Está en la página 1de 11

guias Azuis - Dossi

Comando Nexus

Comando Nexus

Dossi
guias Azuis I

Eduardo Torres
O trabalho Comando Nexus de Eduardo Torres foi licenciado com uma Licena Creative Commons - Atribuio - NoComercial SemDerivados 3.0 No Adaptada.

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

Acordei naquela manh de janeiro com uma disposio maior que a de


costume. Como sempre, minha esposa ainda dormia ao meu lado. Os costumes militares me habituaram a acordar antes das cinco, l fora ainda reinava o silencio da madrugada, no passavam muito das quatro da manh. Mesmo acordado e com total vigor, ainda levei alguns minutos para me desvencilhar dos braos de Sue. Aproveitei o momento para pensar no que teria que fazer durante o dia. A lista no era pequena, teria que voltar para o porta-avies no comeo da semana. Havia muitas coisas que teria que fazer em apenas dois dias. Colocar em ordem algumas coisas, afinal no era sempre que voltava para casa. Passava a maior parte dos meus dias a bordo do USS John F. Kennedy. Quando volto para o continente procuro resolver os conflitos da minha vida, ao menos os que parecem ter soluo... Nunca consigo. Meu casamento, sem duvida uma de minhas maiores preocupaes. No de hoje que minha relao com Sue vem se desgastando com brigas e discusses fteis como a da noite passada. E eu sequer me lembro do motivo. Sempre que brigamos, procuro por alguma forma de me reconciliar antes de voltar ao mar. Raramente consigo. Mas dessa vez precisava ser diferente. Fui trazido de volta de meus devaneios pela voz suave de Sue, ao que parecia no estava mais zangada. - Bom dia, bela adormecida disse sorrindo. - Que horas so, querido? Olhei de relance para o relgio no criado mudo. Quatro e vinte e cinco marcavam os ponteiros. - Cedo. disse enquanto pegava o relgio e posicionava-o sua frente. Muito cedo. Seus olhos verdes me fitaram com uma expresso de incredulidade, logo um lindo sorriso pouco a pouco aflorava de seus lbios - Voc e essa mania de acordar com as galinhas disse sorrindo Quais os planos pra hoje? Ajeitei-me na cabeceira da cama e encarei aquela bela mulher, seus cabelos negros bagunados durante a noite escondiam a beleza sem par de seu rosto. - Que tal discutirmos isso durante o caf? Ela sorriu e nos beijamos. Imaginei que meu dia prosseguiria tranqilo, da mesma forma como comeara. Descobriria logo nas primeiras horas que nunca estive to errado. Aps o caf samos para dar uma volta pela cidade de Nova York. Sue parecia animada, sobretudo feliz. Combinamos de passar no banco e logo depois fazer uma visita ao capito Kosvodin, que por insistncia minha aceitara tambm passar o fim de semana na Amrica. O hotel em que estvamos hospedados no ficava muito longe do banco. O movimento estava intenso, muitas pessoas aproveitavam para ir ao banco esse

