Está en la página 1de 5

Lei no Congresso dos EUA pode destruir a internet livre; entenda o que est em jogo

Uol Adrenaline

Nos ltimos meses, um projeto de lei americano vem causando polmica entre autoridades, indstria, grandes players da internet e ajudando a por fogo na discusso em diversos fruns. O projeto de lei H.R.3261, conhecido como Stop Online Piracy Act (ou a sigla engraada para ns brasileiros: SOPA) acirrou o debate sobre at onde pode ir o controle do estado sobre a internet.

A justificativa para o aumento do controle estatal explicada j no nome da lei: este um mecanismo para acabar com a pirataria, que corre solta pela internet atravs de sites de compartilhamento de arquivos, sistemas P2P e etc. Antes de chegar a uma concluso, vamos primeiro entender o que muda com a nova lei, quem so os interessados em sua aprovao ou seu indeferimento, e no que isto influencia a internet. Afinal, parafraseando o personagem Khan, do game Metro 2033: "Tente obter um conhecimento melhor das coisas antes de fazer seu julgamento". A lei A maioria do que est disponvel na internet, sobre o assunto, mais relacionado repercusso da lei, ou seja, com os nimos exaltados, temos opinies de diversos lados, dos que consideram o SOPA necessrio (eu falei que o acrnimo era complicado para ns brasileiros) e aqueles que acham nocivo para a internet. Mas vamos primeiro observar o texto em si, e no as opinies. Quem quiser ler, est disponvel em ingls, por este link.

Mas afinal, o que muda com o SOPA? A lei tem como objetivo dar mecanismos aos Estados Unidos para agir em casos em que a propriedade americana (entenda por propriedade intelectual, copyright, etc) esteja sendo roubada. A regulamentao d agilidade ao governo para bloquear financeiramente os responsveis por este mal uso, e at mesmo a derrubada de sites e servios na internet que estejam infringindo direitos autorais. A influncia desse controle abarca os sites hospedados nos Estados Unidos e tambm qualquer site que, comprovadamente, seja pela presena de quantidade expressiva de usurios residentes nos Estados Unidos ou por comercializar itens na moeda americana, esteja em uso por cidados americanos. O objetivo nobre, de proteger a propriedade intelectual em um meio em que isto sistematicamente desrespeitado. Mas esses novos poderes ao estado trouxeram uma polmica. Vamos a ela! O conflito

As novas capacidades que o governo americano ganha com a aprovao do SOPA deixam uma srie de sites em sinal de alerta. Esta lei torna possvel aos Estados Unidos, em conjunto com uma

norma de controle de IPs, assim que identificada uma transgresso da lei em um servio de internet, derrubar o site criminoso.

Quer um exemplo do que isto significa? Voc sobe um vdeo, daqueles bobinhos com uma galeria de fotos animadas e com msica. Para aumentar a tortura, voc coloca algum hit de Justin Bieber para dar ritmo, e sobe a obra de arte para o YouTube. A gravadora identifica seu "assalto mo armada" da "propriedade intelectual" do senhor Bieber e da gravadora. Como acontece hoje, o YouTube te notifica, e tira o udio do vdeo, ou a gravadora processa o site de compartilhamento de vdeos. Em sites sem uma poltica de defesa de direitos autorais, e sem um nmero expressivo de acessos, acaba ficando tudo "por isso mesmo". Com o SOPA, o novo poder estatal abre a possibilidade mais agressiva: antes mesmo de um processo, o governo americano pode bloquear o site que feriu os direitos autorais. Trocando em midos: seu vdeozinho vai derrubar o YouTube! At os mecanismos de busca ficariam proibidos de retornar a pgina do vdeo, caso algum procure por ele.

claro que isso improvvel. Aqui partimos do pressuposto que o estado americano ir usar, de forma abusiva e agressiva, esse mecanismo. Mesmo considerando a baixa chance disso acontecer, os principais opositores desta lei so exatamente sites e servios que passam a correr o risco de ter seu servio derrubado, caso o governo americano decida que isso necessrio. Neste lado temos o j mencionado YouTube, Wikipedia, Facebook e Google, por exemplo. O Megaupload, naturalmente, um dos opositores do SOPA e, em muitas das discusses entre os que defendem e os que se opem a nova lei, o servio mais polmico.

