Está en la página 1de 28

a

Preparando-se para as questes abertas

Professor

Rodrigo Penna

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna

NDICE

CINEMTICA 2 QUESTES LEIS DE NEWTON 2 QUESTES GRAVITAO 1 QUESTO ESTTICA 1 QUESTO HIDROSTTICA 2 QUESTES LEIS DA CONSERVAO 1 QUESTO FSICA TRMICA 2 QUESTES PTICA 2 QUESTES ONDAS E MHS 2 QUESTES ELETROSTTICA 1 QUESTO ELETRODINMICA 2 QUESTES CAPACITORES 1 QUESTO ELETROMAGNETISMO 1 QUESTO LEIS DE FARADAY & LENZ 2 QUESTES FSICA MODERNA 3 QUESTES

5 7 9 10 11 13 14 16 18 20 21 23 24 25 27

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna CINEMTICA

CINEMTICA 2 questes
1. (UFJF/2007) Em alguns tipos de corridas de carros, os circuitos podem ser descritos com boa aproximao como sendo compostos de duas semi-circurferncias de raios R = 100 m e duas retas de comprimentos L = 900 m, como mostra a figura abaixo. Suponha que um dos pilotos faz com que o carro por ele pilotado percorra o circuito como descrito a seguir. O carro faz as curvas de raio R, com o mdulo da velocidade constante, v = 60 m/s, e to logo sai das curvas, imprime uma acelerao constante at atingir 1/3 das retas, permanecendo com uma velocidade constante de 100 m/s num outro trecho. Desacelera com acelerao constante no ltimo 1/3 da reta, chegando novamente a curva com a velocidade v . Para este carro, calcule:
R R

a) a acelerao centrpeta sofrida pelo carro nas curvas, e a razo entre esta acelerao e a acelerao gravitacional g (considere g = 10 m/s2 ).

b) o tempo total gasto pelo carro para dar uma volta no circuito completo.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna CINEMTICA

2. (UFJF/06) Durante uma partida de futebol, um jogador, percebendo que o goleiro do time adversrio est longe do gol, resolve tentar um chute de longa distncia (vide figura). O jogador se encontra a 40 m do goleiro. O vetor velocidade inicial da bola tem mdulo v0 = 26 m/s e faz um ngulo de 25 com a horizontal, como mostra a figura abaixo.

Desprezando a resistncia do ar, considerando a bola pontual e usando cos 25 = 0,91 e sen 25 = 0,42: a) Faa o diagrama de foras sobre a bola num ponto qualquer da trajetria durante o seu vo, aps ter sido chutada. Identifique a(s) fora(s).

b) Saltando com os braos esticados, o goleiro pode atingir a altura de 3,0 m. Ele consegue tocar a bola quando ela passa sobre ele? Justifique.

c) Se a bola passar pelo goleiro, ela atravessar a linha de gol a uma altura de 1,5 m do cho. A que distncia o jogador se encontrava da linha de gol, quando chutou a bola? (Nota: a linha de gol est atrs do goleiro.)

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna LEIS DE NEWTON

LEIS DE NEWTON 2 questes


1. (UFMG/06) (Constituda de trs itens.) Durante uma aula de Fsica, o Professor Raimundo faz uma demonstrao com um pndulo cnico. Esse pndulo consiste em uma pequena esfera pendurada na extremidade de um fio, como mostrado nesta figura:

Nesse pndulo, a esfera descreve um movimento circular com velocidade de mdulo constante, em um plano horizontal, situado a 1,6 m abaixo do ponto em que o fio est preso ao teto. A massa da esfera 0,40 kg, o raio de sua trajetria 1,2 m e o comprimento do fio 2,0 m. Considere a massa do fio desprezvel. Despreze, tambm, qualquer tipo de atrito. Com base nessas informaes: 1. DESENHE e NOMEIE, na figura, as foras que atuam na esfera. RESPONDA: Quais so os agentes que exercem essas foras?

