Está en la página 1de 49

Modelos Atmicos

Modelo grego
Demcrito (460 a 370 a.C): A matria deve ser formada por partculas indivisveis, os tomos. (A = no ; tomo = parte). TOMO = no + divisvel

Tales de Mileto
O filsofo Tales de Mileto(640-546 a.C) fez algumas experincias com mbar e descobriu que este material adquiri carga eltrica, quando atritado com tecidos, como seda e l.

A palavra eletricidade de origem grega, elektron, que significa mbar(resina vegetal).

Benjamin Franklin
Benjamin Franklin em 1852 observou que existem duas espcies de cargas eltricas, chamadas por ele de carga positiva e negativa, denominaes usadas at hoje.

Benjamin Franklin
As observaes de Franklin, permitiram explicar os fenmenos observado por Tales de Mileto: sempre que atritamos dois corpos, eles ficam eletrizados com cargas diferentes, ocorrendo a atrao. Sinais opostos se atraem; Mesmos sinais se repelem.

Modelo atmico de Dalton


John Dalton (qumico ingls) props o primeiro modelo atmico cientfico, em 1807. Props que o tomo era rgido, indivisvel, indestrutvel e tinha uma forma esfrica, semelhante a uma bola de bilhar.
John Dalton (1766-1844)

As bases para o modelo de Dalton


Por volta de 1785, Antoine Laurent de Lavoisier demonstrou que no h variao da massa numa reao qumica: A massa dos produtos igual soma das massas das substncias reagentes. Em 1799, Joseph Louis Proust descobre a lei das propores definidas, a qual afirma que: Uma dada substncia contm seus elementos constituintes na mesma proporo.

Teoria de Dalton
Qualquer espcie de matria formada de tomos. Os tomos so minsculas partculas, que no podem ser subdivididas nem transformadas em outros tomos. Todos os tomos de um mesmo elemento so iguais em massa, tamanho e em todas as suas propriedades, ou seja, possuem as mesmas identidade qumica. tomos de elementos diferentes possuem propriedades qumicas e fsicas diferentes. Um composto constitudo pela combinao de tomos de dois ou mais elementos que se unem entre si em vrias propores simples. Nessas combinaes cada tomo guarda sua identidade qumica.

A descoberta do eltron
O Experimento de Thomson: Em 1879, J. J. Thomson, demonstrou a existncia dos raios catdicos que so um feixe de partculas carregadas negativamente, pois sofriam atrao do plo positivo de um campo eltrico externo.

Descoberta do prton
Em 1886, o fsico alemo Eugen Goldstein, observou feixe luminoso no sentido oposto aos dos eltrons, portanto, esses feixes deveriam ser carga eltrica positiva.

Modelo atmico de Thomson


Em 1904, Thomson, props um novo modelo. Admitiu que o tomo era uma esfera macia de carga positiva, estando os eletrons dispersos no seu interior. (tal como as passas num pudim). Modelo do Pudim de passas.

Joseph Thomson (1856-1940)

Modelo atmico de Rutherford


Obteno de partculas alfa

Modelo atmico de Rutherford

Rutherford (1871-1937)

1.A grande maioria dos raios passou pela lmina. 2. Foram poucos os raios refletidos pela lmina. 3. Pouqussimos raios passaram pela lmina sofrendo desvio.

Modelo atmico de Rutherford

A maior parte do espao do tomo espao vazio. No seu interior, existe uma pequena regio central positiva (ncleo). No ncleo encontra-se a maior parte da massa do tomo. Os eletrons giram volta do ncleo em rbitas circulares. Tambm conhecido como o modelo Planetrio.

Descoberta do Nutron
James Chadwick (1932)

Propriedades das partculas subatmicas


Partcula Massa (g) Eltron Prton 9,109383. 10-28 1,672622. 10-24 Carga -1 +1 0 Coulomb (C) -1,602176.10-19 +1,602176.10-19 0

Nutron 1,674927. 10-24

Falha do modelo de Rutherford


Bohr questionou o modelo de Rutherford: de acordo com a Fsica Clssica uma partcula negativa ao redor de outra positiva sofreria acelerao e perderia energia. No caso do tomo o eltron adquiriria um movimento espiralado e acabaria por se chocar com o ncleo. Mas, como no o que acontece, Bohr estabeleceu seus postulados para explicar que o eltron no tomo pode possuir apenas certas quantidades restritas de energia.

Espectro descontnuo dos elementos qumicos *Explicao do tomo


baseado na luz emitida por alguns elementos quando aquecidos.

