Está en la página 1de 15

BRENDAN "CATHBAD" MYERS

GUIA DE DRUIDISMO
traduo: Bellovesos

PARTE UM PLANO DE FUNDO


1. Introduo - 2. Por que Druidismo no sc. XX? - 3. Quem eram os Druidas? - 4. Quais so as naes clticas? - 5. Que outras classes existiam na sociedade cltica? - 6. Qual a histria do povo cltico? - 7. Quais so as fontes pelas quais podemos conhecer os Druidas? 1. Introduo A memria dos Druidas emerge das nvoas do tempo e da histria para estar conosco novamente. Esta a stima edio de um projeto que tem estado em progresso na internet por vrios anos. A cultura cltica, sua msica e arte, foram redescobertas pela mdia e pelo povo da Europa e da Amrica do Norte uma vez mais. A popularidade de todas as coisas clticas pode ser vista pelo sucesso de espetculos de dana, como Riverdance, e filmes, como Corao Valente, e na multiplicidade de festivais de msica cltica que brotaram em todo este continente (a muitos dos quais este autor comparece regularmente). Este ensaio para aqueles que esto recentemente explorando a espiritualidade do Druida, do Bardo, dos Fianna ou do paganismo cltico. para aqueles que tm ancestrais clticos ou que desejariam t-los. para aqueles que gostam de aprender sobre os antigos celtas, suas crenas e prticas, e tm um desejo de imit-los de uma forma vlida para si mesmos e para este sculo.

Como nas edies passadas, colocou-se nfase sobre aquilo que est historicamente comprovado ou que historicamente plausvel por induo a partir de fatos conhecidos. Tenta-se considerar simultaneamente a histria e o esprito. Na histria, o perodo que se focaliza a Idade do Ferro Cltica, de aproximadamente 500 a. C. at a Era Comum. 2. Por que Druidismo no sc. XX? H um certo nmero de boas razes para que povos modernos considerem o Druidismo uma rota espiritual vlida e um modo de vida cultural na atualidade. Alguns o veem como uma forma de reconectar-se ou "aterrarem" a si mesmos na histria, ou de melhorar sua compreenso de suas origens e ancestrais (se forem de ascendncia cltica). Muitos pensam que a perda das antigas formas de viver, prximas da Terra viva e prximas de nossas tribos, a responsvel pelos problemas sociais e ambientais que hoje enfrentamos, ento um retorno aos caminhos antigos seria uma fora curadora no mundo, nesta vida e tempo. O Druidismo hoje no um abandono da tecnologia, nem uma rejeio da sociedade. No uma retirada do mundo para um jardim ilusrio de delcias onde os problemas no precisam ser enfrentados. Pelo contrrio, uma afirmao de nossas necessidades nesta vida e uma tentativa enrgica para obter poder sobre elas. H aqueles que escolhem o Druidismo no lugar de outras religies ocidentais que so mais aceitas e difundidas, tais como o Cristianismo. Uma explorao do Druidismo , para muitas pessoas, um renascimento das espiritualidades nativas da Europa Ocidental. Muitos procuram o Asatr para reviver a espiritualidade da Europa Setentrional em grande parte pela mesma razo. Para aqueles que se sentem alienados ou feridos pelo Cristianismo, a espiritualidade cltica uma alternativa vivel e saudvel. Finalmente, existem aqueles que escolheram o Druidismo no lugar de outras formas de neo-paganismo ou de outras religies importadas de outras partes do mundo, tais como o Hindusmo e o Budismo. Talvez uma razo para isso seja que o Druidismo nativo da Europa. Foi criado e desenvolvido por europeus nos territrios clticos e, embora tenham ocorrido influncias de ideias espirituais de culturas da Europa e do Oriente