2. CALCULE a tenso no fio.

3. CALCULE a energia cintica da esfera. (Observao: envolve conservao da Energia Mecnica.)

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna LEIS DE NEWTON

2. (UFMG/07) (Constituda de dois itens.) Um automvel move-se em uma estrada reta e plana, quando, em certo instante, o motorista pisa fundo no pedal de freio e as rodas param de girar. O automvel, ento, derrapa at parar. A velocidade inicial do automvel de 72 km/h e os coeficientes de atrito esttico e cintico entre o pneu e o solo so, respectivamente, 1,0 e 0,8. Despreze a resistncia do ar. Considerando essas informaes, 1. CALCULE a distncia que o automvel percorre, desde o instante em que o freio acionado, at parar.

Quando se pisa no pedal de freio a fim de se fazer parar um automvel, vrios dispositivos entram em ao e fazem com que uma pastilha seja pressionada contra um disco metlico preso roda. O atrito entre essa pastilha e o disco faz com que a roda, depois de certo tempo, pare de girar. Na figura ao lado, est representado, esquematicamente, um sistema simplificado de freio de um automvel. Nesse sistema, o pedal de freio fixado a uma alavanca, que, por sua vez, atua sobre o pisto de um cilindro, C1. Esse cilindro, cheio de leo, est conectado a outro cilindro, C2, por meio de um tubo. A pastilha de freio mantm-se fixa ao pisto deste ltimo cilindro. Ao se pisar no pedal de freio, o pisto comprime o leo existente em C1, o que faz com que o pisto de C2 se mova e pressione a pastilha contra o disco de freio. Considere que o raio do cilindro C2 trs vezes maior que o do C1 e que a distncia d do pedal de freio ao piv da alavanca corresponde a quatro vezes a distncia do pisto C1 ao mesmo piv. Com base nessas informaes, 2. DETERMINE a razo entre a fora exercida sobre o pedal de freio e a fora com que a pastilha comprime o disco de freio.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna GRAVITAO

GRAVITAO 1 questo
1. (UFOP/2007) No sculo XVIII, cientistas franceses criaram o sistema mtrico, definindo a distncia de 1 (um) metro como uma parte em quarenta milhes da circunferncia da Terra. Sabendo disso e considerando que g = 10 m/s2 , = 3,1 e

= 1,8 , calcule aproximadamente: A) A velocidade de escape da Terra.

B) A fora centrfuga que um observador de massa igual a 70 kg experimenta no equador terrestre.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna ESTTICA

10

ESTTICA 1 questo
1. (UFV/06) A figura abaixo ilustra uma barra homognea, de espessura constante, articulada em um eixo perpendicular ao plano do papel e que passa pelo ponto O. Essa barra subdividida em oito partes iguais, cada uma de comprimento L.

Sabendo-se que a localizao das massas, m1 = 10 M e m2 = 4 M, como ilustrado, resulta numa situao de repouso rotacional da barra, faa o que se pede: a) Represente e nomeie, na figura abaixo, as foras que atuam sobre a barra nesta situao de equilbrio.

b) Tendo como referncia o ponto O da figura, determine o mdulo do torque exercido sobre a barra, decorrente da suspenso da massa m1. Expresse o resultado em termos de M, L e da acelerao da gravidade g.

c) A partir da condio de equilbrio de rotao, determine o mdulo do peso da barra. Expresse o resultado em termos de M e g.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna HIDROSTTICA

11

HIDROSTTICA 2 questes
1. (UFV/06) Uma sonda submarina com forma cilndrica e massa M, presa a um cabo de ao, submerge com velocidade constante. Conforme mostra a figura abaixo, H, A e X so, respectivamente, a altura da sonda, a rea da sua base e a distncia entre a sua base e a superfcie da gua.

Considerando que o peso do cabo desprezvel, faa o que se pede: a) Na figura acima, ilustre e nomeie as foras que atuam na sonda. b) medida que a sonda entra na gua, a tenso no cabo T varia. Expresse T como funo de X, da densidade da gua , da rea da base da sonda A, da massa da sonda M e da acelerao da gravidade no local g, em cada uma das situaes: X < H e X > H.

c) Esboce, no grfico abaixo, a dependncia da tenso no cabo T com X, medida que a sonda afunda.

