Está en la página 1de 3

"LANA O TEU PO SOBRE AS GUAS" (Eclesiastes 11:1) (Eclesiastes 11:1) - Lana o teu po sobre as guas, porque depois de muitos

dias o achars. O texto diz: "Lana o teu po sobre as guas, porque depois de muitos dias o achars" O que ser que Bblia est nos ensinando aqui? A palavra "po" sempre foi figura daquilo que ganhamos no dia-a-dia. As pessoas nos perguntam: "Voc est indo pra onde?" - Vou ganhar o po de cada dia (trabalho). Os estudiosos do Antigo Testamento declaram que esse versculo uma aluso a um antigo costume egpcio. AS CHEIAS DO RIO NILO Os egpcios jogavam as sementes quando a enchente estava baixando, no final da baixa, as sementes do trigo e da cevada, floresciam. No versculo 2, o escritor sagrado nos d uma lio preciosa: (Eclesiastes 11:2) - Reparte com sete, e ainda at com oito, porque no sabes que mal haver sobre a terra. Ele nos diz que devemos diversificar a nossa aplicao, porque no sabemos o que acontecer amanh. Como servos dos Deus vivo, Ele nos pede para lanar o nosso po atravs de algumas ATITUDES que traro lucro para a nossa vida em todos os sentidos:

1 Atitude:

LANA O TEU PO - ATRAVS DO AMOR E DAS BOAS-OBRAS.

Na carta de Paulo aos Glatas 6: 9-10 diz: (Glatas 6:9) - E no nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se no houvermos desfalecido. (Glatas 6:10) - Ento, enquanto temos tempo, faamos bem a todos, mas principalmente aos domsticos da f. Ns vivemos sempre com a idia de que as coisas esto acabando e que devemos reter o mximo possvel. Que no devemos doar, para no nos faltar e que no devemos investir porque no sabemos se vai dar certo. E COM ISSO EXISTEM COISAS QUE POR FALTA DE INVESTIMENTOS ESTO ACABANDO: a) A camada de Oznio; b) As fontes de guas; c) As reservas de petrleo; d) O casamento e as famlias esto se deteriorando. A idia de que tudo isto est acabando, tem levado as pessoas a entenderem que devem economizar o mximo, fechar a mo, se proteger. Mas preciso investir no AMOR, na CARIDADE, no RESPEITO, lanar sobre as guas da vida sementes que produzam frutos saudveis, frutos que do sustentao a uma vida abenoada. (I Corintios 13:1) - AINDA que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos, e no tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Amor no apenas um sentimento, amor atitude. Ilustrao: Buscando o conselho de um psiclogo, uma mulher lhe disse o quanto odiava seu marido e que queria divorciar-se dele. "Eu quero machuc-lo o mais que puder," disse ela. "Nesse caso," completou o psiclogo, "eu a aconselho a inund-lo com todo tipo de elogios e palavras de carinho. Quando, ento, ele pensar que voc o ama desesperadamente, comece a ao de divrcio. Esse o melhor caminho para feri-lo. Alguns meses mais tarde a esposa retornou ao psiclogo para contar o que havia acontecido ao seguir seus conselhos. "Bom," disse ele, "agora chegou o momento de voc comear com a papelada do divrcio." "Divrcio? Exclamou a mulher com indignao, "jamais! Eu apaixonei-me por ele." "Aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar." (Glatas 6:7b) E no h semente que produza uma colheita mais agradvel do que a semente do amor. A idia de semear, de repartir, de dar, de lanar o po, contrria ao que ao que a sociedade ensina.

A igreja caminha na contramo da sociedade secularizada. Devemos tirar de ns a idia maligna e poltica de que s faremos o bem se tivermos algum lucro, se tivermos algum benefcio. Se esta idia estiver no seu corao, voc j perdeu a beno. "Lana o teu po sobre as guas, porque depois de muitos dias o achars" A Escritura nos conta a histria de Davi e Jnatas. Eles construram uma amizade sincera, na base da honestidade e compreenso. Jnatas no concordava com as atitudes erradas do seu pai, o rei Saul, por isso defendeu a Davi em vrias ocasies, livrando-o da morte, pois o rei, seu pai queria mat-lo. Mais tarde, aps a morte do prncipe Jnatas, quando Davi j era rei, o filho de Jnatas, Mefibosete, aleijado de ambos os ps, vivia isolado e pobre em um lugar distante do reino. Paraltico e longe de sua famlia ele vivia, at que o rei Davi o descobriu e lhe restituiu a honra, o colocou como um prncipe morando no palcio do rei at o fim dos seus dias. Jnatas lanou o seu po sobre as guas e nem viu quando o seu filho colheu as bnos da sua atitude. Por isso lana a semente do amor e das boas obras sobre as guas da vida e colher excelentes frutos.

2 Atitude:

LANA O TEU PO SOBRE AS GUAS - ATRAVS DA SUA INFLUNCIA.