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

horrio pelos mais variados motivos. Pelos meus clculos, no sairamos dali em menos de uma hora. Poderia aproveitar o tempo que Sue passaria ali para comprar um presente pra ela. - Querida, pelo visto vai demorar por ai, se importa se der uma passada no hotel? Ivan esta me esperando por l. Sue relutou um pouco, mas logo cedeu. Prometi que voltaria o mais breve possvel. De fato eu passaria no quarto de Ivan, mas depois que comprasse algo para ela. Sai de dentro do banco com um pressentimento ruim. Mas no desconfiei do que fosse. Passei por um vendedor de flores e comprei um belo buqu, entregaria para Sue ao voltar, no fossem os acontecimentos que se desencadeariam no futuro. Caminhei at o hotel de Ivan e me anunciei na recepo, pouco depois o capito pediu que subisse a seu quarto. Admito que no pensei que ficaria to constrangido ao ver a cara de deboche de Ivan ao ver o buqu em minhas mos em frente a sua porta. - Assim voc me deixa sem jeito, major. Disse com seu sotaque russo o que Sue pensaria de mim? completou soltando uma grande gargalhada. - No seja ridculo, so para ela essas flores. disse enquanto entrava e me sentava numa pequena poltrona perto. Brigamos ontem... - Que novidade, vocs dois brigando debochou Ivan. - De qualquer forma, comprei essas flores para tentar me reconci... Fui novamente interrompido, mas dessa vez pelo som de uma exploso vinda da rua. Corremos instintivamente para a janela. Senti um aperto no peito. Sue... Meus temores aumentaram quando vi que a exploso fora prxima ao banco. Segurei com fora o brao de Ivan. - O banco... Sue esta no banco! Ivan correu para pegar a chave de seu carro. Sem dizermos uma nica palavra corremos para fora quarto em direo as escadas. Desci os quatro lances de escadas o mais rpido que pude e samos em disparada pelo saguo do hotel. O carro de Ivan estava estacionado prximo a rua, provavelmente era um carro alugado. Entramos as pressas e arrancamos em direo ao banco. Percorremos em segundos a pequena distancia que nos separava. O cenrio era catastrfico. A polcia ainda no havia chegado. Mas ao longe j podia se ouvir o soar das sirenes, no demorariam a chegar. A exploso veio de um veculo, provavelmente usado para desviar a ateno. No demorei muito para entender o que estava acontecendo, o banco estava sendo assaltado. Alguns homens armados e encapuzados permaneciam do lado de fora, s entraram quando perceberam a aproximao da polcia. - Vou entrar falei a Ivan levando a mo pistola que este por algum motivo trazia no carro. Ele me bloqueou com seu brao grande e me segurou pelo ombro. - Ficou louco? perguntou olhando para o cenrio. S vai piorar as coisas. Comecei a suar frio, mas sabia que ele estava certo. - O que faremos?

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

Ivan continuou olhando para frente. - Esperaremos. E torceremos para iniciarem as negociaes. Nos olhamos por alguns segundos. Parecia que Ivan foi capaz de ler minha mente. Tirou a pistola da minha mo e abriu a porta do carro, fiz o mesmo e seguimos em direo ao oficial de policia que, junto a outros policiais j se preparavam para iniciarem os dilogos com os assaltantes. Apresentei-me como major da fora area e no perdi tempo em assumir as negociaes. Ivan postou seu corpo truculento prximo, para o caso de precisar me dar cobertura. O tamanho do capito Kosvodin assustava a muitos, com seus quase dois metros de altura e pelo menos mais da metade em largura, Ivan era perfeito para bancar medo em muitas situaes. - Aqui fala o major Torres da fora area gritei pelo megafone o prdio j esta cercado, libertem os refns e saiam com as mos para o alto. - A porta esta se abrindo gritou um policial. A porta abriu alguns centmetros, o suficiente para caber o cano de uma metralhadora. Novamente uma sensao ruim me percorreu a espinha. - Abaixem-se! gritou Ivan me puxando pelo brao para baixo. Uma rajada de tiros quebrou todos os vidros das viaturas postadas como barreira. - Eles no esto a fim de negociar... murmurei Vamos tentar de outro jeito. - O que pretende fazer, major? - Dar mais uma chance a esses desgraados respondi levando a mo ao bolso. Retirei meu celular do bolso e disquei para Sue. - O que esta fazendo, senhor? perguntou o chefe de policia. - Tentando um contato mais direto.... Alo Sue... Sue, me escute. Estou tentando tirar vocs da, faa tudo o que eu disser. Do outro lado j podia ouvir algum se aproximando e gritando com Sue. - Passe para quem esta no comando... Alguns segundos se passaram, para mim pareceram se passar horas. Logo uma voz rouca falou ao telefone. - Voc insistente hein garoto? Mas j que quer negociar, vamos l. No pretendo matar ningum hoje. Mas posso mudar de idia de uma hora para outra... Depender de voc... - Se pensar em tocar um dedo em qualquer um ai dentro, eu juro, entro ai e te mato de uma forma bem dolorosa. - Quanto medo. Seguinte, quero um veculo com um milho dentro uma hora. Soltei uma gargalhada amarga. - Quanta originalidade. No vai querer um helicptero tambm? - Uma hora, ou matarei o primeiro refm, e acho que comearei pela dona do celular. - Aguarde minha ligao. As negociaes duraram quarenta minutos, que foi o tempo necessrio para atendermos as exigncias, em parte. Como prova de boa f, os ladres concordaram em soltar os refns.

