Está en la página 1de 17

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES

PLANIFICAO DA FORMAO

M10

MANUAL PEDAGGICO DO FORMANDO

Elisabete Barros

FORMAO PEDAGGICA INICIAL DE FORMADORES

PLANIFICAO DA FORMAO

OBJECTIVOS DO MDULO:
NO FINAL DO MDULO O FORMANDO DEVER SER CAPAZ DE:

@ Identificar os princpios orientadores para a concepo e elaborao de planos de formao. @ Planificar sesses de formao.

ELISABETE BARROS 2009

NDICE

INTRODUO............................................................................................................................ 4 O PLANEAMENTO DA FORMAO ............................................................................................ 5 O plano de sesso ................................................................................................................. 5 Finalidade do plano de sesso ........................................................................................... 6 Elaborao do plano de sesso .......................................................................................... 7 Constituio do plano de sesso ...................................................................................... 10 Leitura do plano de sesso .............................................................................................. 11 CONCLUSO ........................................................................................................................... 13 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS................................................................................................ 14 DOCUMENTOS ANEXOS .......................................................................................................... 15

CONTEDOS PROGRAMTICOS

PLANIFICAO DA FORMAO

INTRODUO

Se tens um problema e apenas dispes de dez minutos para solucion-lo, reserva os trs primeiros minutos para planear a sua soluo.
Autor desconhecido

O planeamento uma actividade essencial a qualquer profissional ou at mesmo para o prprio indivduo enquanto membro de uma famlia. Ora vejamos, o que seria de uma casa se no existisse um planeamento prvio?! Ou o que seria do oramento familiar se os membros da famlia no planearem a sua gesto? Assim sendo, tambm a formao e a aprendizagem requerem um planeamento cuidado e atento. Este ser o tema deste novo mdulo. Pretenderemos com ele desenvolver e promover a aquisio de competncias tcnicas indispensveis planificao de uma sesso de formao. Sendo uma unidade essencialmente prtica, tentamos abreviar os seus contedos, dando-lhe um carcter mais funcional. De qualquer forma, esperamos que o manual possa constituir-se, no futuro, um recurso de apoio ao desempenho da sua actividade enquanto profissional da formao.

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

4 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

O PLANEAMENTO DA FORMAO

Acompanhando a linha de pensamento dos mdulos anteriores, a planificao tambm uma actividade fundamental para a realizao de um qualquer curso ou aco formativa. Tambm aqui poderemos evidenciar dois momentos: um primeiro, da responsabilidade e competncia das entidades formativas e/ou de entidades superiores, s quais compete organizar e planificar toda a formao (identificar necessidades de formao, definir temticas de estudo e elaborar programas de formao, caracterizar perfis de entrada e sada, formular objectivos gerais e organizar logisticamente a formao); e, um segundo momento, a cargo do profissional da formao o formador a quem compete organizar e planear as diversas sesses de formao. Assim, para que o formador possa planificar eficazmente as suas sesses essencial o conhecimento adquirido anteriormente, estando agora capaz de reflectir, planificar e ajustar cada contedo aos objectivos, ao grupo e ao indivduo em particular. Como refere Paulo Ferreira (2001), a elaborao do plano de uma actividade formativa , geralmente, uma oportunidade para o animador (formador): reforar a confiana em si prprio e nas suas potencialidades; investigar e recolher um conjunto sistematizado de informaes indispensveis ao adequado desenvolvimento da actividade formativa; definir o fio condutor que, perpassando por toda a actividade formativa, lhe confere unidade e coeso.

O plano , antes de mais, uma seta indicadora de caminhos a percorrer, sempre novos e diferentes (131).

O plano de sesso

O plano de sesso um instrumento que rene todas as informaes sobre as actividades pedaggicas desenvolvidas numa determinada sesso. Este documento essencial ao formador e formao, pois, ao primeiro, fornece directrizes para a realizao da sesso formativa (o que quer e como quer que ocorra) e, ao segundo, d

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

5 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

indicaes para o quadro de avaliao (como foi planeada, quais os contedos abordados e quais as metodologias utilizadas). Este instrumento fundamental para a actividade do formador, devendo ser concebido com o mximo rigor, no entanto, tendo em ateno que no necessariamente inflexvel, mas sim dever ser utilizado permitindo-nos, no momento da sesso, efectuar reajustamentos. Partilhando da opinio de Ferreira (2001), fazer dele uma cartilha a que o animador, dcil e cegamente, se submete, empobrec-lo. (152). A elaborao do plano de sesso permite ao formador reflectir sobre o desenvolvimento e execuo do(s) mdulo(s) da sua responsabilidade, dando-lhe a perspectiva clara sobre o que fazer, como fazer, o porqu fazer, como transmitir, qual o tempo disponvel e quais os conhecimentos tericos necessrios. Obtidas respostas a estas questes e traado o plano de realizao da(s) sesso(es) de formao, facilmente o formador: ordena pedagogicamente os contedos a ministrar; define os objectivos pedaggicos a alcanar; define actividades pedaggicas; define mtodos e tcnicas a utilizar; define tempos para cada um dos contedos; elabora materiais didcticos (manuais, fichas de trabalho, apresentaes multimdia, etc).

