Está en la página 1de 54

Estamos iniciando o curso de Gesto Ambiental e Recursos Hdricos cujo objetivo aumentar competitiva diante dos problemas s questes

s ambientais ligados e

principalmente agroindustriais.

agropecurias

O curso est estruturado num conjunto de 4 mdulos e em vrios momentos voc ser solicitado a participar de exerccios e testar seus conhecimentos. Desse modo importantssimo que voc esteja aberto a receber novas informaes e a associ-las ao seu dia-a-dia

Mdulo I Objetivo: Fornecer informaes na rea ambiental e de recursos hdricos sobre a legislao atual O que caracteriza uma molcula orgnica? Seria o fato dela ter uma molcula de carbono ligada com hidrognio em seus radicais ou o tipo de arranjo desta molcula? Bom vamos pensar... O que diferencia de fato uma molcula orgnica alm do fato de ser um elemento composto de carbono e hidrognio a energia que liga estas molculas e esta energia proveniente da fotossntese.

Esta energia proveniente do processo da fotossntese que transforma energia solar em energia qumica. Podemos imaginar que toda a vida no planeta nada mais do que a busca desta energia onde os organismos autotrficos (plantas, algas etc.) processam o seu prprio alimento e os organismos heterotrficos (animais) buscam sua energia em outros seres vivos, ou seja, todo o processo alimentar dos animais heterotrficos visa quebrar as molculas orgnicas em busca da energia das suas ligaes. Conceitos iniciais Cada vez mais espcies de plantas e animais sofrem mutaes e evoluem.

Os primeiros organismos fotossintticos provavelmente flutuavam sob a superfcie das guas iluminadas pelo sol, e devido escassez dos recursos minerais em mares abertos, as colnias destes organismos se concentravam nas encostas dos continentes. Como sabemos os fatores essenciais para os organismos fotossintticos so: a luz, gua, dixido de carbono, oxignio para a respirao e alguns minerais,

sendo que o oxignio (O2) e o dixido de carbono circulam mais livremente no ar que na gua e o solo geralmente mais rico em minerais. Vrias interaes entre os organismos e seu ambiente influenciaram na evoluo das espcies, alm da seleo natural, como por exemplo: - O acaso - Relaes internas entre caminhos bioqumicos e do desenvolvimento - Tambm as relaes internas entre diferentes rgos, o que organiza a seleo por exigir que as novas caractersticas sejam combatveis com o restante da organizao interna do organismo. - Fatores abiticos; clima, salinidade, tipo de solo e disponibilidade de gua. - Fatores biticos; presas, predadores, agentes patognicos, competidores e mutualistas. - Interao entre indivduos da mesma espcie; acasalamento, competio por recursos e demais interaes sociais Outro assunto que de extrema importncia e que vamos abordar agora o solo com sua caracterizao e capacidade de suporte.

Exerccio Aps ter visto como o solo formado, assinale as alternativas que correspondem as funes do solo. Assim que terminar clique no boto resposta. ( ) Biolgico ( ) cobertura ( ) fonte de material ( ) suporte ( ) alimentar ( ) filtro

Gabarito no final da apostila

A Agroecologia um ponto importante para a gesto ambiental e recursos hdricos pois, ela que mantm a base de recursos sobre a qual depende; Aliado a um mnimo de insumos artificiais de fora da propriedade, que controla pragas e doenas atravs de mecanismos internos e presentes dentro da mesma e que tenha a capacidade de se recuperar das alteraes antrpicas causadas pelas atividades agropecurias. Para estabelecer um agroecossistema sustentvel necessrio gerar conhecimentos cientifico e habilidades tcnico - gerencias para relacionar os vrios aspectos do conhecimento. Sustentabilidade um teste de tempo, um agroecossistema (fazenda) que vem produzindo por um longo perodo de tempo sem degradar seus recursos locais ou recursos de outro lugar, pode ser dito sustentvel. Existem grandes questes sobre a sustentabilidade, como por exemplo: O que um longo perodo de tempo? Como determinar a degradao que tem ocorrido? Como criar sistemas sustentveis se a prova da sustentabilidade continua sempre no futuro? So questes importantes que devem ser respondidas para estabelecer sistemas agroecolgicos sustentveis, ento diante desse fato imprescindvel o papel dos cientistas que tem como tarefas identificar parmetros dos agroecossistemas, estabelecer caractersticas especificas que so fundamentais no funcionamento da agropecuria, determinar em que nvel ou condio essas variveis devem se manter para que a sustentabilidade ocorra.

Basicamente dois tipos de sistema sustentveis ocorrem na realidade, para conhecer um pouco sobre cada um deles passe o mouse sobre as setas.

Ecossistemas naturais perodos de tempo. Sistemas agrcolas tradicionais

rico em biodiversidade, sustentvel por longos

mais produtivos, produtividade s pode ser

mantida com a adio em larga escala de matria prima, recursos humanos e energia externa. Ambos tm suportado o teste do tempo mantendo sua produtividade por longos perodos e podem oferecer diferentes conhecimentos bsicos. Os ecossistemas naturais nos do um importante ponto de referncia para entender as bases ecolgicas da sustentabilidade, e os agroecossistemas tradicionais oferecem exemplos abundantes de prticas agrcolas sustentveis.

Legislao Ambiental O homem sentiu que os recursos ambientais so poucos e finitos, e que se no descobrir novas alternativas energticas e alimentares etc. a prpria sociedade ir arcar com o prejuzo. Por isto que o enfoque dentro da questo ambiental tem uma viso de sustentabilidade ambiental. Desenvolvimento Sustentado . fundamental para a sociedade o adequado equilbrio entre a oferta e a demanda dos recursos ambientais, sejam naturais (ar, gua, solo), econmicos ou scio-culturais, visando diminuir seus reflexos na vida do homem e permitindo a minimizao de seus conflitos de usos. Demanda esta, que vai desde as necessidades bsicas da vida (alimentao, roupa, moradia, sade, educao, segurana) as necessidades econmicas, sociais, polticas e culturais.(A.J. Freitas) Para administrar estes conflitos, fundamental uma poltica que estabelea as diretrizes gerais, a organizao administrativa e funcional necessria para tal e por um sistema de gerenciamento, constitudo pelo conjunto de organismos, agncias e instalaes governamentais e privadas, para execuo da poltica, por meio do modelo adotado e tendo por instrumento, o planejamento ambiental. O gerenciamento de um recurso ambiental, natural, econmico ou sociocultural. consiste no conjunto de aes(leis, decretos, normas ou regulamentos) destinadas a compatibilizar o uso, o controle e a proteo deste recurso avaliando a situao reinante com os princpios ditados pela respectiva poltica do recurso.

Os principais condicionantes jurdicos de um modelo brasileiro de gesto de recursos hdricos.

10

Conceitos da legislao vigente:

- No direito Brasileiro o direito de guas faz parte do Direito Administrativo. - O domnio das guas pblicas declarado por ato de Outorga. - As guas subterrneas pertencem aos estados. - Em mbito federal a legislao que se aplica aos aspectos qualitativos das guas pblicas a lei ambiental. - A prioridade para uso das guas pblicas no Brasil para abastecimento pblico. - A atribuio legal do saneamento do municpio. - A ao civil pblica pode ser movida por todas as entidades fsico-jurdicas como: a unio,associaes constitudas por menos de 1 ano e fundaes. - A outorga do uso da gua pressupe que o poder pblico autoriza o uso em guas permanentes, de acordo com condicionantes por um determinado perodo. - O licenciamento ambiental dado por rgo estadual de Meio Ambiente.

