Está en la página 1de 7

Sistemas Digitais

1. Introduo e Conceitos Bsicos

Introduo
Quando escutamos o termo digital, pensamos imediatamente em calculadora digital ou computador digital . Provavelmente, esta associao deve ser atribuda popularidade que estas mquinas adquiriram devida queda acentuada em seus preos, tornando-se acessveis grande maioria das pessoas. Apesar disso, importante saber que as calculadoras e computadores representam apenas uma parcela do grande leque de aplicaes de circuitos digitais. Estes circuitos podem ser encontrados em produtos eletrnicos como, p. ex., videogames, fornos de microondas, sistemas de controle automotivos e equipamentos de teste, como medidores, geradores e osciloscpios. As tcnicas digitais vieram substituir alguns dos antigos circuitos analgicos usados em produtos de consumo, como rdios, TVs e equipamentos de udio de alta fidelidade. Nesta disciplina, estudaremos os princpios e tcnicas que so comuns a todos os sistemas digitais, partindo da mais simples chave liga-desliga ao mais complexo computador. Se esta disciplina alcanar o objetivo desejado, certamente voc compreender, o funcionamento dos sistemas digitais, podendo aplicar esse conhecimento na anlise e reparo de muitos desses sistemas.

Conceitos Bsicos
O conceito de Sistema de aplicao bem ampla, como atestam os Sistemas Fsicos, os Sistemas Biolgicos, os Sistemas Sociais, etc... e pode ser entendido atravs de sucessivas definies: Definio abstrata: Um sistema uma disposio, conjunto ou coleo de elementos, conectados ou relacionados de tal maneira a formarem um todo. Definio especfica: Um sistema uma disposio de componentes fsicos (dispositivos), conectados ou relacionados de tal maneira a formar e/ou atuar como um conjunto. Definio particular: Um sistema de controle uma disposio de componentes fsicos, conectados ou relacionados de maneira a comandar, dirigir ou regular a si mesmos ou a outros sistemas. O conceito de sistema um conceito recorrente. Por exemplo, cada dispositivo pode ser encarado como um sistema tambm constitudo, por sua vez, de componentes interrelacionados. Por outro lado, um sistema e seu sistema de controle correspondente podem ser vistos como formando um sistema de controle maior e se constituem nos componentes deste novo sistema. Nestes casos, os componentes podem ser chamados de Sub-Sistemas. Um sistema, para ser estudado, deve ser delimitado. Esta delimitao pode ser representada por um bloco ou caixa de dois tipos: Caixa Branca: todos os dispositivos e todas as conexes e relaes entre os mesmos so conhecidas. Caixa Preta: no se conhece a organizao interna do sistema.

Para observao do comportamento do sistema ao longo do tempo, so selecionadas propriedades observveis. O conjunto dos valores destas propriedades em um dado instante de tempo caracterizam o sistema e denominado de estado. O estado pode ser o conjunto de sadas do sistema ou um subconjunto deste.

Para aprofundar o conhecimento sobre um sistema, realizada uma modelagem de seu funcionamento. Esta representao do sistema denominado modelo. O modelo de um sistema , portanto, uma abstrao da realidade e sua validao normalmente est sujeita a um processo de reformulao baseado no comportamento observado. Um modelo pode ser construdo de vrios modos. Por exemplo, um sistema pode ser representado por: Relao Matemtica: realizada quando no houver interesse nos detalhes do funcionamento interno do sistema e quando for possvel estabelecer um mapeamento (funo) entre as entradas e as sadas, que possa ser representado por meio de uma expresso matemtica. Diagrama de Blocos: realizada quando h interesse em mostrar os dispositivos que o constituem e o modo como estes esto relacionados. Estes componentes fsicos so representados por Blocos Funcionais (Figura a seguir). variveis de entrada varivel de sada

.
.

. BLOCO .FUNCIONAL Bloco Funcional

Tendo em vista como os blocos funcionais so interligados possvel classificar os sistemas (de controle) como Sistemas de Malha Fechada ou de Malha Aberta. Estes sistemas podem ser definidos da seguinte forma: Sistemas de Malha Fechada: So sistemas onde h ligao de pelo menos uma sada de algum bloco funcional para uma de suas prprias entradas, ou para alguma entrada de outro bloco que lhe seja anterior. Entende-se por bloco anterior a um dado bloco funcional, qualquer um que contribua para a formao das entradas do bloco em questo. Este tipo de interligao denominado de realimentao. Sistema de Malha Aberta: So sistemas onde no h realimentao.

