Está en la página 1de 9

Como projetar em Wood Frame

Tecverde Engenharia LTDA R. Incio Lustosa 761, So Francisco Curitiba [41] 3209-2431 www.tecverde.com.br

[Principais caractersticas do sistema construtivo Wood Frame e diretrizes para desenvolvimento de projetos arquitetnicos]

INTRODUO

A tecnologia construtiva Wood Frame foi implantada no Brasil pela Tecverde em parceria com a FIEP, SENAI, Ministrio da Economia do Estado de Baden Wurttemberg (Alemanha), Weinmann e outras 34 empresas brasileiras, americanas, canadenses e alems. O Wood Frame uma tecnologia desenvolvida a mais de 100 anos na Amrica do Norte e representa a soluo construtiva para mais de 90% das casas canadenses, 75% das casas americanas e 35% das casas alems. O sistema tambm j utilizado em larga escala no Chile, Rssia, China e Indonsia, pases em desenvolvimento como o Brasil. A Tecverde possui uma fbrica na regio metropolitana de Curitiba e toda equipe preparada para produo, instalao, execuo de toda obra, execuo dos projetos estruturais, de montagem e detalhamento para o sistema construtivo. Esperamos com este manual mostrar um pouco do Wood Frame e facilitar o desenvolvimento de projetos j compatveis com o mtodo construtivo. Este manual foi desenvolvido pela equipe de projeto da Tecverde e de propriedade da empresa. permitido copiar, distribuir e exibir seu contedo, desde que seja dado crdito ao autor. No esto autorizados seu uso comercial nem a criao de obras derivadas.

FUNDAO RADIER

As construes em Wood frame so consideravelmente mais leves do que uma estrutura convencional, o que alivia a carga a ser suportada pela fundao. No caso de terrenos planos ou pouco acidentados, e dependendo das caractersticas do solo, o radier a soluo de fundao mais vivel e rpida para ser executada. Com uma superfcie homognea, lisa e nivelada o radier possui dupla funo, a de fundao e de piso para o pavimento trreo da obra. Usualmente, o radier assentado sobre uma base de saibro compactado e se caracteriza por uma laje macia com espessura variando de 12 a 15cm de altura com tela de armadura superior e inferior. Tambm durante a etapa de fundao so previstas as esperas para as instalaes eltricas e hidro-sanitrias.
Figura 1: Radier

Figura 2: Forma do radier

Figura 3: Instalao de painel de parede

DEMAIS SOLUES

Para terrenos mais acidentados ou com composio de solo com resistncia muito baixa a fundao deve ser definida em funo de uma anlise de solo e uma planta topogrfica fornecida pelo contratante. Conforme a situao encontrada podero ser utilizadas solues como estacas, blocos, sapatas corridas, etc.

PAINIS DE PAREDE MODULAO

As casas Tecverde no precisam seguir um padro de medida ou modulao. Apesar de existir um tamanho padro para os diversos tipos de chapas (gesso, OSB, cimentcia), isso no se aplica de forma prtica ao comprimento e altura de paredes e tamanho de aberturas, pois so muito diversos os fatores que determinam a posio dos elementos estruturais em funo do layout da planta. A diferena no gasto de materiais e custo total da obra no significativa, o que no justifica seguir uma modulao de medidas em detrimento de um livre desenho arquitetnico. Quando o projeto for repetido em grande escala pode ser realizado um estudo, para que os tamanhos das paredes sejam otimizados em relao economia na produo e instalao, considerando o gasto de recursos materiais e tempo de produo.

