Está en la página 1de 42

Design Permacultural

por MARCELO de Oliveira Sindeaux

Resgatar e amar um pedao da me Terra muito mais profundo do que simplesmente criar sistemas para manter vivo o nosso corpo fsico: o resgate profundo da relao do homem com a natureza, de substituir o tempo do relgio nossa escravido por ritmos. Tempo de caj, tempo de manga. O levantar e o pr do sol. A lua minguando e crescendo... E percebermos que, de fato, precisamos de muito pouco para sentir a felicidade; que a integrao com a beleza natural uma fonte de satisfao mais profunda e serena do que grandes conquistas do mundo urbano. Marsha Hanzi

Design Permacultural

Introduo
O agravamento da crise ecolgica global tem cada vez mais apontado para a inviabilidade dos atuais modos de vida nas sociedades modernas. Os meios que desenvolvemos para suprir nossas necessidades, inclusive as mais bsicas, tm se mostrado claramente insustentveis. Se refletirmos cuidadosamente sobre os pesados processos de produo das coisas que utilizamos no dia-a-dia, sobre como tm sido produzido os alimentos que consumimos ou como temos lidado com a gua; sobre como tm sido construdas nossas habitaes, como temos tratado os nossos dejetos e resduos, etc. nos daremos conta das profundas marcas que nosso estilo de vida imprime sobre o mundo natural, contribuindo para o agravamento da crise e da degradao da vida no planeta. Esta reflexo tem impelido alguns de ns a rever nossos padres de consumo e a traar novas relaes com o mundo natural, buscando alternativas e criando novos meios para a supresso de velhas necessidades. A Permacultura, neste contexto, surge como valiosa ferramenta para a reformulao de nossa maneira de estar no mundo e para a reduo de nosso impacto sobre a natureza. Desenvolvida na dcada de 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, a Permacultura consiste, em poucas palavras, num sistema de design para a criao de ambientes humanos sustentveis. Bill Mollison, numa definio mais elaborada, apresenta a Permacultura como o planejamento e manuteno conscientes de ecossistemas agriculturalmente produtivos, que tenham a diversidade, estabilidade e resistncia dos ecossistemas naturais. a integrao harmoniosa das pessoas e a paisagem, provendo alimento, energia, abrigo e outras necessidades, materiais ou no, de forma sustentvel. (1994). Caracterizando-se como um sistema transdisciplinar, a Permacultura se fundamenta na observao cuidadosa da natureza, na sabedoria das culturas tradicionais e nos vrios ramos do conhecimento cientfico moderno (arquitetura, biologia, zootecnia, geografia, etc.). Suas aes so regidas pelos princpios ticos do Cuidado com a Terra; Cuidado com as pessoas e Limitao do crescimento populacional e dos padres de consumo. O presente projeto tem, portanto, como proposta o planejamento permacultural do stio Floresta, visando a reduo do impacto ambiental de seus habitantes e proporcionando um espao saudvel e agradvel de moradia, trabalho, lazer e socializao. Pautado nos princpios ticos e metodolgicos da Permacultura, o design buscar contemplar os setores de captao, armazenamento e uso racional da gua; produo agroecologica de alimentos; reciclagem e tratamento de resduos; habitao de baixo impacto; gerao de energias limpas; conservao e restaurao da fauna e flora nativas; alm de estimular uma relao mais intima e prxima com o mundo natural. Alm das intervenes de ordem tcnica no espao fsico do stio, esto implicados no design alguns aspectos de ordem subjetiva, tais como reorientao dos padres de consumo de seus habitantes e freqentadores, bem como o respeito pelas demais formas de vida que coabitam o espao.

Design Permacultural

O entorno
O espao Floresta est situado no Loteamento River Park, distrito de Mangabeira, municpio de Eusbio-CE; distando cerca de 25 km do centro de Fortaleza. Localiza-se prximo zona limtrofe entre os municpios de Fortaleza, Euzbio e Aquiraz. Criado em 1995, apresenta ainda baixa taxa de ocupao, sendo a populao local constituda principalmente pelas famlias de caseiros dos poucos stios e casas de veraneio, bem como por alguns raros proprietrios residentes. O acesso ao loteamento se d principalmente pela Estrada do Fio e Estrada da Mangabeira, sendo realizado quase que exclusivamente por bicicletas ou veculos particulares, tendo em vista a escassez de transporte pblico na regio. O loteamento River Park constitui uma das zonas de influencia da plancie flvio-marinha do rio Pacoti, das quais fazem parte ainda as comunidades de Mangabeira, Olho Dgua, Tupui, Abreulndia, Porto das Dunas, Fazendinha, Jacund, Piranha e Vila Cabral. A ocupao descomedida da regio iniciou-se no fim dos anos 1970 e se prolonga ao curso dos anos, chegando intensificao na atualidade. Dentre as atividades econmicas exercidas, destacam-se os empreendimentos tursticos e imobilirios ao longo da faixa de praias, bem como as hortas, granjas, vacarias e pequenos comrcios mais no interior. Destacam-se tambm, como fonte de subsistncia de parte das comunidades que vivem na rea, as atividades tradicionais de pesca, coleta de ostras, captura de caranguejos, dentre outras. A regio apresenta grande riqueza e diversidade de ecossistemas, destacando-se como principais componentes fsicos da paisagem a plancie costeira, com sua faixa de praias e campos de dunas; a plancie flvio-marinha do rio Pacoti, com seus manguezais e matas ciliares; e os tabuleiros pr-litorneos, com suas matas de tabuleiro. Abriga ainda uma grande diversidade de espcies da fauna e flora nativas, motivo pelo qual constitui rea de relevante interesse ecolgico. Em face da grande importncia e fragilidade desses ecossistemas, foi criada em 15 de fevereiro de 2000, por decreto estadual n 25.778, a rea de Proteo Ambiental (APA) do rio Pacoti, que abrange significativa parcela do loteamento River Park e das demais comunidades no entorno. No obstante a criao da unidade de conservao, a expanso da malha urbana dos municpios de Fortaleza, Eusbio e Aquiraz tem acarretado fortes presses e a conseqente degradao dos ecossistemas locais, fazendo-se assim justificvel e mesmo necessria a implementao de projetos fomentadores de uma nova relao com o meio natural e, conseqentemente, novas modalidades mais sustentveis de uso e ocupao do solo.