Considerando os sinais manipulados por cada sistema particular, os sistemas podem ser classificados de trs modos: Sistema digital: resulta da combinao de dispositivos desenvolvidos para manipular quantidades fsicas ou informaes que so representadas na forma digital; isto , tal sistema s pode manipular valores discretos. Na sua grande maioria, estes dispositivos so eletrnicos, mas tambm podem ser mecnicos, magnticos ou pneumticos. As calculadoras e computadores digitais, os relgios digitais, os controladores de sinais de trfego e as mquinas de escrever so exemplos familiares de sistemas digitais. Sistema analgico: formado por dispositivos que manipulam quantidades fsicas representadas sob forma analgica. Nestes sistemas, as quantidades variam continuamente dentro de uma faixa de valores. Por exemplo, a amplitude do sinal de sada no alto-falante de um rdio pode assumir qualquer valor entre zero e o seu limite mximo. Os equipamentos de reproduo e gravao de fitas magnticas so outros exemplos comuns de sistemas analgicos. Sistema Hbrido: possui sinais do tipo digital e do tipo analgico. Vantagens das Tcnicas Digitais A utilizao das tcnicas digitais proporcionou novas aplicaes da eletrnica bem como de outras tecnologias, substituindo grande parte dos mtodos analgicos existentes. As principais razes que viabilizam a mudana para a tecnologia digital so: 1. Os sistemas digitais so mais fceis de projetar. Isto devido ao fato de os circuitos empregados nos sistemas digitais serem circuitos de chaveamento, em que os valores exatos da 2

UFPB DEPARTAMENTO DE INFORMTICA

2. 3.

4.

5.

6.

tenso ou da corrente dos sinais manipulados no so to importantes, bastando resguardar a faixa de operao (ALTO ou BAIXO) destes sinais. O armazenamento da informao fcil. Circuitos especiais de chaveamento podem reter a informao pelo tempo que for necessrio. Preciso e exatido so maiores. Os sistemas digitais podem trabalhar com tantos dgitos de preciso quantos forem necessrios, com a simples adio de mais circuitos de chaveamento. Nos sistemas analgicos, a preciso geralmente limitada a trs ou quatro dgitos, porque os valores de tenso e corrente dependem diretamente dos componentes empregados. As operaes podem ser programadas. relativamente fcil e conveniente desenvolver sistemas digitais cuja operao possa ser controlada por um conjunto de instrues previamente armazenadas (programa). Os sistemas analgicos tambm podem ser programados, mas a variedade e a complexidade das operaes envolvidas so bastante limitadas. Circuitos digitais so menos afetados por rudo. Rudos provocados por flutuaes na tenso de alimentao ou de entrada , ou mesmo induzidos externamente, no so to crticos em sistemas digitais porque o valor exato da tenso no to importante, desde que o nvel do rudo no atrapalhe a distino entre os nveis ALTO e BAIXO. Os circuitos digitais so mais adequados integrao. verdade que o desenvolvimento da tecnologia de integrao (CIs) tambm beneficiou os circuitos analgicos, mas a sua relativa complexidade e o uso de dispositivos que no podem ser economicamente integrados (capacitores de grande capacitncia, resistores de preciso, indutores, transformadores) no permitiriam que os circuitos analgicos atingissem o mesmo grau de integrao dos circuitos digitais.

Limitaes das Tcnicas Digitais S existe uma grande desvantagem para o uso das tcnicas digitais: O mundo real predominantemente analgico A grande maioria das variveis (quantidades) fsicas so, em sua natureza, analgicas, e geralmente elas so as entradas e sadas que devem ser monitoradas, operadas e controladas por um sistema. Como exemplo temos a temperatura, a presso, a posio, a velocidade, o nvel de um lquido, a vazo e outros mais. Via de regra, expressamos estas variveis digitalmente como quando dizemos que a temperatura de 640 (63,80 para ser mais preciso); na realidade, porm, estamos fazendo uma aproximao digital de uma quantidade analgica. Para se tirar proveito das tcnicas digitais quando lidamos com entradas e sadas analgicas, trs etapas devem ser executadas: 1. Converter o mundo real das entradas analgicas para a forma digital. 2. Processar (ou operar) a informao digital. 3. Converter as sadas digitais de volta para o mundo real, em sua forma analgica. A figura a seguir mostra o diagrama em blocos para um sistema de controle de temperatura, em que a temperatura, que uma quantidade analgica, medida, e seu valor ento transformado em uma quantidade digital por um conversor analgico-digital (ADC). O valor digitalizado processado por circuitos digitais que podero ou no incluir um computador digital. A sada digital novamente convertida sua forma analgica original por um conversor digital-analgico (DAC). O valor resultante alimenta um controlador que atua no sentido de ajustar a temperatura.

UFPB DEPARTAMENTO DE INFORMTICA

Diagrama em blocos de um sistema de controle de temperatura que necessita de converses analgico /digitais para que se faa uso das tcnicas de processamento digitais.

