Está en la página 1de 8

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

S15
Jornalismo TV

INSTRUES
O candidato receber do fiscal: Um caderno de questes contendo o tema da redao e 50 questes objetivas de mltipla escolha. Um carto de respostas personalizado. Um caderno para a questo discursiva. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer essa prova. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Esse tempo inclui a marcao do carto de respostas. No ser permitido ao candidato copiar os assinalamentos feitos no carto de respostas. Ao candidato somente ser permitido levar seu caderno de questes ao trmino da prova. Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, o candidato poder entregar o carto de respostas e o caderno da questo discursiva e retirar-se da sala de prova. Os trs ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

Boa Prova !

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

2 04. Uma das formas de concentrao da propriedade da televiso no Brasil se d por meio da integrao de diferentes etapas da cadeia de produo e distribuio. Um nico grupo controla desde os vrios aspectos de produo e distribuio de TV at sua veiculao e comercializao. Esse modelo de concentrao denominado de: A) concentrao vertical; B) concentrao horizontal; C) propriedade cruzada; D) monoplio em cruz; E) concentrao transversal. 05. A recepo por parte de espectadores em lugares distantes de fatos transmitidos no momento em que acontecem chamada de transmisso: A) gravada; B) a cabo; C) via satlite; D) direta; E) de locao. 06. O telejornal uma miscelnea de diversos assuntos, um aps o outro, sem que o telespectador tenha tempo de refletir sobre cada um deles. Mal so transmitidos, j vem outra notcia completamente diferente, que distrai a audincia, e assim at o final. Uma das caractersticas desse processo que a notcia, retirada do contexto em que se originou, costuma ser tratada de forma isolada. Esse mecanismo leva do nome de: A) isolamento; B) fragmentao; C) separao; D) repartio; E) enfoque. 07. Em 18 de setembro de 1950, o empresrio Assis Chateaubriand inaugura a primeira emissora de televiso do Pas, com o prefixo PRF-3. Seu nome era: A) TV Tupi de So Paulo; B) TV Tupi do Rio; C) TV Rio; D) TV Paulista; E) TV Excelsior, 08, Uma das fases da televiso no Brasil, que vai de 1975 a 1985, tem como caracterstica o fato de que as grandes redes de televiso se aperfeioaram e comearam a produzir com maior intensidade e profissionalismo seus prprios programas, com estmulo de rgos oficiais, visando exportao. a fase: A) elitista; B) da transio e da expanso internacional; C) populista; D) da globalizao e da TV por assinatura; E) do desenvolvimento tecnolgico.

Questo Discursiva
Redija, em aproximadamente 30 linhas, um texto sobre o tema: A Embrapa decidiu produzir um vdeo, com 20 minutos de durao, sobre medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar a expanso da febre aftosa em rebanhos bovinos. Faa um breve roteiro do vdeo, indicando fontes a serem ouvidas, locaes, equipamentos a serem empregados na gravao e recursos de edio. Elabore ainda um plano de exibio deste vdeo fora do circuito da TV aberta.

Conhecimentos Especficos
01. A explorao de um canal de televiso um ato administrativo do poder pblico, de natureza contratual, pelo qual o Poder Executivo outorga a terceiros a faculdade de explorar em nome da Unio servios de rdio, em nvel nacional ou regional, e de televiso. Este ato administrativo denominado: A) doao; B) cesso; C) concesso; D) emprstimo; E) permisso. 02. Uma pesquisa sobre as TVs por assinatura, realizada na dcada de 90, mostra que os canais preferidos pelos assinantes transmitem filmes (Telecine), com 24% da preferncia; desenhos animados (Cartoon Network), com 21%; documentrios (Discovery Channel), com 22%; jornalismo (Globonews), com 14%; e esportes (SportTV), com 13%. Essa audincia indica uma reproduo do padro constitutivo da televiso brasileira, baseada no trip: A) cultura / esporte / lazer; B) sociedade / filmes / jornalismo; C) novelas / shows / documentrios; D) informao / lazer / entretenimento; E) cartoons / notcias / cinema. 03. A televiso, em particular o jornalismo televisivo, ocupa hoje um lugar central na sociedade brasileira; uma espcie de praa pblica, em que os grandes temas nacionais ganham visibilidade. Esse poder da mdia preocupa intelectuais e pesquisadores porque a televiso estaria cada vez mais submetida sano do mercado, puramente comercial. Nesse sentido a televiso hoje seria regida pelo chamado ndice: A) das empresas; B) das agncias de propaganda; C) da poltica; D) de popularidade; E) de audincia.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

