Está en la página 1de 31

Relatrio Anual

2011

Sobre
A Escola Bhakti de Ensino Fundamental iniciou suas atividades no incio de 2011. Sua misso promover medidas scio-educativas, onde prolifere a construo de agentes sociais: crianas e jovens capacitados a atuarem como protagonistas, tanto em suas prprias vidas, como em suas realidades locais.

FAMLIA BHAKTI, NOSSOS PARCEIROS, AMIGOS, E A TODOS QUE BUSCAM POR UMA EDUCAO MAIS ELEVADA E SUBLIME Queridos amigos,
As preocupaes em torno do futuro da humanidade, assim como do espao pertinente a sua existncia (Ethos), so indubitavelmente o maior paradigma para o sculo XXI. Testemunhamos uma crise generalizada, um mal estar cotidiano tanto nas relaes humanas, quanto nas relaes entre o homem e o meio. O antropocentrismo caracterstico de nossos tempos sumariamente uma afronta ao ciclo natural da vida, e a predominncia de um carter utilitarista, dando vazo ao ter em detrimento ao ser, mostra-se como agravante ao possvel colapso de nossa civilizao. Consequentemente, as reflexes pertinentes ao futuro, nos fazem acreditar que este estar pautado em uma nova educao, capaz de refrear os instintos destrutivos da espcie humana e, sobretudo, realizar uma transmutao dos valores sociais, ticos e ambientais. Ns, membros da equipe Bhakti, estamos pondo em prtica uma educao enquanto ferramenta de mudana e de emancipao, de direito livre para todos, em que possvel usufruir de uma instituio de carter alterativo, onde ultrapassamos as fronteiras da escola, indo alm do trabalho pedaggico, e onde galgamos a construo de uma rede comunitria: uma rede que integra educadores, crianas, famlias e comunidade local. Estamos estabelecendo uma grande corrente, com ncleo predominante o amor, caracterizado pela confiana mtua, pelo dilogo aberto, pela escuta emptica e principalmente, pelo servio uns aos outros. E tudo isto apenas foi possvel atravs de vocs, voluntrios, amigos, confidentes do poder pblico e privado, a todos aqueles que fundamentaram nossa essncia, sanaram nossas dvidas, nos ampararam em meio a tantas dificuldades, e que so a motivao de nossa permanncia, de nossa rdua luta na manuteno de nosso trabalho e de nosso ideal. Tratemos de seguir confiantes, desejosos da construo de um futuro, onde possa existir mais paz, mais suavidade, mais esperana, e principalmente, mais servio amoroso. Muito obrigado a todos aqueles que se dispem a trilharem juntos esta caminhada! Nossos sinceros cumprimentos, Equipe Bhakti.

Cenrio
O Brasil possui uma populao de 190 milhes de pessoas, dos quais 60 milhes
tm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um tero de toda a populao de crianas e adolescentes da Amrica Latina. So dezenas de milhes de pessoas que possuem

direitos e deveres e necessitam de condies para desenvolverem com plenitude todo o seu potencial.
Contudo, as crianas so especialmente

vulnerveis s violaes de direitos, pobreza, violncia e iniquidade no Pas.


Por exemplo, aproximadamente uma em cada quatro crianas de 4 a 6 anos est fora da escola. 64% das crianas pobres no vo escola durante a primeira infncia. Ainda hoje, cerca de 60 mil crianas com menos de 1 ano so desnutridas. Com 98% das crianas de 7 a 14 anos na escola, o Brasil ainda tem 535 mil crianas nessa idade fora da escola. Nas regies mais assoladas pela pobreza, somente 40% das crianas terminam a educao fundamental. O Brasil tem 21 milhes de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8 srie e apenas 40, o ensino mdio. A evaso escolar e a falta s aulas ocorrem por diferentes razes, incluindo violncia e gravidez na adolescncia. O pas registra anualmente o nascimento de 300 mil crianas que so filhos e filhas de mes adolescentes.

