Está en la página 1de 2

Contato: PUC-Campinas Coordenadoria de Cursos de Extenso Tel.

(19) 3343-7663

cce@puc-campinas.edu.br ou artur.araujo@puccampinas.edu.br

Curso de extenso

Informao Imprensa
Curso de Extenso na PUC-Campinas aborda a Reportagem Auxiliada por Computador Aulas comeam em 17 de maro de 2012
Campinas, 26 de dezembro de 2011: A PUC-Campinas promove, a partir de 17 de maro, um curso de extenso de Reportagem Auxiliada por Computador. Intitulado O computador como ferramenta jornalstica: noes de excel e de datamining, o curso ter a durao de 28 horasaula. Ser nas manhs de sbado (das 8h s 12h15), e vai at o dia 12 de maio.

Ns jornalistas somos, sob vrios aspectos, analfabetos matemticos: temos dificuldades de entender os nmeros e isso uma constante ameaa qualidade de nosso trabalho. Aprendendo a usar planilhas, adquirimos capacidade de lidar com esse bicho-papo das redaes, afirmou o professor Artur Araujo.

A extenso voltada para pessoas com formao em jornalismo. O objetivo do curso capacitar profissionais e futuros profissionais de imprensa a melhor lidarem com a pesquisa qualificada na web, com a criao de bancos de dados prprios com o uso de aplicativos como o Evernote, o Dropbox e o Mindmeister e com a ferramenta Excel tanto para a criao de tabelas quanto no uso de frmulas matemticas; de modo a atuarem com maior agilidade na produo, compilao e anlise de dados jornalsticos.

Outro aspecto importante do curso est relacionado ao uso de ferramentas digitais que tornam possvel lidar com extensas bases de dados. Todo bom jornalista acumula pilhas e pilhas de documentos, necessrios para contextualizar dados e aprofundar pesquisas. Atualmente, uma srie de aplicativos em nuvem alguns gratuitos, outros no tornou esse trabalho muito mais simples, muito mais fcil. Mesmo assim, conheo muitos colegas que ainda no tm conhecimento dessas facilidades ou no sabem como fazer uso deles. O propsito do curso familiariz-los com essas tecnologias, acrescentou o professor. Acesse a pgina de divulgao do curso: http://docentes.puc-campinas.edu.br/clc/arturaraujo/rac_abr.html

Pgina 2

Curso de Extenso na PUC-Campinas aborda a Reportagem Auxiliada por Computador

Artur Araujo mestre em Cincias da Comunicao pela ECA/USP, onde desenvolveu uma dissertao de mestrado sobre o blog como gnero jornalstico. Ele tambm trabalhou por mais de dez anos na Rede Anhangera de Comunicao, onde foi editor responsvel do portal Cosmo Online (atualmente renomeado para RAC), alm de haver trabalhado como editor nos jornais Correio Popular e Dirio do Povo, do mesmo grupo. Foi tambm editor-executivo do site Prima Pgina, dos jornalistas Jaime Spitscovisky e Jos Roberto de Toledo. Trabalhou tambm para os jornais Folha de S. Paulo, ltima Hora e Pasquim.

As vagas so limitadas: o nmero mnimo de alunos 15 e o mximo, 30. A carga horria total de 28 horas. As aulas sero no Campus I da PUC-Campinas. Mais informaes podem ser obtidas no telefone (19) 3343-7663.

También podría gustarte