Agrotxicos Uso de Agrotxicos:

Projeto de lei n 02/97 de 18/02/97 que dispe sobre o uso, a produo, o comrcio, o armazenamento, o transporte e a fiscalizao de agrotxico, componentes e afins no Estado de Gois. - Art. 1 - O uso, a produo, o consumo, o comrcio, o armazenamento, transporte e a fiscalizao e o destino final das embalagens de agrotxicos e resduos, seus componentes e afins, no territrio do estado de Gois sero regidos por esta lei. - Art.2 - Compete as secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Sade a fiscalizao do cumprimento da legislao estadual referente a agrotxicos, resduos seus componentes e afins e do que outorgado pela legislao Federal vigente. - Art.3 - Para efeito desta lei, considera-se: a) - Agrotxicos - os produtos qumicos destinados ao uso nos setores de produo, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrcolas, nas pastagens, na proteo de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e tambm de ambientes urbanos, hdricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composio da flora ou da fauna , afim de preserv-las de ao danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substncias necessrias para ser bom desenvolvimento.

11

Pargrafo 1

- Os produtos domissanitrios devero ser regidos por normas

estabelecidas pela Secretria de sade do Estado. Pargrafo 2 - A indstria importadora, produtora ou manipuladora de agrotxicos e afins, postulante do cadastramento do produto, apresentar, obrigatoriamente documentos prprios ao secretrio da agricultura . - Art.4 - A comercializao, uso, consumo, e armazenamento, no territrio de Gois,de todo e qualquer agrotxico e afins, esto condicionado a aprovao do pedido de cadastramento do produto perante a secretaria de agricultura que dever fornecer cpias a secretaria de sade e a secretaria estadual do meio ambiente, para as respectivas aes desses rgos e suas competncias. Pargrafo 2 - A indstria importadora, produtora ou manipuladora de agrotxicos e afins, postulante do cadastramento do produto, apresentar, obrigatoriamente documentos prprios ao secretrio da agricultura . - Art.4 - A comercializao, uso, consumo, e armazenamento, no territrio de Gois,de todo e qualquer agrotxico e afins, esto condicionado a aprovao do pedido de cadastramento do produto perante a secretaria de agricultura que dever fornecer cpias a secretaria de sade e a secretaria estadual do meio ambiente, para as respectivas aes desses rgos e suas competncias. Veja quais so os outros aspectos importantes deste Projeto de Lei: Caber secretaria de agricultura caber elaborar e publicar no dirio oficial do

Estado, at 6 meses,a listagem de agrotxicos, seus componentes e afins de uso permitido no Estado. Todo estabelecimento que opera com agrotxicos e afins no poder funcionar sem assistncia de profissional legalmente habilitado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Os agrotxicos s podero ser comercializados diretamente aos usurios, atravs de apresentao do Receiturio Agronmico prescrito por profissional legalmente habilitado no CREA. Dever ser especificada no receiturio agronmico, toda recomendao relativa a proteo ao meio ambiente. Utilizao e destinao de embalagens e de responsabilidade do usurio. As embalagens usadas no podero ser utilizadas para outros fins e devero ser inutilizadas ou destrudas ou destinadas de acordo com orientao tcnica. Penalidades previstas : sem prejuzo das responsabilidades civil e penal, acarretar pesadas sanes administrativas.

12

Veja abaixo os decretos sobre reas de reserva legal e permanente: Decreto n 4593 de 13 de novembro de 1995 - Que regulamenta a lei n 12596 de 14 de maro de 1995, que dispe sobre a poltica florestal do Estado de Gois. Art 1 - Fica reconhecido como patrimnio natural do estado de Gois o bioma cerrado, cujos integrantes so bens de interesse de todos os habitantes do estado. Art.2 - Todas as formas de vegetao existentes no territrio goiano, nativas ou plantadas, so bens de interesse comum a todos os habitantes do estado, observando-se o direito de propriedade, com as limitaes que a legislao em geral e, especialmente, este decreto estabelece. Saiba mais: Consideram-se reas de preservao permanente em todo o territrio Goiano as florestas e demais formas de vegetao natural situadas em: Nos locais de pouso de aves de arribao, assim declarados pelo conselho estadual do meio ambiente-CEMA, ou protegidos por convnio, acordo ou tratado internacional de que a unio federal e signatria. Ao longo dos rios ou qualquer curso dgua, desde seu nvel mais alto, cuja largura mnima em cada margem, seja de : a) 30m para curso dgua, com menos de l0m de largura. b) 50m para curso dgua de 10m a 50m de largura. c) 100m para curso dgua de 50m a 200m de largura d) 200m para curso dgua de 200m a 600m de largura e) 500m para curso dgua com largura superior a 600m

Ao redor das lagoas ou reservatrios dgua naturais ou artificiais, desde que seu nvel mais alto, medido horizontalmente em faixa marginal cuja largura mnima seja de ; 30m para os que estejam situados em reas urbanas, e 100m para os que estejam em rea rural exceto os corpos dgua com at 20ha de superfcie, cuja faixa marginal seja de 50m. Nas nascentes ainda que intermitentes e nos chamados olhos dgua qualquer que seja a sua situao topogrfica, num raio mnimo de 50m. Consideram-se tambm reas de preservao permanente : as veredas, reas com altitudes superiores a 1200m, nas encostas com declividades superiores a 100% ou 45 na sua linha de maior declive. Reserva legal de 20% da rea do imvel, no podem ser contabilizadas as reas de reserva permanente.

13

O prximo assunto deste mdulo sobre a constituio federal. Exerccio Sobre o Projeto de lei n 02/97 de 18/02/97 Art.3 - Para efeito desta lei, considera-se: os produtos qumicos destinados ao uso nos setores de

Agrotxicos

desenvolvimento, armazenamento e beneficiamento de produtos agrcolas, nas pastagens, na proteo de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e tambm de ambientes urbanos, hdricos e industriais, cuja finalidade seja preservar a composio da flora ou da fauna , afim de preserv-las de ao danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substncias necessrias para ser bom desenvolvimento. Escreva aqui a resposta correta da atividade:

Meio Ambiente da Constituio Federal Agora que j terminou de fazer a atividade e fixou bem os conceitos que estudamos, vamos dar continuidade ao curso falando sobre a Constituio Federal. V controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas , mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

VI promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente;

VII proteger a fauna e a flor, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais crueldade; 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico

competente na forma de lei.

14

3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio Nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso de recursos naturais. 5 So indispensveis as terras devolutas ou arrecadadas pelo estado, por aes discriminatrias, necessrias a proteo dos ecossistemas naturais. 6 As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal sem o que no podero ser instaladas. VI promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII proteger a fauna e a flor, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais crueldade; 2 - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico

competente na forma de lei. 3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio Nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso de recursos naturais. 5 So indispensveis as terras devolutas ou arrecadadas pelo estado, por aes discriminatrias, necessrias a proteo dos ecossistemas naturais. 6 As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal sem o que no podero ser instaladas. Elaborao de Estudos de Impacto Ambiental A necessidade da elaborao de estudos de impacto ambiental est relacionada a uma imposio legal, tendo em vista a promulgao da resoluo CONAMA n 01, de 23 de janeiro de 1986. Vale esclarecer, que os estados e os municpios podem traar dispositivos legais complementando e que prescreve a legislao do plano federal.

