Está en la página 1de 89

LEI COMPLEMENTAR N 002 DE 17 DE DEZEMBRO DE 1990

Institui o Cdigo Tributrio do Municpio de Taubat


O PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBAT, FAZ SABER que a Cmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:

LIVRO I
DO SISTEMA TRIBUTRIO MUNICIPAL

TTULO I
DAS DISPOSIES GERAIS
Art. 1 Esta lei institui o Cdigo Tributrio do Municpio, dispondo sobre fatos geradores, contribuintes, responsveis, bases de clculo, alquota, lanamento e arrecadao de cada tributo, disciplinando a aplicao de penalidades, a concesso de iseno e a administrao tributria. Art. 2 Aplicam-se s relaes entre a Fazenda Municipal e os contribuintes as normas gerais de direito tributrio constantes deste Cdigo e do Cdigo Tributrio Nacional. Art. 3 Compem o Sistema Tributrio do Municpio: I Impostos: a) sobre propriedade territorial urbana; b) sobre a propriedade predial urbana; c) sobre a transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio; d) sobre vendas a varejo de combustveis lquidos e gasosos, exceto leo diesel; e) sobre servios de qualquer natureza. II Taxas decorrentes do efetivo exerccio do poder de polcia administrativa: a) de licena para localizao; b) de fiscalizao de funcionamento; c) de licena para funcionamento em horrio especial; d) de licena para o exerccio da atividade de comrcio ambulante; e) de licena para execuo de obras particulares; f) de licena para publicidade. III Taxas decorrentes da utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos, especficos e divisveis, prestados aos contribuintes ou postos sua disposio: a) limpeza e conservao de vias e logradouros pblicos; b) iluminao pblica; c) coleta domiciliar de lixo; d) preveno de incndios. IV Contribuio de melhoria, decorrentes de obras pblicas.

TTULO II
DOS IMPOSTOS

CAPTULO I
DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL URBANA SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE
Art. 4 O imposto sobre a propriedade territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de terreno localizado na zona urbana do municpio. Pargrafo nico. Considera-se ocorrido o fato gerador, para todos os efeitos legais, em 1 de janeiro de cada ano. Art. 5 O contribuinte do imposto o proprietrio, o titular do domnio til ou o possuidor do terreno a qualquer ttulo. Art. 6 As zonas urbanas, para os efeitos deste imposto, so aquelas fixadas por lei, nas quais existam pelo menos dois dos seguintes melhoramentos, construdos ou mantidos pelo Poder Publico: I meio-fio ou calamento, com canalizao de guas pluviais; II abastecimento de gua; III sistema de esgotos sanitrios; IV rede de iluminao pblica, com ou sem posteamento para distribuio domiciliar; V escola primria ou posto de sade a uma distncia mxima de 03 (trs) quilmetros do terreno considerado. Art. 7 Tambm so consideradas zonas urbanas as reas urbanizveis, ou de expanso urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos rgos competentes, destinados habitao, ao comrcio ou indstria, mesmo que localizadas fora das zonas definidas nos termos do artigo anterior. Art. 8 Para os efeitos deste imposto, considera-se terreno o solo, sem benfeitoria ou edificao, e o terreno que contenha: I construo provisria que possa ser removida sem destruio ou alterao; II construo em andamento ou paralisada; III construo em runas, em demolio, condenada ou interditada; IV construo que a autoridade competente considere inadequada, quanto rea ocupada, para a destinao ou utilizao pretendida. Pargrafo nico. Considera-se no edificada a rea de terreno que exceder a 10 (dez) vezes a rea construda, em lotes de rea superior a 500 (quinhentos) metros quadrados.

SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA


Art. 9 A base de clculo do imposto o valor venal do terreno, ao qual se aplica a alquota de 1,5% (um e meio por cento). Art. 10 O valor venal dos imveis ser apurado com base nos elementos existentes no Cadastro Imobilirio e segundo sistema de avaliao estabelecida em regulamento.

Art. 11. Valor venal dos terrenos ser apurado em funo dos seguintes elementos, considerados em conjunto ou isoladamente, a critrio da Administrao Tributria: I o valor corretamente declarado pelo contribuinte; II o ndice mdio de valorizao correspondente ao setor de situao do terreno; III o preo de terreno nas ltimas operaes de compra e venda realizadas nos respectivos setores; IV a existncia de equipamentos urbanos, tais como gua, esgoto, pavimentao, iluminao e limpeza pblica e outros melhoramentos implantados pelo Poder Pblico; V os acidentes naturais e outras caractersticas fsicas no setor; VI ndice de desvalorizao da moeda; VII quaisquer outros dados informativos obtidos pela Administrao Tributria e que possam ser tecnicamente admitidos. Pargrafo nico. Na determinao do valor venal do terreno no sero considerados: I o valor dos bens imveis nele mantidos, em carter permanente ou temporrio, para efeito de sua utilizao, explorao, aformoseamento ou comodidade; II as vinculaes restritivas do direito de propriedade e o estatuto de comunho; III o valor das construes ou edificaes, nas hipteses previstas nos incisos I, II, III e IV, do Art. 8. Art. 12. O Poder Executivo editar mapas contendo: I valores por metro de frente de cada terreno segundo sua localizao e existncia de equipamentos urbanos; II fatores de correo e respectivos critrios de aplicao. Art. 13. Os valores constantes dos mapas sero atualizados anualmente e revistos a cada dois anos, antes do lanamento deste imposto.

SEO III DA INSCRIO


Art. 14. A inscrio no Cadastro Fiscal Imobilirio obrigatria, devendo ser promovida, separadamente, para cada terreno de que o contribuinte seja proprietrio, titular do domnio til ou possuidor, a qualquer ttulo, mesmo que sejam beneficiados por imunidade ou iseno. Pargrafo nico. So sujeitos a uma s inscrio, requerida com a apresentao de planta ou croqui: I as glebas sem quaisquer melhoramentos; II as quadras indivisas das reas arruadas. Art. 15. O contribuinte obrigado a promover a inscrio em formulrio especial, no qual, sob sua responsabilidade, sem prejuzo de outras informaes que podero ser exigidas pela Prefeitura, declarar: I seu nome e qualificao; II nmero anterior, no Registro de Imveis, do registro do ttulo relativo ao terreno; III localizao, dimenses, rea e confrontaes do terreno; IV uso a que efetivamente est sendo destinado o terreno; V informaes sobre o tipo de construo, se existir; VI indicao da natureza do ttulo aquisitivo da propriedade ou do domnio til, e do nmero de seu registro no Registro de Imveis competente; VII valor constante do ttulo aquisitivo; VII - tratando-se de posse, indicao do ttulo que a justifica, se existir; IX endereo para a entrega de avisos de lanamento e notificaes. Art. 16. O contribuinte obrigado a promover sua inscrio dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da: I convocao eventualmente feita pela Prefeitura; II demolio ou perecimento das edificaes ou construes existentes no terreno; III aquisio ou promessa de compra de terreno;

IV aquisio ou promessa de compra de parte do terreno, no construda, desmembrada ou ideal; V posse de terreno exercida a qualquer ttulo. Art. 17. At 30 (trinta) dias contados da data do ato, devem ser comunicadas Prefeitura: I pelo adquirente, a transcrio, no Registro de Imveis, do ttulo aquisitivo da propriedade ou domnio til do terreno; II pelo promitente vendedor, ou pelo cedente, a celebrao, respectivamente, do contrato de compromisso de compra e venda ou de contrato de sua cesso; III pelo proprietrio, titular do domnio til ou pelo possuidor a qualquer ttulo, outras alteraes verificadas com relao ao terreno que possa afetar a base de clculo deste imposto. Art. 18. O contribuinte omisso ser inscrito de ofcio, observado o disposto no Art. 29. Pargrafo nico. Equipara-se ao contribuinte omisso o que apresentar formulrio de inscrio com informaes falsas, erros ou omisses dolosas.

SEO IV DO LANAMENTO
Art. 19. O imposto ser lanado anualmente, observando-se o estado do terreno em 1 de janeiro do ano a que corresponder o lanamento. Pargrafo nico. Tratando-se de terreno no qual sejam concludas obras durante o exerccio, o imposto ser devido at o final do ano em que seja expedido o Habite-se, em que seja obtido o Auto de Vistoria, ou em que as construes sejam efetivamente ocupadas. Art. 20. O imposto ser lanado em nome do contribuinte que constar da inscrio. 1 No caso de terreno objeto de compromisso de compra e venda, o lanamento ser mantido em nome do promitente vendedor at a inscrio do compromissrio comprador. 2 Tratando-se de terreno que seja objeto de enfiteuse, usufruto ou fideicomisso, o lanamento ser feito em nome do enfiteuta, do usufruturio ou do fiducirio. Art. 21. Nos casos de condomnio, o imposto ser lanado em nome de um, de alguns ou de todos os co-proprietrios, nos dois primeiros casos, sem prejuzo da responsabilidade solidria dos demais pelo pagamento do tributo. Art. 22. O lanamento do imposto ser distinto, um para cada unidade autnoma, ainda que contguas ou vizinhas e de propriedade do mesmo contribuinte. Art. 23. Enquanto no existindo o direito da Fazenda Municipal, o lanamento poder ser revisto, de ofcio, aplicando-se, para a reviso, as normas previstas no artigo 229. 1 O pagamento da obrigao tributria objeto de lanamento anterior ser considerado como pagamento parcial do total devido pelo contribuinte em conseqncia de reviso de que trata este artigo. 2 O lanamento complementar resultante de reviso no invalida o lanamento anterior. Art. 24. O imposto ser lanado independentemente da regularidade jurdica dos ttulos de propriedade, domnio til ou posse do terreno, ou da satisfao de quaisquer exigncias administrativas para a utilizao do imvel.

SEO V DA ARRECADAO
Art. 25. O pagamento do imposto ser feito nos vencimentos e em nmero de parcelas indicados nos avisos de lanamento, conforme estabelecido no regulamento.

Art. 26. Nenhuma prestao poder ser paga sem a prvia quitao da antecedente. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 27. O pagamento do imposto no implica reconhecimento, pela Prefeitura, para quaisquer fins, da legitimidade da propriedade, do domnio til ou da posse do terreno.

SEO VI DAS PENALIDADES


Art. 28. A falta de pagamento do imposto nos vencimentos fixados nos avisos de lanamento, sujeitar o contribuinte multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor do imposto, cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para atualizao do valor dos crditos tributrios. Art. 28. O no pagamento de tributo em seus vencimentos, sujeitar o contribuinte multa moratria de 2% (dois por cento) at o dcimo quinto dia, de 10% (dez por cento) do dcimo sexto ao trigsimo dia e 20% (vinte por cento) aps o trigsimo dia, sobre o valor do tributo, bem como cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio ou frao e atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para a atualizao do valor dos crditos tributrios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97) Art. 29. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no artigo 16 deste Cdigo, ser imposta a multa equivalente a 100% (cem por cento) do valor anual do imposto, multa que ser devida por um ou mais exerccios, at a regularizao de sua inscrio.

SEO VII DA ISENO


Art. 30. So isentos do pagamento do imposto os terrenos cedidos gratuitamente para uso da Unio, do Estado ou do Municpio. Art. 31. As isenes condicionadas sero solicitadas em requerimento instrudo com as provas de cumprimento das exigncias necessrias para a sua concesso, que deve ser apresentado at o ltimo dia do ms de outubro de cada exerccio, sob pena de perda do benefcio fiscal no ano seguinte. Pargrafo nico. A documentao apresentada com o primeiro pedido de iseno poder servir para os demais exerccios, devendo o requerimento de renovao de iseno referir-se quela documentao.

CAPTULO II
DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL URBANA SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE
Art. 32. O imposto sobre a propriedade predial tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse do imvel construdo, localizado na zona urbana do Municpio. 1 Para os efeitos deste imposto, considera-se imvel construdo o terreno com as respectivas construes permanentes, que sirvam para habitao, uso, recreio ou para o exerccio de quaisquer

atividades, lucrativas ou no, seja qual for sua forma ou destino aparente ou declarado, ressalvadas as construes a que se refere o Art. 8, incisos I a IV. 2 Considera-se ocorrido o fato gerador, para todos os efeitos legais, em 1 de janeiro de cada ano. Art. 33. O contribuinte do imposto o proprietrio, o titular do domnio til ou o possuidor, a qualquer ttulo, de imvel construdo. Art. 34. Para os efeitos deste imposto, considera-se zona urbana a definida nos Art. 6 e 7.

SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA


Art. 35. A base de clculo do imposto o valor venal do imvel, ao qual se aplicam as seguintes alquotas: a) 1% (um por cento) sobre o valor venal do terreno; b) 0,5% (meio por cento) sobre o valor venal das edificaes. Art. 36. O valor venal do imvel, englobando o terreno e as construes nele existentes, ser obtido da seguinte forma: I para o terreno, na forma do disposto no Art. 10; II para a construo, multiplica-se a rea construda pelo valor unitrio correspondente ao tipo e ao padro de construo, aplicados os fatores de correo. Art. 37. O Poder Executivo editar mapas contendo: I valores do metro quadrado de edificao, segundo o tipo e o padro; II fatores de correo e os respectivos critrios de aplicao. Art. 38. Os valores constantes dos mapas sero atualizados anualmente e revistos a cada dois anos, antes do lanamento deste imposto. Art. 39. Na determinao do valor venal no sero considerados: I o valor dos bens mantidos, em carter permanente ou temporrio, no bem imvel, para efeito de sua utilizao, explorao, aformoseamento ou comodidade; II as vinculaes restritas do direito de propriedade e o estado de comunho; III o valor das construes ou edificaes, nas hipteses previstas nos incisos I a IV, do Art. 8.

SEO III DA INSCRIO


Art. 40. A inscrio no Cadastro Fiscal Imobilirio obrigatria, devendo ser promovida, separadamente, para cada imvel construdo de que o contribuinte seja proprietrio, titular do domnio til ou possuidor, a qualquer ttulo, mesmo nos casos de imunidade ou iseno. Pargrafo nico. A inscrio no Cadastro Fiscal Imobilirio tambm obrigatria para os casos de reconstruo, reforma e acrscimos. Art. 41. Para o requerimento de inscrio de imvel construdo, aplica-se s disposies do Art. 15, incisos I a IX, com o acrscimo das seguintes informaes: I dimenses e rea construda do imvel; II rea do pavimento trreo; III nmero de pavimentos; IV data da concluso da construo; V informaes sobre o tipo de construo;

VI nmero e natureza dos cmodos. Pargrafo nico. Para o requerimento de inscrio do imvel reconstrudo, reformado ou acrescido aplicam-se, no que couber, o disposto neste artigo. Art. 42. O contribuinte obrigado a promover a inscrio dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da: I convocao eventualmente feita pela Prefeitura; II concluso ou ocupao da construo; III trmino da reconstruo, reforma e ou acrscimos; IV aquisio ou promessa de compra de imvel construdo; V aquisio ou promessa de compra de parte de imvel construdo, desmembrada ou ideal; VI posse de imvel construdo exercida a qualquer ttulo. Art. 43. O contribuinte omisso ser inscrito de ofcio, observado o disposto no Art. 49. Pargrafo nico. Equipara-se ao contribuinte omisso o que apresentar formulrio de inscrio com informaes falsas, erros ou omisses dolosos.

SEO IV DO LANAMENTO
Art. 44. O imposto ser lanado anualmente, observando-se o estado do imvel em 1 de janeiro do ano a que corresponder o lanamento. 1 Tratando-se de construes concludas durante o exerccio, o imposto ser lanado a partir do exerccio seguinte quele em que seja expedido o Habite-se, o Auto de Vistoria, ou em que as construes sejam parcial ou totalmente ocupadas. 2 Tratando-se de construes demolidas durante o exerccio, o imposto ser devido at o final do exerccio, passando a ser devido o imposto sobre a propriedade territorial urbana a partir do exerccio seguinte. 3 Aplicam-se ao lanamento deste imposto todas as disposies constantes dos Art. 20 a 24.

SEO V DA ARRECADAO
Art. 45. O pagamento do imposto ser feito nos vencimentos e em nmero de parcelas indicados nos avisos de lanamento, conforme estabelecido no regulamento. Art. 46. Nenhuma prestao poder ser paga sem a prvia quitao da antecedente. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 47. O pagamento do imposto no implica reconhecimento, pela Prefeitura, para quaisquer fins, da legitimidade da propriedade, do domnio til ou da posse do imvel.

SEO VI DAS PENALIDADES


Art. 48. A falta de pagamento do imposto, nos vencimentos fixados nos avisos de lanamento sujeitar o contribuinte multa se 20% (vinte por cento) sobre o valor do imposto, cobrana de juros moratrios razo de 1 (um por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para atualizao do valor dos crditos tributrios. Art. 48. O no pagamento de tributo em seus vencimentos, sujeitar o contribuinte multa moratria de 2% (dois por cento) at o dcimo quinto dia, de 10% (dez por cento) do dcimo sexto ao trigsimo dia e de 20% (vinte por cento) aps o trigsimo dia, sobre o valor do tributo, bem como cobrana

de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio ou frao e a atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para a atualizao do valor dos crditos tributrios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97) Art. 49. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no Art. 42 deste Cdigo, ser imposta a multa equivalente a 100% (cem por cento) do valor anual do imposto, multa que ser devida por um ou mais exerccios, at a regularizao de sua inscrio.

SEO VII DA ISENO


Art. 50. So isentos do pagamento do imposto, sob a condio de que cumpram as exigncias da legislao tributria do Municpio: I os proprietrios, titulares de domnio til ou possuidores, a qualquer ttulo, de imveis cedidos gratuitamente, em sua totalidade, para uso da Unio, do Estado ou do Municpio; II os ex-combatentes da Fora Expedicionria Brasileira, bem como os participantes da Revoluo Constitucionalista de 1932, proprietrios de imvel que utilizem como residncia prpria, assim como as vivas, enquanto perdurar a viuvez, desde que no possuam outro imvel no Municpio; III as vivas, desquitadas, divorciadas e solteiras maiores de 50 (cinqenta) anos, proprietrias de imvel que utilizem como residncia prpria, enquanto perdurar o referido estado civil, desde que no possuam outro imvel no Municpio, bem como no percebam renda ou o benefcio previdencirio no ultrapasse a 02 (dois) salrios mnimos vigentes no Municpio; IV os proprietrios de imvel cuja construo seja do tipo popular e ou rstico, de rea construda igual ou inferior a 70,00m (setenta metros quadrados) e rea de terreno igual ou inferior a 300,00m (trezentos metro quadrados), destinados exclusivamente ao uso residencial e desde que no possuam outro imvel no Municpio, bem como no perceba renda mensal superior a 02 (dois) salrios mnimos vigentes no Municpio. III as vivas, separadas judicialmente, divorciadas e solteiras maiores de 50 (cinqenta) anos, proprietrias, titulares de domnio til ou possuidoras, a qualquer ttulo, bem como, no caso das vivas, as que tambm tenham somente a meao ou parte ideal de 50% (cinqenta por cento), desde que menores os filhos ou, se maiores, invlidos, de imvel que utilizem como residncia prpria, enquanto perdurar o referido estado civil e no possuam outro imvel no Municpio, bem como no percebam renda ou o benefcio previdencirio no ultrapasse a 02 (dois) salrios mnimos vigentes no Municpio, por ms. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) IV Os proprietrios, titulares de domnio til ou possuidores, a qualquer ttulo, de imvel cuja construo seja do tipo popular e ou rstico, de rea construda igual ou inferior a 70,00m (setenta metros quadrados) e rea de terreno igual ou inferior a 300,00m (trezentos metros quadrados), destinado exclusivamente ao uso residencial e desde que no possuam outro imvel no Municpio, bem como no percebam renda mensal superior a 02 (dois) salrios mnimos vigentes no Municpio. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) Art. 51. As isenes condicionadas sero solicitadas em requerimento instrudo com as provas de cumprimento das exigncias necessrias, estabelecidas em regulamento, para a sua concesso, que deve ser apresentado at o ltimo dia do ms de outubro de cada exerccio, sob pena de perda do benefcio fiscal no ano seguinte. Pargrafo nico. A documentao apresentada com o primeiro pedido de iseno poder servir para os demais exerccios, devendo o requerimento de renovao da iseno referir-se quela documentao.

CAPTULO III
DO IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSO DE BENS IMVEIS

SEO I DO FATO GERADOR, DA INCIDNCIA, DO CONTRIBUINTE E DO RESPONSVEL


Art. 52. O imposto sobre a transmisso de bens imveis, mediante ato oneroso inter vivos, tem como fato gerador: I a transmisso, a qualquer ttulo, da propriedade ou do domnio til de bens imveis por natureza ou por acesso fsica, conforme definido no Cdigo Civil; II a transmisso, a qualquer ttulo de direitos reais sobre imveis, exceto os direitos reais de garantia; III a cesso de direitos relativos s transmisses referidas nos incisos anteriores. Art. 53. A incidncia do imposto alcana as seguintes mutaes patrimoniais: I compra e venda pura ou condicional e atos equivalentes; II dao em pagamento; III permuta; IV arrematao ou adjudicao em leilo, hasta pblica ou praa; V incorporao ao patrimnio de pessoa jurdica ressalvados os casos previstos nos incisos III e IV do Art. 68; VI transferncia do patrimnio de pessoa jurdica para o de qualquer um de seus scios, acionistas ou respectivos sucessores; VII tornas ou reposies que ocorram: a) nas partilhas efetuadas em virtude de dissoluo da sociedade conjugal ou morte quando o cnjuge ou herdeiros receber, dos imveis situados no Municpio, quota-parte cujo valor seja maior do que o da parcela que lhe caberia na totalidade desses imveis; b) nas divises para extino de condomnio de imvel, quando for recebida por qualquer condmino quota-parte material cujo valor seja maior do que o de em quota-parte ideal; VIII mandato em causa prpria e seus substabelecimentos quando o instrumento contiver os requisitos essenciais compra e venda; IX instituio de fideicomissos; X enfiteuse e subenfiteuse; XI rendas expressamente constitudas sobre imvel; XII concesso real de uso; XIII cesso de direitos de usufruto; XIV cesso de direitos de usucapio; XV cesso de direitos do arrematante ou adjudicante, depois de assinado o auto de arrematao ou adjudicao; XVI cesso de promessa de venda ou cesso de promessa de cesso; XVII acesso fsica quando houver pagamento de indenizao; XVIII cesso de direitos sobre permuta de bens imveis; XIX qualquer ato judicial ou extrajudicial inter vivos no especificado neste artigo que importe ou se resolva em transmisso, a ttulo oneroso, de bens imveis por natureza ou acesso fsica, ou de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia; XX cesso de direitos relativos aos atos mencionados no inciso anterior. 1 Ser devido novo imposto: I quando o vendedor exercer o direito de prelao; II no pacto de melhor comprador; III na retrocesso; IV na retrovenda; 2 Equipara-se ao contrato de compra e venda, para efeitos fiscais: I a permuta de bens imveis por bens e direitos de outra natureza; II a permuta de bens imveis por outros quaisquer bens situados fora do territrio do Municpio; III a transao em que seja reconhecido o direito que implique transmisso de imvel ou de direitos a ele relativos.

Art. 54. O imposto devido pelo adquirente ou cessionrio do bem imvel ou do direito a ele relativo. Pargrafo nico. Nas permutas, cada contratante responsvel pelo imposto, sobre o valor do bem adquirido. Art. 55. Nas transmisses que se efetuarem sem o pagamento do imposto devido, ficam solidariamente responsveis, por esse pagamento, o transmitente e o cedente conforme o caso.

SEO II DA BASE DE CALCULO E DA ALIQUOTA


Art. 56. A base de clculo do imposto o valor pactuado no negcio jurdico ou o valor venal atribudo ao imvel ou ao direito transmitido, periodicamente atualizado pelo Municpio, se este for maior. 1 Na arrematao ou leilo e na adjudicao de bens imveis, a base de clculo ser o valor estabelecido pela avaliao judicial ou administrativa, ou preo pago, se este for maior. 2 Nas tornas ou reposies a base de clculo ser o valor da frao ideal. 3 Na instituio de fideicomisso ou na transmisso de seus direitos, a base de clculo ser o valor do negcio jurdico ou 70% (setenta por cento) do valor venal do bem imvel, se maior. 4 Nas rendas expressamente constitudas sobre imveis, a base de clculo ser o valor do negcio ou 30% (trinta por cento) do valor venal do bem imvel, se maior. 5 Na concesso real de uso, a base de clculo ser o valor do negcio jurdico ou 40% (quarenta por cento) do valor venal do bem imvel, se maior. 6 No caso de concesso de direitos de usufruto, a base de clculo ser o valor do negcio jurdico ou 70% (setenta por cento) do valor venal do bem imvel, se maior. 7 No caso de acesso fsica, a base de clculo ser o valor da indenizao ou o valor venal da frao ou acrscimo transmitido, se maior. 8 Quando a fixao do valor venal do bem imvel ou direito transmitido tiver por base o valor da terra nua estabelecido pelo rgo federal competente, poder o Municpio atualiza-lo monetariamente. 9 A impugnao do valor fixado como base de clculo do imposto ser endereada repartio municipal que efetuar o clculo, acompanhada de laudo tcnico de avaliao do imvel ou de direito transmitido. Art. 57. O imposto ser calculado aplicando-se sobre o valor estabelecido como base de clculo as seguintes alquotas: I transmisses compreendidas no Sistema Financeiro da Habitao, em relao parcela financiada 0,5% (meio por cento); II demais transmisses 3% (trs por cento). II demais transmisses 2% (dois por cento). (Redao dada pela Lei Complementar 068, de 23/12/97)

SEO III DO LANAMENTO


Art. 58. O sujeito passivo obrigado a apresentar na repartio competente da Prefeitura os documentos e informaes necessrias ao lanamento do imposto, conforme estabelecido em regulamento. Art. 59. Os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, no praticaro quaisquer atos atinentes a seu ofcio, nos instrumentos pblicos ou particulares relacionados com a transmisso de bens imveis ou de direitos a eles relativos, sem a prova do pagamento do imposto devido. Art. 59. Os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio no praticaro quaisquer atos atinentes a seu ofcio, nos instrumentos pblicos relacionados com transmisso de bens imveis ou de direito

a eles relativos, sem a prova do pagamento do imposto devido. (Redao dada pela Lei Complementar 035, de 21/12/92)

Art. 60. Os tabelies e escrives transcrevero a guia de recolhimento do imposto nos instrumentos, escrituras ou termos judiciais que lavrarem.

SEO IV DA ARRECADAO
Art. 61. O imposto ser pago at a data do fato translativo, exceto nos seguintes casos: I na transferncia de imvel pessoa jurdica ou desta para seus scios ou acionistas ou respectivos sucessores, dentro de 30 (trinta) dias contados da data da assemblia ou da escritura em que tiverem lugar aqueles atos; II na arrematao ou na adjudicao em praa ou leilo, dentro de 30 (trinta) dias contados da data em que tiver sido assinado o auto ou deferida a adjudicao, ainda que exista recurso pendente; III na acesso fsica, at a data do pagamento da indenizao; IV nas tornas ou reposies e nos demais atos judiciais, dentro de 30 (trinta) dias contados da data da sentena que reconhecer o direito ainda que exista recurso pendente; V nas transmisses realizadas fora do Municpio, dentro se 30 (trinta) dias contados da data da celebrao do ato ou contrato. VI nas transmisses realizadas com intervenincia de agentes financeiros, dentro de 90 (noventa) dias contados da data da celebrao do ato ou contrato. (Includo pela Lei Complementar 062, de 28/02/97) Art. 62. Nas promessas ou compromissos de compra e venda o imposto ser pago quando do fato translativo, tomando-se por base o valor do imvel na data do mesmo, ficando o contribuinte exonerado do pagamento do imposto sobre o acrscimo do valor, verificado no momento da escritura definitiva. Pargrafo nico. Verificada a reduo do valor, no se restituir a diferena do imposto correspondente. Art. 63. No se restituir o imposto pago: I quando houver subseqente cesso da promessa ou compromisso, ou quando qualquer das partes exercer o direito de arrependimento, no sendo, em conseqncia lavrada escritura; II aquele que venha a perder o imvel em virtude de pacto de retrovenda. Art. 64. O imposto uma vez pago, s ser restitudo nos casos de: I anulao de transmisso decretada pela autoridade judiciria, em deciso definitiva, com trnsito em julgado; II nulidade de ato jurdico; III resciso de contrato e desfazimento da arrematao com fundamento no art. 1136 do Cdigo Civil. Art. 65. A guia para pagamento do imposto ser preenchida pelo interessado, conforme dispuser o regulamento.

SEO V DAS PENALIDADES


Art. 66. O no pagamento do imposto nos prazos sujeitar o contribuinte multa de 100% (cem por cento) sobre o valor do imposto, cobrana se juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para a atualizao do valor dos crditos tributrios.