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

Um a um os refns iam saindo e sendo salvos por um esquadro da SWAT. Alguns apresentavam leses da ao dos ladres dentro do banco. Havia dezoito pessoas l dentro. Dezessete saram. Sue no estava entre elas. Meu corao estava disparado. O celular voltou a tocar. - Falta uma refm. Liberte-a agora ou as coisas no acabaro bem para vocs. - No seja idiota. Pensou mesmo que confiaria em voc? Levarei essa bela mulher como garantia de que no tentaro nenhuma grainha na fuga. Se quiser vla viva novamente, no me siga. Estou saindo. Ele aproximou-se da porta usando Sue como escudo. Disparou em algumas viaturas. O sangue comeava a me subir cabea. Ela estava visivelmente assustada e no era pra menos. Lagrimas caiam de seus olhos, aquilo estava acabando comigo. Senti o peso do brao de Ivan novamente sobre meu ombro. - Tudo acabar bem, amigo. disse com sua voz grossa no tom mais tranqilizador que conseguia. Dito isso saiu de perto de mim, no me importei, meu nico pensamento estava em Sue. - Abaixem as armas. Abaixam logo essas armas! A ordem foi transmitida para toda a operao, a prioridade de todos era salvar a refm, muitos j sabiam que se tratava de um ente querido. Muitos tiros depois, os assaltantes entraram no veculo designado para eles. Um carro grande o suficiente para os seis homens. Sue foi jogada dentro do carro e sem perder tempo arrancaram para longe deixando para trs um major completamente desesperado. No se passaram dez segundos que haviam partido, corri em direo ao operador de GPS, era obvio que o veculo estava sendo rastreado. Observei-os virando pelas mais variadas ruas. Estava mesmo atento hora em que eles parassem, significaria que estavam abandonando ou trocando de veculo. - Major, os carros esto prontos. informou um oficial. - Vo, mas no se aproximem deles. O oficial bateu uma continncia e se retirou. Nunca agradeci tanto por ter entrado para o USS John Kennedy da marinha americana. Em outra poca provavelmente no teria tanto apoio de uma fora estrangeira. Ivan sabia o quanto era verdade... Olhei para os lados procurando pelo o capito que j h um tempo havia se afastado do local. No precisei procurar muito. Enquanto procurava, ouvi o roncar do motor de seu carro. Ele se aproximou com o veculo. - Se quiser salvar de sua esposa, a hora agora. Olhei atnito para aquela cena. No pensei duas vezes. Pedi por uma arma e um localizador, abrir a porta do veculo e acenei para Ivan. Este entendeu meu olhar e partiu em direo ao resgate de Sue. Seguimos o sinal do GPS a uma distancia curta, porem segura. Por se tratar de um carro civil, dificilmente chamaramos ateno, mesmo assim mantivemos toda cautela. - Veja apontou Ivan para o GPS esto reduzindo a velocidade, podem estar