15

Ainda que a imposio legal seja, evidentemente, a mais perceptvel quanto a necessidade de se elaborar estudos de impacto ambiental, possvel vislumbrar, ainda, pelo menos mais trs formas. Para conhecer quais so, clique nas figuras:

Natureza A forma ecolgica evidencia-se, a medida que se compreende, que a avaliao de impactos ambientais tem a capacidade de selecionar a melhor alternativa de uma determinada ao impactante sob o ponto de vista ambiental. Quando uma ao ambiental proposta, por exemplo, um empreendimento agrcola pode ser definido alternativo tecnolgica e de localizao do mesmo, incluindo-se a denominada alternativa testemunha, ou seja, no executar o empreendimento. Considerando que essas alternativas apresentam perfis impactantes diferentes entre si, por meio de comparao das alternativas, torna-se possvel optar pela melhor sob o aspecto ambiental. Carro lcool A forma econmica pode ser mais bem percebida, quando se considera que a avaliao de impactos ambientais preconiza a adoo de medidas ambientais preventivas (sistemas antipoluentes), desenvolvimento de equipamentos menos impactantes etc., que apresentam custos significativamente inferiores s medidas de cunho corretivo, ou seja, que so adotados aps o surgimento do problema. Desse modo, so privilegiadas aquelas alternativas que contemplem uma maior possibilidade de adoo de medidas ambientais preventivas. Campo trator A forma tica est relacionada ao grau de conscientizao do agente responsvel pelo empreendimento impactante sobre o seu papel na sociedade. No caso de empreendimentos agrcolas, esse agente assume diversas denominaes: pequeno produtor rural, mdio produtor rural, grande produtor rural, cooperativas agrcolas, empresa agrcola, entre outras. Sob o aspecto tico, deve ser assumido que pessoas com maior massa crtica e grau de cidadania cumprem mais rigorosamente suas obrigaes, no caso relacionado s interferncias no meio ambiente. O conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA , no uso das suas atribuies que lhe confere o artigo 48 do decreto n 88.351, de 01 de junho de 1983, considerando a necessidade de se estabelecerem s definies, as responsabilidades, os critrios

16

bsicos e as diretrizes gerais para uso e implementao da avaliao de impacto ambiental, como um dos instrumentos da poltica nacional do meio ambiente, resolve: Artigo 1 - Para efeito desta resoluo, considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I- a sade, a segurana e o bem estar da populao; II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente, Artigo 2 - Depender de elaborao de estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto ambiental - RIMA , a serem submetidos aprovao do rgo estadual competente, e do SEMA em carter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; II - Ferrovias; III - Portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso I, artigo 48 , do decreto-lei n32, de 18 de novembro de 1966; V - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; VI - Linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230 kv; VII - Obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos, tais como: barragens para fins hidreltricos, acima de 10 MW, de saneamento ou de irrigao, abertura de canais de navegao, drenagem e irrigao, retificao de cursos dgua, abertura de barras e embocaduras, transposio de bacias, diques; VIII - Extrao de combustvel fssil (petrleo, xisto, carvo); IX - Extrao de minrio, inclusive os da classe II, definidos no cdigo de minerao; X - Aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; XI - Usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria acima de 10mw; XII - Complexo e unidades industriais e agroindustriais (petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos, destilarias de lcool, hulha, extrao e cultivo de recursos hdricos); XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais;

17

XIV - Explorao econmica de madeira ou lenha, em reas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental; XV - Projetos urbansticos, acima de 100 ha ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental, critrio da SEMA e dos rgos municipais e estaduais competentes; XVI - Qualquer atividade que utilizar carvo vegetal, derivados ou produtos similares em quantidade superior a dez toneladas por dia; XVII - Projetos agropecurios que contemplem reas acima 1.000 hectares ou menores, nesse caso, quando se tratar de reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental, inclusive nas reas de proteo ambiental. Artigo 5 - O estudo de impacto ambiental, alm de atender legislao, em especial os princpios e objetivo expresso na lei de poltica nacional de meio ambiente, obedecer as seguintes diretrizes gerais: I - Contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao de projeto, confrontando-as com a hiptese de no execuo do projeto; II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantao e operao da atividade; III - Definir os limites da rea geogrfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada rea de influncia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrogrfica na qual se localiza; IV - Considerar os planos e programas governamentais, propostas e em implantao na rea de influncia do projeto, e sua compatibilidade. Pargrafo nico - Ao determinar a execuo do estudo de impacto ambiental, o rgo estadual competente, ou a SEMA ou, quando couber, o municpio, fixaro as diretrizes adicionais que , pelas peculiaridades do projeto e caractersticas ambientais da rea, forem julgadas necessrias, inclusive os prazos para concluso e anlise dos estudos. Artigo 6 - O estudo de impacto ambiental desenvolver no mnimo, as seguintes atividades tcnicas: I - Diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto com completa descrio e analise dos recursos ambientais e suas interaes, tal como existem,de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto, considerando:

18

a) o meio fsico O sub-solo, as guas , o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos dgua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas, as correntes atmosfricas; b) o meio biolgico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e as reas de preservao permanente; c) o meio scio-econmico - o uso e ocupao do solo, os usos da gua e a scioeconomia, destacando os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e o potencial utilizao futura desses recursos. II - Anlise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, atravs de identificao, previso da magnitude e interpretao da importncia dos provveis impactos relevantes, discriminando: os impactos positivos e negativos (benficos e adversos), diretos e indiretos, imediatos e a mdio e longo prazo, temporrios e permanentes; seu grau de reversibilidade; suas propriedades cumulativas e sinergticas; a distribuio dos nus e benefcios sociais. III - Definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamentos de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas. IV - Elaborao do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e parmetros a serem considerados. Pargrafo nico - Ao determinar a execuo do estudo de impacto ambiental, o rgo estadual competente; ou a SEMA ou, quando couber, o municpio, fornecer as instrues adicionais que se fizerem necessrias, pelas peculiaridades dos projetos e caractersticas ambientais da rea. Artigo 7 - O estudo de impacto ambiental ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, no dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados.

Artigo 8 - Correro por conta do proponente do projeto todas as despesas e custos referentes realizao do estudo de impacto ambiental, tais como: coleta e aquisio dos dados e informaes, trabalhos e inspees de campo, anlises de laboratrio, estudos tcnicos e cientficos e acompanhamento e monitoramento dos impactos, elaborao do RIMA e fornecimento de pelo menos cinco cpias.

19

Artigo 9 - O relatrio de impacto ambiental - RIMA refletir as concluses do estudo de impacto ambiental e conter, no mnimo; I - Os objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; II - A descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando para cada um deles. nas fases de construo e operao a rea de influncia, as matrias primas e mo de obra, as fontes de energia, os processos e tcnicas operacionais, os provveis efluentes, emisses, resduos de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados; III - A sntese dos resultados dos estudos de diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto IV - A descrio dos provveis impactos ambientais da implantao e operao da atividade, considerando o projeto, suas alternativas , os horizontes de tempo de

incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para suas identificao, quantificao e interpretao; V - A caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes da adoo do projeto e suas alternativas, bem como a hiptese de sua no realizao; VI - A descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderam ser evitados, e o grau de alterao esperado; VII - O programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; VIII - Recomendao quanto alternativa mais favorvel (concluses e critrios de ordem geral); Pargrafo nico - O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada sua compreenso. As informaes devem ser traduzidas em linguagem acessvel, ilustradas por mapas, cartas, quadros, grficos e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as conseqncias ambientais de sua implementao.