Prximo, a espiritualidade drudica nica e nativa da Europa. H tambm variaes especiais do pensamento e da prtica drudicos que so peculiares a cada uma das naes clticas. Algumas delas continuam a existir como tradies populares em vrias partes da Europa Ocidental e, assim, o renascimento do Druidismo tem, nesse aspecto, certa familiaridade para os europeus e para pessoas de ascendncia europeia que outras tradies espirituais podem no ter. O Druidismo hoje tambm matria de estudo acadmico. comum que seja objeto de interesse de arquelogos, historiadores e estudiosos da mitologia que no se consideram druidas e nem remotamente pagos. Assim, h uma riqueza de material acadmico srio disponvel a respeito dos Druidas e muitos descobrem o Druidismo por meio dele. Enquanto no h dvida de que os padres de vida e estilos de vida que temos hoje mudaram incrivelmente desde a era dos celtas e inclusive dentro do perodo de nossas prprias existncias, as necessidades humanas de compreenso, comunicao, companheirismo e at mesmo de fortalecimento no mudaram. Para questes a respeito da vida humana, a idade da resposta no influi em sua veracidade. A soluo no mais correta ou mais equivocada por ser nova ou velha. Assim, continuamos a ser iluminados pela histria e continuamos a criar histria. 3. Quem eram os Druidas? Na era pr-crist da cultura cltica, os Druidas eram membros de uma classe profissional em que estava encarnada a vida religiosa e espiritual de sua sociedade. Em sua poca, os Druidas ocupavam os papeis de juiz, mdico, conselheiro, mago, mstico e conhecedor da religio, entre outras funes. Eles eram os filsofos, cientistas, telogos e intelectuais de sua cultura, e os possuidores da soma dos conhecimentos da sua era. O nome "Druida" peculiar ao povo cltico; outras culturas tinham outros nomes para o seu clero e dele esperavam servios diferentes. Os Druidas no eram um grupo tnico ou cultural por si mesmos, mas parte de uma sociedade maior na qual participavam. Na era pr-crist da cultura cltica, os Druidas eram os membros de uma classe profissional em sua cultura, as naes clticas da Europa Ocidental e das Ilhas Britnicas.

Os historiadores romanos escreveram os nicos relatos de primeira mo sobre o antigo Druidismo que possumos. Embora ele sejam geralmente avaliados como testemunhas hostis, ficavam muitas vezes impressionados com a sabedoria filosfica dos Druidas e seu domnio do conhecimento matemtico, cientfico e astronmico. O autor romano Digenes colocou os Druidas entre os mais sbios filsofos do mundo antigo, juntamente com os Magos da Prsia, os Caldeus (um sacerdcio dos babilnios) e os Gimnosofistas (uma seita hindusta que precedeu os Iogues). O autor romano Estrabo registrou como a casta intelectual dos celtas estava dividida em trs sub-castas diferentes, cada uma com sua prpria especializao:
Entre todas as tribos, falando de modo geral, h trs classes de homens tidos em honra especial: os brdoi, os outeis e os drudai. Os brdoi so os cantores e poetas; os outeis so intrpretes do sacrifcio e filsofos naturais, enquanto os drudai, em acrscimo cincia da natureza, estudam tambm a filosofia moral.

Nessa nota sobre os Druidas como filsofos da natureza e da tica, quase temos uma concordncia universal dos antigos comentadores. Tambm conhecemos algumas poucas doutrinas drudicas pelos escritores romanos. Seus ensinamentos sobre a tica chegam at ns em pequenos fragmentos e provrbios, aos quais Digenes Larcio se referiu como enigmas e ditos obscuros. Um deles, que deve ser lembrado e que foi aprendido de cor por muitos Druidas modernos, o ensinamento de que os deuses devem ser adorados, o mal no deve ser feito e um comportamento honroso deve ser mantido. Existem mais referncias entre os autores clssicos a respeito da doutrina drudica da imortalidade da alma. Por exemplo, Pompnio Mela registrou:
Um de seus dogmas que chegou ao conhecimento comum, a saber, que as almas so eternas e que h uma outra vida nas regies infernais e permitiu-se que isso se manifestasse porque torna a multido mais pronta para a guerra. E por essa razo tambm que eles queimam ou sepultam com seus mortos coisas que so apropriadas para eles em vida e que, nos tempos passados, eles at mesmo costumavam adiar o fechamento de negcios e o pagamento de dvidas at sua chegada num outro mundo.