Art. 66. O no pagamento do imposto nos prazos sujeitar o contribuinte multa de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor do imposto, a cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio ou frao e a atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para atualizao de valor dos crditos tributrios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97) Pargrafo nico. Igual multa ser aplicada aos serventurios que descumprirem o previsto no Art. 59. Art. 67. A omisso ou inexatido fraudulenta de declarao relativa a elementos que possam influir no clculo do imposto sujeitar o contribuinte multa de 200% (duzentos por cento) sobre o valor do imposto sonegado. Pargrafo nico. Igual multa ser aplicada a qualquer pessoa que intervenha no negcio jurdico ou declarao e seja conivente ou auxiliar na inexatido ou omisso praticada.

SEO VI DAS IMUNIDADES, DA NO INCIDNCIA E DAS ISENES


Art. 68. O imposto no incide sobre a transmisso de bens imveis ou direitos a eles relativos quando: I O adquirente for a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e respectivas Autarquias e Fundaes; II O adquirente for partido poltico, templo de qualquer culto, instituio de educao e assistncia social, para atendimento de suas finalidades essenciais ou delas decorrentes; III efetuado para incorporao ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital; IV decorrentes de fuso, incorporao ou extino de pessoa jurdica. IV decorrentes de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) 1 O disposto nos incisos III e IV deste Artigo no se aplica quando a pessoa jurdica adquirente tenha como atividade preponderante compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil. 2 Considera-se caracterizada a atividade preponderante referida no pargrafo anterior quando mais de 50% (cinqenta por cento) da receita operacional da pessoa jurdica adquirente nos 2 (dois) anos seguintes aquisio decorrer de vendas, administrao ou cesso de direitos aquisio de imveis. 3 Verificada a preponderncia a que se referem os pargrafos anteriores tornar-se- devido o imposto nos termos da lei vigente data da aquisio e sobre o valor atualizado do imvel ou dos direitos sobre eles. 4 As instituies de Educao e Assistncia Social devero observar ainda os seguintes requisitos: I no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas a ttulo de lucro ou participao no resultado; II aplicarem integralmente no pas os seus recursos na manuteno e no desenvolvimento dos seus objetivos sociais; III manterem escriturao de suas respectivas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar perfeita exatido. Art. 69. So isentas do imposto: I a extino do usufruto, quando o seu instituidor tenha continuado dono da nua-propriedade; II a transmisso dos bens ao cnjuge, em virtude da comunicao decorrente do regime de bens do casamento; III a transmisso em que o alienante seja o Poder Pblico; IV a indenizao de benfeitorias pelo proprietrio ao locatrio, consideradas aquelas de acordo com a lei civil; V a transmisso decorrente de investidura;

VI a transmisso decorrente da execuo de planos de habitao para a populao de baixa renda, patrocinado ou executado por rgos pblicos ou seus agentes; VII as transferncias de imveis desapropriados para fins de reforma agrria.

CAPTULO IV
DO IMPOSTO SOBRE VENDAS A VAREJO DE COMBUSTVEIS LQUIDOS E GASOSOS SEO I DO FATO GERADOR, DA INCIDNCIA, DO CONTRIBUINTE E DO RESPONSVEL
Art. 70. O imposto sobre vendas a varejo de combustveis lquidos e gasosos tem como fato gerador venda a varejo de combustveis lquidos e gasosos, exceto leo diesel, efetuada em estabelecimento localizado no territrio do Municpio. (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) Art. 71. Considera-se ocorrido o fato gerador no estabelecimento vendedor, entendido como local, construdo ou no onde o contribuinte exerce a atividade de comercializao de combustveis a varejo, em carter permanente ou temporrio, inclusive veculos utilizados no comrcio ambulante. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica simples entrega de produtos a destinatrio certo, em decorrncia de operao j tributada no Municpio. (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) Art. 72. Para fins de incidncia do imposto so considerados: (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) I Combustveis Todas as substncias, com exceo do leo diesel que, em estado lquido ou gasoso, se prestem, mediante combusto, a produzir calor ou qualquer outra forma de energia; II vendas a varejo quelas realizadas para o consumo, no destinando o comprador, revenda, o combustvel adquirido. Art. 73. A incidncia do imposto independe: (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) I da existncia de estabelecimento fixo; II do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas, relativas atividade, sem prejuzo das cominaes cabveis; III do resultado financeiro obtido; Art. 74. Considera-se contribuinte: (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) I o vendedor de qualquer quantidade de combustvel a consumidor final em especial: a) as distribuidoras, pelas vendas efetuadas aos grandes consumidores e aos consumidores especiais; b) os postos revendedores ou os transportadores revendedores-retalhistas, pelas vendas efetuadas a varejo de combustveis lquidos gasosos; c) as sociedades civis de fins no econmicos, inclusive cooperativas que pratiquem operaes de vendas a varejo de combustveis lquidos gasosos; d) os rgos da administrao pblica direta, as autarquias, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as fundaes que vendam a varejo produtos sujeitos ao imposto ainda que a compradores de determinada categoria profissional ou funcional. II o comprador, quando revendedor ou distribuidor, pela quantidade de combustvel por ele consumida.

Art. 75. So solidariamente responsveis pelo pagamento do imposto devido: (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) I o transportador em relao aos combustveis transportados e comercializados no varejo durante o transporte; II o armazm ou deposito que mantenha sob sua guarda em nome de terceiro, combustveis destinados a venda direta ao consumidor final.

SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA


Art. 76. A base de clculo do imposto o preo da venda a varejo dos combustveis, sobre a qual ser aplicada a alquota se 3% (trs por cento). (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) Pargrafo nico. O montante do imposto integra a base de clculo referida no caput do artigo, constituindo seu destaque mera indicao para fins de controle.

SEO III DO LANAMENTO


Art. 77. O valor do imposto a recolher dever ser apurado, declarado e pago mensalmente, atravs de guia preenchida pelo contribuinte, conforme prazo e modelo institudo na regulamentao. (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) Pargrafo nico. obrigatria a declarao das operaes tributveis ou sua ausncia, mesmo que o tributo seja excludo por iseno, no a elidindo, tambm, o fato de no haver tributo a recolher. Art. 78. O imposto devido por estabelecimento, cujo volume de negcios aconselha tratamento fiscal mais simples e econmico, a critrio do fisco, poder ser calculado por estimativa, observadas as seguintes normas relativas ao clculo e recolhimento do tributo: (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) I com base em elementos que o interessado fornecer e outros elementos informativos, ser estimado o valor provvel das operaes tributveis em perodos fixados pela autoridade fiscal; II o montante do imposto a recolher, assim, estimado, ser dividido em parcelas mensais, correspondentes ao nmero de meses do perodo em relao ao qual o imposto tiver sido estimado; III findo o perodo para o qual se fez a estimativa ou deixando o sistema de ser aplicado por qualquer motivo, ser apurado o valor real do imposto efetivamente devido pelo estabelecimento, no perodo considerado; IV verificada qualquer diferena entre o montante recolhido e o apurado, ser ela: 1 recolhida dentro do prazo de 10 (dez) dias contados da data do encerramento do perodo considerado, ou ainda, da data em que tenha sido apurado pela fiscalizao; 2 restitudo na forma que o regulamento estabelecer, se favorvel ao contribuinte. Pargrafo nico. O fisco poder rever os valores estimados para determinado perodo e, se for o caso, reajustar as parcelas subseqentes reviso. Art. 79. A autoridade fiscal poder, ainda, arbitrar a base de clculo, sempre que: (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) I no forem exibidos ao fisco os elementos necessrios comprovao do valor das vendas, inclusive nos casos de perda, extravio ou atraso na escriturao de livros ou documentos fiscais; II houver fundada suspeita de que os documentos fiscais no refletem o valor real das operaes de venda; III estiver ocorrendo venda ambulante, a varejo, de produtos desacompanhados de documentos fiscais.

SEO IV DA ARRECADAO
Art. 80. O valor do imposto a recolher ser apurado mensalmente e pago atravs de guia preenchida pelo contribuinte em modelo aprovado pelo Departamento de Finanas do Municpio, na forma e nos prazos previstos em regulamento. (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) Pargrafo nico. O valor e ou diferena de impostos apurados atravs de levantamento fiscal, sero recolhidos dentro do prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento da notificao e ou auto de infrao, sem prejuzo das penalidades cabveis.

SEO V DAS PENALIDADES


Art. 81. O no pagamento do imposto nos prazos sujeitar o contribuinte multa de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor do imposto, cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para atualizao do valor dos crditos tributrios. (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96) Art. 82. A falta de declarao das operaes tributveis ou declarao a menor, sujeitar o infrator multa de 100% (cem por cento) sobre o valor atualizado monetariamente do imposto devido, sem prejuzo das penalidades pela mora, previstas no artigo anterior. (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96)

SEO VI DA ISENO
Art. 83. Fica isenta do imposto sobre vendas a varejo de combustveis lquidos e gasosos, a operao de venda a varejo de gs liqefeito de petrleo GLP destinado ao consumo domstico. (Extinto pela Emenda Constitucional 03/93, a partir de 01/01/96)

CAPTULO V
DO IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA

SEO I DO FATO GERADOR, DO CONTRIBUINTE E DO RESPONSVEL


ARTIGOS 84 A 114 REVOGADOS PELA LC 108 DE 28/10/03 QUE SE ENCONTRAM NO FINAL DESTA LEGISLAO Art. 84. O imposto sobre servios de qualquer natureza tem como fato gerador prestao, por empresa ou profissional autnomo, com ou sem estabelecimento fixo, de servios, no compreendidos na competncia estadual, especificados na seguinte Lista de Servios: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) 01 Mdicos, inclusive anlises clnicas, eletricidade mdica, radioterapia, ultra-sonografia, radiologia, tomografia e congneres;

02 Hospitais, clnicas, sanatrios, laboratrios de anlise, ambulatrios, prontos-socorros, manicmios, casas de sade, de repouso e de recuperao e congneres; 03 Banco de sangue, leite, pele, olhos, smen e congnere; 04 Enfermeiras, obstetras, ortpticos, fonoaudilogos, protticos (prteses dentrias); 05 Assistncia mdica e congneres previstos nos itens 1, 2 e 3 desta Lista, prestados atravs de plenos de medicina de grupo, convnios inclusive com empresas para assistncia a empregados; 06 Planos de sade, prestados por empresas que no esteja includa no item 5 desta Lista e que se cumpram atravs de servios prestados por terceiros, contratados pela empresa ou apenas pagos por esta, mediante indicao do beneficirio do plano; 07 Mdicos veterinrios; 08 Hospitais veterinrios, clnicas veterinrias e congneres; 09 Guarda, tratamento, amestramento, adestramento, embelezamento, alojamento, e congneres, relativos a animais; 10 Barbeiros, cabeleireiros, manicuros, pedicuros, tratamento de pele, depilao e congneres; 11 Banhos, duchas, sauna, massagens, ginsticas e congneres; 12 Varrio, coleta, remoo e incinerao de lixo; 13 Limpeza e dragagem de portos, rios e canais; 14 Limpeza, manuteno e conservao de imveis, inclusive vias pblicas, parques e jardins; 15 Desinfeco, imunizao, higienizao, desratizao e congneres; 16 Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos e biolgicos; 17 Incinerao de resduos quaisquer; 18 Limpeza de chamins; 19 Saneamento ambiental e congneres; 20 Assistncia tcnica; 21 Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta Lista, organizao, programao, planejamento, assessoria, processamento de dados, consultoria tcnica, financeira ou administrativa; 22 Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou administrativa; 23 Anlise, inclusive de sistemas, exames, pesquisas e informaes, coleta e processamento de dados de qualquer natureza; 24 Contabilidade, auditoria, guarda-livros, tcnicos em contabilidade e congneres; 25 Percias, laudos, exames tcnicos e anlises tcnicas; 26 Tradues e interpretaes; 27 Avaliao de bens; 28 Datilografia, estenografia, expediente, secretaria em geral e congneres; 29 Projetos, clculos e desenhos tcnicos de qualquer natureza; 30 Aerofotogrametria (inclusive interpretao), mapeamento e topografia; 31 Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de construo civil, de obras hidrulicas e outras obras semelhantes e respectivas engenharia consultiva, inclusive servios auxiliares ou complementares (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS); 32 Demolio; 33 Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS); 34 Pesquisa, perfurao, cimentao, perfilagem, estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo e gs natural; 35 Florestamento e reflorestamento; 36 Escoramento e conteno de encostas e servios congneres; 37 Paisagismo, jardinagem e decorao (exceto o fornecimento de mercadorias, que fica sujeito ao ICMS); 38 Raspagem, calafetao, polimento, lustrao de pisos, paredes e divisrias; 39 Ensino, instruo, treinamento, avaliao de conhecimentos, de qualquer grau ou natureza; 40 Planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e congneres; 41 Organizao de festas e recepes: buffet (exceto o fornecimento de alimentao e bebidas, que fica sujeito ao ICMS);

42 - Administrao de bens e negcios de terceiros e de consrcio; 43 Administrao de fundos mtuos (exceto a realizada por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central); 44 Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio, de seguros e de planos de previdncia privada; 45 Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos quaisquer (exceto os servios executados por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central); 46 Agenciamento, corretagem ou intermediaes de direitos da propriedade industrial artstica ou literria; 47 Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de franquia (franchise) e de faturao (factoring) (excetuam-se os servios prestados por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central); 48 Agenciamento, organizao, promoo e execuo de programas de turismo, passeios, excurses, guia de turismo e congneres; 49 Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis e imveis no abrangidos nos itens 44, 45, 46 e 47; 50 Despachantes; 51 Agentes da propriedade industrial; 52 Agentes da propriedade artstica ou literria; 53 Leilo; 54 Regulao de sinistros, cobertos por contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis, prestados por quem no seja o prprio segurado ou companhia de seguro; 55 Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda bens de qualquer espcie (exceto depsitos feitos em instituies financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central); 56 Guarda e estacionamento de veculos automotores terrestres; 57 Vigilncia ou segurana de pessoas e bens; 58 Transporte, coleta, remessa ou entrega de bens ou valores, dentro do territrio do Municpio; 59 Diverses pblicas: a) cinemas, txi-dancing e congneres; b) bilhares, boliches, corridas de animais e outros jogos; c) exposies, com cobranas de ingresso; d) bailes, shows, festivais, recitais e congneres inclusive espetculos que sejam tambm transmitidos, mediante compra de direitos para tanto, pela televiso, ou pelo rdio; e) jogos eletrnicos; f) competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem participao do espectador, inclusive venda, de direitos transmisso pelo rdio ou pela televiso; g) execuo de musica, individualmente ou por conjuntos; 60 Distribuio e venda de bilhete de loteria, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios ou prmios; 61 Fornecimento de msica, mediante transmisso por qualquer processo, para vias pblicas ou ambientes fechados (exceto transmisses radiofnicas ou de televiso); 62 Gravao e distribuio de filmes e vdeo-tapes; 63 Fonografia ou gravao de sons ou rudos, inclusive trucagem, dublagem e mixagem sonora; 64 Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo e trucagem; 65 Produo para terceiros, mediante ou sem encomenda prvia, de espetculos, entrevista e congneres; 66 Colocao de tapetes e cortinas, com material fornecido pelo usurio final do servio; 67 Lubrificao, limpeza e reviso de mquinas, veculos, aparelhos e equipamentos (exceto o fornecimento de peas e partes, que fica sujeito ao ICMS); 68 Conserto, restaurao, manuteno e conservao de mquinas, veculos, motores, elevadores ou qualquer objeto (exceto o fornecimento de peas e partes, que fica sujeito ao ICMS); 69 Recondicionamento de motores (o valor das peas fornecidas pelo prestador do servio fica sujeito ao ICMS); 70 Recauchutagem ou regenerao de pneus para o usurio final;

71 Recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e congneres de objetos no destinados industrializao ou comercializao; 72 Lustrao se bens mveis quando o servio for prestado para usurio final do objeto lustrado; 73 Instalao e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, prestados ao usurio final do servio, exclusivamente com material por ele fornecido; 74 Montagem industrial, prestada ao usurio final do servio, exclusivamente com material por ele fornecido; 75 Cpia ou reproduo, por quaisquer processos, de documentos e outros papis, plantas ou desenhos; 76 Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia e fotolitografia; 77 Colocao de molduras e afins, encadernao, gravao e dourao de livro, revistas e congneres; 78 Locao de bens mveis, inclusive arrendamento mercantil; 79 Funerais; 80 Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto aviamento; 81 Tinturaria e lavanderia; 82 Taxidermia; 83 Recrutamento, agenciamento, seleo, colocao ou fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive por empregados do prestador de servio ou por trabalhadores avulsos por eles contratados; 84 Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios (exceto sua impresso, reproduo ou fabricao); 85 Veiculao e divulgao de textos, desenhos e outros materiais de publicidade, por qualquer meio (exceto em jornais, peridicos, rdios e televiso); 86 Servios porturios e aeroporturios; utilizao de portos ou aeroportos; atracao; capatazia; armazenagem interna, externa e especial; suprimento de gua, servios acessrios; movimentao de mercadoria fora do cais; 87 Advogados; 88 Engenheiros, arquitetos, urbanistas, agrnomos; 89 Dentistas; 90 Economistas; 91 Psiclogos; 92 Assistentes sociais; 93 Relaes Pblicas; 94 Cobranas e recebimento por conta de terceiros, inclusive direitos autorais, protestos de ttulos, sustao de protestos, devoluo de ttulos no pagos, manuteno de ttulos vencidos, fornecimentos de posio de cobrana ou recebimento e outros servios correlatos da cobrana ou recebimento (este item abrange tambm os servios prestados por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central); 95 Instituies financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central; fornecimento de talo de cheques; emisso de cheques administrativos; transferncias de fundos; devoluo de cheques; sustao de pagamento de cheques; ordens de pagamento e de crditos, por qualquer meio; emisso e renovao de cartes magnticos; consultas em terminais eletrnicos; pagamentos por conta de terceiros, inclusive os feitos fora do estabelecimento; elaborao de ficha cadastral; aluguel de cofres; fornecimento de segunda via de avisos de lanamento de extrato de conta; emisso de carns (neste item no est abrangido o ressarcimento, instituies financeiras, de gastos com portes do correio, telegramas, telex e teleprocessamento, necessrios prestao de servios); 96 Transporte de natureza estritamente municipal; 97 Hospedagem em hotis, motis, penses e congneres (o valor da alimentao, quando includo no preo da diria, fica sujeito ao imposto sobre servios); 98 Distribuio de bens de terceiros em representao de qualquer natureza. 1 Os servios includos na Lista ficam sujeitos ao imposto previsto neste artigo, ainda que sua prestao envolva o fornecimento de mercadorias, salvo nos casos dos itens 37, 41, 67, 68 e 69 da Lista de Servios.

2 O fornecimento de mercadorias com prestao de servios no especificados na Lista no fato gerador deste imposto. 99 Explorao de rodovia mediante cobrana de preo dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao de capacidade e segurana de transito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais. (Includo pela Lei Complementar 078, de 30/12/99) Art. 85. Contribuinte do imposto sobre servios de qualquer natureza o prestador de servios especificados na Lista de Servios do Artigo 84. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Pargrafo nico. No so contribuintes os que prestam servios em relao de emprego, os trabalhadores avulsos, os diretores e membros de conselhos consultivos ou fiscal de sociedades. Art. 86. Considera-se local de prestao dos servios, para a determinao da competncia do Municpio: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I o local do estabelecimento prestador dos servios, ou, na falta de estabelecimento, o local do domiclio do prestador; II no caso de construo civil, o local onde se efetuar a prestao; III No caso do servio a que se refere o item 9, da Lista de Servios, o Municpio em cujo territrio haja parcela da estrada explorada. (Includo pela Lei Complementar 078, de 30/12/99) Art. 87. Caracterizam-se como estabelecimentos autnomos, para efeito de lanamento e cobrana de impostos: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I os que, embora no mesmo local, ainda que idntico o ramo de atividade, pertenam a diferentes pessoas fsicas ou jurdicas; II os que, embora pertencentes mesma pessoa fsica ou jurdica, tenham funcionamento em locais diversos. 1 No se compreendem como locais diversos, dois ou mais prdios contguos e que se comuniquem internamente, nem os vrios pavimentos de um mesmo edifcio; 2 Cada estabelecimento do mesmo contribuinte considerado autnomo, para efeito de manuteno de livros e documentos fiscais e para recolhimento de imposto relativo s atividades nele desenvolvidas, respondendo a empresa pelos dbitos, acrscimos e penalidades referentes a qualquer deles. Art. 88. Entende-se por estabelecimento prestador o utilizado de alguma forma, para a prestao do servio, sendo; irrelevante a sua denominao ou a sua categoria, bem como a circunstncia de o servio ser prestado, habitual ou eventualmente em outro local. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Pargrafo nico. A existncia de estabelecimento prestador indicada pela conjugao parcial ou total dos seguintes elementos: I manuteno de pessoal, materiais, mquinas, instrumentos e equipamentos necessrios execuo do servio; II estrutura organizacional ou administrativa; III inscrio nos rgos previdencirios; IV indicao, como domiclio fiscal, para efeito de tributos federais, estaduais e municipais; V permanncia ou nimo de permanecer no local para a explorao econmica de prestao de servios, exteriorizada atravs da indicao do endereo em impressos e formulrios, locao do imvel, propaganda ou publicidade e fornecimento de energia eltrica ou gua em nome do prestador ou do seu representante. Art. 89. A incidncia do imposto independe: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I da existncia de estabelecimento fixo; II do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas, relativas prestao do servio; III do recebimento do preo ou do resultado econmico da prestao de servios; Art. 90. So solidariamente responsveis: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03)

I isolada ou conjuntamente com o contratante e o empreiteiro da obra, o proprietrio do bem imvel quanto aos servios previstos nos itens 31 e 33, do Artigo 84, prestados sem a documentao fiscal correspondente e sem a prova de pagamento do imposto; II isolada ou conjuntamente com os empresrios ou promotores, permanentes ou eventuais, os clubes, associaes ou entidades possuidores a qualquer ttulo do local de realizao do evento, quanto aos servios previstos no item 59, do Artigo 84, prestados sem a documentao ou autorizao fiscal correspondente e sem a prova de pagamento do imposto. Art. 91. Toda pessoa fsica ou jurdica que utilizar servios prestados por empresa ou profissional autnomo responsvel pelo pagamento do imposto relativo aos respectivos servios, quando pagar, parcial ou totalmente, o preo do servio, sem exigir do prestador: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I comprovao da respectiva inscrio no Cadastro Fiscal, em se tratando de lanamento de ofcio; II emisso de fatura ou nota fiscal de servio, nos demais casos. 1 Quando o prestador de servios no emitir o documento fiscal prprio sua atividade, ou deixar de promover sua respectiva inscrio, a fonte pagadora reter o montante do imposto, recolhendo-o at o dia 15 do ms imediato ao da reteno. 2 No verso do documento correspondente ao recolhimento, o usurio do servio declarar o nome, endereo e natureza da atividade do prestador de servios.

SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA


Art. 92. A base de clculo do imposto o preo do servio, ao qual se aplicam as alquotas que se seguem: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I 10% (dez por cento), aos preos dos servios de diverses pblicas, previstos no item 59, da Lista de Servios; I 10% (dez por cento), aos preos dos servios de diverses pblicas, previstos no item 59, da Lista de Servios e 5% (cinco por cento), quando se tratar de cinema. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) I 5% (cinco por cento) dos preos dos servios de diverses pblicas, previstos no item 59, da Lista de Servios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97) II 3% (trs por cento), aos preos dos servios previstos nos itens 2, 3, 5, 6, 8, 31, 32, 33, 34, 36, 39 e 57, da Lista de Servios; II 3% (trs por cento), aos preos dos servios previstos nos itens 6, 31, 32, 33, 34, 36 e 57, da Lista de Servios. (Redao dada pela Lei Complementar 089, de 29/12/00) III 2% (dois por cento), aos preos dos servios previstos no item 96, da Lista de Servios, quando prestados por concessionrio de servios pblicos de transporte coletivo de passageiro e 5% (cinco por cento) nos demais casos de transportes; IV 5% (cinco por cento), aos preos dos demais servios da Lista de Servios, excludos, os casos em que o imposto calculado como dispem os pargrafos seguintes: V dois por cento aos preos dos servios previstos nos itens 2, 3, 5, 8, 44, 48 e 97 da Lista de Servios; (Includo pela Lei Complementar 088, de 19/12/00) VI um por cento aos preos dos servios previstos no item 39 da Lista de Servios. (Includo pela Lei Complementar 088, de 19/12/00) 1 Os prestadores de servios especificados nos itens 01 e 89, da Lista de Servios, pagaro o imposto anualmente, calculado com a aplicao da alquota de 500% (quinhentos por centos) sobre o valor da Unidade Fiscal vigente no Municpio no ms de Dezembro do ano anterior. (Redao pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) 2 Os prestadores de servios especificados nos itens 7, 24, 50, 51, 52, 87, 88, 90 e 91, da Lista de Servios, pagaro o imposto anualmente, calculado com a aplicao da alquota de 500% (quinhentos por cento) sobre o valor da Unidade Fiscal vigente no Municpio no ms de dezembro do ano anterior.

3 Os prestadores de servios especificados nos itens 4, 29, 92 e 93, da Lista de Servios, pagaro o imposto anualmente, calculado com a aplicao da alquota de 350% (trezentos por cento) sobre o valor da Unidade Fiscal vigente no Municpio no ms de dezembro do ano anterior. 4 Os prestadores de servios especificados no item 10, da Lista de Servios, pagaro o imposto anualmente, calculado com a aplicao da alquota de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da Unidade Fiscal vigente no Municpio no ms de dezembro do ano anterior. 5 Quando os servios a que se referem os itens 1, 4, 7, 24, 29, 50, 51, 52, 87, 88, 89, 90, 91, 92 e 93, da Lista de Servios, forem prestados por sociedades, estas ficaro sujeitas ao imposto, anualmente, na forma dos pargrafos 1, 2 e 3 deste artigo, calculado em relao a cada profissional habilitado, scio, empregado, ou no, que preste servio em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicvel. 6 Em qualquer caso em que o servio seja prestado, comprovadamente, sob a forma de trabalho exclusivamente pessoal do prprio contribuinte, independentemente de ter ou no formao tcnica, cientfica ou artstica especializada, com atuao profissional autnoma, o imposto ser pago, anualmente, calculado com a aplicao da alquota sobre o valor da Unidade Fiscal vigente no Municpio. 7 Nos casos dos itens 37, 41, 67, 68 e 69, da Lista de Servios, o imposto ser calculado excluindo-se a parcela que tenha servido de base de clculo para o imposto sobre circulao de mercadorias. 8 Na prestao dos servios a que se referem os itens 31 e 33, da Lista de Servios, o imposto ser calculado sobre o preo, deduzido das parcelas correspondentes: I ao valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios, quando produzidos fora do local da prestao dos servios; II ao valor das subempreitadas j atingidas pelo imposto; III ao valor das mercadorias produzidas pelo prestador dos servios, fora do local da prestao dos servios. 9 Na prestao dos servios a que se refere o item 97, da Lista de Servios, o imposto ser calculado sobre o preo, deduzida a parcela correspondente alimentao, quando, no includa no preo da diria ou na mensalidade. 10 Os prestadores de servios especificados nos itens 01,04,07,24,29,87,88,89,90,91, 92 e 93, da Lista de Servios, com at 3 (trs) anos de registro profissional no respectivo rgo de classe, tero reduzida em 50% (cinqenta por cento) as alquotas estipuladas nos pargrafos 1, 2 e 3, incidentes sobre o valor da Unidade Fiscal vigente no Municpio no ms de Dezembro do ano anterior. (Includo pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) 11 Na prestao dos servios a que se refere o item 99 da Lista de Servios, o imposto calculado sobre a parcela do preo correspondente a proporo direta da parcela da extenso da rodovia explorada, no territrio do Municpio, ou da metade da extenso de ponte que una dois Municpios. (Includo pela Lei Complementar 078, de 30/12/99) 12 A base de calculo apurada nos termos do pargrafo anterior. (Includo pela Lei Complementar 078, de 30/12/99) I reduzida nos Municpios onde no haja posto de cobrana de pedgio, para 60% (sessenta por cento) de seu valor, e. II acrescida, nos Municpios onde haja posto de cobrana de pedgio, do complemente necessrio sua integralidade em relao rodovia explorada. 13 Para efeito do disposto nos pargrafos 11 e 12, considera-se rodovia explorada o trecho limitado pelos pontos eqidistantes entre cada posto de cobrana de pedgio ou entre o mais prximo deles e o ponto inicial ou terminal da rodovia. (Includo pela Lei Complementar 078, de 30/12/99)

Art. 93. No sendo possvel apurar a renda bruta do empreiteiro, a mesma ser calculada de acordo com a rea construda e 40% (quarenta por cento) do valor encontrado servir de base para o clculo do imposto. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) 1 Os elementos necessrios apurao da base de clculo prevista neste artigo, sero fornecidos pela planta de valores. 2 No ser fornecido o Habite-se sem que o interessado apresente a prova de quitao do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, devido pelo empreiteiro.