Design Permacultural

Localizao
Porto das Dunas

Fortaleza - CE

Rio Pacoti Loteamento RIVER PARK

Euzbio-CE

BRASIL

Fonte: Google Earth 2006

Design Permacultural

O Stio
O espao/stio FLORESTA compreende os lotes B3, B4, C1, C2, F3, F4, G1, G2, G3, G4, H1 e H2 da quadra XX do loteamento River Park, Eusbio-CE, perfazendo uma rea total de 6.000m. O terreno foi adquirido em outubro de 2007, quando dispunha das seguintes benfeitorias: casa principal com 132 m de rea construda aqui denominada de Casa I ; casa de morador, com 21m; 360m de cerca em estacas de concreto e fios de arame; e cacimba com aproximadamente 12m de profundidade. A vegetao nativa havia sido suprimida para dar lugar a algumas fruteiras tais como cajueiros (gigante e ano-precoce), coqueiros, mangueiras, sapotizeiros etc.; espcies nativas oriundas de outros ecossistemas tais como o sabi, aroeira, jatob, juc; alm de espcies exticas como a leucena. Como resultado de anos de manejo convencional (roo e queima), o solo encontrava-se exposto e significativamente empobrecido pela ausncia de cobertura vegetal. Ao longo dos ltimos anos o espao vem passando por algumas intervenes pautadas nos princpios ticos e metodolgicos da Permacultura, tendo em vista os seguintes objetivos:

Suprir de maneira ecolgica e permanente as necessidades de habitao, alimentao, gua e energia, bem como prover espao para socializao, estudo, lazer e trabalho de seus ocupantes. Constituir unidade demonstrativa da Permacultura no estado do Cear. Sitiar/abrigar atividades educacionais e de pesquisa relacionadas Permacultura e cultura da sustentabilidade.
Fonte: Google Earth 2006

Design Permacultural

Levantamento de SETORES
Precipitao mdia anual: 1200mm Velocidade do vento: 4.5 a 8.2m/s Poente Solo predominante: Arenoso

O bom design permacultural pressupe um atento e cuidadoso processo de observao e levantamento de dados, informaes e caractersticas do local. No perodo de observao foram identificados as seguintes condies: A parte frontal do stio est orientada para o nascente. O terreno recebe grande insolao ao logo de todo o ano. Os ventos predominantes so intensos na maior parte do ano, de junho a janeiro, reduzindo significativamente na estao chuvosa, de fevereiro a maio. A precipitao mdia na regio de 1200 mm anuais. O terreno est situado a cerca de 17m de altitude, em relao ao nvel do mar. A topografia quase plana, apresentando um leve aclive no sentido leste-oeste. O solo predominantemente arenosos e a rea demonstra grande potencial em guas subterrneas. A prtica do uso do fogo, bastante difundido na regio, e o fato de estar ladeado por terrenos florestados confere ao sitio certo risco de queimadas.

Declive suave Setor de risco (fogo)

Setor de risco (fogo)

Poluio sonora ocasional

Poluio sonora ocasional Vento predominante

No tocante infra-estrutura disponvel, o loteamento dispe de fornecimento de energia eltrica, no entanto no contemplado pelas redes pblicas de gua e esgoto. Tambm no dispe de transporte pblico e, embora algumas ruas sejam pavimentadas com pedra tosca, predominam as estradas vicinais, sem pavimentao.

Nascente

Design Permacultural

A disposio dos elementos e estruturas do sistema dever, portanto, obedecer ao seguinte zoneamento:

Zoneamento
Observando os princpios da localizao relativa e do planejamento energtico eficiente (Mollison, 1994) as intervenes e componentes do sistema permacultural devero ser posicionadas conforme as possibilidades de conexo entre si e a intensidade de manejo por eles demandada. Os elementos que exigem manejo mais intenso devero ser posicionadas mais prximos aos centros de atividade (casas) nas zonas I e II; e os que exigem menor ateno, sero localizados nas zonas perifricas, III, IV e V.
20 21

ZONA zero
1. Casa me 2. Casa Redonda 3. Oficina/depsito 4. Cozinha Comunitria 5. Casa das bikes

ZONA I
6. Horta/Galinheiro 7. Composteira 8. Minhocrio 9. Reservatrio 10. B. Evapotranspirao 11. Circulo de bananeiras 12. Espiral de ervas 13. Canteiros de pneus 14. Berrio de mudas 15. Lago- Fertirrigao

16 19 2 22

17 6 4 11 12 3 13 14 1 10 16 7 8 9 15 17 16 5 20 19 17

ZONA II
16. Agrofloresta 17. Abelhas 18. Sanitrio seco

ZONA III
19. Forragem animal

ZONA IV
20. Cercas vivas 21. Bambuzal
20

ZONA V
22. Mini reserva florestal

Design Permacultural

Diagrama de Conexes
A essncia do Design Permacultural reside na rede de conexes estabelecidas entre os diversos componentes do sistema, buscando otimizar a utilizao dos recursos uma vez que as necessidades de um elemento so supridas pelo resduo ou produto da atividade de outros elementos. Tais conexes simulam a teia de relaes e interdependncias existente num ecossistema natural. O Diagrama de Conexes consiste numa sistematizao dessas relaes possveis entre os diversos elementos do sistema. Permite visualizar o conjunto de conexes existentes situando cada elemento dentro de uma viso integrada do sistema como um todo. No diagrama seguinte os elementos do sistema esto representados nos retngulos de cantos arredondados em cor bege. Ex:

Composto

Os insumos e servios intercambiados pelos elementos esto representados nos retngulos das demais cores. As setas indicam o sentido do fluxo de insumos e servios dentro do sistema.