Jlio Csar confirmou que os Druidas tinham uma crena na imortalidade da alma e que a crena inspirava coragem e at mesmo temeridade no campo de batalha. Ele tambm acrescentou:
Eles tambm tm muito conhecimento das estrelas e de seu movimento, do tamanho do mundo e da terra, da filosofia natural e dos poderes e esferas de ao dos deuses imortais, que eles discutem e transmitem a seus jovens estudantes.

Esse ltimo fragmento indica a possibilidade de que os Druidas ensinassem uma tradio de mistrio. Informao sobre o tamanho do mundo, fsica (filosofia natural) e os deuses era, no mundo antigo, considerada conhecimento filosfico e cosmolgico, ao invs de conhecimento cientfico, embora inclusse informao sobre o mundo e as operaes da natureza obtida atravs de experimentao e observao cientficas. Isso acompanhava ideias sobre as estruturas e poderes maiores do mundo sagrado (os deuses imortais, o tamanho do mundo, etc.), que o tipo de coisa que pode ser obtida atravs de prticas msticas, como a meditao, sobre a qual possvel que fosse cientfica, ou, se no cientfica, ento intelectualmente rigorosa, como pode algum estudar racional e sistematicamente suas prprias experincias espirituais. Que esse conhecimento fosse transmitido de professor a estudante tambm sugere a presena de uma tradio de mistrio, pois, usualmente, esse o meio de transmitir informao em tradies de mistrio espelhadas pelo mundo. O eminente estudioso Fergus Kelly escreveu que um Druida era sacerdote, profeta, astrlogo e professor dos filhos dos nobres. Jean Markale, outro respeitado estudioso, observou que os Druidas estavam divididos nestas especialidades: Sencha: historiador, compilador de anais Brithem: juiz, rbitro, embaixador Scelaige: mantenedor dos mitos e picos Cainte: mestre dos cantos, benos, invocaes, execraes e banimentos mgicos Liaig: medico que usa plantas, magia e cirurgia Cruitre: harpista que usa a msica como magia, mestre dos "Trs Nobres Acordes" da msica, a msica que invoca o riso, as lgrimas e o sono Deoghbaire: copeiro que conhece as propriedades das substncias intoxicantes e alucingenas Faith: adivinho Bard: cantor e poeta popular Fili: adivinho e poeta sagrado

A fim de tornar-se um Druida, os estudantes reuniam-se em grandes grupos para instruo e treinamento, como registram fontes irlandesas. Um pico irlands chamado

