Está en la página 1de 7

1 Parte: Recepo dos convidados

Momento importante, pois j mostra como ser a organizao de sua festa. Nesta etapa os convidados so conduzidos at a mesa e aguardam, ao som de msica ambiente, o coquetel ou jantar serem servidos. Meninas! esta primeira etapa costuma ser mais fria. Por isso, se voc est pensando em contratar um animador de festa ou um comediante para entrevistar os convidados, est a hora ideal. Pois animam os convidados e no concorrem com nenhuma outra atrao da festa enquanto voc aguarda todos os convidados chegarem.
2 Parte: Apresentao e Desenvolvimento

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Abertura realizada pelo cerimonialista; Entrada dos familiares; Entrada dos Prncipes de honra para apresentao; Entrada das Damas de Honra; Entrada da Debutante; A debutante recebida pelo seu Prncipe; Entrega de uma jia debutante. Pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente entregue pelo pai ou av; 8. Troca do sapato; 9. Troca da boneca (representando a infncia que ficou para traz); 10. Retrospectiva da vida da debutante no telo; 11. Valsas: 1. Primeira Valsa executada com o pai da aniversariante. 2. Segunda Valsa com av, padrinho, irmo ou amigo, depende da escolha da debutante. 3. Terceira Valsa com o Prncipe de gala, apagando as 15 velas. 12. Momento de cantar o Parabns; 1. Partir o bolo; 2. Brinde com champanhe; 13. Homenagens; 1. Buqus (me, avs, madrinha ou tias da debutante). 2. Arranjos de flores com msica de fundo e leitura de algum texto. 14. A Debutante entrega as lembrancinhas para os casais que danaram a valsa.

3 Parte: O Baile

Voc est livre para cair na balada. Agora a nica regra se divertir. Obs. Vale lembrar que estas etapas so referentes ao cerimonial tradicional para festas de debutantes, mas super vlida a sua criatividade e a experincia dos profissionais envolvidos na realizao de seu evento, por isso seja criteriosa na escolha destes profissionais.

PRIMEIRA PARTE:

Este o momento do coquetel ou jantar a) Incio: Recepo dos convidados ao som de msica ambiente ou, o que torna o ambiente ainda mais elegante, ao som de msica ao vivo, por exemplo, um saxofonista na porta de entrada do salo que tambm caminha entre as mesas. b) Segunda recepo dos convidados aps a recepo inicial: ao som de msica ao vivo por exemplo, um quarteto de cordas ou teclado, sax/flauta, percusso e cantora/cantor
SEGUNDA PARTE:

1 Abertura realizada por um Mestre de Cerimnia 2 Entrada do Cortejo (familiares) 3 Entrada dos Prncipes para apresentao 4 Entrada das Damas de Honra 5 Entrada da Debutante com a Anunciao de Clarins Triunfais 6 Recepo pelo seu Prncipe de Gala 7 Entrega de uma jia que pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente realizada pelo pai ou av 8 Troca do sapato (opcional) 9 Passagem da boneca (opcional) 10- Telo (retrospectiva da vida da Debutante) 11 Valsas (Momento do Cortejo com Violinos em Traje de Gala) a) Primeira Valsa com o Pai b) Segunda Valsa com av padrinho, irmo ou amigo, a depender da escolha da debutante c) Terceira Valsa com seu Prncipe, para apagar as 15 velas 12 Momento dos Parabns a) Corte do bolo b) Brinde com champanhe 13 Homenagens a) Buqus (avs, madrinha, tias, sogra) b) Arranjos de flores msicas ou textos 14 -Entrega das lembrancinhas para os casais que danaram a valsa
TERCEIRA PARTE:

Incio do Baile ou melhor dizendo Balada Lembramos que esta a forma mais tradicional, mas tudo fica ao gosto da debutante.

1 parte:
1. Recepo dos convidados a). A lista de convidados na entrada um item que no pode ser esquecido. -Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa, na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrana para a posteridade. Esse livro pode ser um caderno de capa dura

bem decorada, seguindo o estilo escolhido para ocasio. Capas de tecido ou montagens com fotos tambm so motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessrio.

Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar decorao da festa um grande pster com foto sua, onde os amigos e familiares tambm tenham a oportunidade de escrever, e que pode substituir ou complementar a tarefa do livro.
b). Pose para fotos. Aproveite o incio, quando a festa no comeou, esta a melhor hora. - Nessa idade, elas se envergonham fcil com o que o colega vai falar ou achar. Com um som ambiente, ocorre a seo de fotos, ou caricaturas dos convidados que vo chegando. Alm de ser um momento de aprendizado social da menina em recepcionar seus convidados, um tempo parado, de cumprimentos, e d para se tirar as famosas fotos de poses que a famlia tanto gosta, -coquetel de entrada, para a recepo dos convidados em quanto aguardam o grande momento, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa. - (Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. E, est calada com sapatos baixos). c). Msica. - A msica de fundo pode ser apresentada por um tecladista/cantor que tambm esteja preparado para as valsas solicitadas, ou alternativamente, um CD de com msicas alusivas data, com repertrio ao gosto da aniversariante. (Se for usar a alternativa, preferencialmente um CD, ou MP3, deve ser gravado e preparado antecipadamente com as msicas na mesma ordem dos acontecimentos para evitar atropelos de ltima hora).

