Está en la página 1de 22

CONFORMAO 1.

Processos de conformao podem ser classificados em: - processos de compresso direta (forjamento, laminao) - processos de compresso indireta (trefilao, extruso, estampagem profunda) - processos de trao - processos de dobramento - processos de cisalhamento

2. Conformao mecnica: deformao plstica do material. 3. Tipos de trabalho: - primrio: realizado sobre lingotes para obter placas, tarugos, etc. - secundrio: realizado sobre placas, tarugos, etc, para obter formas definitivas (arames, fios, peas forjadas, peas estampadas) 4. Objetivo principal do trabalho mecnico: conformar peas. Objetivo secundrio: melhorar propriedades mecnicas das peas (encruamento). 5. Quanto temperatura de trabalho: - a quente (acima da temperatura de recristalizao, h mudana da estrutura cristalina do ao de CCC para CFC ) - a frio (abaixo da temperatura de recristalizao)

2009A Conformao 1

A QUENTE - menor esforo mecnico + - preserva tenacidade do material - deformao profunda (contnua recristalizao) elimina porosidades - formao de casca de xido - ferramental deve resistir ao calor

A FRIO - ferramental no necessita resistir ao calor - aumenta resistncia e dureza - melhores tolerncias e acabamentos superficiais - maior esforo mecnico - deformao superficial - pode produzir anomalias (casca de laranja)

- pior acabamento superficial e tolerncias - tenacidade diminui

LAMINAO 1. Placa metlica forada a passar por dois cilindros

Espessura diminui e comprimento aumenta (largura aproximadamente constante). 2. Foras na laminao Fora normal (deformao) e tangencial (atrito, movimento).

2009A Conformao 2

Manuteno do volume: b h 0 v0=b h1 v1 Como a espessura h 1 menor que h 0 , tem-se que a velocidade v 1 maior que v 0 Existe somente um ponto do material com velocidade igual velocidade perifrica dos cilindros, chamado ponto neutro. Antes do ponto neutro: atrito empurra material no sentido do movimento Depois do ponto neutro: atrito empurra material no sentido oposto ao movimento 3. Tipos de laminadores Laminadores: mquinas que executam a laminao. Compostas pelas estruturas (gaiolas), cilindros, mancais, etc. O conjunto denominado cadeira de laminao.

Classificao quanto s condies de trabalho: - a quente - a frio Classificao quanto quantidade de cilindros, seus dimetros e disposio: - Duo: dois cilindros de mesmo dimetro girando em sentidos opostos - com retorno por cima (sempre mesmo sentido de rotao) - reversvel (sentido de rotao invertido a cada passe)

2009A Conformao 3

- conjunto de duos: laminao contnua

- Trio: trs cilindros laminadores. Pea avana entre cilindros inferior e mdio mas retorna entre cilindros superior e mdio (no necessrio reverter o sentido de giro dos cilindros) - Qudruo: quatro cilindros, dois de trabalho e dois de apoio. Obtm espessura uniforme em toda a seo transversal

- Laminador Universal: combinao de cilindros horizontais e verticais. Por exemplo o tipo Grey (laminao de perfilados duplo T). Cilindros verticais conformam material mas so rotacionados pelo prprio movimento do material.

2009A Conformao 4

- laminador Sendzimir: dois cilindros de trabalho suportados por dois cilindros de apoio cada um. Permite maiores redues de espessura por passe.

Perguntas: 1. Quais as vantagens e desvantagens e se utilizar cadeiras de laminao do tipo duo com retorno por cima, duo reversvel, trio e qudruo?

2. Para laminao contnua, todas as cadeiras de laminao devem rotacionar na mesma velocidade?

4. Operaes de Laminao 4.1 Desbaste e acabamento - desbaste (laminador primrio): laminao a quente - acabamento (laminador acabador/secundrio): iniciado a quente, finalizado a frio.

