Está en la página 1de 19

Partido Comunista Brasileiro www.pcb.org.

br
. N 238 15 .12.2011 para.

PerCeBer

Juventude

Parabns ao povo de Cascavel pelos 59 anos de instalao do Municpio, cujo aniversrio transcorreu ontem.

Indignao e protesto no bastam

medida que o sistema de poder municipal aumenta sua ao ditatorial, cresce tambm a indignao do povo, mas ainda falta o principal: a politizao

Sem politizao, as manifestaes indignadas contra a corrupo levam a armadilhas perigosas. O moralismo uma delas: essa manifestao indignada no contra o capitalismo, corrupto e criador de crises por sua prpria natureza. por um capitalismo sadio, limpo, honesto. Ora, isso impossvel! O capitalismo opera em sentido contrrio: desonesto, degrada o ambiente e lucra com a doena. O moralismo, ao contrrio de mudanas avanadas, conduz ao nazifascismo. Foi com discursos moralistas e reformistas que Hitler e Mussolini subiram ao poder na Alemanha e na Itlia. Politizao distinguir o capitalista do anticapitalista. ter claro que na luta de classes uma delas ter que vencer: os exploradores capitalistas ou o proletariado.

H uma guerra mundial da burguesia contra os trabalhadores Nunca os banqueiros, as empreiteiras, o agronegcio e os monoplios tiveram tanto lucro
Interveno do PCB no XIII Encontro Mundial dos Partidos Comunistas e Operrios Esta foi a interveno do PCB, atravs do seu secretrio geral, Ivan Pinheiro, no XIII Encontro Mundial de Partidos Comunistas, que reuniu 82 partidos de todos os continentes, em Atenas (Grcia), sobre a conjuntura mundial e as perspectivas do socialismo:

Secretrio geral Ivan Pinheiro: A poltica econmica e a poltica externa do Estado brasileiro esto a servio do projeto de fazer do Brasil uma grande potncia capitalista internacional, nos marcos do imperialismo.

Os mtodos so sempre os mesmos: satanizao, manipulao, estmulo ao sectarismo e a divises entre nacionalidades, cooptaes, criao ou supervalorizao miditica de manifestaes e rebeldias, atentados de falsa bandeira. Daqui a algum tempo, poderemos estar diante de uma invaso de um pas que, no dia de hoje, parea-nos improvvel.
Indignados em Nova Iorque: o capitalismo no funciona Um outro mundo possvel

O Comit Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) sada os partidos comunistas presentes, homenageando o anfitrio, o Partido Comunista Grego, referncia para todos os revolucionrios e trabalhadores do mundo, com seu exemplo de luta sem trguas contra o capital. O aprofundamento da crise sistmica do capitalismo coloca para o movimento comunista internacional um conjunto de complexos desafios. Estamos diante de um estado de guerra permanente contra os trabalhadores, uma espcie de guerra mundial, na qual o grande capital busca sair da crise colocando o nus na conta dos trabalhadores. Esta uma guerra diferente das anteriores, que tinham como centro disputas interimperialistas. Apesar de persistirem contradies interburguesas e interimperialistas na atual conjuntura, as grandes potncias (sobretudo os Estados Unidos e os pases hegemnicos da Unio Europia) promovem hoje uma guerra de rapina contra todos os pases perifricos, sobretudo aqueles que dispem de riquezas naturais no renovveis e contra todos os trabalhadores do mundo. A guerra o principal recurso do capitalismo para tentar sair da crise: ativa a indstria blica e ramos conexos, permite o saque das riquezas nacionais e a queima de capitais; os capitalistas ganham tambm com a indstria da reconstruo dos pases destrudos. Em meio simultnea ocupao e destruio de diversos pases nos ltimos anos (Iraque, Afeganisto, Lbia), j comeam a preparar as prximas agresses: a Sria e o Ir se destacam na atual fila. Todos os pases vtimas so criteriosamente escolhidos segundo objetivos estratgicos hegemonistas.

Na guerra permanente, pelo menos nesta fase, tm sido poupados os chamados pases emergentes, scios minoritrios do imperialismo, que legitimam a poltica das grandes potncias, compondo, como atores coadjuvantes, o chamado Grupo dos 20. Seus mandatrios aparecem na fotografia que simboliza o consenso entre os parceiros, mas as grandes decises so tomadas em fruns reservados, de que nunca se tem notcia. Estes pases emergentes (os chamados BRICS) se tm beneficiado da crise, na medida em que ajudam a super-la; em seguida, podero ser as prximas vtimas tanto da crise como de agresses militares. Fazem o jogo de linha auxiliar do imperialismo, como na omisso vergonhosa em relao invaso da Lbia. S levantam a voz quando algum interesse nacional ameaado. Caso contrrio, lavam as mos. Em nosso pas, nunca os banqueiros, as empreiteiras, o agronegcio e os monoplios tiveram tanto lucro. A poltica econmica e a poltica externa do estado brasileiro esto a servio do projeto de fazer do Brasil uma grande potncia capitalista internacional, nos marcos do imperialismo. As empresas multinacionais de origem brasileira, alavancadas por financiamentos pblicos, j dominam alguns mercados em outros pases, notadamente na Amrica Latina. J a guerra contra os trabalhadores independe da classificao do pas. levada a efeito nas grandes potncias, nos pases emergentes e nos perifricos. Em meio a esta grave crise e sem a consolidao ainda de um importante plo de resistncia proletria, o capital realiza uma violenta ofensiva para retirar dos trabalhadores os poucos direitos que lhes restam. Para faz-lo, tentam cada vez mais fascistizar as sociedades, criminalizar os movimentos polticos e sociais antagnicos ordem.

