Está en la página 1de 2

embora, nas ltimas dcadas, tenhamos avanado e conquistado cada vez mais espaos,

ns, mulheres, no temos ainda garantidos todos os nossos direitos:


no mundo do trabalho, temos menos acesso a oportunidades formais de emprego e recebemos salrios menores; nossa participao na poltica institucional, conquistada com muita luta, ainda muitssimo inferior dos homens; ainda somos ns que carregamos a maior parte da responsabilidade pela manuteno da casa e pelo cuidado de crianas, idosos e enfermos, mesmo quando trabalhamos fora; ainda somos vtimas de violncia domstica em todos os lugares do mundo; em casos de remoo e despejos forados, enfrentamos, muitas vezes, abusos verbais, espancamentos, estupros e at assassinatos; muitas vezes somos obrigadas a abandonar nossas casas em situaes de divrcio, de distribuio de bens por herana etc; em condies precrias de moradia superlotao, escassez de banheiros, ausncia de servios de gua, luz etc somos ns as mais expostas a riscos.

se tiver dvidas ou quiser saber mais, procure as organizaes que trabalham com o tema e a relatoria especial da onu para o direito moradia adequada.
www.direitoamoradia.org/mulheres
ApOiO: REAlizAO:

O contedo desta publicao de responsabilidade exclusiva de Raquel Rolnik, Relatora Especial da ONU para o Direito Moradia Adequada, e no reflete as posies dos financiadores.

pROgRAMA ApRENDER cOM cUltURA E ExtENsO UNivERsitRiA

lAbciDADE | FAUUsp

sou mulher. como fazer valer o meu direito moradia?

como mudar esta situao


devem nos ouvir, sempre! temos o direito de participar de todas as etapas do desenvolvimento de leis, polticas, programas e projetos habitacionais. s assim possvel que eles realmente atendam s nossas necessidades especficas. com direitos iguais todas as leis devem garantir que tenhamos os mesmos direitos que os homens sobre a moradia e a terra, independentemente da nossa situao familiar ou de relacionamento. isso vale tambm no caso de herana e de divrcio. no podem nos discriminar Devem ser eliminadas todas as disposies legais e prticas sociais que nos discriminam e nos impedem de ter acesso total moradia e terra. temos prioridade As polticas de habitao devem priorizar a titularidade da moradia em nosso nome ou, ao menos, em nome de ambos os cnjuges. tambm temos que ser prioridade no planejamento e na implantao da poltica habitacional, especialmente ns que somos mais pobres, chefes de famlia, mes solteiras, idosas, que temos necessidades especiais por conta de alguma deficincia ou doena, como a Aids. precisamos de mais que um teto e quatro paredes Nossa moradia deve estar ligada s redes de gua, eletricidade, esgoto, telefonia, transporte etc. Ela tem que ser prxima de equipamentos e servios pblicos, como postos de sade, creches e escolas, e de oportunidades de trabalho, lazer e cultura que permitam a nossa autonomia econmica e social. com espao habitvel Nossa casa deve ter o tamanho que nossa famlia realmente precisa (principalmente quartos e banheiros) e tem que nos proteger de frio, calor, chuva, vento, umidade e contra ameaas de incndio, desmoronamento, inundao e qualquer outro fator que ponha em risco nossa sade e nossa vida. com respeito nossa cultura vivemos em pases com culturas diversas e temos formas de organizao familiar e social bem diferentes. Em cada lugar, nossas especificidades culturais devem ser respeitadas e expressadas no desenho e nos materiais usados na construo de nossas casas e bairros. o custo da moradia no pode pesar no nosso bolso Os gastos com a prestao ou aluguel e tambm com a manuteno de nossa moradia (contas de gua, luz, gs, impostos etc) no podem nos impedir de comer, vestir e viver dignamente. importante que nos garantam informaes sobre o funcionamento dos programas habitacionais e que tenhamos acesso a crditos e auxlios-moradia. violncia domstica tambm questo de moradia para que possamos sair de situaes de violncia, precisamos que sejam disponibilizados abrigos provisrios ou a incluso emergencial em programas de aluguel social e auxlio-moradia. com acesso educao e informao qualificada! precisamos de aes educativas sobre nossos direitos. Alm disso, os programas habitacionais tm que incorporar indicadores que nos permitam monitorar a implementao do nosso direito moradia.

Juntas transformamos o mundo importantssimo que continuemos a nos mobilizar para refletir sobre os costumes e tradies de nossos pases e, assim, buscar romper barreiras culturais e transformar, no cotidiano, as relaes de desigualdade. Essa tarefa, se colocada de forma individual, muito difcil. Mas, juntas, em grupos, podemos promover profundas transformaes sociais e conseguir a efetivao do nosso direito moradia.

También podría gustarte