2009A Conformao 5

4.2 Cilindro com canais Cilindro de laminao pode ser liso ou apresentar vrios canais, cada um relativo a um passe.

Cilindros com vrios canais (nesse caso, do tipo trio)

2009A Conformao 6

4.3 Chapas A partir de lingotes, realiza-se vrios passes (parte-se do lingote reaquecido acima da temperatura de recristalizao): - passe por laminador tipo duo para quebra de casca de xido (sob jato d'gua de alta presso) - passes de desbaste em laminadores do tipo qudruo (quatro passes, por exemplo) - outro passe por laminador tipo duo para quebra de casca de xido - passes de acabamentos em laminadores do tipo qudruo (seis passes, por exemplo) No acabamento pode-se realizar redues de 50%, 40%, 40%, 35%, 15%, 10% . Placa com 28mm no incio do acabamento ficaria com 2,5 mm ao final do acabamento. Depois de acabadas as chapas so enroladas em bobinas por bobinadeiras. A laminao continua a frio em laminadores qudruos mas antes as bobinas passam por processo de decapagem (remoo qumica da casca de xido em soluo de cido sulfrico). Espessura final: 0,20 0,35 mm Bobinas podem ser recozidas (aquecidas acima da temperatura de recristalizao) para aumentar a tenacidade das chapas (se desejvel). Perguntas: 3. Em que tipo de operao de laminao realiza-se maior reduo de espessura: desbaste ou acabamento? Por que?

4. O que decapagem?

FORJAMENTO 1. Introduo Forjamento: conformao mecnica pelo martelamento ou prensagem. Tipos de equipamentos: - martelo de forja: golpes rpidos e sucessivos, deformao superficial - prensas: compresso a baixa velocidade, deformao profunda e regular Geralmente so realizadas a quente (acima da temperatura de recristalizao, mas no muito acima para no acelerar o processo de oxidao 800 a 1000 C para aos). 2. Processos de forjamento 2.1 Prensagem Utilizado na deformao inicial de lingotes, forjamento de grandes eixos (navio), forjamento de peas simtricas. Prensas so acionadas hidraulicamente (ou mecanicamente) e podem atingir 50000 toneladas. Presso controlada, ausncia de choque, menor manuteno que martelamento 2009A Conformao 7

Em matrizes fechadas conforma-se apenas metais e ligas no ferrosas. Presses geralmente aplicadas (t/cm2) - lato: 0,7 a 2,8 - alumnio: 1,4 a 2,8 - ao: 2,1 a 4,2 - titnio: 2,8 a 5,6 2.2 Forjamento livre (ou simples) Operao preliminar de forjamento, esboa formas. Exemplos: esmagamento, conformao de flange, dobramento de barra e de chapa, dobramento de pea previamente esboada, corte (com auxlio de cunha), estiramento, perfurao a quente, estrangulamento de barra e de chapa.

Esmagamento

Conformao de flange 2009A Conformao 8

Dobramento de barra e chapa

Dobramento de pea j esboada

Corte

Estiramento

Perfurao 2.3 Forjamento em Matriz

Estrangulamento

Forjamento em matrizes fechadas: forma definida e precisa Metade da matriz presa na bigorna, outra metade no martelo de queda que aplica golpes sucessivos. Cavidade perifrica existe para conter excesso de material, que deve ser previsto para preenchimento total da matriz. H formao de rebarba. Corte de rebarba realizado em matrizes de corte.

2009A Conformao 9

Corte de rebarba

Forjamento em Matriz Cuidados a serem tomados: - deixar sobre metal para posterior usinagem - fazer peas com conicidade (aprox 7 graus para permitir retirada da matriz) - evitar cantos vivos (para evitar fissuras)

- estabelecer tolerncias de deslocamento entre matrizes

2009A Conformao 10

- prever a contrao do metal (pois conformado a quente, aproximadamente 1% de contrao linear) - utilizar sistemas de referncia para alinhamento das matrizes (formatos macho e fmea)

- prever canais de rebarba

2.4 Forjamento Rotativo Reduo da rea da seo transversal de barras e tubos por aplicao de golpes radiais. Ou a pea, ou a matriz possui movimento de rotao. Pea avana para o interior da matriz enquanto que a matriz realiza o martelamento.

2009A Conformao 11

Perguntas: 5. Qual so as diferenas de movimentao da ferramenta nos forjamentos por prensagem e forjamentos por martelamento (livre e matriz)? O que isso implica na durabilidade das ferramentas?

6. Em que tipo de operao de forjamento so utilizados canais de rebarba? Para que servem esses canais?

7. O se faz para evitar o desalinhamento das duas partes de uma matriz de forjamento em matriz?

3. Foras de Forjamento 3.1 Prensagem Deduz-se a frmula da fora de prensagem pelo trabalho realizado por essa fora na deformao da pea.