cessos no avanarem na construo do duplo poder, na destruio gradual do estado burgus e na autodefesa popular e de massas. Temos avaliado tambm que o atual modelo de encontros de partidos comunistas e operrios, que vm cumprindo importante papel de resistncia, precisa se adaptar s complexas necessidades da conjuntura mundial, com suas perspectivas sombrias no curto prazo e suas possibilidades de acirramento da luta de classes, com a emergncia das lutas operrias. Pensamos que preciso romper com o encontrismo em que, ao final dos eventos, nossos partidos decidem a sede do prximo encontro e se despedem at o ano seguinte, inclusive aqueles dos pases da mesma regio. Para potencializar o protagonismo dos partidos comunistas e do proletariado no mbito mundial, necessria e urgente a constituio de uma coordenao poltica que, sem funcionar como uma nova internacional, tenha a tarefa de organizar campanhas mundiais e regionais de solidariedade, contribuir para o debate de ideias, socializar informaes sobre as lutas dos povos. Mas, para alm da indispensvel articulao dos comunistas, parece-nos importante a formao de uma frente mundial mais ampla, de carter antiimperialista, onde cabem foras polticas e individualidades progressistas, que se identifiquem com as lutas em defesa da autodeterminao dos povos, da paz entre eles, da preservao do meio ambiente, das riquezas nacionais, dos direitos trabalhistas, sociais e polticos; contra as guerras imperialistas e a fascistizao das sociedades. Em resumo, as lutas em defesa da humanidade. Deixamos claro que o nosso Partido valoriza qualquer forma de luta. No podemos cair no oportunismo de fazer vistas grossas ao direito dos povos rebelio e resistncia armada. Em muitos casos, esta a nica forma de fazer frente violncia do capital e de superlo. Os povos s podem contar com sua prpria fora. Neste marco, conclumos nossa interveno saudando os povos que hoje enfrentam as mais duras batalhas. Saudamos os trabalhadores gregos e portugueses que j se levantam em greves nacionais e grandes jornadas e os demais trabalhadores da Europa, que enfrentam terrveis planos do capital para tentar superar a crise, hoje mais acentuada no continente europeu e que poder agravar-se e espalhar-se para outros pases e regies.

A correlao de foras ainda nos desfavorvel. Ainda sofremos o impacto da contrarevoluo na Unio Sovitica e da degenerao de muitos partidos ditos de esquerda e de setores do movimento sindical. Analisando este quadro, o PCB tem feito algumas reflexes. - A nosso juzo, no h mais espao para iluses reformistas. Alis, os reformistas, mais do que nunca, so grandes inimigos da revoluo socialista, pois iludem os trabalhadores e os desmobilizam, facilitando o trabalho do capital. Em cada pas, as classes dominantes forjam um bipartidarismo em verdade um monopartidarismo bicfalo em que as divergncias, cada vez menores, se do no campo da administrao do capital. Como no conseguem gerenciar a crise, aqueles que fazem o papel de oposio de turno invariavelmente vencem as eleies seguintes. o que chamam de alternncia de poder. - Perdem sentido projetos nacionaldesenvolvimentistas, no s porque impossvel desligar as economias capitalistas locais da esfera do imperialismo como tambm porque h cada vez menos contradies entre este e o ncleo hegemnico das chamadas burguesias nacionais. - Cada vez tambm faz menos sentido a escolha de aliados no campo imperialista e mesmo entre seus coadjuvantes emergentes, como se houvesse imperialismo do bem e do mal. A diferena apenas na forma, no no contedo. Isto no significa subestimar as contradies que vicejam entre eles. - No podemos conciliar com iluses de transio ao socialismo por vias fundamentalmente institucionais, atravs de maiorias parlamentares e de ocupao de espaos governamentais e estatais. O jogo da democracia burguesa de cartas marcadas. A luta de massas, em todas as suas formas, adaptada s diferentes realidades locais, e continuar sendo a nica arma de que dispe o proletariado. - Por mais bem intencionados que sejam, correm risco de esgotamento poltico os processos de mudanas progressistas baseados em lderes populares carismticos, se esses pro-

perialismo. Sua resistncia pode barrar os planos do sinistro consrcio EUA/OTAN/Israel para o Oriente Mdio, a frica, a sia e o mundo em geral. Chegando at nossa Amrica Latina, saudamos nossa querida Cuba Socialista em sua luta contra o cruel bloqueio ianque. Saudamos nossos Cinco Heris. Saudamos os processos de mudanas concretas na Amrica do Sul (Venezuela, Bolvia e Equador), neste momento decisivo, uma encruzilhada entre o avano dos processos ou sua derrota. Saudamos o povo colombiano que, nas cidades e nas montanhas, resiste, atravs de variadas formas de luta, contra o estado terrorista de seu pas, a grande base militar norteamericana na Amrica Latina, um dos regimes mais sanguinrios do mundo. Saudamos o povo palestino, em sua saga duradoura e dolorosa no enfrentamento ao sionismo que o sufoca e reprime, ocupa seu territrio, derruba suas casas, prende seus melhores filhos e impede seu direito a um Estado soberano. Da mesma forma, saudamos os tambm sofridos povos do Iraque, do Afeganisto, da Lbia. Saudamos os povos do Egito, do Imen e de vrios pases rabes, em sua luta contra a tirania e a opresso. Saudamos os srios e iranianos, contra os quais j batem os tambores de guerra do imConclumos nos associando proposta de realizao de nosso prximo encontro anual no Lbano, em pleno Oriente Mdio, palco principal das guerras imperialistas neste perodo. Desde j, reiteramos nossa proposta de criao de coordenaes polticas internacionais e regionais dos Partidos Comunistas, tendo como princpio fundamental o internacionalismo proletrio. Atenas, 10 de dezembro de 2011 PCB Partido Comunista Brasileiro.

Os ndios nunca foram atrasados

Carlos Walter Porto Gonalves*

esforo a gente acaba se entendendo , mas o processo de independncia diferenciado. O Brasil no seguiu a ideia do inventar ou errar uma expresso de Simn Rodrguez dos outros pases, que tentaram inventar um regime republicano, diferente do regime monrquico que reinava nas metrpoles colonizadoras. O Brasil foi o nico que fez a independncia e se manteve como imprio, inclusive com uma monarquia, com uma casa real. E achava que por ser uma monarquia era superior s repblicas de caudilho da Amrica Latina, expresso que continua a ser usada hoje pelas elites brasileiras e pela mdia. E de certa forma os pases de colonizao hispnica so obrigados a conhecer um pouco mais uma histria que lhes comum, haja visto que muitos pases surgiram se emancipando de outros, como a Colmbia da Venezuela. A histria deles tem que se remeter uma outra. A histria do Brasil em face de nossos vizinhos mais desconfortvel, por ter se apropriado de territrios que, a rigor, eram de outros pases. Cabe tambm falar que a maior parte das elites formadas na Amrica Latina continuou preocupada em se integrar com as elites europeias e dos pases imperialistas para continuar exportando seus diversos produtos. Qual o sentido poltico do termo Amrica Latina? O termo Amrica Latina foi usado pela primeira vez por um poeta colombiano, Jos Mara Caicedo, num poema chamado As duas Amricas, em 1854. Ele usou essa expresso com clara posio de tenso em relao Amrica anglo- saxnica. Ele estava muito impactado pelo que havia acontecido, numa data que