CAMADAS

No sistema construtivo Wood Frame as paredes so formadas por uma composio de materiais com funo estrutural, de isolamento trmico-acstico, de vedao e acabamentos. A estrutura de uma parede formada basicamente pela soleira inferior, montantes e dupla soleira superior. A madeira utilizada o pinus tratado, proveniente de florestas plantadas. O contraventamento feito por chapas de OSB oriented strand board que um aglomerado de madeira. A membrana hidrfuga e a barreira de vapor so pelculas que visam evitar que a gua da chuva e a umidade protegendo a durabilidade. interna penetrem na parede, estrutura e aumentando sua
3 4 6 8

2 5 7 8

Lado Externo Figura 4: Camadas LEGENDA: 1. Estrutura - madeira 2. Isolante trmico-acstico 3. OSB 4. Membrana hidrfuga 5. Barreira de vapor 6. Placa cimentcia 7. Gesso acartonado 8. Acabamento

Lado Interno

Como acabamento, geralmente so utilizadas as placas cimentcias no lado externo e chapas de gesso acartonado no lado interno. Sobre essas chapas podem ser aplicados uma grande diversidade de materiais como pintura, grafiato, cermicas, porcelanatos, pastilhas, pedras, etc.

ESPESSURA

A espessura final da parede ir depender da seo dos montantes necessria e da sua composio de camadas. Para garantir a qualidade de nossas casas, utilizamos sempre uma chapa de OSB em cada lado da parede, e ento aplicamos as camadas de acabamento: chapas cimentcia e de gesso acartonado. Desta forma, paredes externas normalmente possuem montantes de 45x140mm, resultando numa parede com 18,6cm de espessura (chapa cimentcia externa e chapa de gesso interna). Paredes internas possuem montantes de 45x90mm resultando numa parede com 13,8cm de espessura, sem considerar revestimentos cermicos. Dependendo da carga que recebem, algumas paredes internas podem necessitar montantes de 45x140mm, resultando numa parede de 18,8cm de espessura (chapas de gesso em ambos os lados).
18,6 18,8 13,8

Parede ext. 45x140 18,6cm Figuras 5, 6 e 7: Espessuras ABERTURAS

Parede interna 45x140

Parede interna 45x90

As aberturas para portas e janelas exigem vergas de madeira que venam os vos onde h ausncia de montantes. Portanto, quanto maior o vo a ser ocupado pela esquadria, maior o acmulo de montantes laterais abertura e mais alta a verga. Em geral aberturas at 2m de vo so solucionadas com facilidade.

verga montantes suporte peitoril

maior verga

montantes extras peitoril

Figura 8: Aberturas

ALTURA

Em funo da mesa de montagem de painis de nossa fbrica e da altura mxima de cargas durante o transporte, cada painel de parede pode ter altura mxima de 3m. No caso de paredes de p direito duplo, ou com alturas maiores que 3m, deve haver uma composio de dois painis. A altura otimizada do painel de 2,85m, o que gera um p direito prximo de 2,7m (descontando contrapiso e rebaixo de forro).

Sobreposio de painis

Figura 9: alturas

PAINIS DE ENTREPISO

Assim como as paredes, o entrepiso que divide os pavimentos tambm uma composio de painis que so produzidos em nossa fbrica, transportados ao canteiro de obra e instalados em sua posio segundo projeto. Os painis de entrepiso so compostos basicamente por barrotes de madeira serrada e chapas de OSB. Aps concluda a montagem de todos os painis, so aplicadas as camadas de acabamento como o contrapiso e o piso acabado, entre outras.

Figura 10: painel de entrepiso

CAMADAS

No sistema construtivo Wood Frame os painis de entrepiso so formados por barrotes de pinus autoclavado com CCA, travados com peas de madeira e chapas OSB de 18,3mm de espessura. Quando concluda a montagem da casa, executado um contrapiso de concreto para nivelamento sobre o qual assentado o piso final de preferncia, seja ele cermico, laminado de madeira, etc. Caso seja da vontade do cliente, pode ser instalado sob essa camada de concreto um sistema de aquecimento por piso radiante. A espessura, ou altura, dos painis de entrepiso varia em funo do vo a ser vencido e da carga que deve ser suportada por ele. Em funo das bitolas de madeira encontradas no mercado e das demais camadas que fazem parte da composio do entrepiso, sua espessura total pode variar de 27 a 32cm.
Figura 11: camadas do entrepiso LEGENDA: 1. Viga de contorno e barrote de madeira 2. Isolamento trmico-acstico 3. OSB 18,3mm 4. Sistema de aquecimento 5. Contrapiso 6. Piso acabado 7. Paredes do pavimento inferior e superior 8. Forro de gesso rebaixado 27 a 32cm

