Está en la página 1de 18

APRESENTAO INSTITUCIONAL

Fund Raising & Corporate Finance

Introduo

Quem Somos
Uma empresa independente, constituda em 1999 por Francisco Banha e por Christophe Chausson, o principal venture catalyst francs Uma referncia na actividade de Angariao de Capital junto de investidores financeiros e de Business Angels, para projectos lanados por empreendedores e por empresas em rpido crescimento Uma equipa experiente nas reas de Corporate Finance ao servio das pequenas e mdias empresas Uma vasta presena em internacional - A Gesventure membro Translink e representante exclusivo em Portugal desta organizao independente criada em 1972 na Suia, especializada em transaces M&A cross-border de mdia dimenso

reas de Interveno

Incubao de Empresas

Angariao de Capital

Fuses e Aquisies

PARCEIRO Christophe Chausson, Chausson Finance ( www.chaussonfinance.com)


Com 400 milhes angariados, a Chausson Finance um dos principais operadores franceses de investimento privado e de "fuses e aquisies" para as empresas em crescimento. Suporta hoje uma rede de 250 investidores europeus especializados e uma rede de parceiros na Europa e nos Estados Unidos.

GESVENTURE, S.A.

A Equipa

Francisco Banha
Francisco Banha Partner fundador e CEO da Gesventure. Presentemente, tambm Presidente da FNABA (Federao Nacionall de Associaes de Business Angels) e Membro da Administrao da EBAN (Rede Europeia de Business Angels). Para alm de ser um empreendedor, tem uma carreira com mais de 20 anos de experincia em Corporate Finance, contabilidade e gesto de empresas. Francisco Banha tem um Mestrado em Gesto e um MBA em Business Strategy. Lecciona regularmente em cursos de gesto, marketing e empreendedorismo em universidades portuguesas. frequentemente convidado como orador para conferncias, universidades e outros eventos pblicos que promovam o empreendedorismo nas geraes mais novas. Publicou dois livros, escreve regularmente artigos de opinio para a imprensa portuguesa e mantm um blog bastante activo.

Joo Patrcio dos Santos


Tem mais de 20 anos de experincia nas reas de Private Equity e de Corporate Finance. Trabalhou para instituies nacionais e internacionais. Antes de se juntar Gesventure, foi durante 12 anos Head of Corporate Finance Portugal no BNP Paribas onde esteve envolvido em transaces de M&A cross-border, tendo assessorado tanto grupos nacionais como internacionais. Tem uma licenciatura em Engenharia. fluente em Ingls e Francs e tem um bom entendimento do Castelhano.

Srgio Pvoas
Com a Gesventure desde 1999, Partner desde 2007. Tem mais de 10 anos de experincia na assessoria financeira a empresas e accionistas, particularmente no mbito de mandatos de angariao de capital e de M&A. Srgio Pvoas tem uma licenciatura em Economia. Fala Ingls e Francs e tem um bom entendimento do Castelhano.

Carla Coelho
Carla Coelho chegou Gesventure em 1999 e Partner desde 2005. jurista especializada na rea dos negcios e responsvel pelo apoio jurdico ao grupo Gesbanha. Carla tem estado envolvida nos projectos de assessoria da Gesventure, em especial no que respeita aos aspectos jurdicos das transaces. Tem uma licenciatura em Direito.

Antnio Albino Freire


Antes de se juntar Gesventure, foi Administrador de vrias empresas portuguesas nos sectores bancrio, de capital de risco, dos seguros, da indstria, da distribuio e da sade. Integrou o o Governo Portugus em 1983/85 como conselheiro no gabinete do Ministro do Mar. Tem uma licenciatura em Economia. Fala Francs e Ingls.

GESVENTURE, S.A.

Solues e Servios

Prestamos assessoria estratgica e financeira na montagem de operaes de pequena e mdia dimenso, proporcionando solues adaptadas s diversas fases de desenvolvimento das Empresas.

Corporate Finance
M&A internacional

Angariao de Capital

Buyouts
LMBO MBO

Operaes de concentrao, fuses, aquisies

private equity business angels venture capital

Assessoria estratgica
MBI

GESVENTURE, S.A.

Solues e Servios (cont.)

