Está en la página 1de 30

DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAO DIRETA a Unio, os Estados, o DF e os Municpios. Sero estudados em direito constitucional.

. O administrador resolve de uma forma trazer a especialidade para melhor prestar o servio. Aproveitando essa idia de especialidade, foi criado o rgo Pblico partindo da idia do corpo humano, rgos humanos.

CARACTERSTICAS DOS RGOS PBLICOS 1. No tem personalidade jurdica. Logo, rgo pblico no pode contrair direitos e obrigaes. Ele no tem aptido para ser sujeito de direitos e obrigaes. Duas crianas na escola pblica onde uma fura o olho da outra. Quem responde? Quem responde a pessoa jurdica e no o rgo. rgo no celebra contrato. Quem celebra a pessoa jurdica. 06/03/2008 Se algo acontecer dentro de um rgo pblico que causar prejuzo a algum, quem vai responder a pessoa jurdica, no ex. da escola, quem paga o municpio. A ausncia de personalidade impede que o rgo celebre contrato. rgo pode licitar, mas no vai celebrar o contrato, quem o faz a pessoa jurdica. O art. 37, 8 fala a respeito do contrato de gesto.
Art. 37. (...) 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Este artigo fala da possibilidade de rgo celebrar um contrato de gesto. Esse artigo veio via EC e dizem que inconstitucional. 2. rgo pblico tem CNPJ. Apesar de no ter a possibilidade de assinar contrato, o rgo pblico tem CNPJ. Isso serve para fiscalizar a movimentao do dinheiro. A Receita Federal admite que apesar de no ter personalidade, ter CNPJ para fiscalizar a movimentao do dinheiro. Serve para fiscalizar a aquisio de renda para o imposto de renda. Se tem dinheiro pblico, tem CNPJ para fiscalizao do recurso. 3. rgo pblico pode ir a juzo. rgo pblico pode ir a juzo? Pode ajuizar uma ao? Massa falida, esplio, rgo pblico, apesar de no ter personalidade jurdica eles podem ir a juzo. Mas de que maneira ele pode? Pode ser qualquer ao? H duas exigncias, segundo a doutrina brasileira: a. S pode ajuizar ao em busca de prerrogativas funcionais, no exerccio da sua funo. b. Pode ir a juzo como sujeito ativo. A corrente majoritria diz que s como sujeito ativo. 4. rgo pblico pode ter procurador prprio. 1

DIREITO ADMINISTRATIVO rgo pblico pode ter o seu prprio procurador, algum especfico para ir a juzo? possvel que o rgo pblico tenha o seu prprio procurador, no h nenhum obstculo para se fazer um quadro geral ou um quadro prprio. 5. Est presente na Administrao Direta. Ser que possvel a presena de rgo pblico dentro da Administrao Indireta? Hoje no h dvida. Tambm possvel a presena de rgo dentro da Administrao Indireta. Para no esquecer, lembrar do INSS. O art. 1 da Lei 9.784/99 diz que o rgo possvel na Administrao Direta e na Administrao Indireta.
Art. 1 Esta Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao.
o

CLASSIFICAO DE RGO PBLICO H vrias formas de se classificar, de acordo com vrios critrios. Na doutrina tem classificao para todo gosto. Vamos ver s as que realmente aparecem em concurso. I Quanto posio estatal: 1. Independente; 2. Autnomo; 3. Superior; 4. Subalterno. 1. Independente aquele que goza de independncia. Est no topo da estrutura estatal. rgo independente no sofre qualquer subordinao porque ele goza de independncia. Pode haver controle, mas no subordinao. a chefia de cada um dos poderes, a chefia do executivo, do legislativo e do judicirio. rgos independentes do executivo: Presidncia da Repblica (o presidente o agente e no o rgo), Governadoria do Estado e Prefeitura; rgos independentes do legislativo: Congresso Nacional, Assemblias Legislativas e Cmaras Municipais; rgos independentes do judicirio: todos os tribunais e juzes monocrticos. 2. Autnomo aquele que goza de autonomia. Autonomia significa dizer que ele tem liberdade, mas no uma liberdade total como o rgo independente. rgo autnomo tem autonomia tcnica, administrativa e financeira. Ele est subordinado aos rgos independentes, est abaixo dos rgos independentes. Ex. abaixo da presidncia encontramos os Ministrios; abaixo das governadorias e das prefeituras as secretarias de Estado e as secretarias municipais. 3. Superior aquele que tem poder de deciso, mas no goza de autonomia, nem de independncia. Ele est subordinado aos rgos independentes e aos rgos autnomos. Ex. procuradorias no tem autonomia tcnica, administrativa e financeira, mas tem poder de deciso. Gabinete tambm outro exemplo. 4. Subalterno aquele que no manda nada. 2

DIREITO ADMINISTRATIVO No tem autonomia, no tem independncia, no tem poder de deciso. um mero rgo de execuo. Faz a execuo dos atos. Ex. zeladoria, almoxarifado. II Quanto estrutura 1. Simples; 2. Composto. OBS: rgo se subdivide s nesses dois. Ato administrativo se divide tambm em complexo. No confundir: rgo no tem diviso em complexo. Se o rgo no tem ramificaes, desdobramentos, chamamos de rgo simples. Por outro lado, rgo composto aquele que tem outros rgos ligados diretamente na sua estrutura. Gabinetes servem de exemplo de rgo simples. Como composto temos delegacia de ensino e as escolas ligadas a ela; posto de sade e hospitais pblicos ligados a ele. III Quanto atuao funcional (quantos agentes existem naquele rgo). 1. Singular ou unipessoal; 2. Colegiado Singular aquele que s tem um agente. Ex. Presidncia da Repblica, juzo monocrtico. Se o rgo tem mais de um agente ele se chama colegiado. Colegiado aquele composto por vrios agentes e a tomada de deciso resulta da soma das vontades. Ex. Casas Legislativas, tribunais.

TEORIAS DA RELAO DO ESTADO COM O AGENTE PBLICO Agente pblico no exerccio da sua funo manifesta vontades como se fosse o prprio Estado se manifestando. Quem d ao agente o poder para fazer? Surgiram 3 teorias para explicar essa relao Estado e agente: 1. TEORIA DO MANDATO Diz que o agente pblico celebra com o Estado um contrato de mandato. Se h um contrato, quem assina esse contrato? O Estado e o agente celebram um contrato de mandato. No tem como assinar um contrato sem a pessoa fsica. O Estado no tem como manifestar sua vontade sem o seu agente. Essa teoria no foi aceita pelo Brasil. 2. TEORIA DA REPRESENTAO Na tutela e na curatela temos um incapaz. Para praticar os atos da vida civil o incapaz precisa de representante. Se o agente o representante do Estado, significaria dizer que o Estado incapaz. No pode trat-lo como incapaz. Portanto, essa teoria tambm no serve para o Brasil. 3. TEORIA DO RGO OU DA IMPUTAO Toda relao decorre da fora da lei. Quem imputa ao agente a vontade do Estado a lei. A vontade do Estado se mistura com a vontade do agente. Elas se confundem. Essa teoria do rgo a teoria acolhida no Brasil.

ADMINISTRAO INDIRETA 3

DIREITO ADMINISTRATIVO CARACTERSTICAS COMUNS A TODAS AS PESSOAS DA ADMINISTRAO INDIRETA 1. Gozam de personalidade jurdica prpria. Se tem personalidade prpria a conseqncia jurdica dessa personalidade que responde pelos seus atos porque so sujeitos de direitos e obrigaes. Se ela responde pelos seus atos ela precisa de patrimnio. Tem patrimnio prprio. Como ela pode ter patrimnio prprio? No interessa a origem do recurso, se cair no bolso da pessoa jurdica dinheiro dela. Essas pessoas jurdicas tambm gozam de receita prpria, tem o seu prprio dinheiro. No importa a origem, caiu no bolso da pessoa jurdica dinheiro dela. O que ela precisa para utilizar tudo isso responde pelos prprios atos, tem patrimnio e receita prprios? Ela precisa de autonomia. Autonomia tcnica, administrativa e financeira. Goza de autonomia poltica? Autonomia poltica a capacidade de fazer leis. Elas no podem fazer leis. Mesmo a agncia reguladora no faz lei, apenas complementa a legislao. Se tem personalidade jurdica, elas vo ter responsabilidade pelos seus atos e para isso devem ter patrimnio prprio. Tambm possuem receita prpria. Para usar tudo isso elas gozam de autonomia, mas no de autonomia poltica. 2. As pessoas jurdicas da Administrao Indireta no tm fins lucrativos. O que no significa sem lucro. No foi criada para o lucro, mas se ele acontecer no tem problema. O seu objetivo no foi esse. Cria para a segurana nacional ou interesse coletivo, e no para ter lucro. Mas este pode acontecer. 3. Gozam de finalidades especficas. Quando a Administrao Direta cria a Administrao Indireta ela define uma finalidade especfica e isso ocorre atravs de lei. A lei de criao que define a finalidade. Essas finalidades podem ser modificadas? Somente atravs de lei ela pode ser modificada. O princpio da especialidade de onde decorre a idia da pessoa jurdica estar vinculada a finalidade para a qual foi criada. 4. Criao e extino da pessoa jurdica da Administrao Indireta art. 37, XIX da CF.
Art. 37. (...) XIX - somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Para a criao precisa de lei especfica. Se fala em lei especfica ento se refere lei ordinria e no lei complementar (se quisesse LC ela diria LC). Vai ter uma LO para cada pessoa jurdica. Essa lei vai criar a pessoa jurdica e definir suas finalidades. Deve ser especfica para isso, no podendo tratar de assuntos diversos. Cada pessoa jurdica vai ter uma lei especfica. LO cria autarquia e autoriza a criao das empresas pblicas, sociedades de economia mista e das fundaes. Qual a diferena entre criar e autorizar a criao pela lei? Se a lei cria a autarquia, basta a lei e a autarquia j existe no mundo jurdico. 4

DIREITO ADMINISTRATIVO Se diz que a lei autoriza a criao de uma empresa pblica, para que ela exista efetivamente precisa ser constituda. No Brasil se constitui uma pessoa jurdica com o registro dos atos constitutivos. O registro feito no cartrio de registro das pessoas jurdicas, se for uma pessoa de natureza civil, e na junta comercial se tiver natureza empresarial. Se a lei cria, para extinguir precisa do qu? Precisa de outra LO. O que a lei faz s a lei pode modificar ou destruir. Se a lei cria, a lei extingue. Se a lei autoriza a criao, lei autoriza a extino. De acordo com o artigo 37, XIX da CF, a LC definir as finalidades da fundao pblica. A LC vai apresentar uma lista de possveis finalidades para as fundaes. Ela no cria nem autoriza a criao da fundao. No especificou qual tipo de fundao. Seria uma fundao pblica de direito pblico ou uma fundao pblica de direito privado? Fundao um patrimnio destacado por um fundador para uma finalidade especfica. Sendo uma reunio de bens uma universitas bonorio. Esta fundao pode ser, de acordo com quem a instituiu, pblica ou privada. Se foi instituda pelo poder pblico uma fundao pblica. Mas se a fundao for instituda por um particular ser uma fundao privada. A fundao privada estudada no direito civil. Quando o poder pblico institui uma fundao pode determinar o regime a ser seguido. Pode haver fundao pblica de regime pblico ou de regime privado. As duas compe a Administrao Indireta. A fundao pblica de direito pblico uma espcie de autarquia, segundo a doutrina e jurisprudncia majoritria. Ela chamada, na verdade, de autarquia fundacional. Sendo espcie de autarquia ento a lei cria e no autoriza. Ser aplicado a ela tudo o que se aplica a autarquia. A fundao pblica de direito privado chamada de fundao governamental. Segue o mesmo regime das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, mas no espcie delas. Nesse caso a lei autoriza a criao. Essa a posio da doutrina majoritria e da jurisprudncia do STF.