O professor Carlos Walter Porto Gonalves vem dedicando suas anlises sobre a Ptria Grande, a Amrica Latina. Um antigo defensor das lutas indgenas e camponesas e exassessor de Chico Mendes, ele diz que no faz sentido querer um ambiente sem gente nem um desenvolvimento para as pessoas sem cuidar necessariamente do ambiente. Corrobora com a filosofia do ex-lder sindical e ambientalista, assassinado em 1988: No h defesa da floresta sem os povos da floresta. E tambm se inclui na filosofia do ecossocialismo, como a unio das lutas contra a devastao e o capitalismo. Nesta entrevista, ele fala sobre a Amrica Latina e a posio arrogante do Brasil, critica o projeto e a viso da modernidade e defende a fora da luta e das ideias indgenas. Por que h tanto desconhecimento no Brasil em relao Amrica Latina? Carlos Walter Porto Gonalves A histria do processo colonial, o fato de o Brasil ter sido colonizado por Portugal e a maioria dos pases pela Espanha, implica certas diferenas. Nosso continente foi marcado por presenas coloniais diversas, como a inglesa, francesa, holandesa, e ainda h pases que so colnias mesmo hoje, como a Guiana Francesa. Mas no s isso. Parece que a nossa dificuldade de nos aproximar do resto da Amrica Latina e do Caribe no uma questo de lngua com certo

todos ns deveramos ter sempre em mente: 1845- 1848, que o perodo da guerra dos EUA contra o Mxico. Quando os EUA fizeram a independncia eram apenas as 13 colnias situadas a leste. Todas as terras do Texas at a Califrnia com todos aqueles nomes em espanhol foram tomadas do Mxico. De certa forma, o Caicedo d continuidade ao que Simn Bolvar tinha percebido nos anos de 1820 em funo da posio norteamericana em relao ao Haiti, o primeiro pas do mundo a abolir a escravido. O que faz os Estados Unidos? Junto com a Frana, faz presso para que o Haiti pague por cada escravo que tinha se tornado livre, o que faz com que o pas fique sufocado em dvidas. E Simn Bolvar, que recebeu armas dos revolucionrios haitianos para fazer os processos de libertao da Amrica Latina, percebe que a doutrina de Monroe, Amrica para os americanos, era para os americanos do norte, para os estadunidenses. Percebeu isso em 1823 e denunciou imediatamente, convocando uma integrao entre os pases, entre iguais, no uma integrao subordinada. Ele usava a expresso Ptria Grande, a Amrica integrada; ele dizia que tnhamos uma ptria chica Brasil, Venezuela etc. mas tambm a Ptria Grande. Ento, a expresso Amrica Latina tem um significado muito forte, porque abriga o carter anti-imperialista, antagoniza com a Amrica anglosaxnica. Mas ao lado do seu carter emancipatrio, Caicedo no estava livre de um certo eurocentrismo. A expresso latina ignora todo o patrimnio civilizatrio que aqui existe e que no de origem latina, como os quchuas, os aimars, os tupiguarinis, os maias.

gente no consegue se desprender da ideologia eurocntrica da modernidade e acabamos propondo como soluo o que parte do problema. O que so os megaprojetos de infraestrutura colocados para o continente hoje? H muitos projetos de infraestrutura em curso. Na Amrica Central, h um projeto de integrao fsica, que o Plano Puebla Panam, hoje rebatizado como Plano Mesoamrica. E temos a Iirsa, Iniciativa de Integrao da Infraestrutura Regional Sul-Americana, proposta numa reunio convocada pelo Fernando Henrique Cardoso no ano 2000. um grande projeto de portos, aeroportos, estradas, uma rede de comunicao, que torna o espao geogrfico mais fluido e diminui o tempo socialmente necessrio para a produo. Essas obras esto sendo feitas a partir de uma proposta das elites, feita pelo capital. No caso do Brasil, feitas com a presena muito incisiva do BNDES, que tem mais dinheiro que o Banco Mundial para investir. Esses investimentos j esto trazendo problemas, no Equador, na Bolvia, na Argentina. O Brasil tem uma postura imperialista em relao aos outros pases da Amrica Latina? A estratgia brasileira no antagnica com a estratgia norte-americana. A burguesia brasileira sabe manejar muito bem o Estado quando lhe conveniente. Sabe manejar o BNDES para os seus interesses, usar os recursos. As grandes empresas de engenharia civil do Brasil esto presentes em todos os pases da Amrica Latina. O complexo de poder envolvido no agrobusiness um belssimo exemplo: um complexo de aliana poltica

Qual o papel dos pases latino-americanos no mercado mundial? A demanda de matrias-primas em pases como a China faz com que o Brasil e outros pases da Amrica Latina passem por um processo de reprimarizao da sua pauta de exportaes. E as pessoas esto vendo isso como uma vantagem! Para os capitalistas com viso de curto prazo bom, porque esto ganhando dinheiro. Na verdade, isso uma nova fase de um processo que tem 500 anos. Sempre fomos exportadores de produtos primrios ou manufaturas. H um mito de que estamos vivendo um processo de modernizao tecnolgica, com o agronegcio e seus equipamentos modernos. um mito porque o Brasil no sculo 16 j exportava manufaturados, como o acar. Nossa histria muito colonizada, contamos a histria como os europeus nos contaram. Inclusive europeus que nos so caros, como Marx. Marx conta a histria da revoluo industrial a partir da Europa, mas as primeiras manufaturas, os engenhos de acar, estavam no Brasil, no Haiti, em Cuba. Ns j ramos modernos tecnologicamente, mas uma tecnologia colocada aqui no para nos servir, mas para nos explorar. A rigor, um trator e computador fazendo plantio direto hoje o equivalente ao que fazamos no sculo 16, com tecnologia de ponta. Que ideologia essa da modernidade que achamos que veio para nos salvar? A modernidade sempre nos fez ser o que somos. A

entre as burguesias brasileiras articuladssimas com a burguesia internacional, que esto se beneficiando dessas estruturas. uma burguesia associada ao imperialismo americano, mas que tem um projeto prprio ao mesmo tempo. A ideia de subimperialismo de Ruy Mauro Marini me parece correta. A diplomacia brasileira no usa o termo Amrica Latina, diz Amrica do Sul, quer dizer, est preocupada com a integrao fsica para exportar. Estamos fazendo com nossos povos aquilo que sempre fizemos desde o perodo colonial. Como esse projeto impacta as populaes indgenas e camponesas? Quem est se revelando os maiores antagonistas desse projeto so as populaes indgenas, camponesas e afrolatino- americanas. Elas que esto sendo expulsas de suas terras. A Iirsa diz claramente que os projetos vo se expandir para reas de vazios demogrficos. A Amaznia no vazia. No toa que o imperialismo diz que os indgenas so os novos comunistas. So reas cujas populaes historicamente sempre viveram com a Pachamama. Os ndios sequer tm um nome para a natureza, porque significaria pensar o homem como fora da natureza. A Pachamama no a natureza, a origem de tudo, de todas as energias, todos ns fazemos parte dela. Eles no so antropocntricos, no vivem na matriz da racionalidade que vem da Europa, que hoje parte da crise. Se h 50 anos as foras hegemnicas podiam passar um trator por cima dessas comunidades, hoje essas populaes conseguem se mobilizar e encontram eco para suas denncias. O prprio capitalismo no sabe o que fazer com essas reas.

