Está en la página 1de 8

BAIXA VISO: A definio complexa devido a variedade e intensidade de comprometimento das funes visuais.

. Essas funes englobam desde a simples percepo de luz at a reduo da acuidade e do campo visual que interferem ou limitam a execuo de tarefas e o desempenho geral. (MEC)

NISTAGMO

O termo nistagmo usado para descrever os movimentos oculares oscilatrios, rtmicos e repetitivos dos olhos. um tipo de movimento involuntrio dos globos oculares, geralmente de um lado para o outro e que dificulta muito o processo de focagem de imagens. Os movimentos podem ocorrer de cima para baixo ou at mesmo em movimentos circulares e podem surgir isolados ou associados a outras doenas. Os nistagmos variam de caso a caso e podem ser classificados de acordo com a manifestao clnica. Os principais tipos so: fisiolgico, congnito, spasmus nutans, nistagmo do olhar, nistagmo vestibular, nistagmo por distrbio neurolgico, nistagmo voluntrio e nistagmo histrico. Em geral, provocam incapacidade de manter fixao estvel e significativa ineficincia visual, especialmente para viso distncia. Estima-se que os nistagmos afetam 1 a cada 1000 nascidos vivos .As oscilaes do nistagmo um ou ambos os olhos, em uma ou todas as posies . O nistagmo congnito raramente surge logo ao nascimento e mais frequente entre 8 e 12 semanas de vida. Se no for detectado nos primeiros meses de vida, deve ser um nistagmo adquirido. Causas: O nistagmo peditrico difere muito do nistagmo iniciado na fase adulta. Na infncia, o nistagmo pode ter causas relacionadas a um defeito do olho ou na relao de comunicao entre o olho e o crebro. ainda associado a catarata, glaucoma, desordens de retina, albinismo e em pacientes com sndrome de Down. Alguns tipos de nistagmo podem ser hereditrios; outros de causa desconhecida. O nistagmo adquirido, que se desenvolve ao longo da vida, pode ser o sintoma de esclerose mltipla ou associado leso neurolgica aguda nas vias motoras oculares localizadas no tronco cerebral ou cerebelo, labirintites, maculopatias entre outras

doenas. Tratamentos: Em crianas, importante um apoio educacional adequado com o objetivo de melhor o processo de focalizao de imagens e se fazer um bom condicionamento visual. Indica-se boa ergonomia de ambientes de casa, aumento de letras em computadores e ainda um trabalho especfico voltado para esse problema. A teraputica para o nistagmo ainda limitada atualmente, mas muito pode ser feito para melhor a viso de quem tem esse problema. Pode-se recorrer ortptica (ocluso alternada), tratamento ptico (com uso de prismas) para corrigir o mau posicionamento da cabea, mudana dos culos por lentes de contato (para prevenir outros problemas oftalmolgicos). H ainda o tratamento medicamentoso, que tem substncias estimuladoras do sistema neurotransmissor inibitrio ou depressoras do sistema neurotransmissor excitatrio. Novos estudos existem com aplicao da toxina botulnica, mas sem resultados comprovados at o momento. J o tratamento cirrgico do nistagmo objetiva a melhoria da acuidade visual atravs de procedimentos especficos nos msculos dos olhos.Existem sirurgias corretivas para nistagmo, usando eltromas de polaridades diferentes que so inseridos na rbita e atrao magntica estabiliza o movimento do globo ocular,porm esta cirurgia s realizada em adultos. Fonte: http://www.portaldaoftalmologico.com.br/

PROPOSTA PEDAGGICA AO ALUNO COM BAIXA VISO

O trabalho com alunos com baixa viso baseia-se no princpio de estimular a utilizao plena do potencial de viso e dos sentidos remanecentes, bem como na superao de dificuldades e conflitos emocionais (MEC).

- Ensine a criana e o jovem sobre sua deficincia e sobre o que eles podem ver ou no poder ver bem. - Os alunos com baixa viso devero trabalhar olhando para os objetos e para as pessoas (algumas crianas apresentam comportamento de cegos, olham para o vazio. Pea para que olhe o objeto ou pessoa em questo).

- Ajude-o a desenvolver comportamentos e habilidades para participar de brincadeiras e recreaes junto com os colegas, facilitando o processo de socializao e incluso. - Oriente o uso de contraste claro e escuro entre os objetos e seu fundo. - Estimule o aluno a olhar para aspectos como cor, forma e encoraje-o a tocar nos objetos enquanto olha. - Lembre-se que o uso prolongado da baixa viso pode causar fadiga. - Seja realista nas expectativas do desempenho visual do estudante, encorajando-o sempre ao progresso. - Encoraje a coordenao de movimentos com a viso, principalmente das mos. - Oriente o estudante a procurar recursos como o computador pois, ele se cansar menos e aumentar sua independncia. Pense nos estudantes com baixa viso como pessoas que vem. - Use as palavras olhe e veja livremente. - Esteja ciente da diferena entre nunca ter tido boa viso e t-la perdido aps algum tempo. - Compreenda que o sentido da viso funciona melhor em conjunto com os outros sentidos. - Aprenda a ignorar os comentrios negativos sobre as pessoas com baixa viso. D-lhe tempo para olhar os livros e revistas, chamando a ateno para os objetos familiares. Pea-lhes para descrever o que v. - Torne o olhar e ver uma situao agradvel, sem pressionar. OBS: Deve-se evitar fazer tudo pela criana com baixa viso para que ela no se canse ou se machuque. Ela deve ser responsvel pelas prprias aes. NO PTICOS PARA BAIXA VISO Os recursos no pticos so aqueles que melhoram a funo visual sem o auxlio de lentes ou promovem a melhoria das condies ambientais ou posturais para a realizao das tarefas. Os meios para que se consiga esta melhora so: - Trazer o objeto mais prximo do olho, o que aumenta o tamanho da imagem percebida (ou seja, deixe a criana aproximar o objeto do rosto ou aproximar-se para observar algo, como por exemplo, a lousa ou a TV); - Aumentar o tamanho do objeto para que ele seja percebido. CARACTERSTICAS DE MATERIAL IMPRESSO PARA BAIXA VISO - Desenhos sem muitos detalhes (muitos detalhes confundem); - Uso de maisculas; - Usar o tipo (letra) Arial; - Tamanho de letra em torno de 20 a 24 (ou seja, ampliada); - Usar entrelinhas e espaos; - Cor do papel e tinta (contraste). FORMAS DE AMPLIAO