Ex:

gua potvel

Diagrama de Conexes
Cisterna Espiral
de Ervas
Hmus Solo Mudas Hmus Hmus Lixo Orgnico Temperos Medicinais Captao Frutas

Bacia
Evapotransp.
gua potvel

Minhocario

gua Negra

Berrio
Mudas Solo Solo

Galinheiro Horta
Temperos Medicinais Lixo Orgnico

Vegetais Carne/ovo

Casa Oca

Bananas gua cinza

Circulo Bananeiras

Eletricidade gua

gua Forragem (Minhoca)

Bacia Evapotransp.

Aerogerador
Vegetais Carne/ovo Eletricidade

(uso geral)

Peixe

gua Negra

Frutas

Casa
da Floresta gua potvel Bananas Captao

gua (uso geral) Peixe

Cacimba Cata vento

gua

Lago
gua Fertilizada

Alimentos

Composto

Alimentos Mel Mel

Mudas

Agrofloresta
polinizao composto

Circulo Bananeiras

gua cinza

Cisterna Abelhas
Matria Orgnica

Sanitrio seco

Design Permacultural

Solues para

Habitao

Design Permacultural

Casa da Floresta

A Casa I constitui a principal edificao preexistente quando da aquisio da propriedade. Aps a implantao do design, ser destinada habitao compartilhada de parceiros, locatrios e/ ou residentes temporrios. Tambm poder servir aos propsitos de alojamento e base de apoio para atividades de longa durao. A edificao possui 132 m em rea construda, divididos em sala de estar, cozinha, dois quartos, dois banheiros, varanda e rea de servio. Foi erigida com materiais e tcnicas convencionais estrutura em concreto armado, paredes em alvenaria de tijolo cermico 8 furos, telha cermica colonial e forro em laje valterrana e padro de acabamento popular . Visando a adequao ao design permacultural, bem como melhoramentos de ordem esttica, sero executados as seguintes intervenes: 1) As janelas originais (0,80 x 1,20m) sero convertidas em janeles (1,50 x 1,60m) visando uma maior ventilao, iluminao natural e maior comunicao com o ambiente externo. Os peitoris devero estar a 50cm do nvel do piso e consistiro em dormentes de madeira reaproveitados. 2) A laje da sala de estar dever ser removida. Em seu lugar ser construdo um mezanino com estrutura em linhas de maaranduba e assoalho em tbuas taip, todos adquiridos em madeireira certificada (Corte B-B). O entulho resultante dever ser reutilizado na interveno n 6.

PLANTA BAIXA

Design Permacultural

Casa da Floresta

3) As colunas da varanda sero revestidas em alvenaria de tijolo branco aparente. Sero criados detalhes na fachada e interior da casa tambm em tijolo branco aparente. 4) Todo o piso cimentado dever ser substitudo por cimento queimado adicionado de pigmento verde. O material resultante das demolies ser reutilizado na construo da Casa II. 5) Os dois banheiros devero ser convertidos num s, reversvel. Sobre a rea do Box ser criado fosso para iluminao natural (corte A-A). O entulho resultante das demolies ser utilizado como aterro para elevao do nvel do piso em 35cm. A elevao do piso permitir a elevao das instalaes sanitrias de guas cinzas, de modo a permitir o fluxo, por gravidade, para a irrigao do crculo de bananeiras localizado na zona 1. 6) Na cozinha, o balco ser reconstrudo tendo em vista melhoramentos de ordem ergonmica e esttica. O entulho resultante da demolio do balco e da interveno n 2 ser reutilizados como aterro na elevao do nvel do piso em 35cm. A gua servida da pia tambm ser reutilizada para irrigao do circulo de bananeiras.

OBS: Planta baixa e elevaes ilustrativas da verso final da casa (ps intervenes)

ELEVAES

Design Permacultural

A Casa II ser destinada habitao individual do residente permanente. A edificao ter 81 m em rea construda, divididos em sala de estar, cozinha, gabinete, mezanino, banheiro e varanda. Na sua construo sero utilizados preferencialmente materiais de baixo impacto, tais como tijolos de adobe ou solo-cimento, degraus em pedra bruta, madeiras reflorestadas adquiridas em madeireira certificada, revestimentos naturais, piso em cimento queimado adicionado de pigmento verde. Visando a adequao ao design permacultural, sero observadas as seguintes estratgias e especificaes: O projeto arquitetnico prev o mnimo de paredes internas, o que possibilitar uma maior comunicao entre os ambientes, melhor iluminao e melhor circulao de ar, alm da significativa reduo no consumo de materiais na fase de construo. Os cmodos sero delimitados por diferenas de nvel: Nvel 1: Gabinete - 0cm; Nvel 2: varanda e estar - 40cm; Nvel 3: cozinha e banheiro - 1,20m Nvel 4: mezanino/dormitrio 2,20m A sala de estar ser contemplada com dois janeles (2,00m x 1,50m) de peitoril baixo (50cm) confeccionado com dormentes reaproveitados. Os janeles e demais aberturas possibilitaro a iluminao natural e a ventilao cruzada, contribuindo para a passividade energtica da edificao.