2. (UNICAMP/06) As baleias so mamferos aquticos dotados de um sistema respiratrio altamente eficiente que dispensa um acmulo muito elevado de ar nos pulmes, o que prejudicaria sua capacidade de submergir. A massa de certa baleia de 1,5x10 5 kg e o seu volume, quando os pulmes esto vazios, igual a 1,35x10 2 m 3. a) Calcule o volume mximo da baleia aps encher os pulmes de ar, acima do qual a baleia no conseguiria submergir sem esforo. Despreze o peso do ar nos pulmes e considere a densidade da gua do mar igual a 1,0x10 3 kg/m 3.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna HIDROSTTICA

12

b) Qual a variao percentual do volume da baleia ao encher os pulmes de ar at atingir o volume mximo calculado no item a? Considere que inicialmente os pulmes estavam vazios.

c) Suponha que uma baleia encha rapidamente seus pulmes em um local onde o ar se encontra inicialmente a uma temperatura de 7 C e a uma presso de 1 atm (1,0x10 5 N/m 2). Calcule a presso do ar no interior dos pulmes da baleia, aps atingir o equilbrio trmico com o corpo do animal, que est a 37 C. Despreze qualquer variao na temperatura do ar no seu caminho at os pulmes e considere o ar um gs ideal.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna LEIS DA CONSERVAO

13

LEIS DA CONSERVAO 1 questo


1. (UFMG/06) (Constituda de trs itens.) Para determinar a velocidade de lanamento de um dardo, Gabriel monta o dispositivo mostrado na Figura I.

Ele lana o dardo em direo a um bloco de madeira prximo, que se encontra em repouso, suspenso por dois fios verticais. O dardo fixa-se no bloco e o conjunto . dardo e bloco . sobe at uma altura de 20 cm acima da posio inicial do bloco, como mostrado na Figura II. A massa do dardo 50 g e a do bloco 100 g. Com base nessas informaes, 1. CALCULE a velocidade do conjunto imediatamente aps o dardo se fixar no bloco.

2. CALCULE a velocidade de lanamento do dardo.

3. RESPONDA: A energia mecnica do conjunto, na situao mostrada na Figura I, menor, igual ou maior que a energia do mesmo conjunto na situao mostrada na Figura II ? JUSTIFIQUE sua resposta.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna FSICA TRMICA

14

FSICA TRMICA 2 questes


1. (UFMG/06) (Constituda de dois itens.) Pretendendo instalar um aquecedor em seu quarto, Daniel solicitou a dois engenheiros. Alberto Pedrosa e Nilton Macieira . fazerem, cada um, um projeto de um sistema de aquecimento em que se estabelecesse uma corrente de 10 A, quando ligado a uma rede eltrica de 220 V. O engenheiro Pedrosa props a instalao de uma resistncia que, ligada rede eltrica, aqueceria o quarto por efeito Joule. Considere que o quarto de Daniel tem uma capacidade trmica de 1,1 x 105 J/oC. 1. Com base nessas informaes, CALCULE o tempo mnimo necessrio para que o aquecedor projetado por Pedrosa aumente de 5,0 C a temperatura do quarto. (Observao: tambm envolve Potencia Eltrica).

Por sua vez, o engenheiro Macieira props a instalao, no quarto de Daniel, de uma bomba de calor, cujo funcionamento semelhante ao de um aparelho de ar condicionado ligado ao contrrio. Dessa forma, o trabalho realizado pelo compressor do aparelho utilizado para retirar calor da parte externa e fornecer calor parte interna do quarto. Considere que o compressor converte em trabalho toda a energia eltrica fornecida bomba de calor. Com base nessas informaes, 2. RESPONDA: O sistema proposto por Macieira aquece o quarto mais rapidamente que o sistema proposto por Pedrosa? JUSTIFIQUE sua resposta. (Observao: envolve as Leis da Termodinmica).

2. (UFV/05) Uma empresa de reputao duvidosa anunciou o lanamento de trs mquinas trmicas inovadoras, A, B e C, que operam entre as mesmas fontes quente e fria, cujas temperaturas so, respectivamente, 400 K e 300 K.