6 3 2 1 1 4 5

8 7

COBERTURA

Podem ser utilizados telhados contidos, lajes impermeabilizadas com cobertura verde (maior custo), telhados aparentes comuns e no h restries quanto ao tipo de telha a ser utilizada. Dependendo do tipo de cobertura que ser utilizado ela pode ser feita em painis ou tambm de forma convencional, utilizando trelias de madeira pr-fabricadas, montadas na obra.

INSTALAES HIDROS-SANITRIAS

As instalaes hidro-sanitrias so executadas entre os montantes das paredes e entre o forro e barrotes do entrepiso. O sistema pode ser com tubos de PVC comuns ou em PEX. Por possurem maior dimetro, no possvel embutir tubulaes de esgoto nas paredes, sendo necessrio o uso de shafts. Assim como em obras convencionais, o uso eficiente de paredes hirulicas pode gerar economia de material. importante que os engenheiros da Tecverde sejam informados sobre a posio sugerida dos reservatrios e seus volumes, para que as cargas corretas sejam consideradas. Aps a concluso do projeto hidro-sanitrio, este deve passar por um processo de compatibilizao com o projeto estrutural.

Figuras 12 e 13: Instalaes hidro-sanitrias

ELTRICAS

Assim como numa obra convencional, a fiao corre por dentro de condutes embutidos na parede e sobre o forro. Parte desses condutes instalada em fbrica dentro dos painis de parede. Aps a montagem dos painis no canteiro de obra so fixados os condutes sobre o forro e ento so passados os fios de energia, telefone, TV a cabo, internet, etc. Da mesma forma, aps a concluso do projeto eltrico este deve passar por um processo de compatibilizao com o projeto estrutural.

Figura 14: Instalaes eltricas

GRANDES VOS, AUSNCIA DE PAREDES E BALANOS

Como em qualquer tipo de estrutura o arrojo arquitetnico pode elevar o preo final da construo. Como no sistema Wood Frame as paredes so os elementos estruturais de suporte, a ausncia delas pode gerar a necessidade de elementos de madeira laminada colada ou algum tipo de estrutura metlica (viga, trelia), que so elementos de custo superior ao do pinus autoclavado convencional encontrado no mercado. Balanos so possveis mediante verificao estrutural, em geral balanos de at 60cm que devem suportar cargas baixas no geram necessidade de estrutura muito robusta. A estrutura de piso definida em funo do tipo de carga que dever ser suportada e em funo do vo livre a ser vencido, quanto maior for o vo maior ser o gasto em metro cbico de madeira. Para cargas residenciais normatizadas vos de at 4m entre paredes podem ser solucionados mais facilmente.

LEGISLAO PARA APRO VAO

At o momento as casas em Wood Frame so interpretadas como casas simples de madeira. Por este motivo o afastamento lateral mnimo exigido para casas com esta tecnologia, em Curitiba, de 2m. O recuo frontal segue a mesma legislao de obras convencionais. Ainda no possvel aprovar projetos de casas ou sobrados geminados construdos com este mtodo construtivo, a no ser que haja uma parede de alvenaria dividindo as unidades habitacionais. Estamos trabalhando para que os rgos responsveis pela aprovao de projetos reconheam o Wood Frame como uma construo de alta tecnologia que atende a todos os requisitos de desempenho, isolamento acstico, resistncia a incndios, etc.

También podría gustarte