A necessidade das converses AD/DA da informao pode ser considerada uma desvantagem, porque introduz complexidade e maior custo aos sistemas. Outro fator muito importante o tempo extra gasto na converso. Em muitas aplicaes, este tempo compensado pelas inmeras vantagens advindas da tcnica digital, sendo ento muito comum o emprego de converses AD/DA na tecnologia atual. Em determinadas situaes, porm, o uso das tcnicas analgicas mais simples e econmico. Por exemplo, o processo de amplificao de sinais muito mais fcil quando realizado por circuitos analgicos. Hoje em dia, muito comum a utilizao de ambas as tcnicas em um mesmo sistema, visando s vantagens de cada um. No projeto destes sistemas hbridos, o mais importante determinar quais partes sero digitais e quais sero analgicas. Finalmente, importante observar que, devido aos benefcios econmicos proporcionados pela integrao dos circuitos, as tcnicas digitais sero utilizadas com intensidade cada vez maior. Modelo de Sistema Digital Um sistema digital qualquer sistema para o processamento da informao em que esta consiste em sinais discretos. Normalmente, os sistemas digitais so sistemas binrios, ou seja, sistemas onde a unidade de informao o bit e os sinais podem assumir apenas dois valores discretos 0 1 1. Isso acontece em virtude da facilidade de se encontrar dispositivos que trabalham em dois nveis ou estados, tais como nvelalto/nvel-baixo, ligado/desligado (on/off), verdadeiro/falso, fechado/aberto, presena/ausncia, etc..., como tambm em virtude da vantagem que estes dispositivos levam em termos de confiabilidade. As informaes processadas em um sistema digital podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com a finalidade a que se destinam: os sinais a serem processados, denominados de dados, e os sinais de controle, utilizados para controlar o processamento dos dados. Estes sinais podem ser caracterizados da seguinte forma: Sinais de Dados: Normalmente, so os sinais do tipo nvel (sinal que permanece em um dos nveis, L ou H, por perodos indefinidos de tempo e que muda de valor apenas a intervalos de tempo grandes, comparados com a durao do pulso) e constituem em conjuntos ordenados de bits representados por variveis do tipo vetor. Em geral, os dados so constitudos por um grande nmero de bytes que recebem processamento semelhante. Os sinais de dados podem ser de entrada ou de sada. Sinais de Controle: Normalmente, so sinais do tipo pulso ( o sinal que normalmente permanece em um nvel, usualmente L, e que passa para outro nvel apenas durante um intervalo de tempo muito pequeno) ou nvel e consistem em um pequeno nmero de bits representados por variveis do tipo escalar. A informao de controle pode ser de dois tipos: Comandos: So sinais utilizados para selecionar e iniciar processamentos, e podem ser externos ou internos ao sistema. Estado: So sinais que informam as condies ocorridas durante o processamento dos dados. So tambm denominados de sinais de status.

UFPB DEPARTAMENTO DE INFORMTICA

Um sistema digital pode ser modelado atravs de um bloco, como indicado na figura a seguir. Os sinais de entrada e os sinais de sada so representados, respectivamente, por linhas entrando no bloco e saindo do bloco que representa o sistema. No caso dos dados so usados conjuntos de linhas representados por linhas duplas, enquanto que, no caso dos sinais de controle so usadas linhas individuais.

Dados de Entrada Sinais de Controle

SISTEMA DIGITAL

Dados de Sada

Modelo de Sistema Digital Para examinar a organizao interna de um sistema digital, o modelo apresentado pode ser detalhado. Neste modelo, as funes de processamento dos dados e de processamento dos sinais de controle so separadas em duas diferentes estruturas, denominadas de Estrutura de Processamento (EP) e Estrutura de Controle (EC). Estrutura de Processamento: especifica todos os dados de entrada, dados intermedirios e dados de sada, bem como todos os sinais de controle, inclusive sinais de status, que sejam necessrios. Estrutura de Controle: especifica a ordem em que os sinais de controle devem ser produzidos em resposta aos comandos externos e aos sinais de status.

possvel classificar os sistemas digitais em Sistemas Assncronos e Sistemas Sncronos, de acordo com o modo de execuo do fluxo de dados. A caracterizao destes sistemas pode ser realizada do seguinte modo: Sistema Assncrono: Neste tipo de sistema, uma nova sub-tarefa iniciada imediatamente aps o trmino da sub-tarefa que a precede no fluxo de dados. Para tanto, cada sub-tarefa deve produzir um sinal de status que sinalize seu trmino para a Estrutura de Controle, de forma que esta possa comandar o incio da sub-tarefa seguinte. Sistema Sncrono: Neste tipo de sistema, h um sinal de controle geral, normalmente um sinal peridico do tipo pulso denominado relgio (clock). Os pulsos ocorrem regularmente a cada perodo T. Todas as sub-tarefas ou eventos ocorrem em sincronismo com algum pulso, ou seja, o pulso usado para comandar o incio das sub-tarefas. No necessrio sinalizar o trmino das sub-tarefas pois, durante o projeto do sistema, deve ter sido definido o tempo mximo de durao de cada uma delas. A Estrutura de Controle deve se encarregar de fornecer o comando de incio de cada sub-tarefa em sincronismo com o pulso que ocorre no instante apropriado.