Na tabela acima esto apresentados os parmetros anunciados pela empresa, referentes a um ciclo de operao de cada uma das mquinas. Sabendo-se que W o trabalho lquido realizado e que QH e QF so, respectivamente, os mdulos das quantidades de calor absorvido da fonte quente e rejeitado para a fonte fria, determine: a) o rendimento de uma mquina de Carnot, operando entre as mesmas fontes quente e fria citadas acima.

b) a variao da energia interna, em um ciclo, para cada uma das mquinas, de acordo com as especificaes anunciadas pela empresa.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna FSICA TRMICA

15

c) dentre as mquinas citadas, aquela(s) que pode(m) realmente funcionar observadas as especificaes citadas. Dentro do espao abaixo, justifique sua resposta.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna PTICA

16

PTICA 2 questes
1. (UFMG/06) (Constituda de dois itens.) Em uma aula de Cincias, Andr mergulha uma lente oca e transparente, preenchida com ar, em um aqurio cheio de gua. Essa lente tem uma face plana e a outra curva, como representado nesta figura:

Um raio de luz emitido por uma lmpada localizada no interior do aqurio incide perpendicularmente sobre a face plana da lente. Considerando essas informaes, 1. TRACE, na figura, a continuao da trajetria do raio de luz indicado at depois de ele atravessar a lente. JUSTIFIQUE sua resposta.

2. INDIQUE, na figura, a posio aproximada do foco esquerda da lente. JUSTIFIQUE sua resposta.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

2. (UFMG/2007) QUESTO 02 (Constituda de trs itens.) Um feixe de luz vermelha, emitido por um laser, incide sobre a superfcie da gua de um aqurio, como representado nesta figura:

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna PTICA

17

O fundo desse aqurio espelhado, a profundidade da gua de 40 cm e o ngulo de incidncia do feixe de luz de 50. Observa-se, ento, que esse feixe emerge da superfcie da gua a 60 cm do ponto em que entrou. Sabe-se que, na gua, a velocidade de propagao da luz diminui com o aumento de sua freqncia. Considerando essas informaes, 1. TRACE, na figura acima, a continuao da trajetria do feixe de luz at depois de ele sair da gua. JUSTIFIQUE sua resposta. 2. CALCULE o ndice de refrao da gua nessa situao.

3. RESPONDA: A distncia entre o ponto em que o feixe de luz verde entra na gua e o ponto em que ele emerge menor, igual ou maior que a indicada para o feixe de luz vermelha. JUSTIFIQUE sua resposta.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna ONDAS E MHS

18

ONDAS E MHS 2 questes


1. (UFMG/06) (Constituda de dois itens.) Em uma loja de instrumentos musicais, dois alto-falantes esto ligados a um mesmo amplificador e este, a um microfone. Inicialmente, esses alto-falantes esto um ao lado do outro, como representado, esquematicamente, nesta figura, vistos de cima:

Ana produz, ao microfone, um som com freqncia de 680 Hz e Jos Guilherme escuta o som produzido pelos alto-falantes. Em seguida, um dos alto-falantes deslocado, lentamente, de uma distncia d, em direo a Jos Guilherme. Este percebe, ento, que a intensidade do som diminui medida que esse alto-falante deslocado. 1. EXPLIQUE por que, na situao descrita, a intensidade do som diminui.

2. DETERMINE o deslocamento d necessrio para que Jos Guilherme oua o som produzido pelos alto-falantes com intensidade mnima.

2. (UFOP/2007) Dispe-se de duas molas idnticas de constante elstica k =1000 N /m e de um corpo de massa m =10 kg . Realizam-se dois experimentos: experimento 1 o corpo suspenso por uma mola; experimento 2 - o mesmo corpo suspenso pelas duas molas, uma colocada ao lado da outra. Dado g =10 m/s2 . A) Calcule a deformao das molas em cada experimento.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna ONDAS E MHS


B) Calcule o trabalho realizado pela fora gravitacional sobre as molas em cada um dos experimentos.

19

C) Se no experimento 1 a mola for distendida de 0,01 m alm da posio de equilbrio e, em seguida, for colocada para oscilar, quais sero a freqncia de oscilao do sistema massa-mola e a amplitude de oscilao?