Do outro lado da questo, temos grandes gravadoras e produtores de contedo, como a Warner e a Universial Studios, e at empresas de TI, como Apple e Microsoft, que ganham a possibilidade de barrar um site ou servio que usa ilegalmente suas produes, sem ter que enfrentar trabalhosos e demorados processos para consegu-lo. Agora a hora de pensarmos o que acontece com a internet, se essa lei passar, afinal, vai nos afetar tambm. O fim da web 2.0

Nos primeiros anos da grande rede de computadores, o verbo era "divulgar". Voc publicava um contedo, em seu blog ou site, e outras pessoas o acessavam. O Google cresceu ao trazer um mecanismo de busca capaz de localizar contedos que a pessoa deseja. Novas ferramentas mudaram esta lgica. Com a chamada "web 2.0", onde novas plataformas, como redes sociais, tornaram os sites mais dinmicos, o novo verbo passou a ser "compartilhar". As pessoas continuam publicando em seus sites ou blogs, mas tambm passaram a enviar contedos para outros servios como YouTube ou 9gag, ou compartilham com outras pessoas algo que acharam interessante por redes sociais como Twitter e Facebook. Isso criou uma web mais dinmica e participativa, ao mesmo tempo em que tornou muito difcil controlar a publicao e origem de contedos, especialmente em sistemas mais anrquicos como o 4chan. E isso o inferno para quem quer defender seus contedos com direitos autorais. Aqui temos o ponto crtico da questo: contedo com copyright, subido por um usurio, deve derrubar um site? Vamos a um exemplo: estou aqui, fazendo testes com o HP Pavilion Dv66170br (especificar o modelo do notebook muito relevante para o exemplo). Acabo me irritando e decido acabar com o SOPA pela raiz. Pego um voo para os Estados Unidos e mato, batendo com o notebook, todos os responsveis por esta lei. Na lgica do ato anti-pirataria online, o governo americano fecharia as fbricas da HP, afinal no importa que o uso indevido seja culpa do usurio (notebooks como arma letal), a culpa de quem responsvel pelo servio (a empresa que fabricou o notebook). Como podem notar, minha imparcialidade morre a pancadas, neste pargrafo.

Essa lei torna sites colaborativos inviveis, j que muito difcil controlar o que todos os usurios fazem. Isso o fim de sites como YouTube, Megaupload, Wikipedia e todos os locais onde pessoas compartilham contedos, que viveriam em uma insegurana constante de serem

fechados o que, caso acontea, nos jogaria em um tnel do tempo, diretamente para a internet de 1999 (algum aqui sente saudade do Geocities?). Concluses

Essa lei, que teve sua votao adiada recentemente, traz a lgica da velha indstria para um novo meio. Os grandes produtores de contedo preferem forar normas para defender sua forma antiga de lucrar com sua produo, ao invs de se repensarem, porm essas normas esto totalmente fora de compasso com a realidade da internet. O SOPA destri a lgica do compartilhar presente hoje internet, que a caracterstica que torna este meio nico, possibilitando a participao e interao mais ativa daqueles que o acessam. Os memes so um exemplo do resultado desta nova web: de quem o direito autoral sobre as imagens? Quem deve regular o seu uso? A resposta ningum. a internet livre que torna possvel coisas como o vdeo abaixo.

Quando pego citaes de um jogo coloco no meio do artigo, ou algum pega um contedo de outro e o modifica, criando algo novo, isto o que torna a internet diferente dos meios convencionais como a televiso ou o jornal, onde fazer isto at possvel, mas no na dinamicidade como ocorre na web. Temos aqui tambm uma questo tica: os Estados Unidos esto entre as principais naes a pressionar pases como a China a dar mais liberdade a populao na internet. Isso totalmente contraditrio, considerando o alto poder estatal sobre a internet americana, caso a lei seja aprovada. Mesmo que o SOPA acabe por barrar os servios apenas nos Estados Unidos, o efeito de um site como o Reddit ter seu acesso bloqueado para os americanos pode ser o fim de seu servio, nos afetando tambm. Leis para regulamentar a internet tambm esto em discusso em diversos pases, incluindo o Brasil, e a postura americana pode os influenciar outros pases a tambm endurecer o controle do estado na internet. 2012 pode ser mesmo o fim, ao menos da internet livre como a conhecemos.

También podría gustarte