3 A) refinado, complexo e explicativo; B) longo, subjetivo e simples; C) coloquial, claro e preciso; D) erudito, objetivo e coloquial; E) informativo, refinado, subjetivo. 15. O texto de TV redigido para ser falado pelo apresentador e ouvido pelo telespectador. importante evitar rimas e palavras com a mesma terminao por causa do efeito sonoro que provocam. Os cacfatos devem ser evitados. Essas preocupaes indicam uma diferena central entre as notcias de televiso e de jornal com relao ao receptor. Nas notcias de televiso o telespectador no pode: A) deixar de ver as manchetes do telejornal; B) deixar de ver o primeiro bloco de notcias; C) aumentar o som da televiso para ouvir melhor; D) voltar atrs e ouvir de novo a notcia; E) ficar conversando com outras pessoas. 16. Em televiso, o primeiro plano constitui um dos recursos de imagem usados quando o reprter cinematogrfico deseja explorar a: A) iseno; B) plasticidade; C) emoo; D) redundncia; E) objetividade. 17. Um reprter fotogrfico est cobrindo uma audincia pblica sobre o uso de sementes transgnicas e precisa fazer uma foto que mostre plenrio lotado. A lente adequada nesta situao a: A) teleobjetiva; B) normal; C) macro; D) teleobjetiva com zoom; E) grande angular. 18. A imagem parte da natureza da TV e, em telejornalismo, preciso casar imagem e informao. Assim, o texto de um telejornal deve ter como preocupao: A) descrever em detalhes aquilo que o telespectador v; B) fazer um audiovisual descritivo e elucidativo; C) usar frases longas para identificar o que est sendo mostrado; D) evitar descrever o que o telespectador v, para fugir ao bvio; E) produzir uma narrativa redundante para que o telespectador compreenda. 19. Ao redigir releases para televiso, o assessor deve produzir textos curtos e com informaes objetivas, atendendo s caractersticas do veculo. Uma linha de texto, na lauda de TV, equivale, aproximadamente, em segundos, a: A) 2" B) 4" C) 6" D) 8" E) 10"

09. No final da dcada de 60, graas inaugurao da estao de rastreamento de Itabora, o Pas pde assistir, via televiso, descida do homem na Lua. No incio da dcada de 70, a construo da Rede Nacional de Televiso, a Embratel, forneceu o suporte necessrio para que a TV alcanasse grande parte do territrio nacional. Dentro desse contexto de desenvolvimento tecnolgico, a primeira transmisso oficial em cores na televiso brasileira ocorre na Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), no ano de: A) 1969; B) 1972; C) 1975; D) 1978; E) 1980. 10. No dia 1 de setembro de 1969, foi ao ar o primeiro programa regular de televiso a ser transmitido em rede nacional, introduzindo o conceito e marcando o incio das operaes de rede no Brasil. Esse programa pioneiro foi: A) Canal Livre, da TV Bandeirantes; B) A Famlia Trapo, da TV Record; C) Jornal Nacional, da TV Globo; D) Reprter Esso, da TV Tupi; E) A Grande Famlia, da TV Record. 11. O primeiro canal brasileiro de jornalismo 24 horas entrou no ar no dia 15 de outubro de 1996, uma tera-feira, com um programa especial que mostrava as principais atraes. Esse canal recebeu o nome de: A) CNN; B) BBC; C) Bandnews; D) SBT 24 horas; E) GloboNews. 12. O sistema digital de televiso apresenta uma srie de recursos que o analgico no possui. Uma das diferenas bsicas entre a TV digital e a analgica que a digital transforma os sinais de udio e vdeo em: A) bits; B) sinais eletrnicos; C) sinais qunticos; D) sinais isolados; E) sinais de resoluo. 13. O profissional de telejornalismo precisa divulgar um comunicado urgente da Embrapa que alcance o maior nmero possvel de brasileiros num curto espao de tempo, principalmente no meio rural. Entre os cinco meios citados abaixo, o mais recomendado, em termos de rapidez de veiculao e abrangncia, : A) o rdio; B) a televiso; C) o jornal on-line; D) a agncia de notcias; E) o press-release. 14. Quando se fala em televiso, recorre-se quase sempre a um velho provrbio chins, bastante conhecido: uma imagem vale mais do que mil palavras. Apesar disso, a imagem em movimento precisa de um texto que servir de suporte e complement-la. Para tanto, o texto de TV deve ser:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