Tin Bo Cuailnge descreve o Druida Cathbad ensinando uma centena de estudantes em algo como um colgio. Os aprendizes dos Druidas, na Europa Continental, estudariam por um perodo de vinte anos. As mitologias descrevem Druidas que eram capazes de muitos poderes mgicos, tais como a adivinhao e a profecia, controle do clima, cura, levitao e mudar suas prprias formas ou a de outras pessoas em animais ou pessoas. Mas um Druida no era, rigorosamente falando, exclusivamente um mstico ou um mgico. Ele (ou ela) era sobretudo um importante funcionrio pblico. Suas habilidades divinatrias e viso mgica eram requisitadas para muitas finalidades sociais e polticas essenciais, tais como aconselhar os lderes tribais ao desempenharem atividades diplomticas, resolver disputas e reivindicaes legais e anunciar o comeo das estaes agrcolas, tais como o plantio, a colheita e a caa. Os Druidas eram responsveis por oferecer um sistema de justia e, aparentemente, possuam muitos dos mesmos poderes de investigao, mediao, resoluo de conflitos e at mesmo de pronncia de sentenas que o Judicirio de hoje possui. Parece tambm que eram capazes de combater magicamente a atividade criminosa atravs, por exemplo, da realizao de encantamentos mgicos voltados recuperao de gado roubado ou revelao da identidade do ladro em sonho. Em tempos de guerra, as habilidades mgicas do Druida eram necessrias para informar sobre os planos e movimentos do inimigo, para fortalecer magicamente os guerreiros e tambm para chamar os poderes do meioambiente em auxlio da tribo. Por outro lado, um outro texto irlands afirma que a derrota contra estranhos, a pacificao de territrios em guerra conferem prestgio a um Druida. A questo importante aqui que o status e os poderes de um Druida esto inextricavelmente ligados a uma comunidade humana. Sem dvida, a posio social de um Druida era to importante que, em qualquer assembleia, os chefes e reis no poderiam falar at que os Druidas tivessem falado primeiro. Uma boa palavra para eles pareceria ser sacerdotes, ainda que eu esteja relutante em us-la por dois motivos: os romanos nunca a usaram e os Druidas no ministravam para congregaes, como fazem os sacerdotes. Ao invs disso, eles tinham uma clientela, como um advogado, um consultor, um mstico ou um xam teriam. Csar e seus historiadores nunca se referiram a eles como sacerdotes, mas, talvez, eles no pudessem reconhec-los como sacerdotes, uma vez que o sacerdcio romano, oficiando sobre uma religio essencialmente poltica, estava primordialmente composto de professores e juzes, com menos nfase em ser videntes ou adivinhos, enquanto os Druidas pareciam ter poderes e responsabilidades legais e mgicos. A conexo de um Druida com a natureza a fonte de todos os seus

poderes, tanto na sociedade quanto na magia. Pela compreenso dessa conexo, o ser de um Druida ligado natureza e, desse modo, ele se torna consciente de tudo que conhecido pela natureza, o que todas as coisas. Um Druida, ento, um tipo de mstico da natureza. Para experimentar o Druidismo, desligue o computador e v para as florestas e escute. As vozes dos velhos Deuses no esto silenciosas. Sua linguagem o vento que sopra e as ondas do grande mar que flui. 4. Quais so as naes clticas? As tradicionais naes clticas, onde a civilizao cltica alcanou seu pice e onde uma lngua cltica nativa era falada, so Alba (Esccia), Breizh (Bretanha), Glia (abrangia a atual Frana e algumas partes da Alemanha), Cymru (Gales), ire (Irlanda), Galcia (agora na Turquia), Kernow (Cornualha), Mannin (Ilha de Man) e Gr-Betanha. Partes do que agora a Espanha setentrional tambm receberam tribos clticas e algumas mitologias afirmam que os celtas dessa regio colonizaram a Gr-Bretanha e a Irlanda. A cultura cltica era uma sociedade tribal, significando que a unidade social e poltica bsica era a famlia ampliada e no o indivduo. Possuam uma tecnologia da Idade do Ferro no auge de suas realizaes e viviam em comunidades agrcolas fixas. O povo cltico migrou das antigas terras indo-europeias para a Europa Oriental, espalhando-se depois para a maior parte da Europa Ocidental. possvel traar as rotas da migrao pelo exame dos artefatos que eles deixaram para trs. Duas classes de artefatos clticos, Hallstatt e La Tne, receberam seus nomes das cidades em que os artefatos de cada perodo foram descobertos: Hallstatt fica em Salzkammergut, na ustria, e La Tne fica na Sua. Os celtas da Galcia, no que agora a Turquia, foram visitados por Paulo de Tarso por volta de 40 d. C. Sua carta dirigida a eles (Epstola aos Glatas) tem um lugar permanente na Bblia crist. Os celtas da Esccia eram uma combinao de colonizadores irlandeses, chamados escotos, e tambm de um povo indgena e possivelmente pr-cltico, conhecido como pictos, que tinha uma linhagem real matrilinear (atravs das mes) e que dominou a Esccia at a unio com os escotos de Dalriada por Kenneth Mac Alpine em 843 d. C. Infelizmente, sabe-se muito pouco sobre os pictos. At mesmo seu nome a palavra que os romanos usavam para eles e no o nome que eles usavam para si mesmos. Picti, significando povo pintado, era sua designao coloquial pelos romanos, porque os