Art. 94. Ser arbitrado preo do servio, mediante processo regular, nos seguintes casos: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I quando se apurar fraude, sonegao, ou omisso, ou se o contribuinte embaraar o exame de livros ou documentos necessrios ao lanamento e fiscalizao do tributo ou se no estiver inscrito no Cadastro Fiscal; II quando o contribuinte no apresentar sua guia de recolhimento e no efetuar o pagamento do Imposto Sobre Servio de Qualquer Natureza no prazo legal; III quando o contribuinte no possuir os livros, documentos, talonrios de notas fiscais e formulrios a que se refere o artigo 98; IV quando o resultado obtido pelo contribuinte for economicamente inexpressivo, quando for difcil a apurao do preo, ou quando a prestao do servio tiver carter transitrio ou instvel. 1 Para o arbitramento do preo do servio sero considerados, entre outros elementos ou indcios, os lanamentos de estabelecimentos semelhantes, a natureza do servio prestado, o valor das instalaes e equipamentos do contribuinte, sua localizao, a remunerao dos scios, o nmero de empregados e seus salrios. 2 Nos casos de arbitramento de preo para os contribuintes a que se refere o Artigo 92, incisos I, II e III, a soma dos preos, em cada ms, no poder ser inferior soma dos valores dos seguintes itens referentes ao ms considerado: I valor dos insumos, combustveis e outros materiais consumidos; II total dos salrios pagos e encargos sociais; III total da remunerao dos diretores, proprietrios, scios ou gerentes; IV total das despesas de gua, energia eltrica e telefone; V aluguel do imvel e das mquinas e equipamentos utilizados para a prestao dos servios, ou 1% (um por cento) do valor desses bens, se forem prprios. 2 Nos casos de arbitramento de preo para os contribuintes a que se refere o artigo 92, incisos I, II, III e IV, a soma dos preos em cada ms no poder ser inferior soma dos valores dos seguintes itens referentes ao ms considerado. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) I - valor dos insumos, combustveis e outros materiais consumidos; II total dos salrios pagos e encargos sociais; III total da remunerao dos diretores, proprietrios, scios ou gerentes; IV total das despesas de gua, energia eltrica e telefone; V aluguel do imvel e das mquinas e equipamentos utilizados para a prestao dos servios ou 1% (um por cento) do valor desses bens, se forem prprios.

SEO III DA INSCRIO


Art. 95. O contribuinte deve promover sua inscrio no cadastro fiscal de prestadores de servios antes do incio de suas atividades, fornecendo Prefeitura os elementos e informaes necessrios para a correta fiscalizao do tributo, nos formulrios oficiais prprios. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) 1 Para cada local de prestao de servios o contribuinte deve fazer inscries distintas. 2 A inscrio no faz presumir a aceitao, pela Prefeitura, dos dados e informaes apresentados pelo contribuinte, os quais podem ser verificados para fins de lanamento. Art. 96. Os contribuintes a que se referem o Pargrafo 5 do Art. 92 devero, at 30 de novembro de cada ano, atualizar os dados de sua inscrio quanto ao nmero de profissionais que participam da prestao dos servios. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 97. O contribuinte dever manter permanentemente atualizada a sua inscrio, comunicando repartio competente, dentro de 30 (trinta) dias, a contar da data de sua ocorrncia, as alteraes que se verificarem, bem como cessao de sua atividade, a fim de obter a baixa de sua inscrio. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03)

Art. 98. A Prefeitura exigir dos contribuintes a emisso de nota fiscal de servios e a utilizao de livros, formulrios e outros documentos necessrios ao registro, controle e fiscalizao dos servios ou atividades tributveis, sempre que tal exigncia se fizer necessria em razo da peculiaridade da prestao. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03)

SEO IV DO LANAMENTO
Art. 99. O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza deve ser calculado pelo prprio contribuinte, mensalmente nos casos do Artigo 92, incisos I, II e III. Art. 99. O imposto sobre Servios de Qualquer Natureza deve ser calculado pelo prprio contribuinte, mensalmente, nos casos do artigo 92, incisos I, II, III, e IV. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) 1 Nos casos de diverses pblicas, previstos no item 59, da lista de servios, do Artigo 84, se o prestador do servio no tiver estabelecimento fixo e permanente no Municpio, o imposto ser calculado diariamente. 2 O imposto ser calculado pela Fazenda Municipal, anualmente, nos casos dos pargrafos 1, 2, 3, 4 e 5 do Artigo 92. Art. 100. Os lanamentos de ofcios sero comunicados ao contribuinte, no seu domiclio tributrio, acompanhados do auto de infrao e imposio de multa, se houver. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 101. Quando o contribuinte quiser comprovar com documentao hbil, a critrio da Fazenda Municipal, a inexistncia de resultado econmico, por no ter prestado servios tributveis pelo Municpio, deve fazer a comprovao no prazo estabelecido para o recolhimento do imposto. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 102. O prazo para homologao do clculo do contribuinte, nos casos do Artigo 92, incisos I, II e III, de 05 (cinco) anos, contados da data da ocorrncia do fato gerador, salvo se comprovada a existncia de dolo, fraude ou simulao do contribuinte. Art. 102. O prazo para homologao do clculo do contribuinte, nos casos do artigo 92, incisos I, II, III e IV de 05 (cinco) anos contados da data da ocorrncia do fato gerador, salvo se comprovada a existncia de dolo, fraude ou simulao do contribuinte. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 103. Quando o volume, natureza ou modalidade da prestao se servios aconselhar tratamento fiscal mais adequado, o imposto poder ser fixado por estimativa, a critrio da Fazenda Municipal, observados os seguintes itens: (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I informaes fornecidas pelo contribuinte e outros elementos informativos, inclusive estudos de rgos pblicos e entidades de classe diretamente vinculados atividade; II Valor dos insumos, combustveis e outros materiais consumidos; III total dos salrios pagos e encargos sociais; IV total da remunerao dos diretores, proprietrios, scios ou gerentes; V total das despesas de gua, energia eltrica e telefone; VI aluguel do imvel e das mquinas e equipamentos utilizados para a prestao dos servios, ou 1% (um por cento) do valor desses bens, se forem prprios. 1 O montante do imposto assim estimado ser parcelado para recolhimento em prestaes mensais. 2 Findo o perodo, fixado pela administrao, para o qual se fez a estimativa, ou deixando o sistema de ser aplicado, por qualquer motivo, ou a qualquer tempo, ser apurado o preo real dos servios e o montante do imposto efetivamente devido pelo sujeito passivo no perodo considerado.

3 Verificada qualquer diferena entre o montante recolhido e o apurado, ser ela, recolhida dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do encerramento do perodo considerado, e independentemente de qualquer iniciativa fiscal, quando favorvel ao fisco. 4 O enquadramento do sujeito passivo no regime de estimativa, a critrio da Fazenda Municipal, poder ser feito individualmente, por categoria de estabelecimentos ou por grupos de atividades. 5 A aplicao do regime de estimativa poder ser suspensa a qualquer tempo, mesmo no tendo findado o exerccio ou perodo, a critrio da Fazenda Municipal, seja de modo geral, individual ou quanto a qualquer categoria de estabelecimento, ou por grupos de atividades. 6 A autoridade fiscal poder rever os valores estimados para determinado exerccio ou perodos, e, se for o caso, reajustar as prestaes subseqentes reviso. Art. 104. Feito o enquadramento do contribuinte no regime de estimativa, ou quando da reviso dos valores, a fazenda Municipal notific-lo- do QUANTUM do tributo fixado e da importncia das parcelas a serem mensalmente recolhidas. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 105. Os contribuintes enquadrados nesse regime, sero comunicados, ficando-lhes reservado o direito de reclamao, no prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento da comunicao. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03)

SEO V DA ARRECADAO
Art. 106. Nos casos do Artigo 92, incisos I, II e III, o imposto ser recolhido mensalmente, mediante o preenchimento de guias especiais, nos prazos estabelecidos em regulamento. Art. 106. Nos casos do artigo 92, incisos I, II, III e IV, o imposto ser recolhido mensalmente mediante o preenchimento de guias especiais, nos prazos estabelecidos em regulamento. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Pargrafo nico. Nos casos de diverses pblicas previstas no inciso I, do Artigo 92, se o prestador do servio no tiver estabelecimento fixo e permanente no Municpio, o imposto ser recolhido antecipadamente por ocasio da averbao dos ingressos. Art. 107. Nos casos dos Pargrafos 1, 2, 3, 4 e 5, do Artigo 92, o imposto ser recolhido anualmente, na forma e prazos estabelecidos em regulamento. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 108. O valor e ou diferenas de imposto apurados atravs de levantamento fiscal, sero recolhidos dentro do prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento da notificao e ou auto de infrao, sem prejuzo das penalidades cabveis. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03)

SEOVI DAS PENALIDADES


Art. 109. Ao contribuinte a que se refere o Artigo 92, incisos I, II e III, que no cumprir o disposto no Artigo 95 e seu pargrafo 1 ser imposta a multa equivalente a 50% (cinqenta por cento) do valor do imposto que no tenha sido recolhido desde o incio de suas atividades, at a data da regularizao da inscrio voluntria ou de ofcio. Art. 109. Ao contribuinte a que se refere o artigo 92, incisos I, II, III e IV, que no cumprir o disposto no artigo 95 e seu pargrafo 1 ser imposta a multa equivalente a 50% (cinqenta por cento) do valor do imposto que no tenha sido recolhido desde o incio de suas atividades, at a data da regularizao da inscrio voluntria ou de ofcio. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03)

Art. 110. Ao contribuinte a que se refere os Pargrafos 1, 2, 3 e 4 do Artigo 92, que no cumprir o disposto no Artigo 95 e seu pargrafo 1, ser imposta a multa equivalente a 50% (cinqenta por cento) do valor anual do imposto, at a data da regularizao da inscrio voluntria ou de ofcio. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 111. Ao contribuinte a que se refere o Pargrafo 5 do Artigo 92, que no cumprir o disposto no Artigo 96, ser imposta a multa equivalente a 200% (duzentos por cento) do valor anual do imposto, at a data da atualizao voluntria ou de ofcio dos dados da inscrio. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 112. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no Artigo 97, ser imposta a multa equivalente a 50% (cinqenta por cento) do valor do imposto devido no ltimo ms de atividade, ou no ltimo ano, conforme seja o seu recolhimento mensal ou anual. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 113. Ao contribuinte que no possuir a documentao fiscal a que se refere o Artigo 98, ser imposta a multa equivalente a 200% (duzentos por cento) do valor do imposto devido, por documento, que seja apurado pela fiscalizao em decorrncia de arbitramento do preo observando-se o disposto no Artigo 94, incisos I, II, III e IV e seus pargrafos 1 e 2, no que couber. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 114. O no pagamento do imposto nos prazos sujeitar o contribuinte multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor do imposto, cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para atualizao dos crditos tributrios. Art. 114. O no pagamento de tributo em seus vencimentos, sujeitar o contribuinte multa moratria de 2% (dois por cento) at o dcimo quinto dia, de 10% (dez por cento) do dcimo sexto ao trigsimo dia e de 20% (vinte por cento) aps o trigsimo dia, sobre o valor do tributo, bem como cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio ou frao e atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para a atualizao do valor dos crditos tributrios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97) (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03)

SEO VII DA ISENO


Art. 115. So isentos do Imposto Sobre Servio de Qualquer Natureza, sob a condio de que cumpram as exigncias da legislao tributria do Municpio: I as pessoas fsicas, cuja receita bruta anual no ultrapasse a 24 (vinte e quatro) vezes o salrio mnimo vigente no Municpio, desde que a prestao de servios ocorra: a)em seus domiclios, por conta prpria, sem portas abertas, nem reclames, placas ou letreiros e sem aprendizes ou empregados, no sendo considerados como tais os filhos e o cnjuge; b)sem estabelecimento fixo; II - os proprietrios de um nico veculo de aluguel dirigido por eles prprios; III os prestadores de servios constitudos sob forma de microempresa, nos termos da legislao especfica. Art. 116. As isenes condicionadas sero solicitadas em requerimento instrudo com as provas de cumprimento das exigncias necessrias para a sua concesso, que deve ser apresentado at o ltimo dia til do ms de outubro de cada exerccio, sob pena de perda do benefcio fiscal no ano seguinte. 1 A documentao apresentada com o primeiro pedido de iseno poder servir para os demais exerccios, devendo o requerimento de renovao da iseno referir-se quela documentao. 2 Nos casos de incio de atividades, o pedido de iseno deve ser apresentado simultaneamente com o pedido de licena para localizao.

3 As isenes podero ser canceladas quando verificadas a inobservncia das formalidades exigidas para a concesso ou com o desaparecimento das condies que a motivaram.

TTULO III
DAS TAXAS

CAPTULO I
DAS TAXAS DECORRENTES DO EFETIVO EXERCCIO DO PODER DE POLCIA ADMINISTRATIVA SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE
Art. 117. As taxas de licena tm como fato gerador o efetivo exerccio regular do poder de polcia administrativa do Municpio, mediante a realizao de diligncias, exames, inspees, vistorias e outros atos administrativos. Art. 118. Considera-se exerccio de poder de polcia a atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. 1 Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com a observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discrimicionria, sem abuso ou desvio de poder. 2 O poder de polcia administrativa ser exercido em relao a quaisquer atividades ou atos, lucrativos ou no, nos limites da competncia do Municpio, dependentes, nos termos deste Cdigo, de prvia licena da Prefeitura. Art. 119. As Taxas de licena sero devidas para: I localizao; II fiscalizao de funcionamento; III funcionamento em horrio especial; IV exerccio da atividade do comrcio ambulante; V execuo de obras particulares, arruamentos, loteamentos e desmembramentos; VI publicidade. Art. 120. O contribuinte das taxas de licena a pessoa fsica ou jurdica que der causa ao exerccio de atividade ou prtica de atos sujeitos ao poder de polcia administrativa do Municpio, nos termos do Artigo 117.

SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA


Art. 121. A base de clculo das taxas de polcia administrativa do Municpio o custo estimado da atividade despendida com o exerccio regular do poder de polcia.

Art. 122. O clculo das taxas decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa ser procedido com base nas tabelas que acompanham cada espcie tributria a seguir, levando em conta os perodos, critrios e alquotas nelas indicadas.

SEO III DA INSCRIO


Art. 123. Ao requerer a licena, o contribuinte fornecer Prefeitura os elementos e informaes necessrias sua inscrio no Cadastro Fiscal, constantes de formulrio prprio. Pargrafo nico o contribuinte dever manter permanentemente atualizada a sua inscrio, comunicando repartio competente, dentro de 30 (trinta) dias, a contar da data de sua ocorrncia, as alteraes que se verificarem, bem como a cessao de sua atividade, a fim de obter a baixa de sua inscrio. (Includo pela Lei Complementar 015, de 05/11/91)

SEO IV DO LANAMENTO
Art. 124. As taxas de licena podem ser lanadas isoladamente ou em conjunto com outros tributos, se possvel, nos avisos-recibos constaro, obrigatoriamente, os elementos distintivos de cada tributo e os respectivos valores.

SEO V DA ARRECADAO
Art. 125. As taxas de licena sero arrecadadas antes do incio das atividades ou da prtica dos atos sujeitos ao poder de polcia administrativa do Municpio, observando-se a forma e os prazos estabelecidos neste Cdigo.

SEO VI DAS PENALIDADES


Art. 126. O contribuinte que exercer quaisquer atividades ou praticar quaisquer atos, sujeitos ao poder de polcia do Municpio e dependentes de prvia licena, sem a autorizao da Prefeitura e sem o pagamento da respectiva taxa de licena, ficar sujeito multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor da taxa, cobrana de juros moratrios razo de 1% (hum por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para atualizao do valor dos crditos tributrios. Art. 126. O no pagamento de tributo em seus vencimentos, sujeitar o contribuinte multa moratria de 2% (dois por cento) at o dcimo quinto dia, de 10% (dez por cento) do dcimo sexto ao trigsimo dia e de 20% (vinte por cento) aps o trigsimo dia, sobre o valor do tributo, bem como cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio ou frao e atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal para atualizao do valor dos crditos tributrios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97)

SEO VII DA ISENO

Art. 127. As isenes de taxas de licena s podem ser concedidas por lei especial, fundamentada em interesse justificado. Pargrafo nico. Quando concedidas, as isenes no impedem a Prefeitura de exercer o poder de polcia administrativa, como dispe o Artigo 117.

SEO VIII DA TAXA DE LICENA PARA LOCALIZAO

Art. 128. Qualquer pessoa fsica ou jurdica que se dedique indstria, ao comrcio, prestao de servios, ou a qualquer outra atividade, em carter permanente ou temporrio, s poder instalar-se mediante prvia licena da Prefeitura e pagamento da taxa de licena para localizao. 1 Considera-se temporria a atividade que exercida em determinados perodos do ano, especialmente durante festividades ou comemoraes, em instalaes precrias ou removveis, como balces, barracas, mesas e similares, assim como veculos. 2 A taxa de licena para localizao tambm devida pelos depsitos fechados destinados guarda de mercadoria. Art. 129. Constituem atividades distintas para efeito de Taxa de Licena para localizao: I as que, embora no mesmo local, ainda que com idntico ramo, sejam exercidas por diferentes pessoas fsicas ou jurdicas; II as que, embora sob a mesma responsabilidade e com o mesmo ramo, sejam exercidas em prdios distintos ou locais diversos. Pargrafo nico. No sero considerados como locais diversos dois ou mais imveis contguos e com comunicao interna, nem os vrios pavimentos de um mesmo imvel. Art. 130. A licena para localizao ser concedida desde que as condies de zoneamento, higiene, segurana do estabelecimento sejam adequadas espcie de atividade a ser exercida, observados os requisitos das legislaes edilcias e urbansticas do Municpio. 1 Ser obrigatria nova licena toda vez que ocorrerem modificaes nas caractersticas do estabelecimento. 2 A licena poder ser cassada e determinado o fechamento do estabelecimento, a qualquer tempo, desde que deixem de existir as condies que legitimaram a concesso da licena, ou quando o contribuinte, mesmo aps a aplicao das penalidades cabveis, no cumprir as determinaes da Prefeitura para regularizar a situao do estabelecimento. 3 As licenas sero concedidas sob a forma de alvar , que dever ser fixado em local visvel e de fcil acesso fiscalizao. 4 A taxa de localizao ser recolhida de uma s vez, antes do incio das atividades ou da prtica dos atos sujeitos ao poder de polcia administrativa do Municpio. Art. 131. A taxa de licena para localizao devida de acordo com a Tabela n 01, anexa a esta lei, e com os perodos nela indicados, devendo ser lanada e arrecadada aplicando-se, quando cabveis, as disposies das Sees I a VII, do captulo I, do Ttulo II, do Livro I, deste Cdigo. Art. 132. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no Artigo 128, ser imposta a multa de 1 (uma) a 5 (cinco) vezes a Unidade Fiscal do Municpio do Ms.

SEO IX DA TAXA DE FISCALIZAO DE FUNCIONAMENTO

Art. 133. Os contribuintes sujeitos ao Poder de Polcia Administrativa do Municpio, exercendo atividades com prvia licena de localizao dada pela Prefeitura, em carter permanente ou temporrio, pagaro a Taxa de Fiscalizao de Funcionamento. 1 Os contribuintes que exercem atividades em carter permanente pagaro a taxa anualmente, nos exerccios subseqentes ao do incio das mesmas. 2 Os contribuintes que exercem atividades em carter temporrio, ou seja, em determinados perodos descontnuos do ano, especialmente durante festividades ou comemoraes, em instalaes precrias ou removveis, como balces, barracas, mesas e similares, assim como veculos, pagaro a taxa por dia e por ms. 3 As licenas sero concedidas sob a forma de alvar que dever ser fixado em local visvel e de fcil acesso fiscalizao. Art. 134. A fiscalizao verificar se o estabelecimento est funcionando nas condies, caractersticas e atividades que legitimaram a concesso da Licena de Localizao. Art. 135. Nenhum estabelecimento poder prosseguir sua atividade sem quitar o pagamento da Taxa de Fiscalizao de Funcionamento. Art. 136. A Taxa de Fiscalizao de Funcionamento devida de acordo com a Tabela n 02, anexa a esta lei, e com os perodos nela indicados, devendo ser lanada e arrecadada aplicando-se, quando cabveis, as disposies das Sees I a VII, do Captulo I, do Ttulo II, do Livro I, deste Cdigo. Art. 137. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no Artigo 133, ser imposta a multa de 1 (uma) a 5 (cinco) vezes a unidade Fiscal do Municpio do ms.

SEO X DA TAXA DE LICENA PARA FUNCIONAMENTO EM HORRIO ESPECIAL


Art. 138. Poder ser concedida licena para funcionamento de estabelecimento fora do horrio normal da abertura e fechamento, nos casos em que a lei permitir, mediante o pagamento de uma Taxa de Licena Especial. Pargrafo nico. As licenas sero concedidas sob a forma de alvar, que dever ser fixado em local visvel e de fcil acesso fiscalizao. Art. 139. A licena especial para funcionamento em horrio especial s ser concedida se o contribuinte tiver recolhido as Taxas de Licena de Localizao e Fiscalizao de Funcionamento. Art. 140. A taxa de licena para funcionamento dos estabelecimentos em horrio especial ser cobrada por dia, ms ou ano, de acordo com a Tabela n 03, anexa a esta lei, e com os perodos nela indicados, devendo ser lanada e arrecadada aplicando-se, quando cabveis, as disposies das Sees I a VII, do Captulo I, do Ttulo II, do Livro I, deste Cdigo. Art. 141. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no Artigo 138, ser imposta a multa de 1 (uma) a 5 (cinco) vezes a unidade Fiscal do Municpio do ms.

SEO XI DA TAXA DE LICENA PARA O EXERCCIO DA ATIVIDADE DO COMRCIO AMBULANTE

Art. 142. Qualquer pessoa que queira exercer o comrcio ambulante poder faze-lo mediante prvia licena da Prefeitura e pagamento da taxa de licena de comrcio ambulante. 1 Considera-se comrcio ambulante o exercido individualmente, sem estabelecimento, instalaes ou localizao fixa, com caracterstica eminentemente no sedentria. 2 A inscrio dever ser permanentemente atualizada, sempre que houver qualquer modificao nas caractersticas do exerccio da atividade. Art. 143. Ao comerciante ambulante, que satisfizer as exigncias regulamentares, ser concedido um carto de habilitao contendo as caractersticas essenciais de sua inscrio, a ser apresentado, quando solicitado. Art. 144. Respondem pela taxa de licena de comrcio ambulante as mercadorias encontradas em poder dos vendedores, mesmo que pertenam a contribuintes que hajam pago a respectiva taxa. Art. 145. Esto isentos da taxa de licena para o exerccio do comrcio ambulante os portadores de deficincias fsicas, os vendedores de livros, jornais e revistas e os engraxates. Art. 146. A taxa de licena para o comrcio ambulante poder ser paga por dia, por ms ou por ano. Art. 147. A licena para o comrcio eventual ou ambulante poder ser cassada e determinada proibio do seu exerccio, a qualquer tempo, desde que deixem de existir as condies que legitimaram a sua concesso, ou quando o contribuinte, mesmo aps a aplicao das penalidades cabveis, no cumpriu as determinaes da Prefeitura para regularizar a situao do exerccio de sua atividade. Art. 148. A taxa de licena de Comrcio Ambulante devida de acordo com a Tabela n 04, anexa a esta lei, e com os perodos nela indicados, devendo ser lanada e arrecadada aplicando-se, quando cabveis, as disposies das Sees I a VII, do Captulo I, do Ttulo II, do Livro I, deste Cdigo. Art. 149. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no Artigo n 142, ser imposta a multa 1 (uma) a 3 (trs) vezes a Unidade Fiscal do Municpio do ms.

SEO XII DA TAXA DE LICENA PARA EXECUO DE OBRAS PARTICULARES, ARRUAMENTOS, LOTEAMENTOS E DESMEMBRAMENTOS
Art. 150. A construo, reconstruo, reforma, reparo, acrscimo ou demolio, e quaisquer outras obras, de qualquer natureza em imveis, so sujeitos prvia licena da Prefeitura e ao pagamento da Taxa de Licena para Execuo de Obras Particulares. Art. 151. Todo e qualquer plano ou projeto de arruamento, loteamento ou desmembramento de terreno est sujeito prvia licena da Prefeitura e ao pagamento da Taxa de Licena para Execuo de Arruamentos, Loteamentos ou Desmembramentos. Art. 152. A licena s ser concedida mediante prvio exame e aprovao de plantas, planos ou projetos de obras na forma da legislao aplicvel. Art. 153. A licena ter perodo de validade fixado de acordo com a natureza, extenso e complexidade da obra. Art. 154. A Taxa de Licena para Execuo de Obras Particulares, Arruamentos, Loteamentos ou Desmembramentos devida de acordo com a Tabela n 05, devendo ser lanada e arrecadada aplicando-se quando cabveis, as disposies das Sees I a VII, do Captulo I, do Ttulo II, do Livro I, deste Cdigo.

Art. 155. So isentas do pagamento da Taxa de Licena para execuo de Obras: I a construo de muros de arrimo ou de muralhas de sustentao, quando no alinhamento de via pblica, assim como de passeios quando do tipo aprovado pela Prefeitura; II a limpeza ou pintura, externa ou interna, de edifcios, casas, muros ou grades; III a construo de barraces destinados guarda de materiais de obras j licenciadas. Art. 156. Ao contribuinte que no cumprir o disposto nos artigos 150 e 151, sero aplicadas as penalidades previstas no Cdigo de Obras do Municpio e legislao pertinentes.

SEO III DA TAXA DE LICENA DE PUBLICIDADE


Art. 157. A explorao ou utilizao de meios de publicidade em vias ou logradouros pblicos, ou em locais acessveis ao pblico com ou sem cobrana de ingressos, sujeita prvia licena da prefeitura e ao pagamento da Taxa de Licena para Publicidade. 1 A Taxa de Licena para Publicidade devida pelo contribuinte que tenha interesse em publicidade prpria ou de terceiros. 2 Os termos publicidade, anncio, propaganda e divulgao so equivalentes, para os efeitos de incidncia da Taxa de Licena de Publicidade. Art. 158. Inclui-se na obrigatoriedade do artigo antecedente: I os cartazes, letreiros, programas, quadros, painis, placas, anncios e mostrurios fixos ou volantes, luminosos ou no, rtulos, selos, adesivos, faixas e similares, qualquer que seja o material usado para a confeco, afixados, distribudos ou pintados em paredes, muros, postes, veculos ou caladas, quando permitido; II a propaganda falada por meio de amplificadores, alto-falante e propagandistas. Art. 159. Quanto propaganda falada, o local e o prazo sero designados a critrio da Prefeitura. Art. 160. Respondem pela observncia das disposies desta seo todas as pessoas fsicas ou jurdicas que direta ou indiretamente tenham interesse na publicidade. Art. 161. O pedido de licena deve ser instrudo com a descrio detalhada do meio e da forma de publicidade que sero utilizados, sua localizao e demais caractersticas essenciais. Pargrafo nico. Se o local em que ser afixada a publicidade no for de propriedade do contribuinte, este deve juntar ao pedido, a autorizao do proprietrio. Art. 162. A Taxa de Licena de Publicidade poder ser paga por dia, por ms ou por ano. Art. 163. A publicidade deve ser mantida em bom estado de conservao e em perfeitas condies de segurana, sob pena de multa equivalente a 100% (cem por cento) do valor da Taxa de Licena para publicidade e cassao da licena. Art. 164. So isentas do pagamento da Taxa de Licena para Publicidade, se o seu conceito no tiver carter publicitrio: I tabuletas indicativas de stios, granjas, chcaras e fazendas; II - tabuletas indicativas de hospitais, casas de sade, ambulatrios e pronto-socorros; III os dsticos ou denominaes de estabelecimentos comerciais e industriais apostos nas paredes e vitrines internas, assim como as placas colocadas nos vestbulos de edifcios, nas portas de consultrios, de escritrios e de residncias, identificando profissionais liberais, sob a condio de que contenham apenas o nome e a profisso do interessado; IV os cartazes ou letreiros destinados a fins patriticos, religiosos, eleitorais e assistenciais; V os anncios publicados em jornais, revistas ou catlogos e os irradiados atravs de estaes de radiofuso; VI os dsticos ou denominaes de empresas exploradoras do servio de txi rdio;

VII placas indicativas, nos locais de construo, dos nomes de firmas, engenheiros e arquitetos responsveis pelo projeto ou execuo de obras particulares ou pblicas. Art. 165. A Taxa de Licena para Publicidade devida de acordo com a Tabela n 06, e com os perodos nela indicados, devendo ser lanada e arrecadada aplicando-se quando cabveis, as disposies das Sees I e VII do Captulo I, do Ttulo II, do Livro I, deste Cdigo. Art. 166. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no Artigo 157, ser imposta a multa de 1 (uma) a 3 (trs) vezes a Unidade Fiscal do Municpio do ms.