20. O texto de telejornalismo deve ser entendido instantaneamente pelo telespectador. Se as palavras - tanto no off, quanto na passagem de um reprter - forem desconhecidas ou ambguas, o telespectador no entender. Por isso o texto de um noticirio televisivo deve usar frases na ordem: A) lead, sublead, concluso; B) imagens, texto, udio; C) sujeito, verbo e complemento; D) udio, imagens, off; E) off, passagem, reprter. 21. O texto de poucas linhas que permite ao apresentador de rdio ou TV fechar uma reportagem, incluindo uma informao complementar recebe o nome de: A) chamada; B) script; C) vinheta; D) rodap; E) link. 22. A sonoridade das palavras deve ser uma preocupao constante nos textos escritos para rdio. Assim, o redator deve: A) usar perodos longos e informativos; B) ler em voz alta o prprio texto; C) criar textos rimados; D) usar frases de efeito; E) utilizar metforas e metonmias. 23. O conjunto de critrios, operaes e instrumentos com os quais os rgos de informao enfrentam a tarefa de escolher cotidianamente um fato entre vrios para se transformar em matria jornalstica chamado de: A) acontecimento; B) fato; C) noticiabilidade; D) notcia; E) cotidiano. 24. Os chamados valores-notcia esto relacionados com as caractersticas substantivas das notcias, a disponibilidade do material e os critrios relativos ao produto informativo, a concorrncia e ao pblico. As caractersticas relativas ao pblico dizem respeito: A) ao contedo da notcia; B) ao conjunto de processos de produo; C) ao conjunto dos processos de seleo; D) ao conjunto dos processos de realizao; E) imagem dos jornalistas sobre os destinatrios. 25. O texto de televiso, pelas caractersticas especficas de um veculo eletrnico, deve levar em conta: A) a pureza de estilo; B) a instantaneidade; C) o rebuscamento da linguagem; D) o impacto das informaes; E) a relevncia histrica.

Lngua Portuguesa
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. Primeiro animal clonado no mundo, a ovelha Dolly est sofrendo de artrite aos cinco anos e meio de idade. O anncio, feito pelos cientistas envolvidos em sua criao, reabriu a polmica sobre o envelhecimento precoce dos animais clonados e do desenvolvimento de problemas de sade decorrentes de defeitos genticos oriundos do processo de clonagem. Segundo Ian Wilmut, que coordenou a equipe responsvel pela clonagem de Dolly, a enfermidade atacou a pata traseira da ovelha. A artrite uma doena comum entre ovelhas, mas costuma acometer os animais de idade mais avanada. Dolly nasceu em 1996 e, portanto, seria ainda muito nova para desenvolver artrite. O surgimento imprevisto da doena refora a teoria de que o processo de clonagem pode provocar defeitos genticos graves. - Infelizmente, essa mais uma prova de que os procedimentos atuais de clonagem so ineficazes. J sabamos que somente uma pequena parcela dos embries clonados chega a nascer, mas, agora, tudo indica que alguns destes animais se tornam mais vulnerveis a algumas doenas - afirmou Wilmut. Segundo o cientista britnico, muito difcil estabelecer, com toda a certeza, se Dolly desenvolveu a artrite em razo de ser um clone ou devido a um outro distrbio no relacionado a esse fato. Ele pediu s empresas de biotecnologia e aos laboratrios que compartilhem informaes sobre a sade de animais clonados para que se possa detectar alteraes em comum. Alguns cientistas defendem a tese de que animais clonados seriam propensos ao envelhecimento precoce. A clonagem feita a partir do DNA de um indivduo maduro, inserido num vulo. Dolly foi criada a partir do material gentico de uma ovelha de seis anos e, por isso, os especialistas discutem se ela teria cinco anos (seu tempo de vida) ou onze anos (a idade do DNA usado). - Os cientistas acreditam que podem combinar os genes de uma forma controlada, mas no podem. Esse controle uma iluso - afirmou Sarah Kite, diretora de pesquisa da Unio Britnica pela Abolio da Vivisseco.A verdade que ningum compreende de que maneira exatamente os genes atuam e que tipo de problema podem desenvolver os animais sujeitados a tcnicas de biotecnologia - disse. Wilmut afirmou estar desiludido com o estado de Dolly, mas frisou que necessrio dar continuidade s investigaes sobre tcnicas de clonagem, que j produziram centenas de animais em todo o mundo. - uma tecnologia com diversas aplicaes potenciais para o tratamento das doenas degenerativas. S precisamos ter um pouco mais de cautela - afirmou. Alguns cientistas consideram inevitvel que a clonagem de seres humanos se converta em realidade, seja com fins reprodutivos, para casais que no podem ter filhos, ou teraputicos, como fonte de clulas-tronco. Wilmut afirmou que os problemas de Dolly revelam que a criao de bebs clonados precipitada. - J temos provas suficientes para dizer que seria completamente irresponsvel pensar na criao de um ser humano por clonagem.
(O Globo, O Mundo/Cincia e Vida, 05.01.2002, p. 26.)