Angariao de Capital montagem de operaes de financiamento


Early-stage: business angels, fundos capital de risco (venture capital) Capital desenvolvimento e buyouts: fundos de private equity para operaes de expanso ou Buyouts

Assessoria Estratgica, intervenes estas que podem anteceder uma operao de angariao de fundos ou de M&A
Aconselhamento estratgico e assessoria financeira, preparao de Business Plan Reorganizaes e reestruturaes Avaliaes

Corporate Finance - Fuses e Aquisies (M&A) com foco nas


Pequenas e mdias transaces no Mercado Domstico Venda de empresas familiares, assessoria grupos industriais e financeiros na venda de activos e negcios no estratgicos Compra de empresas

Operaes Cross-border de dimenso mdia Assessoria a investidores estratgicos e financeiros na aquisio de empresas portuguesas Assessoria de clientes portugueses na venda de activos a investidores estrangeiros, ou na compra de activos ou empresas no estrangeiro (expanso internacional)

GESVENTURE, S.A.

Clientes

Somos parceiros dos empreendedores e das empresas que procuram uma assessoria qualificada e independente, com uma perspectiva internacional e que acrescente valor aos seus projectos.

Corporate Finance
empresas em expanso internacional

Angariao de Capital

Buyouts
gestores em operaes de MBO/MBI

investidores estrangeiros holdings, family offices

empreendedores

empresas familiares

empresas em forte crescimento

GESVENTURE, S.A.

Clientes e Solues

Empreendedores, PME em crescimento, Empresas familiares


Assessoria estratgica estratgias de criao de valor, crescimento Angariao de capital financiamento do crescimento orgnico e de aquisies Crescimento por aquisio (em Portugal e Internacional) identificao de oportunidades, assessoria na compra Reestruturao accionista substituio de accionistas, recompra a investidores financeiros Consolidao sectorial assessoria em operaes de compra, venda e fuso Estratgias de sada assessoria na venda a investidores estratgicos/industriais (nacionais e estrangeiros)

Holdings e family offices


Assessoria estratgica anlise de portfolios, estratgias de diversificao/concentrao e de alocao de recursos Avaliao e anlise de portfolios de investimento Angariao de capital Implementao de novas estratgias de investimento/desinvestimento venda de participaes ou crescimento via aquisies (em Portugal ou no estrangeiro)

Gestores interessados em montar operaes de MBO / MBI


Analise de oportunidades de negcio Assessoria nas negociaes com os accionistas da empresa-alvo Estratgia da transaco e do financiamento da operao Angariao de capital identificao e negociao com parceiros financeiros Angariao de dvida apoio na negociao com financiadores

Grupos internacionais de mdia dimenso


Identificao de oportunidades de investimento em Portugal Abordagem aos accionistas da empresa-alvo Negociao e concluso da transaco

Entidades com estruturas accionistas instveis


Restruturaes accionistas visando promover uma base accionista estvel sada de accionistas financeiros ou outros accionistas minoritrios, desbloqueio de situaes 50/50

GESVENTURE, S.A.

Algumas referncias

16,4 milhes angariados

MTB
confidencial
Hardware - Distrib MBO

2.2M
Software Expanso

425.000
Biotech Seed Capital

480.000
Sistema Localiz Seed Capital

50.000
Prod. Brinquedos Seed Capital

518.000
Video Jogos Seed Capital

495.000
Trading Seed Capital

Marcas, Trade & Branding

200.000
Telecomunicaes Seed Capital

Gluco Prime
364.570
I.T./ Infraestruturas Seed Capital

500.000
Aquacultura Seed Capital

485.000
Distribuio Seed Capital

confidencial
Watercoolers
Venda

175.000
Biotech Seed Capital

1.3M
Biotech Seed Capital

775.000
Publicidade Seed Capital

45.000
Equipamento/ Design Seed Capital

GESVENTURE, S.A.

Projectos recentes

PROJECTOS RECENTES

2007

Investimento por 3 Business Angels do Business Angels Club + InovCapital

Invento multi-funes, universal, com aplicao a foges de campismo


Permite cozinhar em condies de vento forte (testado com ventos de 30km/h) Economia energtica do equipamento na ordem dos 50%. Testes realizados em laboratrio (Universidade Lusfona) Aumenta conforto e segurana do utilizador de um fogo atravs do resguardo anti-fogo Muito leve e resistente nico forno para utilizao em montanha

GESVENTURE, S.A.

Projectos recentes

PROJECTOS RECENTES
JULHO/ 2007

Investimento por 1 Business Angel do Business Angels Club + InovCapital


(outro Business Angel em estudo) Receita proveniente nas chamadas de vdeo de valor acrescentado realizadas pelos cidados. Aplicaes desenvolvidas junto dos clientes e sem custo para estes. Utilizadores de telemveis de 3 gerao (possibilidade de ampliao a outro tipo de utilizadores). A infraestrutura ser instalada na empresa e servir vrios clientes at 120 chamadas em simultneo.

Cidado Portugus

3G

112 Vdeo
Bombeiros & Proteco Civil PSP GNR

CHAMADA VIDEO

GESVENTURE, S.A.