guerreiros pictos pintavam-se de azul com um extrato de istis quando em batalha. Alguns artefatos pictos, sobretudo pedras esculpidas, ainda permanecem, embora seus smbolos j no sejam totalmente compreendidos. Nos tempos modernos, fortes centros culturais clticos podem ser encontrados em pases como o Canad (Newfoundland e Nova Esccia), nos Estado Unidos da Amrica (algumas partes da Nova Inglaterra), onde se estabeleceram os emigrantes da dispora irlandesa e escocesa. Uma tribo gaulesa que merece uma meno honrosa a dos helvcios, que lutaram contra os exrcitos de Jlio Csar em 58 a. C. Seu territrio fica no que agora a Sua e eles vivem nessa nao moderna. O nome oficial da Sua ainda Confoederatio Heluetica (latim para Confederao Helvtica). 5. Que outras classes existiam na sociedade cltica? Outras classes na ordem social cltica incluam a aristocracia guerreira, guerreiros Fianna sem casta, bardos, brehons (jurisconsultos) , historiadores e outros profissionais mais especializados, proprietrios de terras, trabalhadores livres e trabalhadores nolivres. A lei cltica propiciava meios para que qualquer um, incluindo trabalhadores no livres, ascendesse na hierarquia social e determinava quais direitos e responsabilidades atribuam-se a cada um e qual o tipo de punio dado aos criminosos de acordo com seu status (pois se esperava mais de quem havia tido mais). Um velho provrbio cltico diz: um homem melhor que o seu nascimento. Os bardos e os filid eram os mantenedores primordiais das histrias, genealogias, leis, poesia, msica e contos do povo cltico. Seu treinamento era semelhante ao treinamento do Druida e sua posio na sociedade era inferior apenas do Rei. Esperava-se que um bardo fosse capaz de executar o que se chamava os trs nobres acordes, que eram msica para inspirar o riso, as lgrimas ou o sono. Tinham a garantia de receber uma hospitalidade especial aonde quer que fossem e no ser insultados, entre outros direitos; uma infrao desses direitos permitiria que o bardo compusesse um poema satrico que iria manchar a reputao do ofensor ante as geraes futuras. A classe nobre cltica detinha o poder poltico e econmico da tribo. A realeza era passada do rei para seu filho, ou (como no caso dos pictos) de um rei para o filho da

rainha anterior. Muitas tribos clticas, na verdade, elegiam seu rei (que ocuparia o cargo durante toda a vida) dentre os homens elegveis cujos ancestrais fossem reis. De interesse para aqueles que estudam o Druidismo o conceito de rei sagrado, no qual o rei era ritualmente casado com a Deusa da terra. s vezes, uma Druidisa (ou, como em um caso registrado em Donegal, na Irlanda, uma gua) representaria temporariamente a Deusa com quem o rei estava casado. Ele tinha de governar com justia e honra para satisfazer sua esposa imortal, pois, se assim no fizesse, a terra se tornaria inaproveitvel e estril e a prosperidade da tribo iria diminuir, um evento que ocorre com bastante frequncia na mitologia. Para agrad-la, o rei tinha de ser completamente saudvel e no apresentar defeitos fsicos tambm e foi por isso que o deus Nuada teve de abdicar do trono quando perdeu sua mo em batalha. Esse ritual evidncia de uma doutrina drudica da unidade entre os humanos e a natureza. Um rei sagrado tambm estaria vinculado a uma geis como condio adicional para a prosperidade do seu governo. 6. Qual a histria do povo cltico? Em geral, os historiadores acreditam que o povo cltico originou-se numa terra nativa comum indo-europeia em algum lugar na Europa Oriental e emigrou para o oeste. A crescente sofisticao, estratificao social, organizao poltica e assim por diante deu lugar, na Europa Central, aos perodos que todos os estudiosos chamam proto-cltico e cltico, ou Hallstatt (800-500 a. C.) e La Tne (500-100 a. C.). A difuso da cultura cltica para as Ilhas Britnicas e para a margem atlntica da Europa ocorreu por volta de 900 a. C. seguro afirmar que havia especialistas religiosos de algum tipo naquela poca, embora a noo de "Druidas" como uma abrangente casta religiosa e intelectual no emergisse seno por volta de 500 a. C. ou pouco depois. Para correlacionar as datas com outros eventos mundiais, era aproximadamente em 500 a. C. que o Buddha vivia na ndia, squilo e Tspis estavam escrevendo peas na Grcia, Confcio estava trabalhando para o imperador King-Wang III da China, a Repblica da Siclia estabelecia sua primeira aliana com Roma, Josu era o grande sacerdote da Palestina, Dario I governava o Imprio Persa, arcontes eleitos anualmente governavam Atenas e Pitgoras estava visitando o Egito.