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

5 31. Das modificaes feitas na frase Alguns cientistas defendem a tese de que animais clonados seriam propensos ao envelhecimento precoce, a que lhe altera fundamentalmente o sentido : A) Alguns cientistas defendem a tese da propenso dos animais clonados ao envelhecimento precoce. B) Alguns cientistas defendem a tese de os animais clonados serem propensos ao envelhecimento precoce. C) Alguns cientistas defendem a tese da clonagem de animais propensos ao envelhecimento precoce. D) Alguns cientistas defendem a tese de que animais clonados sejam propensos ao envelhecimento precoce. E) Alguns cientistas defendem a tese de serem propensos ao envelhecimento precoce os animais clonados. 32. O sinal indicador da crase est mal empregado na frase: A) A referncia clonagem de Dolly serve como um alerta no mundo cientfico. B) s indagaes sobre os efeitos da clonagem muitos ainda no podem responder. C) As pesquisas sobre clonagem de animais esto sendo revistas uma uma. D) Em resposta s perguntas sobre clonagem humana, disse que o experimento seria timo. E) O cientista procedeu anlise dos mtodos de clonagem animal. 33. Modificou-se o sentido original da frase A artrite uma doena comum entre ovelhas, mas costuma acometer os animais de idade mais avanada com a alterao feita em: A) Conquanto seja uma doena comum entre as ovelhas, a artrite costuma acometer os animais de idade mais avanada. B) Desde que seja uma doena comum entre as ovelhas, a artrite costuma acometer os animais de idade mais avanada. C) Embora seja uma doena comum entre as ovelhas, a artrite costuma acometer os animais de idade mais avanada. D) No obstante seja uma doena comum entre as ovelhas, a artrite costuma acometer os animais de idade mais avanada. E) Se bem que seja uma doena comum entre as ovelhas, a artrite costuma acometer os animais de idade mais avanada. 34. Dentre as modificaes feitas na frase Infelizmente, essa mais uma prova de que os procedimentos atuais de clonagem so ineficazes, a que contm erro de concordncia : A) Infelizmente, essa mais uma prova de que ineficaz o mtodo e os procedimentos atuais de clonagem. B) Infelizmente, essa mais uma prova de que ineficaz os procedimentos e o mtodo atuais de clonagem. C) Infelizmente, essa mais uma prova de que ineficaz tanto o mtodo quanto os procedimentos atuais de clonagem. D) Infelizmente, essa mais uma prova de que so ineficazes o mtodo e os procedimentos atuais de clonagem. E) Infelizmente, essa mais uma prova de que so ineficazes os procedimentos e o mtodo atual de clonagem.

26. O texto NO taxativo acerca da seguinte informao: A) a equipe que criou Dolly foi coordenada por um cientista britnico; B) as ovelhas geralmente sofrem de artrite; C) Dolly desenvolveu a artrite por ser um animal clonado; D) nem todos os embries clonados chegam a nascer; E) o envelhecimento precoce um dos possveis problemas em animais clonados. 27. Ao tratar da clonagem, o texto claramente faz a seguinte afirmao: A) constitui um mtodo de reproduo adotado por cientistas irresponsveis; B) o melhor mtodo de reproduo artificial de seres humanos; C) est em fase de experimentao em todos os pases desenvolvidos; D) pode ser utilizada tanto para gerar seres humanos quanto para curar doenas; E) provoca inevitavelmente artrite em indivduos gerados por este processo. 28. Das afirmaes abaixo, NO pode ser atribuda ao coordenador da equipe responsvel pela clonagem da ovelha Dolly a seguinte: A) a aplicao da clonagem em seres humanos seria um ato aodado; B) a clonagem feita com a introduo do DNA de um animal maduro em vulo; C) a ovelha foi afetada pela artrite em uma pata traseira; D) alguns animais clonados so mais suscetveis de contrair doenas; E) as investigaes sobre tcnicas de clonagem no podem ser interrompidas. 29. Segundo o texto, uma das grandes dvidas que envolvem o processo de clonagem refere-se ao seguinte fato: A) a busca de animais adequados para experimentos desta natureza; B) a escolha da melhor tcnica para clonar seres humanos; C) a impossibilidade de curar a artrite de animais clonados; D) a verdadeira idade do animal clonado; E) o tipo de embries que devem ser usados em todo o processo. 30. O significado do texto ficar comprometido na frase Dolly nasceu em 1996 e, portanto, seria ainda muito nova para desenvolver artrite, caso a palavra em negrito seja substituda por: A) alis; B) assim; C) por conseguinte; D) em decorrncia; E) logo.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