CAPTULO II
DAS TAXAS DE SERVIOS PBLICOS SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE
Art. 167. As taxas de servios pblicos tm como fato gerador utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) Pargrafo nico. Considera-se o servio pblico: I utilizado pelo contribuinte: a)efetivamente quando por ele usufrudo a qualquer ttulo; b)potencialmente, quando, sendo de utilizao compulsria, seja posto sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento. II especfico, quando possa ser destacado em unidade autnoma de interveno, de utilidade, ou de necessidade pblicas; III divisvel, quando suscetvel de utilizao separadamente, por parte de cada um dos seus usurios. Art. 168. O contribuinte da taxa o proprietrio, o titular do domnio til ou possuidor, a qualquer ttulo, de bem imvel lindeiro a via ou logradouro pblico abrangido pelo servio prestado. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) Pargrafo nico. Considera-se tambm lindeiro o bem imvel que tenha acesso, por ruas ou passagens particulares, entradas de vila ou assemelhados, a via ou logradouros pblico. Art. 169. As taxas de servios sero devidas para: (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) I limpeza e conservao de vias e logradouros pblicos; II iluminao pblica; III coleta domiciliar de lixo; IV preveno de incndio.

SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA


Art. 170. A base de clculo das taxas de servios pblicos o custo do servio. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) Art. 171. O custo da prestao dos servios pblicos ser rateado pelos contribuintes de acordo com critrios especficos. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO III DO LANAMENTO

Art. 172. As taxas de servios podem ser lanadas isoladamente ou em conjunto com outros tributos, se possvel, mas dos avisos-recebidos constaro, obrigatoriamente, os elementos distintivos de cada tributo e os respectivos valores. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO IV DA ARRECADAO
Art. 173. O pagamento das taxas de servios pblicos ser feito nos vencimentos e locais indicados nos avisos-recibos, conforme estabelecido em regulamento. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO V DAS PENALIDADES


Art. 174. O no pagamento das taxas de servios pblicos nos prazos sujeitar o contribuinte multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor da taxa, cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovada pelo Governo Federal, para atualizao dos crditos tributrios. Art. 174. o no pagamento de tributo em seus vencimentos, sujeitar o contribuinte multa moratria de 2% (dois por cento) at o dcimo quinto dia, de 10% (dez por cento) do dcimo sexto ao trigsimo dia e de 20% (vinte por cento) aps o trigsimo dia, sobre o valor do tributo, bem como cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio ou frao e atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para a atualizao do valor dos crditos tributrios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97) (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO VI DA ISENO

Art. 175. So isentos das taxas de servios pblicos: (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) I os prprios federais e estaduais, quando utilizados por servios da Unio ou do Estado; II os templos de qualquer culto; III as vivas, desquitadas, divorciadas e solteiras maiores de 50 (cinqenta) anos, proprietrias de imvel que utilizem como residncia prpria, enquanto perdurar o referido estado civil, desde que no possuam outro imvel no Municpio, bem como no percebam renda ou o benefcio previdencirio no ultrapasse a 2 (dois) salrios mnimos vigentes no Municpio; III as vivas, separadas judicialmente, divorciadas e solteiras maiores de 50 (cinqenta) anos, proprietrias, titulares de domnio til ou possuidoras, a qualquer ttulo, bem como, no caso das vivas, as que tambm tenham somente a meao ou parte ideal de 50% (cinqenta por cento), desde que menores os filhos ou, se maiores, invlidos, de imvel que utilizem como residncia prpria, enquanto perdurar o referido estado civil e que no possuam outro imvel no Municpio, bem como no percebam renda ou

beneficio previdencirio no ultrapasse a 02 (dois) salrios mnimos vigentes no Municpio, por ms. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) IV os imveis pertencentes a entidades assistenciais sem fins lucrativos, utilizados em suas finalidades essenciais, que tenham por finalidade exclusiva a prestao de assistncia a crianas, rfos, velhos, invlidos e desamparados. Art. 176. As isenes das taxas de servios pblicos, alm das previstas neste Cdigo, s podem ser concedidas por lei especial, fundamentada em interesse justificado. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO VII DA TAXA DE LIMPEZA E CONSERVAO DE VIAS E LOGRADOUROS PBLICOS


Art. 177. A taxa de limpeza e conservao de vias e logradouros pblicos tem como fato gerador utilizao efetiva ou a possibilidade de utilizao, pelo contribuinte, de servios municipais de limpeza e conservao de ruas, praas, jardins, parques, caminhos e outras vias ou logradouros pblicos. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) Pargrafo nico. A taxa de limpeza e conservao de vias e logradouros pblicos incide sobre os imveis edificados ou no, beneficiados com os servios efetivamente prestados. Art. 178. A base de clculo da taxa o custo estimado despendido com a atividade, dividido proporcionalmente testada de frente dos imveis abrangidos pelo servio prestado. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO VIII DA TAXA DE ILUMINAO PBLICA

Art. 179. A taxa de iluminao pblica tem como fato gerador utilizao efetiva ou a possibilidade de utilizao, pelo contribuinte dos servios prestados, por intermdio da Prefeitura, de iluminao nas vias e logradouros pblicos. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) Pargrafo nico. A taxa de iluminao pblica incide sobre os imveis com ou sem edificao, beneficiados com os servios efetivamente prestados. Art. 180. A base de clculo da taxa o custo estimado despendido com a atividade, dividido proporcionalmente testada de frente dos imveis abrangidos pelo servio prestado. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO IX DA TAXA DE COLETA DOMICILIAR DE LIXO


Art. 181. A Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo tem como fato gerador utilizao efetiva ou a possibilidade de utilizao, pelo contribuinte, dos servios de coleta e remoo do lixo domiciliar. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) Pargrafo nico. A taxa de coleta domiciliar de lixo incide sobre os imveis edificados, beneficiados com os servios efetivamente prestados ou postos disposio.

Art. 182. A base de clculo da taxa o custo estimado despendido com a atividade, dividido proporcionalmente rea quadrada edificada dos imveis abrangidos pelo servio prestado ou posto disposio. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

SEO X DA TAXA DE PREVENO DE INCNDIO


Art. 183. A taxa de preveno de incndios tem como fato gerador utilizao efetiva ou a possibilidade de utilizao, pelo contribuinte, dos servios de assistncia, combate e extino de incndio ou de outros sinistros em imveis edificados. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97) Pargrafo nico. A taxa de preveno de incndio incide sobre os imveis edificados, beneficiados com os servios efetivamente prestados ou postos disposio. Art. 184. A base de clculo da taxa o custo estimado despendido com a atividade, dividido proporcionalmente rea quadrada dos imveis edificados. (Revogado pela Lei Complementar 068 de 23/12/97)

TTULOS IV
DA CONTRIBUIO DE MELHORIA
Art. 185. A contribuio de melhoria devida em razo de obras pblicas municipais, ficando a ela sujeitos os imveis situados numa faixa ao longo do benefcio ou lindeiros ao mesmo. Art. 186. O contribuinte da Contribuio de Melhoria o proprietrio, o detentor do domnio til e o possuidor a qualquer ttulo de bem imvel beneficiado por obra pblica. Art. 187. A base de clculo da Contribuio de Melhoria o custo da obra, sob forma de rateio, disciplinado em regulamento. 1 No custo das obras pblicas, sero computadas as despesas de estudos, projetos, fiscalizao, desapropriao, administrao, execuo e financiamento ou emprstimos. 2 O custo da obra ter a sua expresso monetria atualizada na poca do lanamento, mediante a aplicao dos ndices econmicos de correo de custos. Art. 188. A soma das contribuies individuais no poder exceder o total da despesa realizada com a obra pblica. Art. 189. O Prefeito Municipal, atravs de regulamentao, fixar a forma de arrecadao e outros requisitos necessrios cobrana do tributo, inclusive os descontos para o pagamento vista ou em prazos menores do que o lanado, o nmero mximo de prestaes e a forma de reajustes aplicveis s prestaes. Art. 190. O no pagamento da Contribuio de Melhoria nos prazos sujeitar o contribuinte multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor do tributo, cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms e correo monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para atualizao dos crditos tributrios. Art. 190. o no pagamento do tributo em seus vencimentos, sujeitar o contribuinte multa moratria de 2% (dois por cento) at o dcimo quinto dia, de 10% (dez por cento) do dcimo sexto ao trigsimo dia e de 20% (vinte por cento) aps o trigsimo dia, sobre o valor do tributo, bem como cobrana de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio ou frao e atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal para a atualizao do valor dos crditos tributrios. (Redao dada pela Lei Complementar 062, de 28/02/97)

Art. 191. Ficam isentos do pagamento da Contribuio de Melhoria os imveis pertencentes a entidades religiosas, assistenciais, sociais, esportivas e recreativas utilizados diretamente em suas finalidades essenciais.

LIVRO II
DAS NORMAS GERAIS

TTULO I
DA LEGISLAO TRIBUTRIA

Art. 192. A expresso legislao tributria compreende as leis, decretos e normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos de competncia do Municpio e relaes jurdicas a eles pertinentes. Art. 193. Somente a lei pode estabelecer: I a instituio de tributos ou a sua extino; II a majorao de tributos ou a sua reduo; III a definio do fato gerador da obrigao tributria principal e do seu sujeito passivo; IV a fixao da alquota do tributo e de sua base de clculo; V a cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a seus dispositivos, ou para outras infraes nela definidas; VI as hipteses de suspenso, extino e excluso de crditos tributrios, ou de dispensa ou reduo de penalidades. 1 Equipara-se majorao do tributo a modificao de sua base de clculo que importe em tornalo mais oneroso. 2 No constitui majorao de tributo, para os fins do disposto do inciso II, deste artigo a atualizao do valor monetrio da respectiva base de clculo. Art. 194. O contedo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em funo das quais sejam expedidos, determinados com observncia das regras de interpretao estabelecidas nesta Lei. Art. 195. So normas complementares das leis e decretos: I os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas; II as decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa a que a lei atribua eficcia normativa; III as prticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas; IV os convnios celebrados entre o Municpio, a Unio e o Estado. Art. 196. Entram em vigor no primeiro dia do exerccio seguinte quele em que ocorra sua publicao os dispositivos de lei: I que instituam ou majorem tributos; II que definam novas hipteses de incidncia; III que extingam ou reduzam isenes, salvo se a lei dispuser de maneira mais favorvel ao contribuinte. Art. 197. A lei aplica-se a ato ou fato pretrito: I em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluda a aplicao de penalidade infrao dos dispositivos interpretados; II tratando-se de ato no definitivamente julgado: a)quando deixe de defini-lo como infrao;

b)quando deixe de trata-lo como contrrio a qualquer exigncia de ao ou omisso, desde que no tenha sido fraudulento e no tenha implicado a falta de pagamento de tributos; c)quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prtica.

TTULO II
DA OBRIGAO TRIBUTRIA

CAPTULO I
DAS DISPOSIES GERAIS
Art. 198. A obrigao tributria principal ou acessria. 1 A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniria e se extingue juntamente com o crdito dela decorrente. 2 A obrigao acessria decorre da legislao tributria, tem por objeto as prestaes, positivas ou negativas, nela previstas, no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos. 3 A obrigao acessria, pelo simples fato da sua inobservncia, converte-se em obrigao principal relativamente penalidade pecuniria.

CAPTULO II
DO FATO GERADOR
Art. 199. Fato gerador da obrigao principal a situao definida em lei como necessria e suficiente sua ocorrncia. Art. 200. Fato gerador de obrigao acessria qualquer situao que, na forma da legislao aplicvel, imponha prtica ou a absteno de ato que no configure obrigao principal. Art. 201. Salvo disposio da lei em contrrio, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos; I tratando-se de situao de fato, desde o momento em que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios; II tratando-se de situao jurdica, desde o momento em que esteja definitivamente constituda, nos termos do direito aplicvel. Art. 202. Para os efeitos do inciso II, do artigo anterior, e salvo disposio de lei em contrrio, os atos ou negcios jurdicos condicionais reputam-se perfeitos e acabados: I sendo suspensiva a condio, desde o momento, de seu implemento; II sendo resolutria a condio, desde o momento da prtica do ato da celebrao do negcio. Art. 203. A definio legal do fato gerador interpretada abstraindo-se: I da validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos; II dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.

CAPTULO III
DO SUJEITO ATIVO

Art. 204. Na qualidade de sujeito ativo da obrigao tributria, o Municpio, pessoa jurdica de direito pblico, o titular da competncia para arrecadar e fiscalizar os tributos especificados neste Cdigo e nas leis a ele subseqentes. 1 A competncia tributria indelegvel, salvo a atribuio da funo de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, servios, atos ou decises administrativas em matria tributria, conferida a outra pessoa jurdica de direito pblico. 2 No constitui delegao de competncia o cometimento a pessoas de direito privado do encargo ou funo de arrecadar tributos.

CAPTULO IV
DO SUJEITO PASSIVO SEO I DAS DISPOSIES GERAIS
Art. 205. Sujeito passivo da obrigao principal a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniria. Pargrafo nico. O sujeito passivo da obrigao principal diz-se: I contribuinte, quando tenha relao pessoal e direta com a situao que constitua o respectivo fato gerador; II responsvel, quando sem revestir a condio de contribuinte, sua obrigao decorra de disposio expressa de lei. Art. 206. Sujeito passivo da obrigao acessria a pessoa obrigada s prestaes que constituam o seu objeto. Art. 207. Salvo disposies de lei em contrrio, as convenes particulares, relativas responsabilidade pelo pagamento de tributos, no podem ser opostas Fazenda Pblica, para modificar a definio legal do sujeito passivo das obrigaes tributrias correspondentes.

SEO II DA SOLIDARIEDADE
Art. 208. So solidariamente obrigadas: I As pessoas que tenham interesse comum na situao que constitua o fato gerador da obrigao principal; II as pessoas expressamente designadas por lei. Pargrafo nico. A solidariedade referida neste artigo no comporta benefcio de ordem. Art. 209. Salvo disposio de lei em contrrio, so os seguintes os efeitos da solidariedade: I o pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais; II a iseno ou remisso de crdito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo; III a interrupo da prescrio, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica os demais.

SEO III DA CAPACIDADE TRIBUTRIA


Art. 210. A capacidade tributria passiva independe: I da capacidade civil das pessoas naturais;

II de se achar a pessoa natural sujeita a medidas que importem privao ou limitao do exerccio de atividades civis, comerciais ou profissionais, ou da administrao direta de seus bens ou negcio; III de estar pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional.

SEO IV DO DOMICLIO TRIBUTRIO


Art. 211. Na falta de eleio, pelo contribuinte ou responsvel, de domiclio tributrio, na forma da legislao aplicvel, considera-se como tal: I quanto s pessoas naturais, a sua residncia habitual, ou, sendo essa incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade; II quanto s pessoas jurdicas de direito privado ou s firmas individuais, o lugar da sua sede, ou, em relao aos atos ou fatos que derem origem obrigao, o de cada estabelecimento; III quanto s pessoas jurdicas de direito pblico, qualquer de suas reparties no territrio da entidade tributante. 1 Quando no couber a aplicao das regras fixadas em qualquer dos incisos deste artigo, considerar-se- como domiclio tributrio do contribuinte ou responsvel o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos atos ou fatos que deram origem obrigao. 2 A autoridade administrativa pode recusar o domiclio eleito, quando impossibilite ou dificulte a arrecadao ou a fiscalizao do tributo, aplicando-se ento a regra do pargrafo anterior.

CAPTULO V
DA RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA SEO I DA DISPOSIO GERAL
Art. 212. Sem prejuzo do disposto neste captulo, a lei pode atribuir, de modo expresso, a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceira pessoa, vinculada ao fato gerador da respectiva obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte ou atribuindo-a a esse carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao.

SEO II DA RESPONSABILIDADE DOS SUCESSORES


Art. 213. Os crditos tributrios relativos ao imposto predial e territorial urbano, as taxas pela prestao de servios referentes a tais bens, ou as contribuies de melhoria sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do ttulo a prova de sua quitao. Pargrafo nico. No caso de arrematao em hasta pblica, a sub-rogao ocorre sobre o respectivo preo. Art. 214. So pessoalmente responsveis: I a adquirente ou remitente, pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remidos; II o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da partilha ou adjudicao, limitada essa responsabilidade ao montante do quinho, do legado ou da meao; III - o esplio, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da abertura da sucesso.

Art. 215. A pessoa jurdica de direito privado que resultar de fuso, transformao ou incorporao de outra ou em outra responsvel pelos tributos devidos at a data do ato pelas pessoas jurdicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se aos casos de extino de pessoas jurdicas de direito privado quando a explorao da respectiva atividade seja continuada por qualquer scio remanescente, ou seu esplio, sob a mesma ou outra razo social, ou sob firma individual. Art. 216. a pessoa natural ou jurdica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer ttulo, fundo de comrcio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva explorao, sob a mesma ou outra razo social ou sob firma ou nome individual, responde pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos at a data do ato: I integralmente, se o alienante cessar a explorao do comrcio, indstria ou atividade; II subsidiariamente com o alienante, se esse prosseguir na explorao ou iniciar, dentro de seis meses a contar da data da alienao, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comrcio, indstria ou profisso.

SEO III DA RESPONSABILIDADE DE TERCEIROS


Art. 217. Nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com esse nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis: I os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores; II os tutores e curadores, pelos tributos devidos por seus tutelados ou curatelados; III os administradores de bens de terceiros, pelos tributos devidos por esses; IV o inventariante, pelos tributos devidos pelo esplio; V o sndico e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida ou pelo concordatrio; VI os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razo do seu ofcio; VII os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoas. Pargrafo nico. O disposto neste artigo s se aplica, em matria de penalidades, as de carter moratrio. Art. 218. So pessoalmente responsveis pelos crditos correspondentes a obrigaes tributrias resultante de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato social ou estatutos: I As pessoas referidas no artigo anterior; II os mandatrios, prepostos e empregados; III os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado.

SEO IV DA RESPONSABILIDADE POR INFRAES


Art. 219. Salvo disposio de lei em contrrio, a responsabilidade por infraes de legislao tributria independente da inteno do agente ou do responsvel e da efetividade, natureza e extenso dos efeitos do ato. Art. 220. A responsabilidade pessoal ao agente: I quanto s infraes conceituadas por lei como crimes ou contravenes, salvo quando praticadas no exerccio regular de administrao, mandato, funo, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito; II quanto s infraes em cuja definio o dolo especfico do agente seja elementar; III quanto s infraes que decorram direta e exclusivamente de dolo especfico: a) das pessoas referidas no artigo 217, contra aquelas por quem respondem;

b) dos mandatrios, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores; c) dos diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado, contra essas. Art. 221. A responsabilidade excluda pela denncia espontnea da infrao, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depsito da importncia arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apurao. Pargrafo nico. No se considera espontnea a denncia apresentada aps o incio de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalizao relacionados com a infrao.

TTULO III
DO CRDITO TRIBUTRIO

CAPTULO I
DAS DISPOSIES GERAIS
Art. 222. O crdito tributrio decorre da obrigao principal e tem a mesma natureza dessa. Art. 223. As circunstncias que modificam o crdito tributrio, sua extenso ou seus efeitos, ou as garantias ou os privilgios a ele atribudos ou que excluem sua exigibilidade no afetam a obrigao tributria que lhe deu origem. Art. 224. O crdito tributrio regularmente constitudo somente se modifica ou extingue, ou tem sua exigibilidade suspensa ou excluda, nos casos previstos nesta lei, fora dos quais no podem ser dispensadas, sob pena de responsabilidade funcional, na forma da lei, a sua efetivao ou as respectivas garantias.

CAPTULO II
DA CONSTITUIO DE CRDITO TRIBUTRIO SEO NICA DO LANAMENTO

Art. 225. Compete privativamente autoridade administrativa constituir o crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Pargrafo nico. A atividade administrativa de lanamento vinculada e obrigatria, sob pena de responsabilidade funcional. Art. 226. O lanamento reporta-se data da ocorrncia do fato gerador de obrigao e rege-se pela lei ento vigente, ainda aqui posteriormente modificada ou revogada. 1 Aplica-se ao lanamento a legislao que, posteriormente ocorrncia do fato gerador da obrigao, tenha institudo novos critrios de apurao ou processos de fiscalizao, ampliado os poderes de investigao das autoridades administrativas, outorgado ao crdito maiores garantias ou privilgios, exceto, nesse ltimo caso, para o efeito de atribuir responsabilidade tributria a terceiros. 2 O disposto neste artigo no se aplica aos impostos lanados por perodos certos de tempo, desde que a respectiva lei fixe expressamente a data em que o fato gerador se considera ocorrido. Art. 227. O lanamento regularmente notificado ao sujeito passivo s pode ser alterado em virtude de:

I impugnao do sujeito passivo; II recurso de ofcio; III iniciativa de ofcio da autoridade administrativa, nos casos previstos no artigo 229. Art. 228. O lanamento compreende as seguintes modalidades: I lanamento por declarao quando for efetuado pelo fisco com base na declarao do sujeito passivo ou de terceiro, quando um ou outro, na forma da legislao tributria, presta autoridade fazendria informaes sobre matria de fato, indispensvel sua efetivao; II lanamento direto quando feito unilateralmente pela autoridade tributria, sem interveno do contribuinte; III lanamento por homologao quando a legislao atribuir ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento do tributo, sem prvio exame da autoridade administrativa, operando-se o lanamento pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente o homologue. 1 O pagamento antecipado pelo obrigado, nos termos do inciso III, deste artigo, extingue o crdito, sob condio resolutria de ulterior homologao do lanamento. 2 Na hiptese do inciso III, deste artigo, no influem sobre a obrigao tributria quaisquer atos anteriores homologao, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiros, visando a extino total ou parcial do crdito; tais atos sero, porm, considerados na apurao do saldo porventura devido e, sendo o caso, na imposio de penalidade, ou na sua graduao. 3 de 5 (cinco) anos, a contar da ocorrncia do fato gerador, o prazo para homologao do lanamento a que se refere o inciso III, deste artigo; expirado esse prazo sem que a Fazenda Municipal se tenha pronunciado, considera-se, homologado o lanamento e definitivamente extinto o crdito, salvo se comprovada a ocorrncia de dolo, fraude ou simulao. 4 Nas hipteses dos incisos I e III, deste artigo, a retificao da declarao por iniciativa do prprio declarante, quando vise reduzir ou excluir tributo, s ser admissvel mediante comprovao do erro em que se funde e antes de notificado o lanamento. 5 Os erros contidos na declarao a que se referem os incisos I e III, deste artigo, apurados quando do seu exame, sero retificados de ofcio pela autoridade administrativa a qual competir reviso. Art. 229. O lanamento efetivado e revisto de ofcio pela autoridade administrativa nos seguintes casos: I quando a lei assim o determine; II quando a declarao no seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria; III quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos termos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, o pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a presta-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo daquela autoridade; IV quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria como sendo de declarao obrigatria; V quando se comprove omisso ou inexatido, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exerccio da atividade a que se refere o artigo anterior; VI quando se comprove ao ou omisso do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que d lugar aplicao de penalidade pecuniria; VII quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao; VIII quando deva ser apreciado fato no conhecido ou no provado por ocasio do lanamento anterior; IX quando se comprove que, no lanamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade essencial. Pargrafo nico. A reviso do lanamento s pode ser iniciada enquanto no extinto o direito da Fazenda Pblica.

CAPTULO III

DA SUSPENSO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I DAS DISPOSIES GERAIS


Art. 230. Suspendem a exigibilidade do crdito tributrio: I moratria; II o depsito do seu montante integral; III - as reclamaes e os recursos, nos termos do processo tributrio administrativo; IV a concesso de medida liminar em mandado de segurana. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja suspenso, ou dela conseqentes.

SEO II DA MORATRIA
Art. 231. A moratria somente pode ser concedida por lei: I em carter geral; II em carter individual, por despacho da autoridade administrativa. Art. 232. A lei que conceda moratria em carter geral ou autoriza sua concesso em carter individual especificar, sem prejuzo de outros requisitos; I o prazo de durao do favor; II as condies da concesso do favor em carter individual; III sendo caso: a) os tributos a que se aplica; b) o nmero de prestaes e seus vencimentos, dentro do prazo a que se refere o inciso I, podendo atribuir a fixao de uns e de outros autoridade administrativa para cada caso de concesso em carter individual; c) as garantias que devem ser fornecidas pelo beneficiado no caso de concesso em carter individual. Art. 233. Salvo disposio de lei em contrrio, a moratria somente abrange os crditos definitivamente constitudos data da lei ou do despacho que a conceder, ou cujo lanamento j tenha sido iniciado quela data por ato regularmente notificado ao sujeito passivo. Pargrafo nico. A moratria no aproveita aos casos de dolo, fraude ou simulao do sujeito passivo ou de terceiro em benefcio daquele. Art. 234. A concesso da moratria em carter individual no gera direito adquirido e ser revogada, de ofcio, sempre que se apure que o beneficiado no satisfazia ou deixou de satisfazer s condies, ou no cumpria ou deixou de cumprir os requisitos para a concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros de mora: I com imposio da penalidade cabvel, nos casos de dolo ou simulao do beneficiado, ou de terceiro em benefcio daquele; II sem imposio de penalidade, nos demais casos. Pargrafo nico. No caso do inciso I, deste artigo, o tempo decorrido entre a concesso da moratria e sua revogao no se computa para efeito da prescrio do direito cobrana do crdito; no caso do inciso II, deste artigo, a revogao s pode ocorrer antes de prescrito o referido direito.

CAPTULO IV
DA EXTINO DO CRDITO TRIBUTRIO

SEO I DAS MODALIDADES DE EXTINO


Art. 235. Extinguem o crdito tributrio: I o pagamento; II a compensao; III a transao; IV a remisso; V a prescrio e a decadncia; VI a converso de depsito em renda; VII o pagamento antecipado e a homologao do lanamento nos termos do disposto no artigo 228, inciso III, e seu pargrafo 3; VIII a consignao em pagamento, quando julgada procedente; IX a deciso administrativa irreformvel, assim entendida a definitiva na rbita administrativa, que no mais possa ser objeto de ao anulatria; X a deciso judicial passada em julgado; XI a dao em pagamento de bens imveis, na forma e condies estabelecidas em lei. (Includo pela Lei Complementar 143, de 20/01/06)

SEO II DO PAGAMENTO
Art. 236. O pagamento ser efetuado em moeda corrente ou em cheque. Pargrafo nico. O crdito pago por cheque somente se considera extinto com o resgate desse pelo sacado Art. 237. O pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento: I quando parcial, das prestaes em que se decompanham; II quando total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos. Art. 238. A imposio de penalidade no elide o pagamento integral do crdito tributrio, nem desonera o cumprimento da obrigao acessria. Art. 239. Os juros moratrios resultantes da impontualidade de pagamento sero cobrados do dia seguinte ao do vencimento e razo de 1% (um por cento) ao ms calendrio, ou frao, e calculados sobre o valor originrio. 1 Entende-se por valor originrio o que corresponda ao dbito decorrente de tributos, excludas as parcelas relativas correo monetria, juros de mora e multa de mora. 2 Os juros de mora no so passveis de correo monetria. Art. 240. A correo monetria incidir mensalmente sobre os crditos fiscais decorrentes de tributos ou penalidades no liquidados na data de seus vencimentos. Art. 241. As multas incidentes sobre os crditos tributrios vencidos e no pagos sero calculadas em funo dos tributos corrigidos monetariamente. Pargrafo nico. As multas devidas, no proporcionais ao valor do tributo, sero tambm corrigidas monetariamente.

SEO III DO PAGAMENTO INDEVIDO


Art. 242. O sujeito passivo tem direito, independentemente de prvio protesto, restituio total ou parcial do tributo, seja qual for modalidade do seu pagamento, nos seguintes casos: I cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido em face da legislao tributria aplicvel, ou da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II erro na identificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria. Art. 243. A restituio de tributos que comportem, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por esse expressamente autorizado a receb-la. Art. 244. A restituio total ou parcial do tributo d lugar restituio, na mesma proporo, dos juros de mora e das penalidades pecunirias, salvo as referentes a infraes de carter formal no prejudicadas pela causa da restituio. Pargrafo nico. A restituio vence juros no capitalizveis a partir do trnsito em julgado da deciso definitiva que a determinar. Art. 245. O direito de pleitear a restituio extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados: I nas hipteses dos incisos I e II, do artigo 242, da data da extino do crdito tributrio; II na hiptese do inciso III, do artigo 242, da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou passar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria. Art. 246. Prescreve em dois anos a ao anulatria da deciso administrativa que denegar a restituio. Pargrafo nico. O prazo de prescrio interrompido pelo incio da ao judicial, recomeando o seu curso, por metade, a partir da data de intimao validamente feita ao representante judicial da Fazenda Pblica interessada. Art. 247. O pedido de restituio ser indeferido se o requerente criar obstculo ao exame de sua escrita ou documentos, quando isso se torne necessrio verificao da procedncia da medida, a juzo da administrao. Art. 248. Os processos de restituio sero obrigatoriamente informados, antes de receberem despacho, pela repartio que houver arrecadado os tributos e as multas reclamados total ou parcialmente.