Contribuio de Max Planck


A luz alm de propriedades ondulatrias tambm tem propriedades de partculas denominadas ftons. E = h.

Postulados de Bohr
Em um tomo so permitidas ao eltron somente algumas rbitas circulares, sendo que em cada uma ele tem energia constante. A energia do eltron quantizada ou seja, um eltron no pode assumir qualquer valor de energia, mas somente determinados valores (rbitas permitidas), tendo assim determinados nveis de energia ou camadas energticas. Um eltron localizado numa dessas rbitas no perde nem ganha energia espontaneamente.

Postulados de Bohr
Um eltron pode receber energia de uma fonte externa somente em unidades discretas denominadas ftons. Quando um eltron recebe um fton de energia ele salta para uma rbita mais energtica realizando um salto quntico e atingindo um estado excitado. Quando o eltron retorna a sua rbita ele perde energia na forma de onda eletromagntica que corresponde diferena de energia existente entre as rbitas envolvidas.

* O tomo formado por um ncleo e nveis de energia quantizada ( onde esto os eltrons ), num total de sete.

Modelo atmico de Bohr


Concebido, em 1913, por Bohr. (fsico dinamarqus) O tomo possu um ncleo central. Os eletrons descrevem rbitas circulares em torno do ncleo. Os eltrons s podem ocupar determinados nveis de energia. A cada rbita corresponde um valor de energia.
Niels Bohr (1885-1962)

Modelo atmico de Sommerfeld


Sommerfeld verificou que as raias estudadas por Bohr eram na verdade um conjunto de raias finas. Sommerfeld concluiu ento que um dado nvel de energia era constitudo por subnveis de energia.

Evoluo do modelo atmico


LOUIS DE BROGLIE: demonstrou matematicamente o comportamento dualsta do eltron (partcula e onda).

Equao de De Broglie: =

h m.v

h = 6,626. 10-34 J.s

Exemplo de clculo com a equao de Luis De Broglie


Calcule o comprimento de onda associado com um eltron viajando a 40% da velocidade da luz. h = 6,626. 10-34 J.s Massa do eltron: 9,109383. 10-31 Kg. Velocidade do eltron: 40% de 3.108 m/s = 1,2. 108 m/s. = h = 6,626. 10-34 = 6,07.10-12 m m.v 9,109383. 10-31 .1,2. 108 6,07.10-12 m = 6,07.10-12.109 = 6,07.10-3 nm

Evoluo do modelo atmico


HEISEMBERG: demonstrou que impossvel determinar ao mesmo tempo a posio e a velocidade do eltron (PRINCPIO DA INCERTEZA). OBS: desta forma os eltrons passam a ocupar regies, onde mxima a probabilidade de estarem (ORBITAIS)

Representao simblica da nuvem eletrnica

DISTRIBUIO ELETRNICA

DISTRIBUIO ELETRONICA EM ORBITAIS:

PRINCIPIO DA EXCLUSO DE PAULI: um orbital comporta no mximo dois eltrons com spins contrrios.

REGRA DE HUND: em um mesmo subnvel os orbitais so preenchidos de forma a obter o maior nmero de eltrons desemparelhados.

Modelo atmico atual


O tomo possui um ncleo central de reduzidas dimenses e uma nuvem eletrnica. No ncleo encontram-se os prtons e os nutrons. Os eltrons encontram-se volta do ncleo, na nuvem eletrnica. Regies de mxima probabilidade de encontrar um eltron so denominadas de orbitais.

Formas dos orbitais s e p

Formas dos orbitais d

Formas dos orbitais f

Conceitos fundamentais
Ncleo muito pequeno, contendo prtons e nutrons; Eltrons em torno do ncleo em orbitais. Eltrons e prtons so carregados eletricamente, enquanto nutrons so neutros: Eltrons carregados negativamente; Prtons carregados positivamente; Carga eltrica: 1,6 X 10-19 C. Prtons e nutrons possuem aproximadamente a mesma massa: 1,67 X 10-27 kg Eltrons possuem massa muito menor: 9,11 X 10-31 kg

CONCEITOS SOBRE O TOMO

Nmero Atmico (Z): quantidades de prtons. Z=p=e Nmero de Massa (A): a soma das partculas que constitui o tomo. A=Z+n+e A=Z+n
REPRESENTAO DE UM TOMO

SEMELHANA ATMICA ISTOPOS: mesmo nmero de prtons.

ISBAROS: mesmo nmero de massa.

ISTONOS: mesmo nmero de nutrons.

