Está en la página 1de 4

Pontifcia Universidade Catlica Faculdade de Cincias Sociais Mdia, Propaganda Poltica e Cultura do Medo

Danbia Z. Ivanoff

Mdia Poltica

John B. Thompson afirmou que o desenvolvimento da mdia transformou a natureza do carter pblico. A distino entre o pblico e privado, de que tambm trata a autora Hannah Arendt, comea j no incio da era moderna adquirir novos significados que em parte esto relacionados com as transformaes institucionais daquele tempo. O primeiro sentido da dicotomia tem a ver com a relao entre o domnio do poder poltico institucionalizado (Estado Soberano) e o domnio das atividades econmicas e das relaes pessoais (que fogem do controle do Poder Poltico): A emergncia das organizaes de economia capitalista foi um processo que aconteceu dentro de um conjunto de estruturas jurdicas e polticas que foram estabelecidas e continuamente alteras pelos estados1. Segundo John Thompson a partir do sculo XIX que os Estados foram assumindo um papel cada vez mais intervencionista promovendo privatizaes de todos os tipos. O domnio privado inclui uma srie organizaes econmicas privadas e que visam fins lucrativos, j o domnio pblico inclui uma srie de instituies estatais e paraestatais, desde as corporaes legislativas, judiciais polcia, servios militares e secretos, dos servios sociais a uma srie de rgos de bem-estar, incluem tambm organizaes econmicas de propriedade do Estado: como indstrias nacionalizadas e as empresas de utilidade pblica.

THOMPSON, John B., A mdia e a Modernidade Uma teoria social da Mdia, Editora Vozes, Petrpolis, 1998, pp. 111.

Com a transformao, tanto institucional como de carter socialmente produzida: indivduos se uniram para formar organizaes e grupos de presso com o objetivo de influenciar a poltica governamental2. Na verdade, a prpria fronteira entre o pblico e o privado tornou-se um marco importante nos debates polticos quando os governos procuraram redefinir o escopo da atividade estatal, expandindo os servios e investimentos pblicos ou, alternativamente, removendo preocupaes do setor pblico para o privado atravs de privatizaes3. Antes do desenvolvimento da mdia, a publicidade dos indivduos ou acontecimentos era ligada ao compartilhamento de um lugar comum. A publicidade tradicional consistia na co-presena dos cidados, constituindo, assim, um carter dialgico por trazer como conseqncia a reunio dos indivduos. Como afirma Thompson a publicidade dizia respeito, no ao exerccio do poder, mas sua exaltao4. Segundo o autor, o desenvolvimento da mdia no proceder do tempo inculcou novas formas de publicidade que no esto mais limitadas antiga prtica da copresena. A publicidade mediada adquiriu uma caracterstica que abrange acontecimentos, neste caso, de ordem pblica de maneira que transformou radicalmente o que se entendia por espao/esfera pblica. Da mesma maneira, a questo da visibilidade enquanto arte poltica exercida desde tempos remotos, com o desenvolvimento dos meios de comunicao transfigurase em natureza distinta daquela de antigamente. Conforme John Thompson: Os governantes polticos tiveram de se preocupar cada vez mais com sua apresentao diante de audincias que no estavam fisicamente presentes (...) os meios de comunicao foram usados (...) como um meio de projetar uma imagem pessoal que poderia alcanar os sditos nos lugares mais distantes5. Atualmente, poderamos dizer que o mecanismo da co-presena no foi extinto por completo, mas ficou restrito s campanhas eleitorais, atravs do fomento da funo clssica dos comcios. Desta maneira, a poltica, assim como o espao pblico se tornam de maneira clebre objetos mediatizados, de modo que a administrao da visibilidade atravs da mdia se tornou um aspecto inevitvel da poltica moderna. Segundo Habermas a

2 3

Idem, pp. 111. Idem. 4 Idem, pp. 113. 5 Ibdem, pp. 123.

participao e o debate se realizam por meio da mais ampla publicizao dos interesses em jogo, condio sem a qual no existiria o funcionamento de uma democracia representativa.