SEO IV DAS DEMAIS MODALIDADES DE EXTINO


Art. 249. A importncia do crdito tributrio pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos: I de recusa de recebimento, ou subordinao desse ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigao acessria; II de subordinao do recebimento ao cumprimento de exigncias administrativas sem fundamento legal; III de exigncia, por mais de uma pessoa jurdica de direito pblico, de tributo idntico sobre um mesmo fato gerador.

1 A consignao s pode versar sobre o crdito que o consignante prope-se a pagar. 2 Julgada procedente a consignao, o pagamento reputa-se efetuado e a importncia consignada convertida em renda; julgada improcedente a consignao no todo ou em parte, cobra-se o crdito acrescido de juros de mora, sem prejuzo das penalidades cabveis. Art. 250. A lei pode, nas condies e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulao em cada caso atribuir autoridade administrativa, autorizar a compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Pblica. Pargrafo nico. Sendo vincendo o crdito do sujeito passivo, a lei determinar, para os efeitos deste artigo, a apurao do seu montante, no podendo, porm, cominar reduo maior que a correspondente ao juro de 1% (um por cento) ao ms pelo tempo a decorrer entre a data da compensao e a do vencimento. Art. 251. A lei pode facultar, nas condies que estabelea, aos sujeitos ativo e passivo da obrigao tributria, celebrar transao que, mediante concesses mtuas, importe em terminao de litgio e conseqente extino de crdito tributrio. Pargrafo nico. A lei indicar a autoridade competente para autorizar a transao em cada caso. Art. 252. A lei pode autorizar a autoridade administrativa a conceder, por despacho fundamentado, remisso total ou parcial do crdito tributrio, atendendo: I situao econmica do sujeito passivo; II ao erro ou ignorncia escusveis do sujeito passivo quanto matria de fato; III diminuta importncia do crdito tributrio; IV a consideraes de eqidade, em relao com as caractersticas pessoais ou materiais do caso; V a condies peculiares a determinada regio do territrio da entidade tributante. Pargrafo nico. O despacho referido neste artigo no gera direito adquirido, aplicando-se, quando cabvel, o disposto no artigo 234. Art. 253. O direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue-se aps 5 (cinco) anos contados: I do primeiro dia do exerccio seguinte quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado; II da data em que se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado. Pargrafo nico. O direito a que se refere este artigo extingue-se definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituio do crdito tributrio pela notificao, ao sujeito passivo, de qualquer medida preparatria indispensvel ao lanamento. Art. 254. A ao para a cobrana do crdito tributrio prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituio definitiva. 1 A prescrio interrompe-se: I pelo despacho do juiz que ordenar a citao; II pelo protesto judicial; III por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; IV por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do dbito pelo devedor. 2 No correr o prazo de prescrio, enquanto no localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora.

CAPTULO V
DA EXCLUSO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 255. Excluem o crdito tributrio: I a iseno; II a anistia. Pargrafo nico. A excluso do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal cujo crdito seja excludo, ou dela conseqentes.

SEO II DA ISENO
Art. 256. A iseno, ainda quando prevista em contrato, sempre decorrente de lei que especifique as condies e requisitos exigidos para a sua concesso, os tributos a que se aplique e, sendo caso, o prazo de sua durao. Pargrafo nico. A iseno pode ser restrita a determinada regio do territrio da entidade tributante, em funo de condies a ela peculiares. Art. 257. A iseno, salvo se concedida por prazo certo e em funo de determinadas condies, pode ser revogada ou modificada por lei a qualquer tempo, observado o disposto no inciso III, do artigo 196. Art. 258. A iseno, quando no concedida em carter geral, efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos em lei ou contrato para sua concesso. Pargrafo nico. O despacho referido neste artigo no gera direito adquirido, aplicando-se, quando cabvel, o disposto no artigo 234.

SEO III DA ANISTIA


Art. 259. A anistia abrange exclusivamente as infraes cometidas anteriormente vigncia da lei que a conceda, no se aplicando: I aos atos qualificados em lei como crimes ou contravenes e aos que, mesmo sem essa qualificao, sejam praticados com dolo, fraude ou simulao pelo sujeito passivo ou por terceiro em benefcio daquele; II salvo disposies em contrrio, s infraes resultantes de conluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurdicas. Art. 260. A anistia pode ser concedida: I em carter geral; II limitadamente: a) s infraes da legislao relativa a determinado tributo; b) s infraes punidas com penalidades pecunirias at determinado montante, conjugadas ou no com penalidades de outra natureza; c) a determinada regio do territrio da entidade tributante, em funo de condies a ela peculiares; d) sob condio do pagamento de tributo no prazo fixado pela lei que a conceder, ou cuja fixao seja atribuda pela mesma lei autoridade administrativa. Art. 261. A anistia, quando no concedida em carter geral efetivada, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e do cumprimento dos requisitos previstos em lei para sua concesso. Pargrafo nico. O despacho neste referido artigo no gera direito adquirido, aplicando-se, quando cabvel, o disposto no artigo 234.

TTULO IV
DAS IMUNIDADES
Art. 262. So imunes dos impostos municipais: I o patrimnio, renda e os servios da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos outros Municpios; II os templos de qualquer culto; III o patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, observados os requisitos do artigo 264; IV livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. 1 O disposto no inciso I, deste artigo, extensivo s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados as suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. 2 O disposto no inciso I, deste artigo, no se aplica ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contra-prestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar o imposto relativamente ao bem imvel. 3 O disposto nos incisos II e III, deste artigo, compreende somente o patrimnio, a renda e os servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. 4 O disposto neste artigo no exclui a atribuio, por lei, s entidades nele referidas, da condio de responsveis pelos tributos que lhes caiba reter na fonte, e no dispensa da prtica de atos previstos em lei, assecuratrios do cumprimento de obrigaes tributrias por terceiros. Art. 263. A imunidade no abrange as taxas e a contribuio de melhoria e no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias. Art. 264. O disposto no inciso III, do artigo 262, subordina-se observncia dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas: I no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a ttulo de lucro ou participao no seu resultado; II aplicarem integralmente, no Pas, os seus recursos, na manuteno dos seus objetivos institucionais; III manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido. Pargrafo nico. Na falta de cumprimento do disposto neste artigo, ou no 4, do artigo 262, a autoridade competente pode suspender a aplicao do benefcio.

TTULO V
DAS PENALIDADES

CAPTULO I
DISPOSIES GERAIS
Art. 265. As infraes aos dispositivos deste Cdigo, sem prejuzo das penalidades j previstas nele e em outros cdigos e leis municipais, sero punidas, no que couber, com: I multa; II proibio de transacionar com o Municpio; III sujeio a regime especial de fiscalizao; IV suspenso ou cancelamento de isenes.

Art. 266. A aplicao e o cumprimento de penalidades de qualquer natureza em caso algum dispensam o pagamento de tributo, das multas, dos juros de mora e da correo monetria devidos. Art. 267. No se proceder contra funcionrio ou contribuinte que tenham agido de acordo com interpretao fiscal constante de deciso em qualquer instncia administrativa, ainda que, posteriormente, venha ela a ser modificada. Art. 268. A omisso do pagamento de tributo e a fraude fiscal sero apuradas em processo regular, garantida ampla defesa ao contribuinte. 1 comprovada a fraude fiscal quando o contribuinte no apresenta elementos convincentes em razo dos quais se possa admitir involuntria a omisso do pagamento. 2 A reincidncia na omisso do pagamento constituir fraude. 3 Entende-se, tambm, por fraude o no pagamento do tributo nos casos em que o contribuinte o deva recolher, por sua prpria iniciativa, antes de qualquer diligncia fiscal e desde que a negligncia perdure aps decorridos 8 (oito) dias contados da data de entrada do requerimento na prefeitura. Art. 269. A co-autoria e a cumplicidade nas infraes ou tentativas de infrao aos dispositivos deste Cdigo, implicam, aos que as praticarem, em responsabilidade solidria com os autores pelo pagamento do tributo devido, sujeitando-se s mesmas penas fiscais a estes impostas. Art. 270. Apurando-se, no mesmo processo, infrao a mais de uma disposio deste Cdigo pelo mesmo contribuinte, ser - lhe - aplicada somente pena correspondente infrao mais grave. Art. 271. Apurada a responsabilidade de diversas pessoas, no co-autoras ou cmplices, a cada uma delas ser imposta a pena correspondente infrao que houver cometido. Art. 272. No caso de reincidncia, as infraes a dispositivos deste Cdigo sero acrescidas de 100% (cem por cento). Pargrafo nico. Considera-se reincidncia a repetio de infrao a um mesmo dispositivo, pela mesma pessoa fsica ou jurdica, depois de notificada da deciso condenatria referente a infrao anterior. Art. 273. A aplicao de penalidade no prejudica a ao criminal cabvel.

CAPTULO II
DAS MULTAS
Art. 274. Na imposio de multa, e para gradua-la em seus nveis mnimos, mdio ou mximo, sero levados em conta os seguintes fatores: I gravidade da infrao; II circunstncias atenuantes ou agravantes; III antecedentes do infrator, com relao s leis municipais. Art. 275. passvel de multa de 1 (uma) a 5 (cinco) Unidades Fiscais do Municpio do ms, o contribuinte ou responsvel que: Art. 275. passvel de multa at 10 (dez) Unidades Fiscais do Municpio, o contribuinte ou responsvel que: (Redao dada pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) I iniciar atividade ou praticar ato sujeito taxa de licena, antes da concesso desta; II deixar de fazer a inscrio, no Cadastro Fiscal da Prefeitura, de seus bens ou atividades sujeitos tributao municipal; III apresentar ficha de inscrio cadastral, livros, documentos ou declaraes relativas aos bens e atividades sujeitos tributao municipal, com omisses, dados inverdicos ou falta de escriturao; IV deixar de comunicar, dentro dos prazos previstos, as alteraes ou baixas que impliquem em modificao ou extino de fatos anteriormente gravados;

V deixar de apresentar, dentro dos respectivos prazos, os elementos bsicos identificao ou caracterizao de fatos geradores ou base de clculo dos tributos municipais; VI deixar de remeter Prefeitura, em sendo obrigado a faz-lo, documento exigido por lei ou regulamento fiscal; VII negar-se a exibir livros e documentos da escrita fiscal que interessar fiscalizao; VIII apresentar ficha de inscrio fora do prazo legal ou regulamentar; IX negar-se a prestar informaes ou, por qualquer outro modo, tentar embaraar, iludir, dificultar ou impedir a ao dos agentes do Fisco a servio dos interesses da Fazenda Municipal; X deixar de cumprir qualquer outra obrigao acessria estabelecida neste Cdigo ou em regulamento a ele referente. Art. 276. As multas de que trata o artigo anterior sero aplicadas sem prejuzo de outras penalidades por motivo de fraude ou sonegao de tributos. Art. 277. Ressalvado os casos previstos no artigo 314 deste Cdigo, sero punidos com: I multa de importncia igual ao valor do tributo, nunca inferior porm a 1 (uma) Unidade Fiscal do Municpio do ms, os que cometerem infrao capaz de ilidir total ou parcialmente o pagamento do tributo, aps a regular apurao da falta e desde que no fique provada a existncia de dolo ou fraudes; I multa de importncia igual ao valor do tributo, atualizado monetariamente, nunca inferior porm a 1 (uma) Unidade Fiscal do Municpio do ms, os que cometerem infrao capaz de elidir total ou parcialmente o pagamento do tributo, aps a regular apurao da falta e desde que no fique provada a existncia de dolo ou fraude; (Redao dada pela Lei Complementar 052, de 22/12/93) II multa de importncias varivel entre 1 (uma) a 3 (trs) vezes o valor do tributo, e no inferior a 2 (duas) Unidades Fiscais do Municpio do ms, os que comprovadamente sonegarem tributos devidos por meio de artifcio doloso ou intuito de fraude; II multa de importncia varivel entre 1 (uma) a 3 (trs) vezes o valor do tributo, atualizado monetariamente, e no inferior a 2 (duas) Unidades Fiscais do Municpio do ms, aos que comprovadamente sonegaram tributos devidos por meio de artifcio doloso ou intuito de fraude. (Redao dada pela Lei Complementar 052, de 22/12/93) III de 5 (cinco) a 10 (dez) Unidades Fiscais do Municpio do ms; a) os que viciarem ou falsificarem documentos ou a escriturao de seus livros fiscais ou comerciais com o intuito de burlar a fiscalizao ou sonegar o tributo; b) os que instrurem pedidos de iseno ou reduo de qualquer tributo com documento falso ou que contenha falsidade. 1 Os casos previstos no item III somente sero considerados nas hipteses de no se poder efetuar os clculos nas formas previstas nos itens I e II. 2 Considera-se consumada a fraude, nos casos do item III, mesmo antes de vencidos os prazos de cumprimento das obrigaes tributrias. 3 Salvo prova em contrrio, presume-se o dolo em qualquer das circunstncias a seguir enumeradas ou em outras anlogas: a) contradio entre livros e documentos da escrita fiscal e o que for apresentado em declarao ou guia de recolhimento; b) manifesto desacordo entre os preceitos legais e regulamentares, no tocante s obrigaes tributrias, por parte do contribuinte ou responsvel; c) apresentao ao Fisco Municipal de dados informativos ou combinaes, comprovadamente falsos, que digam respeito aos fatos geradores de obrigao tributria ou base de clculo de tributo; d) omisso de registro nos livros e demais documentos exigidos de bens e atividades que constituam fato gerador de qualquer obrigao tributria com o Municpio.

CAPTULO III
DA PROIBIO DE TRANSACIONAR COM O MUNICPIO
Art. 278. Os contribuintes em dbito com o Municpio no podero:

I receber quaisquer crditos; II participar em qualquer modalidade de licitao; III celebrar contratos ou termos de qualquer natureza em que for parte o Municpio ou seus rgos de administrao indireta; IV fazer transao, a qualquer ttulo, com o Municpio.

CAPTULO IV
DA SUJEIO A REGIME ESPECIAL DE FISCALIZAO
Art. 279. O contribuinte que houver cometido infrao punida em grau mximo, ou reincidir na violao s normas estabelecidas neste Cdigo e em outras leis e regulamentos municipais, poder ser submetido a regime especial de fiscalizao, na forma estabelecida em regulamento.

CAPTULO V
DA SUSPENSO OU CANCELAMENTO DE ISENES
Art. 280. As pessoas fsicas ou jurdicas que gozarem de isenes de tributos municipais e infringirem disposies deste cdigo ou de outras leis e regulamentos municipais ficaro privadas do benefcio por um exerccio, no caso de reincidncia, definitivamente. Pargrafo nico. A pena prevista neste artigo ser aplicada em face de representao nesse sentido, devidamente comprovada feita em processo prprio, depois de aberto ao interessado pago para defesa. Art. 281. As isenes previstas neste Cdigo sero obrigatoriamente canceladas quando: I verificada a inobservncia dos requisitos para a sua concesso; II cessados os motivos e circunstncias que determinaram a sua outorga; III comprovada a utilizao de fraude ou simulao pelo beneficirio ou por terceiro para a sua obteno.

TTULO VI
DA ADMINISTRAO TRIBUTRIA

CAPTULO I
DA FISCALIZAO

Art. 282. Compete unidade administrativa de finanas a fiscalizao do cumprimento da legislao tributria Art. 283. A legislao tributria municipal aplica-se s pessoas naturais ou jurdicas, contribuintes ou no, inclusive as que gozem de imunidade ou de iseno. Art. 284. Para os efeitos da legislao tributria, no tm aplicao quaisquer disposies legais excludentes ou limitativas do direito de examina mercadorias, livros, arquivos, documentos, papis e efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes, industriais ou produtores, ou da obrigao desses de exibi-los.

Pargrafo nico. Os livros obrigatrios de escriturao comercial e fiscal e os comprovantes dos lanamentos neles efetuados sero conservados at que ocorra a prescrio dos crditos tributrios decorrentes das operaes a que se refiram. Art. 285. Mediante intimao escrita, so obrigados a prestar autoridade administrativa todas as informaes de que disponham com relao aos bens, negcios ou atividades de terceiros: I os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio; II os bancos, Caixas Econmicas e demais instituies financeiras; III as empresas de administrao de bens; IV os corretores, leiloeiros e despachantes oficiais; V os inventariantes; VI os sndicos, comissrios e liquidatrios; VII quaisquer outras entidades ou pessoas que a lei designe, em razo de seu cargo, ofcio, funo, ministrio, atividade ou profisso. Pargrafo nico. A obrigao prevista neste artigo no abrange a prestao de informaes quanto a fatos sobre os quais o informante esteja legalmente obrigado a observar segredo em razo de cargo, ofcio, funo, ministrio, atividade ou profisso. Art. 286. Sem prejuzo do disposto na legislao criminal, vedada a divulgao, para qualquer fim, por parte da Fazenda Pblica ou de seus funcionrios, de qualquer informao, obtida em razo de ofcio, sobre a situao econmica ou financeira dos sujeitos passivos ou de terceiros e sobre a natureza e o estado dos seus negcios ou atividades. Pargrafo nico. Excetuam-se do disposto neste artigo, unicamente, os casos previstos no artigo seguinte e os de requisio regular da autoridade judiciria no interesse da justia. Art. 287. A Fazenda Pblica Municipal poder prestar e receber assistncia das Fazendas Pblicas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e de outros Municpios para a fiscalizao dos tributos respectivos e permuta de informaes, na forma estabelecida, em carter geral ou especfico, por lei ou convnio. Art. 288. A autoridade administrativa municipal poder requisitar o auxlio da Polcia Militar Estadual quando vtima de embarao ou desacato no exerccio de suas funes, ou quando necessrio efetivao de medida prevista na legislao tributria, ainda que no se configure fato definido em lei como crime ou contraveno.

CAPTULO II
DA DVIDA ATIVA
Art. 289. Constitui dvida ativa tributria do Municpio a proveniente de impostos, taxas, contribuintes de melhoria e multas tributrias de qualquer natureza, correo monetria e juros de mora, regularmente inscritos na repartio administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado para pagamento pela legislao tributria ou por deciso final proferida em processo regular. Art. 290. A dvida ativa regularmente inscrita goza de presuno de certeza e liquidez. 1 A presuno a que se refere este artigo relativa e pode ser ilidida por prova inequvoca, a cargo de sujeito passivo ou de terceiro a quem a aproveite. 2 A fluncia de juros de mora e a aplicao dos ndices de correo monetria no excluem a liquidez do crdito. Art. 291. O termo de inscrio da dvida ativa conter, obrigatoriamente: I o nome do devedor, dos co-responsveis e, sempre que conhecido, o domiclio ou residncia de um e de outros;

II o valor originrio da dvida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato; III a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dvida; IV a indicao, se for o caso, de estar dvida sujeita atualizao monetria, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o clculo; V a data e o nmero da inscrio, no registro de dvida ativa; e VI o nmero do processo administrativo ou do auto de infrao, se neles estiver apurado o valor da dvida. 1 A certido da dvida ativa conter os mesmos elementos do termo de inscrio, e ser autenticada pela autoridade competente. 2 As dvidas relativas ao mesmo devedor, desde que conexas ou conseqentes, podero ser englobadas na mesma certido. 3 O termo de inscrio e a certido de dvida ativa podero ser preparados e numerados por processo manual, mecnico ou eletrnico. Art. 292. A cobrana da dvida tributria do Municpio ser procedida: I por via amigvel quando processada pelos rgos administrativos competentes; II por via judicial - quando processada pelos rgos judicirios. Pargrafo nico. As duas vias a que se refere este artigo so independentes uma da outra, podendo a Administrao, quando o interesse da Fazenda assim o exigir, providenciar imediatamente a cobrana judicial da dvida, mesmo que no tenha dado incio ao procedimento amigvel. Art. 293. Aplicam-se essas disposies dvida ativa no tributria, na forma da legislao competente.

CAPTULO III
DA CERTIDO NEGATIVA
Art. 294. A prova de quitao do crdito tributrio ser feita, exclusivamente, por certido negativa, regularmente expedida pelo rgo administrativo competente. Art. 295. A prova da quitao de determinado tributo ser feita por certido negativa, expedida vista de requerimento do interessado, que contenha todas as informaes necessrias identificao de sua pessoa, domiclio fiscal e ramo de negcio ou atividade, e indique o perodo a que se refere o pedido. Pargrafo nico. A certido negativa ser sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e ser fornecida dentro de 30 (trinta) dias da data da entrada do requerimento na repartio. Art. 296. A expedio de certido negativa no exclui o direito de a Administrao exigir, a qualquer tempo, os crditos tributrios que venham a ser apurados. Art. 297. Ter os mesmos efeitos de certido negativa aquela que consigne a existncia de crditos tributrios no vencidos, em curso de cobrana executiva, em que tenha sido efetivada a penhora ou cuja exigibilidade esteja suspensa.

TTULO VII
DO PROCEDIMENTO TRIBUTRIO

CAPTULO I
DAS DISPOSIES GERAIS
Art. 298. Este ttulo regula as disposies gerais do procedimento tributrio, as medidas preliminares, os atos iniciais de exigncia do crdito tributrio do Municpio, decorrentes de impostos, taxas, contribuies de melhoria, penalidades e demais acrscimos, a consulta, o processo administrativo tributrio e a responsabilidade dos agentes fiscais.

SEO I DOS PRAZOS


Art. 299. Os prazos sero contnuos, excluindo-se na sua contagem o dia do incio e incluindo-se o do vencimento. Pargrafo nico. Os prazos s se iniciam ou se vencem em dia de expediente normal no rgo em que tramite o processo ou deva ser praticado o ato. Art. 300. A autoridade julgadora, atendendo a circunstncias especiais, poder, em despacho fundamentado, prorrogar pelo tempo necessrio o prazo para realizao de diligncia.

SEO II DA CINCIA DOS ATOS E DECISES


Art. 301. A cincia dos atos e decises far-se-: I pessoalmente, ou a representante, mandatrio ou preposto, mediante recibo datado e assinado, ou com meno da circunstncia de que houve impossibilidade ou recusa de assinatura; II por carta registrada com aviso de recebimento (AR), datado e firmada pelo destinatrio ou algum do seu domiclio; III por edital, integral ou resumido, se desconhecido o domiclio tributrio. 1 Quando o edital for de forma resumida dever conter todos os dados necessrios plena cincia do intimado. 2 Quando, em um mesmo processo, for interessado mais de um sujeito passivo, em relao a cada um deles sero atendidos os requisitos fixados nesta seo para as intimaes. Art. 302. A intimao presume-se feita: I quando pessoal, na data do recebimento; II quando por carta, na data do recibo de volta, e, se for essa omitida, 15 (quinze) dias aps a entrega da carta no correio; III quando por edital, 30 (trinta) dias aps a data da afixao ou da publicao. Art. 303. Os despachos interlocutrios que no afetem a defesa do sujeito passivo independem de intimao.

SEO III DA NOTIFICAO DE LANAMENTO


Art. 304. A notificao de lanamento ser expedida pelo rgo que administra o tributo e conter, obrigatoriamente: I a qualificao do notificado e as caractersticas do imvel, quando for o caso; II o valor do crdito tributrio, sua natureza e o prazo para recolhimento e impugnao; III a disposio legal infringida, se for o caso, e o valor da penalidade; IV a assinatura do chefe do rgo expedidor, ou do servidor autorizado, e a indicao do seu cargo ou funo. Pargrafo nico. Prescinde de assinatura a notificao de lanamento emitida por processo mecanogrfico ou eletrnica. Art. 305. A notificao do lanamento ser feita na forma do disposto nos artigos 301 e 302.

CAPTULO II
DO PROCEDIMENTO
Art. 306. O procedimento fiscal ter incio com: I a lavratura de termo de incio de fiscalizao; II a lavratura de termo de apreenso de bens, livros ou documentos; III a notificao preliminar; IV a lavratura de auto de infrao e imposio de multa; V qualquer ato da Administrao que caracterize o incio de apurao do crdito tributrio. Pargrafo nico. O incio do procedimento exclui a espontaneidade do sujeito passivo em relao a atos anteriores e, independentemente de intimao, a dos demais envolvidos nas infraes verificadas. Art. 307. A exigncia do crdito tributrio ser formalizada em auto de infrao e imposio de multa, notificao preliminar ou notificao de lanamento, distinto por tributo. Pargrafo nico. Quando mais de uma infrao legislao de um tributo decorrer do mesmo fato e a comprovao do ilcito depender dos mesmos elementos de convico, a exigncia ser formalizada em um s instrumento e alcanar todas as infraes e infratores. Art. 308. O processo ser organizado em forma de auto forense e em ordem cronolgica e ter suas folhas e documentos rubricados e numerados.

CAPTULO III
DAS MEDIDAS PRELIMINARES SEO I DO TERMO DE FISCALIZAO
Art. 309. A autoridade que presidir ou proceder a exames e diligncias lavrar, sob sua assinatura, termo circunstanciado do que apurar, consignado a data de incio e final, o perodo fiscalizado, os livros e documentos examinados e o que mais possa interessar. 1 O termo ser lavrado no estabelecimento ou local onde se verificar a fiscalizao ou a constatao da infrao, em livro de escrita fiscal ou em separado, hiptese em que o termo poder ser datilografado ou impresso em relao s palavras rituais, devendo os claros ser preenchidos mo e inutilizadas as estrelinhas em branco. (Revogado pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) 2 Em sendo o termo lavrado separado, ao fiscalizado ou infrator dar-se- cpia do termo autenticado pela autoridade, contra recibo no original. 3 A assinatura no constitui formalidade essencial validade do termo de fiscalizao, no implica confisso, nem a sua falta ou recusa que ser declarada pela autoridade, agravar a pena. 4 Iniciada a fiscalizao, o agente fazendrio ter o prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias para conclu-la, salvo quando houver justo motivo de prorrogao, autorizado pela autoridade superior.

SEO II DA APREENSO DE BENS, LIVROS E DOCUMENTOS


Art. 310. Podero ser apreendidos os bens mveis, inclusive mercadorias, livros ou documentos em poder do contribuinte, do responsvel ou de terceiros, que constituam prova material de infrao estabelecida na legislao tributria.

Pargrafo nico. Havendo prova, ou fundada suspeita, de que as coisas se encontram em residncia particular ou lugar utilizado como moradia, sero promovidas a busca e apreenses judiciais, sem prejuzo das medidas necessrias para evitar a remoo clandestina. Art. 311. Da apreenso lavrar - se - auto com os elementos do auto de infrao, observando-se, no que couber, o disposto no artigo 319. Pargrafo nico. Do auto de apreenso constaro descrio dos bens, mercadorias, livros ou documentos apreendidos, a indicao do lugar onde ficaro depositados e do nome do depositrio, podendo a designao recair no prprio detentor, se for idneo, a juzo do autuante. Art. 312. Os livros ou documentos apreendidos podero, a requerimento do autuado, ser-lhe devolvidos, mediante recibo, ficando no processo cpia de inteiro teor da parte que deve fazer prova, caso o original no seja indispensvel a esse fim. Pargrafo nico. Os bens apreendidos sero restitudos, a requerimento, mediante depsito das quantias exigveis, cuja importncia ser arbitrada pela autoridade competente, e passado recibo, ficando retidos, at deciso final, os espcimes necessrios prova. Art. 313. Se o autuado no provar o preenchimento das exigncias legais para liberao dos bens apreendidos no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da apreenso, sero os bens levados a leilo. 1 Quando a apreenso recai em bens de fcil deteriorao, o leilo poder realizar-se a partir do prprio dia da apreenso. 2 Apurando-se, na venda, importncia superior ao tributo, multa e acrscimos devidos, ser o autuado notificado para receber o excedente.

CAPTULO IV
DOS ATOS INICIAIS SEO I DA NOTIFICAO PRELIMINAR
Art. 314. Verificando-se omisso no dolosa de pagamento de tributo ou qualquer infrao de lei ou regulamento, de que possa resultar evaso de receita, ser expedida contra o infrator notificao preliminar para que, no prazo de 20 (vinte) dias, regularize a situao, lavrando-se, cumulativamente, auto de infrao de valor igual ao do tributo apurado, nunca inferior a 1 (uma) Unidade Fiscal do Municpio do ms. 1 O auto de infrao de que trata o presente artigo, atendidos os prazos e condies estipulados, ter os seguintes descontos: a) 100% (cem por cento) se regularizada a situao dentro do prazo de que trata este artigo; b) 50% (cinqenta por cento) se regularizada a situao dentro do prazo de 30 (trinta) dias da sua lavratura. 2 Lavrarse, igualmente, auto de infrao quando o contribuinte se recusar a tomar conhecimento da notificao preliminar, no se aplicando, nesta hiptese, os benefcios constantes do pargrafo anterior. Art. 315. No caber notificao preliminar, devendo o sujeito passivo ser imediatamente autuado: I quando for encontrado no exerccio da atividade tributvel sem prvia inscrio; II quando houver provas de tentativa para eximir-se ou furtar-se ao pagamento do tributo; III quando for manifesto o nimo de sonegar; IV quando incidir em nova falta de que poderia resultar evaso de receita, antes de decorrido um ano, contado da ltima notificao preliminar.