- Fotocopiadora; - Computador; - Ampliao mo: a mais utilizada e deve seguir requisitos como tamanho, espaos regulares, contraste, clareza e uniformidade dos caracteres. MATERIAIS - Lpis 6B e/ou caneta hidrogrfica preta; - Cadernos com pautas ampliadas ou reforadas; - Suporte para livros; - Guia para leitura; - Luminria com braos ajustveis. MAIS SUGESTES Nos CAPES pode ser encontrado o caderno com pauta ampliada (mais larga) para alunos com baixa viso; mas tambm pode ser confeccionado utilizando o prprio caderno do aluno riscando com uma caneta hidrocor preta uma linha sim, outra no. Como normalmente os cadernos encontrados hoje em dia as linhas so claras, no haver problema pois, normalmente o aluno no consegue enxergar as linhas mais clara somente as mais escuras e ele poder escrever no espao entre elas (no caso utilizando 2 linhas).

Para alguns alunos necessrio um espao maior entre as linhas; como no encontramos este tipo de caderno no mercado pode-se utilizar caderno de desenho ou encadernar um mao de sulfite, colocando capas (frente/verso) e em seguida traar as linhas mais espaadas, como no exemplo abaixo 5 cm, folha por folha (com lpis 6B) de acordo com a necessidade do aluno. As mes costumam colaborar quando orientadas neste sentido.

Caso o aluno apresente alm da baixa viso, uma dificuldade motora, pode-se utilizar de letras mveis e letras recortadas em papel para que o aluno cole-as no caderno, formando palavras, ao invs de escrever.

Para evitar o cansao de estar constantemente com o rosto sobre o caderno, pode-se utilizar um suporte para leitura encontrado em casas que trabalham com artigos para deficientes visuais. Pode ainda ser confeccionado ou ser utilizados livros, como suporte, embaixo do carderno para que este possa ficar mais elevado.

O professor pode ainda confeccionar esta grade para facilitar a escrita do aluno com baixa viso. Pode ser utilizado uma lmina de radiografia, como na foto, do tamanho da folha do caderno e

com a mesma medida das linhas ou ainda em papel carto com cores que contrastem com o fundo branco da folha do caderno. Para a leitura pode ser confeccionado no mesmo modelo, uma guia para leitura utilizando-se somente uma linha vazada e medida que o aluno vai lendo a guia vai sendo deslocada para a linha de baixo, o que evita que ele se perca durante a leitura.

O professor tambm pode se utilizar dos encartes que contm figuras grandes para trabalhar com o aluno com baixa viso para reconhecimento dos produtos e palavras conhecidas bem como com rtulos de embalagens que so utilizados em seu dia-a-dia. A medida que ele vai aprendendo a ver comear a identificar figuras cada vez menores.

O aluno pode recortar o produto que identificou visualmente e nome-lo. Posteriormente pode colocar as figuras em ordem alfabtica criando um livrinho.

Pode-se ainda trabalhar com jogos pedaggicos.

O professor dever identificar o tamanho de letra que a criana consegue enxergar para realizar as atividades, caso contrrio no se sentir motivado a realizar as tarefas. O professor deve estar atento pois este pode ser um dos motivos pela falta de interesse e indisciplina do aluno.

Nistagmo
- o movimento rtmico, oscilatrio, involuntrio de uma ou dos dois olhos. - um sinal neuro-ocular de desordem ou do sistema visual-sensorial ou do sistema culo-motor. No um diagnstico. - se a etiologia da doena est no sistema visual-sensorial, o nistagmo ser pendular com oscilaes iguais. A causa devida perda da viso bilateral, seja congnita, seja adquirida nos primeiros 3 anos de vida. - qualquer defeito na transmisso da imagem, seja por uma opacidade corneana, catarata, corioretinite, desordens dos fotorreceptores ou atrofia ptica, provoca o nistagmo. Se a etiologia no for evidente, deve-se proceder fundoscopia e/ou eletroretinografia. - se a etiologia da doena estiver no sistema culo-motor, o nistagmo do tipo em solavancos, com componentes rpidos e lentos. Freqentemente, adquirida, embora exista uma grande variedade congnita reduzindo a viso para 20/40 ou 20/60. - A variedade adquirida pode ser causada por desordem nas vias pticas, cerebelo ou ouvido interno. - A causa pode ser estabelecida pela presena de outros sintomas neurooftalmolgicos e com testes neuro-otolgicos. - O tratamento dirigido para a causa - O nistagmo freqentemente assintomtico - A viso pode ser melhorada atravs do exame do culos - Tores de cabea podem promover melhora na viso - O uso de prismas pode melhorar a viso

También podría gustarte