Tem um setor novo do capitalismo que o da biotecnologia, que depende de informao do geoplasma. Para esse capitalismo, a diversidade biolgica um valor, ele se confronta com o capitalismo predador que quer derrubar a mata para entrar com gado na Amaznia. Hoje, o capitalismo tem dentro de si um confronto sobre o que fazer com essas regies. Nessa brecha de dvida sobre o modelo que vai imperar, abriu-se um espao para que as populaes indgenas encontrassem uma possibilidade maior de falar. Antes havia um consenso, inclusive entre a esquerda, com rarssimas excees, que achava que tinha que passar o trator. Era uma noo eurocntrica de moderno e atraso. Os ndios nunca foram atrasados, eles sempre viveram seu prprio tempo. Para ns fun-

damental fazer a crtica no s ao capitalismo, mas mentalidade colonial, colonialidade do saber e do poder. A discusso dessas populaes que esto sendo atingidas fundamental. A prpria ideia de uma Via Campesina s possvel na medida em que essas populaes adquirem uma centralidade muito mais importante nos dias de hoje; o campesinato e aquilo que o Darcy Ribeiro chamava de indigenato, um campesinato etnicamente diferenciado. Estamos vivendo uma crise do capitalismo e ao mesmo tempo uma crise de padro civilizatrio. E, nesse sentido, at setores de esquerda, que embarcaram numa viso desenvolvimentista, no perceberam que na verdade existem mltiplas foras produtivas que se desenvolveram por populaes outras. J havia uma sofisticada metalurgia entre as populaes originrias de nuestra Amrica, uma sofi sticada agricultura, arquitetura, como Machu Pichu. Os indgenas, sabe-se l como, conseguiram preservar muitas das coisas desse perodo, conse-

guiram manter sua identidade prpria. Esses povos tm algo a nos ensinar. Temos que ter a humildade de ver como, depois de 500 anos, eles ainda resistem com essa fora. Eles esto mais vivos do que nunca. _________ *Carlos Walter Porto Gonalves Gonalves doutor em Geografia e professor do Programa de Ps-graduao em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi presidente da Associao dos Gegrafos Brasileiros (19982000). Membro do Grupo de Assessores do Mestrado em Educao Ambiental da Universidade Autnoma da Cidade do Mxico (Unam). Ganhador do Prmio Chico Mendes em Cincia e Tecnologia em 2004 e do Prmio Casa de las Amricas (Ensaio Histricosocial) em 2008, autor de diversos artigos e livros publicados em revistas cientficas nacionais e internacionais. Entrevista concedida jornalista Joana Tavares, do Brasil de Fato **

Oposio social na era da Internet:

Militantes de teclado e intelectuais pblicos

James Petras*

A relao entre as tecnologias da informao, e mais precisamente a internet, com a poltica uma questo central para os movimentos sociais contemporneos. Tal como outros avanos tecnolgicos no passado, as tecnologias da informao (TI) servem um duplo propsito: por um

lado contribuem para acelerar os movimentos de capitais (sobretudo de capitais financeiros), facilitando uma globalizao imperialista. Por outro, a internet fornece importantes fontes alternativas de anlise, assim como uma forma fcil de comunicao, que pode servir para a mobilizao dos movimentos populares. A indstria das tecnologias da informao criou uma nova classe de multimilionrios, que se estende de Silicon Valey na California at Bangalore na ndia. Estes desempenham um papel central na expanso do colonialismo econmico atravs do controlo monopolista que exercem sobre as mais diversas esferas de difuso da informao e do entretenimento. Parafraseando Marx: "a internet tornou-se o pio do povo". Novos e velhos, empregados e desempregados, todos eles passam horas passivamente contemplando espetculos, pornografia, videojogos, consumindo online e at acedendo a "notcias", isolados dos restantes cidados e trabalhadores.

financiados. As "virtudes" da internet, a velocidade com que transmite informao, revelaramse, no contexto da especulao capitalista, um fator determinante da pior crise do capitalismo desde a Grande Depresso dos anos 30. A democratizao da Internet A internet tornou-se acessvel s massas enquanto mercado aberto explorao comercial, alargando-se posteriormente a usos sociais e polticos, e, mais importante ainda: tornou-se um meio fundamental para informar o grande pblico da explorao e pilhagem que os bancos multinacionais impunham aos mais variados pases e aos seus habitantes. A internet ajudou tambm a expor as mentiras que subjazem s guerras imperialistas dos Estados Unidos e da Unio Europeia no Mdio-Oriente e no Sul da sia. A internet transformou-se assim num terreno contestado, numa nova forma de luta de classes, que engloba movimentos pr-democracia e de libertao nacional. Os maiores movimentos e os seus lderes, desde os guerrilheiros no Afeganisto aos ativistas pr-democracia no Egito, passando pelo movimento estudantil chileno e pelo movimento pela habitao popular na Turquia, todos eles contam com a internet para informar o mundo das suas lutas, dos seus programas, da represso estatal de que so alvos, bem como das suas vitrias. A internet liga as diferentes lutas muito para l das fronteiras nacionais uma ferramenta central para a construo de um novo internacionalismo que faa face globalizao capitalista e s suas guerras imperialistas. Parafraseando Lnin poderamos dizer que o socialismo do sculo XXI pode resumir-se na frmula: "os sovietes mais a internet = socialismo participativo" A internet e a poltica de classe bom recordar que as tecnologias computadorizadas de informao no so "neutras" o seu impacto poltico depende dos utilizadores e ativistas que determinam quem, e que interesses de classe, que servem. A internet serviu para mobilizar milhares de trabalhadores na China contra os exploradores corporativistas, na ndia mobilizou milhares de camponeses contra os especuladores latifundirios. Por outro lado, a Nato utilizou sistemas de guerra fortemente computadorizados para bombardear e destruir a Lbia independente.