SEO II DO AUTO DE INFRAO E IMPOSIO DE MULTA

Art. 316. Verificando-se violao da legislao tributria por ao ou omisso, ainda que no importe em evaso fiscal, lavrar-se-a o auto de infrao e imposio de multa correspondente. Art. 317. O auto ser lavrado com preciso e clareza, sem entrelinhas, emendas ou rasuras, e dever: I mencionar o local, o dia e hora da lavratura; II conter o nome do autuado e endereo e, quando existir o nmero de inscrio no cadastro da Prefeitura; III referir-se ao nome e endereo das testemunhas, se houver; IV descrever o fato que constitui a infrao e as circunstncias pertinentes; V indicar o dispositivo legal ou regulamentar violado e o da penalidade aplicvel; VI fazer referncia ao termo de fiscalizao em que se consignou a infrao, quando for o caso; VII conter intimao ao infrator para pagar os tributos, multas e acrscimos devidos, ou apresentar defesa e provas nos prazos previstos; VIII assinatura do autuante aposta sobre a indicao de seu cargo ou funo; IX assinatura do prprio autuado ou infrator, ou de representante, mandatrio ou preposto, ou da meno da circunstncia de que houve impossibilidade ou recusa de assinatura. 1 As omisses ou incorrees do auto no acarretaro nulidade quando do processo constarem elementos suficientes para a determinao da infrao e do infrator. 2 A assinatura no constitui formalidade essencial validade do auto, no implica confisso, nem a sua falta ou recusa agravar a pena. 3 Havendo reformulao ou alterao do auto, ser devolvido o prazo para pagamento e defesa do autuado. Art. 318. O auto poder ser lavrado cumulativamente com o auto de apreenso. Art. 319. No sendo possvel a intimao na forma do inciso IX, do artigo 317, aplica-se o disposto no art. 301.

CAPTULO V
DA CONSULTA
Art. 320. Ao contribuinte ou responsvel assegurado o direito de consulta sobre interpretao e aplicao da legislao tributria municipal, desde que protocolada antes do incio da ao fiscal com obedincia s normas adiante estabelecidas. Art. 321. A consulta ser formulada atravs da petio dirigida ao Prefeito, com apresentao clara e precisa de todos os elementos indispensveis ao entendimento da situao de fato e com a indicao dos dispositivos legais aplicados, instruda, se necessrio, com os documentos. Pargrafo nico. O consulente dever elucidar se a consulta versa sobre hiptese em relao qual ocorreu o fato gerador da obrigao tributria, e, em caso positivo, a sua data. Art. 322. Nenhum procedimento fiscal ser instaurado contra o contribuinte responsvel relativamente espcie consultada, a partir da apresentao da consulta, at o vigsimo (20) dia subseqente data da cincia da resposta. Art. 323. O prazo para a resposta consulta formulada ser de 60 (sessenta) dias. Pargrafo nico. Poder ser solicitada emisso de parecer e a realizao de diligncias, hipteses em que o prazo referido no artigo ser interrompido, comeando a fluir no dia em que o resultado das diligncias , ou pareceres, forem recebidos pela autoridade competente. Art. 324. No produzir efeito consulta formulada:

I em desacordo com o artigo 321; II por quem estiver sob procedimento fiscal instaurado para apurar fatos que se relacionem com a matria consultada; III Por quem tiver sido intimado a cumprir obrigao relativa ao fato objeto da consulta; IV quando o fato j tiver sido objeto de deciso, anterior, ainda no modificada, proferida em consulta ou litgio em que tenha sido parte o consulente; V quando o fato estiver definido ou declarado em disposio literal da lei tributria; VI quando no descrever, completa e exatamente, a hiptese a que se referir, ou no contiver os elementos necessrios soluo, salvo se a inexatido ou omisso for escusvel pela autoridade julgadora. Pargrafo nico. Nos casos previstos neste artigo, a consulta ser declarada ineficaz e determinado o arquivamento. Art. 325. Quando a resposta consulta for no sentido da exigibilidade de obrigao, cujo fato gerador j tiver ocorrido, a autoridade julgadora, ao intimar o consulente para cincia da deciso, determinar o cumprimento da mesma, fixando o prazo de 20 (vinte) dias. Art. 326. O consulente poder fazer cessar, no todo ou em parte, a oneraro de eventual crdito tributrio, efetuando seu pagamento ou depsito obstativo, cujas importncias sero restitudas dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da notificao do interessado. Art. 327. No cabe pedido de reconsiderao ou recurso de deciso proferida em processo de consulta. Art. 328. A soluo dada consulta ter efeito normativo quando adotada em circular expedida pela autoridade fiscal competente.

CAPTULO VI
DO PROCESSAMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTRIO SEO I DAS NORMAS GERAIS
Art. 329. Ao processo administrativo tributrio aplicam-se subsidiariamente as disposies do processo administrativo comum. Art. 330. Fica assegurada ao contribuinte, responsvel, autuado ou interessado, a plena garantia de defesa e prova. Art. 331. O julgamento dos atos e defesas compete: I em primeira instncia, ao responsvel pela unidade administrativa de finanas; II em segunda instncia, Junta de Recursos Fiscais. Art. 332. A interposio da impugnao, defesa ou recurso independe de garantia de instncia. Art. 333. No ser admitido pedido de reconsiderao de qualquer deciso. Art. 334. facultado ao contribuinte, responsvel, autuado ou interessado, durante a fluncia dos prazos, ter vista dos processos em que for parte, pelo prazo de 5 (cinco) dias. Art. 335. Podero ser restitudos os documentos apresentados pela parte, mediante recibo, desde que no prejudiquem a deciso, exigindose a sua substituio por cpias autenticadas.

Art. 336. Quando, no decorrer de ao fiscal, forem apurados novos fatos, envolvendo a parte ou outras pessoas, ser-lhe- marcado igual prazo para apresentao de defesa, no mesmo processo.

SEO II DA IMPUGNAO
Art. 337. A impugnao de exigncia fiscal instaura a fase contraditria. Art. 338. O contribuinte, o responsvel e o infrator podero impugnar qualquer exigncia fiscal, independentemente de prvio depsito, dentro do prazo de 20 (vinte) dias, contados da notificao do lanamento ou da intimao, mediante defesa escrita e juntando os documentos comprobatrios das razes apresentadas. Pargrafo nico. O impugnante poder fazer-se representar por procurador legalmente constitudo. Art. 339. A impugnao ser dirigida ao Prefeito Municipal e dever conter: I a qualificao do interessado, o nmero de contribuinte no cadastro respectivo e o endereo para receber a intimao; II matria de fato ou de direito em que se fundamenta; III as provas do alegado e a indicao das diligncias que pretenda sejam efetuadas com os motivos que a justifiquem; IV o pedido formulado de modo claro e preciso. Art. 340. A impugnao ter efeito suspensivo da cobrana. Art. 341. Juntada a impugnao ao processo, ou formado esse, se no houver, o mesmo ser encaminhado ao autor do ato impugnado, que apresentar rplica s razes da impugnao, dentro do prazo de 10 (dez) dias. Art. 341. Juntada a impugnao ao processo, ou formado esse, se no houver, o mesmo ser encaminhado ao autor do ato impugnado, que apresentar rplica s razes da impugnao, dentro do prazo de 20 (vinte) dias. (Redao dada pela Lei Complementar 108 de 28/10/03) Art. 342. Recebido o processo com a rplica, a autoridade julgadora determinar de ofcio a realizao das diligncias que entender necessrias fixando o prazo de 15 (quinze) dias para sua efetivao, e indeferir as prescindveis. Pargrafo nico. Se na diligncia forem apurados fatos de que resulte crdito tributrio maior do que o impugnado, ser reaberto o prazo para nova impugnao, devendo do fato ser dado cincia ao interessado. Art. 343. Completada a instruo do processo, o mesmo ser encaminhado autoridade julgadora. Art. 344. Recebido o processo pela autoridade julgadora, essa decidir sobre a procedncia ou improcedncia da impugnao, por escrito, com redao clara e precisa, dentro do prazo de 30 (trinta) dias. 1 A autoridade julgadora no ficar adstrita s alegaes da impugnao e da rplica, devendo decidir de acordo com sua convico, em face das provas produzidas no processo. 2 No caso de a autoridade julgadora entender necessrio, pode converter o julgamento em diligncia, determinando as novas provas a serem produzidas e o prazo para sua produo. Art. 345. A intimao da deciso ser feita na forma dos artigos 301 e 302. Art. 346. O impugnante poder fazer cessar, no todo ou em parte, a onerao do crdito tributrio, efetuando o seu pagamento ou o seu depsito obstativo, cujas importncias, se indevidas, sero restitudas dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da intimao da deciso. Pargrafo nico. Sendo devido o crdito tributrio, a importncia depositada ser automaticamente convertida em renda.

Art. 347. A autoridade julgadora recorrer de ofcio, no prprio despacho, sempre que a deciso exonerar o contribuinte ou o responsvel do pagamento de tributo, multa e demais acrscimos legais.

SEO III DO RECURSO


Art. 348. Da deciso de primeira instncia caber recurso voluntrio Junta de Recursos Fiscais, dentro do prazo de 20 (vinte) dias, contados da intimao. Pargrafo nico. O recurso poder ser interposto contra toda a deciso ou parte dela. Art. 349. O recurso voluntrio ter efeito suspensivo da cobrana. Art. 350. O relator poder converter o julgamento em diligncia e determinar a produo de novas provas ou do que julgar cabvel para formar sua convico. Art. 351. A intimao ser feita na forma dos artigos 301 e 302. Art. 352. O recorrente poder fazer cessar, no todo ou em parte, a onerao do crdito tributrio, efetuando o seu pagamento ou seu depsito obstativo, cujas importncias, se indevidas, sero restitudas dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da intimao da deciso.

SEO IV DA EXECUO DAS DECISES


Art. 353. So definitivas: I as decises finais de primeira instncia no sujeitas ao recurso de ofcio, e quando esgotado o prazo para recurso voluntrio, sem que esse tenha sido interposto; II as decises finais de segunda instncia. Pargrafo nico. Tornar-se- definitiva, desde logo, parte da deciso que no tenha sido objeto de recurso, no caso de recurso voluntrio parcial. Art. 354. Transitada em julgado a deciso desfavorvel ao contribuinte, responsvel, autuado, o processo ser remetido ao setor competente, para a adoo das seguintes providncias, quando cabveis: I intimao do contribuinte, do responsvel, do autuado, para que recolha os tributos e multas devidas, com seus acrscimos, no prazo de 20 (vinte) dias; II converso em renda das importncias depositadas em dinheiro; III remessa para a inscrio e cobrana da dvida; IV liberao dos bens, mercadorias, livros ou documentos apreendidos ou depositados. Art. 355. Transitada em julgado a deciso favorvel ao contribuinte, responsvel, autuado, o processo ser remetido ao setor competente para restituio dos tributos e penalidades porventura pagos, bem como liberao das importncias depositadas, se as houver. Art. 356. Os processos somente podero ser arquivados com o respectivo despacho. Pargrafo nico. Os processos encerrados sero mantidos pela Administrao, pelo prazo de 5 (cinco) anos da data do despacho de seu arquivamento, aps o que sero inutilizados.

CAPTULO VII
DA RESPONSABILIDADE DOS AGENTES FISCAIS
Art. 357. O agente fiscal que, em funo do cargo exercido, tendo conhecimento de infrao da legislao tributria, deixar de lavrar e encaminhar o auto competente ser responsvel pecuniariamente pelo

prejuzo causado Fazenda Pblica Municipal, desde que a omisso e a responsabilidade sejam apuradas enquanto no extinto o direito da Fazenda Pblica. 1 Igualmente ser responsvel a autoridade ou funcionrio que deixar de dar andamento aos processos administrativos tributrios, ou quando o fizer fora dos prazos estabelecidos, ou mandar arquivalos, antes de findos e sem causa justificada e no fundamentado o despacho na legislao vigente poca da determinao do arquivamento. 2 A responsabilidade, no caso deste artigo, pessoal e independente do cargo ou funo exercidos, sem prejuzo de outras sanes administrativas e penais cabveis espcie. Art. 358. Nos casos do artigo anterior e seus pargrafos, ao responsvel, e, se mais de um houver, independentemente uns aos outros, ser cominada a pena de multa de valor igual metade da aplicvel ao contribuinte, responsvel ou infrator, sem prejuzo da obrigatoriedade do recolhimento do tributo , se esse j no tiver sido recolhido. 1 A pena prevista neste artigo ser imposta pelo responsvel pela unidade administrativa de finanas, por despacho no processo administrativo que apurar a responsabilidade do funcionrio, a quem sero assegurados amplos direitos de defesa. 2 Na hiptese do valor da multa e tributos deixados de arrecadar por culpa do funcionrio ser superior a 10% (dez por cento) do total percebido mensalmente por ele, a ttulo de remunerao, o responsvel pela unidade administrativa de finanas determinar o recolhimento parcelado, de modo que de uma s vez no seja recolhida importncia excedente quele limite. Art. 359. No ser de responsabilidade do funcionrio a omisso que praticar ou o pagamento do tributo cujo recolhimento deixar de promover em razo de ordem superior, devidamente provada, ou quando no apurar infrao em face das limitaes da tarefa que lhe tenha sido atribuda pelo chefe imediato. Pargrafo nico. No se atribuir responsabilidade ao funcionrio, no tendo cabimento aplicao de pena pecuniria ou de outra, quando se verificar que a infrao consta de livro ou documentos fiscais a ele no exibidos e, por isso, j tenha lavrado o auto de infrao por embarao fiscalizao. Art. 360. Consideradas as circunstncias especiais em que foi praticada a omisso do agente fiscal, ou os motivos por que deixou de promover a arrecadao de tributos, conforme fixados em regulamento, o responsvel pela unidade administrativa de finanas, aps a aplicao da multa, poder dispensa-lo do pagamento dessa.

TTULO VIII
DAS DISPOSIES FINAIS
Art. 361. As pessoas fsicas que comprovadamente contriburem para as entidades assistenciais legalizadas e sediadas no municpio, podero abater, uma nica vez, dos tributos lanados, 0,1% (um dcimo por cento) do valor doado. Art. 362. Os clubes esportivos podero abater at 50% (cinqenta por cento) do valor do Imposto Territorial Urbano, Imposto Predial Urbano e das Taxas de Servios Pblicos lanados em relao aos imveis efetivamente ocupados em suas finalidades estatutrias, desde que desenvolvam, no mnimo, 2 (duas) modalidades esportivas atravs de equipes por eles mantidas e se sujeitem fiscalizao do rgo competente da Municipalidade. Art. 363. A Unidade Fiscal do Municpio de Taubat (UFMT), a partir de janeiro de 1991, fica fixada em Cr$ 6.614,00 (seis mil, seiscentos e quatorze cruzeiros), para servir de base de clculo dos tributos e penalidades especificados nesta e em outras leis. Pargrafo nico. O valor da Unidade Fiscal de que trata o presente artigo, ser atualizado, mensalmente, mediante a aplicao de ndice oficial de correo monetria, estabelecido pelo Governo Federal.

Pargrafo nico. O valor da Unidade Fiscal de que trata o presente artigo, ser atualizado, mensalmente, mediante a aplicao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor INPC IBGE, divulgado no ms da atualizao e, quando o referido ndice restar extinto ou no for divulgado, o Poder Executivo, mediante regulamento, estabelecer outro indexador que reflita a variao dos preos. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) Art. 364. O nmero de parcelas dos tributos previstos nos artigos 25, 45, 173 e 189 ser fixado em regulamento e expresso em BTN (ou outro ndice ou ttulo que venha a substitu-lo) e pago nas datas indicadas nos avisos de lanamentos ou carns. Art. 364. O nmero de parcelas e descontos para pagamento vista dos tributos previstos nos artigos 25, 45 e 173, ser fixado em regulamento e seus valores atualizados, a cada ms, pelo ndice Nacional de Preos ao Consumidor INPC IBGE acumulado no ano e divulgado no ms do Pagamento. Pargrafo nico. Fica o Executivo autorizado a estabelecer, mediante regulamento, outro indexador, que reflita a variao dos preos se e quando o INPC/IBGE restar extinto ou no for divulgado. (Redao dada pela Lei Complementar 015, de 05/11/91) Art. 364. O nmero de parcelas e os descontos para pagamento vista dos tributos previstos nos artigos 25, 45 e 173, sero fixados em regulamento e expressos em quantidade de UFESP Unidade Fiscal do Estado de So Paulo (ou outro ndice ou ttulo que venha a substitu-la), devendo as parcelas serem pagas nas datas indicadas nos avisos de lanamento ou carns. (Redao dada pela Lei Complementar 047, de 20/08/93) Art. 365. Fica institudo o Documento nico de Arrecadao (DUA), conforme regulamentao prpria, que ser utilizado para a arrecadao de todas as obrigaes pecunirias municipais. Art. 366. Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio e, em especial a Lei n 988, de 30 de dezembro de 1966, e ter eficcia a partir de 1 de janeiro do prximo exerccio.

Prefeitura Municipal de Taubat, aos 17 de dezembro de 1.990, 346 da elevao de Taubat categoria de Vila.

SALVADOR GEORGE DONIZETI KHURIYEH PREFEITO MUNICIPAL

Publicado no Servio de Expediente e Registro Subordinado Ao Gabinete do Prefeito, aos 17 de Dezembro de 1.990.

MARIA HELENA DE CAMPOS CHEFE DO SERVIO VISTO JLIO CSAR OLIVEIRA CHEFE DO GABINETE DO PREFEITO

TABELA I TAXA DE LICENA PARA LOCALIZAO ALQUOTA SOBRE A UFMT


ITENS I INDSTRIA Com rea ocupada at 1.000m Mais de 1.000m at 5.000m Mais de 5.000m at 10.000m Mais de 10.000m at 20.000m Mais de 20.000m II COMRCIO Com rea ocupada at 20m Mais de 20m at 50m Mais de 50m at 100m Mais de 100m at 200m Mais de 200m at 500m Mais de 500m at 1.000m Mais de 1.000m, por 1.000m ou frao III DIVERSES PBLICAS Com rea ocupada at 200m Mais de 200m at 500m Mais de 500m at 1.000m Mais de 1.000m, por 1.000m ou frao IV ESTACIONAMENTO DE VECULOS Com rea ocupada at 300m Mais de 300m at 500m Mais de 500m at 1.000m Mais de 1.000m, por 1.000m ou frao V BARBEARIAS E INSTITUTOS DE BELEZA Zona Central Zona Urbana VI PROFISSIONAIS LIBERAIS Com estabelecimento fixo Sem estabelecimento fixo VII POSTO DE SERVIOS E VENDA DE GASOLINA Com rea ocupada at 300m UFMT 150% 300% 500% 700% 1.000%

30% 40% 50% 100% 300% 500% 1.000%

200% 300% 400% 500%

100% 150% 200% 300%

50% 20%

50% 30%

200%

Mais de 300m at 500m Mais de 500m , por 500m ou frao

300% 500%

VIII ESTABELECIMENTOS BANCRIOS DE CRDITOS, DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO DE SEGUROS, DE CAPITALIZAO E SIMILARES Por m de rea construda 10% rea mnima de 100m 1.000%

IX SOCIEDADE CIVIS, ESCRITRIO DE CONTABILIDADE E DE PRESTAO DE SERVIOS Com rea ocupada at 50m Com mais de 50m at 100m Com mais de 100m, por 100m ou frao X ESCOLAS Com rea ocupada at 100m Com mais de 100m at 200m Com mais de 200m at 500m Com mais de 500m, por 500m ou frao XI HOSPITAIS, CLNICAS, LABORATRIOS E SIMILARES Com rea ocupada at 100m Com mais de 100m at 200m Com mais de 200m at 500m Com mais de 500m , por 500m ou frao XII OFICINAS EM GERAL Com rea ocupada at 100m Com mais de 100m at 200m Com mais de 200m at 500m Com mais de 500m, por 500m ou frao XIII HOTIS, MOTIS E SIMILARES Com rea ocupada at 200m Com mais de 200m at 400m Com mais de 400m at 800m Com mais de 800m, por 800m ou frao XIV PENSES XV OUTRAS ATIVIDADES NO ESPECIFICADAS NA TABELA

100% 200% 300%

100% 200% 300% 500%

200% 300% 500% 1.000%

50% 100% 200% 300%

100% 200% 300% 500% 100%

50%

TABELA II TAXA DE FISCALIZAO DE FUNCIONAMENTO ALQUOTA SOBRE A UFMT

ITENS I INDSTRIA Com rea ocupada at 1.000m Mais de 1.000m at 5.000m Mais de 5.000m at 10.000m Mais de 10.000m at 20.000m Mais de 20.000m

UFMT 150% 300% 500% 700% 1.000%

II COMRCIO Com rea ocupada at 20m Mais de 20m at 50m Mais de 50m at 100m Mais de 100m at 200m Mais de 200m at 500m Mais de 500m at 1.000m Mais de 1.000m, por 1.000m ou frao III DIVERSES PBLICAS Com rea ocupada at 200m Mais de 200m at 500m Mais de 500m at 1.000m Mais de 1.000m, por 1.000m ou frao IV ESTACIONAMENTO DE VECULOS Com rea ocupada at 300m Mais de 300m at 500m Mais de 500m at 1.000m Mais de 1.000m, por 1.000m ou frao V BARBEARIAS E INSTITUTOS DE BELEZA Zona Central Zona Urbana VI PROFISSIONAIS LIBERAIS Com estabelecimento fixo Sem estabelecimento fixo VII POSTO DE SERVIOS E VENDA DE GASOLINA Com rea ocupada at 300m Mais de 300m at 500m Mais de 500m , por 500m ou frao

30% 40% 50% 100% 300% 500% 1.000%

200% 300% 400% 500%

100% 150% 200% 300%

50% 20%

50% 30%

200% 300% 500%

VIII ESTABELECIMENTOS BANCRIOS DE CRDITOS, DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO DE SEGUROS, DE CAPITALIZAO E SIMILARES Por m de rea construda 10% rea mnima de 100m 1.000% IX SOCIEDADE CIVIS, ESCRITRIO DE CONTABILIDADE E PRESTAO DE SERVIOS Com rea ocupada at 50m

100%

Com mais de 50m at 100m Com mais de 100m, por 100m ou frao X ESCOLAS Com rea ocupada at 100m Com mais de 100m at 200m Com mais de 200m at 500m Com mais de 500m, por 500m ou frao

200% 300%

100% 200% 300% 500%

XI HOSPITAIS, CLNICAS, LABORATRIOS E SIMILARES Com rea ocupada at 100m Com mais de 100m at 200m Com mais de 200m at 500m Com mais de 500m , por 500m ou frao XII OFICINAS EM GERAL Com rea ocupada at 100m Com mais de 100m at 200m Com mais de 200m at 500m Com mais de 500m, por 500m ou frao XIII HOTIS, MOTIS E SIMILARES Com rea ocupada at 200m Com mais de 200m at 400m Com mais de 400m at 800m Com mais de 800m, por 800m ou frao XIV PENSES XV OUTRAS ATIVIDADES NO ESPECIFICADAS NA TABELA

200% 300% 500% 1.000%

50% 100% 200% 300%

100% 200% 300% 500% 100%

50%

TABELA III TAXA DE LICENA PARA FUNCIONAMENTO EM HORRIO ESPECIAL ALQUOTA SOBRE A UFMT

PRORROGAO DE HORRIOS: Por dia Por ms Por ano

ALQUOTA 5% 10% 1.000%

TABELA IV TAXA DE LICENA PARA EXERCCIO DA ATIVIDADE DE COMRCIO AMBULANTE

ALQUOTA SOBRE UFMT


a) NO ALIMENTCIOS: Por dia Por ms Por ano b) ALIMENTCIOS (INDUSTRIALIZADOS): Por dia Por ms Por ano c) ALIMENTCIOS (NO INDUSTRIALIZADOS): Por dia Por ms Por ano ALQUOTA 3% 15% 150%

2% 12% 120%

1% 10% 100%

d) NO ALIMENTCIOS, DE ORIGEM AGROPECURIA: Por dia 1% Por Ms 10% Por ano 100% d) ARTIGOS DE FESTA: Por dia Por Ms Por ano

5% 30% 300%

TABELA V TAXA DE LICENA PARA EXECUO DE OBRAS PARTICULARES, ARRUAMENTOS, LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTOS ALQUOTA SOBRE A UFMT
ESPECIFICAO ALQUOTA I Para as construes de: 1) Barraces, prdios residenciais de um ou mais pavimentos, galpes, garagens e postos de lubrificao, prdios industriais, comerciais ou profissionais de um ou mais pavimentos e obras no especificadas nesta tabela, por metro quadrado de rea til e piso coberto 0,50% 2) Drenos, sarjetas, muros divisrias, por metro linear 0,20% 3) Muros frontais, com gradil ou no, por metro linear 5,00% 4) Obras pequenas ou acrscimos de reas de difcil medio no especificadas nesta tabela 20,00% II Para reformas em geral, por unidade III Para demolies ou obras de qualquer natureza 1) Abertura de portes 2) Andaimes, no alinhamento do logradouro, inclusive tapume para construo, reconstruo, pintura ou reparos gerais de prdios, por metro linear e por seis meses ou frao 3) Cortes em meio fio para entrada de automvel por metro linear 4) Demolio, por metro quadrado de rea de edificao a ser demolida 5) Lajeamento de ptio e quintais, por metro quadrado 6) Maquisas de vidro, metal ou outro material, a serem colocados 20,00%

10,00%

10,00% 30,00% 0,50% 0,50%

em prdios comerciais ou industriais, cada uma 7) Mudanas de bomba de gasolina, ou de outro combustvel lquido, de um local para o outro, bem como a instalao industrial 8) Toldos e coberturas removveis: a) comerciais e industriais, cada uma b) residenciais, cada uma IV Para as execues de arruamentos, loteamentos ou desmembramento de terreno: 1) Com rea de at 10.000m (dez mil metros quadrados), descontadas as destinadas a logradouros pblicos e as que sero doados ao Municpio 2) Com rea de mais de 10.000m (dez mil metros quadrados), por metro quadrado que exceder V Para expedio de Habite-se e Alvar de Conservao: 1) Por unidade

20,00% 50,00% 20,00% 10,00%

2.500,00% 0,10%

20,00%

TABELA VI TAXA DE LICENA PARA PUBLICIDADE ALQUOTA SOBRE A UFMT


ESPECIFICAO I Alto falante, rdio, vitrola e congneres, por aparelho e por ano quando permitido no interior de estabelecimento comercial, industrial ou profissional ALQUOTA 50%

II Anncio: 1) Sob forma de cartaz, cada um 2) Em mesas, cadeiras ou bancos, toldos, bambinelas, capotas, cortinas e semelhantes 3) No interior de veculos, por veculos e por ano 4) No exterior de veculos, por veculos e por ano 5) Em veculos destinados especialmente a propaganda, por veculo e por dia 6) Conduzido por uma ou mais pessoas, cada um por pessoa e por dia 7) Distribudo em mo ou a domiclio, por milheiro ou por frao 8) Colocado no interior de estabelecimento, quando estranho atividade deste, por anncio e por ano 9) Em pano de boca de teatro ou casa de diverses, por anncio e por ms 10) Projetada na tela de cinema, por filme ou chapa, por dia 11) Em faixas, quando permitido, por dia III Emblema, escudo ou figura decorativa , por unidade e por ano IV Letreiro, placa ou dstico metlico ou no com indicaes de profisso, arte, ofcio, comrcio ou indstria, nome ou endereo, quando colocado na parte externa de qualquer prdio, por letreiro, placa ou dstico, por ano V Mostrurio colocado na parte externa dos estabelecimentos comerciais, ou em galerias, estaes, abrigos, etc. por mostrurio e por ano VI Painel: 1) Painel, cartaz ou anncio colocado em circos ou casas de diverses, por unidade e por ms 2) Painel, cartaz ou anncio, colocado em casa de diverses, por unidade e por ano VII Propaganda:

10% 10% 30% 50% 2% 5% 50% 50% 10% 2% 10% 50%

50%

20%

20% 50%

1) oral, feita por propagandista, por dia 2) idem, idem, por ms 3) idem,idem por ano 4) por meio de msica, por dia 5) por meio de animais (circo, etc), por dia 6) por meio de alto falante, por dia VIII Vitrina: 1) em qualquer estabelecimento comercial ou industrial, sem projeo ocupando parcialmente o vo das portas, por vitrina e por ano 2) idem,idem, com salincia mxima de 25cm para o logradouro pblico, por vitrina e por ano 3) idem,idem, ocupando totalmente o vo das portas, por vitrina e por ano 4) para exposio de artigos estranhos ao negcio do estabelecimento ou alugada a terceiro, por vitrina e por ano

5% 100% 1.000% 5% 5% 5%

20% 10% 10% 10%

Eng.Salvador George Donizeti Khuriyeh Prefeito Municipal

LEI COMPLEMENTAR N 108, DE 28 DE OUTUBRO DE 2003


Dispe Sobre o Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza
O PREFEITO MUNICIPAL DE TAUBAT, FAZ SABER que a Cmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei Complementar: Art. 1 Esta lei regula o Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza - ISSQN, dispondo sobre sua hiptese de incidncia, sujeito passivo, base de clculo e arrecadao, e estabelece normas de tributao a eles pertinentes.

