Está en la página 1de 52

Faculdade Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Produo e planeamento de energia Armazenamento de energia


Anselmo Santos & Bruno Baptista

1-) Qualidade e Servio de Energia


A energia essencial para o desenvolvimento de todos os sectores industriais. O desenvolvimento tecnolgico aliado a competitividade no sector industrial requer uma energia de qualidade. O conceito de qualidade diz que esta deve ser abordada em duas dimenses: Continuidade de tenso caracterizada pela frequncia e durao sem interrupes de fornecimento de energia elctrica. Qualidade da onda de tenso, caracterizada pela forma da onda de tenso, amplitude, frequncia e simetria do sistema trifsico de tenses.

1-) Qualidade e Servio de Energia


Mas na integra estas duas regras no so cumpridas, levando a interrupes na rede de energia elctrica, que so:

Cavas de tenso: diminuio brusca da tenso de


alimentao para valores entre 90% e 1% da tenso durante 10 ms a 1s.

Sobretenses: variaes muito rpidas do valor da tenso,


com durao entre alguns s e poucos ms.

Desequilbrio tenses: variao das tenses de um sistema


trifsico de modo a que as amplitudes das tenses de fase e/ou os desfasamentos entre elas no sejam iguais.

1-) Qualidade e Servio de Energia


Distoro harmnica: forma de onda da tenso no sinusoidal, sendo possvel decomp-la numa srie de tenses sinusoidais com amplitudes e fases diferentes, com frequncias mltiplas. Existem outros factores que provocam a interrupo do sistema.

1-) Qualidade e Servio de Energia

Vrios tipos de interrupes: Principal causa para as interrupes so as cavas de tenso

1-) Qualidade e Servio de Energia

As interrupes representam custos para o cliente. So mais avultados nas industrias mais modernas que utilizam tecnologia mais avanada. Os custos crescem exponencialmente com o aumento da durao da interrupo.

2-) UPS

Para evitar estes tipos de prejuzos recorre-se a dispositivos capazes de fornecer energia para alimentar as cargas. As UPS tem a funo de garantir o funcionamento do equipamento em causa durante o perodo da interrupo. So constitudas por um rectificador, um conversor e um sistema de armazenamento. Em situao de emergncia, quando no circula nenhuma tenso na rede, esta liberta toda a energia acumulada para a carga.

2-) UPS

Existe cinco tipos de UPS: UPS Standby UPS Line Interactive UPS Standby-Ferro ( on-line ) UPS de Dupla converso on-line UPS de converso Delta on-line

2-) UPS

Vantagens e Desvantagens deste dispositivos:

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidrolectricas


70% da superfcie terrestre constituda por gua 97% salgada e apenas 3% do total agua doce, e desses, 0.01% vai para os rios ficando disponvel. Nos incios do sculo XIX e os princpios do sculo XX instalaram-se muitas centras hidroelctricas com potncias entre algumas dezenas e poucos milhares de Kilowatt. Este tipo de aproveitamento de energia comeou a despertar muito interesse por causa dos problemas ambientais. Recentemente Portugal anunciou a duplicao da capacidade das centrais de Alqueva, Picote e Bemposta Construo do aproveitamento no Baixo Sabor Construo do aproveitamento de Ribeiradio

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidrolectricas


As centrais hidroelctricas podem ser classificadas quanto: Queda de gua til Caudal Tipo de aproveitamento: Albufeira Fio de - gua Constituio das Centrais Hidroelctricas:

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidrolectricas


Barragem: tem o objectivo de reter o caudal de um rio de modo a formar uma bacia de armazenamento ou albufeira. Circuito hidrulico: tem por objectivo a conduo da gua de barragem at turbina. Tomada de gua: canaliza a gua da albufeira ao canal de derivao. Canal de Derivao: tem por funo a conduta da gua desde a tomada de gua bacia de acumulao. Bacia de Acumulao: Tem a funo de decantar a gua e controlar o fluxo de gua passa para a conduta forada.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidrolectricas


Chamin de equilbrio: a funo da chamin de servir de escape agua de modo a manter a presso na conduto em valores aceitveis. Condutas Foradas: canalizam a gua desde a bacia de acumulao at cmara das turbinas ou casa das mquinas. Canal de descarga: aps ser turbinada a gua recolhida atravs de um tubo de aspirao ou difusor para um canal que conduz ao rio

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidrolectricas


Cmara das turbinas: netsa cmara onde se encontram as turbinas que convertem a energia cintica da agua em energia mecnica que depois se vai originar energia elctrica. Turbinas: As turbinas desempenham um papel importante na produo de energia e devem ser escolhidas de acordo com a altura, a queda e a velocidade especifica desta. Existem 3 tipos de turbinas: Francis ( eixo vertical ou horizontal) Pelton ( eixo horizontal) Kaplan ( eixo vertical ou horizontal)

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidrolectricas


A escolha destas turbinas de extrema importncia:

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidrolectricas


Centrais de Bombagem: este tipo de central tem a capacidade de bombear parte da gua j turbinada de novo para a albufeira

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidroelctricas


Bombeiam a gua nos perodos de vazio O grupo funciona como inverte o seu funcionamento e comea a funcionar como motor para comear a bombear a gua. Aguieira e o Alto do Lindoso so duas centrais de Bombagem Vantagens da Hidroelctrica: Elevada eficincia, poucos custos de manuteno uma energia renovvel, amiga do ambiente Entram rapidamente em servio etc

3-)Sistemas de armazenamento de energia Hidroelctricas


Desvantagens da Hidroelctrica: Forte dependncia das condies climatricas. Impactos ambientais. Dependncia em relao a outros, nomeadamente aos pases onde nascem os rios. Concluses: As centrais so excelentes armazenadoras de energia, podendo ser muito teis em situaes de emergncia, como a respectiva entrada em servio num curto espao de tempo

3-)Sistemas de armazenamento de energia Supercondensadores


A utilizao de condensadores como acumuladores de energia elctrica sempre foi condicionada por causa das densidades de energia serem muito baixas. Com as novas tecnologias estes tm vindo a ser aperfeioados Supercondensadores so: Derivados dos condensadores convencionais. Densidade de energtica foi aumentada. Supercondenador 2500F

3-)Sistemas de armazenamento de energia Supercondensadores


Os supercondensadores so constitudos por dois elctrodos ,os quais so percorridos por uma corrente de ies em adio carga elctrica conduzida pelo electrlito, que poder ser de carvo poroso. Os recentes desenvolvimentos na rea dos Supercondensadores conduziram ao aperfeioamento de dispositivos que permitem capacidades elevadas, o que os tornam apropriados para armazenamento de energia destinada a aplicaes electrnicas/ elctricas.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Supercondensadores


O supercondensador EDLC (dupla camada) tem por base o aumento da superfcie de contacto entre elctrodo e electrlito, sem aumentar o volume do componente. Este aumento conseguido pela utilizao, nos elctrodos, de materiais porosos. A tecnologia mais utilizada baseada na utilizao de Carbono activado, a qual permite aumentar as superfcies de contacto em mil(1000) vezes.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Supercondensadores


Assim, os EDLCs so constitudos por conjuntos de elctrodos porosos de Carbono impregnados em electrlito (substncia qumica) que os isola entre si, para a conduo inica e por colectores do tipo metlico geralmente um bom condutor como o alumnio). Consequentemente o comportamento dos EDLCs no pode ser descrito como um nico Supercondensador, mas sim por uma rede complexa de Condensadores no lineares ligados entre si pelas resistncias.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Supercondensadores


O modelo terico de um Supercondensador pode ser tratado como uma linha de transmisso com a capacidade distribuda. Estes parmetros dstribuidos so dependentes das resistividades , dos materiais do elctrodo, do electrlito o tamanho dos poros e a porosidade da membrana e da tecnologia de encapsulamento.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Supercondensadores


Vantagens dos Supercondendores: Ciclo de vida quase inesgotvel quando comparado com as baterias. O tempo de descarga muito mais rpido. Correntes de descarga disponibilizadas so elevadas. Capacidade na ordem de alguns mil Farads para dimenses reduzidas face aos condensadores tradicionais. Operam em situaes adversas e no precisam de manuteno. Possuem uma boa relao preo/desempenho. So concebidos com materiais amigos do ambiente.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Supercondensadores


