Está en la página 1de 23

Idosos Vtimas de Maus-Tratos Domsticos: Estudo Exploratrio das Informaes dos Servios de Denncia

Maria Tereza Pasinato Ana Amlia Camarano Laura Machado

Palavras-chave: Envelhecimento populacional, violncia, sade, polticas pblicas.

Resumo
Os idosos so vtimas dos mais diversos tipos de violncia. Estas variam de insultos e agresses fsicas perpetradas por familiares e cuidadores (violncia domstica), maus-tratos em transportes ou instituies pblicas e privadas e as decorrentes de polticas socioeconmicas que reforam as desigualdades presentes na sociedade (violncia social). So poucas as informaes e estudos sobre a percepo social e, principalmente, sobre a freqncia e a prevalncia da violncia domstica contra idosos na sociedade brasileira. Certamente, muitos dos avanos j realizados em outros pases so de grande auxlio para o entendimento da questo no Brasil. Porm, por se tratar de uma questo intimamente relacionada aos aspectos culturais de cada sociedade, importante o entendimento do fenmeno em realidades especficas como a brasileira. O presente trabalho tem por objetivo analisar a existncia, freqncia e tipos de maustratos domsticos contra idosos a partir do levantamento das informaes constantes nos servios voltados para o recebimento de denncias por telefone. So analisadas as informaes obtidas junto a dois servios: Voz do Cidado do Senado Federal (2003/2004) e Ligue Idoso Ouvidoria, vinculado ao governo do estado do Rio de Janeiro (2002/2005). Os resultados mostraram que o abandono e as agresses fsicas foram os maus-tratos mais denunciados, provavelmente, em funo do tipo de informaes analisadas, uma vez que a gravidade e a visibilidade tpicas dos mesmos parecem contribuir para o seu delato. A elevada incidncia dos abusos financeiros, por sua vez, evidencia a convivncia com aspectos mais gerais da violncia social e estrutural a que esto submetidos expressivos contingentes da populao brasileira, relacionadas ao persistente quadro de pobreza e excluso social.

Trabalho apresentado no XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxamb- MG Brasil, de 20- 24 de Setembro de 2004.

As autoras agradecem o dedicado e hbil trabalho de coleta e tratamento dos dados realizados por Gustavo Malaguti e Ana Ceclia Jasmim de Aguiar.

Pesquisadoras do IPEA. Consultora do Projeto RedIpea.

Idosos Vtimas de Maus-Tratos Domsticos: Estudo Exploratrio das Informaes dos Servios de Denncia
Maria Tereza Pasinato Laura Machado Ana Amlia Camarano

Introduo
A violncia contra os idosos deve ser analisada no contexto das grandes mudanas familiares. Os idosos so vtimas dos mais diversos tipos de violncia que vo desde insultos e agresses fsicas perpetradas pelos prprios familiares e cuidadores (violncia domstica), maustratos sofridos em transportes pblicos e instituies pblicas e privadas at a prpria violncia decorrente de polticas econmicas e sociais que mantenham ou aumentem as desigualdades socioeconmicas ou de normas scio-culturais que legitimem o uso da violncia (violncia social). Se por um lado, a violncia contra os idosos se insere nos meandros dos conflitos intrafamiliares, muitas vezes invisveis para a sociedade, por outro lado, a prpria construo do ser idoso nas sociedades capitalistas associa idade avanada obsolescncia, se traduz em violncia social. Isto coloca a questo da violncia como parte de uma questo mais ampla de construo da cidadania em um ambiente democrtico. A implementao do Estatuto do Idoso resultou em que a questo dos maus-tratos passasse a contar com um instrumento legal que regula os direitos s pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, com previso de pena pelo seu descumprimento. De acordo com o Estatuto, prevenir a ameaa ou violao dos direitos dos idosos passa a ser um dever de toda a sociedade brasileira, bem como torna obrigatria a sua denncia aos rgos competentes (autoridades policiais, Ministrios Pblicos, Conselhos do Idoso, etc.). A partir da sano da referida Lei emergem questes sobre a disponibilidade, as condies de funcionamento dos servios de denncia e proteo aos idosos e sobre a necessidade de criao de servios especficos para este grupo populacional. Por exemplo, pergunta-se se os cidados e profissionais de sade esto cumprindo com o seu dever de comunicar as formas de violncia que tm contato? Que tipos de denncias ocorrem com mais freqncia? Em situaes

Trabalho apresentado no XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Caxamb- MG Brasil, de 20- 24 de Setembro de 2004.

Pesquisadoras do IPEA. Consultora do Projeto RedIpea.

em que se confirmem os maus-tratos, o Estado brasileiro est aparelhado para exercer seu papel de mediador dos conflitos? O presente estudo procura, em carter exploratrio, dar algumas respostas s questes acima elencadas. Com esse objetivo, realizou-se um levantamento nos servios de denncia (do tipo Disque Idoso) visando traar um perfil preliminar das vtimas e dos agressores bem como dos encaminhamentos dados s denncias. Espera-se que os resultados possam, de alguma forma, contribuir para a formulao de polticas e aes governamentais que permitam criar/aperfeioar os mecanismos que facilitem o acesso s informaes e aos direitos dos idosos, principalmente no que diz respeito defesa de sua dignidade, atravs do pronto atendimento via telefone. O trabalho est divido em cinco partes, incluindo esta introduo e os comentrios finais (quinta seo). A segunda seo apresenta uma breve reviso da literatura sobre a violncia contra os idosos. A terceira apresenta um mapeamento das instncias para denncias existentes em todo o pas. Anlise das informaes especficas de duas instncias para denncias, uma a nvel nacional Voz do Cidado e outra voltada para o atendimento dos idosos residentes no estado do Rio de Janeiro Ligue Idoso Ouvidoria - so apresentadas na quarta seo.