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna ELETROSTTICA

20

ELETROSTTICA 1 questo
C esto fixas nos vrtices de um quadrado de lado l = 210 m, como mostrado na figura. Uma quinta carga positiva de mdulo q =110 8 C colocada em uma pequena 9 2 2 . esfera isolante que pode se deslocar ao longo da linha AB da figura. Dado: K = 910 Nm C
2

1. (UFOP/2007) Quatro cargas pontuais de modulo Q =

2 10

A) Suponha que a carga q esteja no ponto A(0,1). Desenhe, na figura acima, as foras que atuam sobre q e a sua resultante. Faa o mesmo para o ponto B(0,2). B) Calcule o campo eltrico em mdulo, que atua sobre a carga q quando ela est no centro do quadrado.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna ELETRODINMICA

21

ELETRODINMICA 2 questes
1. (UFMG/2007) (Constituda de dois itens). Nara liga um voltmetro, primeiro, a uma pilha nova e, em seguida, a uma pilha usada. Ambas as pilhas so de 9 V e o voltmetro indica, igualmente, 9,0 V para as duas. Considerando essas informaes, 1. EXPLIQUE por que o voltmetro indica 9,0 V tanto para a pilha nova quanto para a pilha usada.

2. EXPLIQUE por que a lmpada acende normalmente ao ser ligada pilha nova e com brilho menor ao ser ligada pilha usada.

2. (UFV/05) A figura abaixo ilustra uma malha de um circuito alimentado por duas baterias ideais de fora eletromotriz . Nessa figura, R1 , R2 , R3 e R4 so resistores e i1 a corrente eltrica no ramo AB.

Sabendo que nula a corrente eltrica no ramo BD e tendo como base as demais informaes e dados apresentados anteriormente, determine:

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

a) a resistncia eltrica equivalente entre os pontos A e C do circuito.

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna ELETRODINMICA

22

b) a corrente eltrica no ramo DC.

c) a potncia dissipada pelo resistor R3.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna CAPACITORES

23

CAPACITORES 1 questo
1. (UFMG/01) (Constituda de trs itens) Na figura, v-se um circuito formado por dois resistores, R1 e R2, de 5,0 cada um, um capacitor de 1,0.10 5 F e uma bateria de 12 V; um ampermetro est ligado em srie com o capacitor.

Nessa situao, o capacitor est totalmente carregado. Com base nessas informaes, 1. DETERMINE a leitura do ampermetro.

2. CALCULE a carga eltrica armazenada no capacitor.

3. EXPLIQUE o que acontecer com a energia armazenada no capacitor, se a bateria for desconectada do circuito.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna ELETROMAGNETISMO

24

ELETROMAGNETISMO 1 questo
1. (UFMG/2007) (Constituda de trs itens.) Trs partculas R, S e T , carregadas com carga de mesmo mdulo, movem-se com velocidades iguais, constantes, at o momento em que entram em uma regio, cujo campo magntico constante e uniforme. A trajetria de cada uma dessas partculas, depois que elas entram em tal regio, est representada nesta figura:

Esse campo magntico perpendicular ao plano da pgina e atua apenas na regio sombreada. As trajetrias das partculas esto contidas nesse plano. Considerando essas informaes, 1. EXPLIQUE por que as partculas S e T se curvam em direo oposta da partcula R.

2. DETERMINE a razo entre as massas dessas duas partculas.

3. CALCULE o mdulo desse campo magntico.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna LEIS DE FARADAY & LENZ

25

LEIS DE FARADAY & LENZ 2 questes


1. (UFMG/06) (Constituda de dois itens.) Em uma aula de eletromagnetismo, o Professor Emanuel faz a montagem mostrada, esquematicamente, nesta figura:

Nessa montagem, uma barra de metal no-magntico est em contato eltrico com dois trilhos metlicos paralelos e pode deslizar sobre eles, sem atrito. Esses trilhos esto fixos sobre uma mesa horizontal, em uma regio onde h um campo magntico uniforme, vertical e para baixo, que est indicado, na figura, pelo smbolo . Os trilhos so ligados em srie a um ampermetro e a um resistor R. Considere que, inicialmente, a barra est em repouso. Em certo momento, Emanuel empurra a barra no sentido indicado pela seta e, em seguida, solta-a. Nessa situao, ele observa uma corrente eltrica no ampermetro. Com base nessas informaes, 1. INDIQUE, na figura, o sentido da corrente eltrica observada por Emanuel. JUSTIFIQUE sua resposta.