Desvantagens dos Supercondendores: A grande desvantagens destes dispositivos continua a ser a densidade de energia. Concluses: estes dispositivos so bons armazenadores de energia, tem um tempo de descarga muito rpido e uma corrente muito elevada, o que torna uma grande vantagem em relao aos outros sistemas, o seno dos supercondensadores mesmo a densidade de energia.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Baterias


O conceito de bateria est ligado a dispositivos que convertem energia qumica em energia elctrica e vice versa. Uma pilha um dispositivo muito simples e que consiste em dois elctrodos (um nodo e um ctodo) e uma soluo electrlita.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Baterias


O Valor de tenso que uma pilha galvnica produz esta relacionada com o tipo de material usado nos elctrodos e na soluo electrolita. O tempo que a pilha mantm a sua voltagem e corrente esta relacionado com a quantidade de material activo no fabrico da mesma. Tipos de Bateria: Lead acid Advanced Lead - acid Valve regulated lead-acid Nickel-cadmium

Metal foil Lead-acid Nickel-iron Nickel-Zinc Nickel-metal hydride

3-)Sistemas de armazenamento de energia Baterias


Sodium-Sulphur Lithium-ion sulphide Lithium-ion Sodium-nickel choride Lithium-solid polymer Aluminium-air e zinc-air

Concluses: A bateria Lead acid a mais usada para armazenamento de energia, decido a seu custo ser baixo e a sua performance ser aceitvel, mas a bateria que apresenta melhores nveis de densidade de energia so as de lithium-ion, mas devido ao seu elevado custo no so muito utilizadas.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


As clulas de combustvel so dispositivos electroqumicos eficientes O principio de funcionamento de uma clula de combustvel semelhante ao de uma bateria. O nodo alimentado pelo combustvel, enquanto que o ctodo alimentado pelo oxidante. No caos mais simples o combustvel o hidrognio molecular

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Existem vrios tipos de Fuel Cell: AFC- Alkaline Fuel Cell MCFC- Molten Carbonate Fuel Cell PEMFC- Proton Exchange Membrane Fuel Cell PAFC- Phosphoric Acid Fuel Cell SOFC- Solid Oxid Fuel Cell O principio de funcionamento desta clulas so os mesmo

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Vantagens e desvantagens:

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Propriedades das Full cell:

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Celulas Regenerativas: So ainda recentes e existe poucas aplicaes no mercado As pilhas combustveis regenerativas produzem electricidade e calor e conseguem inverter o processo. Elas conseguem armazenar ou fornecerem energia elctrica atravs de uma reaco electroqumica reversvel entre dois electrlitos ( neste caso sais) que se encontram em fase liquida. A reaco ocorre no interior de uma clula electroqumica que contem compartimentos, um para cada electrlito, separados fisicamente por uma membrana de permuta de ioes.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Elas prprias tm a particularidade de regenerar combustvel, quando aplicada energia nos seus terminais. Existem 3 tipos de clulas regenerativas: Polysulfide Bormide Battery (PSB) PSB um tipo de clula combustivel Resultante da reaco electroquimica de dois sais, o sulfureto de sdio e o Brometo de sdio. Este tipo de bateria Com potencial de 1.5V por clula Funciona temperatura ambiente e Tem um rendimento de 75%

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Vanadium Redox Battery (VRB): VRB usa o principio semelhante as PSB, mas usando pares de redox de ioes vanadium. Este tipo de bateria tem um potencial de 1.4V a 1.6 V por clula um rendimento de 85 % Esta bateria encontra-se em grande crescimento.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Zinc Bromine Flow Battery (ZnBr): O principio de funcionamento desta bateria semelhante s anteriores, s que usa composto de carbon-plastic Este tipo de bateria tem um potencial de 1.8V por clula um rendimento de 75 %.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Resumindo:

3-)Sistemas de armazenamento de energia Fuel Cell


Concluses: As clulas combustvel so uma tecnologia que comea a aparecer cada vez mais, mas o seu preo continua a ser elevado e a sua durabilidade ainda baixa o que no seja uma aposta neste momento, so amigas do ambiente , so simples de instalar e conseguem responder de uma forma rpida a uma perturbao. As suas caractersticas permite-lhes que sejam usadas em equipamentos sensveis a variaes de tenso e corrente.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Flywheels


