Está en la página 1de 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia Mecnica
1 Srie Desenho Tcnico
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Paulo Luiz da Silva Barros


Faculdade Anhanguera de Jundia

Marcos Alberto Carvalho Freire


Faculdade Anhanguera de Jundia

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 2 de 9

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados; Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas; Avaliar criticamente a operao e a manuteno de sistemas;

DESAFIO
Nesse desafio o aluno ir efetuar um desenho mecnico completo de um furador de anis circulares, entendendo os conceitos tericos relacionados com a prtica. O aluno ao final do desafio dever apresentar um desenho tcnico em escala e em formato de papel compatvel, contendo um desenho de conjunto e seus detalhes em projeo ortogonal e totalmente cotados. No desenho dever conter uma legenda padronizada contendo o nome da faculdade, o nome da pea (Furador de anis), nome do aluno, registro acadmico, diedro desenhado, lista de peas e seus respectivos materiais e dimenses.

Paulo Luiz da Silva Barros

Marcos Alberto Carvalho Freire

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 3 de 9

Figura 1 Exemplo da pea

Produo Acadmica
Descrio do que ser produzido. Resposta a questionrios tericos sobre a disciplina oferecida; Croquis intermedirios do desenho final; Desenho final detalhado.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 03 a 06 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: Desenho tcnico como forma de comunicao; Aspectos gerais do desenho tcnico. Esta atividade importante para que voc possa distinguir entre desenho tcnico e desenho artstico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicao; escolher adequadamente o formato e orientao da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho atravs da legenda; utilizar a escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo de aresta do desenho.
1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Marcos Alberto Carvalho Freire

Paulo Luiz da Silva Barros

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 4 de 9

Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o captulo 1 do PLT e discuta os principais tpicos com o eu grupo. Passo 2 Responda s seguintes questes relacionadas disciplina de desenho tcnico. a) Defina qual a principal caracterstica do desenho tcnico em relao ao desenho artstico. b) Descreva quais so os modos de representao dos desenhos tcnicos mais utilizados. c) Para que o desenho tcnico seja universalmente entendido sem ambigidades, necessrio que obedea a determinadas regras e convenes, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Lngua". Especifique qual a norma ou rgo que serve como referncia para maioria das normas individuais de cada pas. Passo 3 Leia o captulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse captulo: a) Descreva qual o principal objetivo da utilizao da escrita normalizada em desenho tcnico. b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais so os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visvel e invisvel. c) A utilizao crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produo e fabricao, leva a uma utilizao cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impresso e reproduo de desenhos continuam a desempenhar uma funo importante na documentao tcnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda no foi abolido. d) Sempre que possvel, as peas devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prtica, verifica-se que, para a maioria das peas, isso no possvel. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliao e reduo normalizadas nos desenhos tcnicos. Passo 4 Utilize o formato A4 em branco para traar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho tcnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica.

Paulo Luiz da Silva Barros

Marcos Alberto Carvalho Freire

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 5 de 9

ETAPA 2
Aula-tema: Construes geomtricas. Esta atividade importante para que voc possa entender a importncia do conhecimento de desenho linear geomtrico; aplicar os conceitos de desenho geomtrico na construo de desenho tcnico; utilizar ferramentas como rgua, esquadros e compasso na construo geomtrica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Faa a leitura do anexo A do PLT e responda corretamente as questes abaixo: a) O estudo do desenho tcnico no deve comear sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geomtrico. Com base na leitura do livro-texto, defina o qu so retas perpendiculares. b) Defina o qu so retas paralelas. c) Defina o qu so polgonos. d) Defina o qu so polgonos regulares e como eles podem ser em relao circunferncia que os criam. Passo 2 Reproduza o desenho abaixo em um formato A4 com as devidas margens em escala 1:1.

Figura 1 -

Paulo Luiz da Silva Barros

Marcos Alberto Carvalho Freire

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 6 de 9

ETAPA 3
Aula-tema: Perspectivas. Esta atividade importante para que voc possa representar planos inclinados e crculos em perspectivas isomtricas; desenhar a perspectiva de um objeto partindo da sua representao em vistas mltiplas; esboar mo livre a perspectiva de um objeto. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o captulo 6 do PLT e: a) Compare os diferentes tipos de perspectivas ortogonais axonomtricas. b) Defina quais as caractersticas da projeo cilndrica de projetantes oblquas (perspectiva cavaleira). c) Explique por que as perspectivas cnicas so muito utilizadas na arquitetura. Passo 2 Copie o desenho que est em perspectiva cavaleira passando-o para perspectiva isomtrica, utilizando como referncia o pontilhado da folha. Observe que no exerccio, o mesmo desenho dever ser feito duas vezes, mudando a referncia dos eixos.