DIREITO ADMINISTRATIVO Sendo assim, a lei cria autarquia e a fundao pblica de direito pblico e a lei autoriza a criao da empresa pblica, da sociedade de economia mista e da fundao pblica de direito privado. 5. Sujeitas a controle, fiscalizao. Existe hierarquia entre a Administrao Direta e a Administrao Indireta? Ocorre descentralizao e nesta no h hierarquia. O que existe entre elas controle, fiscalizao. A Administrao Direta pode controlar a Administrao Indireta pelo poder legislativo via Tribunal de Contas e tambm por Comisso Parlamentar de Inqurito. A Administrao Direta pode controlar a Administrao Indireta pelo poder judicirio atravs das diversas aes judiciais. A Administrao Direta pode controlar a Administrao Indireta pelo poder executivo via superviso ministerial. Quem faz superviso ministerial o Ministrio do ramo de atividade da PJ. A superviso pode representar controle sobre: 1. Finalidades da Administrao Indireta; 2. Receitas e despesas; 3. Nomeao de dirigentes da Administrao Indireta. Se no existe hierarquia, como pode a Administrao Direta nomear os dirigentes da Administrao Indireta? A nomeao de dirigentes acaba restringindo a liberdade, a autonomia. Na teoria no tem hierarquia, mas acaba existindo um comando sobre a pessoa jurdica. No manda, mas escolhe quem manda. Regra geral quem nomeia o chefe do poder executivo via superviso ministerial. Todavia, h algumas excees onde o Presidente precisa da previa aprovao do Senado Federal. Essas excees ocorrem para nomeao de dirigente de agncia reguladora e dirigente do Banco Central. Esses so nomeados Presidente da Repblica com aprovao do Senado. Ler arts. 48, 49 e 50 da CF falam da competncia das casas legislativas.
DAS ATRIBUIES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, no exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre: I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado; III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas; IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia; IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal; X - criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) XI - criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) XII - telecomunicaes e radiodifuso; XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal. XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, observado o que dispem os arts. 39, 4; 150, II; 153, III; e 153, 2, I. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional:

DIREITO ADMINISTRATIVO
I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) VIII - fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; XI - zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; XIII - escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares. Art. 50. A Cmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comisses, podero convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica para prestarem, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausncia sem justificao adequada.(Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 2, de 1994) 1 - Os Ministros de Estado podero comparecer ao Senado Federal, Cmara dos Deputados, ou a qualquer de suas Comisses, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevncia de seu Ministrio. 2 - As Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal podero encaminhar pedidos escritos de informaes a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o no - atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestao de informaes falsas. (Redao dada pela Emenda Constitucional de Reviso n 2, de 1994)

Para estudar as pessoas jurdicas da Administrao Indireta deve guardar o conceito e, em seguida, o regime jurdico.

AUTARQUIA Conceito: pessoa jurdica de direito pblico. Para que serve a autarquia? Serve para prestar atividades tpicas de Estado. Completar o conceito com as 5 caractersticas comuns (personalidade jurdica prpria, no tem fim lucrativo, tem finalidade especfica, criada e extinta por lei e est sujeita a controle e fiscalizao). Regime jurdico: 7

DIREITO ADMINISTRATIVO igual ao da Administrao Direta. O que a Administrao Direta pode, a autarquia tambm pode. Ex. a Fazenda Pblica tem prazo privilegiado, a autarquia tambm tem. Os bens da Unio so pblicos, os da autarquia tambm so. 1. Atos administrativos. Os atos praticados por uma autarquia so atos administrativos? So atos administrativos. Tem regime pblico, sendo presumidamente legal, legtimo, autoexecutvel e imperativo. Os contratos celebrados pela autarquia so contratos administrativos? Em regra so. Seguindo o regime administrativo a autarquia est sujeita a licitao (salvo nos casos em que a lei libera), gozam de clusulas exorbitantes e esto sujeitas a Lei 8.666/93. 2. Responsabilidade civil. Autarquia se sujeita a responsabilidade civil com base no art. 37, 6 da CF?
Art. 37. (...) 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

Responde igualzinho a Administrao Direta. Dentro da responsabilidade civil temos duas teorias: Objetiva e Subjetiva. A subjetiva depende da prova da culpa. A objetiva tem como base a independncia de culpa, basta demonstrar a conduta, o dano e o nexo de causalidade. No Brasil a regra geral para o Estado da responsabilidade civil ser objetiva. Mas h excees. Se tiver uma ao, uma conduta comissiva, fala-se em responsabilidade objetiva. Admite-se a responsabilidade subjetiva nas condutas omissivas.

Uma vtima ajuza ao em face da autarquia. Se esta no tiver patrimnio suficiente pode a vtima chamar o Estado para a responsabilidade? O Estado pode ser chamado para a responsabilidade. Mas esta ser solidria ou subsidiria? Na solidria os dois respondem junto, sem ordem de preferncia. Na subsidiria tem ordem de preferncia. Primeiro a autarquia e depois o Estado. No caso, h ordem de preferncia.

DIREITO ADMINISTRATIVO

A responsabilidade civil da autarquia no Brasil em regra objetiva, mas se a autarquia no tiver patrimnio suficiente chama-se o Estado para responder de forma subsidiria. O Estado responde objetivamente por ato de autarquia. V ou F? A afirmativa verdadeira. O fato de ser objetiva no impede de ser subsidiria. Significa que se o Estado for chamado ele tem ordem de preferncia, mas a vtima no precisa provar a culpa. O Estado foi responsabilizado porque a autarquia no tinha dinheiro, ele responde como a autarquia.

3. Prescrio. O prazo prescricional, regra geral, qinqenal, de 5 anos. A posio majoritria continua aplicando o Decreto 20.910/32. Jos dos Santos Carvalho Filho trata da reparao civil, que a partir do CC/02, de 3 anos. H divergncia no que diz respeito prescrio para reparao civil. A divergncia decorre do art. 206 do CC.
Art. 206. Prescreve: o 3 Em trs anos: V - a pretenso de reparao civil;

Na ao de reparao civil aplica os 5 ou os 3 anos? A posio majoritria da doutrina e jurisprudncia do prazo de 5 anos. 4. Bens. Bens autrquicos so bens pblicos? Bens autrquicos so bens pblicos. No h qualquer divergncia. Quais so as regras aplicveis a esses bens? Os bens autrquicos so alienveis de forma condicionada. Ou seja, so inalienveis de forma relativa. V ou F? Os bens pblicos so alienveis de forma condicionada, o que a mesma coisa que ser inalienvel de forma relativa. Se preencher as condies a Administrao pode alienar. Se o bem for dominical pode alienar; se for de uso comum do povo no pode alienar. Os bens pblicos so penhorveis ou impenhorveis? So impenhorveis. O que significa que os bens autrquicos so impenhorveis. Eles no podem ser objeto de penhora, arresto ou seqestro. 9

DIREITO ADMINISTRATIVO Penhora restrio judicial para garantia do juzo. Acontece dentro de uma ao de execuo para garantir o pagamento. Arresto e seqestro so cautelares tpicas que servem para restringir bens determinados no seqestro (um bandido seqestra um milionrio determinado e no qualquer um na rua) e bens indeterminados no arresto. Bem pblico pode ser objeto de direito real de garantia? Existe a impossibilidade de onerao. No pode ser objeto de hipoteca, nem de penhor. Hipoteca direito real de garantia de bens imveis e penhor para bens mveis. Acontecem fora da ao judicial (no confundir com penhora). Se no pode alienar livremente um bem pblico, para que serviria uma penhora? Quando realiza uma penhora ela serve como garantia para a execuo. No final do processo esse bem ser alienado em hasta pblica. Tratando-se de um bem pblico que no pode ser alienado de qualquer maneira, no vai adiantar fazer penhora. Sendo objeto de arresto ou seqestro, o bem ser protegido para ser penhorado futuramente. Ento, tambm no adianta fazer os dois. No caso da hipoteca e do penhor, quando se faz um emprstimo, coloca-se os bens de garantia desta forma. Se no for paga, entrando com uma ao, sero convertidos em penhora. Ou seja, tambm no adianta. Isso conseqncia natural da alienao restrita, alienao condicionada. 5. Regime de precatrios. Se no pode fazer nada disso, qual a certeza que o credor tem de que um dia ir receber? Dbitos judiciais no Brasil so pagos pelo regime de precatrio. Certeza ele tem, s no se sabe se ser nessa vida. O regime de precatrio o que est previsto no art. 100 da CF.
Art. 100. exceo dos crditos de natureza alimentcia, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em virtude de sentena judiciria, far-se-o exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou de pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para este fim. 1 obrigatria a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos oriundos de sentenas transitadas em julgado, constantes de precatrios judicirios, apresentados at 1 de julho, fazendo-se o pagamento at o final do exerccio seguinte, quando tero seus valores atualizados monetariamente.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 30, de 2000) 1-A Os dbitos de natureza alimentcia compreendem aqueles decorrentes de salrios, vencimentos, proventos, penses e suas complementaes, benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou invalidez, fundadas na responsabilidade civil, em virtude de sentena transitada em julgado.(Includo pela Emenda Constitucional n 30, de 2000) 2 As dotaes oramentrias e os crditos abertos sero consignados diretamente ao Poder Judicirio, cabendo ao Presidente do Tribunal que proferir a deciso exeqenda determinar o pagamento segundo as possibilidades do depsito, e autorizar, a requerimento do credor, e exclusivamente para o caso de preterimento de seu direito de precedncia, o seqestro da quantia necessria satisfao do dbito.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 30, de 2000) 3 O disposto no caput deste artigo, relativamente expedio de precatrios, no se aplica aos pagamentos de obrigaes definidas em lei como de pequeno valor que a Fazenda Federal, Estadual, Distrital ou Municipal deva fazer em virtude de sentena judicial transitada em julgado. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 30, de 2000) 4 So vedados a expedio de precatrio complementar ou suplementar de valor pago, bem como fracionamento, repartio ou quebra do valor da execuo, a fim de que seu pagamento no se faa, em parte, na forma estabelecida no 3 deste artigo e, em parte, mediante expedio de precatrio. (Includo pela Emenda Constitucional n 37, de 2002) 5 A lei poder fixar valores distintos para o fim previsto no 3 deste artigo, segundo as diferentes capacidades das entidades de direito pblico. (Pargrafo includo pela Emenda Constitucional n 30, de 2000 e Renumerado pela Emenda Constitucional n 37, de 2002)

