Está en la página 1de 6

MULA SEM CABEA

A mula-sem-cabea um personagem do folclore brasileiro. Na maioria dos contos, uma forma de assombrao de uma mulher que foi amaldioada por Deus por seus pecados, muitas vezes dito ser uma concubina que ter feito sexo dentro de uma igreja com um padre catlico, e condenada a se transformar em uma criatura descrita como tendo a forma de um equino sem a cabea que vomita fogo, galopando pelo campo de entardecer de quinta-feira ao amanhecer de sexta-feira. O mito tem vrias variaes sobre o pecado que amaldioou a mulher a se transformar no monstro: necrofagia, infanticdio, um sacrilgio contra a igreja, fornicao, incesto, etc.

Origem
Acredita-se que o mito tenha uma origem medieval Portuguesa, e deve ter sido trazido ao Brasil no incio do perodo colonial (sculo XVI ou posterior). Em Espanha h um mito semelhante conhecido como a Muladona. (em espanhol) O conto mais popular nos estados de Gois, Minas Gerais e Mato Grosso, mas bastante conhecido em todo o pas. Mitos semelhantes ocorrem em pases vizinhos latino-americanos, como, por exemplo a "Mula Anima (Alma Mula)" (Argentina).

Aparncia e caractersticas
A aparncia da Mula varia muito de regio para regio. Sua cor mais comumente dada como marrom, outras vezes, preto com uma cruz branca no peito. Tem ferraduras de prata (ou ferro) que produzem um trote hediondo, mais alto do que qualquer cavalo capaz de produzir, em outras verses seus cascos que so de metal. Apesar de ser decapitada, a Mula ainda relincha, geralmente muito alto quando irritada, podendo ser ouvida a quilmetros de distncia, e outras vezes, quando mais quieta, geme como uma mulher chorando. Ao invs de cabea possui uma chama que no a queima ou consome, mas em outros casos a chama pode apenas cobrir parcialmente a cabea, da que se diz que a mesma solta fogo pelas ventas e possui um freio de ferro na mesma. A transformao da mulher em mula acontece tambm no campo psicolgico. Sua mente alterada de tal maneira que rapidamente enlouquece a noite e sai aos campos, matando gado, assustando as pessoas e causando destruio e confuso. Segundo a maioria dos relatos, a Mula condenada a galopar sobre o territrio de sete povoados ou freguesias cada noite (assim como a verso brasileira do lobisomem). Segundo alguns relatos, a viagem comea e termina no povoado ou freguesia onde o pecado foi cometido. A transformao geralmente ocorre em uma encruzilhada na noite de quinta para sextafeira, principalmente se for noite de lua cheia.

No se deve passar correndo na frente de uma cruz meia-noite ou ela pode aparecer. Se isso acontecer, a pessoa deve ter o cuidado de no encar-la e se deitar de bruos escondendo as unhas, olhos e dentes, bem como qualquer coisa que brilhe e atraia a ateno da criatura, pois esta no tem boa viso, seno a mula avanar e atropelar a pessoa que estiver em seu caminho. A Mula-sem-cabea tem a capacidade de transmitir sua maldio para outras mulheres pecadores. A transformao pode ser revertido por derramamento de sangue se a mula for por exemplo picada com uma agulha ou amarrando-a a uma cruz. No primeiro caso, a transformao ser impedida, enquanto o benfeitor estiver vivo e morando na mesma parquia em que o ferimento foi realizado. No segundo caso, a mulher ficar em forma humana at que o sol amanhecer, mas vai se transformar novamente na prxima oportunidade. A remoo mais estvel da maldio pode ser conseguida atravs da remoo do freio de ferro que a mesma carrega na boca por algum de grande coragem, caso em que a mulher no vai mudar a forma de novo, enquanto o benfeitor est vivo. Amarrando as rdeas de volta para a boca da mulher voltar a maldio. A remoo da praga um grande alvio para a mulher, porque a maldio inclui muitas provaes, ento a mulher agradecida normalmente ir arrepender-se os seus pecados e se casar com o benfeitor. Em qualquer caso, quando a Mula reverte forma humana da mulher amaldioada, esta estar completamente nua, suada e com cheiro de enxofre.

Origem e Significado

A mula-sem-cabea pode ser oriunda de resqucios da mitologia de povos da Pennsula Ibrica, trazida para a Amrica pelos espanhis e portugueses, ficando como uma personificao do paganismo latente de algumas prticas populares. Ela mostra os instintos selvagens e comportamentos reprimidos que so inaceitveis em uma sociedade judaico-crist. Pode haver alguma ligao entre as mulas brasileiras e as bruxas da Europa Ocidental. Supe-se ainda que na origem do mito esteja o fato do do uso privativo de mulas como animais de conduo pelos padres do sculo XII. Ser personificado como um animal implica uma viso negativa da personagem, que encarna a mais profunda das foras que fazem parte da conscincia humana, ou seja, a libido, cujo aspecto sexual muitas vezes associada com um cavalo, smbolo da potncia e vontade sexual. A ausncia de uma cabea pode ser uma metfora para a falta de razo, ou provas de que na maldio esteja envolvida a perdio da alma. Em ambos os casos, sem a cabea para dar algum controle, o corpo fica sob o poder das paixes violentas, impulsos, desejos e satisfao egosta e imediata. A causa mais freqente para a maldio o anticristo amor de uma mulher por um padre, um vigrio de Cristo na Terra.

EDUCANDRIO SANTA CECLIA

MULA SEM CABEA

ALUNO: VINCIUS OLIVEIRA ALENCAR DE ALMEIDA 5 ANO - MANH

También podría gustarte