Está en la página 1de 2

5 Formas Eficazes de Aumentar as Vendas na Recuperao Econmica Por Hlder Falco Quando mencionei esta frase a um dos meus

clientes ele perguntou-me se eu ouvia as notcias da rdio, jornal e televiso. Claro que sim e precisamente este o meu ponto de vista. Se tu pensares em crise - vais ter uma. Se tu queres que a economia recupere - vai recuperar. a velha histria do copo meio vazio ou meio cheio! Os melhores vendedores do mundo vm sempre ao copo meio cheio de oportunidades. Pensei ento em listar as 5 formas eficazes de aumentar as vendas. Agarre-se sua cadeira e prepare-se para esta viagem! 1. Contacte os seus clientes existentes - Esta uma forma comprovada - pergunte-lhes se pode fazer alguma coisa por eles. Existe alguma oportunidade de conversar um pouco com eles, falar sobre a sua famlia, o trabalho, inclusiv algum servio ou produto que vendeu a esses clientes? A ideia precisamente esta - toc-los agora mesmo. Faa saber que se preocupa com eles. Evite vender alguma coisa. Re-estabelea a relao que tem com eles. Vo reconhecer e apreciar a sua sinceridade e pensamento. 2. Identificar as necessidades emocionais que os seus produtos e servios satisfazem nos seus clientes - Todos reconhecemos que clientes compram para satisfazer uma necessidade emocional. O que diriam os seus clientes quanto satisfao das necessidades emocionais? J lhes perguntou? Consegue encontrar alguma relao com elas? Ficou supreendido pelas suas respostas? Existe alguma pesquisa ou estudo de mercado da indstria em que est inserido para o ajudar a identificar essas necessidades? Est sintonizado com as necessidades emocionais de compra por parte dos seus clientes? 3. Faa uma reviso das suas vendas no ano anterior por linha de produto e por servio Identifique os produtos e servios que mais venderam e os que menos venderam. Pergunte aos seus vendedores, funcionrios, clientes, fornecedores, parceiros de negcio o porqu de eles acharem que alguns produtos e servios se vendem melhor que os outros. Perguntelhes tambm quais as novas tendncias do mercado para os prximos 3 a 6 meses. Perguntelhes se existe algum produto ou servio que pode oferecer aos seus clientes que no esteja a oferecer agora. Faa um inventrio com os produtos ou servios que vende menos - crie promoes ou descontos e diminua o stock. Alguns dos meus clientes usam o Ebay e outros sites de leiles para reduzir o inventrio.

4. Avalie se os seus esforos em marketing e publicidade esto a dar resultado - Existe alguma forma de monitorizar a eficincia das suas campanhas de marketing? Tem coupons de desconto, pergunta aos seus clientes como que eles chegaram at si, (sempre), j perguntou sua agncia de publicidade ou director de marketing se, na sua opinio, a mensagem publicitria pode ser modificada, reposicionada ou removida? J considerou outras formas de publicidade - Redes Sociais, Flyers, TV, Rdio? 5. Identifique se a sua equipa est ALINHADA com os seus produtos ou servios - Sim, tem a certeza de que o seu staff partilha a mensagem de marketing da empresa - eles acreditam no que vendem, respiram e vibram com isso? A sua equipa a sua melhor ferramenta de venda, especialmente quando esto em contacto com o seu cliente alvo. Se tiverem uma perspectiva menos positiva, pensarem que no esto a ser reconhecidos suficientemente por si, que no escuta as suas sugestes de melhoria - ir certamente impactar a forma como os seus produtos ou servios so apresentados aos seus potenciais clientes. Ser que isto parece bsico demais para ser verdade? Talvez, mas a maioria das vezes as vendas diminuem e os negcios falham porque so negligenciadas tcnicas bsicas de relacionamento com os clientes. A recuperao econmica ir acontecer quando todos os negcios voltarem a compreender a essncia do seu sucesso - nas vendas, no foco da empresa, definir e alcanar objectivos com planos e estratgias. Ns vamos criar uma recuperao, comece a divertir-se e participe motivado!
Considerado por muitos como O Pai do Networking Moderno em Portugal, Hlder Falco Mestre em Tecnologia na Sade pela City University, Measurement and Information in Medicine Center, Londres. Responsvel pela rea de formao em networking empresarial e tecnologia social na Associao Empresarial da Regio de Lisboa. Professor da Ps-Graduao em Marketing Digital no IPAM. Fundou em Portugal o conceito de networking estruturado importando as melhores prticas adquiridas nos E.U.A. Foi organizador e orador em mais de 400 eventos de networking nacionais e internacionais. Fundou o BNI em Portugal e no Brasil e actualmente CEO da agncia CMI. Pode ser contactado via helder@cmi.com.pt

O Segredo do Networking Empresarial by Hlder Falco is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.

También podría gustarte