10

DIREITO ADMINISTRATIVO
6 O Presidente do Tribunal competente que, por ato comissivo ou omissivo, retardar ou tentar frustrar a liquidao regular de precatrio incorrer em crime de responsabilidade. (Pargrafo includo pela Emenda Constitucional n 30, de 2000 e Renumerado pela Emenda Constitucional n 37, de 2002)

Se o meu precatrio foi constitudo at 1 de julho de 2008, ento ser pago em 2009; se foi aps essa data ser pago em 2010. Mas o precatrio vai formando uma fila cronolgica de apresentao e o pagamento depende da disponibilidade oramentria. O prazo s ser observado se tiver dinheiro para pagar. No se sabe se nessa vida porque o processo leva anos, a fila de precatrio tambm e ainda tem a possibilidade de o pagamento ser parcelado em parcelas anuais. Alm disso, tem Estados que no pagam precatrios a anos. Se for de natureza alimentar tambm segue regime de precatrios, mas tem fila prpria e no entra na fila geral. Autarquia segue regime de precatrios? Sim, mas cada autarquia tem a sua fila prpria. A fila menor, mas o dinheiro tambm. 6. Procedimentos Financeiros. Autarquia tem procedimentos financeiros de acordo com contabilidade pblica. A Lei 4.320/64 e a LC 101/02 trazem as regras de contabilidade pblica. 7. Privilgios Processuais. A autarquia goza de privilgios processuais. Os dois mais importantes so: 1. Dilao do prazo. Tem prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer art. 188 do CPC.
Art. 188. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico.

2. Reexame necessrio ou recurso de ofcio. Deciso em face de autarquia depende de recurso necessrio. Se a parte no apresentar recurso voluntrio, o processo sempre ir subir para o tribunal pelo reexame necessrio? H duas excees, ou seja, no sobe quando: a. O pleno do tribunal j julgou; b. A ao for at 60 salrios mnimos. Se a parte no apresentar recurso voluntrio e no foi feito o reexame necessrio. Qual a conseqncia jurdica? A matria no faz coisa julgada enquanto no for apreciada pelo tribunal. 8. Princpios Tributrios. No art. 150, VI, a da CF trata da imunidade recproca.
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: a) patrimnio, renda ou servios, uns dos outros;

A Unio no paga para o Estado, o Estado no paga para a Unio e assim com os demais entes. Isso ocorre somente para os impostos. Sendo assim Unio paga contribuio para o Estado e taxa para o Municpio. Esta imunidade recproca se estende para as autarquias, segundo o art. 150, 2 da CF. 11

DIREITO ADMINISTRATIVO
2 - A vedao do inciso VI, "a", extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes.

A autarquia no paga imposto nunca? A CF diz que ela no paga imposto na sua finalidade especfica. Ou seja, autarquia goza de imunidade recproca, mas somente na sua finalidade especfica. Ento autarquia paga taxa, paga contribuio e s no paga imposto na sua finalidade especfica. 9. Regime de pessoal. Quem trabalha na autarquia servidor pblico? Se a pessoa jurdica for de direito pblico o servidor ser pblico. Ser estatutrio ou celetista? A CF/88 no seu texto original dizia que para os servidores pblicos vale o regime jurdico nico, no necessariamente estatutrio ou celetista, mas nico. No Brasil preferencialmente escolheu o regime estatutrio, mas alguns municpios preferiram o celetista.
Art. 39. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

A EC 19/98 (reforma administrativa) alterou o art. 39 da CF e aboliu o regime jurdico nico, passando a admitir os dois regimes ao mesmo tempo. A EC estabelece o regime mltiplo. A Administrao, assim, pode atravs de lei criar cargo e aplicar o regime estatutrio, e pode atravs de lei criar emprego e aplicar a CLT. Quem definia se cargo ou emprego era a lei. Quem definia o regime era a lei. Esse titular de cargo era o antigo funcionrio pblico. Desde 1990 no se utiliza mais essa expresso. Em agosto de 2007, o STF decidiu em medida cautelar a ADI 2.135-4 que questiona a constitucionalidade da EC 19 suspendendo a eficcia do art. 39 com a nova leitura e restabeleceu o regime jurdico nico. nico um s, preferencialmente o estatuto. O STF reconheceu uma inconstitucionalidade formal uma EC tem que ser aprovada em 2 turnos nas 2 casas. Essa EC foi reestruturado na segunda casa e no voltou para a casa revisora. Na ADI 2135 o STF disse que a EC inconstitucional, ento reestabelece no Brasil o chamado regime jurdico nico. Significa um s regime. Para a maioria regime nico significa um s regime, no necessariamente o regime estatutrio. Maria Silvia diz que pode ser qualquer um; Celso Antonio diz que s o estatutrio. H divergncia doutrinria; ainda no est definido.
Art. 39. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (Vide ADIN n 2.135-4) ADIN 2.135-4/DF MEDIDA CAUTELAR NA AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Relator(a): Min. NRI DA SILVEIRA Julgamento: 02/08/2007 rgo Julgador: Tribunal Pleno Emenda: MEDIDA CAUTELAR EM AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. PODER CONSTITUINTE REFORMADOR. PROCESSO LEGISLATIVO. EMENDA CONSTITUCIONAL 19, DE 04.06.1998. ART. 39, CAPUT, DA CONSTITUIO FEDERAL. SERVIDORES PBLICOS. REGIME JURDICO NICO. PROPOSTA DE IMPLEMENTAO, DURANTE A ATIVIDADE CONSTITUINTE DERIVADA, DA FIGURA DO CONTRATO DE EMPREGO PBLICO. INOVAO QUE NO OBTEVE A APROVAO DA MAIORIA DE TRS QUINTOS DOS MEMBROS DA CMARA DOS DEPUTADOS QUANDO DA APRECIAO, EM PRIMEIRO TURNO, DO DESTAQUE PARA VOTAO EM SEPARADO (DVS) N 9. SUBSTITUIO, NA ELABORAO DA PROPOSTA LEVADA A SEGUNDO TURNO, DA REDAO ORIGINAL DO CAPUT DO ART. 39 PELO TEXTO INICIALMENTE PREVISTO PARA O PARGRAFO 2 DO MESMO DISPOSITIVO, NOS TERMOS DO

12

DIREITO ADMINISTRATIVO
SUBSTITUTIVO APROVADO. SUPRESSO, DO TEXTO CONSTITUCIONAL, DA EXPRESSA MENO AO SISTEMA DE REGIME JURDICO NICO DOS SERVIDORES DA ADMINISTRAO PBLICA. RECONHECIMENTO, PELA MAIORIA DO PLENRIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DA PLAUSIBILIDADE DA ALEGAO DE VCIO FORMAL POR OFENSA AO ART. 60, 2, DA CONSTITUIO FEDERAL. RELEVNCIA JURDICA DAS DEMAIS ALEGAES DE INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL E MATERIAL REJEITADA POR UNANIMIDADE. 1. A matria votada em destaque na Cmara dos Deputados no DVS n 9 no foi aprovada em primeiro turno, pois obteve apenas 298 votos e no os 308 necessrios. Mantevese, assim, o ento vigente caput do art. 39, que tratava do regime jurdico nico, incompatvel com a figura do emprego pblico. 2. O deslocamento do texto do 2 do art. 39, nos termos do substitutivo aprovado, para o caput desse mesmo dispositivo representou, assim, uma tentativa de superar a no aprovao do DVS n 9 e evitar a permanncia do regime jurdico nico previsto na redao original suprimida, circunstncia que permitiu a implementao do contrato de emprego pblico ainda que revelia da regra constitucional que exige o quorum de trs quintos para aprovao de qualquer mudana constitucional. 3. Pedido de medida cautelar deferido, dessa forma, quanto ao caput do art. 39 da Constituio Federal, ressalvando-se, em decorrncia dos efeitos ex nunc da deciso, a subsistncia, at o julgamento definitivo da ao, da validade dos atos anteriormente praticados com base em legislaes eventualmente editadas durante a vigncia do dispositivo ora suspenso. 4. Ao direta julgada prejudicada quanto ao art. 26 da EC 19/98, pelo exaurimento do prazo estipulado para sua vigncia. 5. Vcios formais e materiais dos demais dispositivos constitucionais impugnados, todos oriundos da EC 19/98, aparentemente inexistentes ante a constatao de que as mudanas de redao promovidas no curso do processo legislativo no alteraram substancialmente o sentido das proposies ao final aprovadas e de que no h direito adquirido manuteno de regime jurdico anterior. 6. Pedido de medida cautelar parcialmente deferido. Emenda Constitucional 19, de 1998 - 9 Em concluso de julgamento, o Tribunal deferiu parcialmente medida liminar em ao direta ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores - PT, pelo Partido Democrtico Trabalhista - PDT, pelo Partido Comunista do Brasil - PC do B, e pelo Partido Socialista do Brasil - PSB, para suspender a vigncia do art. 39, caput, da Constituio Federal, com a redao que lhe foi dada pela Emenda Constitucional 19/98 (A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.), mantida sua redao original, que dispe sobre a instituio do regime jurdico nico dos servidores pblicos v. Informativos 243, 249, 274 e 420. Entendeu-se caracterizada a aparente violao ao 2 do art. 60 da CF (A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.), uma vez que o Plenrio da Cmara dos Deputados mantivera, em primeiro turno, a redao original do caput do art. 39, e a comisso especial, incumbida de dar nova redao proposta de emenda constitucional, suprimira o dispositivo, colocando, em seu lugar, a norma relativa ao 2, que havia sido aprovada em primeiro turno. Esclareceu-se que a deciso ter efeitos ex nunc, subsistindo a legislao editada nos termos da emenda declarada suspensa. Vencidos os Ministros Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Nelson Jobim, que indeferiam a liminar. ADI 2135 MC/DF, rel. orig. Min. Nri da Silveira, rel. p/ o acrdo Min. Ellen Gracie, 2.8.2006. (ADI-2135)