Finalidade do plano de sesso

O plano de sesso tem uma dupla finalidade: por um lado, serve de referncia para o formador, ajudando-o quer na planificao das suas sesses de formao, quer no seu desenvolvimento, servindo-se dele como meio orientador e condutor; por outro lado, serve de registo e, eventualmente, controlo/avaliao da entidade formadora. Deste modo, toda a planificao requer, por parte do formador, uma reflexo cuidada e rigorosa. Esta tarefa exige deste profissional um certo nvel de conhecimentos, ajudando na sua prpria preparao e vontade com a matria. Alm de transmitir confiana, d-lhe uma perspectiva global sobre os contedos, os objectivos e a aprendizagem/evoluo que se pretende dos formandos (a avaliao). Esta perspectiva quer-se coerente, sendo facilmente perceptvel a sequncia ordenada e gradual da sesso, dos contedos e da aprendizagem.

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

6 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

Elaborao do plano de sesso

Aquando da elaborao do plano de sesso, o formador dever ter em conta: as caractersticas do grupo de formandos quem so os formandos, qual o nvel de habilitaes, quais os estilos de aprendizagem, quais as suas motivaes e expectativas, quais as suas necessidades. os objectivos do curso, mdulo ou aco de formao dever-se- conhecer os objectivos gerais de forma a saber claramente quais os contedos a transmitir e, tambm, do que sero capazes os formandos no final da formao. a utilidade dos contedos para o contexto empresarial necessrio aproximar os contedos e a aprendizagem, o mximo possvel, do contexto real de trabalho, minimizando eventuais desfasamentos entre estes dois mundos que se querem prximos. as condies logsticas da formao dever-se- conhecer o local (sala) onde decorrer a formao, avaliando as suas potencialidades de utilizao, bem como os meios e os instrumentos ao seu dispor.

Aps conhecimento destas condicionantes, o formador estar apto a conceber o(s) seu(s) plano(s) de sesso. Estes instrumentos podem apresentar um aspecto grfico e organizao diferentes, no entanto, so semelhantes relativamente aos momentos e aos elementos que o compem. Na seco de documentos de apoio, deste manual, encontra um conjunto de modelos de planos de sesso para consulta, variando estes de entidade formativa para entidade formativa. De seguida, daremos lugar a uma breve explicao sobre as fases que compem uma sesso de formao e que esto previstas no plano de sesso. Tratando-se de sesses formativas que podem variar no tempo, a sua realizao poder ser subdivida em trs momentos: introduo, desenvolvimento e fecho ou concluso (Oliveira, 2005).

INTRODUO

SESSO DE FORMAO

DESENVOLVIMENTO

FECHO/CONCLUSO
Esquema 1 Momentos de uma sesso de formao AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

7 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

A introduo necessariamente o momento de preparao dos formandos para a sesso. Ser aqui que o formador poder motivar os formandos, I preparando-os para os contedos e actividades a ser desenvolvidas ao longo da sesso. Este momento carece da definio de estratgias, de mtodos e de tcnicas pedaggicas a utilizar e, eventualmente, da concepo de recursos didcticos que considere pertinentes. A ttulo sugestivo, expomos algumas propostas para a realizao de uma boa introduo.

Informe os formandos sobre os objectivos da sesso estes no devero ter dvidas sobre o que deles esperado. Exponha claramente as ligaes entre os contedos o facto de assegurarmos a continuidade das sesses permite aos formandos a percepo da gradao dos contedos. Por outro lado, estas ligaes podero ser realizadas sobre a forma de reviso, verificando-se assim as condies para o prosseguimento ou no da aprendizagem. Relembre ou utilize experincias e interesses dos formandos o facto de chamarmos a ateno para estes elementos poder ser um factor de motivao, alterando o comportamento e atitude dos formandos face formao. Prepare materiais ilustrativas para produzir um bom clima a utilizao de exemplos prticos, histrias interessantes, imagens, vdeos ou outros elementos podem contribuir para a produo de um clima agradvel e susceptvel aprendizagem. Seja criativo. Evidencie a aplicabilidade do contedo importante sabermos para que nos serve determinado contedo, isto , que vantagem teremos ns em saber sobre determinado assunto. Esta aplicao prtica realidade essencial.