20

Mdulo II Objetivo: Apresentar os cuidados na utilizao dos biosslidos a bordando tambm a importncia da reciclagem urbana. Neste mdulo vamos comear falando sobre eroso solar e a importncia do ciclo do carbono no agronegcio. Os fatores climticos so coadjuvantes no processo da eroso hdrica e acentua muito com a participao dos ventos e temperatura nos processos erosivos dos solos. A comunidade cientifica nacional trabalha focado na ao dos ventos outros na temperatura, mas poucos trabalham com o fator irradiao solar. Para se ter idia da importncia desta questo vejamos um comparativo na Alemanha que est localizada entre os paralelos 47/58 grau norte, eles tem 3.349 milijaules por metro quadrado de irradiao solar, no Brasil que esta entre o paralelo 5 e o paralelo 34 temos 5.024 a 6.694 milijaules por metro quadrado de irradiao que praticamente o dobro de irradiao que recebe a Alemanha. Ou seja quanto maior a irradiao solar maior a temperatura do solo e maior a velocidade de decomposio dos estoques de carbonos. O ciclo biogeoqumico do carbono acontece no planeta inteiro, realizado principalmente por seres vivos do solo cuja base de nutrio o carbono. O carbono fundamental para as plantas e para a vida do solo. Devemos manter o ciclo do carbono no solo, porque so os seres do solo que reciclam carbono, todos os nutrientes e alimentam as plantas. O metabolismo microbiano gera 70% do carbono na atmosfera na forma de CO2, est provado que a destruio da camada de oznio tem tudo a ver com a agricultura que libera o carbono, ou seja, num processo de gesto na agropecuria deve-se procurar tecnologias que mantenham a vida nos solos e que aumentem a quantidade de matria orgnica, permitindo maior reteno de carbono, minimizando ou evitando a liberao de co2. O paradigma industrial ligado a produo de fertilizantes est direcionado a suplementar as culturas com nutrientes a base de nitrognio, fsforo, potssio e alguma coisa com enxofre, devemos levar em considerao um pouco de matria orgnica na superfcie mas devemos direcionar trabalhos de pesquisa para conhecer com maior profundidade a questo do ciclo do carbono e outros tipos biogeoqumicos do solo.

21

Sabemos que existe uma relao importante entre o ciclo do carbono e os efeitos solares, no verdade? Pois bem, essa irradiao aquece e destri o estoque de carbono, principalmente a que est contida na matria orgnica exposta diretamente, recebendo uma irradiao de 6600 milijaules por metro quadrado. importante trabalhar o conceito de eroso solar. Em regies de clima temperado este aspecto realmente irrelevante, mas em nossas condies de clima tropical fundamental para entendermos e poder fazer o manejo da matria orgnica no solo e produo agropecuria sem deteriorar o solo, a gua e ar praticando uma agropecuria sustentvel. Aspectos como: Quantos dias de sol a pino incide em nossa regio? Quantos dias chovem? Quanto o solo recebe de irradiao So questes importantes na zona tropical pois destruio da camada de oznio, alteraes do estoque de carbono so fenmenos importantes para a sustentabilidade do agronegcio. A quantidade e a qualidade da matria orgnica no solo depende do tipo de solo, da declividade do terreno, do clima, da temperatura, da pratica de cultivo e da espcie entre outros. Esta idia bsica, no entanto h solos que tem mais matria orgnica que outros. A matria orgnica ativa no coloidal com relao ao carbono/nitrognio nos solos, praticamente leva 10 anos para ser mineralizada. E a inativa que coloidal com relao ao carbono/nitrognio leva 12 anos e com 1500 anos de permanncia no solo. Na estrutura do solo primeiro os polmeros orgnicos insolveis em gua, os polissacardeos de origem microbiana, so fundamentais para a sua estrutura e no se agrega caso no tenha estes polmeros. (Polmero e um material utilizado em tratamento de gua residuria, tratamento de esgoto, e aplicado para aglutinar slidos, estes polmeros artificiais imitam o processo do polmero natural, que agrega a partcula, isto acontece com a diferena de carga eltrica, liga-se uma na outra. A funo deste material e atuar como agentes cimentantes nas partculas do solo que influem fundamentalmente na capacidade de reteno de gua do solo, esta e a ao da matria orgnica humificada. ) Segundo alguns autores a influncia da matria orgnica, na propriedade edfica a mais importante, a capacidade de armazenamento de gua no solo influenciada pela matria orgnica absolutamente fresca armazena 80% a mais de gua, se a matria orgnica estiver humificada o solo vira uma esponja que capaz de absorver 400% a

22

mais do que seu prprio peso em gua. Situao esta, que aumenta de importncia em reas do semi-rido onde poderemos trabalhar os solos como um estoque de reservatrio natural de gua. Quanto maior o teor de umidade, menor amplitude de variao da temperatura no solo, este e o efeito indireto da prpria matria orgnica. Nos solos humificados encontra-se 0.45 calorias por grama, por grau centgrado nas regies tropicais e de 0.18/0.20 menos, quase 30% de capacidade de reao a variao de temperatura. Voc dever desenvolver estratgias para evitar o decrscimo de teor de hmus no solo, pois tal situao pode provocar mudanas negativas tais como: -reduo do teor de umidade, -aumento da amplitude trmica e diminuio do poder tampo do solo e -diminuio potencial de receber carga qumica do solo. Estas estratgias consistem em manter a populao de microorganismo ativo para que ocorra mineralizao da prpria matria orgnica. Dentro deste aspecto, como voc acha que est a agricultura brasileira? Exerccio Assinale uma alternativa ( ) a agricultura brasileira vem se modernizando e buscando tcnicas mais sustentveis, como por exemplo: a rotao de cultura e plantio direto. Porm essas tcnicas nunca buscam outras manter os estoques de carbono no solo que nossa agropecuria precisa. ( ) a agricultura brasileira vem se modernizando e buscando tcnicas mais sustentveis como por exemplo: a rotao de cultura e plantio direto. Tcnicas estas que buscam dentre outras coisas o aumento da matria orgnica, no entanto ainda tem-se demonstrado pouco efetivo para manter os estoques de carbono no solo que nossa agropecuria precisa. ( ) a agricultura brasileira vem ser modernizando e buscando tcnicas mais sustentveis como por exemplo: a rotao de cultura e plantio direto. Essas tcnicas so eficientes para o estoque de carbono no solo que nossa agropecuria precisa. Veja o gabarito no final da apostila Diante da resposta correta da atividade, a agricultura necessita de matria orgnica externa para manter o equilbrio. Desta forma temos uma infinidade de material, resduos de frutos, lixo urbano, resduo de sunos, aves, bovinos, lodo de esgoto etc. desde que trabalhados corretamente podem suprir a grande demanda de matria

23

orgnica por parte da agricultura. No lixo urbano, por exemplo, encontramos uma relao entre 2/34 carbono/nitrognio. Encontramos um volume alto de matria totalmente verde, proveniente das podas das rvores e gramas, normalmente estes materiais so queimados ou vo diretamente para os aterros sanitrios, estes materiais poderia estar em um circuito diferente da coleta, racionalizando o processo de coleta e gerando insumo para a agricultura. Outros materiais passveis de aproveitamento em grande escala pela agricultura: serragem, papeis, jornais ou seja tudo que vem da atividade orgnica. E possvel estabelecer uma estratgia tcnica e promover a recuperao de resduos orgnicos, fazendo a converso destes em matria orgnica. O uso da energia na compostagem (A compostagem uma atividade desenvolvida em meio aerbio controlado e realizada por colnia de microorganismo, j a biodigesto seria no meio anaerbico.) consumida para poder processar a energia das bactrias j a biodigesto produtora de energia. O produto final da compostagem slido e da digesto e lquido. A histria tem registrado a preocupao de antigas civilizaes na reciclagem dos resduos orgnicos. Veja como evoluiu a compostatem nos pases. Para comear clique no globo Na China, na ndia, na Coria e no Japo, a prtica de fertilizao dos solos com uso de material fecal, humano e animal, tem sido mantida por milhares de anos (FENACHEM E MARA, 1983). Esta prtica to importante que registros efetuados, em 1965, do conta de que naquele ano, aproximadamente, 60 % de todo material fecal na zona rural da China foi utilizado como fertilizante e isso representou 22% dos nutrientes exigidos pelas plantaes agrcolas (SHUVAL E YEKUTIEL, 1986). Outros 25% foram obtidos da utilizao de esterco bovino (SHUVAL E YEKUTIEL, 1986; MARA E CAIRNCROSS, 1987). Este fato tem representado um fator de grande economia no Pas. Esta economia pode ser vista na forma direta, se for computado que hoje os 400 milhes da populao adulta da sia reciclam, anualmente papa campos de cultivo, 136.000 toneladas de fsforo, 341.000 toneladas de potssio e 1.051.000 toneladas de nitrognio, oriundos de dejetos orgnicos, (MARA E CAIRNCROSS, 1987).