Essa deciso aplicvel a partir de quando e o que resulta? A deciso em sede de cautelar e produz efeitos ex nunc (no retroage). Muitos entes misturaram. A EC de 1998 e a ADI de 2007. E agora? Como fazer? STF disse que est julgando em sede de cautelar e essa cautelar em efeito ex nunc. Ou seja, daqui pra frente ningum mistura mais. Os demais casos vo ser resolvidos no mrito da ao. Sendo assim, qual vai ser o regime de pessoal da autarquia? Preferencialmente ser o estatutrio. Se for federal estatutrio porque assim estabelece a lei. Alguns municpios decidiram pelo celetista. 20/03/2008 CONSELHO DE CLASSES Inicialmente surgiu com natureza de autarquia. Em 1998 decidiram modificar essa natureza. A Lei 9.649/98 disse que o conselho passaria ter personalidade jurdica de direito privado. O fato que essa lei foi objeto de ADI no STF ADI 1717.
Fiscalizao de Profisses e Delegao

13

DIREITO ADMINISTRATIVO
Julgando o mrito de ao direta ajuizada pelo Partido Comunista do Brasil - PC do B, pelo Partido dos Trabalhadores - PT e pelo Partido Democrtico Trabalhista - PDT, o Tribunal julgou procedente o pedido formulado na ao para declarar a inconstitucionalidade do art. 58, caput e pargrafos 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8 da Lei 9.649/98, que previam a delegao de poder pblico para o exerccio, em carter privado, dos servios de fiscalizao de profisses regulamentadas, mediante autorizao legislativa. Reconheceu-se a inconstitucionalidade dos dispositivos atacados uma vez que o mencionado servio de fiscalizao constitui atividade tpica do Estado, envolvendo, tambm, poder de polcia, poder de tributar e de punir, insuscetveis de delegao a entidades privadas. ADI 1.717-DF, rel. Min. Sydney Sanches, 7.11.2002. (ADI-1717)

O STF disse que o poder de polcia nas mos do particular pode gerar grande insegurana poltica e declarou a inconstitucional da lei. Como os conselhos de classes exercem poder de polcia, se tivesse natureza privada geraria insegurana. Sendo assim, conselho de classe volta a ter natureza de autarquia. Nessa ADI o STF disse que no se admite poder de polcia nas mos do particular. 1. Tributo A anuidade que se paga ao conselho de classe tem natureza tributria? Ela tem natureza de tributo. uma contribuio. 2. Execuo Fiscal Se no pagar a anuidade, qual ser a conseqncia? Cabe execuo fiscal. 3. Contabilidade Pblica e Responsabilidade Fiscal Ser que ela est sujeita as regras de contabilidade pblica e lei de responsabilidade fiscal? Est sujeita as regras de contabilidade pblica e responsabilidade fiscal. 4. Controle pelo Tribunal de Contas TC controla ou no? Sendo autarquia o TC vai controlar. 5. Concurso Pblico Est sujeita a concurso pblico? Tambm est. Como est a situao da OAB? 1. No tributria A OAB, segundo a jurisprudncia desde o estatuto da OAB, o entendimento da anuidade no tem natureza tributria. Isso j era dominante na jurisprudncia. 2. Execuo Comum Sendo assim no cabe execuo fiscal, mas a execuo comum. 3. Contabilidade comum A OAB tambm no tem as regras de contabilidade pblica. 4. Sem controle pelo TC No tem controle pelo TC. 5. No tem concurso pblico O quadro da OAB ser preenchido por celetistas. 14

DIREITO ADMINISTRATIVO O PGR decidiu o seguinte: pode at ser celetista, mas tem que ter concurso. Pediu uma interpretao conforme para o STF. O STF liberou a OAB do dever de fazer concurso pblico ADI 3026 (ler).
Lei 8.906/94, Art. 79, Caput e 1 O Tribunal iniciou julgamento de ao direta ajuizada pelo Procurador-Geral da Repblica contra a expresso "sendo assegurando aos optantes o pagamento de indenizao, quando da aposentadoria, correspondente a cinco vezes o valor da ltima remunerao", contida no 1 do art. 79 da Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB). Pretende-se, ainda, a interpretao conforme o inciso II do art. 37 ao caput do referido art. 79, no sentido de que seja exigido o concurso pblico para provimento dos cargos da OAB. Por maioria, conheceu-se do pedido referente ao caput do art. 79, ao fundamento de que nele h ambigidade que enseja mais de uma interpretao, a qual decorreria da dvida suscitada quanto natureza jurdica da OAB. Vencidos, no ponto, os Ministros Eros Grau, relator, Carlos Britto, Celso de Mello, Seplveda Pertence e Nelson Jobim, Presidente, que no conheciam do pedido. Prosseguindo, o Min. Eros Grau, por entender que a OAB no integra a Administrao Pblica, deu interpretao conforme no sentido de no ser exigvel o concurso pblico, no que foi acompanhado pelos Ministros Carlos Britto e Cezar Peluso. Em divergncia, o Min. Joaquim Barbosa, considerando que a OAB regida por normas de direito pblico, deu interpretao conforme no sentido de ser obrigatrio o concurso pblico. O julgamento foi suspenso com o pedido de vista do Min. Gilmar Mendes. (Lei 8.906/94: "Art. 79. Aos servidores da OAB, aplica-se o regime trabalhista. 1 Aos servidores da OAB, sujeitos ao regime da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, concedido o direito de opo pelo regime trabalhista, no prazo de noventa dias a partir da vigncia desta lei, sendo assegurado aos optantes o pagamento de indenizao, quando da aposentadoria, correspondente a cinco vezes o valor da ltima remunerao."). ADI 3026/DF, rel. Min. Eros Grau, 23.2.2005. (ADI-3026) Lei 8.906/94, Art. 79, Caput e 1 - 2 Concludo julgamento de ao direta ajuizada pelo Procurador-Geral da Repblica, na qual se objetivava a declarao de inconstitucionalidade da expresso "sendo assegurando aos optantes o pagamento de indenizao, quando da aposentadoria, correspondente a cinco vezes o valor da ltima remunerao", contida no 1 do art. 79 da Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB), e, ainda, a interpretao conforme o inciso II do art. 37 ao caput do referido art. 79, no sentido de ser exigvel o concurso pblico para provimento dos cargos da OAB - v. Informativo 377. No que se refere ao caput do art. 79 da Lei 8.906/94, o Tribunal, por maioria, julgou improcedente o pedido formulado, por entender que, em razo de a OAB no integrar a Administrao Pblica, no se haveria de exigir a regra do concurso pblico. Vencidos, no ponto, os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes que davam interpretao conforme, com eficcia ex nunc, ressalvando os cargos de chefia, direo ou assessoramento, por considerar que a OAB exerce servio pblico de forte carter estatal e submete-se, por isso, ao regime republicano do concurso pblico. Quanto ao 1 do art. 79 da lei impugnada, o Tribunal, unanimidade, julgou improcedente o pedido formulado, por no vislumbrar a alegada violao ao princpio da moralidade administrativa (Lei 8.906/94: "Art. 79. Aos servidores da OAB, aplica-se o regime trabalhista. 1 Aos servidores da OAB, sujeitos ao regime da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, concedido o direito de opo pelo regime trabalhista, no prazo de noventa dias a partir da vigncia desta lei, sendo assegurado aos optantes o pagamento de indenizao, quando da aposentadoria, correspondente a cinco vezes o valor da ltima remunerao."). Asseverou-se, no ponto, que a previso de indenizao seria razovel porque destinada a compensar, aos optantes pelo regime celetista, a perda de eventuais direitos e vantagens at ento integrados ao patrimnio dos funcionrios, e que o dispositivo estatuiu disciplina proporcional e consoante os princpios da igualdade e isonomia. Alm disso, o preceito j teria produzido efeitos, devendo ser preservadas as situaes constitudas por questes de segurana jurdica e boaf. ADI 3026/DF, rel. Min. Eros Grau, 8.6.2006. (ADI-3026)

Qual a natureza jurdica da OAB? A OAB no uma entidade da Administrao Indireta da Unio. uma categoria mpar. No est sujeita ao controle a Administrao, nem est vinculada a ela. Se no compe a autarquia ela no pode ser de direito pblico. O STF no deixou claro, dizendo que de natureza mpar. Entende-se que ela tem natureza privada. De quem a competncia para as aes da OAB? Se ela no est na lista do art. 109 da CF, a competncia no federal. Ento de competncia estadual. Pelo menos isso o que a doutrina tem entendido.
Conselho de Classe OAB

15

DIREITO ADMINISTRATIVO
Anuidade Execuo Contabilidade Responsabilidade Tribunal de Contas Concurso Pblico Natureza jurdica Competncia Contribuio (tributo) Fiscal Pblica Fiscal Controla Tem Autarquia Federal No tributria Comum Comum Comum No controla No tem Categoria mpar Estadual

AUTARQUIA DE REGIME ESPECIAL No Brasil surgiu uma expresso que autarquia de regime especial para falar das universidades pblicas. Ela uma autarquia que tem algumas regras especiais. Regra geral um dirigente da Administrao Indireta nomeado pelo chefe do poder executivo. Numa universidade o reitor escolhido por uma eleio. Tambm se admitiu o regime especial em razo da grade curricular. Ela tem liberdade para decidir sobre as matrias. Autarquia de regime especial surgiu inicialmente para falar em universidade pblica. Esse regime decorre da liberdade de eleio do reitor e da grade curricular. Ela tem mais liberdades que as demais. A partir de 1995 entramos na poltica de privatizao, que mais tarde foi chamada de poltica da descentralizao. Surge dentro do Estado a necessidade de controlar mais. Agncia reguladora surge dessa idia de controle.