Casa Redonda

PLANTA BAIXA

Design Permacultural

As guas cinzas, provenientes das pias e chuveiro sero conduzidas a um crculo de bananeiras situado em zona 1. As guas negras, provenientes do sanitrio, ser conduzida a uma bacia de evapotranspirao, tambm situado em zona 1. Os telhados sero utilizados como rea de captao da gua da chuva: A gua captada pelo telhado da cozinha, destinada a fins potveis, ser armazenada em reservatrio externo. O reservatrio ser conectado torneira de abastecimento do filtro para gua potvel. A gua captada pelo telhado do mezanino e varanda, ser armazenada em cisterna externa e destinada ao uso geral.

Casa Redonda

ELEVAES e COBERTA

Design Permacultural

Casa das Bikes

Design Permacultural

Cozinha Comunitria

Design Permacultural

Oficina/depsito

A casinha multiuso constitua a segunda edificao preexistente quando da aquisio da propriedade. No novo contexto, funcionar como unidade de beneficiamento de alimentos e depsito para mquinas e ferramentas. Poder ainda vir a abrigar outros usos conforme a necessidade. A edificao possua originalmente 21 m em rea construda divididos em sala, banheiro e depsito. Foi erigida com materiais e tcnicas convencionais e padro de acabamento popular. Visando a adequao ao sistema permacultural sero realizadas as seguintes intervenes: 1) A porta de acesso, originalmente localizada na face leste da edificao, ser relocalizada na a face norte. No mesmo lado ser aberto um janelo de 1,50 x 1,60m visando uma melhor ventilao, iluminao natural e comunicao com o ambiente exterior. O peitoril dever estar a 50cm do nvel do piso e consistir em dormente de aroeira reaproveitado. 2) Ser construda varanda de 14m na leteral norte da edificao. 3) A sala ser forrada com laje valterrana (pr-moldada). 4) O banheiro ser demolido e incorporado ao depsito. A porta de acesso ser aberta na face norte. OBS: Os materiais resultantes das demolies sero reutilizados na construo da Casa II.

Design Permacultural

Abastecimento de

gua

Design Permacultural

Captao gua da chuva


joelhos 75mm Canos PVC 75mm Reduo 150 75 mm Bolinha emborrachada Cano PVC 150mm T- 75mm

A gua da propriedade ser suprida pelos sistemas de coleta e armazenagem, bem como pelo cacimbo pr-existente. A gua do cacimbo ser bombeada principalmente por energia elica (catavento), admitindo-se o uso de bomba eltrica como meio suplementar (na ausncia de vento ou em caso de no funcionamento do cata-vento). A gua proveniente das chuvas ser captada pelos telhados das edificaes e conduzida, mediante calhas e tubulaes, aos tanques de armazenamento (caixas dgua e cisternas). A primeira gua das chuvas, que realiza a lavagem dos telhados, trazendo as impurezas l acumuladas, dever ser descartada por sistema de separao detalhado na ilustrao. A primeira gua escoar para dentro do separador. Na medida em que o cano de 150mm preenchido, a bolinha emborrachada no seu interior se eleva juntamente com o nvel da gua. Uma vez preenchido o cano com a primeira gua da chuva, a bolinha se encaixa na conexo de reduo, obstruindo a passagem da gua, fazendo com que o fluxo subseqente siga direto para o reservatrio. O volume de gua no interior do cano escapa lentamente pelo furo de escoamento, estando o sistema automaticamente pronto para a prxima chuva.

Furo p/ escoamento Cap. 150mm

Telhado Calha

Detalhe do SEPARADOR

Separador de guas de limpeza (1 chuva)

Cisterna/ reservatrio

VISTA LATERAL

Design Permacultural

Na Casa da Floresta, ser instalada calha para coleta de gua da chuva na metade do telhado da fachada F2. A primeira gua das chuvas realiza a lavagem do telhado, trazendo as impurezas l acumuladas. Esta dever ser descartada por sistema de separao detalhado na ilustrao. Uma vez separada a primeira gua, a segunda gua, j mais limpa, fluir para o reservatrio de 1000L instalado sobre a laje. Dever ser introduzida no reservatrio pedra de calcrio para prover a gua dos minerais necessrios sade. Deste reservatrio sair tubulao direto para torneira posicionada sobre o filtro, na cozinha. Uma vez cheio o reservatrio para gua potvel (1000L), o excesso de gua transbordar para o reservatrio de uso geral (500L), o qual, por sua vez, transbordar para o telhado da Casinha multiuso, sendo coletada pelo sistema de captao e direcionada finalmente para o reservatrio trreo, onde ter fins de aguao . Em sntese: uma grande chuva dever encher seqencialmente o reservatrio de gua potvel, o reservatrio para uso geral e o reservatrio trreo (para aguao).

Captao gua da chuva


Separador de guas de limpeza (1 chuva)

Telhado
Calha

Reservatrio uso geral

Reservatrio gua potvel 1000l

Torneira Filtro Canos PVC 75mm

T- 75mm

joelhos 75mm

Reduo 150 75 mm Cano PVC 150mm Fundo aberto

Bolinha emborrachada Tonel 120L

VISTA LATERAL

sada p/ escoamento

Detalhe do SEPARADOR

Design Permacultural

Solues para

Saneamento

Design Permacultural

As guas cinzas sero direcionadas para sistema de biorremediao, seguindo para o crculo de bananeiras. O sistema de biorremediao ser composto de uma caixa de gordura, uma caixa de pedras e 2 filtros biolgicos. O primeiro filtro biolgico consistir em caixa pr-moldada, preenchida com brita n 2, areia e solo, e plantada com espcies hidrfilas (ex: junco, papiro, taboa, etc.) O segundo filtro consistir em caixa pr moldada, onde se acumular a gua oriunda da primeira filtragem. Neste filtro sero introduzidas espcies aquticas, tais como o aguap e o alface dgua. O crculo de bananeiras consistir num buraco de aproximadamente 2m de dimetro por 80cm de profundidade, onde sero despejados materiais orgnicos diversos. A matria orgnica dever ser mantida em grande volume formando uma pilha de 80cm a 1m de altura. Nas bordas do buraco sero plantadas 5 ou 6 bananeiras cujas razes devero digerir a matria orgnica misturada gua proveniente do sistema de biorremediao. O manejo das bananeiras dever ser realizado de modo a orientar a sucesso das geraes sempre em torno do buraco, conforme ilustrao. A cada cacho colhido, a respectiva bananeira dever ser cortada, fatiada e adicionada pilha de matria orgnica. OBS: Devero ser preferencialmente utilizados materiais de limpeza biodegradveis.

