Está en la página 1de 2

www.aquario.com.

br

www.aquario.com.br

Local para instalao


Figura 1

Para achar o melhor ponto de instalao da antena segure o celular na palma da mo e ande pelo local previamente escolhido, sempre olhando no indicador de sinal do aparelho celular. O lugar ideal para fazer a instalao ser onde constatar maior nvel de sinal.

CF-2117
Antena Celular 2100 MHz 17 dBi
Manual de Instalao

Figura 2

Caso no obtenha nenhuma indicao de sinal proceda da seguinte forma: Baseando-se na figura 1, conecte uma das pontas do cabo coaxial antena e a outra ao kit adaptador. Conecte o kit adaptador ao celular. Ligue o aparelho. Segure a antena, girando-a lentamente at obter o sinal da torre transmissora (ERB). Se o sinal recebido for suficiente para o funcionamento normal do aparelho marque o local e inicie a instalao definitiva. Caso no se obtenha nenhum sinal, escolha outra rea e refaa todos os passos.

Especificao Tcnica
A CF-2117 uma antena externa para para recepo de sinal de celular. Produzida com a melhor tecnologia disponvel no mercado e a garantia de excelncia que s a Aqurio capaz de oferecer, ela proporciona comodidade e segurana nas ligaes, viabilizando o sinal sempre que voc precisa. O celular conectado antena atravs do cabo de descida e adaptador. Operando na frequncia de 2.100 MHz, o uso dessa antena indicado para tecnologia 3G.
Frequncia VSWR Ganho Relao Frente/Costas Conector Impedncia nominal qE qH Peso Medidas N de elementos Polarizao 1920 - 2165 GHz < 1.5:1 17dBi 23dB2dB N Fmea 50W 27 30 720g 930 mm 20 Linear vertical

Instalao definitiva
Escolhido o ponto de instalao da antena, fixe-a no mastro, deixando sempre os elementos na vertical em relao ao solo. Para a fixao siga o passo a passo de montagem no incio deste manual

Diagramas de Irradiao

Diagrama de VSWR

Ateno: Cuide para que o cabo coaxial no sofra deformaes, compresses, traes, tores ou cortes. Lembre-se: quanto mais reto ele ficar melhor ser a qualidade de sinal, portanto, evite dobras ou curvas fechadas ao fazer a instalao.

KIDASEN IND. E COM. DE ANTENAS LTDA.


Av. Sincler Sambatti, 9479 CEP 87055-405 Maring - PR Fone: 44 3261-7300 Fax: 0800 44 1515 S.A.T. - Servio de Atendimento Tcnico Fone: 0800 44 8000

www.aquario.com.br

Montagem

Dicas de Instalao
Ao instalar a antena CF-2117 procure afast-la ao mximo de rvores, prdios, outras antenas ou qualquer estrutura que possa interferir na boa recepo do sinal. Antes de conectar o cabo na antena, mea a continuidade do cabo com um multmetro para verificar se no existem interrupes ou curtos-circuitos. O mesmo procedimento recomendado para os kits adaptadores. Se houver pelo menos uma barra de sinal com a antena do prprio aparelho no local da instalao so excelentes as chances de que o sistema funcione perfeitamente. Se ao conectar a antena ao aparelho o sinal recebido cair, substitua o kit adaptador e/ou cabo coaxial porque deve ter ocorrido algum dano na instalao.

Dvidas Frequentes 1. A antena no tem sinal suficiente aps a


instalao. Qual o problema? Refaa todos os procedimentos de instalao, prestando muita ateno em cada etapa. Verifique se o cabo coaxial e o kit adaptador esto funcionando perfeitamente. Se mesmo assim no obtiver resultado, provavelmente ir precisar de uma antena de maior ganho.

7.

Fixe a antena ao mastro por meio das duas hastes U que acompanham o produto. Coloque as arruelas e porcas e fixe o conjunto com auxlio de uma chave de boca.

1.

2.

Conecte o cabo coaxial antena. Passe cola de silicone por toda a conexo (conector da antena e conector do cabo) e aguarde secar. Vede com fita de autofuso para evitar infiltraes.

3. Conecte a outra extremidade do cabo coaxial


ao kit adaptador do celular em uso e este ao aparelho.