AGNCIA REGULADORA Crtica sobre as agncias reguladoras: 1. Elas controlam muito pouco, quase nada. No cumprem a sua funo; 2. O prprio Estado poderia fazer isso. Elas custam muito caro para o dinheiro pblico. s vezes o servio que ela controla nem precisaria de uma agncia para controlar porque o servio no to relevante. Agncia reguladora uma autarquia de regime especial. Segue as regras da autarquia, mas em alguns aspectos ela ter tratamento diferenciado. Ela tem mais liberdade que as demais pessoas jurdicas. Para que serve uma agncia reguladora? Serve para regular e fiscalizar os servios prestados pelas diversas empresas. Tambm tem o poder de normatizar. Ser que este papel s surgiu a partir de 1995? O Estado j regulava antes do surgimento das agncias reguladoras. O nome novo, mas a funo j existia e era exercida pelo Estado. A agncia reguladora tem autonomia poltica, ou seja, capacidade para legislar? No tem. Quando ela normatiza no faz leis. Ento faz o qu? Trata-se de uma normatizao complementar da previso legal. No vai legislar. A agncia reguladora age de norma completar a lei e vai emitir normas tcnicas sobre aquela atividade. Ela tem capacidade para normatizar, mas no pode legislar. A segunda regra especial vem da nomeao dos dirigentes. A regra geral o presidente nomeia e exonera quando ele bem entender. Mas na agncia reguladora essa nomeao especial, 16

DIREITO ADMINISTRATIVO no vai seguir a regra geral. O presidente nomeia, mas com prvia aprovao do Senado. Depende dos dois. O Senado no sabatinou direito os dirigentes da ANAC. O Senado deve ter um comprometimento com o preparo desse dirigente. No pode colocar qualquer pessoa, tem que ter conhecimento tcnico. Dizem que a escolha foi poltica, havendo um problema srio na aviao civil. Tratando de agncia reguladora o dirigente tem mandato com prazo fixo. O prazo do mandato do dirigente depende de cada agncia, a lei de cada uma vai definir o prazo. Existe um projeto de lei com o objetivo de unificar o prazo, fixando-o em 4 anos. Existem prazos maiores que esse e acontece que o Presidente sai, outro entra e tem que engolir o dirigente. Nesse projeto, o mandato do dirigente no vai coincidir com o do presidente. O mandato do dirigente vai comear 1 ano depois. O dirigente pode sair antes de findar o prazo? Ele pode sair nas seguintes situaes: 1. Atravs de renncia; 2. Conduta criminosa transitada em julgado; 3. Processo administrativo disciplinar. Mas a regra geral ele ficar at o fim do mandato. O dirigente tem informaes privilegiadas. Por isso, quando ele sai da agncia ele tem que ficar afastado, no podendo ir para a iniciativa privada naquele ramo. Ele fica na quarentena. O prazo da quarentena deveria ser de 4 anos, mas de 4 meses. A regra geral de 4 meses, mas excepcionalmente algumas agncias tm quarentena de 12 meses. Durante esse tempo que ele fica proibido de trabalhar na iniciativa privada nesse ramo de atividade ele recebe como se ainda fosse dirigente. Recebe normalmente o salrio da agncia reguladora. A Lei 9.472/97 foi a lei que instituiu a ANATEL e foi considerada a norma geral das comunicaes. Ela tambm estabeleceu que as agncias reguladoras no obedecem a Lei 8.666/93 tendo procedimento licitatrio prprio definido pela prpria agncia.
Art. 210. As concesses, permisses e autorizaes de servio de telecomunicaes e de uso de radiofreqncia e as respectivas licitaes regem-se exclusivamente por esta Lei, a elas no se aplicando as Leis n 8.666, de 21 de junho de 1993 , n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, n 9.074, de 7 de julho de l995, e suas alteraes.

Alm disso, as agncias reguladoras tm modalidade licitatria especfica: o prego e a consulta. Assim consta no pargrafo nico do art. 54 da Lei 9.472/97.
Art. 54. A contratao de obras e servios de engenharia civil est sujeita ao procedimento das licitaes previsto em lei geral para a Administrao Pblica. Pargrafo nico. Para os casos no previstos no caput, a Agncia poder utilizar procedimentos prprios de contratao, nas modalidades de consulta e prego.

Ser que essa regra de afastar a Lei 8.666/93 constitucional? Claro que no. Ela foi objeto da ADI 1668. Nessa ADI o STF disse que no tem como afastar a Lei 8.666/93. Ela obedece a Lei 8.666/93; no tem como escapar. Podem utilizar o prego e a consulta.
ADI-MC 1668 / DF - DISTRITO FEDERAL MEDIDA CAUTELAR NA AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Relator(a): Min. MARCO AURLIO Julgamento: 20/08/1998 rgo Julgador: Tribunal Pleno Ementa COMUNICAES - LEI GERAL N 9.472/97 - CONTROLE CONCENTRADO. Admissibilidade parcial da ao

17

DIREITO ADMINISTRATIVO
direta de inconstitucionalidade e deferimento em parte da liminar ante fundamentos retratados nos votos que compem o acrdo

Qual a modalidade licitatria especfica da agncia reguladora? Em 1997, quando veio a Lei 9.472/97, as duas modalidades eram especficas porque no existia nenhuma das duas. Mas em 2000 o prego surgiu como modalidade para a Unio. Agora, se todos os entes da Administrao fazem prego, ento ele no especfico da agncia reguladora. Sendo assim, a modalidade especfica a consulta. Como se faz uma consulta? Ainda depende de regulamentao. Ainda no sabemos qual o procedimento da consulta. Mais grave do que a licitao o regime de pessoal das agncias reguladoras. A agncia reguladora uma autarquia. Em tese o regime a ser adotado por ela seria o regime nico e na Unio o regime nico o estatutrio. A Lei 9.986/00, que a norma geral das agncias reguladoras, estabeleceu que a agncia reguladora ter regime celetista com contratos temporrios. Sendo a necessidade permanente no se pode admitir contrato temporrio devendo o quadro de pessoal ser preenchido com contratos permanentes. Contrato temporrio no exige concurso, mas processo seletivo simplificado. Houve uma ADI para discutir a Lei 9.986/00 ADI 2310, que decidiu em sede de cautelar que no pode ser contrato temporrio. Estes so inconstitucionais porque a necessidade permanente devendo ser preenchido com cargos atravs de concurso pblico. No d para fazer isso de um dia para a noite, ento os contratos temporrios que esto em andamento podem continuar e esse o prazo para realizao dos concursos. Quando o STF disse que no pode ser contrato temporrio, o Presidente da Repblica editou a MP 155/03 para criar cargos pblicos. Pode criar cargo via MP? No Brasil se cria cargo atravs de lei. Mas foi feito assim e ela j foi convertida em lei Lei 10.871/04. Se existe uma ADI e a lei objeto dela foi alterada, consequentemente essa ADI perde o seu objeto. A ADI 2310 perdeu o seu objeto e por isso foi extinta. O STF tinha dito que os contratos eram inconstitucionais, mas deveriam ficar at o final do seu prazo. O Presidente alterou a lei e criou cargos. O STF extinguiu a ADI 2310. Ai, o Presidente editou uma nova MP MP 269/05 prorrogando os contratos temporrios at o ano de 2007. Essa MP j foi convertida na Lei 11.292/06. Os contratos temporrios foram prorrogados at 2007. Foi proposta nova ADI, a ADI 3678. Essa ADI por enquanto no tem qualquer deciso. Os contratos foram prorrogados at 2007 que j terminou. O Presidente da Repblica editou uma nova MP (MP 407/07) e prorrogou os contratos temporrios at julho de 2009. Esses so os mesmos contratos temporrios que o STF j tinha dito serem inconstitucionais. No fazem concurso porque muito mais fcil preencher os temporrios e os cargos que foram criados dizem que so insuficientes. As MPs que o Presidente editou prorrogou os contratos temporrios de algumas agncias reguladoras e no de todas. Temos temporrios que no foram prorrogados e continuam trabalhando na agncia reguladora como se nada tivesse acontecido. O quadro de algumas agncias reguladoras completamente temporrio e no foram includas na prorrogao da MP. Exemplos de agncias reguladoras: Para controlar servio pblico: ANEEL (apago), ANATEL (comunicao), ANS e ANVISA (planos de sade), ANTT (transportes terrestres), ANTAQ (transporte aquavirio precisava de uma agncia reguladora para isso?), ANAC (aviao civil); Para controlar o monoplio do petrleo: ANP; Para controlar o bem pblico: ANA (agncia nacional de guas); 18

DIREITO ADMINISTRATIVO Buscando o fomento, o incentivo: ANCINE (cinema precisava de uma agncia para isso?). Temos agncias que no tem nome de agncia, e temos agncia que tem nome de agncia no agncia. A CVM Comisso de Valores Mobilirios uma agncia reguladora, mas esqueceram de dar o nome de agncia. A ADA e a ADENE Agncia de Desenvolvimento da Amaznia e do Nordeste, as velhas SUDAN E SUDENE so simples autarquias, s que deram o nome de agncia para ver se melhorava a credibilidade delas. Tambm tem a AEB Agncia Espacial Brasileira que uma simples autarquia. A ABIN Agncia Brasileira de Inteligncia um rgo da Administrao Direta apesar de ter nome de agncia no agncia. A ABIN que serve para a segurana nacional. Todas as agncias reguladoras tm o nacional no nome. As que no so agncias reguladoras, mas so denominadas de agncias no possuem o termo nacional. Por enquanto esse critrio de diferenciao pode ser usado.

AGNCIAS EXECUTIVAS Regulada pelos arts. 51 e 52 da Lei 9.649/98.


Art. 51. O Poder Executivo poder qualificar como Agncia Executiva a autarquia ou fundao que tenha cumprido os seguintes requisitos: I - ter um plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento; II - ter celebrado Contrato de Gesto com o respectivo Ministrio supervisor. o 1 A qualificao como Agncia Executiva ser feita em ato do Presidente da Repblica. o 2 O Poder Executivo editar medidas de organizao administrativa especficas para as Agncias Executivas, visando assegurar a sua autonomia de gesto, bem como a disponibilidade de recursos oramentrios e financeiros para o cumprimento dos objetivos e metas definidos nos Contratos de Gesto. Art. 52. Os planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional definiro diretrizes, polticas e medidas voltadas para a racionalizao de estruturas e do quadro de servidores, a reviso dos processos de trabalho, o desenvolvimento dos recursos humanos e o fortalecimento da identidade institucional da Agncia Executiva. o 1 Os Contratos de Gesto das Agncias Executivas sero celebrados com periodicidade mnima de um ano e estabelecero os objetivos, metas e respectivos indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para a avaliao do seu cumprimento. o 2 O Poder Executivo definir os critrios e procedimentos para a elaborao e o acompanhamento dos Contratos de Gesto e dos programas estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional das Agncias Executivas.

uma autarquia ou fundao pblica. O regime ser o mesmo da autarquia. S que esta autarquia est sucateada, est velha e ineficiente. Elabora-se um plano estratgico de modernizao ou reestruturao. Com este plano ela vai at a Administrao Direta para pedir ajuda na execuo desse plano. A Administrao celebra com essa autarquia um contrato de gesto. Contrato de gesto uma terminologia que surgiu inicialmente para definir aquele contrato celebrado entre a Administrao Direta e a Administrao Indireta. Hoje ele j no est mais to restrito. O status de agncia executiva reconhecido por decreto do Presidente da Repblica. Para isso, precisa de uma autarquia ou fundao, um plano de reestruturao e um contrato de gesto. Esse status de agncia executiva um status permanente ou temporrio? temporrio. Vencendo o contrato ela volta a ser uma simples autarquia ou fundao. Ex. INMETRO tem em andamento o contrato de gesto. Vencendo o contrato ela volta a ser uma simples autarquia, uma simples fundao. 19

DIREITO ADMINISTRATIVO A nossa doutrina critica muito a agncia executiva. As crticas so: 1. Autarquia no tem porque ser ineficiente. um absurdo ter autarquia e fundao ineficiente. Tinha que ser eficiente desde a sua origem. 2. No pode um contrato administrativo dar mais do que a lei deu. O contrato d mais liberdade e mais recurso pblico do que a prpria lei que a institui. Por essa razo, o tema agncia executiva quase no est caindo em concurso.

