Está en la página 1de 9

Tudo Sobre Rodas

Tenho visto muita gente, inclusive eu, com dvidas sobre como se mede as rodas que equipam nossos carros. Por isso, ao fazer uma busca na Net, achei essas informaes, que , com certeza, vo nos ajudar! =============================================== PCD O PCD de uma roda a distncia entre os furos de fixao e a quantidade de furos que a roda possui. Essa distncia entre os furos um crculo imaginrio que passa pelo centro de cada furo. A representao do PCD feita da seguinte forma:

Preciso de furao A fixao de uma roda, somente estar correta, se a distncia entre os furos de fixao do veculo e da roda forem iguais. Para determinarmos a distncia entre os furos procedemos da seguinte forma: 4 furos / 6 furos / 8 furos: Apoiamos uma escala com a marca 0 (zero) na extremidade interna de um furo. O valor encontrado na extremidade externa do outro furo determina o dimetro do PCD da roda. Vide Ilustrao abaixo.

5 furos: Com uma escala determinamos o dimetro do furo central. Anotamos o valor encontrado, em seguida determinamos a distncia entre a borda do furo central e o furo de fixao e anotamos a medida encontrada. Por ltimo medimos o dimetro do furo de fixao. Anotamos a ltima medida e utilizamos a seguinte frmula:

PCD = furo central(A) + furo fixao(B) + 2X Distncia entre o furo central e o furo de fixao.

BACKSPACE O Back Space a medida entre o assentamento da roda e a sua borda traseira. Esta medida, indica se existe espao livre entre a roda e os componentes internos da suspenso. Para determinarmos o Back Space, fazemos o seguinte: Apoiamos uma rgua na superfcie da aba traseira da roda. Introduzimos uma escala no interior da roda, apoiando-a na superfcie de assentamento da roda. O ponto de interseco interno das duas rguas, determina o Back Space. Ex.: 126mm

OFFSET / ET a distncia entre a superfcie de assentamento da roda e o meio da tala. O off-set positivo significa que a superfcie de assentamento est mais prxima a borda dianteira do que da borda traseira, logo a sua borda dianteira tende a ficar mais para o lado interno do paralama. Esse tipo de off-set normalmente utilizado em veculos de passeio e pick-ups leves que derivam desses veculos. O off-set negativo significa que a superfcie de assentamento est mais prxima a borda traseira, logo a borda dianteira tende a ficar mais para fora do paralama. Esse tipo de off-set normalmente utilizado em pick-ups de porte maior, tais como, F1000, D20, Silverado, F250. Todas as rodas tm um off-set, mesmo que seja igual a zero. A instalao de uma roda com o off-set adequado muito importante, ele mantm a boa dirigibilidade do veculo, evita desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspenso.

Como Determinar o Off-set de uma Roda O primeiro passo para obtermos o off-set da roda calcularmos o backspace (vide item 03 / figura 03); Em seguida medimos a dimenso da tala (A) at (B), (Conforme fig. 05), dividimos o valor encontrado por 2 para obtermos o centro da tala (90mm); Aps termos os dois valores fazemos a subtrao do centro da tala do valor encontrado no backspace. Temos ento:

Parafusos e Porcas Os dois tipos bsicos de parafusos e porcas so:

Cnico: Esse tipo de parafuso ou porca apresenta o assentamento similar a um funil. Esfrico: Esse tipo de parafuso ou porca apresenta o assentamento similar a uma circunferncia.