Em muitas ocasies, a superabundncia de "notcias" na internet, absorve tempo e energia, desviando os "observadores" da reflexo e da ao propriamente dita. Assim como a escassa e tendenciosa informao dos meios de comunicao de massas distorce a conscincia popular, o excesso de mensagens na internet pode imobilizar a ao dos cidados. A internet, propositadamente ou no, "privatizou\particularizou" a vida poltica. Muitos ativistas potenciais foram levados a acreditar que o envio de manifestos a outros cidados um ato poltico, esquecendo-se que apenas a ao pblica, incluindo a confrontao com os seus adversrios no espao pblico, nos centros das cidades assim como no campo, a base da transformao poltica. As tecnologias da informao e o capital financeiro Recordemos que o mpeto original que presidiu ao crescimento das tecnologias da informao partiu das necessidades das grandes instituies financeiras, bancos de investimento e dos especuladores, que pretendiam mover milhares de milhes de dlares, de um pas para o outro, de uma empresa para outra, de uma mercadoria para outra, com um simples toque de dedos. A Internet foi a tecnologia motora do crescimento da globalizao ao servio do capital. As tecnologias da Informao desempenharam um papel central na precipitao das duas crises financeiras da ltima dcada (2001-2002; 20082009). A bolha das aes de empresas ligadas s tecnologias da informao em 2001 foi o resultado da promoo e da sobrevalorizao das empresas de software, desligadas da economia real. O crash financeiro global de 2008-2009, que se estende at hoje, foi consequncia de pacotes computadorizados de ativos fraudulentos e de emprstimos imobilirios sub-

tando as despesas sociais e prejudicando os funcionrios pblicos, os reformados e os trabalhadores assalariados do privado. A esfera pblica reduziu o seu papel no sector produtivo da economia. No entanto, o sector militar cresceu com a expanso das guerras coloniais e imperialistas. A questo fundamental que subjaz a qualquer discusso acerca da esfera pblica e da oposio social no a do seu crescimento ou declnio, mas antes a dos interesses de classe que definem o papel dessa esfera pblica. No contexto do neoliberalismo, a esfera pblica est orientada para a utilizao do tesouro pblico no resgate dos bancos, para o militarismo e para uma larga interveno policial estatal. Uma esfera pblica dirigida pela "oposio social" (trabalhadores, agricultores, profissionais, empregados) alargaria o campo de ao da esfera publica no que toca sade, educao, s penses, ao ambiente e ao emprego. O conceito de "esfera pblica" tem duas faces (como Jano): uma olha para o capital e para o sector militar; a outra para a oposio laboral/social. A internet est tambm subordinada a esta dualidade: por um lado, facilita grandes movimentos do capital e rpidas intervenes militares imperialistas; por outro, fornece oposio social um fluxo de informao rpido que permite a sua mobilizao. A questo fundamental a de saber que tipo de informao transmitida, a que atores polticos ela transmitida e que interesse social serve? A Internet e a oposio social: a ameaa da represso estatal Para a oposio social, a internet antes de mais uma fonte vital de informao alternativa crtica, capaz de educar e mobilizar os dirigentes progressistas, os profissionais, os sindicalistas e os lderes camponeses, os militantes e os ativistas. A internet uma alternativa aos meios de comunicao capitalistas e sua propaganda, uma fonte de notcias e informaes que transmite manifestos e informa os ativistas acerca dos locais das intervenes pblicas. Graas a este papel progressista como instrumento da oposio social, a internet est sujeita a uma forte vigilncia por parte do aparelho repressivo policial e estatal. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 800 mil funcionrios so utilizados pela policia de "Segurana Interna" para espiar milhares de milhes de emails, faxes e chamadas telefnicas de milhes de cidados americanos.

Os Estados-Unidos tambm utilizaram "drones" para enviar msseis para matar civis no Paquisto e no Ymen; ora esta tcnica controlada por uma inteligncia computadorizada. A localizao da guerrilha colombiana e os bombardeamentos areos utilizam a mesma tecnologia computadorizada. Em suma, as tecnologias da informao podem ter um duplo uso: podem ser utilizadas para a libertao dos povos, mas tambm podem servir os ataques imperialistas contra-revolucionrios. O neoliberalismo e o espao pblico A discusso acerca do "espao pblico" assume frequentemente que "pblico" sinnimo de uma maior interveno estatal em prol do bemestar da maioria: de uma maior regulao do capitalismo e de uma crescente proteo do meio-ambiente. Por outras palavras aos atores "pblicos" benignos opor-se-iam s foras privadas exploradoras dos mercados. Num contexto de proliferao da ideologia e das polticas neoliberais, muitos autores progressistas escrevem sobre "o declnio da esfera pblica". Esta perspectiva negligencia o fato de a "esfera pblica" ter vindo a ganhar uma importncia crescente na sociedade, na poltica e na economia, beneficiando sempre o grande capital, mais concretamente o capital financeiro e os investidores estrangeiros. A "esfera pblica", neste caso o estado, muito mais intrusiva na sociedade civil como fora repressiva num momento em que as polticas neoliberais aumentam as desigualdades. Graas intensificao e ao aprofundamento das crises financeiras, a esfera pblica (o estado) assumiu um papel fundamental no resgate dos bancos falidos. Devido aos enormes dficits fiscais provocados pela fuga aos impostos do capital, s despesas com as guerras coloniais e aos subsdios pblicos s grandes empresas, a esfera pblica (o estado) impe uma austeridade de classe, cor-

ter vivo face represso do estado e de o levar a lutas bem sucedidas. Ou seja, a internet no um "fim em si mesmo" a postura autocongratulatria dos idelogos da internet, anunciando uma nova poca de informao "revolucionria", ignora o fato de que NATO, Israel e os seus aliados e clientes utilizam a internet para lanar vrus e destruir economias, para programas de defesa antisabotagem e para promover levantamentos tnico-religiosos. Israel enviou vrus danosos para travar o programa nuclear pacfico do Ir; os Estados Unidos, a Frana e a Turquia instigam, na Lbia e na Sria, uma oposio social capaz de servir os seus interesses. Em resumo, a internet tornou-se um novo terreno de luta de classes e de luta anti-imperialista. A internet um meio e no um fim. A internet parte dessa esfera pblica, cujos objetivos e resultados so determinados pela estrutura de classe em que se integra. Comentrios finais: "militantes de teclado" e intelectuais pblicos A oposio social definida pela interveno pblica: pela presena das coletividades nos comcios polticos, pelos indivduos que discursam em encontros pblicos, por ativistas que se manifestam em praas pblicas, sindicalistas militantes que defrontam os patres, pessoas pobres que exigem aos governantes locais para morar e servios pblicos... Discursar ativamente num comcio pblico, formular ideias e programas, propor estratgias atravs da ao poltica, constitui o papel de um intelectual pblico. Sentar-se a uma secretria num escritrio para, num esplndido isolamento, enviar cinco manifestos por minuto define um "militante de teclado". Esta uma forma de pseudo-militncia que separa as palavras dos atos. A "militncia" de teclado um ato de inao verbal, de "ativismo" inconsequente, uma revoluo mental de faz-de-conta. A comunicao via internet torna-se um ato poltico quando se enquadra em movimentos sociais que desafiam o poder. Necessariamente, isto envolve riscos para um intelectual pblico: desde ataques policiais no espao pblico at represlias econmicas na esfera privada. Os "ativistas de teclado" no arriscam nada e pouco realizam. O intelectual pblico faz a ligao entre o descontentamento dos indivduos e o ativismo social da coletividade. O professor universitrio vem ao local de ao, fala e regressa ao seu gabinete.