H boas evidncias de que, por meio de rotas comerciais e da adoo de costumes nativos das reas que colonizaram, a cultura cltica experimentou muitas mudanas e inovaes no correr do tempo. As Ilhas Britnicas podem ter sido visitadas por humanos j no recuo da Idade do Gelo, tornando-se o lar de uma cultura indgena neoltica (Nova Idade da Pedra) que contribuiu muito para o desenvolvimento da cultura cltica no pice de suas realizaes. (O historiador Colin Renfrew sustentou, por exemplo, que os celtas emergiram de uma cultura neoltica pr-cltica indgena.) Aqui est uma breve e, certamente, no completa cronologia da histria do povo cltico, focalizada no perodo de tempo que relevante para este projeto e nas ilhas da GrBretanha e da Irlanda. Cronologia da Histria Cltica at 4000 a. C. --- Mesoltico (Mdia Idade da Pedra) --- Caadores e coletores 4000-1800 a. C. --- Neoltico (Nova Idade da Pedra) --- Construo de Maes Howe, Callanish e outros monumentos megalticos. Surgem os primeiros fazendeiros. 3500 a. C. --- Construo de Newgrange, o maior monumento megaltico da Europa. 1800-1600 a. C. --- Idade do Bronze 1000 a. C. --- Era Crist - Idade do Ferro 900-500 a. C. --- Hallstatt --- Surgimento dos celtas. Primeiro aparecimento das lnguas clticas. c. 500 a. C. --- Os gregos estabelecem uma colnia mercantil em Masslia (Marselha) para comerciar com a Glia. 500-15 a. C. --- La Tne --- Idade herica dos celtas. A maior parte dos mitos ocorre nesse perodo. c. 450 a. C. --- O povo cltico atinge a Espanha.

c. 400 a. C. --- Os celtas atravessam os Alpes rumo Itlia. Dentro de dez anos, saquearo a prpria Roma. 279 a. C. --- Atravs da macednia, os celtas invadem a Grcia e saqueiam o templo de Delfos. 270 a. C. --- Os celtas se estabelecem na Galcia, na sia Menor. 154 e 125 a. C. --- Os celtas saqueiam Masslia. Exrcitos romanos levantam o cerco nas duas vezes. 82 a. C. --- Os romanos derrotam os celtas na Itlia. 55 e 54 a. C. --- Jlio Csar tenta invadir a Gr-Bretanha duas vezes. 52 a. C. --- Jlio Csar derrota o chefe gauls Vercingetrix em Avaricum e o aprisiona. 43-409 d. C. --- Perodo romano-britnico --- Roma domina a Gr-Bretanha e partes de Gales. 61 d. C. --- A fortaleza drudica de Anglesey destruda pelos romanos. Boudicca comea sua rebelio. 120 d. C. --- Comea a construo da Muralha de Adriano. meio do sc. III d. C. --- Os saxes comeam a invadir a costa leste da Gr-Bretanha. meio do sc. IV d. C. --- Cormac Mac Art governa a Irlanda em Tara. 409-600 d. C. --- "Idade das Trevas" britnica --- Afastamento final dos romanos da Gr-Bretanha. 425 d. C. --- Vortigern toma o poder na Gr-Bretanha e refreia temporariamente o avano dos saxes.