2. Definio e Contextualizao dos Maus-tratos sofridos por Idosos


A violncia entre seres humanos parece fazer parte da prpria histria da humanidade. No entanto, alguns aspectos e causas da violncia so mais facilmente percebidos do que outros, com variaes decorrentes dos sistemas de valores e econmicos das sociedades em que se inserem. O entendimento da violncia familiar como um problema social muito recente. Pesquisas acadmicas sobre o assunto se difundiram principalmente a partir da dcada de 1980 (Barnett et al., 1997). A famlia, e, de uma forma mais concreta o lar / domiclio, so tradicionalmente entendidos, nas mais diversas culturas, como um ambiente de amor, um porto seguro contra a violncia externa. Os primeiros estudos sobre violncia domstica contra idososdatam de meados da dcada de 1970, com a publicao do artigo Granny battered (espancamento de avs) em 1975 (Baker, 1975, Burston, 1977 apud Krug et alii, 2002). Outro momento importante para o estudo dos maus-tratos foi a criao de uma revista dedicada exclusivamente ao tema em 1989 Journal of Elder Abuse & Neglect (Barnett et alii, 1997). De acordo com Machado e Queiroz (2002), o interesse da rea de sade pela violncia cresceu devido a dois fatores: a conscientizao crescente dos valores da vida e dos direitos de cidadania e as mudanas no perfil de morbimortalidade. Em 1996, a questo da violncia foi reconhecida mundialmente como um importante e crescente problema de sade pblica em todo o mundo pela 49a. Assemblia Mundial de Sade (resoluo WHA 49.25). Ressaltaram-se suas importantes conseqncias para indivduos, famlias, comunidades e pases, tanto no curto como no longo prazo e seus prejuzos para o desenvolvimento social e econmico. No que se refere especificamente aos idosos, convencionou-se identificar os maus-tratos cometidos tanto por aes quanto por omisses, quer intencionais ou no. Dessa forma, a definio mais utilizada para os maus-tratos cometidos contra idosos a adotada pela Rede 2

Internacional de Preveno aos Maus-tratos de Idosos (International Network for Prevention ou Elderly Abuse INPEA), qual seja: uma ao nica ou repetida, ou ainda a ausncia de uma ao devida, que cause sofrimento ou angstia, e que ocorra em uma relao em que haja expectativa de confiana (INPEA, 1998; OMS, 2001 apud Machado e Queiroz, 2002 e Krug et alii, 2002). Um dos grandes desafios para os estudos sobre os maus-tratos, no apenas especificamente em relao aos idosos, reside na definio das categorias e tipologias que designem as suas vrias nuances. Minayo (2004) classifica os maus tratos e a violncia contra os idosos em: 1. Maus-tratos fsicos: uso da fora fsica para compelir os idosos a fazerem o que no desejam, para feri-lo, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte. 2. Maus-tratos psicolgicos: agresses verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilh-los, restringir sua liberdade ou isol-los do convvio social. 3. Abuso financeiro ou material: explorao imprpria ou ilegal dos idosos ou uso no consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. 4. Abuso sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de carter homo ou hetero relacional, utilizando pessoas idosas.Visam obter excitao, relao sexual ou prticas erticas por meio de aliciamento, violncia fsica ou ameaas. 5. Negligncia: recusa ou omisso de cuidados devidos e necessrios aos idosos por parte dos responsveis familiares ou institucionais. Geralmente, se manifesta associada a outros abusos que geram leses e traumas fsicos, emocionais e sociais, em particular, para os que se encontram em situao de mltipla dependncia ou incapacidade. 6. Abandono: ausncia ou desero dos responsveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteo. 7. Auto-abandono ou autonegligncia: conduta de uma pessoa idosa que ameace a sua prpria sade ou segurana, com recusa ou fracasso de prover a si prprio o cuidado adequado. importante ressaltar, no entanto, que a violncia domstica e os maus-tratos a idosos no devem ser entendidos fora do contexto da violncia social/estrutural em que os indivduos e as comunidades esto inseridos. A forma como os maus-tratos e a violncia contra os idosos so percebidos varia entre culturas e sociedades. Em um passado, no to distante, muitas sociedades tradicionais consideravam a harmonia familiar como um importante elemento das relaes familiares. Esse papel da famlia era legitimado e reforado tanto por tradies filosficas quanto por polticas pblicas, no se reconhecendo a existncia de maus-tratos contra idosos e, muito menos, a sua denncia(Krug et alii, 2002). Uma srie de pesquisas sobre a a percepo sobre o que maus-tratos na velhice foi realizada na Amrica Latina. Inicialmente, a aplicao dos questionrios na Argentina inclua 3

perguntas abertas e semi-abertas a serem respondidas por idosos saudveis na comunidade. A pesquisa foi replicada em quatro estados brasileiros (Rio de Janeiro, Minas Gerais, So Paulo e Paran) em 1997 e no Chile em 2000. Os resultados para a Argentina e Chile indicaram uma prevalncia de percepo de maus-tratos na esfera micro / intrafamiliar, como agressividade, falta de respeito, negligncia e abandono e apenas uma minoria identificou a violncia contra os idosos com questes sociais e econmicas. No Brasil, 65% dos idosos consideraram como violncia a forma preconceituosa como so tratados pela sociedade em geral (os baixos valores das aposentadorias, o desrespeito nos transportes pblicos, a falta de leitos hospitalares, etc.). Dentre os aspectos micro, ressaltaram apenas o abandono por parte das famlias (Machado e Queiroz, 2002) Esse perfil da percepo de violncia pelos idosos brasileiros foi tambm encontrado em outra pesquisa realizada no Rio de Janeiro (Machado, Gomes e Xavier, 20012). Os homens idosos declararam como primeiro sintoma de violncia os baixos valores dos benefcios previdencirios. As mulheres, por sua vez, elegeram os maus tratos sofridos nos meios de transporte como a principal fonte. A prevalncia da violncia social/estrutural foi verificada, principalmente nos pases em desenvolvimento pesquisados3. A maior importncia relativa da violncia social / estrutural presente nos relatos dos idosos brasileiros pode estar sinalizando para uma conscientizao crescente, porm, ainda incipiente, das questes relacionadas ao processo de envelhecimento populacional e a garantia dos direitos dos idosos. Uma das questes apontadas pelo estudo faz meno, por exemplo, ao desconhecimento por parte dos idosos dos servios que desenvolvem aes para a garantia dos direitos civis e atuem na represso aos crimes cometidos contra eles. Mesmo os relatos dos idosos que dizem conhecer tais servios apontam para o descrdito quanto a sua capacidade de resolutividade (Machado, Gomes e Xavier, 2001). Duas pesquisas foram realizadas junto as delegacia de Proteo ao Idoso, uma no estado de So Paulo pelo Instituto Brasileiro de Cincias Criminais (IBCCRIM, 2000) e outra em Minas Gerais feita (Costa e Chaves, 2003) com o objetivo de analisar a questo dos maus-tratos nas duas capitais destes estados. No primeiro caso, foram analisados os boletins de ocorrncia das delegacias do Idoso referentes ao perodo de 1991 a 1998. A pesquisa do IBCCRIM apontou os maus-tratos psicolgicos como os mais freqentemente reportados, seguidos pela violncia fsica. Das 1559 vtimas identificadas no estudo para So Paulo, 57% eram mulheres. Em Belo Horizonte, das 1388 vtimas, 72% eram mulheres. A predominncia de maus tratos a mulheres idosas refora resultados de pesquisas internacionais que identificam o perfil da vtima como: mulher com 75 anos ou mais, vivas, fsica ou emocionalmente dependentes, na maioria das vezes residindo com familiares, um dos quais o seu agressor. No caso dos agressores, o perfil tambm coincide com o verificado em estudos para outros pases: adulto de meia idade, geralmente um filho, financeiramente