As crianas e os adolescentes so especialmente afetados pela violncia. A cada dia,

129 casos de violncia psicolgica e fsica, incluindo a sexual, e negligncia contra crianas e adolescentes so reportados, em mdia, ao Disque

a cada hora, cinco casos de violncia contra meninas e meninos so registrados no Pas. Esse
Denncia. Isso quer dizer que, quadro pode ser ainda mais grave se levarmos em considerao que muitos desses crimes nunca chegam a ser denunciados. O Pas tem ainda o desafio de superar o uso excessivo de medidas de abrigo e de privao de liberdade para adolescentes em conflito com a lei. Cerca de 30 mil adolescentes recebem medidas de privao de liberdade a cada ano, apesar de apenas 18% terem seus destinos modificados aps a sada da FEBEM.

ranco da Rocha especialmente, a cidade em que estamos instalados,

notria por sua misria e situao de risco. A cidade, onde se encontram 8 instalaes carcerrias (penitencirias, FEBEM e manicmios judicirios), j foi designada em pesquisa efetuada pela Folha de So Paulo como

violenta de So Paulo,

a cidade mais

levando-se em conta seu alto ndice de homicdios dolosos registrados. Alm dos assassinatos, em sua zona comum o trfico de drogas, a prostituio e a gravidez precoce: cenas trgicas para o cotidiano de uma comunidade que tenta crescer com alguma expectativa de um futuro mais pacfico.

Valores
Oferecer proteo, apoio, carinho e cuidado, fornecendo o que temos de melhor para educar nossas crianas.

Viso
Uma instituio de carter filantrpico de ensino integral, que abranja todos os nveis educacionais, que sirva de instrumento para uma mudana social efetiva e que seja reconhecida como modelo a ser seguido.

Misso
Formar agentes de mudana social nos mbitos espiritual e scioambiental: seres humanos capazes de atuarem em benefcio ao prximo e que sejam fortes espiritual, intelectual e fisicamente, capacitados a efetuarem uma transformao significativa em suas vidas e em seu meio.

Histria

1999 Incio das programaes culturais e jantares comunitrios em Franco da Rocha.

2001 Incio do trabalho com crianas e jovens da regio.

2004 Alguns jovens agora formados so enviados para intercmbio de estudos em outros estados e pases.

2006 Expanso do programa, triplicando a quantidade de alimentos distribudos e pessoas atendidas.

2008 Professores e voluntrios iniciam programa educativo, cerca de 30 crianas participavam, recebendo reforo escolar, alimentao e aconselhamento psicolgico.

2010 Elaborao do projeto pedaggico da Escola Bhakti e incio da construo do prdio escolar, graas ao esforo de muitos voluntrios.

2011 Aprovao do MEC para o funcionamento da Escola Bhakti de Ensino Fundamental.

Ensino
Na Escola Bhakti, nossos 60 alunos estudaram todas as matrias da base nacional comum exigida pelo governo, ao mesmo tempo em que aprenderam a se relacionar com amor e respeito e desenvolveram autonomia e responsabilidade. O ensino integral, ou seja, os alunos entravam na escola as 7:30h e saam as 18:00h. Na tentativa de formar agentes transformadores, nosso currculo foi composto por quatro nveis de existncia humana:

Intelectual
Matemtica; Portugus; Ingls; Espanhol; Geografia; Histria; Cincias Naturais; Lgica e Hermenutica.

Espiritual
Meditao; Mantras; Yoga; Ensino Religioso.

Social
Artes plsticas e visuais; tica, Administrao e economia; Permacultura; Informtica.