Especificaes de torque: Dimetro ---------- Kg/mts ------------ ft/lbs 7/16 ------------ 7,6 8,9------------ 55 65 1/2" ------------ 10,3 11,75 -------- 75 85 9/16 ---------- 12,45 15,91 ------- 90 115 12mm --------- 9,68 11,06 -------- 70 80 14mm --------- 11,76 13,14 ------- 85 95 Tabela 01

Ateno:
*No utilizar graxa ou lubrificante nas porcas e parafusos, o uso pode fazer com que elas se soltem com a vibrao do veculo. *Nunca utilizar parafuso ou porca com assentamento cnico no furo com assentamento esfrico, ou vice versa, os dois no so compatveis, sendo que uma eventual inverso impossibilitar o balanceamento correto do conjunto Roda Pneu, podendo inclusive acarretar em perda de torque, e causar grave acidente. *Verificar os parafusos e porcas aps 40 Km de rodagem, aperte-os novamente se necessrio, conforme especificado. Montagem da Roda Antes de montar a roda, alguns itens devem ser verificados, siga as instrues abaixo para uma montagem correta: *Verifique se o tipo de parafuso ou porca o correto. (vide porcas e parafusos, logo acima.) *Limpe e inspecione as roscas das porcas e parafusos antes da montagem. As roscas devem estar livres de corroso ou rebarbas, nunca utilize lubrificante. Em caso de corroso ou roscas espanadas, substitua o parafuso ou porca imediatamente. *Inspecione o cubo da roda e as panelas do veculo, certifique-se que esto limpos, sem ferrugem, tinta, rebarba ou qualquer outro detrito que possa impedir a perfeita unio entre as superfcies.

*Se necessrio, utilize uma escova de ao ou lixa fina, para remover a ferrugem ou outros detritos. *Para uma centralizao perfeita da roda no veculo, deve ser utilizado o anel correto, segue abaixo uma tabela com os principais anis utilizados. Veculo -------------Cor do Anel -------- Dimetro Interno AUDI ----------------------- LARANJA ------------------- 57,1 CITRON ------------------- BRANCO ------------------- 65,1 FIAT ----------------------- AMARELO -------------------- 58,1 FORD ----------------------- VERDE ---------------------- 63,4 GM -------------------------- AZUL ------------------------ 56,6 HONDA (4X100) --------- VERMELHO -------------------- 56,1 OMEGA ------------------- BRANCO ---------------------- 65,1 PEUGEOT ----------------- BRANCO ---------------------- 65,1 RENAULT ----------------- MARROM ---------------------- 60,1 TOYOTA (4X100) --------- PRETO ------------------------ 54,2 TOYOTA (5X114,3) ----- MARROM 54,2 ----------------- 60,1 VW ------------------------ LARANJA ---------------------- 57,1 Tabela 02 Para assegurar uma fixao correta da roda no veculo, siga as instrues abaixo: *Sempre segure a roda enquanto feito o ajuste dos parafusos e porcas, nunca deixe a roda apoiada sobre um parafuso enquanto se faz o ajuste dos demais. *Para assegurar uma presso uniforme e bom alinhamento, o aperto dos parafusos ou porcas deve ser em seqncia de estrela ou em forma de cruz, conforme ilustrao abaixo.

Ateno:
*Presso demasiada na fixao dos parafusos ou porcas, pode causar deformaes na roda, fratura dos parafusos, espanamento das roscas, empenamento do disco e trepidaes ao frear o veculo. *Nunca utilize parafuso ou porca a menos que o especificado, se a roda tiver 5 furos, use os 5 parafusos ou porcas. *Pick-ups mdias e grandes no utilizam anis. *Nunca utilize pistola de ar comprimido para apertar os parafusos. Utilize sempre o torque correto ao apertar os parafusos e porcas, verifique o manual do veculo, ou tabela de

especificao de torque (tabela 01) *Antes de baixar o veculo, o instalador deve verificar se as rodas giram livremente sem contato com os componentes da suspenso ou lataria, o veculo deve ser esterado para os dois lados sem que a roda e o pneu toquem em nada. Balanceamento de Rodas Para reduzir o desgaste do pneu, barulho na estrada, vibraes, etc..., aconselhvel que as rodas sejam balanceadas pelo processo dinmico e esttico. Processo Esttico: Corrige desigualdades nas massas ao redor do eixo,que geram vibraes verticais, as rodas tendem a saltitar, e o volante a vibrar verticalmente. Dinmico: Corrige desigualdades nas massas ao longo do eixo, que provocam oscilaes laterais, fenmeno conhecido como Shimmy, o volante oscila para os lados. Para alguns problemas de balanceamento, sugere-se esvaziar o pneu, girar o aro, ou pneu em aproximadamente 180, calibrar novamente o pneu e re-balancear o conjuto.