EMPRESAS ESTATAIS: EMPRESA PBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA As duas tem o mesmo regime jurdico. Toda empresa estatal empresa pblica ou sociedade de economia mista? O Estado pode ter parte e a empresa seguir o regime de empresa pblica sendo empresa pblica. Mas pode existir empresa onde o Estado tem parte e a empresa seguir o regime privado sendo, portanto, empresa privada. Desta forma, nem toda empresa que o Estado participa vai ser empresa pblica ou sociedade de economia mista. Empresa pblica pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado? Empresa pblica pessoa jurdica de direito privado. Pode ter como finalidade prestao de servio pblico ou explorao de atividade econmica. A empresa pblica tem capital exclusivamente pblico. No significa dizer que de um nico ente, podendo ser de mais de um ente poltico. O que no pode ter participao de um ente privado. Ela pode ser constituda em qualquer modalidade empresarial. No h qualquer exigncia aqui. Sociedade de economia mista pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado? Sociedade de economia mista pessoa jurdica de direito privado. Tambm pode ser criada para prestar servio pblico ou explorar atividade econmica. O nome est ligado ao capital. Este capital misto. Mas o controle desta sociedade deve estar nas mos do poder pblico, ou seja, a maioria do capital que d direito a voto tem que estar nas mos do poder pblico. Sociedade de economia mista precisa ser necessariamente uma S/A. As diferenas esto no capital e na constituio societria. Existe uma terceira diferena que diz respeito competncia para o julgamento das suas aes art. 109, I da CF.
Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: I - as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho;

Empresa pblica federal tem competncia na justia federal. Mas o art. 109 no fala na sociedade de economia mista federal. Sendo assim, s pode ser justia estadual. Esse entendimento confirmado pelas smulas 517 e 556 do STF.
Smula 517 do STF: As sociedades de economia mista s tm foro na Justia Federal, quando a Unio intervm como assistente ou opoente. Smula 556 do STF: competente a Justia Comum para julgar as causas em que parte sociedade de economia mista.

20

DIREITO ADMINISTRATIVO Se for empresa pblica e sociedade de economia mista estadual a competncia estadual. Se for municipal, tambm vai para a estadual. S existe polmica na federal. A empresa pblica e a sociedade de economia mista vo ter distines no seu regime quando diz respeito a sua finalidade. Regime hbrido aquele que mistura um pouco de pblico e um pouco de privado. Quando tratar-se de empresa estatal prestadora de servio pblico o seu regime ser mais prximo do direito pblico. Ela ser mais pblica do que privada. muito prxima do regime da autarquia. Por outro lado, se for uma empresa estatal exploradora de atividade econmica o seu regime ser mais prximo do direito privado. Quando a empresa estatal pode explorar atividade econmica? O art. 173 da CF diz que o Estado no intervir na atividade econmica, exceto atravs da empresa pblica e da sociedade de economia mista se for imprescindvel para a segurana nacional e para o interesse coletivo.
Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

No pode criar para o lucro. O que se busca a segurana nacional e o interesse coletivo. Ser que empresa pblica e sociedade de economia mista esto sujeitas a licitao? Elas no precisam licitar na sua atividade fim. Quando presta servio pblico ela tem que licitar art. 37, XXI, CF.
Art. 37. (...) XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. (Regulamento) (Lei 8.666/93, que institui normas para licitaes e contratos administrativos)

Seu regime mais pblico. Segue a Lei 8.666/93. A Lei 8.666/93 diz no art. 1 quais empresas esto sujeitas a licitao.
Art. 1 Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Pargrafo nico. Subordinam-se ao regime desta Lei (esto sujeitos licitao), alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.
o

Agora, na atividade econmica o art. 173, 1, III da CF estabelece que poder, atravs de lei especfica, ter estatuto prprio para licitaes e contratos.
Art. 173. (...) 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) III - licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

21

DIREITO ADMINISTRATIVO Esse artigo traz algumas regras onde elas podero ter estatuto prprio. Se a CF diz que podero ter e at hoje esse estatuto no veio, ento a regra aplicvel a esta empresa deve ser a norma geral, ou seja, a Lei 8.666/93. Sendo assim, elas esto sujeitas a licitao sim. Mas na prtica elas quase no licitam, porque a prpria Lei 8.666/93 traz vrias hipteses de dispensa e inexigibilidade. As dispensas esto nos arts. 17 e 24 e as inexigibilidades no art. 25.
Art. 17. A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: II - quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos: b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica; e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades; f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe. Art. 24. dispensvel a licitao: XXIII - na contratao realizada por empresa pblica ou sociedade de economia mista com suas subsidirias e controladas, para a aquisio ou alienao de bens, prestao ou obteno de servios, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998)

No caso de valor pequeno ocorre a dispensa da licitao. Esse valor pequeno de 10% do convite, ou seja, R$ 15 mil para engenharia e R$ 8 mil para outros bens e servios. S que a empresa estatal tem limite dobrado, ou seja, 20% do convite. Isso significa dispensa de licitao de R$ 30 mil para engenharia e R$ 16 mil para outros bens e servios pargrafo nico do art. 24 da Lei 8.666/93.
Art. 24. (...) Pargrafo nico. Os percentuais referidos nos incisos I (obras e servios de engenharia de valor at 10% do convite, ou seja, R$ 15.000,00) e II (outros servios e compras de valor at 10% do convite, ou seja, R$ 8.000,00) do caput deste artigo sero 20% (vinte por cento) para compras, obras e servios contratados por consrcios pblicos, sociedade de economia mista, empresa pblica e por autarquia ou fundao qualificadas, na forma da lei, como Agncias Executivas. (Redao dada pela Lei n 11.107, de 2005)

A licitao ser inexigvel quando for invivel a competio. O rol do art. 25 exemplificativo.
Art. 25. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial: I - para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; III - para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

Licitao serve para escolher a proposta mais vantajosa e celebrar o melhor contrato possvel, e, desta forma, perseguir o interesse pblico. A licitao ser inexigvel quando prejudicar a atividade fim. Em regra, ela tem que licitar. ????? Empresa pblica e sociedade de economia mista esto sujeitas ao art. 37, 6 da CF?
Art. 37. (...)

22

DIREITO ADMINISTRATIVO
6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes (responsabilidade objetiva), nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

Depende. A responsabilidade civil depende da finalidade. Se prestar servio pblico aplica o art. 37, 6 da CF, sendo a responsabilidade em regra objetiva. Se a vtima ajuizar ao contra a empresa e a empresa no tiver dinheiro, o Estado ser chamado subsidiariamente pelo ato dessa empresa. Agora se for exploradora da atividade econmica no estar sujeita ao art. 37, 6 da CF. Aplica a regra do direito civil, ou seja, responsabilidade subjetiva. Nesse caso o Estado no tem responsabilidade por esta empresa. Empresa pblica e sociedade de economia mista esto sujeitas a falncia? No tem falncia. Para a posio dominante hoje, no tem falncia mesmo se for exploradora de atividade econmica. A Lei 11.101/05 estabelece que no tem falncia, no fazendo distino entre a atividade fim.
Art. 2 Esta Lei (Lei 11.101/05 Lei de Falncia) no se aplica a: I empresa pblica e sociedade de economia mista;
o

Alguns doutrinadores continuam afirmando que no se pode dar o mesmo tratamento para as duas atividades. Para Celso Antnio ela tem que ser diferenciada pela finalidade, devendo haver falncia para a exploradora de atividade econmica. O bem da empresa pblica penhorvel? Sim. Bem de empresa pblica penhorvel. Em regra eles seguem o regime privado, por isso so penhorveis, alienveis. Excepcionalmente seguiram o regime de bem pblico quando estiverem diretamente ligados a prestao de servio pblico. Nem todo bem da prestadora de servio est ligada prestao de servio. Essa exceo diz respeito ao princpio da continuidade. H divergncia na doutrina. Jos dos Santos Carvalho Filho no admite essa exceo. Sendo pessoa jurdica de direito privado no tem como ela ter bem pblico. Mas a maioria admite que se o bem estiver diretamente ligado ao servio ele bem pblico. Quanto ao regime tributrio, a empresa pblica e a sociedade de economia mista possuem privilgios? O art. 173, 2 aplicvel quando a finalidade for a atividade econmica.
Art. 173. (...) 2 - As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado.

A CF diz que no tem privilgios no extensveis a iniciativa privada. Ou seja, ela tem os privilgios extensveis iniciativa privada. Quando for prestao de servio pblico, conforme art. 150, 3 da CF que fala sobre as imunidades recprocas, esta no ser aplicvel quando cobrar tarifa de usurio.
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: a) patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; 2 - A vedao do inciso VI, "a", extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes.

23

DIREITO ADMINISTRATIVO
3 - As vedaes do inciso VI, "a", e do pargrafo anterior no se aplicam ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel.

Se no cobrar a tarifa do usurio tem a imunidade. O fato que na prtica a regra ter tarifa, porque a empresa no vai prestar servio de graa, e consequentemente no ter imunidade recproca. Quanto ao regime de pessoal, celetista ou estatutrio? Quem trabalha na empresa pblica ou sociedade de economia mista servidor pblico? S existe servidor pblico em pessoa jurdica de direito pblico, podendo ser celetista ou estatutrio. Em pessoa privada no tem servidor, nem estatuto. Estatuto e servidor pblico s existem em pessoa jurdica de direito pblico. Esse pessoal chamado de servidores de entes governamentais de direito privado. Eles so empregados no regime da CLT. Eles se equiparam aos servidores pblico em alguns aspectos: 1. Empregado de empresa pblica e sociedade de economia mista tem que prestar concurso pblico; 2. Esto sujeitos ao regime da no acumulao de cargos; 3. Tambm esto sujeitos, como regra, ao teto remuneratrio constitucional. Salvo quando essa empresa vive da sua prpria receita. Se depender de repasse para custeio, ela tem que observar o teto; 4. Esto sujeitos a responderem por improbidade administrativa; 5. So funcionrios pblicos para a lei penal art. 327;
Funcionrio pblico Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

6. Esto sujeitos a remdios constitucionais. So considerados autoridades pblicas; 7. A dispensa diferente a dos servidores. Segundo o TST, na smula 390, eles no gozam da estabilidade do art. 41 da CF.
Smula 390 do TST: Estabilidade. Art. 41 da CF/1988. Celetista. Administrao direta, autrquica ou fundacional. Aplicabilidade. Empregado de empresa pblica e sociedade de economia mista. Inaplicvel I - o servidor pblico celetista da administrao direta, autrquica ou fundacional beneficirio da estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988. II - ao empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovao em concurso pblico, no garantida a estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988. Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

No tendo estabilidade, ento no se fala em avaliao de desempenho, processo para apurao de falta grave. A OJ 247 do TST diz que a dispensa nesse caso imotivada.
OJ N 247, TST: SERVIDOR PBLICO. CELETISTA CONCURSADO. DESPEDIDA IMOTIVADA. EMPRESA PBLICA OU SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. POSSIBILIDADE. Inserida em 20.06.2001 (Alterada Res. n 143/2007 - DJ 13.11.2007)

24

DIREITO ADMINISTRATIVO
I - A despedida de empregados de empresa pblica e de sociedade de economia mista, mesmo admitidos por concurso pblico, independe de ato motivado para sua validade; II - A validade do ato de despedida do empregado da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT) est condicionada motivao, por gozar a empresa do mesmo tratamento destinado Fazenda Pblica em relao imunidade tributria e execuo por precatrio, alm das prerrogativas de foro, prazos e custas processuais.