Fsico
Motricidade; Esportes com bolas; Natao; Capoeira; Jiu-Jitsu.

ndice de Desempenho Scio-Educativo

2011
No incio do ano letivo... No final do ano letivo...
65% de nossos alunos chegaram analfabetos na escola 70% dos alunos passavam grande parte de seus dias nas ruas 90% dos alunos estavam alfabetizados 100% dos alunos tiveram pouqussimo ou quase nenhum contato com a realidade das ruas 100% dos vivenciaram atividades culturais e cientficas

80% dos alunos nunca haviam visitado ncleos de cultura (bibliotecas, teatros, centros cientficos/culturais, comunidades rurais, etc...) 95% dos alunos no tinham a mnima compreenso de alguma lngua estrangeira

90% dos alunos compreendem e dominam o vocabulrio bsico da lngua inglesa e espanhola 95% dos alunos desenvolveram carinho e respeito por seus professores

75% dos alunos desrespeitavam e agrediam os professores (fsica ou verbalmente)

E ham Edt c Pe a Acompanquipeenuoativdaggico

Amor,

compromtimento, competncia e trabalho em equipe foi o lema do corpo docente da Escola Bhakti no ano de 2011, um total de 16 educadores trabalharam voluntariamente durante o ano de 2011. Formalizamos, tambm, uma rede de apoio com algumas escolas da regio e contamos com as orientaes de um dos cones mundias na rea da educao, Jos Pacheco, o idealizador da Escola da Ponte de Portugal que enriqueceu o projeto da escola e alimentou nossos educadores atravs de sua vasta experincia na educao e na elaborao de currculos mais humanos e eficientes. Todos esses elementos tornaram a Escola Bhakti uma das nicas escolas do Brasil que fornece ensino em perodo integral, com um currculo integrado que contempla os contedos educativos atravs de projetos multi-seriados.

No ano de 2011, a Escola Bhakti distribuiu um total de

42 mil refeies, Alimentao

totalizando

4 toneladas
de alimentos distribudos.

Acompanhe nossas atividades este ano...

Encerramento da construo da Escola

Dezembro / 2010

Em dezembro, as obras tiveram seu trmino. No foi exatamente fcil, montar nossa estrutura. Contamos com a ajuda de todos que vieram, e que estavam de corao aberto e mangas arregaadas para ajudar.

Reunies pedaggicas

Janeiro / Janeiro / 2011 Chegada dos mveis e materiais


Conseguimos ento conquistar a primeira etapa: a de fundao do forte que queramos montar. Nossa fortaleza de paz, servio, estudos e amor.

Organizao da estrutura escolar

Cerimnia de inaugurao: Vidyarambha

Fevereiro / 2011

Em 2011 ento, ns nos organizamos e demos incio a mais essa empreitada: o cultivo de vidas. Abrimos nossas portas e iniciamos as aulas. Preparamos a terra, adubando-a e fortalecendo-a, iniciando assim os laos que esto nos mantendo unidos.

Fevereiro / 2011 Incio das aulas


A cada dia de aula, fomos descobrindo novidades. As aulas de mantras, exigindo de todos, a mente fixa e muita introspeco. A organizao de nossos projetos e dia-a-dia, nos inspirando a seguir princpios de colaborao e humildade. Todos os dias ns nos envolvamos mais: ouvamos melhor e nos expressvamos melhor. Uns com os outros, amos aprendendo: o que ser educando, o que ser educador, e o que ser ambos.

Maro / 2011
Visita ao Instituto Butant
Em maro, realizamos nossa primeira sada de campo. Fomos ao Instituto Butant, um dos maiores centros brasileiros de pesquisa cientfica especializado em animais peonhentos. Em seu museu, existe um serpentrio com exemplares vivos de jararacas, sucuris, cascavis, escorpies e aranhas. E em outro de um de seus departamentos, possvel entrar em contato com macacos, gansos e patos, alm de uma natureza exuberante. O Instituto tombado como patrimnio histrico e paisagstico, e lugar garantido para a reflexo sobre a importncia da cincia em nossas vidas.

Visita a Barragem Paulo de Paiva Castro

Abril / 2011

Estudamos tambm nas aulas de Cincias, sobre o ciclo das guas. E nada mais adequado ao tema, do que uma visita a barragem que proporciona fornecimento a extensa rea de So Paulo. L pudemos admirar o intrincado sistema que o homem criou para armazenar a gua necessria sua subsistncia, e o belo ecossistema que rege o local. Alm de nos divertirmos muito, tomando banho na Barragem!