P=

V c Rd ln h0 /h1 h 0h 1

Onde: - P: fora de prensagem -Vc: volume da pea (constante) - Rd: resistncia deformao prensagem - h0 e h1: alturas inicial e final da pea Exemplo: pea de entrada: 100mm altura, 100mm de dimetro pea de sada: 50mm de altura. Material: ao, Rd = 25 Kgf/mm2 Resposta:

2009A Conformao 12

3.3 Martelamento Transferncia de energia cintica do martelo para energia de deformao plstica da pea.

H=

V c Rd lnh 0 /h1 Q

Onde: - H: altura de queda -Vc: volume da pea (constante) - Rd: resistncia deformao ao martelamento - h0 e h1: alturas inicial e final da pea - : rendimento - Q: massa do martelo Exemplo: Cubo: h0 = 70mm, h1 = 65 mm, Rd = 15 Kgf/mm2 Martelo: Q = 1000Kg, rendimento=0,7 Resposta:

Obs: para martelamento com matriz fechada multiplicar o Rd por coeficiente (1,3 a 1,5).

2009A Conformao 13

ESTAMPAGEM 1. Introduo Estampagem: conformao mecnica de chapas, geralmente a frio. Tipos de operao: - corte - dobramento e encurvamento - estampagem profunda (as vezes a quente) 2. Corte Utilizao de prensa, matriz e puno de corte.

Experimentalmente percebe-se que para melhor acabamento a espessura da chapa deve ser menor que o dimetro do puno. Pode-se obter diversas formas utilizando puno e matriz adequados (geometria similar pea). Procura-se otimizar a distribuio de peas sobre a chapa.

necessrio estabelecer um valor de folga entre puno e matriz. Na figura abaixo, cada curva relativa a um tipo de material. A curva superior se refere a ao duro, a do meio a ao doce e lato e a inferior a alumnio.

2009A Conformao 14

Esforo necessrio para o corte:


Q= p e c

Q: esforo de corte ou cisalhamento p: permetro da figura da pea e: espessura da chapa c : resistncia ao cisalhamento, igual a 3/4 a 4/5 de e Exemplo:
c =30 Kgf /mm
2

, e=2mm , d =100mm

Resposta:

3. Dobramento e encurvamento Espessura da chapa mantida aproximadamente constante.

Dobramento

Encurvamento

3.1 Raios de curvatura e ngulos Deve-se evitar cantos vivos e utilizar raios de curvatura de: - 1 a 2 vezes a espessura da chapa (materiais moles) - 3 a 4 vezes a espessura da chapa (materiais duros) O ngulo de dobramento na matriz deve ser mais acentuado que o ngulo final da pea pois a chapa tente a voltar para forma anterior.

2009A Conformao 15

3.2 Linha Neutra Linha neutra: no h deformao Comprimento necessrio antes da dobra: igual ao comprimento da linha neutra do elemento dobrado.

c=ab/ 2r y

y=e/ 2

para chapas de at 1mm

y=e/ 3 para chapas maiores

3.3 Fora de Dobramento

2f be P= 3l

f =2 e

Onde: P: fora de dobramento b: largura da placa e: espessura da chapa l: distncia entre apoios f : tenso de flexo necessria e : tenso de escoamento

Note que a tenso de dobramento necessria igual a duas vezes a tenso de escoamento para melhor conformao da chapa. Exemplo: l =75 mm , b=50 mm , e=3 mm , e=40Kgf / mm2 Resposta:

2009A Conformao 16

4. Estampagem profunda

Chapas so conformadas na forma de copo. Fundo do copo no sofre alterao, lateral cilndrica deformada. A altura final do copo maior que a dimenso h 0 inicial.

A figura a seguir mostra estgios da estampagem profunda. Note que necessrio utilizar um disco de reteno na parte superior (em torno do puno) para evitar enrugamento da chapa.

4.1 Dimetro do disco inicial


D= d 4dh
2

D: dimetro do disco inicial d: dimetro do cilindro do copo h: altura do copo Clculo aproximado, necessidade de verificao prtica das dimenses obtidas. Para formas variadas, chapa inicial obtida basicamente por tentativa e erro.

2009A Conformao 17

5. Reestampagem Para estampagem de peas mais complexas ou para estampagem profunda de copos com altura maior que o dimetro necessrio realizar mais de um passe.

Perguntas: 8. Quais so os tipos de operao de estampagem?

9. Ordene os processos em funo do esforo necessrio na prensa: forjamento por prensagem, dobramento de chapas, corte de chapas.