24

Pases altamente industrializados, como os Estados Unidos e a Inglaterra, utilizam os lodos de esgotos reciclados como fertilizantes agrcolas. Na Inglaterra, 47% do total de lodo de esgoto produzido aplicado no solo, principalmente para a produo de forrageiras utilizadas para a alimentao de caprinos e bovinos. (MARA E CAIRNCROSS, 1987). Na ndia, no Paquisto e no Ceilo, as prticas utilizadas em tempos remotos so seguidas at a presente data e envolvem o uso de compostagem natural de resduos vegetais com estercos e cinzas. Esse material empilhado por camadas, em leiras, e aps sua humificao (10-12 meses) incorporado ao solo para melhor produtividade agrcola (SHUVAL E YRKUTIEL, 1986; STRAUS, 1986). Vale ressaltar, que hoje a compostagem moderna dispe de mtodos mais rpidos, eficientes e seguros para a estabilizao de resduos orgnicos. Nos dias atuais no existem mais dvidas quanto a grande importncia da reciclagem dos resduos orgnicos, como forma de suprir o dficit de nutrientes dos solos agricultveis. Nesse sentido, uma grande ateno nos ltimos anos, tem sido dada ao lixo urbano em face aos vrios problemas sanitrios, ambientais, econmicos e sociais associados a estes resduos e ao grande potencial de nutrientes que este contm. A Reciclagem do Lixo Urbano O lixo urbano ( o lixo produzido pelas pessoas na rua, formado em sua maioria por embalagens (plstico e papel), jornais, panfletos publicitrios e outros. Esse lixo deveria ser jogado em lixeira, mas graa a omisso de governos municipais que no instalam lixeiras associada a falta de conscientizao da populao, podemos encontrar lixo em muitas ruas, de varias cidades brasileiras. Esse lixo ameaa sade pois atrai ratos e insetos que podem transmitir doenas, assim como pode entupir bueiros causando enchentes, j bastante conhecidas no perodo do vero. ) tem sido um dos maiores problemas das sociedades modernas. Entretanto estes problemas tm sido mais contundentes nos pases em desenvolvimento, onde o crescimento populacional, aliado ao processo de industrializao, tem aumentado a produo de lixo e modificado sua composio. O crescimento urbanstico e as leis de proteo ambiental, por sua vez, tm restringido as reas disponveis para o enterramento do lixo (prtica aplicada em 80% do lixo, produzido nos pases pobres). Esse impasse tem levado necessidade da busca de novas solues para a destinao final do lixo urbano e, dentro de uma viso holstica do problema, a reciclagem destes resduos surge como uma das alternativas mais viveis de equacionamento.

25

A reciclagem reduz o volume de lixo e, em conseqncia aumenta a vida til das reas de enterramento, propicia grande economia de energia e de recursos naturais, alm de favorecer a proteo ambiental; e contribui decisivamente para a garantia da sade pblica. A reciclagem do lixo urbano pode ser efetuada, a partir da operao de coleta seletiva, com posterior seleo de materiais feitos em uma central de triagem e compostagem. Reciclagem do lixo Os componentes bsicos do meio ambiente, formadores dos recursos naturais e responsveis pela sustentao da vida na terra so: o ar, o solo e a gua. O homem, por meio de suas vrias atividades, depende do uso desses recursos para a produo de bens de consumo. As atividades de produo agrcola constituem-se em um exemplo clssico de "atividade humana", diretamente dependente dos recursos naturais bsicos e de grande importncia para a sustentao do prprio homem no planeta. De modo geral, toda atividade humana, gera resduo e toda a atividade agrcola ou agroindustrial, ir tambm gerar resduos. O fato relevante, que a grande totalidade desses resduos gerados de origem orgnica. Sendo assim, esto nas atividades agrcolas e industriais a grande possibilidade de recuperao da matria orgnica, a produo de hmus e a restaurao de solos para a prpria atividade agrcola. A composio gravimtrica (Mtodo de anlise qumica quantitativa atravs de pesagens.) do lixo urbano no pas, so orgnicos putrescveis, ou seja, restos de frutas, legumes, comida, folhas etc. Se somarmos a estes resduos a frao devida do papel e do papelo teremos um melhor entendimento da grande quantidade de resduos orgnicos que consumimos e desperdiamos nos centros urbanos. Entretanto, toda essa produo de resduos orgnicos tem origem na prtica e nas atividades agrcolas concentradas, principalmente, nas denominadas reas ou zonas rurais. Projetos pilotos existentes no pas mostram que possvel coletar, separadamente, esses resduos, trat-los por processos simplificados e de baixo custo e devolv-los ao solo de origem. Esta uma ao que com certeza, traz enormes benefcios ambientais, sanitrios, econmicos e sociais, contribuindo decisivamente, para o desenvolvimento de uma agricultura acessvel e de fixao do homem no seu local de origem.

26

Os resduos vegetais e animais constituem fontes produtoras de hmus. Nas propriedades agrcolas as principais fontes de hmus so os resduos de culturas, os restos de alimentos, os estercos, alm de outros resduos agroindustriais. Esses resduos representam uma importante fonte de energia, e, portanto, devem ser aproveitados, como alimento na produo de rao, ou reutilizados na gerao de gs, ou vapor, ou reciclados por meio da produo de adubos, ou fertilizantes orgnicos. Alm da energia fsica ou qumica, que os resduos orgnicos geram com certeza, a mais nobre diz respeito energia latente que esse fornecem aos microorganismos. Esta talvez seja a maior funo da matria orgnica no solo, que diz respeito a existncia e a manuteno dos ciclos bsicos da vida: fornecer energia aos microorganismos da camada superficial terrestre A matria orgnica fonte importante e natural de macro e micronutrientes. Porm, para que a matria orgnica exera, plenamente, esta propriedade s plantas necessrio passar antes por um processo de decomposio microbiolgica acompanhada da mineralizao de seus constituintes orgnicos. Sendo assim, a matria orgnica ao ser biologicamente degradada, a um nvel de elevada estabilizao, gera o hmus (Pode ser entendido como um conjunto de compostos minerais possveis de serem assimilados pelas plantas ( LAATSCH, 1952)). Estes aspectos ressaltam a grande importncia e a necessidade de reciclagem dos resduos orgnicos e, por sua vez, destacam a compostagem, como um dos processos mais importantes para a reciclagem desses resduos. O Brasil um Pas que enfrenta srios problemas sociais, no campo da educao e no setor de sade, o que aumenta a suscetibilidade s doenas infecciosas, a exemplo das doenas relacionadas com os vetores biolgicos, que proliferam nos locais de despejos inadequados dos resduos orgnicos. A produo de alimentos encontra-se comprometida, em muitas reas do Pas, principalmente, nas regies pobres, dado ao crescente empobrecimento da fertilidade do solo, em virtude do contnuo plantio e do preo, em muitos casos, proibitivo, dos fertilizantes qumicos. Este fato ainda agravado pelas caractersticas climticas, que levam a uma constante demanda de nutrientes e hmus no solo. Paralelamente sabe-se, que toneladas de resduos orgnicos, na forma de resduos agrcolas, estercos, lodos de esgotos, resduos agroindustriais esto sendo desperdiadas e, paradoxalmente, associadas aos problemas ambientais e sanitrios. Utilizao de Biosslidos na agricultura