432 d. C. --- Padraig comea sua misso na Irlanda. c. 450 d. C. --- Invaso anglo-sax. Refugiados britnicos estabelecem- se na Armrica e na Bretanha, na Frana. 454 d. C. --- Artorius Roithamus (Arthur) sucede Vortigern. c. 500 d. C. --- Arthur derrota os saxes em Mount Badon. c. 500 d. C. --- Formao de Dalriada no sudoeste da Esccia. c. 537 d. C. --- Arthur morto na Batalha de Camlann. 563 d. C. --- Columba chega Ilha de Iona. 663 d. C. --- Idade Mdia ---Snodo de Whitby: a Igreja Cltica une-se igreja da Europa Continental. c. 790 d. C. --- Comea a colonizao e o ataque dos vikings s Ilhas Britnicas. 843 d. C. --- Kenneth Mac Alpine une os escotos de Dalriada e os pictos. 1014 d. C. --- Batalha de Clontarf: os vikings so expulsos da Irlanda por Brian Boru. Retiram-se das naes clticas pouco depois. 7. Quais so as fontes pelas quais podemos conhecer os Druidas? As principais fontes de informao sobre os antigos Druidas so os relatos de historiadores romanos, os dados fornecidos por restos arqueolgicos e a literatura mitolgica registrada pelos monges entre os scs. VIII-XII d. C. Tambm, embora seja uma fonte mais fraca, analogias podem ser estabelecidas entre os celtas e outras culturas indo-europeias semelhantes, tais como o povo hindu. Por exemplo, um poema antigo chamado O Caldeiro da Poesia apresenta o que se interpretou como um sistema parecido com os chakras, isto , anlogo aos chakras do Yoga, com trs centros de

energia no corpo humano, ao invs de sete. Se a antiga religio cltica tivesse sobrevivido, suspeito que se pareceria com o Hindusmo moderno, com suas muitas e diferentes formas de expresso. A arqueologia uma excelente fonte para o estudo da histria cltica. Os cientistas descobriram os restos de oferendas votivas aos Deuses no fundo dos lagos, pntanos e em poos votivos (um buraco estreito escavado profundamente no cho, onde oferendas so enterradas), que nos contam sobre a religio cltica. Existem tambm os restos das fortalezas clticas, moradias, templos, joalheria e ferramentas. Esses restos nos falam no dos eventos e do povo cltico na histria, mas sobre como era a vida, qual era sua capacidade tecnolgica, que comida ingeriam, que ofcios e tipos de comrcio praticavam, quais produtos eram fabricados e negociados (o que, por sua vez, conta-nos sobre sua economia) e para onde viajavam e como chegavam l. Esses fatos sobre a vida social cltica so um elemento importante para a compreenso do Druidismo, pois necessrio entender o todo cultural em que o Druidismo estava situado. Os historiadores romanos so outra fonte importante, embora escrevessem sobre os celtas a partir de seu prprio ponto de vista. Jlio Csar, por exemplo, estava no processo de conquista da Glia e, portanto, pode ter escrito uma narrativa altamente preconceituosa. Posidnio estava tentando encaixar os Druidas em sua prpria filosofia estica. Tambm existe a tentativa de apresentar os celtas no papel de selvagens sbios, nobres e inocentes, no corrompidos pela civilizao e prximos da natureza, como o caso do escritor Tcito. Mas, no ponto de vista deste autor, as melhores fontes so os mitos. Ali podemos ler o que os Druidas fizeram, como se comportavam e o que alguns deles disseram e ensinaram. Embora os manuscritos medievais que os preservaram tenham sido escritos e editados por monges cristos, muito da sabedoria drudica ainda permanece neles. Na Irlanda, os quatro principais ciclos mitolgicos so o Ciclo de Ulster, o Ciclo de Fionn, as Batalhas das Invases e o Ciclo dos Reis. Em Gales, os mitos primordiais esto contidos num livro chamado O Mabinogion. Neste sculo, um certo nmero de colees de folclore foram feitas com as lendas e oraes da tradio oral remanescentes. O famoso Carmina Gadelica, um coleo de preces populares das Hbridas da Esccia, um exemplo do uso da tradio popular como fonte para o estudo do misticismo cltico. Dois romances, Gods and Fighting Men e Cuchullain of Murthemney, produzido perto