Essa posio muito criticada, mas isso que se deve responder no concurso. A empresa de Correios e Telgrafos uma empresa pblica, mas um monstrinho jurdico. Os Correios possuem tratamento de Fazenda Pblica. E por isso, ela igualzinha a autarquia. Todos os seus bens so impenhorveis, estando ou no ligados ao servio. uma empresa pblica que segue precatria, tem imunidade recproca e precisa de processo administrativo para dispensar empregado. O TST mudou de posio no ano de 2007. Ler a ADPF 46 que fala justamente da discusso sobre os Correios.
ADPF e Monoplio das Atividades Postais - 1 O Tribunal iniciou julgamento de argio de descumprimento de preceito fundamental proposta pela Associao Brasileira das Empresas de Distribuio - ABRAED, em que se pretende a declarao da no-recepo, pela CF/88, da Lei 6.538/78, que instituiu monoplio das atividades postais pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT. O Min. Marco Aurlio, relator, aps afastar a preliminar de ilegitimidade ativa e reputar atendidos os pressupostos de que trata o art. 3 da Lei 9.882/99, acolheu o pedido formulado para declarar a no-recepo pela CF/88 dos artigos da Lei 6.538/78 que disciplinaram o regime da prestao de servio postal como monoplio exclusivo da Unio, ao fundamento de que eles violam os princpios da livre iniciativa, da liberdade no exerccio de qualquer trabalho, da livre concorrncia e do livre exerccio de qualquer atividade econmica (CF, arts. 1, IV; 5, XIII; 170, caput, IV e pargrafo nico, respectivamente). Ressaltando, inicialmente, a necessidade de se interpretar a Constituio de modo a lhe dar a maior eficcia possvel, diante da realidade vigente, considerou que a expresso "manter o servio postal", contida no inciso X do art. 21 da CF, inserida na primeira Constituio e repetida nas seguintes, teria adquirido alcance diverso com o passar do tempo, evoluindo no sentido de significar, no contexto social presente, no mais monoplio, mas um conjunto de servios que a Unio deve garantir e, eventualmente, prestar de forma direta, se inexistente interesse econmico para o desenvolvimento da atividade em certos locais do territrio brasileiro. Considerou, para tanto, as mutaes ocorridas no Direito Administrativo brasileiro, decorrentes da gradativa reduo da participao direta do Estado na atividade econmica, em razo do reconhecimento da sua ineficincia na prestao de servios pblicos e na realizao dos investimentos tecnolgicos necessrios melhoria dos mesmos, salientando, no ponto, em relao ECT, as diversas falhas observadas em sua administrao, o atraso tecnolgico, e os elevados custos e preos dos servios prestados. Diante disso, concluiu no ter sido recepcionado, pela CF/88, o monoplio do servio postal, inclusive, por inexistir previso a ele relativa no texto constitucional, o qual seria exaustivo quanto instituio do monoplio na atividade econmica (CF, arts. 21, XXIII, e 177). Asseverou que, em prol da preservao do interesse pblico, a atuao do Estado deveria ser subsidiria, afastando-se sua interveno desnecessria em rea sustentada, de forma satisfatria, pelo setor privado - titular da atividade econmica, permitindo, dessa forma, a liberdade de iniciativa e de concorrncia, passando o Estado a posicionar-se como agente normativo e regulador das atividades econmicas, nos termos do disposto no art. 174 da CF. Isso por melhor atender ao interesse da coletividade a garantia de que o servio postal seja prestado em regime de concorrncia entre as vrias empresas do mercado consumidor, eis que esse modelo promove o aperfeioamento tecnolgico, a reduo dos custos operacionais e dos preos dos servios. Entendeu ainda que, ao se reconhecer que a atividade econmica no prpria do Estado, seria dispensvel definir-se servio postal ou como servio pblico ou como atividade econmica em sentido estrito, sendo, ademais, possvel a existncia de duplo regime (pblico e privado) na realizao da referida atividade. ADPF 46/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 15.6.2005. (ADPF-46) ADPF e Monoplio das Atividades Postais - 2 Prosseguindo no julgamento, o Min. Eros Grau divergiu e julgou improcedente o pedido. Tendo em conta a orientao fixada pelo Supremo na ACO 765 QO/RJ (pendente de publicao), no sentido de que o servio postal constitui servio pblico, portanto, no atividade econmica em sentido estrito, considerou incua a argumentao em torno da ofensa aos princpios da livre iniciativa e da livre concorrncia. Distinguindo o regime de privilgio de que se reveste a prestao dos servios pblicos do regime de monoplio, afirmou que os regimes jurdicos sob os quais so prestados os servios pblicos implicam que sua prestao seja desenvolvida sob privilgios,

25

DIREITO ADMINISTRATIVO
inclusive, em regra, o da exclusividade na explorao da atividade econmica em sentido amplo a que corresponde essa prestao, haja vista que exatamente a potencialidade desse privilgio incentiva a prestao do servio pblico pelo setor privado quando este atua na condio de concessionrio ou permissionrio. Asseverou, que a prestao do servio postal por empresa privada s seria possvel se a CF afirmasse que o servio postal livre iniciativa privada, tal como o fez em relao sade e educao, que so servios pblicos, os quais podem ser prestados independentemente de concesso ou permisso por estarem excludos da regra do art. 175, em razo do disposto nos artigos 199 e 209 (CF: "Art. 175. Incumbe ao poder pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. ... Art. 199. A assistncia sade livre iniciativa privada. ... Art. 209. O ensino livre iniciativa privada."). Ressaltou que o servio postal prestado pela ECT, empresa pblica criada pelo Decreto-Lei 509/69, que foi recebido pela CF/88, a qual deve atuar em regime de exclusividade (em linguagem tcnica, em situao de privilgio, e, em linguagem corrente, em regime de monoplio), estando o mbito do servio postal bem delineado nos artigos 70 e seguintes da Lei 6.538/78, tambm recebida pela CF/88. Por fim, julgando insuficiente a atuao subsidiria do Estado para soluo dos conflitos da realidade nacional, considerou que, vigentes os artigos 1 e 3 da CF, haverse-ia de exigir um Estado forte e apto a garantir a todos uma existncia digna, sendo incompatvel com a Constituio a proposta de substituio do Estado pela sociedade civil. O julgamento foi suspenso com o pedido de vista do Min. Joaquim Barbosa. ADPF 46/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 15.6.2005. (ADPF-46) ADPF e Monoplio das Atividades Postais - 3 Retomado julgamento de argio de descumprimento de preceito fundamental proposta pela Associao Brasileira das Empresas de Distribuio - ABRAED, em que se pretende a declarao da no-recepo, pela CF/88, da Lei 6.538/78, que instituiu monoplio das atividades postais pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT - v. Informativo 392. Os Ministros Joaquim Barbosa e Cezar Peluso acompanharam o voto do Min. Eros Grau, que, abrindo divergncia, julgou improcedente o pedido formulado, ao fundamento de que o servio postal constitui servio pblico, e no atividade econmica em sentido estrito, que prestado pela ECT em regime de privilgio, tendo sido recepcionada pela CF/88 a Lei 6.538/78. Votaram pela procedncia parcial do pedido o Min. Carlos Britto, que, tambm considerando que o servio postal servio pblico, de prestao exclusiva por parte da Unio, ressalvou, entretanto, que a recepo da Lei 6.538/78 estaria restrita s atividades que impliquem comunicao privada e comunicao telegrfica, no alcanando, portanto, as de carter eminentemente mercantil, e o Min. Gilmar Mendes, que declarava a no-recepo somente dos artigos 42, 43, 44 e 45 da lei impugnada, que tratam da criminalizao da violao ao monoplio postal da Unio, dado o carter aberto da disposio, em afronta ao princpio da reserva legal estrita. Aps, o julgamento foi suspenso em virtude do pedido de vista da Min. Ellen Gracie. ADPF 46/DF, rel. Min. Marco Aurlio, 17.11.2005. (ADPF-46)

03/04/2008 ENTES DE COOPERACAO So aqueles que colaboram com o estado, mas esto do lado dele, fora dele. Por isso so chamados de paraestatais ou terceiro setor. composto por organizaes no governamentais. Organizao no governamental est fora da Administrao. Nem toda ONG vai ser ente de cooperao. Caractersticas: 1. Eles esto fora da Administrao. Por isso, trata-se de... 2. Pessoa jurdica de direito privado. E apesar disso, ... 3. No tem fins lucrativos. SERVIO SOCIAL AUTONOMO Tambm chamado de sistema S. esse nome resultado de que praticamente todos eles comeam com a letra S SESI, SESC, SENAI, SENAC, SEBRAE, Pra que serve? Essas pessoas jurdicas tm como finalidade o fomento e o apoio a diversas categorias profissionais.