Integrante de um amplo projeto de pesquisa sobre maus tratos cometidos contra o idoso, coordenado por uma parceria da Organizao Mundial de Sade (OMS) e INPEA em oito pases Argentina, ustria, Brasil, Canad, ndia, Qunia, Lbano e Sucia.
3

INPEA (2002).

dependente da vtima, podendo apresentar problemas mentais ou dependncia de lcool ou drogas. Em So Paulo, 57% das ocorrncias referiam-se a agressores do sexo masculino, geralmente, filhos, netos, familiares ou vizinhos das vtimas. Em Belo Horizonte, o percentual comparvel foi de 74%. A violncia e os maus-tratos contra idosos, crianas ou mulheres independem de raa, gnero ou classe social e ocorrem nos ambientes onde se encontram as vtimas. No caso dos idosos, estes ambientes so suas casas, comunidade, centros de convivncia ou instituies de longa permanncia. bastante comum a ocorrncia de vrias formas de maus-tratos simultaneamente. Maus tratos financeiros ou materiais, por exemplo, so, em geral, difceis de serem identificados e tendem a ocorrer concomitantemente com maus-tratos fsicos e emocionais. Muitas vezes o convvio entre as geraes imposto pelo empobrecimento da populao, em especial nos grandes centros urbanos, o qual soma-se a sobrecarga de tarefas impostas s mulheres e a ausncia de polticas pblicas que auxiliem e atuem como facilitadoras das relaes domsticas. Souza et alii (2004), por exemplo, a partir de um estudo de campo realizado na cidade de Jequi na Bahia, observaram que 94% dos familiares cuidadores dependiam da renda do idoso. Este fato que corrobora o depoimento de vrias assistentes sociais4 ouvidas durante a pesquisa que apontaram a questo financeira como motivao ltima para a violncia contra os idosos no Brasil.

3. As Instncias para Denncias: Os Disque Idosos e o Papel do Estado


Com o processo de redemocratizao experimentado pelo pas a partir da segunda metade da dcada de 1980, surgiram vrias iniciativas para a ampliao do exerccio da cidadania, como, por exemplo, os Ministrios Pblicos5. Estes foram estabelecidos pela Constituio de 1988, como medidas de origem popular. Como ressaltado por Sadek (2004), a atual Constituio Brasileira difere-se das constituies precedentes na medida em que alm da garantia dos direitos individuais consagrou um srie de direitos sociais e coletivos, definiu metas e criou instrumentos necessrios para a defesa desses direitos 6. No que tange aos direitos dos idosos, o Estatuto do Idoso reafirmou os princpios constitucionais e os da Poltica Nacional do Idoso e acrescentou, tambm, outras questes para o atendimento s suas necessidades: 1) polticas e programas de assistncia social, em carter supletivo, para os que delas necessitem; 2) servios especiais de preveno e atendimento a vtimas de negligncia, maus-tratos, explorao, abuso, crueldade e opresso; 3) servio de

Participantes de atividades de servios do tipo disque idoso nos municpios de Marlia, Sobral e Manaus e no estado do Paran.
5

Entre as funes institucionais dos Ministrios Pblicos, previstas pela Constituio, podemos citar: promover a ao penal pblica; promover o inqurito civil e a ao civil pblica; exercer o controle externo da atividade policial; requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial e, zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados na Constituio (Strauss, 2003).
6

Salienta-se o crescimento da defesa dos direitos observado a partir da dcada de 1990 no Brasil. Por exemplo, de acordo com dados de Sadek (2004) enquanto a populao brasileira apresentou um crescimento de 20% entre 1990 e 2002, a demanda pela justia de primeiro grau aumentou 270%.

identificao e localizao de parentes ou responsveis por idosos abandonados em hospitais e instituies de longa permanncia; 4) proteo jurdico-social por entidades de defesa dos direitos dos idosos e 5) mobilizao da opinio pblica para ampliar a participao social no atendimento ao idoso (Fonseca e Gonalves, 2003). A implementao do Estatuto requer que os casos de suspeita ou confirmao de maustratos contra os idosos sejam obrigatoriamente comunicados aos seguintes rgos (art. 19): autoridades policiais, Ministrios Pblicos ou aos Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso. Em 24 estados os conselhos estaduais de defesa dos direitos do idoso j esto em funcionamento7. Em 10 estados, os Ministrios Pblicos contam com promotorias voltadas para a questo do idoso8. Sete estados contam com a existncia de delegacias do idoso9. Em 12 estados, outras instituies, que no os Conselhos do Idoso ou o Ministrio Pblico auxiliam no encaminhamento das denncias de maus-tratos a idosos. Ou seja, em praticamente todo o territrio nacional existem instncias para as denncias. sabido o quo difcil o ato de denncia das violncias domsticas contra os idosos. Estima-se que apenas uma pequena frao das mesmas seja notificada aos rgos responsveis, o que ocorre, muitas vezes, em funo da gravidade do evento. Nesse sentido, os servios telefnicos do tipo disque denncia e disque idoso, devem ser entendidos dentro de um contexto mais amplo do aparato necessrio para a garantia da dignidade e integridade da pessoa humana. Os servios telefnicos para o recebimento de denncias funcionam como ouvidorias e, portanto, como instrumentos facilitadores do exerccio da cidadania (Strauss, 2003). O papel de uma ouvidoria consiste em receber, registrar, encaminhar aos rgos responsveis, responder e/ou solucionar, quando couber, os casos de: denncias, reclamaes, crticas, sugestes, elogios, consultas e solicitaes de informao.Alm disso, estes servios permitem o anonimato da denncia, o que, como sugerem Gonalves, Ferreira e Marques (1999), em estudo direcionado para crianas vtimas de violncia, pode constituir um fator de proteo adicional s vtimas de maus-tratos. Foram localizados servios do tipo disque idoso em 12 estados brasileiros: Amazonas, Cear, Pernambuco, Piau, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo, Paran, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. No entanto, verificou-se que as iniciativas variam quanto a forma de atuao (orientao, recebimento de denncias, reclamaes em geral, etc), abrangncia da ao (estadual ou municipal) e natureza e estrutura dos servios prestados (apenas ouvidoria, central telefnica que recebe a queixa e encaminha para os rgos competentes ou servios que oferecem algum nvel de interveno). Os servios prestados em Belo Horizonte e no Distrito Federal, por exemplo, funcionam apenas como uma central de informaes, o mesmo ocorrendo com o localizado na capital paulista, ligado Cmara Municipal de So Paulo.

Apenas trs estados da regio Norte ainda no constituram Conselhos Estaduais de Idosos: Amap, , Rondnia e Roraima.
8

Alagoas, Maranho, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, So Paulo, Paran, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
9

Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul, So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranho.