Biorremediao e Circulo de bananeiras

sifo

Filtros biolgicos

matria orgnica

0,8 m

Caixa de gordura

VISTA LATERAL

2,00 m

VISTA SUPERIOR

Design Permacultural

Bacia Evapotranspirao
Perda de gua por Evapotranspirao Bananeiras e outras espcies de folhas largas

As guas negras, provenientes das descargas do vaso sanitrio, fluiro para a fossa sptica, onde todo o material slido ficar armazenado e convertido em lodo, como nos sistemas convencionais. O excesso de gua escoar, atravs de um sifo, para uma caixa de distribuio anaerbica, onde boa parte dos patgenos ser eliminada. Da cmara anaerbica, a gua escoar, atravs de canos PVC de 100mm, perfurados, para o canteiro bio-sptico. O canteiro consistir num grande tanque (dimensionado a 1m por pessoa) impermeabilizado e preenchido com camadas de material de granulomtrica decrescente: 1 camada 20cm de entulho; 2 camada 15 cm de brita n 2; 3 camada 15 cm de brita n 0; por ltimo 50 cm de areia e solo.

Fossa Sptica sifo Solo Brita 0 Brita 2 Entulho Cano PVC 100mm perfurado

Na camada de solo sero plantadas espcies de folhas largas, tais como bananeiras e taiobas. O excesso de gua existente no fundo do canteiro, proveniente das descargas, ser capturado pelas razes das plantas e eliminado por evapotranspirao, evitando assim qualquer lanamento de efluentes para o subsolo. OBS 1: Deve-se evitar o lanamento de materiais (inclusive de limpeza) no biodegradveis no vaso sanitrio. OBS 2: No devero ser cultivadas na bacia espcies cujas partes comestveis fiquem em contato direto com o solo, tais como hortalias e tubrculos.

Cmara anaerbica

Canteiro Bio-septico

VISTA LATERAL

Design Permacultural

Sanitrio seco
Ar quente Ar quente

O sanitrio seco ter como principais objetivos: constituir alternativa ao excessivo consumo de gua dos sanitrios convencionais, bem como produzir composto orgnico para utilizao na Agrofloresta. O Sanitrio seco consistir de uma cabine elevada, abrigando 2 assentos. Cada assento corresponder a uma cmara de compostagem. As cmaras de compostagem sero construdas em alvenaria e laje pr-moldada e fechadas na parte superior com chapa metlica preta, para a absoro do calor do sol. O material depositado (fezes, papel e serragem), ser aquecido no interior das cmaras eliminando os possveis patgenos. Um cano PVC 100mm, pintado de preto, funcionar como exaustor, conduzindo para o exterior todo o ar quente com eventuais odores. Um primeiro assento dever ser utilizado enquanto o segundo permanecer interditado. Uma vez cheia a cmara, o segundo assento dever ser disponibilizado e o primeiro interditado pelo perodo mnimo de 6 meses, quando o composto estar pronto para a coleta atravs da portinhola frontal da cmara. Aps a utilizao do sanitrio, o usurio dever depositar duas latas de serragem, que dever estar sempre disponvel no local. Uma pia para higienizao das mos estar disponvel sob a cabine. A pia ser alimentada pela gua da chuva captada pelo telhado da cabine e armazenada em caixa dgua elevada.

Exaustor preto 1m acima do telhado

Exaustor preto 1m acima do telhado Calha

Serragem Pia
Ar frio

Assentos Chapa metlica preta


Ar quente 80cm 2,40m 60cm 60cm

Chapa metlica preta

Caixa dgua 750L

2,40m

Cmara de compostagem

Cmaras de compostagem c/ portinhola frontal

Escada de acesso

CORTE LATERAL

VISTA DE FUNDOS

Design Permacultural

Produo de

Alimentos

Design Permacultural

Lago / Fertirrigao
Cata-vento p/ bombeamento poo-lago e poo-casas Cata-vento p/ bombeamento lagoreservatrio de irrigao. Reservatrio vertical para irrigao.

O sistema Lago/Fertirrigao ter como objetivos principais a produo de peixe e a fertilizao natural da gua para irrigao dos canteiros, alm de constituir habitat para a fauna nativa. O sistema consistir de um lago impermeabilizado, dois cata-ventos, um reservatrio vertical com capacidade de 2.740L e um sistema de cascatas para oxigenao. O primeiro cata-vento bombear a gua do poo para o lago. Uma bia ser instalada no cano de sada para controle do nvel do lago: uma vez atingido o nvel, a bia fechar a passagem da gua fazendo com que o fluxo retorne ao poo pela tubulao de retorno. No lago sero produzidos peixes e patos. A alimentao dos peixes consistir basicamente de: i) fezes dos patos; ii) fezes de pssaros atrados pela trelia chama-pssaros; iii) excedente de minhocas produzido no minhocario; iv) insetos cados na superfcie do lago, atrados pela lmpada chama-insetos, que dever permanecer acessa durante a noite; v) rao complementar (caso necessrio) A gua do lago, j fertilizada com as fezes de peixes e patos, ser bombeada ininterruptamente pelo segundo catavento para o reservatrio vertical, de onde fluir por gravidade para a horta e canteiros, quando aberto o registro do sistema de irrigao. Quando fechado o registro e cheio o reservatrio, o excesso de gua escoar por um ladro e ser conduzida de volta ao lago pelo sistema de cascatas, oxigenando a gua.

