Está en la página 1de 22

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2010-2012 AUXILIARES DE ADMINISTRAO ESCOLAR

Educao Infantil, Ensinos Fundamental, Mdio, Tcnico Profissionalizante, Cursos Pr-Vestibulares e Demais

Entre as partes, de um lado, a FEDERAO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO ESTADO DE SO PAULO FEEESP entidade sindical de 2 grau e o SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO ESTADO DE SO PAULO SIEEESP, entidade sindical de 1 grau, coordenadora e representativa dos estabelecimentos de ensino, integrante do 1 grupo do plano da confederao nacional de educao e cultura, exceo feita s entidades mantenedoras de estabelecimentos de ensino superior, com representatividade estabelecida em sua carta sindical e de outro, o SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAO ESCOLAR DE SO PAULO - SAAESP, entidade de 1 grau, representativa da categoria profissional AUXILIARES DE ADMINISTRAO ESCOLAR (EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO), do 1 grupo - Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino - do plano da Confederao Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educao e Cultura, todos com sua representatividade fixada em Carta Sindical ou nos termos dos incisos I e II, do artigo 8, da Constituio Federal, por seus representantes legais, ao final assinados, todos devidamente autorizados e credenciados por suas assemblias gerais, fica estabelecida, nos termos do artigo 611 e pargrafos, da Consolidao das Leis do Trabalho, do artigo 5, caput e inciso I, do artigo 7, inciso XXVI e do artigo 8, inciso VI, todos da Constituio Federal, a seguinte

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO

1. ABRANGNCIA Esta Conveno abrange, no municpio de So Paulo/SP, a categoria econmica dos estabelecimentos particulares de ensino no Estado de So Paulo, nos limites estabelecidos na Carta Sindical do SIEEESP, doravante designados como ESCOLA e a categoria profissional dos Auxiliares de Administrao Escolar (empregados em estabelecimentos de ensino), do 1 grupo - Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino - do plano da Confederao Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educao e Cultura, devidamente representadas por suas entidades sindicais, nominadas ab initio, aqui designada simplesmente como AUXILIARES. Pargrafo primeiro - A categoria dos AUXILIARES compreende todos aqueles que, sob qualquer ttulo ou denominao exercem atividades no docentes em ESCOLA (estabelecimentos de ensino) de qualquer curso, nvel, ramo ou grau. Pargrafo segundo - Os cursos de Educao Infantil e Pr-Escolar (Escolas de Educao Infantil, Centros de Recreao, etc.) integram o ensino bsico, no sendo, portanto, considerados cursos livres, conforme artigo 21, da Lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educao), artigos 208, inciso IV e 209, incisos I e II, da Constituio Federal e - ainda - a Indicao n 495 e Deliberao n 6/95, ambas do Conselho Estadual de Educao de So Paulo.

2. DURAO Esta Conveno Coletiva de Trabalho ter a durao de 02 anos, com vigncia de 1 (primeiro) de maro de 2010 a 29 de fevereiro de 2012. Pargrafo nico - Em virtude do surgimento de normas legais pertinentes aos assuntos constantes das clusulas acima, as mesmas podero ser reexaminadas para as devidas adequaes, na prxima data-base.

3. REAJUSTE SALARIAL Em 1 de maro de 2010, as ESCOLAS devero reajustar os salrios dos AUXILIARES em 5,50% (cinco vrgula cinquenta por cento), aplicados sobre os salrios devidos em 1 de maro de 2009. Pargrafo primeiro - As ESCOLAS que deixarem de cumprir o disposto na clusula 4, letra a, da presente Conveno Participao nos Lucros ou Resultados devero reajustar os salrios dos AUXILIARES, a partir de 1 de maro de 2010, em 7,25 % (sete vrgula vinte e cinco por cento), aplicados sobre os salrios devidos em 1 de maro de 2009. Pargrafo segundo Os salrios de 1 de maro de 2010, reajustados de acordo com o que dispe esta clusula, constituiro a base de clculo para a data-base de 1 de maro de 2011. Pargrafo terceiro Eventuais diferenas salariais resultantes da aplicao da presente norma coletiva, at a data de sua assinatura, devero ser pagas junto com o salrio de abril de 2010, sem incidncia da multa normativa. 3.1. REAJUSTE SALARIAL EM 1 DE MARO DE 2011 Em 1 de maro de 2011, as ESCOLAS devero aplicar, sobre os salrios devidos em 1 de maro de 2010, o percentual definido pela mdia aritmtica dos ndices inflacionrios do perodo compreendido entre 1 de maro de 2010 e 28 de fevereiro de 2011, apurados pelo IBGE (INPC), FIPE (IPC) e DIEESE (ICV), acrescido de mais 1,2% (um vrgula dois por cento), concedido a ttulo de aumento real. Pargrafo primeiro - Para as ESCOLAS que deixarem de cumprir o disposto na clusula 4, letra b da presente Conveno Participao nos Lucros ou Resultados o percentual de reajuste salarial apurado nos termos do que dispe o caput da clusula 3.1 acima dever ser acrescido de mais 1,75% (um vrgula setenta e cinco por cento), aplicados sobre os salrios devidos em 1 de maro de 2010. Pargrafo segundo Os Sindicatos signatrios desta norma e as respectivas federaes (FEEESP e FEPAAE), comprometem-se a divulgar, em comunicado conjunto, at 20 de maro de 2011, o percentual de reajuste salarial calculado pela frmula definida nesta clusula 3.1. Pargrafo terceiro A base de clculo para a data-base de 1 (primeiro) de maro de 2012 ser constituda pelos salrios devidos em 1 (primeiro) de maro 2011, segundo a presente norma coletiva.

