Está en la página 1de 2

Texto 1 Roma Antiga sociedade

Origens

da

A cidade de Roma foi fundada, no sculo VII a.C., por um povo que habitava a regio central da Itlia: os etruscos. Quando os etruscos l chegaram, Roma no passava de um aglomerado de cabanas de barro e palha que ocupavam uma srie de colinas prximas ao rio Tibre, na regio do Lcio. Os etruscos, atravs de obras de drenagem, transformaram as terras pantanosas da regio em reas prprias para a agricultura, onde cultivavam cereais, oliveiras e vinhas. Dedicaram-se tambm criao de ovelhas e outros animais, alm de desenvolverem o comrcio e o artesanato. Os etruscos transformaram Roma em uma verdadeira cidade, com construes de pedra e muralhas. A sociedade era formada por grandes famlias, cujos membros acreditavam ser parentes. A unidade familiar era reforada, ainda pela propriedade coletiva da terra, ou seja, a terra pertencia a todos os membros da famlia. Com o passar do tempo, essa organizao foi se enfraquecendo e, em seu lugar, formaram-se famlias que tinham laos de parentesco verdadeiros. Algumas dessas famlias se apossaram das melhores terras que antes pertenciam a todos. A sociedade passou a dividir-se em dois grupos: os patrcios e os plebeus. Esses dois grupos no se diferenciavam pela riqueza, mas sim pela origem familiar, no possuindo os mesmos direitos e deveres. Embora se exigisse dos plebeus o pagamento dos impostos e a prestao de servio militar em caso de guerra, eles no podiam participar do governo, sendo os cargos preenchidos pelos patrcios.

Texto 1 Roma Antiga sociedade

Origens

da

A cidade de Roma foi fundada, no sculo VII a.C., por um povo que habitava a regio central da Itlia: os etruscos. Quando os etruscos l chegaram, Roma no passava de um aglomerado de cabanas de barro e palha que ocupavam uma srie de colinas prximas ao rio Tibre, na regio do Lcio. Os etruscos, atravs de obras de drenagem, transformaram as terras pantanosas da regio em reas prprias para a agricultura, onde cultivavam cereais, oliveiras e vinhas. Dedicaram-se tambm criao de ovelhas e outros animais, alm de desenvolverem o comrcio e o artesanato. Os etruscos transformaram Roma em uma verdadeira cidade, com construes de pedra e muralhas. A sociedade era formada por grandes famlias, cujos membros acreditavam ser parentes. A unidade familiar era reforada, ainda pela propriedade coletiva da terra, ou seja, a terra pertencia a todos os membros da famlia. Com o passar do tempo, essa organizao foi se enfraquecendo e, em seu lugar, formaram-se famlias que tinham laos de parentesco verdadeiros. Algumas dessas famlias se apossaram das melhores terras que antes pertenciam a todos. A sociedade passou a dividir-se em dois grupos: os patrcios e os plebeus. Esses dois grupos no se diferenciavam pela riqueza, mas sim pela origem familiar, no possuindo os

mesmos direitos e deveres. Embora se exigisse dos plebeus o pagamento dos impostos e a prestao de servio militar em caso de guerra, eles no podiam participar do governo, sendo os cargos preenchidos pelos patrcios.

También podría gustarte