2 parte:
1 Abertura do cerimonial. a) Fala do cerimonialista/apresentador. - Debutar ver a menina bonita / deixar o vestido de chita, tirar do cabelo a fita. / Vestir vestido encantado de baile, / todo enfeitado, / com as cores dos sonhos lindos. / E, em seus olhinhos, sorrindo,/ vestir poesia inocente,/ vestir poesia que sente / nos versos do corao da menina-flor-boto / que no mais uma qualquer./ Pois nesta noite, debutante / transformou neste instante / a flor-menina em flor-mulher! b) A partir daqui, o apresentador vai narrando os acontecimentos na ordem, e fazendo os devidos comentrios, ao seu modo, contanto que embelezem o programa. (Outra pessoa dirige os acontecimentos para que haja sincronia para dar brilho festividade). 2 Entrada do cortejo a. Familiares (iniciando com os pais) entram e tomam assento nos primeiros bancos ou lugares previamente destinados. b. Msica de fundo: 3 - Entrada dos Pajens e Damas de Honra para apresentao a. Quinze casais (preferencialmente com a mesma idade), formam um corredor ou tnel por onde entrar a dbutant. b. Msica de fundo: 4- Entrada da Aniversariante a. Valsa das flores, de Tchaikovsky b. meia-noite, assim que entra, a debutante se senta em uma cadeira preparada para o ritual.

c. Nessa ocasio ela est vestindo o segundo vestido. d. Ainda est calada com sapatos baixos. 5 Recepo pelo seu Prncipe de Gala a. O pai (ou namorado) vai at a aniversariante para receb-la. Essa parte muito comum de se ver em grande parte das festas. b. (Na passarela demarcada em quatro partes iguais, o prncipe vem andando at o incio da ltima quarta parte quando a debutante estiver na metade). 6 Entrega da jia Um smbolo de que a partir desse momento, a menina-moa pode ser independente e vaidosa, porque toda ateno com a aparncia e cuidado com o corpo sempre ser revestido de beleza e bom gosto. a. Brinco, ou anel, ou pulseira, ou colar. b. Geralmente feita pelo pai ou pelo av. 8 Troca do sapato (opcional)

Repleta de simbologia, normalmente feita pelo pai, mas tambm pode ser solicitada ao prncipe de honra. e o seu pai retira o sapato com o qual ela est calada, de salto baixo, e coloca outro modelo, de salto alto. (Usar calado de boa qualidade para no quebrar quando danar a valsa)
-A troca de sapatos pelo pai, possui dois significados: a) informar aos participantes que a moa j est pronta para, sozinha, dar seus prprios passos, poder seduzir e tomar suas prprias decises. b) Os sapatos transcenderam o conceito de invlucros para os ps. Tornaram-se sinalizadores sociais, smbolo de passagem, objeto de seduo, fetiche e poder. Representa a passagem para a nobreza da vida adulta (salto alto). 9 Passagem da boneca (opcional) A Boneca. Smbolo do rito de passagem da menina para mulher, a boneca representa a ideologia da propagao da famlia, para simbolizar que a adolescente est deixando a infncia para trs, aceitando os novos conceitos morais e a reproduo da espcie. atravs da boneca que a menina treinada para exercer o seu papel na famlia e na sociedade, reproduzindo os valores vigentes. (Escolhe uma menina de 8 12 anos, (algum entre os presentes ou previamente sorteada), presenteia-lhe com a boneca, transmitindolhe o sonho da infncia). 10 Homenagens a) buqus (avs, madrinha, tias, me do namorado) b) arranjos de flores textos Bblicos ou partes de poemas ou de msicas trazidos pelos pajens e damas. c) Outras pessoas podem participar entregando presentes trazidos de ltima hora. d) Podem ser feitos discursos breves. (A debutante se retira para colocar o Vestido de Gala). 11- Telo Raios laser com o nome dos casais que vo chegando. Hoje comum usar tela de plasma tambm, com a projeo de um clip da debutante [coleo de fotos desde a infncia inclusive montagens], e fotos instantneas dos convidados; declaraes gravadas por parentes ou amigos distantes.

(Para isso dever ser utilizado um data show completo, filmadora e mquina fotogrfica eletrnica). a- Neste momento pode ser oferecido aos convivas um petisco, ou taas de suco natural, refrigiernates 12- Em volta do Bolo. a). Acendendo as velas. -Aniversariante com o terceiro Vestido est calada com sapatos ou sandlias que suportem as danas. -o mestre de cerimnias chama os pais. -Com o bolo na pista para pronto para o corte e Parabns, os 15 casais caminham at o local da vela e vo se posicionando na pista. -Na hora de acender as velas, estas so acesas pela chama da vela central, que foi acendida pela me da debutante. Cada casal vai entrando ao som de algum trecho de msica significativo para cada um. b) Brinde com champanhe

Antes mesmo de o bolo ser partido, pais e amigos formam um circulo em torno da aniversariante para brindar, com champanhe, os seus 15 anos. (As taas precisam ser de boa qualidade, para evitar que o tintim promova algum acidente). c) Apagando as Velas
-Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de j vividos. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa.