4. PARTICIPAO NOS LUCROS OU RESULTADOS OU ABONO ESPECIAL Ficam a Participao nos Lucros e Resultados - PLR e o Abono Especial definidos da seguinte forma: a) No ano de 2010, a ESCOLA est obrigada a pagar, em uma nica parcela, at o dia 15 (quinze) de outubro, a cada AUXILIAR, a ttulo de Abono Especial (ESCOLAS enquadradas no inciso 2 do pargrafo 3, artigo 2 da Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000) ou a ttulo de Participao nos Lucros ou Resultados (ESCOLAS no enquadradas no inciso 2 do pargrafo 3, artigo 2 da Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000), o correspondente a 21% (vinte e um por cento) de seu salrio mensal bruto. b) No ano de 2011, a ESCOLA est obrigada a pagar, em uma nica parcela, at o dia 15 (quinze) de outubro de tal ano, a cada AUXILIAR, a ttulo de Abono Especial (ESCOLAS enquadradas no inciso 2 do pargrafo 3, artigo 2 da Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000) ou a ttulo de Participao nos Lucros ou Resultados (ESCOLAS no enquadradas no inciso 2 do pargrafo 3, artigo 2 da Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000), o correspondente a 21% (vinte e um por cento) de seu salrio mensal bruto. Pargrafo primeiro Com a concesso do abono especial ou da participao nos lucros ou resultados, nos termos da presente clusula e seus pargrafos, d-se por cumprida a Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000 e publicada no Dirio Oficial da Unio de 20 de dezembro de 2000. 5. COMPENSAES SALARIAIS Ser permitida a compensao de eventuais antecipaes salariais concedidas no perodo de vigncia da Conveno Coletiva de 2008/10, desde que haja manifestao expressa nesse sentido, excetuando-se os reajustes que decorrerem de promoes, transferncias, ascenso em plano de carreira e reajustes concedidos espontaneamente. Pargrafo nico - No sero compensados os aumentos concedidos, resultantes de acordos bilaterais entre ESCOLA e entidade sindical representativa da categoria profissional.

6. SALRIO DO AUXILIAR INGRESSANTE NA ESCOLA A ESCOLA no poder contratar nenhum AUXILIAR por salrio inferior ao limite salarial mnimo dos AUXILIARES mais antigos, respeitadas eventuais vantagens pessoais, tais como plano de carreira, adicional por tempo de servio e outras. Pargrafo nico - Ao AUXILIAR admitido aps 1 (primeiro) de maro de 2009 sero concedidos os mesmos percentuais de reajustes e aumentos salariais estabelecidos nesta norma coletiva. 7. HORAS EXTRAS As horas extraordinrias, trabalhadas pelos AUXILIARES fora do horrio habitual, inclusive reunies, sero remuneradas com o acrscimo salarial de 50% (cinqenta por cento) incidentes sobre o valor da hora normal. 8. ADICIONAL NOTURNO O adicional noturno deve ser pago nas atividades realizadas aps as 22 horas e corresponde a 20% (vinte por cento), incidente sobre o valor da hora normal. 9. ADICIONAL POR ATIVIDADES EM OUTROS MUNICPIOS Quando o AUXILIAR desenvolver suas atividades, a servio da mesma organizao, em municpio diferente daquele onde foi contratado e onde ocorre a prestao habitual do trabalho, dever receber um adicional de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o total de sua remunerao no novo municpio. Pargrafo primeiro - Quando o AUXILIAR voltar a prestar servios no municpio de origem, cessar a obrigao do pagamento desse adicional. Pargrafo segundo - Fica assegurada a garantia de emprego pelo perodo de seis meses ao AUXILIAR transferido de municpio, contados a partir do incio do trabalho e/ou da efetivao da transferncia. 10. PRAZO PARA PAGAMENTO DE SALRIOS Os salrios devero ser pagos, no mximo, at o quinto dia til do ms subsequente ao vencido.

Pargra fo primeiro - O no pagamento dos salrios no prazo obriga a ESCOLA a pagar uma multa diria, em favor do AUXILIAR, no valor de 0,3% (trs dcimos percentuais) de seu salrio mensal. Pargrafo segundo As ESCOLAS que no efetuarem o pagamento dos salrios em moeda corrente devero proporcionar aos AUXILIARES tempo hbil para o recebimento no banco ou no posto bancrio dentro da jornada de trabalho, quando coincidente com o horrio bancrio, excluindo-se o horrio de refeio. 11. DESCONTO DE FALTAS Na ocorrncia de faltas injustificadas, a ESCOLA poder descontar, no mximo, o nmero de horas em que o AUXILIAR faltou e o DSR proporcional a essas horas. 12. COMPROVANTES DE PAGAMENTO A ESCOLA dever fornecer ao AUXILIAR, mensalmente, comprovante de pagamento, devendo estar discriminados: a) a identificao da ESCOLA; b) a identificao do AUXILIAR: c) o valor do salrio mensal; d) a carga horria mensal; e) outros adicionais eventuais; f) o descanso semanal remunerado; g) as horas extras trabalhadas; h) o valor do recolhimento do FGTS; i) os descontos previdencirios; j) outros descontos. 13. ANOTAES NA CARTEIRA DE TRABALHO A ESCOLA est obrigada a promover, em 48 (quarenta e oito) horas, as anotaes nas Carteiras de Trabalho de seus AUXILIARES, ressalvados eventuais prazos mais amplos, permitidos por lei. obrigatria a anotao na Carteira de Trabalho das mudanas provocadas por ascenso em plano de carreira ou alterao de funo. 14. ATESTADOS MDICOS E ABONO DE FALTAS A ESCOLA obrigada a abonar as faltas dos AUXILIARES mediante a apresentao de atestados mdicos ou odontolgicos.
6