CAPTULO I
DA INCIDNCIA
Art. 2 O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza - ISSQN, tem como fato gerador prestao de servios, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador, especificados na seguinte Lista de Servios: 1 Servios de informtica e congneres. 1.01 Anlise e desenvolvimento de sistemas. 1.02 Programao. 1.03 Processamento de dados e congneres. 1.04 Elaborao de programas de computadores, inclusive de jogos eletrnicos. 1.05 Licenciamento ou cesso de direito de uso de programas de computao. 1.06 Assessoria e consultoria em informtica. 1.07 Suporte tcnico em informtica, inclusive instalao, configurao e manuteno de programas de computao e bancos de dados. 1.08 Planejamento, confeco, manuteno e atualizao de pginas eletrnicas.

2 Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 2.01 Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 3 Servios prestados mediante locao, cesso de direito de uso e congneres. 3.01 Cesso de direito de uso de marcas e de sinais de propaganda. 3.02 Explorao de sales de festas, centro de convenes, escritrios virtuais, stands, quadras esportivas, estdios, ginsios, auditrios, casas de espetculos, parques de diverses, canchas e congneres, para realizao de eventos ou negcios de qualquer natureza. 3.03 Locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza. 3.04 Cesso de andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio. 4 Servios de sade, assistncia mdicas e congneres. 4.01 Medicina e biomedicina. 4.02 Anlises clnicas, patologia, eletricidade mdica, radioterapia, quimioterapia, ultrasonografia, ressonncia magntica, radiologia, tomografia e congneres. 4.03 Hospitais, clnicas, laboratrios, sanatrios, manicmios, casas de sade, prontos-socorros, ambulatrios e congneres. 4.04 Instrumentao cirrgica. 4.05 Acupuntura. 4.06 Enfermagem, inclusive servios auxiliares. 4.07 Servios farmacuticos. 4.08 Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiloga. 4.09 Terapias de qualquer espcie destinadas ao tratamento fsico, orgnico e mental. 4.10 Nutrio. 4.11 Obstetrcia. 4.12 Odontologia. 4.13 Ortptica. 4.14 Prteses sob encomenda. 4.15 Psicanlise. 4.16 Psicologia. 4.17 Casas de repouso e de recuperao, creches, asilos e congneres. 4.18 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 4.19 Bancos de sangue, leite, pele, olhos, vulos, smen e congneres. 4.20 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 4.21 Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congnere. 4.22 Planos de medicina de grupo ou individual e convnios para prestao de assistncia mdica, hospitalar, odontolgica e congnere. 4.23 Outros planos de sade que se cumpram atravs de servios de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicao do beneficirio. 5 Servios de medicina e assistncia veterinria e congnere. 5.01 Medicina veterinria e zootecnia. 5.02 Hospitais, clnicas, ambulatrios, prontos-socorros e congneres, na rea veterinria. 5.03 Laboratrios de anlise na rea veterinria. 5.04 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 5.05 Bancos de sangue e de rgos e congneres. 5.06 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 5.07 Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congnere. 5.08 Guarda, tratamento, amestramento, embelezamento, alojamento e congneres. 5.09 Planos de atendimento e assistncia mdico-veterinria. 6 Servios de cuidados pessoais, esttica, atividades fsicas e congneres. 6.01 Barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros e congneres. 6.02 Esteticistas, tratamento de pele, depilao e congneres. 6.03 Banhos, duchas, sauna, massagens e congneres.

6.04 Ginstica, dana, esportes, natao, artes marciais e demais atividades fsicas. 6.05 Centros de emagrecimento, spa e congneres. 7 Servios relativos engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construo civil, manuteno, limpeza, meio ambiente, saneamento e congneres. 7.01 Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e congneres. 7.02 Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfurao de poos, escavao, drenagem e irrigao, terraplanagem, pavimentao, concretagem e a instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 7.03 Elaborao de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e outros, relacionados com obras e servios de engenharia; elaborao de anteprojetos, projetos bsicos e projetos executivos para trabalhos de engenharia. 7.04 Demolio. 7.05 Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 7.06 Colocao e instalao de tapetes, carpetes, assoalhos, cortinas, revestimentos de parede, vidros, divisrias, placas de gesso e congneres, com material fornecido pelo tomador do servio. 7.07 Recuperao, raspagem, polimento e lustrao de pisos e congneres. 7.08 Calafetao. 7.09 Varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer. 7.10 Limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres. 7.11 Decorao e jardinagem, inclusive corte e poda de rvores. 7.12 Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos. 7.13 Dedetizao, desinfeco, desinsetizao, imunizao, higienizao, desratizao, pulverizao e congneres. 7.14 Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres. 7.15 Escoramento, conteno de encostas e servios congneres. 7.16 Limpeza e dragagem de rios, portos, canais, baas, lagos, lagoas, represas, audes e congneres. 7.17 Acompanhamento e fiscalizao da execuo de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo. 7.18 Aerofotogrametria (inclusive interpretao), cartografia, mapeamento, levantamentos topogrficos, batimtricos, geogrficos, geodsicos, geolgicos, geofsicos e congneres. 7.19 Pesquisa, perfurao, cimentao, mergulho, perfilagem, concretao, testemunhagem, pescaria, estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo, gs natural e de outros recursos minerais. 7.20 Nucleao e bombardeamento de nuvens e congneres. 8 Servios de educao, ensino, orientao pedaggica e educacional, instruo, treinamento e avaliao pessoal de qualquer grau ou natureza. 8.01 Ensino regular pr-escolar, fundamental, mdio e superior. 8.02 Instruo, treinamento, orientao pedaggica e educacional, avaliao de conhecimentos de qualquer natureza. 9 Servios relativos hospedagem, turismo, viagens e congneres. 9.01 Hospedagem de qualquer natureza em hotis, apart-service condominiais, flat, apart-hotis, hotis residncia, residence-service, sute service, hotelaria martima, motis, penses e congneres; ocupao por temporada com fornecimento de servio (o valor da alimentao e gorjeta, quando includo no preo da diria, fica sujeito ao Imposto Sobre Servios).

9.02 Agenciamento, organizao, promoo, intermediao e execuo de programas de turismo, passeios, viagens, excurses, hospedagens e congneres. 9.03 Guias de turismo. 10 Servios de intermediao e congneres. 10.01 Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio, de seguros, de cartes de crdito, de planos de sade e de planos de previdncia privada. 10.02 Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos em geral, valores mobilirios e contratos quaisquer. 10.03 Agenciamento, corretagem ou intermediao de direitos de propriedade industrial, artstica ou literria. 10.04 Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de arrendamento mercantil (leasing), de franquia (franchising) e de faturizao (factoring). 10.05 Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis ou imveis, no abrangidos em outros itens ou subitens, inclusive aqueles realizados no mbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros, por quaisquer meios. 10.06 Agenciamento martimo. 10.07 Agenciamento de notcias. 10.08 Agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculao por quaisquer meios. 10.09 Representao de qualquer natureza, inclusive comercial. 10.10 Distribuio de bens de terceiros. 11 Servios de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilncia e congneres. 11.01 Guarda e estacionamento de veculos terrestres automotores, de aeronaves e de embarcaes. 11.02 Vigilncia, segurana ou monitoramento de bens e pessoas. 11.03 Escolta, inclusive de veculos e cargas. 11.04 Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer espcie. 12 Servios de diverses, lazer, entretenimento e congneres. 12.01 Espetculos teatrais. 12.02 Exibies cinematogrficas. 12.03 Espetculos circenses. 12.04 Programas de auditrio. 12.05 Parques de diverses, centros de lazer e congneres. 12.06 Boates, taxi-dancing e congneres. 12.07 Shows, ballet, danas, desfiles, bailes, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 12.08 Feiras, exposies, congressos e congneres. 12.09 Bilhares, boliches e diverses eletrnicas ou no. 12.10 Corridas e competies de animais. 12.11 Competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem a participao do espectador. 12.12 Execuo de msica. 12.13 Produo, mediante ou sem encomenda prvia, de eventos, espetculos, entrevistas, shows, ballet, danas, desfiles, bailes, teatros, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 12.14 Fornecimento de msica para ambientes fechados ou no, mediante transmisso por qualquer processo. 12.15 Desfiles de blocos carnavalescos ou folclricos, trios eltricos e congneres. 12.16 Exibio de filmes, entrevistas, musicais, espetculos, shows, concertos, desfiles, peras, competies esportivas, de destreza intelectual ou congneres. 12.17 Recreao e animao, inclusive em festas e eventos de qualquer natureza. 13 Servios relativos fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia. 13.01 Fonografia ou gravao de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congneres.

13.02 Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo, trucagem e congneres. 13.03 Reprografia, microfilmagem e digitalizao. 13.04 Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia. 14 Servios relativos a bens de terceiros. 14.01 Lubrificao, limpeza, lustrao, reviso, carga e recarga, conserto, restaurao, blindagem, manuteno e conservao de mquinas, veculos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.02 Assistncia tcnica. 14.03 Recondicionamento de motores (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.04 Recauchutagem ou regenerao de pneus. 14.05 Restaurao, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e congneres, de objetos quaisquer. 14.06 Instalao e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, inclusive montagem industrial, prestados ao usurio final, exclusivamente com material por ele fornecido. 14.07 Colocao de molduras e congneres. 14.08 Encadernao, gravao e dourao de livros, revistas e congneres. 14.09 Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto aviamento. 14.10 Tinturaria e lavanderia. 14.11 Tapearia e reforma de estofamentos em geral. 14.12 Funilaria e lanternagem. 14.13 Carpintaria e serralharia. 15 Servios relacionados ao setor bancrio ou financeiro, inclusive aqueles prestados por instituies financeiras autorizadas a funcionar pela Unio ou por quem de direito. 15.01 Administrao de fundos quaisquer, de consrcio, de carto de crdito ou dbito e congneres, de carteira de clientes, de cheques pr-datados e congneres. 15.02 Abertura de contas em geral, inclusive conta-corrente, conta de investimentos e aplicao e caderneta de poupana, no Pas e no exterior, bem como a manuteno das referidas contas ativas e inativas. 15.03 Locao e manuteno de cofres particulares, de terminais eletrnicos, de terminais de atendimento e de bens e equipamentos em geral. 15.04 Fornecimento ou emisso de atestados em geral, inclusive atestados de idoneidade, atestado de capacidade financeira e congnere. 15.05 Cadastro, elaborao de ficha cadastral, renovao cadastral e congnere, incluso ou excluso no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos CCF ou em quaisquer outros bancos cadastrais. 15.06 Emisso, reemisso e fornecimento de avisos, comprovantes e documentos em geral; abono de firmas; coleta e entrega de documentos, bens e valores; comunicao com outra agncia ou com a administrao central; licenciamento eletrnico de veculos; transferncia de veculos; agenciamento fiducirio ou depositrio; devoluo de bens em custdia. 15.07 Acesso, movimentao, atendimento e consulta a contas em geral, por qualquer meio ou processo, inclusive por telefone, fac-smile, internet e telex, acesso a terminais de atendimento, inclusive vinte e quatro horas; acesso a outro banco e a rede compartilhada; fornecimento de saldo, extrato e demais informaes relativas a contas em geral, por qualquer meio ou processo. 15.08 Emisso, reemisso, alterao, cesso, substituio, cancelamento e registro de contrato de crdito; estudo, anlise e avaliao de operaes de crdito; emisso, concesso, alterao ou contratao de aval, fiana, anuncia e congneres; servios relativos abertura de crdito, para quaisquer fins. 15.09 Arrendamento mercantil (leasing) de quaisquer bens, inclusive cesso de direitos e obrigaes, substituio de garantia, alterao, cancelamento e registro de contrato, e demais servios relacionados ao arrendamento mercantil (leasing).

15.10 Servios relacionados a cobranas, recebimentos ou pagamentos em geral, de ttulos quaisquer, de contas ou carns, de cmbio, de tributos e por conta de terceiros, inclusive os efetuados por meio eletrnico, automtico ou por mquinas de atendimento; fornecimento de posio de cobrana, recebimento ou pagamento; emisso de carns, fichas de compensao, impressos e documentos em geral. 15.11 Devoluo de ttulos, protesto de ttulos, sustao de protesto, manuteno de ttulos, reapresentao de ttulos, e demais servios a eles relacionados. 15.12 Custdia em geral, inclusive de ttulos e valores mobilirios. 15.13 Servios relacionados a operaes de cmbio em geral, edio, alterao, prorrogao, cancelamento e baixa de contrato de cmbio; emisso de registro de exportao ou de crdito; cobrana ou depsito no exterior; emisso, fornecimento e cancelamento de cheques de viagem; fornecimento, transferncia, cancelamento e demais servios relativos carta de crdito de importao, exportao e garantias recebidas; envio e recebimento de mensagens em geral relacionadas a operaes de cmbio. 15.14 Fornecimento, emisso, reemisso, renovao e manuteno de carto magntico, carto de crdito, carto de dbito, carto salrio e congneres. 15.15 Compensao de cheques e ttulos quaisquer; servios relacionados a depsito, inclusive depsito identificado, a saque de contas quaisquer, por qualquer meio ou processo, inclusive em terminais eletrnicos e de atendimento. 15.16 Emisso, reemisso, liquidao, alterao, cancelamento e baixa de ordens de pagamento, ordens de crdito e similares, por qualquer meio ou processo; servios relacionados transferncia de valores, dados, fundos, pagamentos e similares, inclusive entre contas em geral. 15.17 Emisso, fornecimento, devoluo, sustao, cancelamento e oposio de cheques quaisquer, avulso ou por talo. 15.18 Servios relacionados a crdito imobilirio, avaliao e vistoria de imvel ou obra, anlise tcnica e jurdica, emisso, reemisso, alterao, transferncia e renegociao de contrato, emisso e reemisso do termo de quitao e demais servios relacionados a crdito imobilirio. 16 Servios de transporte de natureza municipal. 16.01 Servios de transporte de natureza municipal. 17 Servios de apoio tcnico, administrativo, jurdico, contbil, comercial e congnere. 17.01 Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta lista; anlise, exame, pesquisa, coleta, compilao e fornecimento de dados e informaes de qualquer natureza, inclusive cadastro e similares. 17.02 Datilografia, digitao, estenografia, expediente, secretaria em geral, resposta audvel, redao, edio, interpretao, reviso, traduo, apoio e infra-estrutura administrativa e congneres. 17.03 Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou administrativa. 17.04 Recrutamento, agenciamento, seleo e colocao de mo-de-obra. 17.05 Fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive de empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporrios, contratados pelo prestador de servio. 17.06 Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios. 17.07 Franquia (franchising). 17.08 Percias, laudos, exames tcnicos e anlises tcnicas. 17.09 Planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e congneres. 17.10 Organizao de festas e recepes; buf (exceto o fornecimento de alimentao e bebidas, que fica sujeito ao ICMS). 17.11 Administrao em geral, inclusive de bens e negcios de terceiros. 17.12 Leilo e congneres. 17.13 Advocacia. 17.14 Arbitragem de qualquer espcie, inclusive jurdica. 17.15 Auditoria. 17.16 Anlise de Organizao e Mtodos. 17.17 Atuaria e clculos tcnicos de qualquer natureza. 17.18 Contabilidade, inclusive servios tcnicos e auxiliares.

17.19 Consultoria e assessoria econmica ou financeira. 17.20 Estatstica. 17.21 Cobrana em geral. 17.22 Assessoria, anlise, avaliao, atendimento, consulta, cadastro, seleo, gerenciamento de informaes, administrao de contas a receber ou a pagar e em geral, relacionados a operaes de faturizao (factoring). 17.23 Apresentao de palestras, conferncias, seminrios e congneres. 18 Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres. 18.01 - Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres. 19 Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 19.01 - Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 20 Servios porturios, aeroporturios, ferroporturios, de terminais rodovirios, ferrovirios e metrovirios. 20.01 Servios porturios, ferroporturios, utilizao de porto, movimentao de passageiros, reboque de embarcaes, rebocador escoteiro, atracao, desatracao, servios de praticagem, capatazia, armazenagem de qualquer natureza, servios acessrios, movimentao de mercadorias, servios de apoio martimo, de movimentao ao largo, servios de armadores, estiva, conferncia, logstica e congneres. 20.02 Servios aeroporturios, utilizao de aeroporto, movimentao de passageiros, armazenagem de qualquer natureza, capatazia, movimentao de aeronaves, servios de apoio aeroporturios, servios acessrios, movimentao de mercadorias, logstica e congneres. 20.03 Servios de terminais rodovirios, ferrovirios, metrovirios, movimentao de passageiros, mercadorias, inclusive suas operaes, logstica e congneres. 21 Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 21.01 - Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 22 Servios de explorao de rodovia. 22.01 Servios de explorao de rodovia mediante cobrana de preo ou pedgio dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao de capacidade e segurana de trnsito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros servios definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais. 23 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congnere. 23.01 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congnere. 24 Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 24.01 Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 25 Servios funerrios. 25.01 Funerais, inclusive fornecimento de caixo, urna ou esquifes; aluguel de capela; transporte do corpo cadavrico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos; desembarao de certido de bito; fornecimento de vu, essa e outros adornos; embalsamento, embelezamento, conservao ou restaurao de cadveres. 25.02 Cremao de corpos e partes de corpos cadavricos. 25.03 Planos ou convnio funerrios.

25.04 Manuteno e conservao de jazigos e cemitrios. 26 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres. 26.01 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres. 27 Servios de assistncia social. 27.01 Servios de assistncia social. 28 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 28.01 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 29 Servios de biblioteconomia. 29.01 Servios de biblioteconomia. 30 Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 30.01 Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 31 Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres. 31.01 Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres. 32 Servios de desenhos tcnicos. 32.01 Servios de desenhos tcnicos. 33 Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 33.01 Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 34 Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 34.01 Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 35 Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 35.01 Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 36 Servios de meteorologia. 36.01 Servios de meteorologia. 37 Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 37.01 Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 38 Servios de museologia. 38.01 Servios de museologia. 39 Servios de ourivesaria e lapidao. 39.01 Servios de ourivesaria e lapidao (quando o material for fornecido pelo tomador do servio). 40 Servios relativos a obras de arte sob encomenda. 40.01 Obras de arte sob encomenda. 1 O imposto incide tambm sobre: I o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao l tenha se iniciado; II os servios prestados mediante a utilizao de bens e servios pblicos explorados economicamente mediante autorizao, permisso ou concesso, com o pagamento de tarifa, preo ou pedgio pelo usurio final do servio;

III a prestao dos servios, mesmo no sendo a atividade preponderante do prestador. 2 Ressalvadas as excees expressas na lista de que trata este artigo, os servios nela mencionados no ficam sujeitos ao Imposto Sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias. 3 A incidncia do imposto independe: I da existncia de estabelecimento fixo; II do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas relativas prestao dos servios; III do resultado financeiro ou do pagamento do servio; IV da denominao dada ao servio prestado. Art. 3 O imposto no incide sobre: I as exportaes de servios para o exterior do Pas; II a prestao de servios em relao de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundaes, bem como dos sciosgerentes e dos gerentes-delegados; III o valor intermediado no mercado de ttulos e valores mobilirios, o valor dos depsitos bancrios, o principal, juros e acrscimos moratrios relativos a operaes de crdito realizadas por instituies financeiras. Pargrafo nico. No se enquadram no disposto no inciso I os servios desenvolvidos ou cujo resultado se verifique no Municpio, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior. Art. 4 O fato gerador do imposto ocorre no momento da prestao do servio; no caso de tributo fixo anual, no dia primeiro de janeiro de cada exerccio ou na data do pedido de inscrio no cadastro fiscal, em se tratando de incio de atividade, sendo irrelevantes para a sua caracterizao: I a natureza jurdica da operao de prestao do servio; II a validade jurdica do ato praticado; III os efeitos dos fatos efetivamente ocorridos.

CAPTULO II
DA SUJEIO PASSIVA SEO I DO CONTRIBUINTE
Art. 5 Contribuinte do imposto o prestador do servio.

SEO II DO RESPONSVEL
Art. 6 So responsveis pelo pagamento do imposto: I o proprietrio do imvel, o dono da obra e o empreiteiro, solidariamente com o contribuinte, em relao aos servios de construo civil e congneres que lhes forem prestados; II a pessoa natural ou jurdica que se utilizar servios, solidariamente com o prestador; III solidariamente, a pessoa natural ou jurdica que tenha interesse comum na situao que tenha dado origem obrigao principal; IV solidariamente, todo aquele que efetivamente concorra para a sonegao do imposto; V solidariamente, os empresrios ou promotores, permanentes ou eventuais, o proprietrio, o locador, os clubes, associaes, entidades ou quaisquer outros cedentes de locais, dependncias ou espao em bem imvel, ainda que pertencentes ou compromissados a sociedades civis sem fins lucrativos, utilizados para a realizao de feiras, exposies, bailes, shows, concertos, recitais ou quaisquer outros eventos de diverses pblicas.

Pargrafo nico. O disposto neste artigo alcana os rgos da administrao pblica direta da Unio e dos Estados, bem como suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio ou pelos Estados.

SEO III DA RETENO NA FONTE


Art. 7 Fica atribudo ao tomador ou intermedirio dos servios, mesmo aos que gozem de iseno ou imunidade, exceto pessoa fsica, quando o prestador no for estabelecido neste Municpio, a responsabilidade pela reteno e recolhimento do ISSQN em relao aos servios de: Art. 7 Fica atribudo ao tomador ou intermedirio dos servios, mesmos aos que gozem de iseno ou imunidade, exceto pessoa fsica, a responsabilidade pela reteno e recolhimento do ISSQN em relao aos servios de: (Redao dada pela Lei Complementar 137, de 25/10/05) I cesso de andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio; II execuo por administrao, empreitada ou subempreitada, de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfurao de poos, escavao, drenagem e irrigao, terraplanagem, pavimentao, concretagem e a instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS); III acompanhamento e fiscalizao da execuo de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo; IV demolio; V reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS); VI varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer; VII limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres; VIII decorao e jardinagem, inclusive corte e poda de rvores; IX controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos; X florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres; XI escoramento, conteno de encostas e servios congneres; XII limpeza e dragagem de rios, portos, canais, baas, lagos, lagoas, represas, audes e congneres; XIII vigilncia, segurana ou monitoramento de bens e pessoas; XIV armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer espcie; XV diverses pblicas; XVI fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive de empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporrios, contratados pelo prestador de servio; XVII planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e congneres; XVIII servios de transporte de natureza municipal; XIX servios porturios, aeroporturios, ferroporturios, de terminais rodovirios, ferrovirios e metrovirios. XX guarda e estacionamento de veculos terrestres automotores, de aeronaves e de embarcaes. XXI locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza. Pargrafo nico. O disposto neste artigo alcana os rgos da administrao pblica direta da Unio e dos Estados, bem como suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio ou pelos Estados. Art. 8 Fica atribudo ao tomador ou intermedirio dos servios, mesmo aos que gozem de iseno ou imunidade, exceto pessoa fsica, a responsabilidade pela reteno e recolhimento do ISSQN quando:

I os servios forem prestados por profissional autnomo; II o prestador do servio, obrigado a emisso de nota fiscal de servio ou documento equivalente, deixar de faz-lo; III o prestador do servio, estabelecido neste Municpio, emitir nota fiscal de servio autorizada por outro Municpio; IV os servios forem executados por prestadores estabelecidos no Municpio de Taubat. (Includo pela Lei Complementar 137, de 25/10/05) V o valor dos servios for superior a R$ 600,00 (seiscentos reais). (Includo pela Lei Complementar 153, de 13/06/06) Pargrafo nico. O disposto neste artigo alcana os rgos da administrao pblica direta da Unio e dos Estados, bem como suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio ou pelos Estados. Art. 9 Dever o tomador ou intermedirio dos servios recolher o imposto at o dia 10 do ms imediato ao da reteno, devendo, no verso do documento correspondente ao recolhimento, declarar o nome, endereo e natureza da atividade do prestador de servios. Art. 10. Exclui-se da tributao na fonte os servios dos prestadores que gozem de imunidade, iseno ou qualquer forma legal de no incidncia do imposto, bem como, nas hipteses em que o servio seja prestado em carter pessoal por profissional sujeito tributao anual fixa. Pargrafo nico. Ficam os prestadores de servios que se enquadrarem neste artigo, obrigados a apresentar ao contratante, a comprovao dessa condio, atravs de documento prprio conforme dispuser Regulamento, sob pena de lhes serem tributados tais servios, mediante reteno na fonte.

CAPTULO III
DO LOCAL DE INCIDNCIA TRIBUTRIA
Art. 11. O servio considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domiclio do prestador, exceto nas hipteses previstas nos incisos I a XX, quando o imposto ser devido no local: I do estabelecimento do tomador ou intermedirio do servio ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hiptese de servios provenientes do exterior do Pas ou que por l tenham se iniciado; II da instalao dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, no caso dos servios descritos no subitem 3.04 da lista de servios; III da execuo da obra, no caso dos servios descritos no subitem 7.02 e 7.17 da lista de servios; IV da demolio, no caso dos servios descritos no subitem 7.04 da lista de servios; V das edificaes em geral, estradas, pontes, portos e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.05 da lista de servios; VI da execuo da varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer, no caso dos servios descritos no subitem 7.09 da lista de servios; VII da execuo da limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.10 da lista de servios; VIII da execuo da decorao e jardinagem, do corte e poda de rvores, no caso dos servios descritos no subitem 7.11 da lista de servios; IX do controle e tratamento do efluente de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, no caso dos servios descritos no subitem 7.12 da lista de servios; X do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.14 da lista de servios; XI da execuo dos servios de escoramento, conteno de encostas e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.15 da lista de servios; XII da limpeza e dragagem, no caso dos servios descritos no subitem 7.16 da lista de servios;

XIII onde o bem estiver guardado ou estacionado, no caso dos servios descritos no subitem 11.01 da lista de servios; XIV dos bens ou do domiclio das pessoas vigiados, segurados ou monitorados, no caso dos servios descritos no subitem 11.02 da lista de servios; XV do armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda do bem, no caso dos servios descritos no subitem 11.04 da lista de servios; XVI da execuo dos servios de diverso, lazer, entretenimento e congneres, no caso dos servios descritos nos subitens do item 12, exceto o 12.13, da lista de servios; XVII do Municpio onde est sendo executado o transporte, no caso dos servios descritos pelo subitem 16.01 da lista de servios; XVIII do estabelecimento do tomador da mo-de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.05 da lista de servios; XIX da feira, exposio, congresso ou congnere a que se referir o planejamento, organizao e administrao, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.09 da lista de servios; XX do porto, aeroporto, ferroporto, terminal rodovirio, ferrovirio ou metrovirio, no caso dos servios descritos pelo item 20 da lista de servios. 1 No caso dos servios a que se refere o subitem 3.03 da lista de servios, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza, objetos de locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no. 2 No caso dos servios a que se refere o subitem 22.01 da lista de servios, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de rodovia explorada. 3 Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no local do estabelecimento prestador dos servios executados em guas martimas, excetuados os servios descritos no subitem 20.01 da lista de servios. Art. 12. Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unidade econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas, esteja ou no inscrito no cadastro de contribuintes mobilirios. 1 A existncia do estabelecimento prestador pode ser identificada pela conjugao, parcial ou total, dos seguintes elementos: I manuteno de pessoal, material, mquinas, instrumentos e equipamentos necessrios execuo dos servios; II estrutura organizacional ou administrativa; III inscrio nos rgos previdencirios; IV indicao como domiclio fiscal para efeito de outros tributos; V permanncia ou nimo de permanecer no local, para explorao econmica de atividade de prestao de servios, exteriorizada atravs da indicao do endereo em impressos, formulrios, correspondncia, contrato de locao do imvel, contas de telefone, de energia eltrica, gua, gs, propaganda e publicidade, em nome do prestador, seu representante ou preposto; 2 A circunstncia de o servio, por sua natureza, ser executado habitual ou eventualmente fora do estabelecimento, no o descaracteriza como estabelecimento prestador, para os efeitos deste artigo. Art. 13. Caracterizam-se como estabelecimentos autnomos, para efeito de lanamento e cobrana de impostos: I os que, embora no mesmo local, ainda que idntico o ramo de atividade, pertenam a diferentes pessoas fsicas ou jurdicas; II os que, embora pertencentes mesma pessoa fsica ou jurdica, tenham funcionamento em locais diversos; 1 No se compreendem como locais diversos, dois ou mais prdios contguos e que se comuniquem internamente, nem os vrios pavimentos de um mesmo edifcio; 2 Cada estabelecimento do mesmo contribuinte considerado autnomo, para efeito de manuteno de livros e documentos fiscais e para recolhimento de imposto relativo s atividades nele

desenvolvidas, respondendo a empresa pelos dbitos, acrscimos e penalidades referentes a qualquer deles.