27

O lodo de esgoto um produto que se acumula nos ptios nas estaes de tratamentos de esgotos (ETEs), podendo constituir mais uma ameaa ao ambiente, caso no sejam encontradas alternativas viveis. Dentre as alternativas de reciclagem do biosslido, a utilizao agronmica a que se apresenta com maior potencial devido a sua atuao como fertilizantes e condicionador de solos. A presena de patgenos e parasitas constitui limitao ao uso nas condies em que o produto final tenha contato direto com o biosslido. Outra limitao a presena de metais pesados, bastante comum em biosslido resultantes em rea de alta concentrao industrial O biosslido tem sido testado como fertilizante na produo de algumas culturas, entre elas o milho, mostrando resultados positivos da aplicao do material (Loureno et. al., 1995). A Embrapa Cerrados iniciou um experimento em 1995, utilizando o biosslido da CAESB como fertilizante para milho, comparando-o a uma testemunha (sem qualquer adubao) e a uma fonte tradicional de suprimento de fsforo (superfosfato triplo). Saiba mais O biosslido mido (80% a 90% de gua) foi aplicado no solo nas doses de 54, 108 e 216 t ha equivalentes a 6, 12 e 24 t ha de material seco (10% de gua). A aplicao ao solo foi realizada com o uso de uma retroescavadeira, cujo volume da cuba foi previamente determinado para garantir a quantidade de lodo aplicada em cada parcela. O espalhamento foi realizado com o auxlio de ps e enxadas e aps um perodo de secagem para eliminao de excesso de gua, o material foi incorporado ao solo com um arado de discos a uma profundidade mdia de 20 cm. Os tratamentos com superfosfato triplo foram aplicados e incorporados na linha de plantio na poca da semeadura. Esses ltimos receberam adubao nitrogenada (100 kg N h ano), potssica (80 kg K2O h ano) e micronutrientes (40kg h de FTE BR 12). A partir do segundo ano, adotou-se o sistema de plantio direto para o milho. Os resultados apresentados no quadro 3 referem-se aos trs primeiros anos. As comparaes foram feitas usando-se os nveis de P2O5 contidos no superfosfato triplo e biosslido. O biossolo da CAESB, onde o experimento foi realizado, manteve produtividades razoveis at o terceiro ano aps sua aplicao sem o consumo de qualquer outro insumo, o que evidencia o seu efeito residual. evidente que os efeitos observados no se devem apenas ao fsforo, mas tambm ao nitrognio e a outros nutrientes.

28

Situao observada, na dose LEB1 (54 t h de biosslido), juntamente com os 240 kg de P2O5 foram aplicados 320 kg de N, 160 kg de Ca, 13 kg de K2O e 37 kg de S ao solo. Muito provavelmente, o sinergismo entre os nutrientes e a melhor condio fsico-hdrica do solo proporcionou a manuteno de efeito residual pelos trs anos de observao experimental. Um ponto importante sobre o biosslidos em relao ao transporte. - No esquea de sinalizar com o cone; - Dever estar coberto com lona plstica; - O caminho utilizado dever ter carroceria totalmente vedadas; - O sistema de trava essencial pois impede a abertura da tampa traseira. Um grande questionamento quanto a utilizao do biosslido a acumulao de metais pesados no solo, pela aplicao sucessiva do material, e posterior aproveitamento pelas plantas e contaminao da cadeia alimentar, podendo causar severos riscos para a sade humana. Tm-se verificado com os metais que as concentraes esto muito alm do limite crtico segundo os padres apresentados pela EPA (1994.), Veja um exemplo clicando aqui.

Pelo ponto de vista agronmico da produo de milho, a utilizao do biosslido parece ser bastante vivel, uma vez que ele fornece nutrientes necessrios planta, quando aplicado em doses elevadas.

Mas os riscos devem ser considerados pois os biossolidos, apesar de ainda ser gratuitamente colocados disposio dos produtores, contm parasitas e patognos que causam problemas de sade pblicas em caso de contaminao, se no forem tomadas s devidas precaues quanto sua manipulao. Alm disso, apesar do baixo contedo de metais pesados presentes no biosslido da CAESB, essa situao pode mudar, dependendo de uma mudana no perfil da comunidade. Isso demanda o monitoramento do nvel desses elementos vinculando a um sistema de comunicao eficaz, de modo que os responsveis pela poltica de uso dos biosslidos possam tomar as decises com a devida presteza buscando-se evitar impactos ambientais a danos sade humana. Preliminarmente torna-se necessrio a determinao da capacidade mxima de absoro, taxas de recarga e limites crticos de concentrao dos metais pesados em nossos solos. O alto contedo de gua do biosslido fator que dificulta seu transporte (do necessrios 5 fretes para aplicao de 54 t h de

29

biosslido mido) onerando o custo e sua manipulao no campo. Aliado a isso, o odor desagradvel causa rejeio do produto pelos operadores, manipuladores e usurios em geral. Todos esses fatores so elementos de desestimulo a aceitao e uso do biosslido . O dessecamento a um teor de 30% de gua, poderia mudar o perfil do produto melhorando suas propriedades fsicas e facilitando seu manuseio. Sabia Mais Para os elementos cdmio (ed), chumbo (pb) e mercrio (hg,) , seriam necessrios, respectivamente, 325, 1000 e 708 aplicaes de 54 t h de biosslido mido para se atingir os nveis crticos, caso o material mantenha sua composio qumica constante. Dentro dessa perspectiva, a contaminao por metais pesados, pelo uso do biosslido na experincia de Braslia, no constitui uma preocupao imediata. No entanto, isso no significa que o assunto metais pesados, tenha diminudo de importncia. Na maioria dos locais onde o biosslido est sendo usado, h preocupao com os metais pesados surgiu depois que o material j havia sido incorporado ao solo. Na experincia de Braslia, tm-se realizado estudos sobre os parmetros da contaminao a fim de evitar surgimento de problemas. Mais uma vez, as pesquisas cientificas especficas so imprescindveis para determinao dos parmetros de

absolvio em nossas condies um acompanhamento sistemtico dos nveis dos metais pesados presentes no biosslido e de sua acumulao nas reas de aplicao constante.

30

Mdulo III Objetivo: Descrever os diversos processos de uma revegetao, os fatores intrnsecos e extrnsecos inerentes a este processo. Solo O solo um ambiente que permite o desenvolvimento da vegetao e a reconstituio ao longo do tempo. A existncia de estudos ambientais antes da liberao da licena de instalao permite o conhecimento dos solos existentes. Para empreendimentos antigos este levantamento poder ser executado por correlao com outras reas semelhantes. Para entender do solo, fundamental o conhecimento da pedognese ou seja, o processo de formao dos solos. Ento a partir de agora vamos estudar cada um destes sistemas. A chuva e o vento provocam desgastes nas rochas. As diferenas de temperatura provocam expanso e contrao das rochas, criando microfissuras que colaboraro para o desgaste destas consistindo no principal fator mecnico do intemperismo (decomposio das rochas). Os organismos vivos que se instalam no local, contribuem para o processo de decomposio das rochas (intemperismo), atravs de cidos orgnicos e da deposio de material orgnico colaborando desta forma para a formao da 1 camada de solo. A rocha o material de origem dos solos, ela fornece os elementos qumicos e as partculas fsicas do solo. Conforme o processo de degradao e da resistncia, as partculas so maiores ou menores, gerando a granulomtria encontrada nos solos, ou seja, silte. argila e areia. Sendo assim a rocha e responsvel pela composio qumica e mineralgica dos solos. De acordo com o relevo a formao dos solos e influenciada. propiciando solos mais profundos nas reas planas e solos mais jovens nas reas de declives. O tempo de exposio dos solos aos demais fatores contribuintes da pedognese consiste num dos fatores de intemperismo. No entanto. a ao de um fator diferenciado pode ser bem mais marcante do que o prprio tempo, levando-nos a afirmar que, em muitos casos um solo intemperizado no significa ser um solo mais velho, uma vez que os demais fatores como chuva. organismos. etc., podem ser mais ou menos atuantes que o tempo. Existem tambm solos formados diretamente sobre o material de origem.