15. MUDANA DE CARGO OU FUNO O AUXILIAR no poder ser transferido de um cargo ou funo para outro, salvo com seu consentimento expresso e por escrito, sob pena de nulidade da referida transferncia. 16. ABONO DE FALTAS POR CASAMENTO OU LUTO No sero descontadas, no curso de nove dias corridos, as faltas do AUXILIAR por motivo de gala (casamento) ou luto, este em decorrncia do falecimento de pai, me, filho, cnjuge, companheira(o), assim juridicamente reconhecida(o) ou dependente. 17. BOLSAS DE ESTUDO INTEGRAIS Todo AUXILIAR tem direito a bolsas de estudos integrais, incluindo matrcula, nas ESCOLAS onde trabalha, para si, seus filhos e dependentes legais, que vivam sob a dependncia econmica do AUXILIAR. A utilizao do benefcio estabelecido nesta clusula transitria e, por isso, no possui carter remuneratrio e nem se vincula, para nenhum efeito, ao salrio ou remunerao percebida pelo AUXILIAR, nos termos do artigo 458 da CLT, com a redao dada pela Lei n 10.243, de 19 de junho de 2.001, e do artigo 214, pargrafo 9, inciso XIX do Decreto 3.048, de 06 de maio de 1999. A concesso de bolsas de estudo integrais ser feita observando-se as seguintes disposies: Pargrafo primeiro - A ESCOLA est obrigada a conceder, durante a vigncia desta norma, duas bolsas de estudo integrais. Caso a ESCOLA possua at 100 (cem) alunos matriculados, poder limitar a concesso desse benefcio a uma nica bolsa de estudo integral. Pargrafo segundo - Em qualquer hiptese prevista no pargrafo primeiro, considera-se adquirido o direito do AUXILIAR que j possua nmero de bolsas de estudo integrais superior ao determinado nesta Conveno. Pargrafo terceiro - So tambm garantidas as bolsas de estudo integrais para o AUXILIAR que estiver licenciado para tratamento de sade, em gozo de licena mediante anuncia da ESCOLA ou nos casos de licenciamento para cumprimento de mandato sindical, nos termos do artigo 521, pargrafo nico da CLT, excetuado o disposto na clusula 20.
7

Pargrafo quarto - No caso de falecimento do AUXILIAR, os dependentes que j se encontram estudando na ESCOLA continuaro a gozar das bolsas de estudo integrais at o final do curso. Excetuam-se os casos em que o AUXILIAR tenha aderido ao Seguro de Custeio Educacional do SIEEESP, em qualquer instituio privada. Pargrafo quinto - No caso de dispensa sem justa causa, durante o ano letivo, ficam garantidas ao AUXILIAR, at o final do ano letivo, as bolsas de estudo integrais j existentes. Pargrafo sexto - No caso do AUXILIAR trabalhar em um estabelecimento e residir, comprovadamente, prximo a outra unidade da mesma Mantenedora, usufruir das bolsas de estudo integrais no local de sua escolha, desde que esteja situada na rea de abrangncia desta Conveno. Pargrafo stimo - No caso da ESCOLA dispor de mais de um curso, as bolsas de estudo recairo somente sobre aquele que for escolhido pelo AUXILIAR. As atividades ou cursos extracurriculares somente podero ser escolhidos, para fins de bolsa de estudo, pelo AUXILIAR que trabalhe nesses cursos. Pargrafo oitavo - No caso do dependente do AUXILIAR ser reprovado, a ESCOLA no estar obrigada a conceder bolsa de estudo integral no ano seguinte. O direito bolsa de estudo integral ser recuperado quando ocorrer a promoo desse dependente para a srie subsequente. Pargrafo nono - Os dependentes do AUXILIAR, detentores de bolsas de estudos integrais, esto submetidos ao Regimento Interno da ESCOLA, no podendo haver norma regimental que limite o direito s bolsas de estudos integrais. Pargrafo dcimo - As ESCOLAS que mantenham cursos prvestibulares ficam desobrigadas de conceder, nesses cursos, bolsas de estudo integrais, em classes cujo nmero de alunos seja inferior a onze. 18. IRREDUTIBILIDADE SALARIAL proibida a reduo da remunerao mensal ou de carga horria, exceto quando ocorrer iniciativa expressa do AUXILIAR. Em qualquer hiptese, obrigatria a concordncia formal recproca, por escrito. 19. UNIFORMES A ESCOLA dever fornecer gratuitamente, dois uniformes por ano, quando seu uso for exigido, ficando o AUXILIAR obrigado a firmar termo de responsabilidade pela manuteno e conservao dos mesmos.
8

