Está en la página 1de 8

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

QUESTES CORRIGIDAS CAMPO MAGNTICO NDICE


FIO................................................................................................................................................................................1 ESPIRA.........................................................................................................................................................................5 SOLENIDE................................................................................................................................................................7

Fio
1. Um fio metlico longo percorrido por uma corrente eltrica i conforme mostra a figura. i

P O vetor que representa corretamente o campo magntico B criado pela corrente no ponto P : A) B) C)

D) CORREO Regra da mo. OPO: A

2. (UFLA/2002-modificado) A figura abaixo, em corte, mostra dois condutores A e B colocados nos vrtices inferiores de um tringulo equiltero.
www.fisicanovestibular.com.br 1

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna P

Ambos os condutores so percorridos por correntes eltricas de mesma intensidade e sentido convencional. No condutor A a corrente "sai" do plano horizontal, e no B, "entra". Colocando-se no vrtice superior, ponto P, uma agulha imantada com possibilidade de girar, DESENHE (e, por favor, com todo o capricho!) a posio que a bssola ir assumir. ESPECIFIQUE, na bssola desenhada, os plos Norte e Sul magnticos. Despreze o campo magntico da Terra.

CORREO
Pela regra da mo para o campo, aplicada aos dois fios, encontramos o campo resultante, que aponta para onde aponta o Norte da bssola.

N
P

3. (UFMG/2007) Um fio condutor reto e vertical passa por um furo em uma mesa, sobre a qual,
prximo ao fio, so colocadas uma esfera carregada, pendurada em uma linha de material isolante, e uma bssola, como mostrado nesta figura:

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Inicialmente, no h corrente eltrica no fio e a agulha da bssola aponta para ele, como se v na figura. Em certo instante, uma corrente eltrica constante estabelecida no fio. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que, aps se estabelecer a corrente eltrica no fio, A) a agulha da bssola vai apontar para uma outra direo e a esfera permanece na mesma posio. B) a agulha da bssola vai apontar para uma outra direo e a esfera vai se aproximar do fio. C) a agulha da bssola no se desvia e a esfera permanece na mesma posio. D) a agulha da bssola no se desvia e a esfera vai se afastar do fio.

CORREO
No Eletromagnetismo, sempre comentamos a experincia e ersted, muito parecida com esta situao. Quem se lembra sabe que a bssola vai se desviar. Pela regra da mo, podemos at ver para onde:

Com um pouco de viso tridimensional, observando a mo, d para se ver que a bssola ir girar 90 0 sob a ao do campo. Quanto ao corpo carregado, no sofrer atrao nem repulso eltrica. Isto porque o fio, apesar dos eltrons circulando na corrente, permanece como um todo neutro. E, para o caso de uma carga parada, ela no sofrer tambm a ao de uma fora de origem magntica.

OPO: A.
www.fisicanovestibular.com.br 3

4 QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna 4. (UFVJM/2007) Um im retilneo muito leve colocado prximo a um fio fixo, longo e paralelo ao im. Desprezando-se o campo magntico terrestre, CORRETO afirmar que a corrente eltrica que passa por esse fio tender a A) fazer o im girar ao redor do fio, mantendo o paralelismo. B) atrair o im para o fio, mantendo o paralelismo. C) deslocar o im ao longo do fio, no sentido da corrente convencional ou no sentido oposto, dependendo da posio dos plos do im. D) fazer o im girar at que fique em posio perpendicular ao fio.

CORREO
Lembra a Experincia de ersted, famosa por vincular os fenmenos eltricos aos magnticos pela primeira vez na histria. Eletromagnetismo: campo criado por um fio reto e sua influncia numa bssola (m leve). Desenhando... Eis uma bssola paralela a um fio, sem corrente. Quando a corrente circula, pela regra da mo, vemos que acima do fio o campo aponta para a direita. E a bssola segue o campo, ficando perpendicular ao fio.

OPO: D.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Espira
5. (MACKENZIE/99)

Uma espira circular condutora percorrida por uma corrente eltrica de intensidade i e perfura ortogonalmente uma superfcie plana e horizontal, conforme a figura acima. O segmento CD, pertencente ao plano da superfcie, dimetro dessa espira e o segmento AB, tambm pertencente a esse plano, perpendicular a CD, assim como EF perpendicular a GH e ambos coplanares aos segmentos anteriores. Se apoiarmos o centro de uma pequena agulha imantada sobre o centro da espira, com liberdade de movimento, ela se alinhar a: a) AB b) CD c) EF d) GH

CORREO Problema tpico de aplicao direta da regra da mo para o Campo Magntico. Afinal, a agulha imantada, bssola, segue a direo do campo porque a questo trouxe acessrios, no desenho, melhorando a viso espacial. Sabemos o sentido corrente, mas queremos apenas a direo do campo. Veja a mo esquerda. Na verdade, com preguia de procurar mo direita, neste caso. Ela
www.fisicanovestibular.com.br

B . Inclusive, facilitado
vrios

da

fiquei uma mostra


5

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

um campo, no centro da espira onde as pontas dos 4 dedos nem esto exatas, na ilustrao , de B para A. Logo, na mo direita o correto seria de A para B, saindo do plano da folha. No importa: a direo AB. OPO: A.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

Solenide
6. (UFMS/2006) A figura a seguir representa um eletrom e um pndulo, cuja massa presa
extremidade um pequeno im. Ao fechar a chave C, correto afirmar que

(A) o im do pndulo ser repelido pelo eletrom. (B) o im do pndulo ser atrado pelo eletrom. (C) o im do pndulo ir girar 180 em torno do fio que o suporta. (D) o plo sul do eletrom estar sua esquerda.

CORREO
Questo tradicional, de campo magntico criado por uma espira, que utiliza a regra da mo. Marcando a corrente i lembrando a polaridade da bateria, veja como ficaria a mo direita colocada na figura. Pela mo, vemos que o campo sai do Norte, esquerda, entrando pelo Sul, direita. O m ser atrado porque plos opostos se atraem.

+ i N

OPO: B.

www.fisicanovestibular.com.br

QUESTES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna

7. A figura abaixo representa um solenide no qual circula uma intensa corrente eltrica i.
De acordo com a figura, o campo magntico no interior do solenide pode ser melhor representado por: a)

b)

c)

d)

CORREO Regra da mo. Letra B.

www.fisicanovestibular.com.br

También podría gustarte