6 found by his side. At first he was thought to have been drowned, but later reports say that there were teeth marks in his neck that suggested he might have been attacked by a dog. The police say they have no clue to his identity or to where the fortune- teller, Madame Daphne, is, since her disappearance two weeks ago.
Daily Gazette, Mon .Aug. 26, 2005.

35. As palavras vulo, bebs e vulnerveis acentuam-se pelos mesmos fundamentos gramaticais que justificam os acentos grficos em, respectivamente: A) clulas, est, indivduo; B) gentico, anncio, sade; C) amos, j, atade; D) polmica, distrbio, difcil; E) tcnicas, , irresponsvel.

Lngua Inglesa
Read the following passages and then answer the questions that follow them. Extracts from the Daily Gazette

36. According to the newspaper report, Madame Daphne threw her crystal ball into the sea after: A) a discussion with a vampire; B) a discussion with an old client; C) an interview with a woman who didnt have a name; D) a strange interview with a client; E) she saw her own future in the crystal ball. 37. Mr Marcus Ravin told the reporter that he and his wife were waiting because they: A) wanted to know something about themselves ; B) wanted something to do on their honeymoon ; C) had just come out of the Pier Pavilion; D) were going to see a show at the Pier Pavilion; E) wanted to buy a crystal ball. 38. From the account she gave, it seems that Mrs Ravin : A) didnt agree with what her husband said; B) was uncertain about what she had heard; C) didnt believe what she had heard ; D) believed everything she was told ; E) was deaf. 39. The blood-red stains that the reporter found outside Madame Daphnes booth suggested to him that : A) there had been a quarrel; B) there had been a fight; C) someone had spilt something red outside the booth; D) she hadnt cleaned the house for a long time; E) Madame Daphne did appreciate sweets. 40. The newspaper reported that the body of the dead man had been: A) brought to the beach by the tide; B) carried out by the tide; C) washed clean by the sea; D) put away by the sea; E) in the water for at least twenty days. 41. From what the police say, it seems that they: A) have some idea who the man is; B) have no idea who the man is; C) someone had been careless; D) believe the man may have attacked a dog; E) know the answer to the problem.

FORTUNE TELLER HURLS CRYSTAL BALL INTO SEA.


On Saturday afternoon Madame Daphne, the well-known Highsea fortune teller, is reported to have thrown her crystal ball into the sea after a session with an unidentified client. Mr Marcus Ravin who, with his wife , was waiting outside Madame Daphnes booth at the end of the pier at the time, told our reporter that the incident happened about 5.30 p.m. when the pier was particularly crowded with people coming out of the Pier Pavilion, where a show had just ended. Mr Ravin , who confessed he was on his honeymoon, said he and his wife were waiting because they wanted to have their fortunes told. According to Mr Ravin, a young man with a beard and wearing dark glasses suddenly burst out of Madame Daphnes booth, shouting Witch ! Witch ! At least that is what Mr Ravin thought he said, and his opinion is confirmed by his wife, Lucy, who thought he also said a word that sounded like Vampire!. Mrs Ravin said the young man looked as if hed had a bad fright . She told our reporter that he looked as though he didnt know which way to run and then he gave a little cry and seemed to disappear into the crowd. She said Madame Daphne came out a minute or so later, with a face like thunder. She was carrying her crystal ball in her hand . She never said a word, said Mrs Ravin , not to anyone .She just pushed her way to the pier rail and threw the ball into the sea. It made a huge splash, and two men who were fishing on the steps below got very wet and quite upset. But Madame Daphne didnt seem to care. She marched back into her booth without saying anything to anyone. When our reporter went down to Madame Daphnes booth later in the day, he found it empty, but there was a notice on the door saying Closed until further notice . There was a dark red stain on the boards outside the booth that looked like blood, but was probably only wine spilt by one of the holidaymakers on the pier. Our reporter was unable to find anyone who had seen or spoken to Madame Daphne since the incident of the crystal ball.
Daily Gazette, Mon .Aug. 12, 2005.