CAPTULO IV
DA INSCRIO
Art. 14. Todas as pessoas fsicas ou jurdicas, com ou sem estabelecimento fixo, que exeram quaisquer das atividades constantes da lista de servios, ficam obrigadas inscrio no Cadastro Mobilirio de Contribuintes do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza. 1 A inscrio dever ser efetuada antes do incio das atividades, e promovida pelo contribuinte ou responsvel, ou de ofcio pelo rgo competente. 2 Para cada local de prestao de servios o contribuinte dever fazer inscries distintas. Art. 15. O contribuinte dever manter permanentemente atualizada a sua inscrio, comunicando repartio competente, dentro de 30 (trinta) dias, a contar da data de sua ocorrncia ou registro, as alteraes que se verificarem, bem como a cessao de suas atividades, a fim de obter a baixa de sua inscrio. 1 A cessao ou paralisao da atividade no extingue dbitos existentes ou que venham a ser posteriormente apurados; 2 O Municpio poder suspender, temporariamente, cancelar ou reativar a inscrio do sujeito passivo, tanto por solicitao do contribuinte, como de ofcio. 3 No ser cancelada a inscrio do contribuinte que deixar de comprovar o efetivo encerramento de suas atividades no Municpio. Art. 16. As declaraes prestadas pelo contribuinte ou responsveis, no ato da inscrio ou da atualizao dos dados cadastrais, no implicam na sua aceitao pelo fisco, que poder rev-las a qualquer poca, independente de prvia ressalva ou comunicao. Art. 17. A obrigatoriedade da inscrio estende-se s pessoas fsicas ou jurdicas, ainda que isentas ou imunes do pagamento do imposto.

CAPTULO V
DAS OBRIGAES TRIBUTRIAS SEO I DA OBRIGAO PRINCIPAL SUBSEO I DA BASE DE CLCULO
Art. 18. A base de clculo do imposto o preo do servio, como tal considerado a receita bruta a ele correspondente, sem quaisquer dedues, salvo as previstas em lei. 1 Incluem-se na base de clculo todas as importncias, despesas acessrias, juros, acrscimos, bonificaes ou outras vantagens a qualquer ttulo recebidas pelo contribuinte e que integrem o preo do servio. 2 Na prestao dos servios a que se refere o subitem 3.03 da lista de servios, o imposto ser calculado sobre a parcela do preo, correspondente proporo direta da parcela da extenso da rodovia, ferrovia, dutos, condutos e cabos de qualquer natureza, no territrio do Municpio, ou ao nmero de postes nele existentes. 3 Na prestao dos servios a que se refere o subitem 22.01, o imposto ser calculado sobre a parcela do preo, correspondente a proporo direta da parcela da extenso da rodovia explorada no territrio do Municpio.

4 No se incluem na base de clculo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza, o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios previstos nos subitens 7.02 e 7.05 da lista de servios. 5 Na prestao dos servios a que se referem os subitens 4.22 e 4.23 da lista de servios, quando prestados por sociedades organizadas sob a forma de cooperativa, o Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ser calculado sobre respectivo preo, deduzidos os valores recebidos de terceiros e repassados a seus cooperados e credenciados, pela prestao de servios de hospitais, clinicas, laboratrios, mdicos, odontlogos e demais profissionais de sade. (Includo pela Lei Complementar 114, de 12/06/04) Art. 19. Na falta do preo a que se refere o artigo anterior, a base de clculo o valor corrente de servio similar, vigente no mercado de servios do Municpio poca da prestao do servio correspondente. Art. 20. O montante do imposto integra sua prpria base de clculo, constituindo-se eventuais destaques mera indicao para fins de controle. Pargrafo nico. O valor do imposto quando cobrado em separado, integrar a base de clculo. Art. 21. Quando se tratar de prestao de servios sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte, o imposto ser pago anualmente, no valor correspondente a 05 (cinco) UFMTs Unidades Fiscais do Municpio de Taubat. 1 Para os servios prestados pessoalmente pelo contribuinte, descritos nos subitens 4.06, 4.08, 4.09, 4.11, 4.13, 4.14, 17.17, 27.01, 32.01 e 35.01, ser pago anualmente o valor correspondente a 3,5 (trs vrgula cinco) UFMTs, e para os servios descritos nos subitens 6.01 e 6.02 da Lista de Servios, o valor correspondente a 0,5 (zero vrgula cinco) UFMTs. 2 O imposto fixo anual ser lanado para todo o exerccio a que se referir, independentemente da data do incio ou da cessao da prestao do servio, considerando por inteiro qualquer frao de ano.

SUBSEO II DO ARBITRAMENTO
Art. 22. O valor da prestao de servio, sem prejuzo da aplicao das penalidades cabveis, poder ser arbitrado pela autoridade fiscal na ocorrncia de pelo menos uma das seguintes hipteses: I no possuir o sujeito passivo ou deixar de exibir os elementos necessrios fiscalizao das operaes realizadas, inclusive nos casos de perda, extravio ou inutilizao de livros ou documentos fiscais; II serem omissos ou, pela inobservncia de formalidades legais, no meream f os livros ou documentos exibidos pelo sujeito passivo; III declarao nos documentos fiscais de valores notoriamente inferiores ao preo corrente dos servios prestados; IV existncia de atos qualificados em Lei como crimes ou contravenes ou que, mesmo sem esta qualificao, sejam praticados com dolo, fraude ou simulao, atos esses evidenciados pelo exame de livros e documentos do sujeito passivo, ou apurados por quaisquer meios diretos ou indiretos; V no prestar o sujeito passivo, aps regularmente intimado, os esclarecimentos exigidos pela fiscalizao, prestar esclarecimentos insuficientes ou que no meream f, por inverdicos ou falsos; VI exerccio de qualquer atividade que constitua fato gerador do imposto, sem se encontrar o sujeito passivo devidamente inscrito no rgo competente; VII servios prestados sem a determinao do preo ou a ttulo de cortesia. 1 O arbitramento referir-se-, exclusivamente, aos fatos ocorridos no perodo em que se verificarem os pressupostos mencionados nos incisos deste artigo. 2 O lanamento decorrente de arbitramento ser realizado mediante procedimento administrativo regular e prevalecer at que, atravs de avaliao contraditria, venha a ser modificado em razo de deciso processual. 3 Para o arbitramento sero considerados entre outros elementos ou indcios: I os lanamentos de estabelecimentos semelhantes; II as peculiaridades inerentes atividade exercida;

III fatos ou aspectos que exteriorizem a situao econmico-financeira do sujeito passivo; IV preo corrente dos servios oferecidos poca a que se referir apurao; V valor dos materiais empregados na prestao de servios e outras despesas tais como salrios e encargos, alugueis, instalaes, energia, comunicaes e assemelhados. 4 Do imposto resultante do arbitramento sero deduzidos os pagamentos realizados no perodo. Art. 23. No sendo possvel apurar a renda bruta do empreiteiro, a mesma ser arbitrada e calculada de acordo com a rea construda e 40% (quarenta por cento) do valor encontrado, servir de base para o clculo do imposto. Pargrafo nico. No ser fornecido o habite-se sem que o interessado apresente a prova de quitao do imposto devido pelo empreiteiro.

SUBSEO III DA ALQUOTA


Art. 24. As alquotas do Imposto sobre servios de qualquer natureza so: I 2% (dois por cento), para os subitens 4.01 ao 4.23, 5.01 ao 5.09, 8.01, 8.02, 9.01 ao 9.03, 10.01, 17.18 e 33.01 da lista de servios; II 3% (trs por cento), para os subitens 7.02, 7.04, 7.05, 7.15, 7.17 e 7.19 da lista de servios; III 5% (cinco por cento), para os demais subitens da lista de servios.

SUBSEO IV DO LANAMENTO
Art. 25. O lanamento do imposto se far: I por homologao, mediante recolhimento pelo sujeito passivo do imposto correspondente s operaes tributadas em cada ms, independente de qualquer aviso, notificao ou prvio exame da autoridade administrativa; II de ofcio: a) atravs de auto de infrao; b) na hiptese de contribuinte sujeito a taxao fixa; c) nos casos de responsabilidade solidria. Art. 26. Poder o contribuinte fazer a comprovao da inexistncia de movimento econmico, com documentao hbil, a critrio da Fazenda Municipal, na forma e prazos definidos em Regulamento. Art. 27. O imposto ser recolhido conforme dispuser Regulamento.

SUBSEO V DOS REGIMES DE PAGAMENTO DO IMPOSTO


Art. 28. O contribuinte ou responsvel sujeito ao lanamento por homologao far o recolhimento do imposto de conformidade com os seguintes regimes: I regime de apurao mensal; II regime de estimativa. Art. 29. O imposto dever ser calculado e recolhido pelo prprio contribuinte ou responsvel, mensalmente, em se tratando de regime de apurao mensal. Pargrafo nico. O prazo para a homologao do clculo e recolhimento de 05 (cinco) anos, contados da data da ocorrncia do fato gerador, salvo se comprovada a existncia de dolo, fraude ou simulao. Art. 30. O valor do imposto poder ser fixado ainda, por determinao da autoridade competente, a partir de uma base de clculo estimada, nos seguintes casos:

I. quando se tratar de atividade exercida em carter provisrio; II. quando se tratar de contribuinte de rudimentar organizao; III. quando o contribuinte no tiver condies de emitir documentos fiscais ou deixar de emiti-los com regularidade; IV. quando se tratar de contribuinte ou grupo de contribuintes cuja espcie, modalidade ou volume de negcios ou de atividades aconselhe, a exclusivo critrio da autoridade competente, tratamento fiscal especfico; 1 No caso do inciso I deste artigo, considera-se de carter provisrio as atividades cujo exerccio seja de natureza temporria e estejam vinculadas a fatores ou acontecimentos ocasionais ou excepcionais. 2 Na hiptese do pargrafo anterior, o imposto dever ser pago antecipadamente sob pena de inscrio em Dvida Ativa e imediata execuo judicial. Art. 31. A fixao da estimativa levar-se- em considerao conforme o caso: I. as informaes fornecidas pelo contribuinte e outros elementos informativos a critrio da autoridade fiscal; II. o tempo de durao e a natureza do acontecimento ou da atividade; III. o preo corrente dos servios, bem como o total das despesas do contribuinte, tais como gua, energia eltrica, telefone, alugueis, salrios e encargos; IV. o volume de receitas em perodos anteriores e sua projeo para os perodos seguintes, podendo ser tomadas como base de clculo as receitas de outros contribuintes de idntica atividade; V. a localizao do estabelecimento. 1 O montante do imposto assim estimado ser parcelado para recolhimento em prestaes mensais. 2 Findo o perodo fixado pela administrao, para o qual se fez a estimativa, ou deixando o sistema de ser aplicado por qualquer motivo, ou a qualquer tempo, sero apurados o preo real dos servios e o montante do imposto efetivamente devido pelo sujeito passivo no perodo considerado. 3 Verificada qualquer diferena entre o montante recolhido e o apurado, ser ela, recolhida dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do encerramento do perodo considerado, e independentemente de qualquer iniciativa fiscal, quando favorvel ao fisco. 4 O enquadramento do sujeito passivo no regime de estimativa, a critrio da Fazenda Municipal, poder ser feito individualmente, por categoria de estabelecimentos ou por grupo de atividades. Art. 32. Os contribuintes abrangidos pelo regime de estimativa sero notificados, devendo recolher mensalmente o imposto estimado pela Prefeitura. 1 Fica reservado ao contribuinte o direito de reclamao, no prazo de 20 (vinte) dias, a contar do recebimento da notificao. 2 A impugnao dever mencionar, obrigatoriamente, o valor que o interessado reputar justo, assim como os elementos para sua aferio. Art. 33. O fisco poder, a qualquer tempo: I. rever valores estimados. II. suspender ou cancelar a aplicao do regime de forma geral, parcial ou individual. Art. 34. Os contribuintes sujeitos ao regime de estimativa podero ser dispensados do cumprimento de obrigaes acessrias, a critrio da autoridade competente.

SEO II DAS OBRIGAES ACESSRIAS


Art. 35. Dever o contribuinte, ainda que isento ou imune, emitir nota fiscal de servios, e quando for o caso, nota fiscal de servios simplificada, cupom fiscal, mapa de ocupao e outros documentos previstos em Regulamento, bem como, escriturar os livros de registro de notas fiscais, termos de ocorrncia, registro de impresso de documentos fiscais, formulrios, e outros documentos necessrios ao

registro, controle e fiscalizao dos servios ou atividades tributveis, alm da Inspetoria Fiscal Municipal poder exigir do sujeito passivo a apresentao de quaisquer declaraes de dados ou outros documentos que entender necessrio. 1 Os modelos de documentos, cupons e livros fiscais, a forma e o prazo de sua emisso e escriturao, bem como as disposies sobre dispensa ou obrigatoriedade de manuteno, sero estabelecidas em Regulamento ou em normas complementares expedidas pelo Departamento de Finanas. 2 Nos casos em que a prestao de servios esteja desonerada do pagamento do imposto em decorrncia de imunidade ou iseno ou em que tenha sido atribuda outra pessoa a responsabilidade do pagamento do imposto, a circunstncia deve ser mencionada no documento fiscal, indicando-se o dispositivo da legislao que autorizou a desonerao. 3 Os documentos, os impressos de documentos, os livros das escritas fiscal e comercial, os programas e arquivos magnticos so de exibio obrigatria ao fisco, devendo ser conservados pelo prazo estabelecido na legislao tributria. 4 O contabilista ou escritrio de contabilidade regularmente inscrito no cadastro mobilirio, poder manter sob sua guarda livros e documentos fiscais de seus clientes, desde que cientificada a Diviso de Inspetoria Fiscal da Prefeitura atravs do Documento de Inscrio Cadastral, devendo coloclos disposio da fiscalizao quando por ela solicitados. 5 Dever o tomador ou intermedirio dos servios, a quem a lei impe o dever de efetuar a reteno do imposto na fonte, manter escriturao fiscal prevista em Regulamento, para fins de registro, controle e fiscalizao dos servios prestados e tributos recolhidos. Art. 36. O estabelecimento grfico, quando confeccionar impressos para fins fiscais, deles deve fazer constar a sua firma ou denominao, endereo e nmero da inscrio municipal, bem como a data, quantidade de cada impresso e a autorizao expedida pela Diviso de Inspetoria Fiscal do Municpio. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se tambm ao contribuinte que confeccione seus prprios impressos para fins fiscais. Art. 37. No sero considerados para efeitos fiscais referentes excluso de penalidades, os editais de extravio publicados, que tratarem de simples comunicados a praa, relativos aos documentos fiscais de apresentao obrigatria ao fisco, em especial notas fiscais de servios, emblocadas ou no, utilizadas ou no, exceto nos casos em que se tenha a prova fundamentada em boletim de ocorrncia, ou ainda, por motivo de fora maior ou caso fortuito, devidamente comprovado. Pargrafo nico. Os editais de extravio de documentos fiscais, devero ser publicados por uma vez em jornal de circulao local e o fato deve ser comunicado Diviso de Inspetoria Fiscal, no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps a sua ocorrncia, para o fim de reconstituio da escrita fiscal, nos termos do Regulamento.

CAPTULO VI
DO REGIME ESPECIAL
Art. 38. Em casos especiais e para facilitar ou compelir observncia da legislao tributria, as autoridades fiscais podero determinar, a requerimento do interessado ou de ofcio, a adoo de regime especial para o cumprimento das obrigaes fiscais seja de natureza principal e/ou acessria.

CAPTULO VII
DAS INFRAES E PENALIDADES SEO I DOS EFEITOS DO NO PAGAMENTO DO CRDITO TRIBUTRIO
Art. 39. Sem prejuzo das demais medidas administrativas e judiciais cabveis, a falta ou atraso no pagamento do imposto implicar na cobrana dos seguintes acrscimos:

I multa de mora de 2% (dois por cento) at o dcimo quinto dia do vencimento, de 10% (dez por cento) do dcimo sexto ao trigsimo dia do vencimento e 20% (vinte por cento) aps o trigsimo dia do vencimento, sobre o valor do tributo; II juros de mora de 1% (um por cento) ao ms, calendrio ou frao; III atualizao monetria calculada mediante a aplicao dos coeficientes aprovados pelo Governo Federal, para a atualizao do valor dos crditos tributrios. Pargrafo nico. Ajuizada a dvida, sero devidos, tambm, custas e honorrios advocatcios, nos termos da legislao prpria.

SEO II DAS INFRAES PELO DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAO TRIBUTRIA PRINCIPAL


Art. 40. Verificando-se, mediante ao fiscal, omisso no dolosa de pagamento do imposto, ser expedida contra o infrator notificao preliminar para que, no prazo de 20 (vinte) dias, regularize a situao, lavrando-se, cumulativamente, auto de infrao correspondente a 100% do valor do tributo apurado, nunca inferior a 5 (cinco) Unidades Fiscais do Municpio. 1 O auto de infrao de que trata o presente artigo, atendidos os prazos e condies estipulados, ter o desconto de 100% (cem por cento), se regularizada a situao no prazo de 20 (vinte) dias e 50% (cinqenta por cento) se regularizada a situao dentro do prazo de 30 (trinta) dias da intimao. 2 Perder os descontos previstos o contribuinte que se recusar a receber a notificao preliminar, dela no tomando conhecimento, caso em que a mesma ser entregue, certificando o Agente Fiscal que o mesmo se recusou a receb-la. 3 No caber notificao preliminar, devendo o sujeito passivo ser imediatamente autuado: I quando for encontrado no exerccio de atividade sem a prvia inscrio, ou tenha cometido qualquer outra infrao a legislao tributria do Municpio, capaz de elidir total ou parcialmente o pagamento do tributo; II quando sonegar imposto, por meio de artifcio doloso, fraude ou simulao; III quando houver provas de tentativa para eximir-se ou furtar-se ao pagamento do tributo; IV quando incidir em nova falta de que poderia resultar evaso de receita, antes de decorrido um ano, contado da ltima notificao preliminar. Art. 41. Verificando-se, mediante ao fiscal, o cometimento de infrao a legislao tributria capaz de elidir total ou parcialmente o pagamento do imposto, aps regular apurao e desde que no fique provada a existncia de dolo ou fraude, ser lavrado contra o infrator auto de infrao correspondente a 50% do valor do tributo atualizado monetariamente, nunca inferior a 5 Unidades Fiscais do Municpio. Art. 42. O tomador ou intermedirio dos servios que deixar de efetuar a reteno, nos casos previstos em lei, ser penalizado com multa correspondente a 50% do valor do tributo atualizado monetariamente, nunca inferior a 5 Unidades Fiscais do Municpio. Art. 43. Verificando-se, mediante ao fiscal, a sonegao do imposto por meio de artifcio doloso, fraude ou simulao, ser lavrado contra o infrator auto de infrao correspondente a 100% do valor do tributo, atualizado monetariamente, nunca inferior a 10 Unidades Fiscais do Municpio. Art. 44. O tomador ou intermedirio dos servios que efetuar a reteno do imposto na fonte, nos casos previstos em lei, e no recolher aos cofres municipais, ou recolher a menor, ser penalizado com multa correspondente a 100% do valor do tributo, atualizado monetariamente, nunca inferior a 10 Unidades Fiscais do Municpio. Art. 45. Considera-se consumado o dolo, a fraude e a simulao, mesmo antes de vencidos os prazos para o cumprimento das obrigaes tributrias.

Art. 46. Salvo prova inequvoca feita em contrrio, presume-se o dolo em qualquer das circunstncias a seguir enumeradas ou em outras anlogas: I contradio evidente entre os livros e documentos da escrita fiscal e os elementos das declaraes e guias apresentadas s reparties municipais; II manifesto desacordo entre os preceitos legais e regulamentares no tocante s obrigaes tributrias e a sua aplicao por parte do contribuinte ou responsvel; III remessa de informes ou comunicaes falsas ao fisco, com respeito aos fatos tributrios e base de clculo de obrigaes tributrias; IV omisso de lanamento nos livros, fichas, declaraes, guias e demais documentos exigidos de bens e atividades que constituam fatos imponveis de obrigaes tributrias. Art. 47. Se o interessado interromper os pagamentos das prestaes do parcelamento, conforme definido em Regulamento, ser incorporada ao saldo devedor a reduo da penalidade autorizada nos termos do artigo 40 1, corrigida monetariamente.

SEO III DAS INFRAES PELO DESCUMPRIMENTO DE OBRIGAO TRIBUTRIA ACESSRIA


Art. 48. passvel de multa at 10 (dez) Unidades Fiscais do Municpio, o contribuinte ou responsvel que: I deixar de emitir documento fiscal, para cada nota fiscal ou outro documento exigido no emitido, independente do seu valor; II adulterar, viciar ou falsificar documento fiscal; utilizar documento fiscal falso ou documento fiscal em que o respectivo impresso tenha sido confeccionado sem autorizao fiscal ou que tenha sido confeccionado por estabelecimento grfico diverso do indicado, para cada nota fiscal ou outro documento utilizado, independente do seu valor; III utilizar documento fiscal com numerao e/ou seriao em duplicidade ou emitir documento fiscal que consigne valores diferentes nas respectivas vias, para cada nota fiscal ou outro documento utilizado, independente do seu valor; IV emitir documento fiscal que consigne importncia inferior ao valor da prestao de servio, para cada nota fiscal ou outro documento emitido, independente do seu valor; V extraviar, perder, inutilizar ou permanecer documento fiscal fora do estabelecimento prestador de servios, em local no autorizado, para cada nota fiscal ou outro documento, independente do seu valor; VI no colocar disposio da autoridade fiscalizadora, dentro dos respectivos prazos, os documentos fiscais solicitados; VII utilizar documento inbil ou diverso do institudo pela legislao tributria; VIII deixar de escriturar documento relativo prestao de servio em livro fiscal, ou deixar de registrar documento em meio magntico, para cada nota fiscal ou outro documento no escriturado; IX deixar de elaborar documento auxiliar de escriturao fiscal, quando previsto na legislao ou no exibir ao fisco, por documento; X adulterar, viciar ou falsificar livro fiscal, por livro fraudado; XI atrasar escriturao de livro fiscal, por ms ou frao de ms em atraso e por livro; XII no possuir livro fiscal ou utiliz-lo sem prvia autorizao e autenticao na repartio competente, por livro faltante ou utilizado sem autorizao e autenticao; XIII no colocar disposio da autoridade fiscalizadora livro fiscal, por livro; XIV iniciar atividade ou praticar ato sujeito taxa de licena, antes da concesso desta; XV deixar de fazer a inscrio no Cadastro Fiscal da Prefeitura; XVI apresentar ficha de inscrio fora do prazo legal ou regulamentar; XVII deixar de comunicar, dentro dos prazos previstos, as alteraes ou baixas que impliquem em modificao ou extino dos fatos anteriormente gravados; XVIII deixar de remeter Prefeitura, em sendo obrigado a faz-lo, documento exigido por Lei ou Regulamento;

XIX negar-se a prestar informaes ou, por qualquer outro modo, tentar embaraar, iludir, dificultar ou impedir a ao dos agentes do fisco a servio dos interesses da Fazenda Municipal; XX recolher parcela de estimativa em valores inferiores ao fixado, sem autorizao da fiscalizao; XXI usar sistema de processamento de dados ou qualquer outro, para emisso de documento fiscal ou escriturao de livro fiscal, sem prvia autorizao do fisco; XXII confeccionar, para si ou para terceiros, livros fiscais ou impressos fiscais sem prvia autorizao do fisco; XXIII rasurar livros, documentos ou impressos fiscais, por rasura; XXIV deixar de cumprir qualquer outra obrigao acessria estabelecida nesta Lei ou em Regulamento a ele referente. Pargrafo nico. Ressalvados os casos expressamente previstos, a imposio de multa para uma infrao no exclui a aplicao de penalidade fixada para outra, acaso verificada, nem a adoo das demais medidas fiscais cabveis. Art. 49. Na imposio de multa, e para gradu-la em seus nveis mnimo, mdio ou mximo, sero levados em conta os seguintes fatores: I gravidade da infrao; II circunstncias atenuantes ou agravantes; III antecedentes do infrator com relao s leis municipais. Art. 50. As multas de que trata o art.48, sero aplicadas sem prejuzo de outras penalidades por motivo de fraude ou sonegao de tributos. Art. 51. A multa imposta pelo descumprimento de obrigao tributria acessria poder ser, conforme disposto em Regulamento, reduzida ou exonerada, por deciso fundamentada da autoridade competente, para atender a circunstncias e particularidades do caso concreto, levando-se em conta a gravidade da infrao cometida e as condies econmicas e sociais do infrator, acompanhada sempre, sendo caso, do pagamento do imposto devido.

CAPTULO VIII
DAS DISPOSIES FINAIS
Art. 52. Salvo disposio expressa em contrrio, os prazos fixados nesta lei contam-se em dias corridos, excluindo-se o dia do incio e incluindo-se o do vencimento. Pargrafo nico. A contagem dos prazos s se inicia e o seu vencimento somente ocorre em dia de expediente normal da repartio, assim entendido o que exercido no horrio habitual. Art. 53. Fica o Municpio autorizado a celebrar convnios com os rgos representativos de classe, devidamente constitudos por lei federal especfica, no que tange s informaes referentes registro ou matrcula, nome e endereo e outras no interesse da fiscalizao municipal. Art. 54. As convenes entre particulares, relativas responsabilidade pelo cumprimento de obrigaes ou encargos tributrios no se opem Fazenda Municipal. Art. 55. Poder a Administrao Municipal exigir dos tomadores ou intermedirios de servios estabelecidos no Municpio que mantenham, em cada um de seus estabelecimentos, escrito fiscal destinado ao registro dos servios contratados, ainda que no haja obrigatoriedade de reteno na fonte do ISSQN, alm de poder exigir a apresentao de quaisquer declaraes de dados, informaes ou outros documentos que entender necessrio. Art. 56. Sempre que necessrio adequar o documentrio fiscal exigido pela legislao tributria municipal s novas tecnologias desenvolvidas, o Poder Executivo o far atravs de Regulamento.

Art. 57. O contribuinte que procurar a repartio fiscal, antes de qualquer procedimento do fisco, para sanar irregularidades relacionadas com o cumprimento de obrigao pertinente ao imposto, fica a salvo das penalidades previstas, desde que a irregularidade na obrigao principal ou acessria seja sanada no prazo cominado. Art. 58. Ser tributado mediante a aplicao da alquota de 2% sobre o respectivo preo, os servios previstos no subitem 16.01 da lista, quando prestados por concessionrio de servios pblicos de transporte coletivo de passageiros. Art. 59. O sujeito passivo que explorar servios com alquotas diferenciadas, ser tributado pela alquota mais elevada, salvo se manter as operaes escrituradas em separado, de forma a possibilitar a tributao mista. Art. 60. O Departamento de Finanas, por seu titular ou por delegao, poder expedir instrues normativas, objetivando disciplinar a aplicao da legislao tributria. Art. 61. Em caso de omisso da presente Lei Complementar, aplicar-se-o subsidiariamente as normas constantes da Lei Complementar n 002, de 17 de dezembro de 1.990 e suas alteraes. Art. 62. O caput do art. 275 da Lei Complementar n 002, de 17 de dezembro de 1.990, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 275. passvel de multa at 10 (dez) Unidades Fiscais do Municpio, o contribuinte ou responsvel que: ....................................... Art. 63. O art. 341 da Lei Complementar n 002, de 17 de dezembro de 1.990, passa a vigorar com seguinte redao: Art. 341. Juntada a impugnao ao processo, ou formado esse, se no houver, o mesmo ser encaminhado ao autor do ato impugnado, que apresentar rplica s razes da impugnao, dentro do prazo de 20 (vinte) dias. Art. 64. Ficam revogadas as disposies em contrrio, especialmente os artigos 26, 46, 84 ao 114 e 1 do art. 309 da Lei Complementar n 002, de 17 de dezembro de 1.990; a Lei Complementar n 078, de 30 de dezembro de 1.999; a Lei Complementar n 088, de 19 de dezembro de 2000 e a Lei Complementar n 89 de 29 de dezembro de 2.000. Art. 65. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao. Prefeitura Municipal de Taubat, aos 28 de outubro de 2003, 358 da elevao de Taubat categoria de Vila e 363 da fundao do Ncleo Urbano de Taubat, por Jacques Flix.

JOS BERNARDO ORTIZ PREFEITO MUNICIPAL

Publicada na rea Tcnico Legislativa, aos 28 de outubro de 2003.

MARIA ADALGISA MARCONDES CORRA RESP. PELA GERNCIA DA REA TCNICO LEGISLATIVA

También podría gustarte