Algumas das experincias de servios de Disque Idoso, especialmente no mbito municipal, se desenvolveram a partir do trabalho de assistncia social desenvolvido em entidades voltadas para o atendimento dos idosos. o caso dos servios existentes nas cidades de Marlia e Manaus. Em Marlia, a populao de idosos em 2000 foi de 20.666 pessoas, o que correspondia a 10,5% da populao residente no municpio. O servio foi criado em meados desse ano atravs de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Bem Estar Social e o Ministrio da Justia. Desde a criao foram recebidas em torno de 830 ligaes10 referentes a denncias de maus-tratos a idosos. Nestes casos, como relatado pela Secretria de Bem Estar Social, Sra. Anadir Hila, ao Jornal Dirio em 29 de dezembro de 2001 a assistente social da secretaria vai imediatamente ao local para verificar o que est ocorrendo e fazer os encaminhamentos necessrios. J foram realizadas aproximadamente 1500 visitas domiciliares e 25 idosos foram encaminhados para instituies de longa permanncia. O maior nmero de chamadas, no entanto, diz respeito a pedidos de informao sobre questes sociais, de sade e de aposentadorias e penses 11. O Disque Idoso de Manaus foi criado em 1997 atravs de uma parceria mantida entre a Fundao Dr. Thomas com a Prefeitura. Manaus uma cidade com 1,4 milho de habitantes, dos quais 65.731 so idosos, o que equivale a aproximadamente 5% da populao residente no municpio. Inicialmente funcionava como central de orientao, encaminhamento e acompanhamento, fazendo parte da Fundao Dr. Thomas. A partir do Estatuto do Idoso, passou a redirecionar suas atividades para averiguar denncias de maus tratos em conjunto com o Programa de Atendimento Domiciliar do Idoso (PADI). Este funciona na mesma sala, conformando assim uma equipe multidisciplinar. O nmero de denncias aps o Estatuto praticamente duplicou em relao ao ano anterior. Em 2000, foram recebidas 49 denncias de maus-tratos; em 2001 este nmero passou para 123; em 2002 foi de 92; em 2003 de 181 e em 2004 alcanou a cifra de 347 denncias. Entre os casos de maus tratos reportados no ano de 2004, 163 envolviam violncia emocional, 99 foram por negligncia, 93 por abuso financeiro, 54 por violncia fsica, 25 por abandono e 2 casos por abuso sexual 12. Outro exemplo de servio criado na esfera municipal o Disque Idoso de Sobral no interior do Cear, uma cidade com aproximadamente 155 mil habitantes, dos quais 7,8% so idosos. O servio foi criado em maio de 2002 e realizado por de uma coordenao local ligada Secretria Municipal de Desenvolvimento Social e Sade. Alm de disponibilizar informaes e orientaes, realiza visitas e faz os devidos encaminhamentos rede de apoio social do idoso. Foram registrados 207 casos entre maio de 2002 e dezembro de 2004. Verificou-se tambm um aumento no nmero anual13, evidenciando uma maior conscientizao da sociedade sobre a existncia de maus-tratos contra os idosos. A maioria dos casos denunciados (71%) tem como vtima a mulher. Por faixa etria, constatou-se que 76% tm por vtima idosos com at 80 anos de idade. Em Sobral, a negligncia e os maus-tratos psicolgicos so as formas de maus-

10 11 12 13

Este nmero corresponde ao total de ligaes contabilizadas entre junho de 2000 e dezembro de 2004. Dados fornecidos pela Secretaria de Bem Estar Social do Municpio de Marlia em 07 de maro de 2005, por fax. Jatob et alii, 2004. 41casos em 2002, 55 em 2003 e 105 em 2004.

tratos mais praticadas dentro da famlia, correspondendo respectivamente a 21% e 27% dos casos relatados. Tambm foi expressiva a incidncia de casos de violncia financeira; 14%. Neste municpio foi possvel obter dados sobre o perfil do denunciante e do agressor. Em 42% dos casos, a denncia de maus-tratos foi annima e em apenas 11% foi realizada pelo prprio idoso. Os agressores tambm correspondem ao perfil encontrado na literatura sobre a questo: 44% so filhos, 14% so a famlia (no especificado o grau de parentesco), 9% netos, 4% cnjuges, 3% sobrinhos, 1% irmos, 7% vizinhos, 3% o prprio idoso e 14% outros. O Disque Idoso do Paran um exemplo da descontinuidade a que esto sujeitos os programas sociais nas vrias instncias administrativas brasileiras. O servio foi interrompido e reativado em outubro de 2003 14. A populao idosa do estado do Paran responsvel por 8,5% da populao total. Atualmente, o programa est subordinado ao Instituto de Ao Social do Paran (IASP) da Secretaria Estadual do Trabalho e Promoo Social. As atividades realizadas englobam a prestao de informaes, o recebimento de denncias e sugestes. Das 2.062 ligaes recebidas entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, 375 referiam-se a maus-tratos entre os quais predominam: negligncia e abandono (51%), seguidos por violncia fsica (14%), negligncia institucional (12%), violncia psicolgica (10%) e abuso financeiro (7%).

4. Resultados dos servios de denncia analisados


Foram analisadas as informaes obtidas junto a dois servios de recebimento de denncias de maus-tratos a idosos. Voz do Cidado, servio prestado pelo Senado Federal e o Ligue Idoso Ouvidoria, vinculado Secretaria de Ao Social do Estado do Rio de Janeiro. Os dois servios apresentam um perfil bastante diferenciado. A Voz do Cidado consiste em uma iniciativa para a promoo do exerccio da cidadania, aproximando o poder legislativo da sociedade. Sua existncia foi divulgada em uma telenovela de grande audincia nacional, o que propiciou a sensibilizao da populao atravs da dramatizao de uma situao de violncia domstica contra idosos. O Ligue Idoso consiste em um servio j consolidado, funcionando h mais de seis anos. Sua estrutura faz parte da Secretaria de Estado responsvel pela promoo e a defesa do bem-estar dos idosos e suas famlias, residentes no estado do Rio de Janeiro. Os dados analisados referem-se, respectivamente, ao perodo compreendido entre junho de 2003 e maio de 2004 para a Voz do Cidado do Senado Federal e as ligaes recebidas ao longo dos anos de 2002 a 2005 para o caso do Ligue Idoso Ouvidoria do estado do Rio de Janeiro. O tratamento dos dados obedeceu aos seguintes procedimentos: 1. Identificao do nmero de registro e data do mesmo. 2. Classificao das denncias segundo as seguintes categorias: ouvidoria, desrespeito, desaparecimento ou maus-tratos. Como ouvidoria so classificadas as solicitaes de orientao e esclarecimento quanto aos direitos. Os casos de desrespeito referem-se ao descumprimento das