Segundo Fernando Antnio Azevedo, este que reinterpreta a teoria habermasiana a respeito da configurao do espao pblico, acontece uma despolitizao e rebaixamento da vida pblica (...) na passagem da imprensa poltica para uma imprensa empresarial6, que opera em funo da sociedade de massa, a democracia de massa passa a ser fruto de uma modernidade em progressivo desenvolvimento. O espao pblico composto por indivduos socialmente heterogneos, a agenda pblica caracterizada por uma grande fragmentao das demandas sociais e polticas, o fracionamentos temtico (por gnero, idade, interesses comunitrios e regionais, corporativos, etc.) favorece a emergncia de organizaes de diferentes tipos com a conseqente perda do monoplio dos partidos na sua funo clssica de agregao e representao dos interesses e a informao poltica e o debate pblico so realizados basicamente atravs da mdia de massa que se torna, assim, no principal vetor para a socializao e ampliao da poltica e, portanto, para o prprio funcionamento da democracia7. Desta maneira, a mdia poltica tem um papel - irreversivelmente apropriado - no desempenho da poltica e do espao pblico mediatizados. Em contrapartida ela (a mdia poltica) apropriada em funo de um jornalismo de banalizao, vulgaridade e de sensacionalismo que, por sua vez, tm o poder de alterar os contedos ideolgicos e prticos em menoscabo do exerccio do poder poltico e da efetiva realizao da democracia representativa que, por conta do peso que a sociedade de massa tem acaba por representar uma nfima camada de patrocinadores ativos e manipuladores privados da esfera poltico-partidria do mercado eleitoral em sua relao com a sociedade.

Um aspecto diacrnico da mdia poltica e que tem uma analogia considervel com o filme entreatos (que trata da campanha poltica do atual presidente da Repblica em 25 de setembro a 27 de outubro de 2002) a questo da profissionalizao da campanha que tem o escopo de promover maior eficincia nas campanhas polticas do ponto de vista da comunicao poltica.

AZEVEDO, Fernando Antnio, Espao pblico, Mdia e Modernizao das Campanhas Eleitorais no Brasil, trabalho apresentado na VII Reunio Anual da COMPS, So Paulo, 1998. Pp. 3. 7 Idem, pp. 7.

O filme mostra passo a passo como se d o processo da campanha eleitoral de Lula, tambm um precioso documento histrico que atravs de materiais exclusivos mostra com especificidade tudo dos bastidores da tentativa de chegada ao poder. A profissionalizao da campanha um dos focos do documentrio - requer uma equipe especializada. Por um lado e do ponto de vista da modernizao, para que inovaes aconteam necessrio que todos adotem um gerenciamento profissional das suas campanhas eleitorais, seno caso contrrio a disputa no ser de igual para igual. O peso que uma boa campanha eleitoral tem no Ascenso de um poltico ao poder se torna hoje indispensvel na arena poltica. Quanto mais forte for a organizao do marketing poltico, da especializao das consultorias desta rea, maior chances de operar no mercado eleitoral com influncia considervel do que sem a equipe especializada. Ao mesmo tempo em que a modernizao da mdia poltica trs novos horizontes profissionais, de ascenso ao poder, de maior visibilidade mediatizada; por outro lado do ponto de vista da profissionalizao da campanha - os partidos perdem de certa forma o contato real, p.ex., com as militncias polticas que segundo Fernando Antnio Azevedo com o refluxo ideolgico em todo o mundo a participao da militncia poltica reduziu-se praticamente a zero8. J no caso da campanha eleitoral de Lula, encontramos esses dois aspectos concomitantemente sincronizados, por um lado havia uma campanha bem estruturada em termos de bons profissionais de bastidores e por outro, havia tambm um movimento de base com pleno apoio a Lula. Neste caso, a modernizao da mdia poltica, a profissionalizao da campanha, o uso da mdia de massa, o uso da pesquisa de opinio, so instrumentos j irreversveis para a realizao da democracia. Porm fica a pergunta: ser esses instrumentos meio ou fim no exerccio do poder poltico contemporneo?

AZEVEDO, Fernando Antonio, Espao Pblico, Mdia e Modernizao das Campanhas Eleitorais no Brasil. Pp. 8.

También podría gustarte