Trelia chamapssaros

Dinamizadores / aeradores Lmpada chama-insetos

Cacimba

Lago impermeabilizado

VISTA LATERAL

Design Permacultural

Horta/ Galinheiro rotativo

O sistema Horta-Galinheiro ter como objetivo central a produo de hortalias, ovos e carne. O sistema consistir em dois cercados circulares e concntricos, divididos em seis piquetes de 22, 47m cada, sendo 16,04m em canteiros e 6,43m em passeios, dispostos como na ilustrao. O conjunto ter 14m de dimetro, tendo ao centro um abrigo central para as galinhas. O grupo de galinhas (12 indivduos, no mximo) ter acesso por duas semanas a um primeiro piquete. Enquanto pastejam, as galinhas promovero a arao, adubao natural e controle de espcie espontneas no canteiro, preparando-o para o plantio. Decorridas as duas semanas, as aves devero ter acesso somente ao piquete seguinte e o plantio ser realizado no primeiro. O processo se repetir a cada duas semanas, de modo que o ciclo estar completo ao final da 12 semana, quando todos os canteiros estaro plantados, dispondo de hortalias em diferentes estgios de crescimento e colheita, adequando-se, assim, ao ritmo de consumo dos habitantes. Para descanso dos canteiros, o ciclo seguinte (prximas 12 semanas) se dar sem o trabalho das galinhas, as quais devero pastejar na zona de Agrofloresta ou em piquete mvel (trator de galinhas). As galinhas tero acesso permanente ao abrigo central, onde sero instalados os poleiros, bebedouros e chocadeiras. O piso do abrigo central dever permanecer coberto com raspa de madeira, a qual ser periodicamente substituda.

VISTA SUPERIOR

Design Permacultural

A raspa velha, retirada do abrigo central e misturada s fezes das galinhas, ser utilizada na produo de composto. A aguao dos canteiros ser realizada por aspersores suspensos no madeiramento da coberta, fazendo uso da gua proveniente do Sistema Lago/ Fertirrigao. A insolao ser controlada mediante a fixao de sombrites na estrutura da coberta. Nos canteiros laterais sero plantadas espcies forrageiras para alimentao complementar das galinhas. Estas espcies funcionaro ainda como quebravento para a proteo das hortalias. A alimentao das galinhas ser composta de: i) espcies espontneas em crescimento nos canteiros; ii) hortalias no colhidas; iii) resto de alimentos proveniente das cozinhas; iv) forragem, de preferncia produzida internamente. O manejo dos canteiros consistir na aplicao peridica de composto, hmus, minhocas e reposio do mulch (cobertura morta). A cobertura morta auxiliar na reteno da umidade, proteo do solo contra ventos e insolao direta, bem como dificultar o surgimento de espcies espontneas indesejveis. Na implantao do sistema admite-se a compra de insumos externos, tais como solo pra os canteiros e rao para galinhas. Posteriormente o manejo dos canteiros e a alimentao das galinhas dever ser realizada a partir de recursos internos.

Horta/ Galinheiro rotativo


Canteiros principais Acessos: largura: 60cm Mureta de conteno dos canteiros. altura: 30cm Telas de conteno Portas de acesso Abrigo central

Canteiros laterais

Abrigo central

Portas de acesso Telas de conteno

Design Permacultural

A espiral de ervas ser destinada produo de ervas medicinais e temperos. O sistema consistir de um canteiro com formato espiral e parede de conteno em pedra. Ter 1,6m de dimetro na base por 1,00 a 1,30m de altura. O formato espiral possibilitar uma relao otimizada de rea de plantio por metro linear de parede de conteno, alm de prover diferentes alturas, aspectos, drenagens e micro climas, adequando-se s necessidades das diferentes espcies. A espiral ser instalada na zona 1, sob prgula de madeira (reflorestada e certificada) para suporte de trepadeiras e controle da insolao. A irrigao se dar por microaspersor suspenso na estrutura da prgula. A gua ser proveniente do sistema Lago/Fertirrigao, portanto, rica em micronutrientes necessrios ao bom desenvolvimento das plantas.

Espiral de Ervas
0,8 m

VISTA SUPERIOR

1m

O manejo da espiral ser realizando sempre que se fizer necessrio e dever prever a utilizao de insumos produzidos internamente, tais como composto, hmus e mudas. As espcies espontneas devero ser retiradas periodicamente lanadas no minhocario, crculo de bananeiras ou composteira.

VISTA LATERAL

Design Permacultural

A produo de ervas utilizadas como temperos, ser realizada nos canteiros de pneus. O sistema consistir em canteiros circulares construdos com pneus reutilizados. Para a montagem dos canteiros deve-se cortar as laterais dos pneus, empilh-los dois a dois como na ilustrao ou trs a trs e preench-los com composto, terra, restos e palha. Ser instalada prgula de madeira (reflorestada e certificada) para suporte de trepadeiras e controle da insolao dos canteiros. A irrigao dos canteiros se dar por microaspersores suspensos na estrutura da prgula. A gua ser proveniente do sistema Lago/Fertirrigao, portanto, rica em micronutrientes necessrios ao bom desenvolvimento das plantas. Apoiada estrutura da prgula, dever ser instalada trelia para suporte espcies trepadeiras. O conjunto ser localizado na zona 1, prximo aos fundos da Casa I, de modo a projetar sombra sobre sua parede oeste, contribuindo para o conforto trmico da edificao no perodo da tarde. O manejo dos canteiros ser realizando sempre que se fizer necessrio e dever prever a utilizao de insumos produzidos internamente, tais como composto, hmus e mudas. As espcies espontneas devero ser retiradas periodicamente lanadas no minhocario, crculo de bananeiras ou composteira.

