Está en la página 1de 23

Sistemas Mgickos

AFINAL, O QUE MAGIA? Como dizia Aleister Crowley (1875-1947), o famoso e controvertido Mago ingls, "Magia a Cincia e a Arte de provocar mudanas de acordo com a Vontade". Portanto, Magia a cincia e a arte de provocar mudanas, que ocorrem em conformidade com a vontade. E essas mudanas ocorrem onde, em que Esfera ou Plano? Segundo o mesmo Aleister Crowley, elas ocorrem no mundo material, portanto, no plano fsico. Segundo Dion Fortune, urna das mais conhecidas ocultistas britnicas deste sculo, essas mudanas, porm, ocorrem na conscincia individual do Mago.

Sistemas Gerais
.

Texto Mgicko de Abertura


1) no importa qual a definio usada para Magia, o resultado real o mesmo; 2) o resultado obtido de aparente mudana no mundo: 3) magia funciona.
Para se ter uma idia mais ampla do que exprime a palavra Magia, devemos separ-la da feitiaria ou da bruxaria. E como faz-lo? Simples. Na feitiaria/bruxaria no se compreende a forma de

operao dos elementos da Natureza, no se busca desenvolver adequadamente e de forma equilibrada o conjunto de qualidades hermticas do homem (e da mulher), alm do que se busca nos elementos materiais mais densos (pedras, folhas, fogo material, etc.) a essncia dos elementos dos quais emanam. Quer dizer, usa-se uma fogueira para atrair a energia do elemento Fogo, e assim por diante. Para termos a Magia bem definida, deveremos compreender que a mesma no se divide simplesmente em "branca" ou "negra", egosta ou altrusta e outras definies de cunho moral. Divide-se, isso sim, em DOGMTICA e PRAGMTICA. Dogmtica a forma de Magia que faz uso de smbolos alheios aos pessoais, simbologia essa, dspar daquela pertencente ao subconsciente do operador. a forma de Magia ensinada nas obras tradicionais que tratam desse assunto e, tambm, nas escolas. Pragmtica a que faz uso apenas dos smbolos pessoais, do fator atvico, do simbolismo presente no subconsciente do operador. Muitas escolas de Magia tm-se mantido no sistema Dogmtico, enquanto as mais modernas buscam, no sistema Pragmtico, uma sada inteligente. Entre estas, podemos citar os seguidores dos Mestres Franz Bardon, Pascal Beverly Randolph, Austin Osman Spare e Aleister Crowley. Entre os seguidores de Aleister Crowley que se autodenominam "Thelemitas" ou seguidores de Thlema (Verdade), h os que no entenderam bem seus ensinamentos, criando sistemas Dogmticos. H, porm, os que seguem de forma inteligente seus ensinamentos, pois ser thelemita ter sua prpria "religio", seu prprio Deus, posto que Aleister Crowley dizia que "no existe Deus seno o homem". Entre os mais brilhantes seguidores dos citados Mestres acima, destaco um grupo que se denomina "Crculo do Caos" ou I.O.T. (llluminates of Thanateros, Iluminados de Thanateros), fundado pelo meu amigo Peter James Carroll, com a colaborao de outras cabeas especiais como Isaac Bonewitz, Paola Pagani, Adrian Savage, Frater U.:D.:, entre tantos outros. Creio firmemente que a Magia Pragmtica permitir o resgate completo da "Cincia Sagrada". Os dois tipos de Magia, Dogmtica e Pragmtica, podem estar presentes em quaisquer dos Nveis Operacionais de Magia, como veremos abaixo: 1)Os "Cinco Atos Mgicos Clssicos: A) Evocao. B) Divinao. C) Encantamento. D) Invocao. E) Iluminao. Os "Cinco Atos Mgicos Clssicos" podem estar presentes nos

"Cinco Nveis de Atividade Mgica": 2) Os "Cinco Nveis de Atividade Mgica": A) Feitiaria. 11) Shamanismo. C) Magia Ritual. D) Magia Astral. E) Alta Magia.

NVEL DE FEITIARIA: - Evocao - o Mago cria, artesanalmente, uma imagem, uma escultura, um "assentamento"; as funes podem ser as mais diversas, definidas pelo Mago; o fetiche tratado como um Ser vivo; pode ou no conter elementos do Mago. - Divinao - um modelo simples do Universo e preparado pelo Mago, para us-lo como ferramenta divinatria; Runas parecem adequadas; Geomancia o ideal; I Ching e Tarot so bons tambm. Usar bastante esse modelo, em todas as situaes, mantendo um dirio com todos os resultados obtidos sendo anotados. - Encantamento . para essa funo pode-se utilizar uma srie de instrumentos, mas principalmente deve-se obter uma ferramenta especial, de significado distinto para o Mago; para fazer o encantamento, o Mago faz uma representao fsica do objeto do desejo, usando as ferramentas mgicas para realizar a teatralizao do ato; por exemplo, o bonequinho representando a pessoa batizado ou algo semelhante, depois, roga-se pragas sobre o mesmo e se espeta ele todo com alfinetes, simulando ferimentos na vtima. - Invocao - aqui o Mago testa os limites de sua habilidade de criar mudanas arbitrrias causadas por modificaes estudadas do ambiente e do comportamento. Por exemplo, decora todo o Templo como se fosse o Templo de um Deus egpcio, veste-se como o tal Deus, personificando-O durante determinado perodo de tempo. o que os Iniciados fazem quando "Incorporam" seu Orix. - Iluminao - aqui o Mago busca a eliminao das fraquezas e o concomitante fortalecimento de suas virtudes. Algo como uma introspeco deve ser realizada, para conhecer as prprias qualidades e os prprios defeitos.

NVEL SHAMNICO: - Evocao - o Mago busca estabelecer a visualizao de uma Entidade, por ele projetada, para realizar seus desejos; muitas vezes, pode-se visualizar a mesma Entidade que se assentou" no "nvel de feitiaria". Pode-se interagir com essas Entidades em sonho, de onde se tira o conceito do "Parceiro Astral.

- Divinao - consiste, basicamente, em vises respondendo a questes especficas; o Mago interpreta a viso de acordo com seu simbolismo pessoal. - Encantamento - o Mago tenta imprimir sua vontade no mundo exterior por uma visualizao simblica ou direta do efeito desejado. - Invocao - aqui o Mago retira conhecimento e poder do atavismo, em geral do atavismo animal; para isso, o Mago deve ser "tomado" por alguma forma de atavismo animal. A imitao da atitude do animal em questo ajuda muito nesta operao. - Iluminao - o Mago visualiza sua prpria morte, seguida do desmembramento de seu corpo; ento, deve visualizar a reconstruo de seu corpo e a seguir seu renascimento. a chamada Jornada dos Shams.