Use a sua influncia a favor do Reino de Deus. A posio que Deus te colocou, que Ele te concedeu na sua vida diria, foi pra que voc pudesse influenciar a favor do Reino de Deus e do Evangelho. O crente agrada a Deus quando sua vida reflete ser "Sal da Terra" e "Luz do mundo". Quando vive em santidade. Quando d um testemunho com seu comportamento, com a sua influncia. O evangelho anda to descaracterizado em algumas vidas, que algumas pessoas que convivem em nosso meio, vivem de um modo, que no sabemos se ele crente ou perdido, se est em luz ou em trevas, se filho de Deus ou filho do Diabo. O que voc faz, o que voc fala, o modo como voc vive, a maneira como se comporta dentro e fora da igreja, pode influenciar de modo POSITIVO ou NEGATIVO s pessoas que vivem ao seu redor. Por isso lance seu po sobre as guas, lanando as sementes da boa influncia.

3 Atitude:

LANA O TEU PO SOBRE AS GUAS - ATRAVS DAS TUAS PALAVRAS.

As palavras possuem um poder extraordinrio. Em Isaias 50: 4, diz: (Isaas 50:4) - O Senhor DEUS me deu uma lngua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que est cansado. Ele desperta-me todas as manhs, desperta-me o ouvido para que oua, como aqueles que aprendem. Suas palavras podem influenciar por geraes. As pessoas iro repetir as palavras, os conceitos e os conselhos que voc deu. L no futuro, quando algum repetir o conceito, pode ser que ningum saiba quem falou, mas Deus sabe que foi voc quem falou. As palavras possuem um poder enorme.

1. 2. 3. 4.

Palavras de carinho ditas por uma me fazem uma criana dormir sossegada. Palavras de ira podem suscitar a violncia numa multido. Palavras de encorajamento podem tirar uma pessoa do buraco. Palavras de nimo e de f podem restabelecer uma vida, tir-la do fundo do poo e faz-la novamente ter coragem pra enfrentar os desafios da vida.

Por isso lana seu po sobre as guas lanando as sementes das boas palavras.

4 Atitude:

LANA O TEU PO SOBRE AS GUAS - ATRAVS DOS TEUS BENS.

Esse um ponto delicado. Amor, boas obras, influncia, boas palavras no mexem no bolso da gente. So todas sementes que produzem excelentes frutos, mas preciso tambm lanar as sementes atravs dos bens. O evangelista Lucas diz:

(Lucas 6:38) - Dai, e ser-vos- dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos daro; porque com a mesma medida com que medirdes tambm vos mediro de novo. Martinho Lutero disse que "toda pessoa deve passar por trs converses:

1. 2. 3.

A converso do corao, A converso da mente, E a converso da bolsa ou da carteira.

E eu acrescento: Converso do talo de cheques, da poupana, do dcimo terceiro. Se voc experimentar a beno de ser generoso, ir querer ofertar sempre e com muita alegria no corao. (II Corintios 9:6) - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e o que semeia em abundncia, em abundncia ceifar. Quer ser muito abenoado, semeie com abundncia. (II Corintios 9:7) - Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que d com alegria. Se em teu corao no h a alegria em contribuir, comece lanando as sementes que foram ditas at agora. A alegria vai brotar em seu corao e voc vai descobrir o prazer de ser generoso. (II Corintios 9:8) - E Deus poderoso para fazer abundar em vs toda a graa, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficincia, abundeis em toda a boa obra; O DINHEIRO UM ESPELHO QUE REFLETE O QUE VAI NO CORAO E NO CARTER. No existe investimento melhor do que o Reino de Deus, Deus poderoso para fazer com que voc tenha tudo que precisa e muito mais. Deus um Deus doador. Ele quem nos instrui a dar e dar sacrificialmente. Em matria de doao, podemos estar em um desses trs nveis:

1. O nvel do bolso - Aquele que geralmente no tem para pagar as suas contas Ageu 1:6 diz: "Recebe-o num saco furado". O esprito do medo amarra a pessoa para no liberar.
SE DESEJAR SER UMA PESSOA ABENOADA, SEJA UM ABENOADOR.

2. 3.

O nvel do Cesto Veja o exemplo do menino com cinco pes e trs peixinhos - Ele deu e foi multiplicado extraordinariamente por Deus. Chegou com um cesto e saiu com muitos mais. O nvel do Celeiro - Deus nos deixa armazenar, fazer uma popana, mais os gros no podem ficar l por muito tempo. Se eles ficarem l por muito tempo, apodrecero. Quando doamos, Deus nos recompensa com as coisas que o dinheiro no pode comprar. Com Dinheiro: Pode-se comprar uma casa, mas no um lar. Pode-se comprar uma cama, mas no o sono. Pode-se comprar um relgio, mas no o tempo. Pode-se comprar um livro, mas no o conhecimento. Pode-se comprar comida, mas no o apetite. Pode-se comprar posio social, mas no respeito. Pode-se comprar sangue, mas no a vida. Pode-se comprar remdios, mas no a sade. Pode-se comprar sexo, mas no o amor. Pode-se comprar pessoas, mas no amigos. Se voc quiser ter essas coisas que o dinheiro no compra, lana teu po sobre as guas, lanando as sementes do dinheiro e dos seus bens. De tudo que Deus te abenoou. Contribua de acordo com a sua renda para que sua renda no se transforme de acordo com sua contribuio "LANA O TEU PO SOBRE AS GUAS"

También podría gustarte