Canteiros de pneus
Prgula Trelia para trepadeiras

Pneus velhos

VISTA LATERAL

Parede Oeste Casa Grande

Prgula

Pneus velhos

VISTA FRONTAL

Design Permacultural

Agrofloresta
Espcies de SUPORTE Cobertura vegetal Arbustos rvores de mdio prazo rvores de longo prazo Palmeiras Lianas (trepadeiras)
feijo de porco, mucuna, crotalria, milheto etc.

A Agrofloresta ter como objetivo principal a produo de alimentos diversos tais como frutas, legumes, tubrculos, folhas comestveis, alm de espcies medicinais e essncias florestais (madeira). Tambm servir de habitat para fauna e flora nativas. Dever assemelhar-se a um ecossistema natural, observando as caractersticas de diversidade e estratificao. Sua implantao dever ser precedida de preparo do solo mediante plantio de coquetel de adubao verde no inicio da quadra invernosa. O coquetel composto por uma mistura de sementes de espcies leguminosas (fixadoras de nitrognio) tais como: feijo de porco, crotalria, lab-lab, mucuna preta, guandu, milho, feijo, cunh, etc. as quais devem ser plantadas todas juntas e em grande densidade. Aps 60 ou 90 dias, quando as plantas atingiram um nvel timo de crescimento, dever ser realizada a roagem e toda a biomassa incorporada ao solo. O plantio do coquetel dever ser realizado sempre que se fizer necessrio. Uma vez preparado o solo, devero ser introduzidas as espcies que comporo a Agrofloresta. Estas se dividem em

Espcies PRODUTIVAS
melancia, melo, abbora, feijo, amendoim, milho, girassol, feijes, abobrinha, berinjela, quiabo, algodo algodo, pinho manso, acerola, caf, mandioca, pimentas

guandu, mamona, etc. leucena, ing, sabi, moringa, gliricdia, moror, catingueira, juc, etc. jatob, accias, angico, tipuana, paineira, timbaba, etc. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx lab-lab, fava, feijo de corda etc.

caj, siriguela, ata, mamo, banana aroeira, ip, cacau, abacate, cajueiro, mangueira, goiaba, laranja etc. Coco, babau, aa, pupunha, dend, carnaba, etc. maracuj, fava, feijo de corda, car do ar, bucha

Design Permacultural

Berrio de Propagao
Caibro para suporte de sombrites, ramais de irrigao e pulverizadores Pulverizador Recipientes de propagao: garrafas plsticas, latas de margarina, bandejas de ovos e outros materiais reutilizveis.

Para a manuteno dos canteiros, da horta e da Agrofloresta ser necessrio a constante introduo de mudas, as quais devero ser produzidas internamente a partir dos recursos locais. O Berrio de Propagao ter como objetivo abrigar essa atividade de produo de mudas. O berrio ser implantado em zona 1, junto parede sul da Casa 1 conforme definido em zoneamento (item 14), ficando prximo s fontes de hmus e composto, insumos bsicos para a composio do substrato de propagao. A estrutura do berrio consistir basicamente de cobertura com caibros 5 x 3cm, espaados 50cm entre si. Devero servir de suporte fixao de sombrites ou profuso de trepadeiras (maracuj) para controle da ventilao e luminosidade, bem como aos ramais de irrigao e aspersores. Sero instaladas trs filas de prateleiras para acomodao das mudas. As prateleiras devero ser confeccionadas em material vazado (tela) de modo a permitir a passagem da luz e gua da irrigao para as prateleiras abaixo. A gua para irrigao ser proveniente do sistema Lago/Fertirrigao, portanto, rica em micronutrientes necessrios ao bom desenvolvimento das plantas. Sero utilizados como recipientes de propagao materiais reutilizados obtidos a partir da coleta seletiva realizada nas casas, tais como garrafas plsticas, recipientes de margarina, bandejas de ovos, latas etc.

Pulverizador

Cordas para suporte das prateleiras centrais Prateleiras vazadas (teladas)

Prateleiras vazadas (teladas)

VISTA FRONTAL

Design Permacultural

Secador Solar
Tela metlica para suporte Caixote 1,5 x 1,5m, em madeira, revestido internamente com papel alumnio ou outro material refletor.

O secador solar ser utilizado no beneficiamento da produo agroflorestal. A desidratao de frutas conferir valor agregado ao produto, bem como reduzir sua perecibilidade. O Secador solar consistir de um caixote em madeira nas dimenses de 1,5 x 1,5m (obs: dimenso varivel), com tampa translcida e tela para suporte das frutas. As paredes internas devero ser pintadas de preto ou revestidas com material da mesma cor tendo em vista a absoro dos raios solares e produo de calor. A tampa dever ser confeccionada de material translcido de modo a permitir a entrada da luz e ser fixada com dobradias em uma das paredes laterais do caixote de modo a permitir sua abertura vertical. meia distncia entre a tampa e o fundo, dever ser instalada tela metlica para suporte das frutas. O liquido que por ventura escorrer para o fundo do caixote dever ser eliminado atravs de pequeno dreno instalado num dos cantos inferiores do caixote. Para tanto o secador dever ser montado com uma pequena inclinao de modo a facilitar o escoamento.