14

No foram disponibilizadas as datas de incio e interrupo do servio.

leis que amparam o idoso, em relao a: transportes, reparties pblicas, bancos, supermercados, casas de espetculos, internaes e servios hospitalares, pagamento de impostos e utilizao dos espaos pblicos. Os desaparecimentos falam por si ss. Os maus-tratos constituem o objeto do presente trabalho a violncia domstica cometida contra os idosos. 3. Identificao do sexo e idade da vtima. 4. Identificao da denncia de maus-tratos segundo a tipologia sugerida por Minayo (2004) apresentada na segunda seo, a saber: maus-tratos fsicos, psicolgicos, abuso financeiro ou material, abuso sexual, negligncia, abandono ou auto-negligncia. 5. Identificao do denunciante segundo sua relao com o idoso e sexo. 6. Identificao do perfil do agressor segundo sua relao com o idoso (grau de parentesco, vizinho, etc.) e sexo. 7. Identificao da instncia para onde foi encaminhada a denncia. 8. Grau de resolutividade obtido. 4.1. Voz do Cidado Senado Federal O servio Voz do Cidado uma ouvidoria do Senado Federal criada em 1997. Seu acesso pode ser feito atravs de ligaes gratuitas, de qualquer lugar do Brasil, para o telefone 0800 61 22 11 ou atravs de mensagens por correio eletrnico enviadas para o endereo cidadao@senado.gov.br. Sua principal funo fornecer informaes sobre o trabalho do Legislativo, projetos em tramitao ou deixar mensagens para os senadores ou comisses especiais. No ano de 2003, seu nmero foi divulgado para a utilizao como um servio de denncias de maus-tratos sofridos por idosos em uma telenovela de grande audincia nacional veiculada pela Rede Globo de Televiso (Mulheres Apaixonadas). Esta telenovela muito contribuiu para a divulgao da questo dos maus-tratos familiares presentes na sociedade brasileira ao mostrar uma neta que infligia maus-tratos aos seus avs. As denncias referentes ao tema foram encaminhadas ao gabinete do Senador Srgio Cabral Filho. O grfico 1 apresenta a distribuio das denncias efetuadas ao longo do perodo compreendido entre junho de 2003 e maio de 2004 (249 ligaes). Pode-se perceber uma concentrao do nmero de denncias no perodo em que a novela foi transmitida (at outubro de 2003).

Grfico 1 Nmero de Denncias Recebidas pelo Servio Voz do Cidado


200 180 160 140 120 100 80 60 40 20
22 194

0 jun/03

10

jul/03

ago/03

set/03

out/03

nov/03

dez/03

jan/04

fev/04

mar/04

abr/04

mai/04

Fonte: Tabulaes prprias das autoras a partir dos dados primrios gentilmente disponibilizados pelo Senador Sergio Cabral Filho.

Dentre as denncias analisadas, 59% referiam-se a questo da violncia familiar ou domstica. As demais 41% foram aqui denominados de violncia social / estrutural e referem-se ao desrespeito sofrido pelo idosos na esfera pblica. Nesse caso, os servios de transporte foram os responsveis pelo maior nmero de reclamaes (53%, ver grfico 2).
Grfico 2 Distribuio Percentual das Denncias de Violncia Estrutural Recebidas pelo Voz do Cidado (junho de 2003 a maio de 2004)

Outros 13%

Bancos 12%

rgos Governamentais 22%

Fonte: Tabulaes prprias das autoras a partir dos dados primrios gentilmente disponibilizados pelo Senador Sergio Cabral Filho.

Transportes 53%

No que se refere violncia familiar ou domstica, observa-se que as mulheres so as principais vtimas de maus-tratos nas denncias recebidas so responsveis por 68% do total. Os homens so vtimas em 25% das denncias e em 7% destas no foi mencionado o sexo da vtima. O grfico 3 apresenta a distribuio dos casos de violncia domstica por tipo de maustratos segundo o sexo da vtima. Predominam as denncias por agresses fsicas e violncia material entre as vtimas do sexo feminino. No caso das vtimas do sexo masculino tambm

10

relevante o nmero de casos de abandono. A idade mdia das vtimas de 78 anos para ambos os sexos.
Grfico 3 Nmero de Denncias por Tipos de Maus-Tratos e Sexo da Vtima - Voz do Cidado
30
28 25 23

Agresso Fisica Agresso Psicologica Aabandono Negligncia Abuso Financeiro Abuso Sexual Auto-negligncia No Especificado

25

20
17 16

15
10 8 7 7 5

10

5
2 1

1 0 0

0 vtimas do sexo feminino

vtimas do sexo masculino

Fonte: Tabulaes prprias das autoras a partir dos dados primrios gentilmente disponibilizados pelo Senador Sergio Cabral Filho.

O grfico 4 apresenta o perfil dos agressores. Pode-se perceber a prevalncia dos filhos, netos e a famlia de forma mais ampla como os principais agressores domsticos dos idosos. Este fato condizente com a literatura e, tambm, de forma indireta, com a ausncia de polticas pblicas que auxiliem as famlias para com o cuidado de seus idosos.
Grfico 4 Nmero de Denncias segundo o Perfil do Agressor e o Sexo da Vtima - Voz do Cidado
Filhos Conjuge Netos Familiares Vizinhos Outros

60

50

40

30

20

10

0 vtimas do sexo feminino vtimas do sexo masculino


Fonte: Tabulaes prprias das autoras a partir dos dados primrios gentilmente disponibilizados pelo Senador Sergio Cabral Filho.

Ressalta-se a singularidade desse servio de denncia, cuja sensibilizao pblica deveuse, como j mencionado, a uma dramatizao da realidade realizada por uma telenovela de grande audincia, cujos personagens representavam cenas de violncia fsica, psicolgica e 11

material em um ambiente domiciliar familiar composto por trs geraes. possvel que o perfil dos denunciantes tenha sido influenciado por esta questo, uma vez que, ao contrrio da literatura pesquisada, a maior parte das denncias foi realizada por vizinhos ou pessoas conhecidas, porm sem grau de parentesco com a vtima (vide grfico 5).
Grfico 5 Nmero de Denncias Segundo o Perfil do Denunciante e o Sexo da Vtima - Voz do Cidado
25

20

vtima filhos familiares vizinhos anonimas outras

15

10

0 vtimas do sexo feminino vtimas do sexo masculino


Fonte: Tabulaes prprias das autoras a partir dos dados primrios gentilmente disponibilizados pelo Senador Sergio Cabral Filho.