10. Para que serve o disco de reteno na estampagem profunda?

EXTRUSO 1. Introduo Bloco de metal (tarugo) forado a passar por orifcio de uma matriz (utiliza-se prensas horizontais com capacidade de 1500 a 5000 toneladas). Produo de perfis de seo transversal variada (slidos ou tubulares). Exemplo: tubos, perfis para estruturas de janelas. Realizado tanto a quente como a frio (dependendo do material e do grau de deformao). Metais normalmente processados: alumnio e cobre (alta ductibilidade). Tambm possvel processar ligas de ao (a quente). Redues de rea da seo transversal: normalmente 1:20 (mximo 1:100 com materiais bastante dcteis).

2009A Conformao 18

2. Tipos de extruso - direta: mbolo empurra e movimenta material para interior da matriz - indireta: mbolo empurra e movimenta matriz contra o material (menor esforo devido reduo do atrito, mas de difcil implementao).

Na extruso direta utiliza-se um acessrio denominado falso pisto: pea cilndrica de ao inserida entre mbolo e tarugo para evitar desgaste do mbolo. 3. Temperatura e velocidade de extruso A temperatura uma varivel de grande importncia no processo de extruso. Quanto mais elevada diminui a resistncia deformao e aumenta a produtividade porm aumenta a taxa de oxidadao do material e pode comprometer a qualidade do produto (acabamento superficial e resistncia mecnica). Ao mesmo tempo, h aumento de temperatura causado pelo atrito do tarugo com a cmara de extruso e pela deformao, que so dependentes da velocidade de extruso. Assim, deve-se escolher temperaturas iniciais do tarugo e velocidades de extruso que sejam compatveis com a temperatura final do extrudado (temperatura emergente). 4. Obteno de tubos sem costura por extruso

2009A Conformao 19

ESTIRAMENTO (TREFILAO) Obteno de fios (eltricos) e arames (construo) a partir do fio-mquina (produto semiacabado de aproximadamente 6,4 mm de dimetro, obtido por laminao). Fio-mquina forado a passar por matriz (fieira) que reduz seu dimetro. Diferentemente da extruso, foras de trao so aplicadas no produto que est saindo da matriz.

Aplica-se foras de at 100 toneladas e velocidades variantes entre 9 e 1500 m/min. Estiramento seco: aplica-se lubrificante (graxa ou p de sabo) sobre o fio. Estiramento mido: fio submerso em fluido lubrificante.

Ocorre o encruamento do material, melhorando as propriedades de resistncia e dureza. Mas a tenacidade diminuda, ento pode ser realizado um recozimento, se desejado. Perguntas 11. Quais as diferenas entre as geometrias das peas extrudadas e estiradas?

12. O que ocasiona o efeito de encruamento? Quais so as conseqncias em relao as propriedades mecnicas das peas? Esse efeito desejado para peas estiradas?

2009A Conformao 20

13. possvel fazer tubos sem costura por extruso?

14. Qual a reduo obtida na extruso de um tarugo de 200 mm de dimetro a um tubo de dimetro externo de 120 mm e interno de 108 mm ?

15. Para o caso do exerccio anterior, admitindo que o tarugo de 2,4 m de comprimento tenha sido inteiramente extrudado, qual aproximadamente o comprimento final do tubo?

OUTROS PROCESSOS DE CONFORMAO 1. Cunhagem Prensagem a frio em matrizes de alta preciso. Aplicada a peas semi-prontas para obteno de medalhas, moedas, talheres, etc. Materiais passveis cunhagem: aos de baixo carbono (at 0,30%), aos inoxidveis, cobre, prata, outro, etc. 2. Repuxamento Conformao de chapas em cilindros, cones, semi-esferas, sinos, em que a pea sofre movimento de rotao enquanto conformada.

2009A Conformao 21

3. Conformao com trs cilindros Encurvamento a frio de barras, chapas e tubos pela passagem entre trs cilindros

4. Mandrilagem Outro mtodo para obteno de tubos sem costura. Utilizado tambm para modificar dimetro de tubos sem costura. Note que existe limitao fsica no comprimento do tubo (limitado ao comprimento da haste do mandril).

Perguntas: 16. Por que o processo de cunhagem sempre realizado a frio?

17. Compare as caractersticas dos processos de estampagem profunda e de repuxamento aplicados na fabricao de uma panela.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - Chiaverini, V. - Tecnologia Mecnica, Volume II, 2a ed., Makron Books, 1986 - Kalpakjian, S., Manufacturing Engineering & Tecnology, 4th ed, Addison Wesley, 2000 - Groover, M. P., Fundamentals of Moder Manufacturing, Prentice Hall, 1996

2009A Conformao 22

También podría gustarte