NVEL DE MAGIA RITUAL: - Evocao - o Mago pode Evocar a Entidade j trabalhada nos dois nveis anteriores ou, ento, qualquer outra. Em geral, um sigilo desenhado em papel, simbolizando a Entidade Evocada, o que basta para criar o vnculo necessrio entre a mente do Mago e a Entidade que se deseja Evocar. - Divinao - qualquer instrumento de divinao serve, mas o Mago deve, antes da prtica, sacralizar os instrumentos da divinao, por meio de algum tipo de prtica. Mtodos complexos servem to bem quanto os simples, mas uma atitude da mente, mantendo um estado de conscincia algo alterado, imprescindvel. - Encantamento - aqui entram em ao as Armas Mgicas, que variam de acordo com o Mago, dentro, claro, de um simbolismo universal. A concentrao deve ser no ritual ou no sigilo, em vez de na realizao do desejo; o "sigilo" traado com a ferramenta mgica, no ar e, a mente, levada a um estado alterado de conscincia. Assim, entra em ao a mente inconsciente, mais poderosa nessas operaes. - Invocao - o Mago busca saturar seus sentidos com as experincias correspondentes (ou simblicas de)a alguma qualidade particular que busca invocar; no caso, pode ser dos Arqutipos Universais, atravs da decorao do Templo e de sua pessoa com cores, aromas, smbolos, pedras, plantas, metais e sons correspondentes quele Arqutipo desejado. O Mago tenta ser "possudo" pela entidade em questo; as clssicas Formas-Divinas ou Posturas-Mgicas tm uso aqui; antes de qualquer Invocao Mgica, o Mago deve invocar Deus, tornando-se Ele.

- Iluminao - tem a caracterstica de buscar (e encontrar) Esferas de Poder dentro de ns mesmos; aqui cabe o sistema de iniciao hermtica ensinado por Franz Bardon em seu Initiation Into Hermetics (Iniciao ao Hermetismo).

NVEL DE MAGIA ASTRAL: Todas as operaes deste nvel so idnticas a todas as praticadas nos trs nveis anteriormente descritos, exceto que so realizadas apenas em mbito mental, isto , na mente do Mago. Portanto, tudo ocorre nos planos interiores do Mago, desde a construo de seu Templo, at as operaes mais prticas.

NVEL DE ALTA MAGIA: As operaes neste nvel so elevadas, devendo ser praticadas somente por quem j seja um Iniciado pelo sistema de Franz Bardon; as Operaes neste nvel so as cobertas pelos trs trabalhos subseqentes de Franz Bardon (Frabato The Magician; The Pratice Of Magical Evocation, The Key To The True Quabbalah).

SISTEMA AURUM SOLIS: Urna variao do Sistema da Golden Dawn, bastante com-pleto, tendo como principal adio ao Sistema mencio-nado, o uso de prticas de Magia Sexual - muito embora seus mtodos dessa forma de Magia no paream ser muito poten-tes. Mas contm no seu bojo todo o material tcnico da Golden Dawn, exceto por ter realizado uma simplificao na simbologia dos paramentos. Este grupo liderado pelos reno-mados ocultistas Melita Derming e Osborne Phillips, autores de uma vasta e til obra.

SISTEMA BON-PO (Bon-pa): um Sistema de Magia originrio do Tibete. urna seita de Magia Negra, com estreitas ligaes com as Lojas da FOGC (Ordem FrancoMassnica da Centria Dourada), sediadas, em Munique, Alemanha, desde 1825, com outras 98 Lojas espalhadas por todo o mundo. Membros da seita Bon-Pa estiveram envolvidos com organizaes sinistras, como a Mo Negra, responsvel pelo atentado que matou o Arquiduque Ferdinando da ustria, precipitando o mundo na Primeira Guerra Mundial. Durante a era nazista na Alemanha, membros da

seita Bon-Pa eram vistos freqentando a cpula do poder. Outro nome pelo qual a seita Bon-Pa, ou BonPo, conhecida "A Fraternidade Negra". Muitos chefes de Estado, artistas famosos e pessoas de destaque na sociedade, foram ou so vinculados Bon-Pa ou FOGC - atravs de 11 pactos" feitos com as "Toras das Trevas". Vale notar que, na Alemanha nazista, todas as Ordens Hermticas foram perseguidas e proscritas -exceto a FOGC e suas "Irms". Seria Hitler membro das mesmas assim como seus principais seguidores? Vale a pena ler a obra Frabato, de autoria de Franz Bardon, e a edio do ms de Agosto de 1993 da revista Planeta (Editora Trs). Em ambas, muita coisa revelada sobre a histria dessas seitas - inclusive sobre suas prticas nefastas.

SISTEMA CABALSTICO (Quabbalah, Kabalah, Frmulas Mgicas): a prtica do misticismo das letras (isto , do conhecimento das cores, notas musicais, elementos naturais e suas respectivas qualidades, regies do corpo em que cada letra atua, etc.), da ao uso de palavras e de sentenas; o emprego de mais de uma letra, cabalisticamente, tem o nome de Frmula Cabalstica. E Tantra? Tantra no Oriente, Cabala no Ocidente. H muitas escolas de Tantra, outras tantas de Cabala, mas a que mais me agrada a de Franz Bardon. Parece-me a mais completa e precisa. Muitas escolas de Ocultismo que utilizam a Cabala como parte de seus ensinamentos, o fazem utilizando a chamada Cabala Terica, que baseia-se no hierglifo da rvore da Vida e suas atribuies. Poucas escolas utilizam a Cabala Prtica, como a ensinada por Franz Bardon. As diferenas entre a Cabala Prtica e a Terica so muitas, mas, como principal distino, na Cabala Terica o enriquecimento pessoal apenas a nvel terico, isto , intelectual, enquanto que na Prtica se aprende, se compreende, se vive a realidade do Misticismo das Letras. O mesmo conhecimento que foi utilizado para criar tudo quanto existe rio Universo. simultaneamente dogmtico e pragmtico.

SISTEMA DA BRUXARIA (Wlthcraft): At virem luz os trabalhos de Gerald Gardner, Raymond Buckland e Scott Cuningham, iro se podia considerar a Bruxaria um Sistema Mgico. As bruxas e os bruxos se renem nos covens, que por sua vez encontram-se rios sabbats, as oito grandes festividades definidas pelos solstcios, pelos equincios e pelos dias eqidistantes entre esses. Os ltimos so considerados mais importantes. A Bruxaria um misto de mtodos de Magia clssica (Ritual, Sexual,

etc), com prticas de Magia natural (uso de velas, incensos, ervas, banhos, poes, etc), cultuando entidades pags em geral. Nada tem a ver com o Satanismo. Bons exemplos do que podemos chamar de Bruxaria, em lngua portuguesa, esto rio livro Brida, de autoria de Paulo Coelho. Oque est l descrito mostra bem o Sistema da Bruxaria, menos ntido, mas tambm presente nas suas outras obras. Pena a insistncia de algumas pessoas em condenar a Bruxaria a um lugar inferior entre os Sistemas Mgicos.