VISTA SUPERIOR
Tampa mvel em vidro ou outro material translcido Tela metlica para suporte Caixote 1,5 x 1,5m, em madeira, revestido internamente com papel alumnio ou outro material refletor. dreno

CORTE LATERAL

Design Permacultural

Solues para

Resduos

Design Permacultural

Minhocrio
Tampa dupla em madeirite c/ articulao central

Os resduos orgnicos produzidos (restos de alimento em geral, com exceo das carnes, queijos, alimentos salgados ou cidos) devero ser levados ao minhocario para devido processamento produo de hmus, biofertilizante e minhocas. O sistema ser composto de dois anis em concreto pr-moldado, uma tampa articulada e uma grade vazada. No anel superior sero depositados inicialmente esterco de gado, solo e minhocas vermelhas californianas. O fundo do primeiro anel dever consistir numa grade vazada de modo a permitir o escoamento do chorume. No segundo anel, ser coletado o chorume a ser utilizado como biofertilizante nos canteiros. Os anis sero instalados sobre a base de apoio. O minhocario dever ser alimentado periodicamente, de forma compatvel demanda das minhocas. A alimentao dever ser feita em rodzio ao longo do permetro do minhocario, de modo que as minhocas processem o material de um setor, migrando posteriormente para o setor seguinte e deixando no primeiro, o hmus pronto para coleta. Deve-se manter a umidade do minhocario com uma leve aguao diria e cobrindo os resduos com jornal mido. Os insumos produzidos (hmus, biofertilizante e minhocas) sero destinados adubao nos sistemas Horta/Galinheiro, espiral de ervas e demais canteiros.

Lado 1

Lado 2

Anel pr-moldado de 1,20m de dimetro e 50cm de altura

Grade vazada

Anel c/ fundo e torneira para coleta do chorume

Base de apoio

CORTE LATERAL

Design Permacultural

Compostagem
PROPORO IDEAL: 25 de Carbono / 1 de Nitrognio
MATERIAIS RICOS EM NITROGNIO: Folhas verdes, esterco, algas, aguaps, animal morto, restos de alimento, MATERIAIS RICOS EM CARBONO: Folhas secas, palha, feno, papel

Resduos orgnicos tais como restos de poda, espcies espontneas, material verde removido dos canteiros, restos de alimento em grande volume ou imprprios ao minhocario etc. devero ser processados atravs da compostagem. O processo pode ser realizado mediante diferentes metodologias. Sugere-se aqui a montagem de uma pilha em camadas intercaladas de material verde e fresco (rico em nitrognio) e material seco (rico em carbono). Cada camada dever ser montada com 20 a 30 cm de altura e aguada antes da montagem da camada seguinte. A pilha completa dever apresentar um volume mnimo de 1m. Aps concluda, dever ser coberta com material impermevel, visando evitar a lavagem de nutrientes em caso de chuva, sem, contudo, impedir a circulao do ar. No pico de compostagem a temperatura dever atingir entre 50 a 60C. A pilha dever ser revirada e aguada periodicamente at atingir um aspecto homogneo, temperatura ambiente e odor agradvel, estando pronta para uso nos canteiros e berrio de propagao.

Vol. mnimo

1m

Design Permacultural

Coleta seletiva

Um modo de vida pautado nos princpios ticos da Permacultura deve buscar, entre seus objetivos mximos, a produo nula de resduos inorgnicos. Portanto a reduo do consumo de embalagens e outros materiais descartveis dever ser anterior questo do tratamento dos resduos. Feita esta observao, os resduos slidos ainda produzidos, inorgnicos e reciclveis, compreendidos nas categorias: plstico, papel, metal e vidro, sero separados e acondicionados em recipientes apropriados, instalados nas cozinhas para esta finalidade. Antes do armazenamento os resduos devem estar limpos e secos, de modo a possibilitar sua armazenagem por longo tempo. Uma vez cheio os recipientes, o material ser doado a catadores da regio. Materiais como caixas de leite, garrafas pet, garrafas plsticas em geral, recipientes de manteiga ou margarina, caixas de ovos etc. devero ser reutilizados como recipientes para propagao de mudas. Materiais como jornais velhos, papeles (sem cor), esteiras, pedaos de tecido etc. devero ser reutilizados como cobertura morta (mulch) para controle de espcies espontneas e reteno de umidade junto s espcies produtivas da Agrofloresta. Outros materiais reutilizveis no sistema devero ser devidamente armazenados para possvel uso futuro.

Design Permacultural

Solues para

Energia

texto

Design Permacultural

Aerogerador

Design Permacultural

Acessos, cercas e estratgias sociais

Design Permacultural

Bibliografia:
LEGAN, Lucia. Solues Sustentveis: Permacultura na agricultura familiar. Pirenpolis, GO: Mais Calango Editora. Pirenpolis, GO: Ecocentro IPEC Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, 2007. LENGEN, Johan Van. Manual do Arquiteto descalo. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto; Rio de Janeiro: TIB, 2004 MOLLISON, Bill. Introduo Permacultura. Traduo Andr Luis Jaeger Soares, Ed. Tagari Publications: Tyalgum NSW; 1994. MOLLISON, Bill. PERMACULTURE: A Designers Manual. Ed. Tagari Publications: Tyalgum NSW; 2004. ROAF, Sue. Ecohouse: A casa ambientalmente sustentvel. Traduo Alexandre Salvaterra. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. SILVA, Nublia Moreira da. Nos Meandros do Pacoti: os impactos socioambientais da atividade imobiliria nas comunidades do entorno da plancie flvio-marinha do rio Pacoti-Cear. Dissertao de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente; Universiudade federal do Cear, 2005. SOARES, Andr. Solues Sustentveis: Construo Natural. Pirenpolis, GO: Mais Calango Editora. Pirenpolis, GO: Ecocentro IPEC Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, 2007. WOODROW, Linda. The Permaculture Home Garden. 1996

También podría gustarte