Figura 2 Desenho mecnico

Paulo Luiz da Silva Barros

Marcos Alberto Carvalho Freire

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 7 de 9

ETAPA 4
Aula-tema: Projeo ortogonal. Esta atividade importante para que voc possa distinguir os sistemas de representaes existentes; efetuar representao grfica usando projees ortogonais; detalhar objetos tridimensionais, com todos os seus detalhes construtivos, a partir de desenhos bidimensionais (planificados). Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Estude o captulo 4 que traz informaes importantes sobre projeo ortogonal e responda as questes abaixo: a) Existem dois mtodos para representao de peas em Projees ortogonais. Defina quais so esses mtodos de representao, de que regio eles se originam e qual o adotado pela ABNT? b) Defina qual o objetivo principal da representao do desenho tcnico atravs de projees. c) A representao de peas no Desenho Tcnico feita principalmente com projees ortogonais paralelas de mltipla vistas. Comente e exemplifique quantas vistas so necessrias para representar um desenho tcnico. d) Quando existem detalhes a serem projetados que no so paralelos (oblquos) aos planos de projeo, so usados, obrigatoriamente, planos de projees paralelos a esses detalhes, de modo a represent-los na sua verdadeira grandeza. Explique a alternativa do uso de vistas auxiliares. Passo 2 Comece a preparar os desenhos para a concluso do desafio proposto inicialmente. Execute os detalhes das peas em separado em formato A4 com as devidas margens e a legenda. O desenho dever conter apenas as projees. As cotas sero colocadas em outra etapa.

Paulo Luiz da Silva Barros

Marcos Alberto Carvalho Freire

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 8 de 9

Figura 3 Desenho da pea

ETAPA 5
Aula-tema: Cotagem; Cortes e seces Esta atividade importante para que voc possa usar a cotagem para indicar a forma e a localizao dos elementos de uma pea; selecionar criteriosamente as cotas a serem inscritas no desenho; escolher adequadamente a vista onde a cota deve ser inscrita; cotar desenhos com representaes e aplica e sobre a necessidade de recorrer a cortes ou sees para representar completamente uma pea em projees ortogonais; selecionar o corte mais adequado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia atentamente o captulo 7, onde so mostrados os detalhes de cotagem, e responda aos questionamentos abaixo: a) A cotagem requer a aprendizagem de um conjunto de regras e princpios, os quais, , permitem uma fcil e correta interpretao da pea, sendo imprescindvel para sua definio, fabricao e controle. Quais so os elementos de uma cotagem? b) Qual a regra a ser seguida quanto orientao das cotas? c) A organizao das cotas em um desenho est intimamente ligada finalidade do desenho e aos mtodos de fabricao e controle utilizados. Cite os tipos de cotagens relacionados no captulo estudado. Treine as cotagens dos elementos j desenhados na Etapa 5 Passo 2 Estude o captulo 7, que trata de todas as nuanas do modo como se corta um desenho, e: a) Resuma com suas palavras, quando se faz necessrio o uso do corte no desenho tcnico. b) Explique o corte por planos paralelos ou concorrentes.

Paulo Luiz da Silva Barros

Marcos Alberto Carvalho Freire

Engenharia Mecnica - 1 Srie - Desenho Tcnico

Pg. 9 de 9

Passo 3 Treine o desenho do conjunto montado com todos os itens e em corte, onde ser possvel visualizar todos os detalhes da montagem. Desenhe em um formato A4 o conjunto em escala compatvel para treinar a execuo do trabalho final que ser em um formato maior e que contenha todas as informaes necessrias para uma perfeita interpretao do conjunto.

ETAPA 6
Aula-tema: Desenho de conjunto. Esta atividade importante para que voc possa ler e interpretar desenhos tcnicos e visualizar todos os detalhes dos seus componentes; executar desenhos utilizando equipamentos tcnicos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Conclua o desafio proposto, executando o desenho do conjunto e seus detalhes em formato padronizado, contendo todos os detalhes para que o produto possa ser construdo. Passo 2 Entregue o desenho final para o seu professor.

Paulo Luiz da Silva Barros

Marcos Alberto Carvalho Freire

También podría gustarte