SISTEMA DA GOLDEN DAWN (AURORA DOURADA): uma fuso rgida da Cabala prtica com a Magia greco-egpcia. Seu sistema complexo de Magia Ritual firmemente baseado na tradio medieval europia. H uma grande nfase na Magia dos Nmeros. Os paramentos rituais so de uma impressionante riqueza simblica, bem como os rituais so bastante variados de acordo com a finalidade e o grau mgico dos participantes. Suas iniciaes so por graus, comeando pelo Nefito (0 = 0), indo at os graus secretos (6 = 5 e 7 = 4) alcanados, e conhecidos, por poucos; at a bem pouco tempo, fora da Ordem, pensava-se ser o 5 = 6 o grau mximo da Aurora Dourada. Curioso que na Golden Dawn no se praticava (porm se aceitava) a Magia Sexual. Desse sistema propagou-se o uso de Sigilos e Pantculos, bem como ressurgiu o interesse pela Cabala, Numerologia, Astrologia e Geomancia. Alm disso, sua interpretao e simplificao do Sistema dos Tattwas do livro As Foras Sutis da Nalureza, de autoria de Rama Prasad, permitiu uma grande abertura. Uma das mais importantes adies ao ocultismo ocidental, dada pela Golden Dawn, foi atravs de seu mtodo de Criao de Imagens Telesmticas (sobre o assunto, ver o texto relativo ao mesmo). 0 mais importante autor desse Sistema foi Israel Regardie.

SISTEMA DE MAGIA DO CAOS (Chaos Magic, Kaos Magick, Circle of Chaos, Crculo do Caos, LO.T. - Illuminates of Thanateros, Iluminados de Thanateros, Pacto da IOT): A Magia do Caos tem origem rios trabalhos de Austin Osman Spare, redescobridor do Culto de Priapo. A Magia do Caos atualmente bastante divulgada por seu organizador Peter James Carroll, alm de por Adrian Savage. Os praticantes da Magia do Caos consideram-se herdeiros mgicos de Aleister Crowley (e da O.T.O.) e de Austin Osman Spare (e da ZosKia Cultus). Seu sistema procura englobar tudo quanto seja vlido e prtico em

Magia, descartando tudo quanto for mais complexo que o necessrio. Caracteriza-se por no ter preconceitos contra nenhuma forma de Magia, desde que funcione! Est se tornando o mais influente Sistema de Magia entre os intelectuais da modernidade. Entre suas prticas mais importantes vale ressaltar o uso da Magia Sexual, em especial dos mtodos "de mo esquerda" (VAMA-MARG) . Seus graus mgicos so cinco, em ordem decrescente: 4, 3, 2, 1 e 0.

SISTEMA DA MAGIA MUSICAL Criado por uma renomada ocultista, Juanita Wescott, estudiosa do Sistema de Franz Bardon. Juanita Wescott autora de um excelente livro, Magic & Music, editado por uma editora chamada Abbetira, o mesmo nome de uma poderosa Entidade da Esfera em torno do Planeta Terra, mais precisamente uma das trinta Inteligncias Originais Positivas do Signo Zodiacal de Leo. O logotipo dessa editora Abbetira o Sigilo da Entidade homnima conforme ilustrado no livro de Bardon sobre Evocao Mgica. O Sistema de Magia Musical faz uso dos mais elevados ensinamentos do Hermetismo e da Cabala, do ponto de vista de Franz Bardon. Recomendo muito o estudo desse poderoso Sistema de Magia, pois todos podero obter, nele, resultados extraordiririos. Dentro das Ordens que dirijo, aconselho o estudo terico e prtico das obras de Franz Bardon, Juanita Wescott, Frater LI,-. D:. e Choa Kok Sui.

SISTEMA DA MAGIA PLANETRIA: Criado pelo grupo Aurum Solis; baseia-se em rituais destinados a evocar ou invocar os Espritos Olmpicos, Entidades Planetrias (Inteligncias), ou Arqutipos (dos Arcanos do Tarot, Seres ou Deuses/Deusas Mitolgicos, entre outros). um sistema prtico, completo, eficiente, de poucos riscos e fcil de colocar em prtica.

SISTEMA DA MAGIA SAGRADA DE ABRAMELIM (os Quadrados Mgicos): Um tipo de Magia Ritual cujo alvo principal a conversao com o prprio Anjo da Guarda; depois, se far uso de uma srie de

Quadrados Mgicos que evocam energias diversas. um sistema poderoso e perigoso, no qual muitos experimentadores se "deram mal", alis, muito mal. As instrues dadas no famoso livro que ensina, esse sistema, no devem ser levadas "ao p da letra", de forma irrefletida; deve-se, porm, ter total ateno aos ensinamentos, antes de colocar os mesmos em prtica. Como em todos os textos antigos, aqui tambm muita coisa est cifrada ou velada. Desse poderoso Sistema apareceram inmeras prticas com os Quadrados Mgicos que nada tm a ver com o sistema ensinado nessa obra.

SISTEMA DA QUIMBANDA: Muito parecido com o Sistema da Umbanda, somente que aqui se trabalha com entidades demonacas; basicamente um culto de Magia Negra.

SISTEMA DA ROSA & LOTUS: Esse o Sistema de Magia utilizado na Ordo Rosae Caelestis (O.R.C.) e no seu "Crculo Interno", a Ordo Lotus Caelestis (O.L.C.). A O.L.C. uma Ordern Hermtica, aberta somente aos Iniciados da O.R.C.; seu Sistema (Rosa & Lotus) consiste numa fuso das chamadas "cincias experimentais" com as "tele-terapias", as terapias alternativas", com o Sistema Tntrico Oriental, com o Sistema Tntrico Ocidental, com o Sistema Hermtico e com o Sistema Cabalstico. Isso tudo contribui para que seu Sistema seja, certamente, um dos mais completos e perfeitos; o ponto negativo que sua complexidade dificulte o caminhar dos discpulos. A O.L.C. uma Ordem internacionalmente estabelecida, atualmente sediada no Brasil. O smbolo do Sistema da Rosa & Lotus o "emblema hyppye" da "Paz e Amor"; o smbolo da O.R.C. o clssico sigilo do Tantrismo Ocidental, uma espada sobre uma rosa; o smbolo da O.L.C. secreto, s sendo divulgado dentro do circulo interno da Ordem.