26

DIREITO ADMINISTRATIVO Muitas vezes eles oferecem cursos, ensino, aprendizagem. Tambm possvel o oferecimento de lazer, assistncia odontolgica, assistncia medica. So servios ao lado das categorias profissionais. De que vive? Qual a receita que banca todas essas atividades? A sua receita pode decorrer diretamente de recursos oramentrios. Mas a principal receita a cobrana de contribuio atravs de um instituto chamado parafiscalidade. Competncia tributria a aptido para criar e instituir tributos. S ente poltico tem e ela indelegvel, no pode ser transferida. Diferentemente de capacidade tributria que a aptido para cobrar tributos que delegvel. Assim, quando falamos em delegao nos referimos a capacidade tributria. Delegar capacidade tributria significa parafiscalidade. O servio social autnomo tem a delegao da capacidade tributria, ou seja, ele tem aptido para cobrar tributos. Servio social autnomo se utiliza do INSS para cobrar esse tributo que repassado para ele. Ele tem aptido para faz-lo, mas se utiliza do INSS. Se tem recurso pblico e tem contribuio, ento o Tribunal de Contas deve controlar? Tem controle pelo Tribunal de Contas porque tem dinheiro pblico. Se o Tribunal de Contas pode controlar, ento ele tambm est sujeito a licitao, porque tem recurso pblico. O TCU tem uma orientao de que o serv soc autnomo pode ter um procedimento simplificado. o chamado procedimento simplificado do sistema S. tem que licitar, mas no est sujeito a Lei 8666 em sua totalidade. Quem trabalha no servio social autnomo celetista ou estatutrio? O regime celetista e ele empregado privado. Em face dos dirigentes dos servios sociais autnomos h possibilidade de impetrao de MS, segundo a jurisprudncia. Em regra, no tem benefcios processuais, nem tributrios. S existem uma certa divergncia doutrinria (Jose dos Santos Carvalho Filho) que o servio com carter assistencial teria imunidade do art. 150, IV, c, CF. Aqui h muita divergncia. S pode aplicar no servio que tem carter assistencial. ENTIDADES DE APOIO Elas esto na moda! A FINATEC um exemplo de entidade de apoio. Um dirigente usou do $ dela para mobiliar a casa ver notcias. um ente de cooperao muito criticada pela doutrina. So pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos. Esto fora da Adm, mas colaborando com ela. Essas entidades so constitudas com natureza de fundao privada, associao privada e cooperativa. Todas do direito privado direito civil. Elas so criadas por servidores pblicos que fazem em nome prprio. Servidor no cria em nome do Estado, da Administrao. O que essa entidade tem a ver com a Adm? Elas so constitudas no regime privado, mas atuam junto com universidades e hospitais atravs de convnios para colaborar com esses. Em tese uma universidade pblica no pode cobrar por uma ps-graduao. Elas arrecadam dinheiro e em contra partida elas vo incentivar financiando mestrados, doutorados e pesquisas. A entidade de apoio funciona dentro da prpria universidade, do prprio hospital. Alm disso, quem trabalha nessa entidade geralmente so os prprios funcionrios da universidade e hospital. uma entidade privada e gasta o dinheiro de forma livre, mesmo funcionando dentro da universidade ou do hospital e com funcionrios desses. Normalmente o incentivo fomentar a pesquisa. 27

DIREITO ADMINISTRATIVO A doutrina fala mal porque a sede dessa fundao privada na prpria universidade ou hospital, e os servidores desses tambm trabalham na entidade de apoio. Tem o beneficio do pblico e o beneficio do privado. Considerando que elas recebem recursos pblicos, servidores e bens pblicos, consequentemente sero controladas pelo Tribunal de Contas. A Lei 8958/94 a nica regulamentao legal que temos sobre o assunto. Ainda fala regulamentao. Para hospitais ainda no tem nada. Finatec, Fusp, Certi, Fapex so exemplos de entidades de apoio. ORGANIZAO SOCIAL (OS) Na Esaf normalmente no escrevem o nome, mas a sigla OS. Esta prevista na Lei 9.637/98, e est lei est sendo objeto de controle de constitucionalidade atravs da ADIN 1923. Discute-se at a prpria existncia da OS. uma pessoa de direito privado sem fins lucrativos que est fora da Adm, mas colaborando com ela. Extingue a pessoa jurdica da Adm, e transfere essa atividade para a OS. Ela nasce basicamente de extines da Adm. Transfere atravs de qual instrumento? Atravs da OS a Adm celebra o contrato de gesto. Contrato de gesto o vinculo jurdico atravs do qual o Estado celebra com a OS. O conceito inicial desse contrato era Adm versos Adm. Hoje a utilizao completamente sem critrio. Est no art. 37, 8 da CF. Antes de existir no mundo jurdico a OS deve celebrar contrato de gesto. Ela celebra contrato antes de existir no mundo jurdico porque esse contrato requisito para a sua existncia. Maria Sylvia diz que esse um ente fantasma porque celebra contrato antes de existir. Se ela nem existe, como tem a certeza de que ela presta um bom servio, que ela ser eficiente? No h qualquer prvio controle de qualidade, de competncia. No se sabe se aquela pessoa jurdica sabe ou no prestar aquele servio. Alm de tudo isso o contrato de gesto pode dar a essa pessoa jurdica: Recursos oramentrios pode participar direto no oramento; Servidores pblicos se extingue o rgo da Adm, o servidor emprestado para a OS e pago pela Adm; Bens pblicos a OS pode utilizar bens pblicos na sua atividade. Tem controle pelo Tribunal de Contas porque tem dinheiro pblico. Sendo, assim, teoricamente est sujeita a licitao. Deveriam licitar, mas ganharam dispensa de licitao no art. 24, XXIV da Lei 8.666. Esse dispositivo objeto de controle na ADIN 1923. A dispensa no total, mas apenas nos contratos decorrentes do contrato de gesto. A OS administrada por um chamado Conselho de Adm que composto por particulares, servidores e administradores pblicos. Ex. Instituto de Matemtica Pura e Aplicada, Instituto de Desenvolvimento Sustentvel Mamirau. Tem uma lista no site do Ministrio do Planejamento. ORGANIZAO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO (OSCIP) A OSCIP est prevista na Lei 9.790/99. pessoa jurdica de direito privado sem fins lucrativos que est fora da Adm, mas coopera com esta. uma pessoa jurdica de direito privado e tem que existir no mercado naquele ramo a pelo menos 1 ano, o que vai permitir um controle de qualidade. Qual o vnculo com o Estado? Ela celebra com o Estado um termo de parceria. Termo de parceria vinculo jurdico entre a pessoa privada e o Estado. Essa pessoa pode receber recurso pblico. 28

DIREITO ADMINISTRATIVO ATENO: Recurso oramentrio quando a pessoa jurdica recebe direto do oramento. Recurso pblico no participa direto do oramento. Imagine que determinado rgo da Adm est precisando modernizar o departamento de informtica. Ele procura a OSCIP que vai cooperar com esse rgo e junto com este vai elaborar um projeto. Executado o projeto, a OSCIP vai embora. A OSCIP oferece mo de obra, equipamentos para executar o projeto. A idia boa, mas na prtica a OSCIP no est sendo utilizada com esse intuito. Est sendo usada como mo de obra da Adm que s pode contratar por concurso. A OSCIP est sendo usada como fraude ao concurso pblico porque os trabalhadores da OSCIP esto trabalhando como servidores pblicos. A Justia do Trabalho est pegando pesado nessa histria. A OSCIP no tem interferncia dos administradores na sua administrao. Ex. Instituto Joozinho Trinta, Instituto Asas, Organizao Ponto Terra em MG. Tambm tem lista no site do Ministrio do Planejamento.

PODERES DA ADMINISTRAO Cai em todos os concursos! No um assunto com divergncias. Alguns autores utilizam o termo poderes administrativos. O que significa poder da Administrao? So prerrogativas, instrumentos que tem a Administrao na busca do interesse pblico. Trata-se de um conjunto de prerrogativas ou de competncias de direito pblico, conferidas Administrao, com o objetivo de permitir a aplicao da supremacia do interesse pblico e a realizao do bem comum. Imagine que o poder disciplinar (aquele que permite a aplicao de sano em razo de infrao funcional) aplicado a um servidor com a pena de demisso. Esse ato administrativo de demisso a materializao do poder administrativo. Outro exemplo, o poder de polcia, que a busca do bem estar social, permite a aplicao de multa por direo com excesso de velocidade. Poderes da Administrao so diferentes dos Poderes do Estado. Poderes do Estado so os poderes executivo, legislativo e judicirio. So elementos orgnicos ou organizacionais do Estado. Poderes da Administrao so instrumentos, so prerrogativas do Estado.

CARACTERSTICAS 1. Poder-dever O poder de exerccio obrigatrio ou de exerccio facultativo? O poder de exerccio obrigatrio. Quando se trata de funo pblica, esse interesse da coletividade e exerc-la representa um munus publico para o administrador, tendo ele o dever de eficincia e impossibilidade de livre disposio. Por essa razo falamos de poder-dever. Celso Antnio prefere chamar de dever-poder porque dever mais importante que poder e por isso deve vir primeiro. 2. Irrenuncivel Sendo funo pblica aplica-se o princpio da indisponibilidade do interesse pblico e tambm o princpio geral do direito que estabelece que o administrador de hoje no pode criar obstculos para o administrador de amanh. Se poder-dever, renuncivel ou irrenuncivel? Os poderes da Administrao so irrenunciveis. No pode abrir mo do instrumento. 29

DIREITO ADMINISTRATIVO O fundamento para ser irrenuncivel porque se trata de uma funo pblica em nome e interesse do povo e no do administrador. O administrador no pode dispor, no pode renunciar. Aplica-se aqui o princpio da indisponibilidade. O administrador de hoje no pode criar obstculos para o administrador de amanh esse um princpio geral do direito. Pensando nisso vamos lembrar que se o administrador de hoje abrir mo do poder disciplinar, o futuro administrador tambm no vai poder. 3. Limites legais competncia, necessidade + proporcionalidade + eficincia O administrador precisa respeitar os limites previstos pela lei. O administrador, para exercitar um poder, precisa ser autoridade competente. Precisa tambm respeitar o trinmio da necessidade, proporcionalidade e eficincia. Precisa observar essas trs idias, especialmente quando se fala no poder de polcia. 4. Responsabilidade abuso de poder Se o administrador desrespeita os limites da lei ele pode ser responsabilizado por isso, tanto por ao quanto por omisso. Se ele extrapola os limites da lei configura o abuso de poder. E o abuso de poder tem duas modalidades: Excesso de poder; Desvio de finalidade Excesso de poder como se fosse o passo fora da linha, foi alm do que lhe era permitido. Ele era competente para prender, mas prendeu e torturou. Extrapolou o seu limite de poder. Desvio de finalidade significa vcio ideolgico ou subjetivo. Tem um defeito de ideal, um defeito na vontade do administrador. Imagine que um delegado de policia recebe uma ordem de priso e descobre que o sujeito que vai ser preso seu inimigo. Ele guarda a ordem de priso para o dia do casamento desse inimigo. A vontade do delegado no era s prender e pronto. Ele era a autoridade competente, tinha em mos a uma ordem de priso, mas ele tinha vontade de colocar o inimigo em situao vexatria. Alguns autores falam em desvio de poder que igual desvio de finalidade.

PODER VINCULADO E PODER DISCRICIONRIO Classifica-se quanto ao grau de liberdade: 1. Poder vinculado; 2. Poder discricionrio A doutrina, especialmente a moderna, critica bastante essa classificao. Mas como Hely Lopes Meirelles classificou assim, ainda cai em concurso. Para Maria Sylvia, o vinculado e o discricionrio no o poder, mas o ato administrativo praticado no exerccio deste poder. Eles no existem como poderes autnomos, sendo atributos de outros poderes ou competncia. Para Celso Antnio inexiste um poder, propriamente dito, que seja discricionrio. Um poder no vai ser absolutamente vinculado ou discricionrio. O poder ter atos desses dois tipos. Vinculado aquele que o administrador no tem liberdade, no tem juzo de valor, no tem convenincia e oportunidade. Preenchidos os requisitos legais o administrador obrigado a praticar o ato. Imagine que o servidor homem com 65 anos de idade e 35 anos de contribuio vai at a Administrao requerer a sua aposentadoria. A Administrao no pode negar essa aposentadoria. 30

También podría gustarte