20. LICENA SEM REMUNERAO O AUXILIAR com mais de cinco anos ininterruptos de servio na ESCOLA ter direito a licenciar-se, sem direito remunerao, por um perodo mximo de dois anos, no sendo este perodo de afastamento computado para contagem de tempo de servio ou para qualquer outro efeito, inclusive legal. Pargrafo primeiro - A licena ou sua prorrogao dever ser comunicada ESCOLA com antecedncia mnima de 60 dias do perodo letivo, devendo ser especificada a data de incio e trmino do afastamento. A licena s ter incio a partir da data expressa no comunicado, mantendo-se, at a, todas as vantagens contratuais. Pargrafo segundo - O trmino do afastamento dever coincidir com o incio de perodo letivo. 21. LICENA AUXILIAR ADOTANTE Nos termos da Lei n 12.010 de 03.08.2009, ser assegurada licena maternidade s AUXILIARES que vierem a adotar ou obtiverem guarda judicial de crianas, garantido o emprego no perodo em que a licena for concedida. 22. LICENA PATERNIDADE A licena paternidade ter durao de 5 (cinco) dias corridos. 23. SEGURO DE VIDA EM GRUPO A famlia ter garantida pela ESCOLA uma indenizao correspondente a vinte e quatro salrios mensais brutos do AUXILIAR que vier a falecer. A ESCOLA poder filiar-se a uma aplice de seguro de vida em grupo que cubra a obrigao acima, a qual poder ser formalizada junto ao SIEEESP, em seu nome, perante companhia de seguro de sua escolha. 24. GARANTIA DE EMPREGO GESTANTE proibida a dispensa arbitrria ou sem justa causa da AUXILIAR gestante desde o incio da gravidez at 60 (sessenta) dias aps o trmino do afastamento legal. O aviso prvio comear a contar a partir do trmino do perodo de estabilidade.

25. CRECHES obrigatria a instalao de local destinado guarda de crianas em idade de amamentao, quando a ESCOLA mantiver contratadas pelo menos 30 (trinta) mulheres com idade superior a 16 (dezesseis) anos. A manuteno da creche poder ser substituda pelo pagamento do reembolso-creche, nos termos da legislao em vigor (artigo 389, pargrafo 1 da CLT e Portaria MTb n. 3296 de 03.09.86), ou ainda, pela celebrao de convnio com uma entidade reconhecidamente idnea. 26. GARANTIAS AO AUXILIAR EM VIAS DE APOSENTADORIA Fica assegurada ao AUXILIAR que, comprovadamente, estiver a 24 meses ou menos da aposentadoria integral por tempo de contribuio ou da aposentadoria por idade, a garantia de emprego durante o perodo que faltar para a aquisio do direito. Pargrafo primeiro - A garantia de emprego devida ao AUXILIAR que esteja contratado pela ESCOLA h pelo menos trs anos. Pargrafo segundo - A comprovao ESCOLA dever ser feita mediante a apresentao de documento que ateste o tempo de servio. Este documento dever ser emitido pela Previdncia Social. Pargrafo terceiro - O contrato de trabalho do AUXILIAR s poder ser rescindido por mtuo acordo ou pedido de demisso. Pargrafo quarto - Havendo acordo formal entre as partes, o AUXILIAR poder exercer outra funo inerente, durante o perodo em que estiver garantido pela estabilidade. Pargrafo quinto - O aviso prvio, em caso de demisso sem justa causa, integra o perodo de estabilidade previsto nesta clusula. 27. MULTA POR ATRASO NA HOMOLOGAO DA RESCISO CONTRATUAL A ESCOLA deve homologar a resciso contratual at o 20 dia aps o trmino do aviso prvio, quando trabalhado, ou at trinta dias aps o desligamento, quando houver dispensa do cumprimento do aviso. O atraso na homologao obrigar a ESCOLA ao pagamento de multa, em favor do AUXILIAR, correspondente a um ms de sua remunerao. A partir do vigsimo dia de atraso, haver ainda multa diria de 0,3% (trs dcimos percentuais) do salrio.

10

Pargrafo primeiro - A ESCOLA estar desobrigada de pagar a multa quando o atraso vier a ocorrer, comprovadamente, por motivos alheios sua vontade. Neste caso, a entidade sindical profissional est obrigada a fornecer comprovante de comparecimento sempre que a ESCOLA se apresentar para homologao das rescises contratuais e comprovar a convocao do AUXILIAR. Pargrafo segundo - A ESCOLA dever agendar a homologao no Sindicato profissional dentro do prazo de pagamento das verbas rescisrias, cabendo ao Sindicato profissional emitir declarao da data e horrio da homologao agendada. 28. DEMISSO POR JUSTA CAUSA Quando houver demisso por justa causa, a ESCOLA est obrigada a determinar na carta-aviso o motivo que deu origem dispensa. Caso contrrio, fica descaracterizada a justa causa. 29. INDENIZAO PROPORCIONAL POR TEMPO DE SERVIO O AUXILIAR demitido sem justa causa ter direito a uma indenizao proporcional correspondente a 2 (dois) dias para cada ano completo trabalhado na ESCOLA, alm do aviso prvio legal de 30 dias e das demais indenizaes previstas nesta Conveno. Pargrafo nico - Esta indenizao no contar, para nenhum efeito, como tempo de servio. 30. AVISO PRVIO PARA AUXILIARES COM MAIS DE 50 ANOS DE IDADE O AUXILIAR demitido sem justa causa que tenha, no mnimo, 50 (cinquenta) anos de idade, ter direito a um aviso prvio adicional de 15 (quinze) dias, alm dos 30 (trinta) dias previstos em lei e das demais indenizaes de que trata esta Conveno. Pargrafo primeiro - Para ter direito a esta indenizao, o AUXILIAR dever contar com pelo menos um ano de servio na ESCOLA, na data de sua injusta dispensa. Pargrafo segundo - Os 15 (quinze) dias de acrscimo de aviso prvio previstos nesta clusula sero indenizados e no integraro o tempo de servio do AUXILIAR para nenhum efeito.