SISTEMA DA UMBANDA: Consiste na Invocao de Entidades de um Panteo prprio e extremamente complexo, visando obter os favores das Entidades

"incorporadas"; tambm existe a Evocao quando se faz "oferendas" de coisas diversas para as Entidades. basicamente um culto de Magia Branca.

SISTEMA DA WICCA: Um aprimoramento do Sistema de Feitiaria, a Wicca uma religio muito bem organizada e sistematizada, sendo que nela se aboliu a prtica de sacrifcios animais, que era freqente na Feitiaria. H um ramo mais elitizado da Wicca, a Seax-Wicca, dos seguidores de Gerald Gardner, que busca aprimorar a Wicca, transformando-a num culto menos dogmatizado que a Wicca tradicional.

SISTEMA DE EMISSES DE ONDAS-DEVIDAS-S-FORMAS (Sistema de Ondas-de-Forma): uma forma de Magia Dogmtica, posto que faz uso de paramentos e smbolos sem paralelo no subconsciente do Mago; exceo se aplica aos grficos que dependem de uma seleo radiestsica de seu design, como, por exemplo, no Sistema Alpha-Omega (onde se seleciona os algarismos numricos e a quantidade de crculos em torno daqueles, para se construir o grfico). Neste, o Sistema Pragmtico. Para exemplificar o uso prtico, utiliza-se equipamentos bidimensionais ou tridimensionais; os primeiros so os grficos emissores, compensadores e moduladores de Ondas-de-Forma, enquanto os outros so os aparelhos tipo pirmides, esferas ocas, meias-esferas, arranjos espaciais que parecem mbiles, etc. Nesse Sistema, na sua parte tridimensional, que se utilizam os pndulos, as forquilhas e demais instrumentos radiestsicos, rabdomnticos e geobiolgicos.

SISTEMA DE MAGIA ELETRNICA: uma forma "acessria" da Magia Ritual, utilizando-se de paramentos do tipo Bobina Tesla ou Gerador Van De Graaff, para gerar poderosas energias visando potencializar os rituais.

SISTEMA DE MAGIA NATURAL: Consiste na utilizao de elementos fsicos, na forma de realizar atos de Magia Mumaca (efigies de pessoas, representando-as, tornando-se receptculos dos atos mgicos, destinados quelas), bem como no uso de banhos energticos, defumaes, ps, ungentos, etc., visando obter resultados mgicos pela "via do menor esforo".

SISTEMA DE MAGIA SEXUAL: Temos aqui uma abertura para sete subsistemas, quais sejam: - Sistema Ansaritico: Criado pelos Ansarichs ou Alutas da ve lha Sria, o pri-meiro dos modernos mtodos de Magia Sexual-. - Sistema de Eulis. Criado por Pascal Beverly Randolph, um iniciado entre os Alutas, um mtodo cientfico de Magia Sexual ocidental, muito poderoso e perigoso. Seu criador era mdico e cometeu suicdio aps muitos problemas na vida - era mulato, poltico liberal, libertino, residente nos Estados Unidos. No sculo XIX! - Sistema da Fraternitas Saturni (F. S.): derivado da O.T.O., mas abertamente Luciferiano. Veja Sistema Luciferiano. - Sistema Maatiano: Criado por dissidentes da O.T.O., tem uma viso mais moderna da Magia Sexual. Sua viso sobre o grau XIQ particularmente distinta. - Sistema da 0. T 0.: Basicamente um mtodo de Magia Sexual que busca elevao espiritual atravs do sexo. Tem trs graus de aptido mgica sexual - o Vlll', o IX' e o XI. Pode ser considerado base do Tantra ocidental. Veja Sistema Thelmico. - Sistema da 0. T. O.A.: muito parecido com o da O.T.O., porm, faz uso no apenas da Magia Sexual praticada fisicamente, mas tambm prticas astrais desse tipo de Magia. - Sistema Palladium: Criado por Robert North, estudioso de Franz Bardon, P. B. Randolph, Aleister Crowley, alm de outros Mestres do ocultismo. Os Palladianos tm sua doutrina no conceito do ser humano pr-admico, isto , no ser humano bissexuado, para o qual o relacionamento sexual era desnecessrio para procriao. Esses seres eram os "Elohim", "Filhos de Deus que criaram o "pecado" relacionando-se sexualmente uns com os outros - o que era desnecessrio -, provocando a "queda", da humanidade. Com o pecado, veio a "punio": Deus dividiu o sexo dos seres humanos, o que provocou a expulso deles den, sua "expulso do paraso". Baseando-se nessa crena, alm de buscar decifrar os ensinamentos ocultos de todos Mestres e interpretar o significado oculto da literatura, os palladianos buscam trazer luz aos conceitos to mal compreendidos da Magia Sexual.

- Sistema Zos-Kia: Criado por Austin Osman Spare, consiste no uso mgico da "AutoMagia Sexual" ou "Auto-Amor". tambm um sistema muito potente e perigoso. Seu criador, talentoso artista plstico, morreu esquecido e quase na misria. Veja em verbete prprio.

SISTEMA DE PATHWORKING: Idntico em tudo ao Sistema dos Tattwas, exceto que utiliza desenhos relativos s Esferas e Caminhos (Patits, da o nome) da rvore da Vida, que um hierglifo cabalstico. Pode-se, alternativamente, utilizar-se de Sigilos de diversas Entidades (visando "via . ar" para as paragens habitadas por aquelas), ou at mesmo Vvs (Sigilos do Vudu), com a mesma finalidade - a auto-iniciao.

SISTEMA DEMONACO (Goetia, Gocia): Consiste na evocao das entidades demonacas, Demnios, de habitantes da Zona Mauva ou das Qliphs. uma variao unilateral da Magia Evocativa do Sistema Hermtico. Obviamente, um sistema muito perigoso.