da virada do sculo, escritos por Lady Augusta Gregory, so excelentes textos de informao para o estudo da espiritualidade cltica, pois integram os textos medievais com o folclore oral disponvel na poca. Um dos problemas ao estudar-se o Druidismo academicamente que os Druidas foram objeto de numerosas perseguies e conquistas, no somente pelos romanos, mas tambm por nrdicos, normandos, saxes e cristos. Muito da sabedoria drudica sofreu a censura, evoluiu para algo irreconhecvel ou simplesmente se perdeu. verdade, no entanto, que os romanos nunca invadiram a Irlanda, de modo que esse pas se tornou um refgio para o conhecimento drudico por algum tempo. Uma pessoa moderna buscando o caminho do Druida deve tentar reconstruir a sabedoria baseada em algumas ou em todas as fontes discutidas acima. Mesmo fazendo isso, descobre-se que, apesar da enorme quantidade de dados culturais presumivelmente perdidos, a disposio verdadeiramente cltica das fontes permanece forte e clara. Tambm se pode encontrar muito da magia drudica nos escritos de artistas irlandeses e escoceses contemporneos. O Renascimento Literrio Irlands, com autores como William Butler Yeats, Lady Augusta Gregory e George "A. E." Russell, uma das expresses literrias do esprito cltico favoritas deste autor. Aqui est o que alguns dos historiadores romanos tinham a dizer sobre os Druidas: Diodoro: [Os Druidas so] filsofos e telogos treinados na natureza divina. Lucano [dirigindo-se aos Druidas]: A vs apenas concedido o conhecimento dos Deuses e dos poderes celestiais ou isso, ou somente vs no possus esse conhecimento... Mas nos afirmais que nenhum fantasma busca o domnio silencioso de rebo, nem as profundezas plidas do reino de Dis, porm, com um novo corpo, o esprito reina em outro mundo se compreendemos vossos hinos [isto , poemas], a morte no seno o meio do caminho de uma longa vida. Amiano: [Os Druidas investigam] problemas de coisas secretas e sublimes. Ccero [falando sobre Divicaco]: [ele] afirma ter o conhecimento da natureza que os gregos chamam "physiologia" [cincia natural].

Jlio Csar: [eles tm] muito conhecimento das estrelas e do seu movimento, do tamanho do mundo e da Terra, de filosofia natural [fsica]. Hiplito: Eles podem prever certos eventos segundo os cmputos e clculos pitagricos. Digenes Larcio [atribui aos Druidas]: enigmas e ditos obscuros, ensinamentos de que os deuses devem ser adorados e o mal no deve ser feito e um comportamento viril deve ser mantido. Estrabo: observa no apenas seu conhecimento prtico dos fenmenos da natureza, mas tambm sua atividade no tocante "filosofia moral". Ele tambm escreve que os Druidas ensinam que "as almas dos homens e o universo so indestrutveis, embora no fim o fogo e a gua venham a prevalecer." Mela: As almas so eternas e h uma outra vida nas regies infernais. Essas citaes podem ser encontradas em The Druids, de Stuart Piggot, pg. 113.

También podría gustarte