Visita ao Parque Estadual do Juquery

Maio / 2011

Preocupados com a conscientizao ecolgica, e com uma educao que mude definitivamente nossa viso e prticas dirias, fomos tambm ao Parque Estadual do Juquery. L, pudemos entrar em contato com a nica rea remanescente de Cerrado da Regio Metropolitana de So Paulo. Apreciamos variada fauna e flora, ouvindo atentamente a tudo que os monitores tinham a nos ensinar. Lanchamos e fizemos vrias brincadeiras no agradvel ambiente do Parque.

Visita s instalaes do Metr Paulistano

Junho / 2011

Para podermos conhecer a variada gama de meios de transporte que dispomos ao nosso redor, e de como eles influenciam no cotidiano, por vezes catico, de nossa Metrpole, fizemos uma visita ao Metr Paulistano. L observamos sua infra-estrutura, alm da maneira como so organizadas suas viagens, seus passageiros e seus trens. Pudemos fazer uma anlise da importncia que tem para nossa capital o metr, pela mobilidade de fcil acesso que proporciona a seu povo.

Setembro / 2011 Apresentao teatral


No dia 4 de setembro, apresentamos uma bela pea teatral! Aps intensos ensaios, reunimos nossos pais e parentes para nos assistir. Todos ficaram muito emocionados! Foi bonito de se ver...

Visita ao espetculo cultural Magic ndia

Outubro / 2011

Fomos convidados para prestigiar a vinda da trupe cultural Magic ndia, em uma de suas apresentaes no Teatro Gazeta, na Av. Paulista. Ns pudemos conhecer mais acerca da rica e extica cultura indiana atravs deste belo espetculo.

Participao de soltura de pssaros realizada pelo IBAMA


Na semana do dia das crianas, ns fomos visitar a fazenda Nova Gokula, localizada no Vale do Paraba, prximo a cidade de Pindamonhangaba. L, descobrimos que o trfico de pssaros e animais silvestres est na lista mais preocupante deste gnero de crime, logo aps do trfico de drogas e armas. Pudemos dessa maneira, acompanhar uma soltura de pssaros realizada pelo IBAMA, e pudemos perceber a importncia dos direitos dos animais como almas livres, e admirar sua reintegrao na natureza. Foi uma experincia muito forte... Aproveitamos muito o contato com a natureza e tomamos muitos banhos de rio!

Convnio com a Secretaria de Educao

Novembro / 2011

Em novembro, aps reunio com o Secretrio de Educao, Esporte e Cultura, Mrcio Anzelotti, firmamos o apoio da Secretaria atravs da manuteno de nossa merenda e material escolar. Aps rduo esforo todo o ano para manter nossas atividades, este auxlio municipal surgiu como uma recompensa de nossos esforos, e a certeza de que poderemos dar seguimento em nosso servio.

Abertura de festival de mantras


Fomos convidados a abrir um evento no Circuito Internacional de Mantras, com participantes internacionais, provenientes dos EUA, Itlia, Bangladesh, ndia e de todo o Brasil. Foram 15 minutos entoando mantras, nos emocionando e emocionando a todos que assistiam, admirados com a beleza dos mantras que apresentavam facetas de espiritualidade, paz e amor a Deus.

Dezembro/2011 Encerramento das aulas


Para encerrarmos nossas atividades, festejando um ano de muita dedicao, companheirismo e crescimento, realizamos uma festa de encerramento, nos divertindo, promovendo gincanas e brincando muito!

Neste ano, ns tivemos muitas atividades interessantes e que nos proporcionaram aprendizado e interao:

- Aulas de permacultura

- Aulas de artes

- Aulas de natao

- Aulas de informtica

- Aulas de hatha-yoga

- Aulas de dana indiana

Apoio

También podría gustarte