Está en la página 1de 2

Pag.

1 - Curso bsico de Evangelismo Pessoal

Curso Bsico de Evangelismo Parte 01


1. Definio de evangelismo
Evangelismo Pessoal a obra de falar de Cristo aos perdidos individualmente: levlos a Cristo, o Salvador (Jo 1.41,42; At 8.30).

2. A importncia do evangelismo
A importncia v-se no fato de que a evangelizao dos pecadores foi o ltimo assunto de Jesus aos seus discpulos antes de ascender ao cu. Nessa ocasio, Ele ordenou Igreja o encargo da evangelizao do mundo (Mc 16.15,19; At 1.8,9).

3. O alvo do evangelismo
O alvo trplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes. Voc j experimentou a alegria que h em ganhar uma alma para Jesus? Ganhar almas foi a suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra (Lc 19.10; 1 Tm. 1.15). Paulo, o grande homem de Deus, do Novo Testamento, tinha o mesmo alvo e viso (I Co 9.20). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus afeta exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral. Contentam-se em, comodamente sentados, ouvir os sermes, culto aps culto, enquanto os campos esto brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara em Joo 4.35.

4. A diferena entre evangelismo pessoal e evangelismo de Massa


Pessoal Massa direto, pessoal, tratamos individualmente impessoal, alcanamos uma multido. com algum. Podemos ouvir a pessoa e compreender Como alcanamos uma multido, mais melhor a sua necessidade. difcil tratar cada pessoa de acordo com sua necessidade especfica. Pode exigir de ns mais variedade na No evangelismo de massa todas as pessoas comunicao, pois cada pessoa vive so alcanamos com uma mensagem. circunstncias diferentes. Temos que ir ao encontro de cada pessoa, em As pessoas vem ao encontro do evangelista sua casa, no local do seu trabalho, as vezes, em local e hora marcada. Ex. Cruzada. as encontramos pessoas ocasionalmente na rua, etc... Ex: Jesus e a samaritana, quebrando as Ex: Jesus e o sermo do monte, com as barreiras do preconceito racial; Filipe e normas da nova religio; Paulo no Arepago, Eunuco, sinnimo de obreiro preparado para ensinando que filosofia no traz paz alma e explicar a palavra de DEUS aos necessitados. que s devemos adorar a um DEUS.

Tanto o evangelismo pessoal como o de Massa tem prs e contras. Convm lembrar que estes mtodos tm sido amplamente utilizados.

Pag. 2 - Curso bsico de Evangelismo Pessoal

fato reconhecido que muito mais fcil falar a Palavra de Deus a uma multido do que a uma s pessoa. Quem fala a um auditrio no interrompido para perguntas, apartes, argumentao, etc; j quem fala a uma s pessoa poder vir a enfrentar tudo isso. H pecadores que aceitam a mensagem da salvao sem objees e sem argumentao, mas outros apresentam escusas tais, que, se o crente no conhecer devidamente as Escrituras, ficar em situao vexatria.

5. Qual a principal mensagem a ser levada no evangelismo pessoal


No evangelismo pessoal, a doutrina principal a de salvao da alma. preciso que o crente conhea bem os textos, para apresent-los medida que a necessidade for exigindo. No um texto qualquer que vamos citar, mas aquele apropriado pura o momento, pois a Bblia tem uma mensagem adequada para cada caso, cada corao, cada circunstncia. O que preciso conhecer a Bblia e depender do Esprito Santo. Assim sendo, Deus abre a porta, guia e d a mensagem adequada e ungida pelo seu Esprito. oportuno lembrar aqui que o Esprito Santo e a Palavra de Deus jamais se contradizem. Quem se julga espiritual deve conhecer e amar a Bblia, e quem seguir a Bblia, deve andar segundo o Esprito.

6. Exemplos de algumas estratgias de evangelismo


Oferecemos aos irmos alguns exemplos de estratgias evangelsticas, que podem ser desenvolvidas por cada crente. 1- Nos lares, At. 5.42 2- Nos hospitais, Mt 25.43 3- Nas prises, Mt 25.43 4- Nas filas de nibus 5- No plpito 6- Nos bares 7- Nos restaurantes 8- Nos consultrios 9- Nos colgios e universidades, At 19.9 10- Nos conjuntos residenciais Folhetos... 11- Nas filas do INANPS e similares 12- Nos cemitrios- Dia de finados 13- Nas feiras livres 14- Nas Exposies 15- Nas Estdios e Similares Folhetos especficos 16- Ao ar livre, At 16.13 17- Atravs do Telefone 18- Atravs de postais 19- Atravs de jantares 20- Atravs de um testemunho santo 21- Atravs do Rdio, Sl 19.1,3; Jr. 22.29; Sl 26.7 22- Atravs da Televiso, Mt 10.27 23- Atravs das caixas postais 24- Atravs de cruzadas Evangelsticas, At 8.5,6 25- Com Folhetos (orao) 26- Com jornais, Is 52.7; Am 4.5; Sl. 26.7; 68.11; Mc 1.45; 7.36; 13.10 27- Com cartes de orao 28- Com bblias e Novos Testamentos 29- Com Cds 30- Com Fitas K-7 31- Com adesivos 32- Atravs da escola (Um aluno ganhando outros alunos) 33- Na beira de rios, nas praias, At 16.13-15

Continuaremos na prxima semana...

También podría gustarte