4.2. Ligue Idoso Ouvidoria Estado do Rio de Janeiro O estado do Rio de Janeiro contava ocasio do Censo de 2000 com mais de 14 milhes de habitantes, dos quais aproximadamente 11% eram idosos, constituindo-se o estado com a maior proporo relativa de idosos no Brasil. O servio Ligue Idoso Ouvidoria foi implementado em julho de 1999 e tem por objetivo atender e encaminhar as denncias de maustratos e de desrespeito legislao concernente a pessoa idosa, quanto a abuso e leses de seus direitos, servindo para identificar situaes de risco e no combate a violncia domstica fsica e psicolgica, explorao, discriminao e outras aes classificadas na linha dos maus tratos. (Relatrio Anual do Ligue Idoso Ouvidoria, 2000). De acordo com Rosa (2001), o programa surgiu a partir da experincia do Conselho Tutelar da Criana e do Adolescente, onde eram freqentes os casos que envolviam crianas/adolescentes e idosos. Inicialmente esteve vinculado Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, posteriormente foi remanejado para a Secretaria de Estado de Ao Social e Cidadania, rgo atualmente supervisor do programa. At recentemente, o servio funcionava no Palcio da Guanabara juntamente com o Conselho Estadual de Poltica do Idoso. Atualmente ocupa um prdio junto com a Delegacia do Idoso na rea da estao ferroviria Central do Brasil. O sistema funciona a partir do registro por escrito das ligaes recebidas, objetivando preservar ao mximo as informaes recebidas. Depois de registrada, a denncia recebe uma senha para que os denunciantes possam se manter informados sobre o andamento do caso. A 12

mesma garante o sigilo sobre a identidade do denunciante que no precisa se identificar (Alves, 2001). Depois do registro das denncias as mesmas so encaminhadas aos rgos competentes. Os casos de violncias fsicas so encaminhados Delegacia Especial de Atendimento s Pessoas da Terceira Idade (DEAPI). Os casos que envolvem processos judiciais so encaminhados ao Ncleo Especial para Atendimento das Pessoas da Terceira Idade (NEAPI), do Ministrio Pblico. Os conflitos familiares, com ocorrncia de maus-tratos psicolgicos a idosos so encaminhados s Coordenadorias Regionais, as quais designam uma assistente social para averiguar e acompanhar as denncias. Como grande parte das denncias refere-se aos maus-tratos e a violncia sofrida por idosos nos meios de transporte pblicos do Rio de Janeiro, outros rgos para onde so encaminhadas algumas das denncias so a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a Federao de Transportes (FETRANSPOR) e o Sindicado dos Passageiros. O grfico 6 apresenta o nmero de ligaes anuais recebidas entre 1999 (a partir de julho, quando da sua implementao) e 2005. Ainda que o tenha sido implantado em 1999, foi a partir de 2002 que passou a utilizar uma ficha cadastral informatizada. Dado isto, o perodo analisado restringiu-se a 2002 a 2005. O grfico 7 apresenta o nmero de denncias de maus-tratos recebidas pelo Ligue Idoso Ouvidoria classificadas segundo o tipo de maus-tratos entre 2002 e 2005. No foram verificados casos de abuso sexual ao longo do perodo analisado.
Grfico 6 Nmero de Ligaes Recebidas pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Rio de Janeiro
3.000 Maus-Tratos 2.500 Desrespeito Ouvidoria Desaparecimento

2.000

1.500

1.000

500

1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005


Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

13

Grfico 7 Nmero de Denncias de Maus-tratos sofridos por Idosos recebidas pelo Ligue Idoso por Tipo de Maus-Tratos
400
Abandono viol. Fsica viol. Psicolgica Abuso Material Negligncia Auto-negligncia

350

300

250

200

150

100

50

0 2002 2003 2004 2005

Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

A principal forma de maus-tratos denunciados nos ltimos trs anos analisados foi o abandono de idosos aproximadamente 1/3 das denncias. A segunda15 forma foram as violncias fsicas, correspondendo em mdia a dos casos. A participao dos maus-tratos psicolgicos e dos abusos materiais ficaram em torno de 20% do total de denncias. Em todos os tipos de maus-tratos denunciados foi observada a prevalncia da mulher idosa como vtima. A violncia familiar reconhecidamente um fenmeno de complexa mensurao e identificao, como sugerido por toda a literatura. Com isso, preciso aclarar ainda que o recebimento de uma denncia de maus-tratos no significa necessariamente a ocorrncia de maus-tratos ou que estes representem um retrato fidedigno da realidade social. A seguir sero analisados o perfil das situaes por tipo de maus-tratos.
4.2.1 - Abandono

Como j mencionado, os casos de abandono configuraram o maior nmero de denncias ao longo do perodo analisado. Em praticamente todos os casos foi possvel identificar o sexo da vtima. Como j observado entre os casos de maus-tratos fsicos, so as mulheres idosas as principais vtimas deste tipo de violncia (grfico 8). A exceo de 2005 foi observada uma idade mdia entre as mulheres superior a observada entre os homens. O que condizente com a maior sobrevivncia de mulheres. Os agressores neste caso so os familiares e, em casos extremos da ausncia de uma rede familiar prxima, o prprio Estado16.

15 16

Em 2002 representou a principal causa das denncias.

Os casos classificados pelo servio como risco social foram entendidos no estudo como Abandono por parte do Estado.

14

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

Grfico 8 Distribuio Percentual das Denncias Recebidas pelo Ligue Idoso por Abandono segundo o Perfil da Vtima
Idade mdia = 74 Idade mdia = 76 Idade mdia = 74 Idade mdia = 74

Idade mdia = 77 Idade mdia = 79 Idade mdia = 76 Idade mdia = 73 Homens Mulheres

2002

2003

2004

2005

Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

4.2.2 - Maus-Tratos Fsicos

Os maus-tratos ou violncias fsicas foram as denncias mais recebidas em 2002 e as segundas nos demais anos. Verificou-se uma prevalncia dos maus-tratos fsicos cometidos contra as idosas trs vezes maior do que os cometidos contra os idosos do sexo masculino em 2002, tendo essa diferena se reduzido nos demais anos. A idade mdia das vtimas no foi muito diferenciada entre homens e mulheres, porm oscilou entre os anos analisados (grfico 9).
Grfico 9 Distribuio Percentual das Denncias recebidas pelo Ligue Idoso por Maus-Tratos Fsicos segundo o Perfil da Vtima
100% 90% 80%
Idade mdia = 74 Idade mdia = 79 Idade mdia = 70 Idade mdia = 68

Homens
70% 60%

Mulheres
50% 40% 30% 20% 10% 0% 2002 2003 2004 2005
Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