Ateno:
Ao contrrio do que muitos pensam, vibraes nos veculos no so causados exclusivamente por problemas de balanceamento. Segue, abaixo, uma pequena lista de problemas comuns que podem causar vibraes nos veculos: *Discos ou tambores de freios deformados; *Homocinticas com folga; *Amortecedores com defeito; *Deformaes nas rodas causados por impactos em buracos, ou guias (lateralmente); *Uso de anel centralizador no adequado; *Veculo parado na mesma posio durante muito tempo (flat-spot); *Desequilbrios ou deformaes causados por freadas bruscas, onde ocorreu travamento das rodas; *Reparos nos pneus onde foi utilizada prensa inadequada. Manuteno As rodas esportivas so fabricadas com um alto nvel de qualidade. Entretanto, a ausncia de manuteno, ou produtos qumicos e materiais corrosivos, utilizados por alguns lava rpidos, podem danificar a superfcie ou tornar o acabamento opaco. Para manter o acabamento inalterado, sugerimos: * Utilizar detergentes neutros para lavar; * No utilizar ceras abrasivas sobre a superfcie das rodas, sejam elas pintadas, diamantadas ou cromadas; * Nunca utilizar palha de ao.

Vantagens das Rodas de Alumnio As rodas de liga leve surgiram devido necessidade de reduo do peso dos veculos. As primeiras rodas de liga leve eram confeccionadas em liga de magnsio.

No comeo da dcada de 70, as rodas passaram a ser fabricadas com liga Alumnio/Silcio, uma liga com propriedades mecnicas superiores e com menor peso que a liga de magnsio. As principais vantagens das rodas de liga leve em relao s rodas de ao so: *Reduo de peso; *Menor consumo de combustvel; *Menor desgaste do sistema de freio; *Menor desgaste do sistema de suspenso; *Melhor absoro de impactos; *Maior disperso do calor no sistema de freio. Conjunto Roda + Pneu Antes de substituir o conjunto roda/pneu preciso algumas precaues: *O ndice de carga nunca deve ser menor que o original ; *O cdigo de velocidade nunca deve ser inferior ao original; * possvel converter o conjunto roda/pneu uma vez que o dimetro externo seja mantido ou sofra uma variao de at -3% ou +2%. *Esse tipo de alterao compreende um aumento do dimetro do aro e uma reduo da altura do pneu. *O conceito "+1 / +2" bastante utilizado para converso de medidas entre aros (com +1 ou +2 polegadas) obtendo uma melhora significativa da performance dos pneus. *Para o aumento de 1 no aro devemos reduzir 10 na altura do flanco, e aumentar 10mm na largura da seo. exemplo: Pneu 175/70 R13, eqivale a 185/60 R14 *Para o aumento de 2 no aro devemos reduzir 20 na altura do flanco, e aumentar 20mm na largura da seo. exemplo: Pneu 175/70 R13, eqivale a 195/50 R15 Clculo do dimetro externo do pneu: Pneu 155/80 R13: Largura da seo = 155mm Altura de Flanco = 155mm x 0,8 = 124mm Dimetro do Aro = 13 x 25,4 = 330mm Dimetro externo = Dimetro do aro + 2 x altura do flanco = 330mm + 2 x 124mm Dimetro externo = 578mm

Tabela de equivalncia smbolo x Velocidade mxima (km/h) R = 170

S = 180 T = 190 U = 200 H = 210 V = 240 W = 270 Y = 300 Fonte: NET _________________ grtecno - Gustavo Reis * Mille Brio 91 1.3 ALCOOL * Uno CS 87 (10montado) * Honda CG 85

También podría gustarte