O desenvolvimento o momento mais consistente da sesso, onde so D abordados os contedos que serviro de suporte s actividades propostas e, consequentemente, aprendizagem. Para a concretizao deste momento necessrio definir mtodos e tcnicas pedaggicas a utilizar, tendo em conta o(s) objectivo(s) da sesso, o contedo, o grupo e os equipamentos disponveis. tambm importante definir estratgias alternativas, prevendo possveis alteraes.

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

8 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

O formador o principal e nico responsvel pela determinao do desenvolvimento da sua sesso, cabendo-lhe apresentar uma sequncia lgica de contedos, promover a discusso entre todos os intervenientes, incentivar a participao de todos os formandos, propor actividades prticas e teis e controlar a aprendizagem dos formandos, percepcionando dificuldades e progressos. A avaliao deve manter-se continuamente no plano de sesso, definindo-se os instrumentos de avaliao a utilizar, a realizao da correco e o tempo necessrio sua aplicao. Tambm para este momento, apresentamos algumas sugestes: Apresente os contedos segundo uma sequncia lgica de entendimento, dando a perceber aos formandos a sua progresso gradual. Tenha em ateno, pois esta sequncia tem que fazer sentido para os formandos, devendo estar relacionada com os interesses dos mesmos e mostrar utilidade prtica. Tenha em ateno a hierarquia da aprendizagem. Sabemos que aprendemos melhor se partirmos do simples para o complexo, do concreto para o abstracto. Divida os contedos em unidades de aprendizagem de forma a trabalhar progressivamente. Este item especialmente relevante quando se tratam de temas mais complexos. Promova a discusso e a participao. S assim poder evidenciar facilmente as capacidades, dificuldades ou necessidades dos formandos. Evidencie os objectivos, as condies de realizao e os critrios de avaliao nos exerccios prticos ou fichas de trabalho. S assim conseguir avaliar e controlar objectivamente o desempenho de cada formando. Avalie constantemente o desempenho dos formandos. importante quer para o formador, quer para o formando ter uma noo sobre o progresso da aprendizagem. Deste modo, consegue-se identificar necessidades ou contedos a ser revistos, que possam ainda ser recuperados.

Aps o decorrer da sesso existe sempre um fecho, uma concluso. Este F pode ser marcado por um apanhado das ideias principais a reter, pela realizao de um exerccio prtico de aplicao ou de (auto-)avaliao, ou pela realizao de outras actividades consideradas relevantes. A concluso da sesso poder depender de diversos factores: do formador, do tipo de sesso desenvolvido ou das necessidades dos formandos. Para finalizar, as nossas sugestes para este momento:
AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros 9 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

Sempre que possvel, realize uma sntese dos contedos abordados, dando nfase aos tpicos mais importantes. Estabelea as relaes entre os diferentes contedos, mostrando de que forma que podero ser utilizados na prtica e como podero ajudar resoluo de problemas.

Constituio do plano de sesso

Um plano de sesso poder conter vrios campos, sendo estes ajustveis ao que pretendido. ENTIDADE FORMADORA Normalmente, o plano de sesso fornecido pela entidade formadora que usa um modelo prprio e personalizado, sendo aqui j identificada. De modo facilitar a identificao do documento importante que neste conste informaes relativamente ao curso, ao mdulo e ao nmero da sesso a que respeita. Neste campo dever-se- identificar responsvel pelo plano em questo. o formador

CURSO/MDULO/N. DA SESSO

FORMADOR

DATA DE REALIZAO

A data de realizao da sesso para a qual foi efectuado o planeamento tambm importante para que possamos localizar ou enquadrar no local respectivo. A durao da sesso um indicativo do tempo disponvel para a concretizao da mesma. Este atributo poder desdobrar-se, num plano de sesso, em dois possveis campos: a durao da sesso, onde apresentar-se- a durao total da sesso; ou o tempo, que ser descriminado consoante o momento. Neste campo apresentar-se o assunto geral da sesso. O pblico-alvo normalmente definido a posteriori pela entidade formadora, pelo que dever ser do conhecimento do formador. Este campo compreende a apresentao dos objectivos

DURAO DA SESSO / TEMPO

TEMA DA SESSO PBLICO-ALVO

OBJECTIVOS GERAIS

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

10 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

gerais (ver mdulo 6). OBJECTIVOS ESPECFICOS Este campo compreende a apresentao dos objectivos especficos (ver mdulo 6). Tal como descrito anteriormente, o plano de sesso dever dividir-se em trs momentos: introduo, desenvolvimento e concluso. Neste campo devero ser enumerados os contedos a abordar na sesso. Aqui no pretendido uma descrio detalhada, mas sim uma apresentao por tpicos. Os mtodos e tcnicas a utilizar na sesso devero estar aqui expressos. Os recursos didcticos a utilizar durante a sesso devero ser contemplados neste campo. E, por fim, o tipo de avaliao a aplicar e/ou as suas tcnicas.