Flywheels ou baterias electro-mecnicas O principio de funcionamento desta tecnologia muito simples, basta colocar uma roda a girar em situaes em que no esteja sujeita a qualquer fora de atrito ou a qualquer outra aco exterior. A principal funo de uma flywheel, ou bateria electromecnica, consiste em conservar a energia cintica por intermdio de um disco em alta rotao.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Flywheels


A quantidade de energia cintica armazenada nessa massa dada pela seguinte expresso:

Ec= (1/2) * I * W^2


Onde I o momento de inrcia do volante, W a sua velocidade angular Para se armazenar uma maior quantidade de energia, o volante necessita de rodar mxima velocidade possvel, visto que Ec depende do quadrado da velocidade de rotao

3-)Sistemas de armazenamento de energia Flywheels


As flywheels tem de ser cuidadosamente planeadas, pois elas precisam que muitos aspectos sejam cumpridos ( ausencia de atrito, choques mecnicos, etc) Constituio de uma flywheel:

3-)Sistemas de armazenamento de energia Flywheels


Vantagens : Ambientais, os materiais que as constituem so muito menos prejudiciais. Econmicas, simples, fiabilidade, durabilidade. Tempo de carga muito baixo. Uma Flywheel perde menos de 0.1% da energia acumulada por hora. a principal vantagem a capacidade de fornecer energia acumulada muito rpidamente, ou seja, permite atingir elevadas potncias.

3-)Sistemas de armazenamento de energia Flywheels


Desvantagens: Pouco resistentes a choques mecnicos intensos Tenso sada com grandes variaes de amplitude Variao da frequncia da tenso produzida. Concluses: por vezes as centrais de produo de nergia produzem energia que no est a ser consumida, essa energia poderia ser armazenada pela flywheel, aumentando assim o rendimento das centrais. Estas so um bom dispositivo para armazenamento de energia pois tm um tempo de resposta elevado e conseguem ter elevadas potncias, tm uma fiabilidade elevada em comparao com as outras tecnologias.

3-)Sistemas de armazenamento de energia SMES


Esta tecnologia tem por base os supercondutores Perdem a resistncia corrente elctrica quando so submetidos a baixo de uma certa temperatura. As temperaturas criticas (Tc) so conseguidas pelo arrefecimento de materiais tanto com hlio ou com nitrognio lquido.

3-)Sistemas de armazenamento de energia SMES


Se aplicar um campo magntico suficientemente intenso,a qualquer temperatura inferior temperatura critica Tc, o supercondutor regressa ao seu estado normal. Podem armazenar energia atravs de bobinas supercondutoras. Constituio de um sistema SMES:

3-)Sistemas de armazenamento de energia SMES


Vantagens: Fiabilidade, Elevada eficincia. Poder de descarga quase instantneo. Pode armazenar energia com uma perda de 0.1%. Carregam/ descarregam milhares de vezes sem nenhuma degradao do material num curto espao de tempo. Desvantagens: Elevados custos, elevado tamanho, Refrigerao. Foras de Lorentz. Situao muito crtica para correntes elevadas.

3-)Sistemas de armazenamento de energia SMES


Concluses: Este sistema muito eficiente pois liberta uma grande quantidade de energia quase instantnea, carrega e descarrega milhares de vezes sem danificar os materiais, mas tem o problema dos custos. Neste momento no existem instalaes de grande potncia apenas Micro-SMES. Num futuro prximo esta tecnologia ser uma grande aposta no que refere a armazenamento de energia.

3-)Sistemas de armazenamento de energia CAES


Animao

caes_demo.exe

4-)Concluses finais

Para escolher um sistema de armazenamento temos de visualizar certo parmetros:

4-)Concluses finais

Para escolher um sistema de armazenamento temos de visualizar certo parmetros: Tempo descarga Custos de energia

4-)Concluses finais

Densidade de energia

Fim
Obrigado pela ateno
Anselmo Santos & Bruno Baptista

También podría gustarte