31

LATOSSOLOS Solos com minerais altamente intemperizados argilas 1:1, caracteriza-se pela remoo da slica, prevalecendo os sesquixidos. so solos normalmente profundos com boas correes fsicas de estrutura. porosidade e permeabilidade. CAMBISSOLOS Solos mais novos com minerais ainda poucos intemperizados, horizonte B incipiente, possuem um teor mais elevado de silte na composio granulomtrica. apresenta-se normalmente com perfis entre 1 e 2 m de profundidade. PODZOLICOS Solos com o horizonte B textural (gradiente), desenvolve uma nova suscetibilidade eroso face o gradiente textural. Possuem perfis moderadamente profundos a profundos. LITOLICOS Solos recentes com um horizonte B incipiente ou ausente. Caracteriza-se pela presena de um horizonte A superficial ao material de origem. ALUVIAIS Solos formados nos terraos aluviais, que se caracterizam por serem solos de deposito aluviais. Existem outros tipos de solos, tais como os solontzicos (presena de sais no perfil, podzols, hidromorficos, etc.), com pouca presena no sudeste brasileiro se comparados a estas classes citadas. Associada a pedognese verifica-se uma ocupao vegetal que coincide com o processo de desenvolvimento do solo. Esta sucesso vegetal, alm de ser um dos contribuintes do processo de pedognese tambm um moderador para o estabelecimento da revegetao de reas degradadas. A partir da rocha, nota-se que a primeira comunidade vegetal a instalar so as plantas inferiores e segue uma seqncia. Esta seqncia alm de possibilitar o ataque inicial com cidos orgnicos possibilita a criao da camada orgnica, que misturado ao material mineral, inicia a formao dos horizontes. Dentro deste processo, as primeiras plantas superiores a se instalar so as gramneas, que passam a colaborar com a pedognese inclusive mecanicamente, uma vez que as razes penetram nas fissuras da rocha e colaboram para o processo de quebra destas.

32

A partir das gramneas outras plantas superiores comeam a se instalar, iniciando-se com os herbceos at o clmax de mata, passando por todos os extratos arbreos. Agora que voc j entendeu o processo de pedognese, poderemos aplicar o processo de recomposio do solo nas reas degradadas. Para a reposio do solo necessrio prover o sistema de uma estabilidade e posteriormente, utilizar componentes externos, reconstruir uma camada de solo capaz de sustentar uma cobertura vegetal. Sendo assim, necessrio ver a recomposio do solo atravs da seguinte ptica: A rea a ser recomposta pela prpria situao de degradao constitui um sistema fsico diferente das condies ideais de um solo, a porosidade, a velocidade de infiltrao da gua, a compactao, etc, diferem do ambiente natural. A preparao desta rea fundamental para possibilitar a integrao a um novo solo a ser constitudo.

O preparo da rea degradada est intimamente relacionada com as condies de degradao. Em alguns casos, a necessidade de uma recomposio topogrfica de forma que se possa obter a estabilizao da rea atravs de desmontes e aterros com a construo de um sistema de drenagem superficial, em outros casos, apenas a operao de algumas prticas mais simples tais como subsolagem, escarificao e sulcamentos, associada a incorporao de fertilizantes e matria orgnica.

A partir deste preparo, necessrio iniciar o processo de estabilizao do terreno bem como propiciar a manuteno do solo a ser constitudo e esta estabilizao depende das praticas conservacionistas (que ser o prximo assunto a ser abordado).

O objetivo procurar um equilbrio granulomtrico de forma a criar uma porosidade e uma resistncia aos processos erosivos. Outro fato a ser considerado melhorar a frao argil acrescentando argilas 2:1 na mistura, melhorando a CTC e o poder de expanso do solo. Melhoradas as condies fsicas do solo a ser retornado importante tambm misturar matria orgnica que tambm auxilia na melhoria da estrutura fsica, aumentando o poder de reteno da gua, a resistncia eroso, aumento da CTC, bem como permitir o incio da atividade bitica. Melhoradas as condies fsicas e orgnicas, o solo deve estar em condies de receber as alteraes qumicas necessrias, deve-se realizar a calagem para a

33

correo do alumnio. O fornecimento de clcio + magnsio e a adubao para os demais macronutrientes. A fonte de fsforo dever ser de menor solubilidade, no caso o fosfato natural, a fim de garantir o suprimento deste elemento por mais tempo sem a necessidade de adubao posterior. Prticas Conservacionistas A manuteno da cobertura do solo s possvel na ausncia de eroso, desta forma, voc dever empregar as prticas de conservao mais indicadas para este processo. Prtica Mecnica So praticas para impedimentos mecnicos no controle de processo erosivo. As principais prticas so: o preparo de solo e plantio em nvel, cordo em contorno, terraos e patamares. Prtica Vegetativa Utiliza-se a vegetao como prtica de conteno e eroso onde as principais so: faixa de reteno, cobertura morta, alternncia de capinas e coroamento. Prtica Edfica Procura melhorar o solo qumico, fsica e biologicamente de maneira a proporcionar um sistema mais produtivo e conseqentemente mais resistente a eroso. Levando em considerao os fatores que voc acabou de estudar nas telas anteriores, onde propcio manter a camada de solo. Vamos conhecer agora o processo de revegetao. As prticas e tecnologia conhecidas at o momento, partem do principio de que e necessrio apresentar um processo natural. A recomposio de um solo de 20 cm um processo que nas condies naturais, pode durar de 20 a 50 mil anos. A revegetao deve adaptar-se ao sistema solo, o qual se conseguiu reconstituir. No se pode pensar em plantas que possuam razes pivotantes, quando apenas tem-se um solo cujo horizonte criado e raso. O critrio de seleo de plantas parte das condies naturais anteriores, da, pretende selecionar as plantas adaptadas s condies do local. Cabe ao tcnico que ir conduzir o processo de recuperao a seleo de plantas de acordo com o extrato arbreo, que permite a plena adaptao s condies criadas. Vrios so os processos utilizados para estabelecer uma comunidade vegetal sobre as reas degradadas. Vamos conhecer os mais utilizados

34

Revestimento por Placas ou Leivas Este tipo de revestimento proporciona resultados mais imediatos obrigando, porm a um consumo maior de mudas, razo pela qual mais indicado para regies em que haja grande ocorrncia das gramas indicadas. Conta tambm com a introduo de plantas adultas que sofrem o processo de estress e adaptao. Preparo do solo: Dever ser feito a partir da reconstituio da camada superficial do solo em aproximadamente 0 cm. Nas demais reas, onde permitido o preparo da mesma com motomecanizao dever ser efetuado o processo de escarificao e se possvel a arao e gradagem para incorporao de corretivos e Matria Orgnica. Aplicao e incorporao dos adubos e corretivos Os adubos e corretivos devero se aplicados sobre a superfcie e incorporados no solo junto com uma arao superficial de 10 a 15 cm ou escarificao. O calcrio e os adubos podero ser misturados e aplicados de uma s vez, reduzindo o custo de aplicao. Preparo das placas As placas devero ter o formato regular com aproximadamente 40 cm x 20 cm e 6 cm de espessura. Plantio Uma vez preparado e adubado o solo, as placas devero ser colocadas sobre a superfcie justaposta e alternando as emendas. Em seguida fazer aplicao de terra para preencher as depresses ou vazios porventura existentes entre as placas. Grampeao das Placas Consiste em grampear cada placa com um pequeno grampeador cada placa com um pequeno espeque de bambu ou madeira. Colocao de Prateleiras ou tabuas Podem ser colocadas tbuas de 1 5 cm de largura ou mesmos bambus rachados em cutelo sobre a face dos taludes devidamente apoiadas em estacas lixas a ele. Construo de Degraus ou Banquetas Consiste este processo na construo de degraus ou mais propriamente de dentes na face do talude com 5 a 10 cm de largura. Irrigao A execuo do plantio dever ser feita no perodo chuvoso para que no haja necessidade de irrigao evitando, dessa maneira aumento dos custos do projeto.

