os fios do coco bergue foram todos invertidos e o coco bergue explodiu ao contrrio, quer dizer implodiu e fechou o buraco que hoje pode ser visto l do alto e ainda virou atrao turstica e quem quiser pode ir l ver pois ele esta l como uma imensa mancha cinza no meio do manguezal.. Aps ser derrotado tivemos noticias que o Dr. Detrito foi para Nova Iork e o manguezal viveu feliz para sempre.

A Interao do Homem com o Manguezal: Abordando os Aspectos Ecolgicos e Scio-Econmicos do Caranguejo-U

20

También podría gustarte