11

31. ATESTADOS DE AFASTAMENTO E SALRIOS Em caso de demisso, nas rescises contratuais, a ESCOLA est obrigada a fornecer ao AUXILIAR atestado de afastamento e de salrios (AAS), previsto na legislao vigente. 32. FRIAS As frias dos "AUXILIARES" sero determinadas nos termos da legislao que rege a matria, pela direo da "ESCOLA", sendo admitida a compensao dos dias de frias concedidos antecipadamente, em perodo nunca inferior a dez dias e nem mais que duas vezes por ano. Pargrafo primeiro: Fica assegurado aos AUXILIARES o pagamento, quando do incio de suas frias, do salrio correspondente s mesmas e do abono previsto no inciso XVII, artigo 7, da Constituio Federal, no prazo previsto pelo artigo 145 da CLT, independentemente de solicitao pelos mesmos. Pargrafo segundo: As frias, individuais ou coletivas, no podero ter seu incio coincidindo com domingos, feriados, dia de compensao do repouso semanal remunerado ou sbados, quando estes ltimos no forem dias normais de trabalho. 33. DELEGADO REPRESENTANTE Nas unidades de ensino que tenham mais de 50 (cinquenta) AUXILIARES ser assegurada a eleio de um Delegado Representante que ter direito garantia de emprego ou de salrio a partir da data de inscrio de seu nome como candidato at seis meses aps o trmino de sua gesto. Pargrafo primeiro - O mandato do Delegado Representante ser de um ano. Pargrafo segundo - A eleio do Delegado Representante ser realizada pela entidade sindical da categoria profissional, na unidade de ensino da ESCOLA, por voto direto e secreto dos AUXILIARES. Pargrafo terceiro - exigido quorum de 50% (cinqenta por cento) mais um do Quadro de AUXILIARES. Pargrafo quarto - A entidade sindical da categoria profissional comunicar formalmente ESCOLA os nomes dos candidatos e a data da eleio, com antecedncia mnima de sete dias corridos. Pargrafo quinto - Nenhum candidato poder ser demitido a partir da data da comunicao at o trmino da apurao.
12

Pargrafo sexto - condio necessria que os candidatos, data da comunicao, tenham pelo menos um ano de servio na ESCOLA. 34. AUXILIAR AFASTADO POR DOENA Ao AUXILIAR afastado do servio por doena devidamente comprovada pela Previdncia Social ou por mdico ou dentista credenciado pela ESCOLA, ser garantido o emprego ou o salrio, a partir da alta, por igual perodo ao do afastamento, at o limite de sessenta dias, alm do aviso prvio. 35. QUADRO DE AVISOS A ESCOLA dever colocar disposio do SAAESP, quadro de avisos, em local visvel, para fixao de comunicados de interesse da categoria, sendo proibida a divulgao de material poltico-partidrio ou ofensivo a quem quer que seja. 36. ASSEMBLIAS SINDICAIS Todo AUXILIAR ter direito a abono de faltas para o comparecimento s assemblias da categoria. Pargrafo primeiro - Na vigncia desta Conveno, os abonos esto limitados, a dois sbados e mais dois dias teis. As duas assemblias realizadas durante os dias teis devero ocorrer em perodos distintos. Pargrafo segundo - Os sindicatos da categoria profissional ou a Federao que os representa devero informar o SIEEESP, ou as ESCOLAS, por escrito, com antecedncia mnima de quinze dias corridos, sendo que na comunicao devero constar as datas e os horrios das assemblias. Pargrafo terceiro - Os dirigentes sindicais tero abono de faltas para comparecimento s assemblias de sua categoria profissional, sem o limite previsto no pargrafo primeiro. A entidade sindical dever comunicar antecipadamente ESCOLA. Pargrafo quarto - A ESCOLA poder exigir dos AUXILIARES e dos dirigentes sindicais atestado emitido pela entidade sindical que comprove o seu comparecimento assemblia. 37. CONGRESSOS, SIMPSIOS E EQUIVALENTES Os abonos de falta para comparecimento a congressos, simpsios e equivalentes sero concedidos mediante aceitao por parte da ESCOLA, que dever formalizar por escrito a dispensa do AUXILIAR.
13

38. CONGRESSO DA ENTIDADE SINDICAL PROFISSIONAL Na vigncia desta Conveno, o SAAESP poder promover um evento de natureza poltica ou pedaggica (Congresso, Simpsio ou Jornada). A ESCOLA abonar as ausncias de seus AUXILIARES que participarem deste evento, nos seguintes limites: a) na ESCOLA que tenha at 50 (cinquenta) AUXILIARES, ser garantido o abono a um AUXILIAR; b) na ESCOLA que tenha mais de 50 (cinquenta) AUXILIARES, ser garantido o abono a dois AUXILIARES; Pargrafo nico - As ausncias, limitadas a 2 (dois) dias teis alm do sbado, sero abonadas mediante a apresentao de atestado de comparecimento fornecido pela entidade sindical profissional. 39. RELAO NOMINAL A cada perodo de um ano de vigncia da presente Conveno, em cumprimento aos precedentes normativos n 41 e n 111 do Egrgio Tribunal Superior Trabalho, e da Nota Tcnica/SRT/MTE n 202/2009, ESCOLA est obrigada a encaminhar Entidade Sindical Profissional, relao nominal dos Auxiliares que integram os seus quadros de funcionrios, com o CPF e o respectivo nmero de inscrio no Programa de Integrao Social PIS, funo exercida, acompanhada dos valores da remunerao mensal, dos descontos previdencirios e legais, inclusive do desconto da contribuio sindical e das guias da contribuio sindical. No primeiro ano de vigncia, o prazo limite de entrega da referida relao 31 de maio de 2010 e no segundo ano, o prazo limite 31 de maio de 2011. Pargrafo primeiro - A relao poder ser enviada por meio magntico ou pela internet, ou ainda ser encaminhada cpia da folha de pagamentos do ms relativo ao desconto da contribuio sindical. 40. ACORDOS INTERNOS Ficam asseguradas, as clusulas mais favorveis Conveno existente em cada ESCOLA, quando decorrerem de acordos internos ou de acordos coletivos de trabalho celebrados entre a entidade sindical representativa da categoria profissional e a ESCOLA, observado o disposto no inciso VI, artigo 8, da Constituio Federal. Pargrafo nico A ESCOLA que tiver interesse poder solicitar que o SIEEESP, tambm, seja signatrio do referido acordo.