SISTEMA DO ANJO EXTERMINADOR (FODAEX): Sistema de Magia utilizado pela Fraterna Ordem do Anjo Exterminador (FODAEX), uma Sociedade Secreta, da qual fazem parte apenas Iniciados. Originou-se de outra Ordem, o Opus 666 (A Obra da Besta do Apocalipse), que, ao que parece, foi completamente absorvida pela FODAEX. A FODAEX teve incio no Brasil e, ao que nos conste, est quase (ou totalmente) inoperante. Sua "filosofia" consiste em "exterminar com mximo prejuzo todo tipo de pragas sociais". 0 Sistema de Magia empregado era, inicialmente, o Magia Ritual, evocando Entidades do Panteo Lovecraftiano, posteriormente, evoluiu para o uso sistemtico de equipamentos radinicos e psicotrnicos (at mesmo do infame tepafone), alm de emissores de ondas de formas. Ultimamente, conduziam, tambm, rituais em era numa pequena sala, chamada de "Templo Eletrnico, em cuja decorao entravam

elementos tpicos dos filmes alemes da dcada de 1920, alm de instrumentos eletrnicos destinados a criar uma atmosfera peculiar (instrumentos musicais, como sintetizadores, para executar msica eletrnica, iluminao estranha, com luzes negras, lmpadas de nen e estroboscpicas; equipamentos de alta-voltagem, com ionizadores e bobinas-Tesla, entre outros), quando conjugados com jogos de espelhos, angulaes especiais e rituais de carter especial. Entenda-se como "pragas sociais" todo tipo de delinqentes, contraventores e criminosos, e como "exterminar com mximo prejuzo", por um fim manifestao fsica, ou seja., vida no mundo das formas - matar por meios mgicos, para se bem claro. Matar algum, distncia, por meios mgicos, a mais pura forma de Magia Negra; a FODAEX, porm, tem finalidade puramente altrusta. S por curiosidade: seu smbolo mximo a clssica figura do "Anjo Exterminador".

SISTEMA DO CANDOMBL: Muito parecido com o Sistema do Vudu, mas simplificado. Na verdade, o Candombl um culto aos Deuses e Deusas do Panteo nag, onde, predomina a Magia Natural, com grande nfase nos sacrifcios animais, na criao de Elementarer Artificiais e em outras tantas prticas mgicas -. corno os banhos de ervas, o uso de ps mgicos, etc. -, alm de Evocaes e Invocaes das Divindades cultuadas. um sistema de grande potencial, infelizmente tornado, ao longo dos anos, inferior ao Vudu, do ponto de vista inicitico. Alm de estudioso desse Sistema, percorri todo um longo caminho inicitico no Candombl, que culminou com minha consagrao como Babala, ou seja, Sacerdote de lf, em 1988. Como tal, venho me correspondendo com outros Babalas pelo inundo afora.

SISTEMA DO VUDU (Voudoun, Voodoo): Apesar de ser tido como uma religio Primitiva, o Vudu na realidade, um Sistema de Magia bastante completo. Nele encontramos Invocao, Evocao, Divinao, Encantamento e Iluminao. Prticas no encontradas nos outros cultos afro (Candombl, Lucum, Santeria), como por exemplo a Magia Sexual, esto presentes, no Vudu, embora de forma no muito aprimorada, exceto dentro do Voudon Gnstico e do Hoodoa As possesses que ocorrem no Vudu (como no Candombl, Umbanda,

Quimbanda, Lucum e Santeria), so reais, fruto da Invocao Mgica dos Deuses, Deusas e demais Entidades. No se trata de uma exteriorizao de algum tipo de dupla personalidade, riem de uma possesso por Elementares ou por Cascares Avivados (como normalmente ocorre em religies que fazem uso das mesmas prticas). A possesso no Vudu um fenmeno completo e real. O Deus "monta" o indivduo da mesma forma que um ser humano monta num cavalo. As entidades "sobem" do solo para o corpo do indivduo, penetrando inicialmente pelos seus ps, da "subindo", e isso uma sensao nica, que s pode ser descrita por quem j teve tal experincia. Cada Loa (Deus ou Deusa) do Vudu tem sua personalidade distinta, poderes especficos, regies de autoridade, alm de insgnias ou emblemas - "Vevs" e ferramentas. Creio firmemente qu uma fuso dos cultos afro s trar benefcios. a todos os praticantes da Cincia Sagrada. Os avanos do Vudu foram tantos, especialmente do Vudu Gnstico, do Vudu Esotrico e do Vudu do Novo Aecon, que entre suas prticas encontra-se at mesmo um Sistema Radinico-Psicotrnico, que faz uso de Mquinas Radinicas com as finalidades radinicas convencionais (Magia de sade, de prosperidade, de sucesso, de harmonia, combate s Foras das Trevas e s Foras Psquicas Assassinas, combate aos Implantes Mgicos, etc.), alm de favorecer as "viagens" mentais e astrais - as viagens no tempo! Esse sistema foi batizado, por seus praticantes, de Vudutrnica. O Vudu , guardadas as devidas propores, uma religio thelmica, posto que a verdade individual que se busca rio sistema thelmico culmina aqui com a descoberta do Deus individual, o que resulta numa "religio individual", isto , a Divindade e toda a religio de um indivduo totalmente distinta do que seja para qualquer outra pessoa. E isso thelelmico, ao menos em seu sentido mais amplo. As Entidades do Vudu so "assentadas" (fixadas) em receptculos diversos, que vo desde vasos contendo diversos elementos orgnicos misturados (os Assentamentos), at garrafas com tampa, passando pelas Atuas - caixinhas de madeira pintadas com os sigilos (Vvs) dos Loas, com tampa, altamente atrativas para os Espritos. Mas as prticas utilizando elementos da Magia natural, como ervas, banhos, defumaes, comidas oferecidas s Entidades, so todas prticas adicionadas posteriormente ao Vudu, e no parte integrante dele desde seu incio. No Vudu se faz uso, alm da Egrgora do prprio culto, das Correntes Aracdoniana, Insectoniana e Ofidioniana.

SISTEMA DOS TATTWAS: um mtodo de utilizao dos smbolos grficos orientais representantes dos cinco elementos .(ter/Akasha, Fogo, gua, Ar, Terra).

Usa-se o desenho pertinente como forma de meditao e expanso da mente - transformando-se, mentalmente, o desenho em um "portal", da penetrando nesse portal, indo. dar, mentalmente, em outras dimenses. um eficiente mtodo de auto-iniciao. SISTEMA DRUIDA (Druidismo): H muito em comum entre o Druidismo moderno e a Wicca (nome dado nos pases de lngua inglesa Bruxaria). As principais diferenas residem na mitologia utilizada nos seus rituais (a celta), alm dos locais de culto (entre rvores de carvalho ou crculos de pedras). O Druidismo pode ser resumido corno um culto Me Natureza em todas as suas manifestaes rituais.