ISOELETRONICOS: mesmo nmero de eltrons.

ONS: so tomos que ganharam ou perderam eltrons

Unidade de Massa Atmica (u ou u.m.a.)


Para medir as massas dos tomos, os qumicos escolheram como padro a massa de um tomo. Em 1962, durante o Congresso Internacional de Qumica, foi escolhido o tomo de carbono 12 (12C), e a unidade usada na medida das massas atmicas passou a ser massa de 1/12 do tomo de carbono 12.

Este padro chamado de unidade de massa atmica.

Unidade de Massa Atmica (u ou u.m.a.)


O carbono 12 (6C12) apresenta 6 prtons e 6 nutrons. Como a massa de um prton praticamente igual a massa de um nutron, esse carbono constitudo por 12 unidades, praticamente iguais em massa, que constituem sua massa total. Assim, a unidade de massa atmica (u ou u.m.a.) representa a massa de um prton ou de um nutron: 1u ou 1u.m.a. = 1/12 do carbono 12

Massa atmica
Massa atmica a massa de um tomo expressa em u ou u.m.a. Ela indica quantas vezes a massa do tomo maior que 1/12 da massa do carbono 12. Assim, a massa atmica do carbono 12 igual a 12u. Por exemplo, quando dizemos que a massa do tomo 24Mg igual a 24u, conclumos que: Massa de um tomo de 24Mg = 24 x massa de 1/12 do tomo de 12C. Massa de um tomo de 24Mg = 2 x massa de um tomo de 12C.

Massa atmica de um elemento


Massa atmica de um elemento a mdia ponderada das massas atmicas de seus istopos constituintes. Exemplo: o elemento qumico cloro formado pelos istopos: Cl35 = 75% e 17 Cl37 = 25% 17

Massa atmica do elemento cloro = [(35 x 75) + (37 x 25)] / 100 = 35,5u

Em grandezas sub-microscpicas
Observe a massa atmica dos seguintes elementos qumicos: He = 4u massa de 1 tomo de hlio C = 12u massa de 1 tomo de carbono Ca = 40u massa de 1 tomo de clcio

Em grandezas macroscpicas
Consideremos os mesmos nmeros, mas em uma grandeza macroscpica. Experimentalmente os qumicos determinaram que a quantidade de tomos presentes nos trs casos exatamente a mesma: 4g de He contm 6,02 x 1023 tomos de He 12g de C contm 6,02 x 1023 tomos de C 40g de Ca contm 6,02 x 1023 tomos de Ca Assim como 12 unidades uma quantidade chamada 1 dzia, a quantidade 6,02 x 1023 unidades foi chamada de 1 mol.

Conceito de mol de nmero de Avogadro


Tanto em laboratrio como, principalmente, em escala industrial, as reaes envolvem um grande nmero de molculas. Um mol a quantia de substncia que possui um nmero de unidades fundamentais (tomos, molculas ou outras partculas) igual ao nmero de tomos presente em exatamente 12 g do istopo de carbono 12. Nmero de Avogadro: 6,023x1023. No sistema SI, esta unidade o gmol (mol) 1 mol = 6,023 x 1023 molculas Massa molar a massa em gramas de 1 mol de tomos

Nmero de Avogadro
Um mol de qualquer espcie qumica = 6,02 x 1023 entidades elementares da referida espcie qumica. Por exemplo: 1 mol de tomos = 6,02 x 1023 tomos 1 mol de molculas = 6,02 x 1023 molculas 1 mol de ons = 6,02 x 1023 ons O nmero 6,02 x 1023 conhecido como constante de Avogadro.

Massa molecular
Massa molecular de uma substncia a massa da molcula expressa em unidade de massa atmica (u). Numericamente, a massa molecular igual a soma das massas atmicas (encontradas na Tabela Peridica) de todos os tomos constituintes da molcula.

Exemplo
Exemplo: Calcular a massa molecular da gua (H2O): 2H = 2 x 1 = 2u 1O = 1 x 16 = 16u Somando as massas: 2u + 16u = 18u Assim, a molcula da gua tem massa molecular igual a 18u. No caso de substncias inicas, o termo massa molecular deve ser substitudo por frmula-massa (ou massa-frmula), pois no existe molcula de substncia inica. Entretanto, na prtica costuma-se usar a expresso massa molecular tambm nesses casos.

Massa molar
Massa molar a massa contida em 1 mol (que contm 6,02 x 1023 unidades) de qualquer espcie qumica. A unidade mais usada para a massa molar g/mol ou g * mol 1.

También podría gustarte