14

41. FORO CONCILIATRIO PARA SOLUO DE CONFLITOS COLETIVOS Fica mantida a existncia do Foro Conciliatrio para Soluo de Conflitos Coletivos, que tem como objetivo procurar resolver: I - Divergncias trabalhistas; II - Incapacidade econmico-financeira da ESCOLA no cumprimento de reajuste salarial e/ou de clusulas previstas na presente conveno coletiva; Pargrafo primeiro - A ESCOLA, ao solicitar o FORO, deve encaminhar os motivos do pedido, acompanhada da competente documentao comprobatria, para anlise e deciso. Pargrafo segundo - O Foro ser composto paritariamente por at trs representantes do SIEEESP e at trs representantes do SAAESP. As reunies devero contar, tambm, com as partes em conflito que, se assim o desejarem, podero delegar representantes para substitu-las e/ou serem assistidas por advogados, com poderes especficos para adotarem, em nome da ESCOLA, as decises julgadas convenientes e necessrias. Pargrafo terceiro - As entidades componentes do FORO devero indicar os seus representantes num prazo de trinta dias a contar da assinatura desta Conveno. Pargrafo quarto - Cada sesso do Foro ser realizada no prazo mximo de quinze dias a contar da solicitao formal e obrigatria de qualquer uma das entidades que o compem. A data, o local e o horrio sero decididos pelas entidades sindicais envolvidas. O no comparecimento de qualquer uma das partes acarretar no encerramento imediato das negociaes. Pargrafo quinto - Nenhuma das partes envolvidas ingressar com ao na Justia do Trabalho durante as negociaes de entendimento. Pargrafo sexto - Na ausncia de soluo do conflito ou na hiptese de no comparecimento de qualquer uma das partes, a Comisso responsvel pelo Foro fornecer certido atestando o encerramento da negociao. Pargrafo stimo - As decises do Foro tero eficcia legal entre as partes acordantes. O descumprimento das decises assumidas gerar multa a ser estabelecida no Foro, independentemente daquelas j estabelecidas nesta Conveno.

15

42. COMISSO PERMANENTE DE NEGOCIAO Fica mantida a Comisso Permanente de Negociao formada paritariamente por representantes das Entidades Sindicais, profissional e econmica, com o objetivo de: a) fiscalizar o cumprimento das clusulas vigentes; b) propor alternativas de entendimento para eventuais divergncias de interpretao das clusulas desta Conveno; c) discutir questes no contempladas na Norma Coletiva. Pargrafo primeiro As Entidades Sindicais componentes da Comisso Permanente de Negociao indicaro, cada uma delas, seus representantes, no prazo mximo de trinta dias corridos, a contar da assinatura da presente Conveno. Pargrafo segundo A Comisso Permanente de Negociao dever reunir-se mensalmente, no dcimo primeiro dia til, s 15 horas, alternadamente nas sedes das Entidades Sindicais que a compem. 43. REFEITRIOS A ESCOLA que contar com mais de trezentos empregados e no conceder vale-refeio obriga-se a manter refeitrio adequado para as refeies. Pargrafo nico - Na ESCOLA em que trabalhem menos de trezentos AUXILIARES ser obrigatrio assegurar-lhes condies de conforto e higiene por ocasio das refeies. 44. CESTA BSICA AS ESCOLAS que, promoveram o retorno da cesta bsica de 24 Kg de alimentos, continuam obrigadas a prosseguir fornecendo, a partir de maro de 2010, e nos meses subsequentes, at a data de pagamento dos salrios, uma cesta bsica de alimentos in natura, garantida pelo selo de qualidade do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, de, no mnimo, 24 Kg. AS ESCOLAS que at 28/02/2003, substituram a concesso da cesta bsica pelo reajuste adicional especfico de 2,5% do salrio de cada AUXILIAR, ou pela quantia fixa de R$ 37,50 atendendo a previso da clusula n. 03, letras d e e da CCT 2002/2003 - podero voltar a fornecer mensalmente, at a data de pagamento dos salrios, uma
16

cesta bsica de alimentos in natura, garantida pelo selo de qualidade do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, de, no mnimo, 24 Kg, substituindo-a pelo valor do reajuste concedido, na poca, exclusivamente pela troca ento efetuada, segundo o disposto na clusula n. 03, letras d e e da CCT 2002/2003. O retorno da concesso da cesta bsica dever ser expressamente autorizado pelos AUXILIARES, mediante a identificao e assinatura de cada um deles em lista contendo o timbre da ESCOLA e informando tal situao, devendo tal lista ser remetida ao SAAESP. A desobedincia do procedimento acima descrito implicar na descaracterizao da autorizao para a substituio do reajuste pela cesta bsica. As Escolas que no promoveram o retorno da cesta bsica, aps a sua substituio pelo percentual extra de reajuste salarial, no esto obrigadas a fornec-la aos AUXILIARES admitidos aps 28/02/2003. Pargrafo primeiro O benefcio tratado nesta clusula dever ser entregue mensalmente, at o dia do pagamento dos salrios. Pargrafo segundo - As cestas bsicas devero conter, preferencialmente, cada uma delas, no mnimo, os seguintes produtos no perecveis: arroz, leo, macarro, feijo, caf, sal, farinha de trigo, acar, biscoito, farinha de mandioca, pur de tomate, tempero, sardinha em lata, achocolatado, leite em p, sopo, farofa, polenta. Pargrafo terceiro - Fica assegurada a concesso de cesta bsica durante as frias, licena maternidade e licena doena. Pargrafo quarto - A cesta bsica referente aos meses de dezembro de 2010 e de 2011, que seriam entregues em janeiro de 2011 e janeiro de 2012, respectivamente, devero ser compostas por produtos natalinos e entregues ao AUXILIAR at o ltimo dia letivo de 2010 e de 2011, respectivamente. Pargrafo quinto - Na vigncia da presente Conveno o AUXILIAR demitido sem justa causa ter direito a uma cesta bsica referente ao perodo de aviso prvio, ainda que indenizado. Pargrafo sexto: O referido benefcio poder ser substitudo por meio eletrnico de pagamento, contendo crdito mensal cumulativo suficiente para a aquisio de, no mnimo, 24Kg dos produtos integrantes da lista do 2, desde que a implantao do sistema no implique em custo algum para o AUXILIAR.