2. A Aqurio fornece cabos com 10m e 15m. Pode-se usar cabos maiores? Em casos especficos sim. Por exemplo, se o sinal barrado por obstculos, aumentar o comprimento do cabo pode ser uma boa soluo, desde que se utilize o cabo grosso RGC-213. No entanto, vale lembrar que quanto maior o comprimento do cabo, maior ser a perda de sinal. 3. Se a antena pra de funcionar de uma hora
para outra, o que pode estar acontecendo? Isso pode ocorrer se houver infiltrao de gua no cabo coaxial. Nesse caso, necessrio troclo e vedar as conexes com pasta de silicone. Outra opo ter ocorrido uma mudana na configurao das estaes rdio-base, tais como potncia e ganho da antena. Se for isso, a soluo procurar outro ponto de instalao e/ ou usar uma antena de maior ganho.

O celular no deveria aumentar mais de uma barra de indicao de recepo depois da instalao da CF-2117? Em geral, o nvel de sinal recebido de um celular varia de -113 dBm a 50 dBm, o que implica em uma faixa de 63 dB. Normalmente, temse cinco barras indicadoras de recepo no aparelho, o que resulta, em uma indicao linear de, aproximadamente, 12 dB para cada barra. Como a antena propicia um ganho de 17 dB, est correto o aumento de apenas uma barra de recepo. H casos em que se tem uma barra de indicador de sinal antes de instalar a antena e depois a escala cheia. Por que? Este um caso tpico de rea de sombra. O aparelho est em um lugar onde o sinal fraco, provavelmente devido a algum obstculo prximo e a instalao da antena externa consegue transpor esse obstculo. Resultado: o sinal recebido muito mais forte e desta maneira, o ganho apresentado no somente o da antena, mas tambm o ganho em funo da intensidade de sinal.

8.

4. Gire lentamente o mastro apontando a antena


na direo da torre de transmisso. O indicador de sinal do telefone celular serve de parmetro. Quanto maior for o nmero de barras de sinal na tela do aparelho, mais forte ser o sinal recebido e, portanto, melhor ser a comunicao.

Adaptadores
Para melhor desempenho da antena utilize somente cabos de descida e adaptadores Aqurio, que so produzidos em equipamentos de preciso, com cabo coaxial de alta performance e conectores de primeira linha, garantindo excelente conectividade, sem perda de sinal. A Aqurio ajuda voc a escolher o Kit ideal para o seu aparelho. s consultar nosso site (www. aquario.com.br) e escolher a opo Kit Celular. Seguindo os 3 passos pedidos pelo sistema voc ter a informao sobre o adaptador certo e o cabo de descida indicados.

9. Se a antena estiver devidamente instalada,


houver indicao de sinal mas, no seja possvel completar as ligaes. Nesse caso o que pode estar ocorrendo? H duas possibilidades: ou o sinal captado de uma operadora diferente da qual o aparelho celular est habilitado; ou o sinal captado um sinal refletido e no direto. A segunda hiptese a mais provvel. Como a ERB (torre de celular) opera com potncia bem mais elevada, em relao aos equipamentos portteis, pode acontecer do sinal refletir em algum obstculo e chegar at o porttil. Este, porm, por operar com nvel menor de potncia, no consegue devolver o sinal pelo mesmo percurso. Nesse caso, deve-se redirecionar a antena procurando um ponto melhor para estabelecer o enlace de voz, mesmo que a indicao de sinal recebido seja menor. Procure sempre localizar a ERB e apontar a antena diretamente para ela.

5.

Uma vez direcionada a antena, trave o mastro.

6. Prenda o cabo coaxial ao mastro com auxlio


de abraadeiras de plstico ou fita isolante.

4.

Opcionais
KITS CABOS PR-MONTADOS
Kit Celular RGC-058 10 metros

Esta antena pode ser usada em embarcaes? Sim, mas como a embarcao est em constante movimento, necessrio direcionar a antena todo o tempo para procurar o melhor sinal.

CF-210

5. Como proceder para ligar esta antena em outro aparelho celular? Basta adquirir um kit adaptador especfico para o outro aparelho. 6. A CF-2117 serve para quais operadoras?
A antena independe da operadora. Ela projetada para operar de 1,92 a 2,16 GHz, compreendendo assim as bandas C, D e E.

REFLETOR PLANO
Kit Celular RGC-213 15 metros

CF-215

A antena compatvel com vrios modelos de celular, desde que estejam na mesma freqncia. Na troca de aparelho verifique o adaptador compatvel.

También podría gustarte