Alguns testemunhos de empreendedores

Gesventure, SA.
www.gesventure.pt Testemunhos dos empreendedores apoiados pela Gesventure.

GESVENTURE, S.A.

Algumas das nossas iniciativas

EASY Investment Forum Estoril, Portugal 11-12, Outubro, 2007


A Gesventure organizou, no mbito do projecto EASY Early Stage Investors for High Gorwth Businesses, o EASY Investment Forum do Estoril em Outubro de 2007. Empreendedores de toda a Europa foram acompanhados durante meses, culminando a sua participao na apresentao dos seus projectos junto de investidores focados nas fases iniciais de investimento.

Business Angels World Summit Cascais, Portugal 10, Outubro, 2007


A Gesventure apoiou a realizao da primeira cimeira de business angels escala mundial. Representantes de redes europeias e norte-americanas, juntar-se-o s redes provenientes da ndia, China, Malsia, Austrlia, Brasil, frica do Sul, entre outras. Deste acordo resultou a declarao de intenes de vir a ser criada uma Organizao Mundial de Business Angels.

GESVENTURE, S.A.

Algumas das nossas iniciativas

O grande objectivo que preside realizao anual, por parte da Gesventure, do Congresso Internacional de Capital de Risco, igualmente designado Venture Capital IT, consiste num forte e empenhado contributo para a dinamizao do sector de capital de risco em Portugal, maxime atravs da promoo do investimento na Inovao e na capacidade criativa dos empreendedores portugueses. H uma grande aposta em trazer a Portugal oradores estrangeiros das mais variadas nacionalidades, factor que tem conquistado, ano aps ano, uma superior audincia s intervenes realziadas. Anualmente so ainda atribudos os Prmios Gesventure, como reconhecimento pelas personalidades que melhor se destacaram em Empreendedorismo, Inovao e Internacionalizao.

O Venture Capital IT tem obtido o apoio das seguintes entidades:

GESVENTURE, S.A.

Algumas das nossas iniciativas

Oradores
Shay Vyakarnam Cambridge University Reino Unido

Ozires Silva Ex-EMBRAER Brasil

Mannie Manhong Liu VCChina China

Antoine Garrigues Iris Capital Frana

Lus Mira Amaral BPI Capital

Chris Curtis CGInternational Canad

Paulo Teixeira Pinto Abreu Advogados

Julie Logan Simfonec, UK Gerry Carter - WCPHD, USA Luiz Figueiredo - Assoc. Brasileira de C.R. Brasil Abelardo Lopez - 3i, Espanha Georges Nol - EVCA, Blgica Alex Pegley DSGVC Limited, UK David Key Brand New Ventures, UK Stephen Grech Paulo Ramos CEO ParaRede Tshwane Univ. Technology Jos Roquette Grupo Pestana Pousadas frica do sul Jean Raby Director da Goldman Sachs Arnaldo Rodrigues Motorola Portugal Paul Shreve Cisco, USA Rogrio Carapua CEO Novabase Mark Delamere Universidade de Nottingham, UK Stphane Roussier France Finance Technology Christopher Klein Ernst & Young Jorge Barata Preto GCI Moambique Jack Lang Business Angel Andre Jaunay Rede Francesa de Business Angels Reino Unido Joo Matias Oracle Portugal Miguel Afonso A Promotora, Cabo Verde Diogo Horta e Costa Telesp Celular Jorge Santos Siagri, Moambique Antnio Nogueira de Leite Professor Universitrio Francisco F. da Silva Banco Portugus de Gesto Alexander Von Friesen Pricewaterhousecoopers Martin Carr Business Link Ian Page Nicolas Eymard Maaf Gestion, Frana Seven Spiers Inv. Jorge Braga de Macedo Inst. Inv. Cient. Tropical Reino Unido Samy Kopit BNDES, Brasil

GESVENTURE, S.A.

Algumas das nossas iniciativas

9 Encontro Gesventure
Os Encontros Gesventure realizam-se desde 1999, data em que a Gesventure iniciou actividade como catalisadora de Capital de Risco em Portugal. 1999 Estes Encontros, tm como objectivo estreitar as relaes entre empreendedores e investidores, promovendo o dilogo aberto e sensibilizando todos os presentes para novas oportunidades do mercado. 2000 Os Encontros Gesventure tm j um impacto que vai para alm das conferncias. No obstante a importncia que representa a participao e contributo 2001 de diversos oradores nacionais e internacionais, os encontros Gesventure tm inovado ao longo dos anos, sendo compostos por Conferncias, Sesses Privadas entre Investidores e Empreendedores, Workshops e Networking Breaks.