Saber quo efetivo o policiamento dirio de toneladas de informao uma outra questo. Mas o fato que a internet no uma "fonte livre e segura de informao, debate e discusso". Com efeito, quanto mais eficaz se torna a internet na mobilizao de movimentos sociais que se opem ao estado imperialista e colonial, mais provvel se torna uma interveno por parte da polcia e do estado com o pretexto de "combater o terrorismo". A internet e a luta contempornea: uma relao revolucionria? to importante reconhecer a importncia da internet enquanto detonador de determinados movimentos sociais como relativizar a sua importncia global. A internet teve um papel fundamental na divulgao e mobilizao de "movimentos espontneos", como o dos "indignados" espanhis, na sua maioria jovens desempregados e sem filiao partidria, ou na americana "Ocupao de Wall Street". Noutros casos, como o das massivas greves gerais em Itlia, Portugal, na Grcia e em tantos outros stios, as confederao sindicais organizadas tiveram um papel central e a internet um impacto apenas secundrio. Em pases altamente repressivos, como o Egito, a Tunsia e a China, a internet tem um papel fundamental na divulgao de intervenes pblicas e na organizao de protestos de massas. No entanto, a internet no levou a qualquer revoluo bem sucedida ela pode informar, ser um local de debate, e mesmo mobilizar, mas no pode oferecer a liderana e a organizao necessrias a uma ao poltica consistente e muito menos fornecer uma estratgia de tomada do poder estatal. Comprova-se assim que a iluso, alimentada por alguns gurus da internet, de que a ao "computadorizada" pode substituir um partido poltico disciplinado, falsa: a internet pode facilitar o movimento, mas apenas uma oposio social organizada lhe pode dar uma direo ttica e estratgica capaz de o man-

O intelectual pblico fala e faz um compromisso pedaggico de longo termo com a oposio social na esfera pblica, tanto por meio da in-

ternet como de frequentes encontros dirios cara a cara. _________ *James Petras Norte-americano, 74 anos, professor aposentado, define-se como revolucionrio anticapitalista. Esse o texto de sua interveno como convidado no "Symposium on Re-Publicness", Patrocinado pela Chamber of Electrical Engineers, Ancara, Turquia, 910/Dezembro/2011

O entreguismo de novo: com o aval da Assembleia Legislativa, governador entrega aos interesses privados a sade pblica do Paran

Nota Poltica do PCB Comit Regional do Paran Recentemente, o governador do Estado do Paran, Beto Richa, encaminhou o Projeto de Lei Complementar N 915/2011 para a Assembleia Legislativa do Paran. Na manh de 6/12, a imprensa j noticiava a aprovao do Projeto. Sob o manto do eufemismo terceirizao, o governo e a imprensa tentam esconder que o que ocorrer de fato a privatizao dos servios pblicos de sade. Segundo o governo, os servios passaro a ser prestados por Organizaes Sociais (OSs). As OSs, medida que atendem a interesses privados, auferem lucros e exploram a classe trabalhadora, funcionam como qualquer empresa capitalista. Com o objetivo de interromper o processo de privatizao, que trar prejuzo populao e tambm aos trabalhadores da sade, estudantes, sindicalistas e militantes da esquerda ocuparam o edifcio da Assembleia Legislativa do Paran (ALP), em 5/12. Foram recebidos com violncia por policiais e seguranas. Os deputados se dirigiram para outro recinto, o Plenarinho, e aprovaram o projeto toque de caixa. Nessa ocasio, percebe-se, por um lado, claramente que temos

uma Assembleia Legislativa antipopular, medida que aprova mais um projeto em detrimento do povo paranaense e, acima de tudo, da classe trabalhadora, que utiliza os servios pblicos de sade. Isso faz da ocupao da Assembleia, uma ocupao justa. Por outro lado, percebe-se que o governador obteve amplo apoio dos monoplios da imprensa para propagar a ideia de que se trata somente de uma terceirizao. Os monoplios miditicos apenas disseram que o governador deveria ter discutido um pouco mais a questo, quando o problema real est no fato de que se trata de privatizao. O governador afirmou que a ocupao foi uma selvageria. Quem est promovendo selvageria? Aqueles que defendem os interesses da ampla maioria da populao e que por isso se ope privataria travestida de terceirizao? Ou ser o governador, que prejudicar o povo com o entreguismo de um setor vital? Selvageria entregar a sade pblica na mo de interesses privados, com o objetivo de auferir lucros. Sem uma sade 100% estatal, a classe trabalhadora jamais ter sua disposio aquilo que deseja: uma sade gratuita, universal e de qualidade. Vivemos numa poca na qual os servios de sade de qualidade e os tratamentos de ponta no deveriam ser privilgio daqueles que podem pagar, e que so a minoria da populao brasileira, ou de governantes, como o ex-presidente da Repblica que trata do cncer no Hospital Albert Einstein. Cuba vem mostrando ao longo de dcadas que possvel ter um sistema de sade de alto nvel, o qual pode ser acessado pelo conjunto da populao. Como resultado da experincia vitoriosa, Cuba desenvolveu a medicina preventiva, que evita