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

parando. - No pode ser. Isso no faz o menor sentido, no se esconderiam num local to prximo ao banco. De fato, no havamos percorrido nem dez quilmetros. Ainda estvamos em uma rea bem povoada da cidade. Seguamos a uma distancia de uma quadra dos bandidos. - Vamos ver o que esto tramando. Ivan parou o carro em uma rua perpendicular e ficamos observando eles entrando em uma espcie de balco. No conseguia ficar esperando. Sue estava em perigo. Estava em menor numero. Mas sabia que tinha chances - Vou at l. disse decidido. Ivan olhou pra mim com uma expresso dura no rosto. - Francamente, major. Ser que terei que atirar na sua perna pra garantir que voc no resolva bancar o heri antes da hora? - Acho que posso esperar por reforos. resmunguei. Ivan sabia como me impor medo de forma sutil. No era de se duvidar que atirasse mesmo em mim. Esto saindo. Espere... O que isso? Do barraco que entraram h alguns minutos saram trs veculos com dois homens, agora fortemente armados, em cada um. Ivan esperou que tomassem a dianteira antes de ligar o carro e retomar a perseguio. - Esto tentando nos despistar. Droga. So mais espertos do que imaginei. grunhiu Ivan socando o volante. - Vou segui-los, pegue a placa de cada um, precisaremos de reforos. Assenti com a cabea. Ivan aproximou-se do primeiro veiculo. - Sedan prata, placa CHD-3456 indo pela terceira com a Nixon informei pelo radio suspeitos armados, refm provavelmente a bordo. - Entendido, major. Vamos interceptar-los. Ivan passou a marcha e se preparou para perseguir o segundo veculo. Para desespero de Ivan os dois se dividiram em um cruzamento prximo. - Esquerda ou direita? gritou indicando qual veculo deveria seguir Escolha rpido! Esforcei-me para apurar ao mximo meus instintos. Reconheci, por uma frao de segundos o homem que comandava o assalto, e que levara Sue como refm no veculo direita. - Direita. imediatamente levei a mo ao radio veculo vermelho seguindo em direo ao cruzamento das naes. Recebi a confirmao do radio e saquei minha arma. - Aproxime-se deles, capito. Ivan acelerou em direo ao veculo que ziguezagueava entre os outros carros tentando ganhar distancia de ns. Para desgosto, ou desespero dos fugitivos, o capito Kosvodin era um excelente

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

piloto tanto por ar quanto por terra. No demorou a aproximar-se do veculo. Como era de se esperar, ao notar a aproximao de Ivan, responderam com fogo pesado de uma metralhadora. - Abaixe-se! gritou antes das balas acertarem o pra-brisa. Desgraados... Terei que pagar por esse vidro... - Consegue se aproximar mais? Tentarei par-los. - Mas e se Sue estiver... - Um risco que tenho que correr, capito. esbravejei. Faa o que estou pedindo. Ivan arrancou em direo ao carro novamente. Antes que pudessem disparar de novo contra ns, mirei na roda dianteira e atirei trs ou quatro vezes contra ela. O veculo perdeu o controle. O motorista tentou recuperar o controle, mas foi em vo. Deslizou pela pista colidindo-se com alguns veculos at ser jogado para a calada e chocar-se contra um poste parando finalmente. Ivan freou bruscamente, fazendo um cavalo-de-pau, de forma a parar bem em frente ao veculo. Abri a porta apressado e, ainda com a arma em mos, corri em direo ao veculo. O motorista no resistiu coliso e morreu. O que se encontrava no banco do carona, o mandante do crime, um homem alto e bem vestido, saiu cambaleante pela porta com uma valise em mos. Desesperado atirava freneticamente trs at ficar sem munio entrando em uma pequena viela. - Vamos nessa. Sai correndo em direo ao homem, seguido imediatamente por Ivan. Aproximei-me o suficiente para ter uma boa preciso. Disparei duas vezes contra sua perna. O homem caiu no cho agonizante. - O que ouve com a parte do parado a policia? perguntou Ivan sarcasticamente. - Eles nunca ouvem mesmo. respondi antes de alcan-lo. Ivan agarrou-o pela camisa e o levantou quase altura dos olhos. Sua cabea j estava sangrando pela batida do carro, mas isso no impediu o capito de soc-la algumas vezes. - O que fizeram com a refm? perguntou quando parou de socar. - Tic... Tac...TicTac... o homem mantinha uma expresso sdica e um sorriso asqueroso no rosto. Ser que chegaro a tempo do Boom? Senti uma corrente de gua fria me percorrer a espinha. - Uma bomba. Deve estar presa a uma bomba. Ivan sacou sua arma e a encostou entre os olhos do homem. - Vamos fazer o seguinte rosnou voc me diz aonde esta a refm e posso pensar em no estourar seus miolos agora mesmo. Tem trs segundos. - Estiveram to perto dela que se remoero pelo resto de suas vidas. - Um Ivan comeou a contar bem devagar. Eu apenas observava a tudo apreensivo. Esperando alguma pista que nos levasse a Sue.