SISTEMA ENOQUIANO (Magia Enoquiaria, Enochian Magic): um sistema simbolicamente complexo, que consiste na evocao de Energias ou Entidades de trinta Esferas de poder em torno da Terra. um sistema poderoso e perigoso, mas j existem diversos guias prticos no mercado, que permitem uma conduo relativamente segura. Esse sistema foi descoberto por John Dee e Edward Kelley; posteriormente, foi aperfeioado pela Golden Dawn, por Aleister Crowley e seus muitos seguidores; entre eles vale destacar Gerald Schueler. Os "nomes brbaros" a que se referem muitos textos de ocultismo so os "nomes de poder" utilizados nesse sistema mgico. Aqui, trabalha-se num universo prprio, distinto daquele conhecido no Hermetismo e na Astrologia. Busca-se contato com Elementais, Anjos, Demnios e com o prprio Anjo da Guarda. Dizem alguns entendidos que a famosa Arca da Unio o Tablete da Unio, pea fundamental desse sistema. Esse Tablete da Unio encontra-se disposio de qualquer Mago que cruze o Grande Abismo Exterior, aps a passagem pelo subplano de Zax, no Plano Akshico, Etrico ou "do Esprito", local onde esto situados os subplanos Lil, Arn, Zom, Paz, Lit, Maz, Deo, Zid e Zip, os ltimos entre os trinta Aethyrs ou subplanos. Essa regio logo anterior ao ltimo "anel pelo qual nada passa", tudo isso dentro do conceito do Universo pela fsica enoquiaria. Para encerrar nossa abordagem sobre a Magia Enoquiaria, um aviso: muito cuidado ao pronunciar qualquer palavra no idioma enoquiano, pois as mesmas tm muita fora, podendo provocar manifestaes nos planos sutis mesmo que as "chamadas" tenham sido feitas de forma inconsciente ou inconseqente.

SISTEMA FORTUNA MAJOR (da Grande Sorte): Esse Sistema muito semelhante ao F.L., sendo praticado na

Fraternitas Fortuna Major - F.F.M. (Irmandade da Grande Sorte). Seu smbolo uma taa em p, englobando o conceito da figura geomntica Fortuna Major (2211). Nesse Sistema, todas as prticas mgicas tm como meta obter prosperidade, sucesso e progresso material.

SISTEMA HERMTICO (Hermetismo, Franz Bardon): Sistema amplamente explicado (na teoria e na prtica) nas obras de Franz Bardon, reencarnao de Hermes Trismegistos (conforme sua auto-biografia intitulada Frabato, The Magician). 0 Sistema Hermtico prega um desenvolvimento gradativo das energias no ser humano, partindo de simples exerccios de respirao e concentrao mental, at o domnio dos elementos, da Evocao Mgica, e at Cabala, onde aprende-se o misticismo das letras e o uso mgico de palavras e sentenas, algumas das quais foram utilizadas para realizar todos os milagres descritos na Bblia e em outros textos sagrados. Considero este o mais completo e perfeito Sistema de Magia. o nico Sistema totalmente racional e cientfico.

SISTEMA ICNICO OU ICONOGRAFICO (antigo Sistema Hebrasta): Desenvolvido por jean-Gaston Bardet, com a colaborao de Jean de La Foye, um sistema tecnicamente complexo, que consiste em utilizar as letras de frma hebracas como fonte de emisses de ondasde-forma. Hoje, com o sistema aprimorado por Antonio Rodrigues, utiliza-se essas letras, alm de outros smbolos ou cones, para a deteco e a criao de "estados esotricos", bem como para neutralizar ou alterar energias sutis diversas. um dos mais potentes que existe, dentro da viso de emissores e detectores de ondas-deforma. Rodrigues introduziu varias "palavras de contedo mgico" nesse sistema, muitas das quais oriundas da obra 777, de Aleister Crowley. Se for utilizado como forma de meditao conjuntamente Cabala Simblica (a que faz uso do hierglifo da rvore da Vida), eficiente para a prtica do Pathworking.

SISTEMA IMAGICK: Criado pelos eminentes ocultistas Zelinda e Arsnio, esse Sistema congrega tcnicas de Programao Neuro-Lingustica com prticas oriundas de diversos Sistemas, notadamente o Hermtico de Franz

Bardon. Apesar de grandemente influenciado pela filosofia d Aleister Crowley, no este um Sistema Thelmico. Tem como peculiaridades ser voltado a ensinar tcnica mgicas visando apenas resultados benficos e altrustas.

SISTEMA LAETITIA (DA ALEGRIA): Sistema praticado dentro da Fraternidade Laetitia - F.L. (Irmandade da Alegria), cujos smbolos contm a figura geomntica Laetitia (1222). Um desses smbolos a barraca, significando "proteo do Cu". As razes desse Sistema encontram-se em toda parte, desde a costa dos escravos (frica), at os Cultos de origem Afro, como o Candombl (aonde a figura 1222 recebe o nome de Obar, considerada a figura de melhor sorte). Nesse Sistema, se faz uso de prticas mgicas de todo tipo, mas cuja nica finalidade obter felicidade, paz, harmonia e bem-estar; resumindo, obter alegria! um Sistema definido pela meta, no pelos mtodos.

SISTEMA LUCIFERIANO (Luciferianismo, Fraternitas Saturni): Muito parecido com o Sistema de Magia da O.T.0. (Thelmico), centralizando suas prticas ria Magia Sexual (em especial nas prticas de "mo esquerda"), na Magia Ritual e ria Magia Eletrnica, conta, porm, com uma distino fundamental do sistema pregado por Aleister Crowley: enquanto ria O.T.O busca-se a fuso com a energia criadora, atravs da dissoluo do ego, na Fraternitas Saturni (F. S.) busca-se elevar o esprito humano a uma condio de Divindade, alcanando o mesmo estado que o da Divindade cultuada: Lcifer, a oitava superior de Saturno, cuja regio central o Dermurgo, e cuja oitava inferior Sat, Satan, Shatan ou Satans (e sua contraparte feminina, Satana). Portanto, Lcifer e Sat so entidades distintas. Na F. S., h 33 graus, alguns mgicos, outros administrativos.

SISTEMA NECRONOMICNICO (do Necronomicon): Uma variao da Magia Ritual, que baseia-se ria mitologia presente rios contos de horror do autor Howard Phillips Lovecraft, em especial rio deus Cthulhu, e rio livro mgico 0 Necronomicon (citado com freqncia pelo autor). Atualmente, diversos grupos fazem uso desse sistema na prtica, entre eles valendo destacar a LO.T., a O.R.M. e a Igreja de Sat. Frank G. Ripel, ocultista italiano que lidera a O.R.M., pode ser consi-derado o mais importante divulgador desse Sistema de Magia, alm de ser o renovador do Sistema Tlielmico; irias o grupo

I.0.T. tem sido o responsvel pela modernizao (e explicao racional) desse poderoso Sistema. Alis, poderoso e perig . Oso, por isso mesmo atraente. To atraente que foi criada uma coleo de RPG's versando sobre o culto de Cthulhu, o Necro-nomicon e outras idias de H. P. Lovecraft.