com sucesso que as pessoas adoeam, assim como criou, recentemente, uma vacina contra o cncer de pulmo. Cuba possui um sistema de sade muito mais avanado que o brasileiro, no entanto, a ilha caribenha dispe de uma nfima parte dos recursos que dispe um pas com a magnitude do Brasil. E para alcanar esses resultados louvveis, que so equiparados com os de pases infinitamente mais ricos, Cuba jamais precisou privatizar a sade. Pelo contrrio, l a sade 100% estatal. Numa ocasio, Albert Einstein, o cientista, no o hospital, disse: Estou convencido de que h somente uma forma de eliminar estes graves malefcios [do capitalismo]: atravs do estabelecimento de uma economia socialista [...]. Em tal economia, os meios de produo so propriedade da prpria sociedade e so utilizados de maneira planejada. Uma economia planejada, que ajuste a produo s necessidades da comunidade, distribuiria o trabalho entre todos aptos a trabalhar e garantiria os meios de vida de todos, homem, mulher e criana. Privatizar a sade, privar a classe trabalhadora de um de seus meios de vida! O que est ocorrendo com a nossa sade no exclusividade do estado do Paran. S entendemos essa questo, quando analisamos o que est ocorrendo em nvel nacional. Em todo o pas, os trabalhadores so confrontados com a falta de vagas nos hospitais, com dificuldades para agendar consultas, com o nmero insuficiente de profissionais de sade, com a carncia de equipamentos e materiais. Face ao minguado fornecimento de medicamentos gratuitos, a populao obrigada a gastar grande parte de sua renda com remdios.

as da Copa do Mundo, das Olimpadas e do trem bala. com o mesmo objetivo de dar dinheiro e recursos pblicos para grupos privados que tanto Dilma e a oposio de direita nos governos estaduais e municipais que controlam entregam a sade e outros servios pblicos pra entidades privadas como as Organizaes Sociais OS`s, Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico. Fundaes Estatais de Direito Privado e Empresa Brasileira de Servios Hospitalares. No Controle das unidades e servios de sade estas empresas tem na prtica total liberdade para gastar sem controle ou licitao o dinheiro que os governos destinam para elas beneficiando no s a si prprias como tambm a outras empresas fornecedoras de mo de obra terceirizada e de materiais. Os contratos e termos de parceria firmados entre estas entidades privadas e os governos considera o que for vantajoso para ambos, gera vultuosos lucros e prov apoio financeiro em campanhas eleitorais sem qualquer garantia da oferta de todas as modalidades e programas de sade de que a populao necessita. A qualidade dos servios at piora, pois, pressionados a cumprir metas de atendimentos que garantam o lucro das empresas, os trabalhadores so obrigados a reduzir o tempo de atendimento aos usurios. Com o emprego de trabalhadores de sade terceirizados h constantes mudanas no quadro e falta de profissionais, o que, alm de prejudicar a continuidade dos tratamentos dos pacientes, impede o constante aperfeioamento do trabalho das equipes de sade. Sem estabilidade, estes profissionais

so submetidos a baixos salrios, pagos com enormes atrasos, alm de sofrerem assdio moral e presses para no denunciarem as irregularidades que ocorrem nas unidades de sade privatizadas. Para o Partido Comunista Brasileiro, o precrio atendimento em sade no se deve falta de recursos ou a uma lentido da administrao pblica que, longe de serem produtos da natureza, refletem a prioridade poltica dos governos, que mantm a ordem capitalista ao transferirem recursos para os grupos empresariais ao mesmo tempo em que abandonam o seu compromisso de fornecer servios pblicos de qualidade a toda a populao. A universalizao das polticas pblicas em sua integralidade, com qualidade, para todos, no faz parte da agenda do capital. So princpios que, para se desenvolverem plenamente, exigem a transformao radical da sociedade, com exerccio do poder dos trabalhadores sobre os meios e relaes de produo e sobre o Estado, segundo os interesses prprios de sua classe. Mesmo a necessidade de conquistar condies mnimas de sobrevivncia, atravs da defesa da sade pblica estatal com melhorias, ainda que parciais, na assistncia em todos os nveis, exigir o enfrentamento em cada unidade de sade pblica e nas ruas aos governos comprometidos com o capital, mobilizando nas ruas, de forma unificada, os usurios e os trabalhadores do SUS. Para esta tarefa os trabalhadores e usurios no podem se limitar a participar de Conferncias e Conselhos de Sade muitas vezes manipulados pelos governos , mas, principalmente, construir instrumentos prprios de articulao e mobilizao.

Os profissionais de sade so mal pagos, no contam com recursos para trabalhar, so extremamente sobrecarregados e muitas vezes so tambm vtimas de assdio moral pelos superiores, principalmente quando terceirizados. De um lado, os grupos e partidos polticos (PT, PMDB, PCdoB, PDT, PSB, PP e outros) que apoiam o Governo Dilma, e, de outro, a oposio de direita (DEM, PSDB, PPS e outros), fazem o discurso de que falta dinheiro para financiar recursos materiais (medicamentos e equipamentos) para o SUS. Dizem ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal no permite a admisso de novos trabalhadores de sade por concurso pblico, e que a administrao pblica lenta para resolver os problemas. Justificam assim, com este discurso, a privatizao da sade. A verdade que tanto a base de apoio de Dilma/Lula como a oposio de Direita apoiaram o corte de 50 bilhes de reais no oramento que atingiu principalmente as polticas sociais. A sade teve corte de R$ 578 milhes e foi atingida, ainda, com a manuteno da Lei de Responsabilidade Fiscal, que visa somente destinar recursos para pagar a misteriosa e infinita dvida como os bancos. Dilma no tem encontrado nenhuma dificuldade em liberar rapidamente recursos para a iniciativa privada. O governo age como se no fosse responsveis por colocar valores astronmicos nos cofres de grandes empreiteiras agraciadas com grandes obras como

Por isso, o Partido Comunista Brasileiro PCB, se soma aos movimentos e entidades populares que constroem nos Estados e municpios os Fruns Populares de Sade e a Frente Nacional Contra a Privatizao da Sade, entendendo a necessidade de construir-se um plo de Poder Popular em contraposio ao Estado gerente dos interesses do capital. O PCB luta para que empresas e servios pblicos continuem estatais e para que os privati-

zados sejam reestatizados sob controle da populao e a partir de suas necessidades. Este objetivo exige que a unidade de ao em torno da defesa do SUS e contra as privatizaes coloquem em seu horizonte, a constituio de uma Frente anticapitalista e antiimperialista, visando a superao do sistema capitalista e a construo do socialismo. - Pela suspenso imediata do pagamento da dvida com Bancos e realizao de auditoria; - Fim da Desvinculao das Receitas da Unio e Regulamentao da EC 29 conforme seu projeto inicial (Unio

10%; Estados 12% e Municpios 15%); - Concurso pblicos para admisso de trabalhadores de sade estatutrios com Plano de Cargos Carreiras e salrios; - Pela universalizao da assistncia farmacutica com quebra de patentes e estatizao da produo de medicamentos, com distribuio gratuita aos usurios do SUS; - Abaixo as Privatizaes; - Pelo SUS 100% estatal, em todos os nveis de ateno, sob controle popular.