Idade mdia = 74

Idade mdia = 77

Idade mdia = 69 Idade mdia = 74

No que se refere ao perfil do agressor identificado pelas denncias estes corroboram outras pesquisas j realizadas sobre o tema, qual seja, os familiares prximos, principalmente os filhos de ambos os sexos (grfico 10). Os dados disponveis no permitem um maior 15

detalhamento do perfil dos denunciantes, como a idade, o possvel abuso de lcool ou drogas, etc. A expressiva participao das filhas entre os agressores fsicos pode estar correlacionado ao fato de serem as mulheres as mais freqentemente responsveis pelo cuidado dos idosos, o que pode acarretar em uma sobrecarga de afazeres domsticos sobre as mesmas, o que desencadearia os atos de maus-tratos, semelhana do observado em relatos sobre violncia contra crianas17.
Grfico 10 Distribuio Percentual das Denncias recebidas pelo Ligue Idoso por Maus-Tratos Fsicos Segundo o Perfil do Agressor

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%

Outros Vizinhos Familiares Netos Conjuges Filhos Filha Filho

0% 2002 2003 2004 2005


Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

4.2.3 - Maus-tratos Psicolgicos

Os maus-tratos psicolgicos configuraram a terceira maior incidncia informada de maustratos sofridos por idosos. Estas informaes incluem os casos, entendidos pelos responsveis pelo servio como; agresses verbais, ameaas (inclusive ameaas de morte), conflitos familiares e de vizinhana. O retrato das vtimas obtido pelas informaes analisadas muito semelhante ao observado para o caso dos maus-tratos fsicos, porm com uma prevalncia mdia ligeiramente maior de homens nesta forma de violncia (grfico 11). Tambm foi observado que, ainda que em propores muito pequenas, a vtima o casal idoso. Dentre os agressores responsveis por maus-tratos psicolgicos, a famlia, foi de modo geral, o principal perpetrador. No entanto, observa-se uma incidncia relativamente maior de vizinhos e no familiares (grfico 12).

17

Ver por exemplo, Krug et al. (2002).

16

Grfocp 11 Distribuio Percentual das Denncias Recebidas pelo Ligue Idoso por MausTratos Psicolgicos segundo o Perfil da Vtima
100% 90% 80% 70% 60%
Idade mdia = 73 Idade mdia = 69

Idade mdia = 74

Idade mdia = 75

Idade mdia = 74

Homens Mulheres

50%
Idade mdia = 76 Idade mdia = 73

Idade mdia = 77

40% 30% 20% 10% 0% 2002 2003 2004 2005


Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

Grfico 12 Distribuio Percentual das Denncias Recebidas pelo Ligue Idoso por Maus-Tratos Psicolgicos Segundo o Perfil do Agressor
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 2002 2003 2004 2005
Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

Outros Vizinhos Familiares Netos Conjuges Filhos Filha Filho

4.2.4 - Abuso Financeiro / Material

O nmero de denncias recebidas por abuso financeiro foi muito prximo s observadas por maus-tratos psicolgicos. No entanto, uma especificidade deste tipo de maus-tratos a sua incidncia relativamente maior entre os idosos do sexo masculino (grfico 13). Uma das possveis explicaes pode estar correlacionada com a questo da coorte especfica desses idosos, na qual o papel de provedor da renda familiar ainda preponderantemente masculino. O perfil do agressor se assemelha muito no que diz respeito ao grau de parentesco observado nos demais 17

tipos de maus-tratos. A maior incidncia foi de filhos e, de forma mais ampla, a famlia (grfico 14).
Grfico 13 Distribuio Percentual das Denncias Recebidas pelo Ligue Idoso por Abusos Materiais segundo o Perfil da Vtima
100% 90% 80% 70%
Idade mdia = 79

Idade mdia = 77

Idade mdia = 74

Idade mdia = 65

Homens
60%

Mulheres
50% 40% 30% 20% 10% 0% 2002 2003 2004 2005
Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

Idade mdia = 78 Idade mdia = 75

Idade mdia = 76 Idade mdia = 75

Grfico 14 Distribuio Percentual das Denncias recebidas pelo Ligue Idoso por Abuso Material Segundo o Perfil do Agressor
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 2002 2003 2004 2005
Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

Outros Vizinhos Familiares Netos Conjuges Filhos Filha Filho

18

4.2.5 - Negligncia

Com menor freqncia foram observados os casos de negligncia, cuja maior proporo foi observada em 2002 (13% das denncias) e os casos de auto-negligncia (apenas 26 casos denunciados ao longo do perodo). Entre os casos de negligncia denunciados a sua grande maioria referiu-se a negligncia praticada em instituies voltadas para os cuidados de longa durao dos idosos, tais como os asilos e casas geritricas (negligncia institucional) (grfico 15).
Grfico 15 Nmero de Denncias por Negligncia Recebidas pelo Ligue Idoso Segundo o Agressor
120

Hospitalar
100

Institucional

Familiar

80

60

40

20

0
Fonte: Tabulao prpria a partir dos dados primrios gentilmente cedidos pelo Ligue Idoso Ouvidoria - Secretaria de Estado da Ao Social e Cidadania, RJ.

2002

2003

2004

2005

5. Comentrios Finais
O presente trabalho teve por objetivo apresentar de forma exploratria uma questo ainda pouco debatida no Brasil, tanto no ambiente acadmico quanto no interior da prpria sociedade e, principalmente, das famlias. Como ressaltado por Gelles e Strauss (1979) para o caso norte americano, um primeiro passo para o estudo do fenmeno da violncia domstica procurar identificar a magnitude de ocorrncia do mesmo na sociedade. Dito de outra forma, necessrio que a questo seja percebida pela sociedade brasileira como um problema social a ser enfrentado. Ainda que j se percebam movimentos em diversas reas do conhecimento no Brasil, como por exemplo a incorporao no ordenamento jurdico atravs do Estatuto do Idoso, so poucas as informaes e estudos sobre a sua percepo social e, principalmente, sobre sua freqncia e prevalncia. Certamente, muitos dos avanos j realizados em outros pases, principalmente sobre os fatores desencadeadores, as conseqncias e as possveis estratgias de preveno e tratamento da violncia domstica, so de grande auxlio para o entendimento domstico da questo. Porm, por se tratar de uma questo intimamente relacionada com os aspectos culturais de cada sociedade necessrio que se promovam esforos para o entendimento do fenmeno especificamente brasileiro. Vrias foram as dificuldades enfrentadas ao longo do processo de pesquisa. No entanto, essas dificuldades em si j representam um avano ao apontar as demandas mnimas no supridas pelos servios existentes no pas. Um primeiro ponto observado foi a prpria identificao dos 19