SISTEMA PSICOTRNICO (Psicotrnica): uma forma de Magia Pragmtica, pois utiliza o simbolismo prprio do Mago (uma vez que ser este a determinar quais os nmeros a serem utilizados, qual o tempo de exposio ao poder do equipamento utilizado, ou ainda uma srie enorme de "coisas" passveis de emisso psicotrnica, detectadas ou determinadas por meios radiestsicos ou intuitivos), aliado eletricidade e eletrnica, para produzir seus efeitos, Apesar de utilizar-se de aparato muitas vezes sofisticado, tem o mesmo tipo de ao que outras variedades de Magia Ritual, isto , depende Inteiramente (ou quase) das qualidades mgicas do operador.

SISTEMA RADINICO (Radinica): a nica modalidade de Magia que, apesar de totalmente encaixada no sistema de Magia Ritual, e herdeira nica do Sistema Psicotrnico, reune em si, simultaneamente, as caractersticas de Dogmatismo e Pragmatismo. Os mtodos utilizados para a deteco das energias so nitidamente Pragmticos, uma vez que fazem uso de pndulos (radiestesia) ou das placas-de-frico (sistemas sujeitos Lei das Sincronicidades, de Carl Gustav Jung). 0 "corao" do Sistema Radinico, porm, no seu mtodo de deteco (uma vez que h aparelhos sem nenhum sistema de deteco, como a Peggotty Board, ou Tbua de Cravilhas), mas seu sistema de ndices. Esses ndices so em geral descobertos ou criados pelos pesquisadores do sistema em questo, e passados adiante para os outros usurios do sistema, que no so necessariamente pesquisadores. Assim, quando se utiliza ndices desenvolvidos por outras pessoas, se est operando no Sistema Dogmtico, apesar de que os nmeros presentes nos ndices so sempre comuns mente de qualquer operador - mas as seqncias em que eles aparecem, que formam os ndices, o fazem de forma desconhecida ao subconsciente do operador, portanto de forma dogmtica. Quando, porm, fazemos uso de ndices que sejam fruto de nossas

prprias pesquisas ou experincias, trabalhamos, ento, de forma pragmtica. Portanto, em se tratando de Radinica, somente nossas prprias pesquisas permitem um trabalho totalmente pragmtico.

SISTEMA RNICO (Magia de Runas, Rune Magick, Runes): Runas so letras-smbolos, cada qual com significados variados e distintos. Tm uso em Divinao, em Magia Pantacular e em Meditao. Infelizmente, a Cabala das Runas perdeu-se para sempre na noite dos tempos. As Runas tm origem totalmente teutnica. As Runas tm se tornado um dos mais importantes alfabetos mgicos, talvez devido a seu poder como elementos emissores de ondas-de-forma, talvez devido facilidade de sua escrita.

SISTEMA SALOMNICO (de Salomo): Basicamente consiste no uso de Sigilos e Pantculos de Inteligncias Planetrias, que sero evocadas, ou invocadas, sobre Talisms e Pantculos. um Sistema importante, que foi aproveitado por quase todas as Ordens Ocultas hoje em atividade.

SISTEMA SANGREAL: Criado pelo famoso ocultista William G. Gray, um sistema que busca fundir a tradio ocidental em suas principais manifestaes: a Cabala e a Magia. Na verdade, a Cabala aqui abordada a terica, que alis utilizada em todas as escolas de Ocultismo, exceto aquelas que abraam o Sistema de Cabala Prtica de Franz Bardon, do Sistema Hermtico. Apesar disso, um sistema bastante completo e racional, que tem fascinado os mais experientes e competentes ocultistas da atualidade. A obra de W. G. Gray extensa mas rno excessiva, o que contribui para facilitar o estudo desse Sistema. Sua principal caracterstica a de "criar" (dentro de cada praticante) um "Sistema Solar" em miniatura. A partir da, cada iniciado trabalha em seu Microcosmo, e no Macrocosmo, de forma idntica.

SISTEMA SATANSTICO (Satanismo): um fenmeno Cristo; s existe por causa do Cristianismo. Baseiase no dualismo Deus-Diabo, presente em tantas culturas; no dualismo Bem-Mal, presente no inconsciente coletivo. Historicamente, o Satanismo como culto organizado nunca existiu, at a criao da Igreja de Sat, fundada em 3O de abril de 1966, por Anton Szandor La Vey, na Califrnia, Estados Unidos. A partir de ento, o Satanismo passou a contar com rituais especficos, buscando criar verses prprias da Magia Ritual e da Magia Sexual, alm de ter sua prpria verso da Missa Catlica, chamada Missa Negra. Basicamente, tudo o que se convencionou chamar de Magia Negra (submeter os outros nossa vontade, causar enfermidades, provocar acidentes ou desgraas e at a mesmo a morte dos outros, obter vantagens em questes legais, em assuntos ilegais ou imorais, corromper a mente alheia, etc.) tem lugar entre os satanistas. Na corrente da Igreja de Sat, no se prega o sacrifcio animal, substitudo pelo orgasmo sexual; o sacrifcio humano inexiste, ao menos com a pretensa vtima "ao vivo" - aceitvel realizar um ritual visando a morte de outrem, que, ento, ser uma vtima sacrificial", embora no seja imolada num altar, " l" alguns satanistas que praticam a imolao de pessoas. Portanto, os satanistas modernos podem vir a realizar sacrifcios humanos, desde que sejam apenas na forma de rituais representados de forma teatral. Isto , o sacrifcio realizado de forma simblica apenas. Os ensinamentos de La Vey baseiam-se nos de Aleister Crowley, Austin Osman Spare, O.T.O. e F.S. (Fraternitas Saturni), alm de fazer extenso uso das Chamadas Enoquianas. O Satanismo de La Vey um culto organizado, nada tendo a ver com os satanistas que, volta e meia, so manchete dos noticirios. Basicamente, a crena do satanista divide-se em trs pontos: 1) o Diabo mais poderoso que Deus; 2) aqueles que praticam o mal pelo mal, esto realizando o trabalho de Sat, sendo, portanto, seus servidores; 3) Sat recompensa seus servidores com poderes pessoais e facilitalhes satisfazer e realizar seus desejos. Satanistas verdadeiros so raros. A grande maioria dos que se dizem satanistas so simplesmente pessoas possudas por foras desconhecidas que invocaram, e seu destino ser a cadeia, o manicmio ou a tumba, depois do suicdio. Satanismo no Luciferianismo.