Corrupo na Cmara: Denncias funcionam, Ministrio Pblico atua e primeiras confisses j aparecem
Imagem: Lorena Manarin/Jornal Hoje

Assessor-fantasma e sua mala de dinheiro: caixa-2 de campanha eleitoral

Manifestantes de diversas correntes polticas protestaram tera-feira na Cmara Municipal contra a corrupo e o desvio de recursos pblicos. O alvo principal foi o desvio de recursos por meio de assessores de atuao exclusivamente partidria: os chamados fantasmas, que no prestam nenhum servio ao poder pblico, mas exclusivamente aos vereadores e a seus partidos. Os prejuzos aos cofres pblicos ocorrem na forma de pagamentos a esses assessores de nenhuma utilidade aos interesses da populao. Esses pagamentos tm sido canalizados para o caixa-2 das campanhas eleitorais dos partidos e candidatos burgueses. No protesto, que comeou com a lavagem de instalaes da Cmara, em ato simblico promovido na manh de sbado, completouse na tera-feira. Os vereadores foram presenteados com leo de peroba, que na imagtica popular se destina a polir a cara-de-pau dos acusados. muita cara-de-pau: mesmo confirmando os atos imorais, como o vereador Luiz Burgarelli (PDT), insistem que so legais. bvio, na medida em que eles fizeram as leis para o assalto ao cofre pblico parecer legal. A corrupo est comprovada: evidente que a prtica se destina a desviar dinheiro pblico para as campanhas eleitorais dos partidos que eles representam. O Ministrio Pblico est cumprindo a sua parte, avanando nas investigaes. E os vereadores j sabem: esse tipo de desvio no ser mais tolerado.

Na ltima reunio administrativa de 2011 da Comisso Municipal do PCB de Cascavel, no sbado, comeamos a definir a programao das atividades de 2012: comemorao dos 90 anos do Partido, lanamento de candidaturas e participao no processo eleitoral. Ser a primeira vez na legalidade que os comunistas do PCB vo apresentar uma candidatura prpria Prefeitura de Cascavel, propondo a unidade da esquerda e o Poder Popular. .

Lembre-se: em Cascavel, ns somos a Revoluo!

Este espao est sempre aberto para artigos e manifestaes da comunidade


Na Internet, acompanhe o blog do PCB de Cascavel:
http://pcbcascavel.wordpress.com

Veja tambm o blog da Juventude Comunista de Cascavel:


http://ujccascavel.blogspot.com

Twitter: PCB do Paran:


http://twitter.com/pcbparana

Juventude Comunista de Cascavel:


http://twitter.com/#!/j_comunista

A seguir, um dos captulos da cartilha de Marxismo e uma pgina colecionvel de O Capital em quadrinhos

Curso Bsico de Marxismo Os inimigos da democracia 17

As mudanas polticas num sentido verdadeiramente democrtico preparam o terreno para a transformao socialista. Aproximam a sua conquista.

Os avanos democrticos ampliam a base e incorporam na luta socialista novas camadas da pequena burguesia e das massas que trabalham, mesmo em negcios prprios. Por isso, a luta pela democracia parte integrante da luta pelo Socialismo. Na sociedade capitalista atual, os principais inimigos da democracia so os grandes monoplios, que sugam o trabalho da imensa maioria da populao: empresas multinacionais e bancos, por exemplo.
O documentrio A Corporao expe a antidemocracia

O grande capital atropela os interesses dos pequenos e mdios camponeses e das camadas mdias urbanas (pequenos industriais e comerciantes, artesos e um setor de empregados). Estas camadas sociais se arrunam ou caem sob a dependncia dos monoplios, transnacionais e bancos. Estes setores centrais da explorao defendem o direito de explorar usando a poltica, o rdio, a TV, certas igrejas e filosofias. Muitas vezes se dizem verdes, socialistas e at comunistas, para mascarar de um falso progressismo atitudes de conciliao e manuteno do capitalismo. So como certas igrejas que falsificam milagres para iludir e controlar a populao mais ingnua. Mas a prtica de cada grupo ou partido que lhe d o verdadeiro carter no apenas um nome ou autopropaganda. Alis, os piores traidores da classe operria se fingem de verdes, democratas, cristos e socialistas.
Partido Verde: defesa do capitalismo em roupagem ecolgica

Para enfrentar essa mquina de falsificao, de maneira crescentemente ativa se incorporam os jovens operrios, estudantes e aprendizes. No vendo perspectivas numa sociedade dominada pelos monoplios e mergulhada numa profunda crise, reclamam mudanas verdadeiras, substanciais. As aes juventude so frequentemente espontneas. Por vezes, os jovens se deixam arrastar para concepes anarquistas ou por outras ideias falsamente revolucionrias. So conceitos pequeno-burgueses, modismos, radicais, superficiais. Mas quanto mais os jovens de aprofundam no estudo do Marxismo, mais adquirem clareza quanto ao grande objetivo da luta proletria: a conquista do Socialismo. Passam, ento, a militar em um partido poltico com uma ttica e uma estratgia para fazer a Revoluo Socialista: o Partido Comunista.
Jovens conscientes associam estudo e luta pelo Socialismo

A incorporao na luta antimonopolista, anticapitalista e antiimperialista de grupos sociais jovens e mais amplos vai reduzir continuamente a base social do poder dos bancos, das transnacionais e das mfias. A juventude, ao se educar e educar o povo, cria condies para agrupar todas as foras e correntes democrticas numa aliana poltica: a Frente Anticapitalista. Torna-se realidade, com ela, a unio de todas as foras progressistas, a fuso de todas elas numa coligao contra o capitalismo. Desempenhando o papel de dirigente do movimento democrtico anticapitalista, a classe operria capaz de impor a aplicao de medidas que ultrapassem os limites das reformas burguesas, para facilitar a sua luta posterior pela vitria do Socialismo.
Karl Marx Friedrich Engels Vladimir Lnin Mao Ts-Tung Che Guevara: Teoria e prtica revolucionrias

Fim
Se desejar estudos mais aprofundados sobre o Marxismo solicite material, gratuitamente, pelo e-mail naroda@ig.com.br

LiesdeComunismo nmero32

AcadanovaediodoPerCeBervocrecebermaisumapginadeOCapitalemquadrinhos

También podría gustarte