Oradores dos Encontros Gesventure:


Eng. Alberto Moreno - Ex-Presidente do Hospital de Sta Maria Eng. Mira Amaral Administrador BPI Capital Dr Csar Bessa Monteiro- Partner da Abreu Cardidos & Associados Dra. Claire Munck - EBAN - European Business Angel Network, Blgica Dr. Claude Rameau - France Angels, Frana Dr. Hubert Rampersad - TPS International, Holanda Professor Joo Lobo Antunes Faculdade de Medicina de Lisboa Dr. Eduardo Catroga - ex-Ministro das Finanas Dr. Joo Pessoa e Costa - Presidente da Ambelis Dr. Joo Vicente Ribeiro - Presidente da PME Investimentos Dr. Nelson Bernardo - Raposo Bernardo & Associados Dr. Nuno Miranda - ISQ Capital de Risco Dr. Nuno Arantes de Oliveira - CEO da Alfama Dr. Reginald Vossen - BAN Vlaanderen, Blgica

2002 2003 2004 2005

Os Encontros Gesventure obtiveram o apoio das seguintes entidades:

2006 2007 2008 2009

Auditrio no 6 Encontro Gesventure

GESVENTURE, S.A.

Algumas das nossas iniciativas

Os Elevator Pitch so uma constante nos eventos organizados pela Gesventure. Sendo o conceito base o da apresentao de um projecto de investimento a potenciais investidores numa pequena oportunidade de 5 minutos, esta iniciativa pode tambm ser estendida a sesses mais longas, em privado, onde o interlocutor do empreendedor j uma sociedade de capital de risco em concreto. A Gesventure tomou a iniciativa de criar um Indicador de Capital de Risco, representativo da indstria de Capital de Risco Portuguesa. Actualmente, a Gesventure no emite o Indicador Gesventure, participando no Comit de Estatsticas da APCRI (Assoc. Portuguesa de Capital de Risco e de Desenvolvimento).

A iniciativa Negcios Pela Manh reune ao pequeno-almoo investidores, empresrios, futuros empreendedores e imprensa especializada. O objectivo proporcionar a um empreendedor pr-seleccionado a possibilidade de expor o seu projecto a uma Sociedade de Capital de Risco. O concurso acadmico "Capital de Risco e Empreendedorismo", decorrido entre Maro e Novembro de 2005, teve como objectivo sensibilizar os participantes para a necessidade de uma atitude empreendedora e para os aspectos conceptuais do Capital de Risco.

Video Pitch
Recentemente e de forma inovadora a nvel europeu, a Gesventure estendeu os seus Elevator Pitch internet. Desde Fevereiro que possvel aceder gratuitamente s apresentaes de projectos atravs do website da Gesventure

GESVENTURE, S.A.

Parcerias

A Gesventure associada da Associao Portuguesa de Capital de Risco, que rene os principais operadores de Capital de Risco nacionais. Para alm de organizar frequentemente eventos em regime de parceria, a Gesventure faz parte integrante do Comit de Estatsticas da APCRI.

A Alta Partners exerce consultoria em Espanha no domnio das fuses, aquisies, angariao de capital e desinvestimentos. Com escritrios em Barcelona e Madrid, possui acordo de cooperao com empresas dos EUA, Reino Unido, Alemanha e Brasil.

A Parceria com a VCChina, assinada em Pequim em Agosto de 2005 a mais recente parceria da Gesventure com congneres estrangeiras e tem por objectivo aproximar investidores e empreendedores dos dois pases.

Com 400 milhes angariados, a Chausson Finance um dos principais operadores franceses de investimento privado e de "fuses e aquisies" para as empresas em crescimento. Suporta hoje uma rede de 250 investidores europeus especializados e uma rede de parceiros na Europa e nos Estados Unidos. A Gesventure o membro portugus de um grupo de 17 parceiros que, ao nvel europeu, procuram fomentar os investimentos transnacionais de investidores formais e informais em oportunidades de negcio associadas s fases seed e start-up. A Translink foi fundada em 1972 pelo Dr. Roland E. Schucht e especializou-se na prestao de servios de assessoria financeira em transaces M&A cross border e de mdia dimenso. Os primeiros escritrios foram em Zurique e Paris. Seguiram-se a expanso para a Alemanha (1977), Reino Unido (1978), EUA (1979), Itlia (1988), Espanha (1990), Argentina (2005), Dinamarca (2005), Finlndia e Brasil (2006). Em 2008 alargou a sua implantao Polnia, Sucia, Itlia, ndia, Holanda e Portugal e em 2009 ustria, Mxico e Uruguai.

GESVENTURE, S.A.

acreditamos que o futuro algo que criamos e no algo que nos acontece
em Lead the Revolution, por Gary Hamel

GESVENTURE, S.A.

También podría gustarte