2. RESPONDA: Aps a barra ser solta, sua velocidade diminui, permanece constante ou aumenta com o tempo? JUSTIFIQUE sua resposta.

2. (UFV/05) A figura abaixo ilustra uma espira retangular, de lados a e b, rea A e resistncia eltrica R, movendo-se no plano desta pgina. Aps atingir a interface com a regio II, a espira passar a mover-se nessa nova regio, agora sujeita a um campo magntico B, uniforme e perpendicular ao plano da pgina. A velocidade V da espira mantida constante ao longo de toda a sua trajetria.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

Estudando para a 2a Etapa Professor Rodrigo Penna LEIS DE FARADAY & LENZ

26

a) complete o quadro abaixo, marcando com um x, em cada situao, quando h na espira fluxo magntico (), variao do fluxo magntico (f/t) e fora eletromotriz induzida ().

b) expresse, em termos das grandezas fsicas citadas, a fora eletromotriz induzida na espira.

c) esboce, no grfico abaixo, a curva que relaciona a corrente eltrica na espira com o tempo (t0 o instante em que a espira atinge a regio II e t1 o instante em que abandona por completo a regio I).

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

FSICA MODERNA 3 questes


1. (UFMG/06) (Constituda de dois itens.) Em alguns laboratrios de pesquisa, so produzidas antipartculas de partculas fundamentais da natureza. Cite-se, como exemplo, a antipartcula do eltron - o psitron -, que tem a mesma massa que o eltron e carga de mesmo mdulo, porm positiva. Quando um psitron e um eltron interagem, ambos podem desaparecer, produzindo dois ftons de mesma energia. Esse fenmeno chamado de aniquilao. Com base nessas informaes, 1. EXPLIQUE o que acontece com a massa do eltron e com a do psitron no processo de aniquilao.

Considere que tanto o eltron quanto o psitron esto em repouso. 2. CALCULE a freqncia dos ftons produzidos no processo de aniquilao.

2. (UFMG/2007) (Constituda de dois itens.) No efeito fotoeltrico, um fton de energia Ef absorvido por um eltron da superfcie de um metal. Sabe-se que uma parte da energia do fton, Em, utilizada para remover o eltron da superfcie do metal e que a parte restante, Ec, corresponde energia cintica adquirida pelo eltron, ou seja, Ef = Em + Ec . Em 1916, Millikan mediu a energia cintica dos eltrons que so ejetados quando uma superfcie de sdio metlico iluminada com luz de diferentes freqncias. Os resultados obtidos por ele esto mostrados no grfico ao lado. Considerando essas informaes, 1. CALCULE a energia mnima necessria para se remover um eltron de uma superfcie de sdio metlico. JUSTIFIQUE sua resposta.

2. EXPLIQUE o que acontece quando uma luz de comprimento de onda de 0,75 x 10 metlico.

m incide sobre a superfcie de sdio

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

3. (UFMG/04) Aps ler uma srie de reportagens sobre o acidente com Csio 137 que aconteceu em Goinia, em 1987, Toms fez uma srie de anotaes sobre a emisso de radiao por Csio: O Csio 137 transforma-se em Brio 137, emitindo uma radiao beta. O Brio 137, assim produzido, est em um estado excitado e passa para um estado de menor energia, emitindo radiao gama. A meia-vida do Csio 137 de 30,2 anos e sua massa atmica de 136,90707 u, em que u a unidade de massa atmica (1 u = 1,6605402 x 10 27 kg). O Brio 137 tem massa de 136,90581 u e a partcula beta, uma massa de repouso de 0,00055 u.

Com base nessas informaes, faa o que se pede. 1. Toms concluiu que, aps 60,4 anos, todo o Csio radioativo do acidente ter se transformado em Brio. Essa concluso verdadeira ou falsa? JUSTIFIQUE sua resposta.

2. O produto final do decaimento do Csio 137 o Brio 137. A energia liberada por tomo, nesse processo, da ordem de 10 6 eV, ou seja, 10 13 J. EXPLIQUE a origem dessa energia.

3. RESPONDA: Nesse processo, que radiao a beta ou a gama tem maior velocidade? JUSTIFIQUE sua resposta.

www.fisicanovestibular.xpg.com.br

También podría gustarte