17

45. MENOR SALRIO DA CATEGORIA (PISO SALARIAL) Fica assegurado, a partir de 1 (primeiro) de maro de 2010, nos termos do inciso V, artigo 7, da Constituio Federal, um menor salrio da categoria equivalente R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais) devido aos AUXILIARES em jornada integral de trabalho (44h semanais). Ao trabalhador que perceba o piso da categoria, durante a vigncia desta norma, fica automaticamente assegurado o direito PLR/abono especial, previsto na clusula 4, a, desta conveno coletiva. Pargrafo nico O piso salarial da categoria, partir de 1 (primeiro) de maro de 2011, nos termos do inciso V, artigo 7, da Constituio Federal, ser apurado mediante a aplicao do percentual de reajuste assegurado na clusula 3.1. Ao trabalhador que perceba o piso da categoria, durante a vigncia desta norma, fica automaticamente assegurado o direito PLR/abono especial, previsto na clusula 4, b, desta conveno coletiva. 46. SALRIO DO AUXILIAR ADMITIDO PARA SUBSTITUIO Ao AUXILIAR admitido em substituio a outro desligado, qualquer que tenha sido o motivo do seu desligamento, ser garantido, sempre, salrio inicial igual ao menor salrio na funo, pago pela ESCOLA, desconsideradas eventuais vantagens pessoais. 47. ABONO DE PONTO AO ESTUDANTE Fica assegurado o abono de faltas ao AUXILIAR estudante para prestao de exames escolares, condicionado prvia comunicao ESCOLA e posterior comprovao. 48. PRORROGAO DA JORNADA DO ESTUDANTE Fica permitida a prorrogao da jornada de trabalho ao "AUXILIAR" estudante, ressalvadas as hipteses de conflito com horrio de frequncia s aulas. 49. ESTABILIDADE PROVISRIA DO ALISTANDO assegurada aos "AUXILIARES" em idade de prestao do servio militar estabilidade provisria, desde o alistamento at sessenta dias aps a baixa.
18

50. PORTADORES CONTAGIOSAS

DE

DOENAS

GRAVES

E/OU

INFECTO

Fica assegurada, at alta mdica ou eventual concesso de aposentadoria por invalidez, estabilidade no emprego aos AUXILIARES acometidos por doenas graves e/ou infecto contagiosas, e aos AUXILIARES portadores do vrus HIV que vierem a apresentar qualquer tipo de infeco ou doena oportunista, resultante da patologia de base.

51. ABONO DE FALTAS PARA O ACOMPANHAMENTO DE


FILHO/DEPENDENTE MENOR AO MDICO Assegura-se o direito ausncia remunerada de 1 (um) dia por semestre ao AUXILIAR para levar ao mdico filho menor ou dependente previdencirio de at 6 (seis) anos de idade, mediante comprovao no prazo de 48 (quarenta e oito) horas da falta. 52. COMPENSAO ANUAL DA JORNADA DE TRABALHO Fica permitida a compensao anual da jornada de trabalho. Pargrafo primeiro - Mediante cincia expressa, atravs do calendrio anual a ser publicado pela ESCOLA no incio do ano letivo, os AUXILIARES sero dispensados do cumprimento de sua jornada de trabalho em dias ali previstos, compensando-se as horas no trabalhadas com horas de trabalho complementares, acertadas previamente entre ESCOLA e AUXILIAR. Pargrafo segundo - As horas de trabalho objeto do acordo de compensao anual no se comunicam com aquelas integrantes do Banco de Horas, eventualmente celebrado pela ESCOLA, sendo vedada sua transferncia para o mesmo. 53. BANCO DE HORAS Nos termos da Lei n 9.601, de 21 de janeiro de 1998, fica autorizada a celebrao de Banco de Horas entre os AUXILIARES e as ESCOLAS, desde que respeitado o disposto no artigo 8, inciso VI da CF/88.