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

Perdendo a pacincia Ivan jogou o homem contra a parede, ainda segurando-o pelo colarinho. - Dois disse j engatilhando a arma Vamos, diga logo! Seu dedo acariciava o gatilho de sua pistola. O radio voltou a chamar. - Major, interceptamos os dois veculos, nada da refm. - Entendido. Preparem o esquadro anti-bombas, temos uma suspeita de bomba, s preciso descobrir o local. - Puxe pela memria, major. interveio o assaltante Vocs nunca estiveram to perto da resposta. Considere uma retribuio. Meu crebro trabalhava ao mximo para desvendar o que ele tentava dizer. Ivan j havia perdido a pacincia. - Trs... Pressionou o gatilho. - Eu falo! gritou o homem fechando os olhos. Voltei-me abruptamente para Ivan. Tarde demais. Esperei pelo som do disparo... Mas ele no veio. A arma de Ivan estava descarregada. - Achei que no ia desembuchar resmungou Ivan jogando-o no cho com fora. Aproximei-me dele. - Aonde ela esta? Diga logo! O homem se esforou para se apoiar. Cuspiu um pouco de sangue e sorriu. - No porta-malas do carro. Corra, o tempo pode estar acabando. Cabum! isso. O veiculo que usaram para sair do banco. - De um jeito nele, capito. Sei aonde encontrar Sue. Ivan entregou-me a chave do carro. - Boa sorte, amigo. E cuide do meu carro. Sai em dispara em direo ao carro. Fiz todo o percurso de volta para o barraco em que haviam feito a troca de veculos. Varias viaturas me escoltaram at o local. Alguns homens guardavam a entrada do barraco. Quebrei o que sobrara do pra-brisa e disparei contra eles. - Te daremos cobertura, entre logo gritou um policial. Sem perder tempo, parei o carro e corri em direo ao barraco. Arrombei a porta atirando no cadeado que trancava a porta. Provavelmente tratava-se de um lugar para desmanche de veculos. Dezenas de peas brigavam por um espao no meio de alguns carros ainda inteiros. Para meu alivio pude ouvir os pedidos de socorro de Sue vindo de um dos veculos. Corri em direo a ela. - Calma meu amor, vou te tirar da. Procurei por algo que pudesse abrir o porta-malas. Tateei pelos cantos at encontrar uma chave inglesa pesada o suficiente para, com quatro batidas fortes,