servios existentes, evidenciando que a divulgao e o funcionamento em si de instncias para a realizao das denncias em nossa sociedade ainda so incipientes. Os servios, em sua maioria, contam com estruturas (fsicas e humanas) precrias para o bom desempenho de suas funes, ficando muitas vezes merc da vontade poltica dos governantes para a sua implantao, desenvolvimento e continuidade. A ausncia de padronizao da tipologia dos maus-tratos entre os servios existentes, por sua vez, dificulta um estudo comparativo. O acesso aos dados para fins de pesquisa tambm representa um enorme obstculo, pois sua disponibilizao depende da boa vontade e entendimento da importncia dos estudos por parte dos dirigentes e responsveis pelos servios. O estudo contribui para confirmar a hiptese da existncia de violncia domstica contra os idosos. Dentre as formas de maus-tratos observadas, sobressaem-se o abandono e as agresses fsicas, provavelmente em funo do tipo de servio analisado ser voltado para o recebimento de denncias. A gravidade e a visibilidade tpicas das agresses fsicas parecem contribuir para o delato dos maus-tratos. Possivelmente, a anlise de informaes obtidas a partir de outras instncias, como, por exemplo, os centros de convivncia, que envolvem um outro tipo de aproximao com a vtima, apresente um perfil diferente. Estudos realizados em outros pases e mesmo com outras populaesalvo indicam a ocorrncia concomitante de vrios tipos de maustratos, em especial, a simultaneidade entre os maus-tratos fsicos e psicolgicos. A elevada incidncia dos abusos financeiros dentre os casos analisados evidencia, acima de tudo, a convivncia com aspectos mais gerais da violncia social e estrutural a que esto submetidos expressivos contingentes da populao brasileira, resultante das altas taxas de desemprego, da precariedade das condies de trabalho e, principalmente, do persistente quadro de pobreza e excluso social. Ressalta-se, tambm, a importncia numrica observada de casos de negligncia e abandono, que evidenciam, muitas vezes, a falta de informao e de capacitao adequada da famlia para o cuidado do idoso dependente, e a ineficincia de polticas pblicas que possam dar suporte famlia brasileira para cuidar de seus membros dependentes em seus lares ocorre na ausncia de uma oferta adequada de instituies voltadas para os cuidados de longa durao da populao idosa, como prev a Constituio Brasileira. Embora o idoso seja protegido pela Constituio que reza que os filhos maiores tenham o dever de ajudar e amparar os seus pais na velhice. A famlia brasileira nem sempre tem condies de arcar com essa responsabilidade. Ressalta-se o contexto de altas taxas de desemprego e separaes conjugais, a expressiva participao da mulher no mercado de trabalho, o que a torna sem condies econmicas, fsicas e emocionais para cuidar de seus idosos, e a ausncia de polticas pblicas de auxlio. A efetiva implantao da Poltica Nacional do Idoso, atravs da criao de servios e programas que possam dar maior suporte famlia brasileira para cuidar dos idosos em seus lares, como por exemplo, a criao de instituies intermedirias de cuidado, como centros-dia, ou programas intergeracionais, pode ser uma das alternativas para conter a violncia dentro da famlia e diminuir os ndices de negligncia e abandono. preciso ressaltar tambm que, se por um lado, a Constituio e o Estatuto do Idoso, conferiram um grande avano na promoo dos Direitos dos Idosos, com previso de penas para 20

os casos de descumprimento s normas estatutrias e obrigatoriedade da denncia de maus-tratos por profissionais de sade e dever de todo cidado, ainda no dispomos de servios estruturados e organizados para dar resolutividade aos casos denunciados. A maioria dos servios levantados apenas recebe as denncias, encaminha para os rgos competentes, e no acompanha o processo. O processo termina sem soluo, submerso em procedimentos obsoletos e demasiadamente lentos para a premncia das demandas dos idosos.

Referncias Bibliogrficas
BARNETT, O et alii. History and definitions. In: Family violence across the lifespan: an introduction (O. Barnett, C. Miller-Perrin, & R. D. Perrin, ed.), London: SAGE Publications, 1997 (pp. 3-17) COSTA P. L. e P.G. S. CHAVES. A vivncia afetiva e a violncia domstica contra os idosos, Belo Horizonte, janeiro de 2003 (mimeo). FONSECA, M. M e H. S. GONALVES. Violncia contra o Idoso: Suportes Legais para a Interveno. Interao em Psicologia, 2003, 7(2), p.121-128. GELLES, R. J. & STRAUS, M. A.Determinants of violence in the family: Toward a theoretical integration. In: Contemporary theories about the family (W. R. Burr, R. Hill, F. I. Nye, & I. Reiss, ed.), pp. 549-581, New York: Free Press. 1979. GONALVES, H.S., A.L.FERREIRA e M.J.V.MARQUES. Avaliao de servio de ateno a crianas vtimas de violncia domstica. Revista de Sade Pblica, v. 33 no. 6, So Paulo, dezembro de 1999; p. 547-553. GOMES R. Da denncia impunidade: um estudo sobre a morbi-mortalidade de crianas vtimas de violncia. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, 14(2): 301-311, abr-jun, 1998. IBCCRIM. O Idoso em Risco. So Paulo: Ncleo de Estudos e Pesquisas do Instituto Brasileiro de Cincias Criminais, 2000 (mimeo). JATOB et alii. A repercusso do Estatuto do idoso nas denncias de maus-tratos. In: A Terceira Idade. SESC, vol 15, ano 31, 2004. KRUG, E. G et alii.. World report on violence and health. Geneva: WHO. 2002. MACHADO, L., R. GOMES e E. XAVIER. Meninos do passado: eles no sabiam o que os esperava. In Insight Inteligncia, ano IV no 15, 2001. MACHADO L. & QUEIROZ, Z. Negligncia e Maus-tratos in Tratado de Geriatria e Gerontologia (Freitas et al.org. ) Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002. MINAYO, MCS . Violncia contra Idosos: O Avesso do Respeito experincia e sabedoria. Secretaria de Direitos Humanos, 2004.

21

ROSA, Ana Lucia C. S. Violncia Intrafamiliar contra idosos: um novo campo de investigao. Monografia apresentada ao curso de especializao em Psicogeriatria. UFRJ, 2001. SADEK, M.T. Judicirio: mudanas e reformas. Estudos Avanados vol.18 no. 51, So Paulo, 2004. SAS Secretaria de Ao Social. Relatrio Anual do Ligue Idoso Ouvidoria, Rio de janeiro, 2000. SOUZA. A. S. et alli Fatores de risco de maus-tratos ao idoso na relao idoso/cuidador em convivncia familiar. Textos sobre envelhecimento, v.7, n. 2, Rio de Janeiro, 2004. STRAUSS, Daniel. Da Atuao Institucional Do Poder Judicirio e de Agentes Afins. Cadernos Gesto Pblica e Cidadania. Volume 27 Julho de 2003 WHO/INPEA Missing Voices: views of older persons on Elder abuse. World Health Organization. Geneva: WHO, 2002.

22

También podría gustarte