SISTEMA SHAMNICO (Shamanismo):

O Shamanismo a raiz de toda forma de Magia. Floresceu pelo mundo todo, nas mais diversas maneiras, dando origem a diversos cultos e religies. Sua origem remonta Idade da Pedra, com inmeras evidncias disso em cavernas habitadas nessa era. O Shamanismo moderno est ainda embrionrio, embora suas razes sejam profundas e fortes. O Sham uma espcie de curandeiro, com poderes especiais nos planos sutis. O Shamanismo caracteriza-se pela habilidade do Sham entrar em transe com grande facilidade, sempre que deseja.

SISTEMA THELMICO (Thelema, Aleister, Crowley): Criado acidentalmente (foi a partir da visita de uma Entidade que Aleister Crowley tomou o direcionamento, que o faria criar este Sistema), este Sistema original , atualmente, um dos mais comentados e pouco conhecidos. Tendo como ponto de partida o Liber AI Vel Legis (0 Livro da Lei), ditado por uma Entidade nohumana (o Deus Egpcio Hrus, Deus da Guerra), o sistema Thelmico ampliou suas fronteiras, fazendo uma reviso na Magia Ritual, na Magia Sexual e nas Artes Divinatrias. Faz uso, a "Corrente 93 das Correntes Draconiana, Ofidioniana e Tifoniana. Thelema, em grego, significa vontade, Os thelemitas reconhecem como equivalente numerolgico cabalstico o nmero 93. Os Thelemitas chamam aos ensinamentos contidos no "Livro da Lei (The Book ofthe Law) de "Corrente 93". As duas frases mgicas dos Thelentitas so: "Faze o que tu queres pois tudo da lei" (Do what thou wilt shall be the whole of the Law") e "Amor a lei, amor sob vontade" (Love is the 1aw, love under will"), que dizem respeito aos mais sublimes segredos do Livro da Lei. As msicas "A Lei e "Sociedade Alternativa", de autoria de Raul Seixas, definem bem a filosofia Thelemita, que no tem nada a ver com as bobagens que andarn dizendo por a. Rituais importantes so realizados nos dois solstcios e nos dois equincios, o que, demonstra uma influncia da Bruxaria. Aleister Crowley foi iniciado na Massonaria e na Golden D-awn. A mesma Golden Dawn foi destruda magicamente por Crowley, com a publicao dos Rituais de Iniciao da mesma, na famosa srie "Equinox". Para preencher o vcuo criado pela destruio da Golden Dawn, Crowley fundou a A.:A.: (Argmtum Astmm, Estrela de Prata), tambm chamada de Grande Fraternidade Branca. Associou-se corri a O.T.0. (Ordo Tmpli Orientis, Ordem dos Templos do Oriente ou Ordem dos Templrios do Oriente), a qual ele moldou

de acordo com suas crenas e convices pessoais, a partir da "tomada do poder", em 1923, quando assumiu a liderana mundial da Ordem. Muitos confundiram Thelerna com Satanismo, o que um imenso engano. H muitas Ordens Thelmicas, como a O.R.M (Ordo Rosae Misticae), dirigida por Frank G. Ripel, por exemplo, que seguem a filosofia bsica, mas com ditames prprios - corno utilizar uma "Arvore da Vida" com doze "esferas" (fora Daath), o que resulta num Tarot com 24 Arcanos Maiores. H, porm, outra O.T.O, a O.T.O.A. (Ordo Templi Orientis Antiqua, Antiga Ordem dos Templrios do Oriente), liderada, atualmente por Michael Bertiaux e Courtney Willis, ambos de formao mgica franco-haitiana. A O.T.O.A. manteve-se fiel tradio mgica pr Crowleyana (em 1923, quando Crowley tomou a liderana da O.T.O. internacional, houve uma ciso, por parte dos membros da Ordem que no aceitavam a Lei de Thelema; essa ciso foi liderado por Tranker, que desejava manter a estrutura Massnica - principalmente ligado ao Rito Mnfis-Misraim de um lado, e, de outro lado, pelos seguidores do Movimento: da Igreja Gnstica, da qual Theodor Reuss fazia parte), at fins da dcada de 1960, quando Bertiaux tomou o poder dentro da mesma, declarando-a uma Ordem Gnstica, no Thelmica, inicitica mas no-dogmtica, alm de fundir, dentro da mesma, Ordens fundamentadas na Gnose-Afro-Americana. (como a La Couleuvre Noire, a La Couleuvre Rouge, o Gnostic Voudoun, a International Brotherhood of Shamans,a Socit des Zohops, e diversas outras) e no conhecimento tradicional do Vudu haitiano. Bertiaux tambm introduziu na O.T.O.A. os ensinamentos de Alcister Crowley, sem, contudo, adotar a Lei de Thelema como diretriz para a Ordem. A O.T.O.A., alm das Correntes citadas acima (Draconiana, Ofidioniana e Tifoniana), tambm faz uso das Correntes Aracnidoniana e Insectoniana. O Sistema da O.T.O.A. funciona por graus, de forma semelhante a de outras Ordens. O sistema da O.T.O. tambm funciona por graus, indo desde o grau I at o VII, com muita teoria; da, vem os graus realmente operativos, o VIIII (Magia Autoertica), o IX (Magia Heteroertica) e o XI (Magia Homoertica); existe ainda o grau X, que no porm um grau mgico, mas poltico-administrativo, sendo seu portador eleito pelos outros portadores dos graus IX e XI (o candidato a grau X dever ser um deles), tornando-se o lder nacional da Ordem. O portador do grau X da O.T.0. recebe o ttulo de Rex Summus Sanctissimus, rei Supremo e Mais Sagrado.

SISTEMA ZOS-KIA-CULTUS: Criado por Austin Osman Spare e Kenneth Grant. Spare considerado o redescobridor do Culto de Priapo. E a primeira manifestao organizada de Magia Pragmtica. Baseia-se na fuso da Magia Sexual com a Sigilizao Mgica. A obra Practical Sigil Magic, de Frater U.: D.: revela seus segredos. um sistema eficiente, mas no serve para qualquer pessoa, somente para aquelas de mente aberta e sem preconceitos. O motivo simples: seu mtodo de Magia Sexual o conhecido como "Grau VIII, na O.T.O., ou seja, a Automagia Sexual.

Jos Roberto Romeiro Abraho


Jos Roberto Romeiro Abraho: Escritor, Advogado, Jornalista, Terapeuta Floral, Psicoterapeuta Holstico, Psicanalista Integrativo, Compositor (parceito de Raul Seixas) Autor das seguintes obras: Curso deMagia; O Quarto Segredo; Geomancia, O Orculo do Futuro; Rituais Secretos dos Anjos do Amor; O Grande Livro dos Segredos; Afrodisacos Sem Segredo e diversas apostilas e trabalhos de tiragem limitada.

También podría gustarte