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

conseguir abri-lo. Sue estava l. Amarrada com cordas pelo corpo todo. S quando me agachei para pega-la pude ver a bomba posicionada bem a sua frente. A bomba tinha um celular acoplado, que serviria de detonador remoto. Explodiria assim que o celular tocasse. - Vamos l disse puxando-a e com uma pequena faca cortando as cordas que amarravam seus ps. Puxei a fita adesiva que tapava sua boca. Pronta para correr por sua vida? Sue balanou a cabea concordando. Partimos em disparada, tropeando em algumas peas, rumo sada do galpo. - Pra que horas estava marcada a detonao? - J era pra ter detonado. respondeu Sue ofegante. - Isso no bom... Vamos conseguir. Conseguimos alcanar a sada. Gritei e gesticulei para que os policiais abandonassem os arredores. Peguei Sue pelo pulso e pulamos para trs de um muro baixo. O que aconteceu em seguida me gelou a alma. Mal havamos tocado o cho, uma forte exploso tomou conta do lugar que acabvamos de deixar. Peas de veculos foram espalhadas por toda parte. O carro de Ivan, infelizmente, fora atingido em cheio pela exploso. - Ele vai me matar.. pensei desolado. Por sorte todos conseguiram escapar. Agora os policiais lutavam para conter as chamas que se espalhavam rapidamente. Sue me abraou. Um abrao longo e emocionado. - Sabia que viria me salvar, meu heri. sussurrou emocionada. - Em pensar que o plano era te dar um mero buqu de flores foi tudo o que consegui responder. Sue sorriu e voltou a me abraar, ficamos ali at chegarem as viaturas. Ivan veio de carona em uma delas. Ao ver o estado em que ficara seu carro pude ver uma nica lagrima rapidamente lhe escorrer pelo rosto. - Pagarei pelo carro, capito. - No tenha duvidas disso, major respondeu sorrindo Pelo menos esto todos vivos. A propsito, uma ambulncia levou nosso amigo perigoso para o hospital. Disseram que vai sobreviver. S no souberam como uma simples batida deixou sua cara to deformada. - Vamos deix-los se remoendo pra descobrir isso, capito disse soltando uma grande gargalhada. Este fora um fim de semana que jamais esqueceramos. Ao fim do dia tinha virado uma espcie de heri na cidade. Poderia me acostumar com a sensao. Mas logo voltaramos a embarcar em helicptero em direo ao USS John Kennedy. No fim, meu casamento estava a salvo, ao menos por enquanto. Ivan e eu voltamos ao trabalho, exaustos, mas com uma boa historia para contar. Quando nos preparvamos para voltar a nossos aposentos, nos deparamos com o

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

chefe do centro de controle de combate, o capito Samuel Pontes. Prestamos continncia. - Major Torres disse a titulo de cumprimento Fiquei sabendo de sua pequena aventura no continente. Me pergunto se um dia conseguir ter um final de semana tranqilo como todo mundo. - Me fao essa pergunta todo santo dia, senhor - respondi sorrindo. - Pois bem. Devo informar que seus quinze minutos de fama chamou a ateno de alguns superiores. Entreolhei Ivan, que permanecia imvel ainda em posio de sentido, com uma expresso incrdula. O capito Pontes continuou. - Major Torres. O comandante Samsom achou conveniente que o senhor ganhasse o comando de sua prpria equipe. Senti meu queixo cair. - Uma equipe? repeti atnito. - Exatamente, major. Por se tratar agora de uma pessoa pblica, um heri americano, ningum melhor do que o senhor para assumir esse papel. Aqui esta os documentos, me entregue preenchido com o nome dos integrantes da equipe em uma semana. Procurei digerir rapidamente tudo aquilo. - Sim senhor... Obrigado... Eu acho... - Descansar, capito disse Pontes antes de voltar a seus afazeres. Esperei Pontes tomar uma certa distancia. - Comandante Torres... Posso me acostumar com isso, capito. - Tenho certeza que sim, por via das duvidas, ficarei por perto para garantir que o poder no lhe suba a cabeaSenhor. - No seja ridculo... Precisamos encontrar outros integrantes... Caminhamos em direo ao dormitrio. - Precisarei de um nome... Ivan me olhou de relance. - Pensei que sua me tinha lhe dado um... - Muito engraado, capito Kosvodin. Venha, temos que visitar uma pessoa. Ivan estacou, virou-se para mim de forma assustadora. - Major, juro que se me obrigar a fazer algo que no seja comer e dormir... - Atira em mim, entendido... Ele estava certo. A viajem me deixou exausto tambm. Amanha pensaria tudo. Quando me preparava para dormir ouvi a voz de Ivan me chamando. - guia Azul - Como disse? - Voc reparou o nome do banco em que tudo comeou? guia Azul. Seria um bom nome para a equipe. - guias Azuis Repeti em voz alta. Muito bem, amanha junto com um novo dia, nasce tambm uma nova equipe. Os guias Azuis. Mas amanha... hoje preciso

guias Azuis - Dossi


Comando Nexus

descansar e digerir tudo isso. At amanha, capito. - At amanha, comandante Torres...

También podría gustarte