- a parte mais importante: nesse aniversrio antes de apagar as velinhas, a debutante pode expressar um pedido ou um desejo mais do que especial, j que as chances de ele se realizar so multiplicadas. Parabns! (1) O simbolismo das velas:

a. Mstico As velas so elos de ligao entre os seres humanos e os anjos. A chama da vela representa o elemento fogo, ou seja, que seu pedido ser colocado em atividade. Para cada tipo de pedido utilizada uma cor de vela. Este o primeiro elo de ligao com os anjos e cada cor tem um significado. Por exemplo:
VELA BRANCA Representa a pureza e a sinceridade. utilizada para obtermos paz de esprito, harmonia e equilbrio em nossa casa. Afasta o gnio contrrio que poder estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas. VELA AZUL Representa a verdade, tranqilidade e compreenso. Esta cor tambm simboliza a limpeza e a transparncia de comportamento. Deve ser usada quando o pedido est relacionado aos negcios ou trabalho. VELA AMARELA Simboliza a vida, a alegria, a fora, o entusiasmo, o poder e o vigor da mente. Agua a inteligncia e agiliza o raciocnio. Esta cor favorece as mudanas (de casa, por exemplo) e estudo. VELA ROSA Representa a beleza, o amor e a moralidade. Deve ser usada em assuntos amorosos (favorecendo o encontro das almas gmeas) ou para fortificar relacionamentos afetivos e filiais. VELA VERDE Simboliza a calma, a tranqilidade e o equilbrio. Deve ser acesa quando o pedido estiver relacionado sade. VELA VIOLETA OU LILS Esta cor tem forte ligao com a espiritualidade. Deve ser usada quando o pedido estiver relacionado espiritualidade ou para transformar sentimentos negativos (como mgoas) em amor. VELA VERMELHA Representa o dinamismo, a fora e a coragem. Pode ser usada em qualquer situao relacionada emergncia, ou pedidos que necessitam ser solucionados com urgncia. B. Cristo

Cristo a luz do mundo. A igreja Ortodoxa v o simbolismo desta forma: A parafina representa o PAI, o pavio o smbolo de CRISTO, e o fogo a representao do ESPRITO SANTO. A atitude de acender velas a afirmao de que a TRINDADE ETERNA sempre esteve com a aniversariante, e a invocao, pelos pais e amigos, que permanea constantemente com sua guia e proteo. d). Cortando o Bolo.
-A debutante retira a primeira fatia e d para algum que ela acha importante na ocasio, tendo o cuidado de dizer, com voz audvel, a razo do porque escolheu essa pessoa em especial. 13 - valsas: (A valsa surgiu entre os sculos XII e XIII, como uma evoluo de danas camponesas austracas e alems. Nem sempre a valsa foi sinnimo de classe e elegncia: os ingleses, por exemplo, a consideraram suja e imoral no sculo XIX, pois viam como um verdadeiro absurdo o homem envolver a mulher com os braos). Ao contrrio das dcadas anteriores, a maioria dos bailes agora, realizado com apenas uma menina, tornando este momento ainda mais nico. Quem diria que uma festa para arranjar um bom partido para as moas se tornaria uma comemorao to emocionante e divertida como as atuais festas de debutante a) 1 valsa, com o Pai a. Valsa do Imperador. b) 2 valsa, com av padrinho irmo ou tio (a escolher) a. Danbio Azul. c) 3 valsa, com seu Prncipe, para apagar as 15 velas a. Canto dos Bosques de Viena, de Johann Strauss II d) Depois da terceira valsa, os demais convidados so chamados a danar. 14 - Entrega das lembrancinhas: a) para os casais que danaram a valsa. 15 fotos e filmagens (opcional) 16 Ceia ou Jantar -Os cardpios so prprios para atender muito mais ao gosto dos adolescentes, incluindo quitutes que normalmente no eram servidos nesse tipo de festa, noutros tempos, como mini-pizza, mini-sanduches, tacos, crepes e, tambm, quitutes japoneses (sushis, sashimis No esquecer as guloseimas doces como os j tradicionais brigadeiros, marshmelows e, at pirulitos devem estar disponveis em local visvel). - Muitas vezes so oferecidos dois tipos de cardpios, um para os adolescentes, outro para os adultos.

3 parte:
1 - Incio do Baile / Balada -Se der pra comear o baile antes da meia-noite para no atrapalhar a balada, melhor. Assim, eles curtem mais e podem ficar mais tempo na festa, sem os pais ficarem ligando desesperados para ir busc-los s duas da manh. Atualmente, com o cerimonial moderno, h uma mescla do tradicional com uma festa tpica de adolescentes. H casos em que a balada comea, em geral, desde o incio, ou aps o jantar e a valsa.

También podría gustarte