Os sistemas mais utilizados so os sistemas sncronos, pois permitem que se conhea exatamente os instantes de ocorrncia dos eventos. Isto possibilita que se detecte e se corrija falhas no projeto ou de operao mais facilmente. Por outro lado, em geral, os sistemas assncronos so usados para comunicao entre sistemas sncronos. possvel tambm classificar os sistemas digitais em Sistemas Paralelos e Sistemas Seriais, de acordo com o modo como os bits individuais dos dados so processados. A caracterizao destes sistemas pode ser realizada do seguinte modo:

UFPB DEPARTAMENTO DE INFORMTICA

Sistema paralelo: Neste tipo de sistema, todos os bits de cada vetor de dados so processados simultaneamente. Sistema Serial: Neste tipo de sistema, os bits de cada vetor de dados so processados individualmente, ou seja, de modo seqencial.

A escolha de um sistema serial ou paralelo deve levar em conta o compromisso entre custo e velocidade. O sistema paralelo mais rpido, porm, mais caro, pois utiliza a duplicao de dispositivos para poder realizar o processamento simultneo. Por outro lado, o sistema serial mais lento, porm mais barato, pois utiliza o compartilhamento de dispositivos para processar um bit de cada vez. O processamento realizado pelos sistemas digitais , em grande parte, representado pelo processo de tomada de decises que consiste na deduo lgica de uma resposta em funo das condies de entrada. O processamento digital , portanto, governado pelas regras da Lgica, segundo as quais as condies de entrada e a deciso de sada s podem assumir um entre dois valores: Falso ou Verdadeiro. A falsidade ou veracidade da sada (deciso) deduzida da falsidade ou veracidade das entradas (condies) tendo em vista o relacionamento lgico entre estas. As sadas so, ento, Funes Lgicas das entradas. A representao das funes lgicas pode ser realizada utilizando-se expresses matemticas e diagrama de blocos. Os blocos funcionais usados para representar as funes lgicas elementares so denominados, de um modo geral, de blocos lgicos ou, mais particularmente de portas lgicas. Funes lgicas mais complexas podem ser obtidas em termos de combinaes das funes elementares e a representao destas funes em termos de diagrama de blocos denominada de Diagrama Lgico ou Circuito Lgico. A Anlise e Projeto de Sistemas Digitais convertida na Anlise e Projeto de Circuitos Lgicos. Os circuitos lgicos podem ser classificados em dois tipos: Circuitos Combinacionais: As sadas em qualquer instante de tempo dependem apenas dos valores das entradas nesse instante de tempo. A Estrutura de Processamento utiliza, normalmente, este tipo de circuito. Circuitos Seqenciais: As sadas em um dado instante de tempo dependem no s dos valores das entradas nesse instante de tempo, mas tambm dos valores em instantes anteriores: ou seja, estes circuitos possuem memria. A Estrutura de Controle utiliza, normalmente, este tipo de circuito.

Nos modernos sistemas digitais, quase todos os circuitos apresentam-se na forma integrada (CI). Dada a grande variedade disponvel de CIs lgicos, tornou-se possvel a construo de sistemas digitais complexos bem menores e mais confiveis do que os sistemas equivalentes construdos com componentes discretos. Estudaremos os principais tipos de circuitos lgicos que normalmente so utilizados em sistemas digitais.

UFPB DEPARTAMENTO DE INFORMTICA

Exerccios Propostos

EP.1 Qual a diferena entre sistemas do tipo Caixa Preta e Caixa Branca ? EP.2 O que Estado de um Sistema ? EP.3 O que um Bloco Funcional ? EP.4 Qual a diferena entre sistemas do tipo Malha Fechada e Malha Aberta ? EP.5 Qual a diferena entre sistemas Analgicos, Digitais e Hbridos EP.6 Quais as vantagens das tcnicas digitais sobre as analgicas ? EP.7 Qual a principal limitao do uso das tcnicas digitais ? EP.8 Qual a diferena entre sinais binrios do tipo Pulso e do tipo Nvel ? EP.9 Qual a diferena entre sistemas Sncronos e Assncronos ? EP.10 Qual a diferena entre sistemas Seriais e Paralelos ? EP.11 Descreva as vantagens apresentadas pela transmisso paralela e serial de dados binrios. EP.12 O que um Circuito Lgico ? EP.13 Caracterize os Circuitos Lgicos Combinacionais. EP.14 Caracterize os Circuitos Lgicos Seqenciais.

UFPB DEPARTAMENTO DE INFORMTICA

También podría gustarte