DEAD MAN WASHED UP ON BEACH The body of a man, believed to be in his late twenties, was found washed up on Highsea Beach at high tide this morning . A large crystal ball, such as is used by fortune tellers, was

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

7 47. Cooperar com os setores pblico, privado e o terceiro setor, visando efetividade de sua participao nos programas de desenvolvimento rural e incentivar a estruturao de equipes multidisciplinares, ncleos temticos, redes sociais e outros arranjos institucionais focados na diversidade das demandas da agricultura familiar so, segundo o IV Plano Diretor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, diretrizes estratgicas da Embrapa: A) esta (diretriz estratgica), para pesquisa, desenvolvimento e inovao; aquela (diretriz estratgica), para gesto de pessoas; B) esta (diretriz estratgica), para comunicao empresarial; aquela (diretriz estratgica), para transferncia de conhecimento e tecnologia; C) esta (diretriz estratgica), para gesto de pessoas; aquela (diretriz estratgica), para comunicao empresarial; D) esta (diretriz estratgica), para transferncia de conhecimento e tecnologia; aquela (diretriz estratgica), para pesquisa, desenvolvimento e inovao; E) esta (diretriz estratgica), para gesto organizacional; aquela (diretriz estratgica), para modelo organizacional. 48. O arranjo poltico, socioeconmico, cultural, ambiental e tecnolgico que permite satisfazer as aspiraes e necessidades das geraes atuais e futuras conceito que se aplica ao(): A) plano integrado de metas; B) economia de mercado; C) agronegcio; D) racionalidade econmica; E) desenvolvimento sustentvel. 49. Na Misso que vem sendo desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, a perspectiva global e interdisciplinaridade e a responsabilidade social so alguns(algumas) de seus (suas): A) valores; B) projetos; C) focos de atuao; D) fatos geradores; E) diretrizes. 50. Pesquisa e desenvolvimento para o desenvolvimento sustentvel do espao rural brasileiro, visando eficincia e competitividade dos segmentos agropecurio, agroindustrial e florestal representam para a Embrapa, de acordo com o seu IV Plano Diretor, o(a) seu(sua): A) ao estrutural; B) diretriz estratgica; C) foco de atuao; D) viso; E) valor.

42. In The ball made a huge splash as it hit the water, the underlined word means: A) small; B) slight; C) terrifying; D) weird; E) big. 43. From The body of the man, believed to be in his late twenties, we can infer that the man was about: A) twenty; B) twenty-one or twenty-two; C) thirty; D) less than twenty; E) twenty-eight or twenty-nine.

Estatuto e Plano Diretor da Embrapa


44. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) integra a Administrao Pblica Federal: A) Indireta, dotada de personalidade jurdica de direito privado; B) Direta, no sendo dotada de personalidade jurdica, pois rgo do ministrio da Agricultura e do Abastecimento; C) Indireta, dotada de personalidade jurdica de direito pblico; D) Direta, no sendo dotada de personalidade jurdica, pois rgo vinculado diretamente Presidncia da Repblica; E) Indireta, no sendo dotada de personalidade jurdica prpria, pois rgo do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. 45. O exerccio, pela Embrapa, da coordenao do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuria - SNPA -, mediante convnio com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, constitui-se num dos seus: A) projetos; B) planejamentos estratgicos; C) objetivos; D) processos de atuao; E) princpios estruturantes. 46. No planejamento de suas atividades, especialmente na programao de pesquisa e na elaborao do oramento, o atendimento s polticas estabelecidas nos planos nacionais de desenvolvimento e de cincia e de tecnologia, compatveis com as prioridades estabelecidas nos planos setoriais da agricultura e do abastecimento, representa, para a Embrapa, um(a) de seus (suas): A) estratgias; B) projetos prioritrios; C) focos de atuao; D) diretrizes bsicas; E) programas integrados de trabalho.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria

También podría gustarte