19

54. COMPETNCIA DAS ENTIDADES SINDICAIS SIGNATRIAS Fica reconhecida a competncia do SAAESP para promover, perante a Justia do Trabalho e o Foro em geral, aes plrimas em nome dos AUXILIARES, aes em nome prprio (como substituto processual), ou como parte interessada, em caso de descumprimento de quaisquer clusulas avenadas nesta Conveno. 55. CONDIES DE TRABALHO Com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e criar condies de proteo ao trabalho e sade dos AUXILIARES, preservando-lhes a integridade fsica e mental, as ESCOLAS devero cumprir as normas previstas em leis e deliberaes do Conselho Estadual de Educao e do Conselho Municipal de Educao - Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional; Indicao CEE n 04 de 30 de junho de 1999; Deliberao CEE 1/99 de 22 de maro de 1999 e Deliberao CME 1/99, de 08 de abril de 1999. 56. MENSALIDADE ASSOCIATIVA A ESCOLA se obriga a repassar entidade sindical representante da categoria profissional, no prazo de 10 (dez) dias aps o pagamento mensal, os valores correspondentes ao desconto das mensalidades associativas. 57. CONTRIBUIO ASSISTENCIAL PATRONAL Obriga-se a ESCOLA, associada ou no, a promover nos meses e valores que forem aprovados pela assemblia geral, o recolhimento das contribuies, na forma das instrues que forem ento divulgadas, atravs de guias prprias acompanhadas das competentes relaes nominais e valores devidos e declaraes dos mantenedores, consignando a exatido do recolhimento em relao ao valor bruto da folha de pagamento, em favor da entidade sindical patronal. Essas importncias correspondem contribuio assistencial, destinada manuteno, ampliao e criao dos diversos servios assistenciais, na conformidade do deliberado pela assemblia geral. Pargrafo nico - Quando a ESCOLA deixar de efetuar o recolhimento da contribuio assistencial estabelecida nesta clusula, ressalvados os casos de impedimento judicial, dentro do prazo e das condies determinadas, incorrer na obrigatoriedade do pagamento da referida contribuio, acrescida da multa de 10% (dez por cento).
20

58. CONTRIBUIO ASSISTENCIAL PROFISSIONAL Nos termos do artigo 513, letra e, da CLT, PN 21 TRT/2 Regio e Acrdos do Supremo Tribunal Federal Processo n. RE 337.718SP (D.J. de 28/08/2002) e Processo n. RE 189-960-SP (DJ. de 10/08/01) cuja EMENTA assim se transcreve: CONTRIBUIO CONVENO COLETIVA. A contribuio prevista em Conveno Coletiva fruto do disposto no artigo 513, alnea e, da Consolidao das Leis do Trabalho, devida por todos os integrantes da categoria profissional, no se confundindo com aquela versada na primeira parte do inciso IV, do artigo 8 da Carta da Repblica., obrigam-se as ESCOLAS, a ttulo de Contribuio Assistencial a promoverem o desconto estabelecido na Assemblia Geral dos trabalhadores, de 5% (cinco por cento) sobre os salrios, j reajustados em 1 de maro de 2010, de todos os seus AUXILIARES, associados ou no, limitado o desconto at o valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), observando-se ainda o disposto no Memo Circular SRT/MTE n. 04, de 20/01/2006, no que tange eventuais contraposies. O desconto ser efetuado em 05 (cinco) parcelas de 1% (um por cento) ao ms, a partir do ms de maio de 2010, na folha de pagamento do ms respectivo para recolhimento em favor da entidade sindical profissional at o dia 10 (dez) do ms subsequente, em guias prprias, acompanhadas das relaes nominais e valores devidos a serem feitas pela prpria ESCOLA. Obrigam-se ainda as ESCOLAS, nos termos da fundamentao supra, a promoverem o desconto estabelecido em assemblia geral, de 5% (cinco por cento) sobre os salrios, j reajustados em 1 de maro de 2011, de todos os seus AUXILIARES, associados ou no, limitado o desconto at o valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), observando-se ainda o disposto no Memo Circular SRT/MTE n. 04, de 20/01/2006, no que tange eventuais contraposies, a ttulo de Contribuio Assistencial, relativo ao ano de 2011, em 5 (cinco) parcelas de 1% (um por cento) ao ms, a partir do ms de maio de 2011, na folha de pagamento do ms respectivo, para recolhimento em favor da entidade profissional, at o dia 10 (dez) do ms subsequente, em guias prprias, acompanhadas das relaes nominais e valores devidos, a ser feito pela prpria mantenedora. Pargrafo nico - A ESCOLA que deixar de efetuar o desconto e o recolhimento nos prazos estabelecidos arcar, por sua conta, com a multa de 20% (vinte por cento) sobre o montante devido, alm de juros e correo na forma da lei.
21

59. MULTA POR DESCUMPRIMENTO DA CONVENO O descumprimento desta Conveno obrigar a ESCOLA ao pagamento de multa correspondente a 5% (cinco por cento) do salrio mensal bruto do AUXILIAR, para cada uma das clusulas no cumpridas, acrescida de juros e correo monetria, a cada AUXILIAR prejudicado. Pargrafo nico - A ESCOLA est desobrigada de arcar com a multa prevista nesta clusula, caso o artigo da Conveno j estabelea uma multa pelo no cumprimento da mesma. E por estarem justos e acertados, assinam a presente Conveno Coletiva de Trabalho de 2010, a qual ser depositada na Delegacia Regional do Trabalho de So Paulo, nos termos do artigo 614 e pargrafos, da Consolidao das Leis do Trabalho, para fins de arquivo, de modo a surtir, de imediato, os seus efeitos legais. So Paulo, ____ de maio de 2010.

Benjamin Ribeiro da Silva Presidente do SIEEESP CPF n. CPF 770.894.728-68

Jos Antonio Figueiredo Antirio Presidente da Comisso de Tratativas Salariais do SIEEESP, Diretor Tesoureiro do SIEEESP Presidente da FEEESP CPF n. 041.738.058-53

Jos Augusto de Mattos Loureno Vice-Presidente do SIEEESP CPF n. CPF 280.180.288 -32

Miguel Abro Neto Presidente do SAAESP CPF n. 036.064.818-53


22

También podría gustarte