MOMENTO

CONTEDOS PROGRAMTICOS

MTODOS / TCNICAS PEDAGGICAS RECURSOS DIDCTICOS

AVALIAO / TCNICAS DE AVALIAO

Leitura do plano de sesso

Estando exposto e descriminado num plano de sesso toda a sequncia de uma determinada sesso de formao, facilmente poderemos ler e percepcionar o seu desenvolvimento. Sendo semelhante a disposio dos diversos campos na maioria dos modelos de plano de sesso, poderemos propor a leitura sob dois prismas: um vertical e um horizontal. Assim sendo, e usando o esquema abaixo apresentado como referncia, poderemos ler na vertical quais os aspectos evidenciados em cada um dos campos, por exemplo, saberemos quais os contedos a abordar em determinada sesso e quando ocorrer. Como, tambm, poderemos alargar a nossa leitura, verificando a ordem cronolgica da apresentao dos contedos. Sob o olhar do outro prisma, horizontalmente faremos a leitura das actividades a realizar na sesso em cada um dos momentos, verificando as especificidades em cada campo, isto , o que vai ser abordado, como vai ser trabalhado, o que vai ser utilizado, como vai ser avaliado e quanto tempo durar.

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

11 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

MOMENTO

CONTEDOS

MTODOS E TCNICAS

RECURSOS DIDCTICOS

AVALIAO E TCNICAS

TEMPO

INTRODUO

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSO

Como podemos verificar, esta esquematizao permite-nos uma leitura simples e intuitiva, constituindo-se um excelente instrumento de orientao.

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

12 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

CONCLUSO

Nesta dcima unidade formativa tivemos a oportunidade de analisar e reflectir sobre a importncia da planificao na formao. No entanto, convm neste momento chamar a ateno de todos os futuros formadores ou formadores para o facto de que o sucesso de uma sesso ou mdulo de formao no depende apenas de um bom plano de sesso. O plano de sesso, tal como foi mencionado anteriormente, um bom instrumento de orientao, guiando o formador no seu caminho. Este dever ser seguido com alguma flexibilidade, permitindo alteraes sempre que necessrias. Por exemplo, se o formador sentir que h necessidade de reforar determinado contedo, pois os formandos mostram algumas dificuldades no seu entendimento, este dever optar pela realizao de readaptaes indo assim ao encontro das carncias dos formandos. Esta poder ser uma tarefa enfadonha, mas necessria. Podemos garantir que uma sesso devidamente planeada corre certamente melhor do que uma no planeada. Apesar de tudo, o planeamento essencial pois focaliza a nossa ateno na aplicabilidade dos contedos, nas necessidades individuais e de grupo, na diversidade de metodologias indo ao encontro dos diferentes estilos de aprendizagem e, claro, no modo de avaliao de todo o processo de aprendizagem. Terminando com as palavras de Fernando Oliveira (2005) uma sesso de formao dever ser concebida e desenvolvida recorrendo a metodologias e tcnicas diversificadas, utilizando meios didcticos variados, por forma a proporcionar o envolvimento activo e criativo dos formandos e facilitar o processo de ensino/aprendizagem (13).

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

13 - 17

PLANIFICAO DA FORMAO

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Ferreira, P. T. (2001). Guia do animador Animar uma actividade de formao (4. edio). Lisboa: Multinova Unio Livreira e Cultural, S. A.. Oliveira, F. (2005). Preparao e desenvolvimento de sesses de formao (5. edio). Coleco Aprender. Lisboa: Instituto de Emprego e Formao Profissional.

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros

14 - 17

DOCUMENTOS ANEXOS

A1. Modelos de Planos de Sesso

DOCUMENTOS ANEXOS

Modelo 1

Logtipo da entidade

PLANO DE SESSO

Curso: Formador: Data da Sesso:

Mdulo: Local: PLANIFICAO DA SESSO OBJECTIVOS CONTEDOS PROGRAMTICOS METODOLOGIA RECURSOS DIDCTICOS

N. da Sesso: Horrio:

DURAO

OBSERVAES

DESENVOLVIMENTO DA SESSO: Introduo Desenvolvimento Concluso


AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros 16 - 17

Modelo 2

Logtipo da entidade

PLANO DE SESSO

Curso: Mdulo: Objectivos:

MOMENTO Introduo

CONTEDOS

MTODOS/ESTRATGIAS

RECURSOS DIDCTICOS

AVALIAO

TEMPO

Desenvolvimento

Concluso

AnySolutions Consultoria de Informtica e Servios de Networking Elisabete Barros 17 - 17

También podría gustarte