35

Grama Via Estoles O plantio de grama estolonfera se destaca em relao s outras devido aos seguintes fatores: Possibilitar uma rpida cobertura do solo, protegendo contra a eroso superficial em perodo no superior a 60 dias; Ter razes profundas atingindo at 1,5 m de profundidade nos taludes evitando a eroso interna; Fornecer material para plantio retirado das prprias reas j plantadas com timo rendimento, Permitir plantio mecanizado; Apresentar bom aspecto verde, durante o inverno; Dispensar importao de sementes. Ordem de servios O plantio das gramas por estoles deve seguir a seguinte ordem: - Preparo do solo, - Aplicao e incorporao dos corretivos e fertilizantes, - Preparo dos estoles, - Plantio dos estoles com ou sem palha, - Compactao do solo, - Irrigao, - Manuteno.

Revestimento por mudas O plantio por mudas o mais demorado para a obteno dos efeitos desejados e mais onerosos pela mo de obra que exige, mais oferece a vantagem de proporcionar uma cobertura vegetal de excelente qualidade, graas a melhor seleo de mudas. A maior vantagem deste processo reside no fato de no haver grande despesa com transporte, da o fato de encontrara sua maior aplicao em locais onde no h abundncia desta grama

36

Plantio por sementes O revestimento por sementes aqui consiste em fornecer uma cobertura vegetal a custos baixos de implantao e manuteno, no controle da eroso , com timo aspecto visual se forem utilizadas semente de gramnea. Se leguminosas forem utilizadas, e ainda uma consorciao das duas e houver uma exigncia de bom aspecto visual, recomenda-se o seu uso apenas em taludes de aterro por no apresentarem superfcie claramente perceptveis pelos usurios.

Hidrossemeadura A hidrossemeadura consiste no jateamento de sementes em misturas com adubos minerais, massa orgnica e adesivos, utilizando a gua como veculo. Esse processo tem mostrado mais eficiente e prtico apresentando as seguintes vantagens: - Capacidade de cobrir reas inacessveis a outros meios de semeadura (declives ngrimes, por exemplo); - Rapidez e economia permitindo a formao de cobertura vegetal a custos baixos na implantao, manuteno e controle da eroso; As limitaes do processo podem ser assim resumidas: - Pode ser anti-econmica, se no houver uma fonte de gua para abastecer o aparelho; para o tratamento dos terrenos ridos necessria a aplicao de cobertura morta aps o lanamento da semente; - A bomba centrfuga do aparelho pode reduzir severamente a incidncia de

germinao, se for prolongada a agitao minutos.

da mistura e semente por mais de 30

O fertilizante misturado com a semente e a gua tambm pode prejudicar as bactrias inoculantes, com relao as leguminosas, sobretudo se o pH da mistura for inferior a 5.

37

Etapas da Hidrossemeadura Conhea as etapas da hidrossemeadura. Conhecimentos e preparo da hidrossemeadura A primeira etapa a anlise das caractersticas climticas, topogrficas , fsicas e qumicas do solo , tipo de vegetao nativa existente e seus antecedentes histricos, e disponibilidade econmica. necessrio que o solo a ser revestido seja analisado de maneira que possa saber quais os ndices de acidez e quais as suas carncias qumicas e orgnicas. Podemos tomar como vlida a prescrio descrita acima para a semeadura a lano, o solo a ser hidrossemeado deve ser preparado com a limpeza de todo e qualquer material que prejudique o aspecto visual (pedras, tocos e outros). Nas rea onde no possvel a mecanizao , faz-se o preparo por meio de enxadas e enxades, riscando o terreno ou picotando, visando a formao de reentrncias de facilitem a fixao das sementes. Contudo o preparo dos solos nem vivel, em taludes de inclinao acentuada. Neste caso a hidrossemeadura feita normalmente..

Escolha da cobertura vegetal As precrias condies que apresentam os solos a serem hidrossemeados, as

espcies vegetais a serem utilizadas devem se caracterizar por: Agressividade, rusticidade, rpido desenvolvimento, fcil propagao, fcil

implantao, baixo custo de implantao, pouco exigentes nas condies do solo, exigirem poucos cuidados de manuteno, adaptveis ao clima da regio, fcil integrao na paisagem Normalmente, utiliza-se uma mistura de gramneas e leguminosas. A incluso de leguminosas perenes em misturas com gramneas provocar um revestimento permanente feita com a finalidade de

sobre a superfcie sujeita a eroso. A

caracterstica da fixao do nitrognio do ar pelas leguminosas evita readubao e provoca , com o correr do tempo melhoramento das condies do dolo, tornando-o apto a receber sementes nativas da regio.

Componentes da mistura Com a finalidade de aumentar a capacidade de reteno de gua no solo, evitando assim um possvel retardamento do crescimento nos perodos de seca mais prolongada, costuma-se incluir na mistura uma certa quantidade de vermiculita ou celulose obtida de resduos de papel e papelo modos num desintegrador. Em solos

38

de maior inclinao e nos excessivamente arenosos ou siltosos, a mistura adubo semente recebe uma quantidade dosada de hidro-asfalto com a finalidade de fixar melhor a mistura na superfcie do solo. O composto orgnico deve ser utilizado na mistura pois ele tem a atuao acentuada tanto no aspecto qumico como sob o aspecto fsico. No que concerne ao combate a eroso os principais benefcios obtidos com a aplicao do composto orgnico num determinado terreno so: Facilitar a drenagem Melhorar a estrutura Aumentar a capacidade de absorver e reter a gua Favorecer o fenmeno da capacidade

Aplicao do material A aplicao do material se d por intermdio de um conjunto chamada mquina hidrossemeadeira. Seu aspecto externo o de um caminho pipa convencional com as seguintes diferenas: Um eixo girador , com a finalidade de homogeneizara mistura; Uma bomba rotativa de alta presso e de rotor aberto; A aplicao feita por meio de mangueiras, atingindo altura de 40m. A carga da mistura deve ser colocada na hidrossemeadeira, no local de aplicao, depois de verificar o funcionamento do motor. O tanque da hidrossemeadeira deve ser lavado aps cada dia de utilizao. Com o objetivo de maior rapidez, a pipa poder ser guardada com sua carga de gua.

Perodo de plantio Em geral melhor iniciar a hidrossemeadeira um pouco antes do perodo chuvoso. Caso na poca do plantio o regime pluviomtrico seja baixo a ponto de prejudicar a germinao das sementes lanadas, deve-se iniciar uma irrigao que atinja pelo menos 10 cm de profundidade do solo e perdure at pelo menos 50% das sementes germinarem. Neste perodo pode-se verificar em quais locais, que porventura existam falhas de aplicaes e germinao, e efetuara reconstituio.

39

Revestimento por rvores e arbustos Quando um aspecto natural desejado com espcies nativas indispensvel que uma mistura de vrias espcies seja plantada. A arborizao deve ser relacionada s ocorrncias de valor paisagstico ao longo do percurso, investigando-se as peculiaridades e necessidade de cada trecho, sem prejuzo da unidade da composio. Em obedincia aos condicionantes de ordem ecolgica, as espcies vegetais nativas devem ser preferidas as exticas, de modo a ser mantida a similaridade da fisionomia tpica da regio com a da micropaisagem criada. As espcies eleitas para o plantio devem ter adaptao comprova0,da no ambiente a que se destinam. Veja, como deve ser a densidade do plantio: A- Especificao das Covas B- Adubao mnima por cova 150g de calcrio por cova C- Plantio da Muda D- Irrigao C- poca do Plantio E- Revestimento Vegetal da rea Plantada Revestimento com arbustos Os revestimentos com espcies arbustivas so utilizados em canteiro central, tabudes de corte e aterro, reas de trevo e de lazer visando, principalmente, a eliminao do ofuscamento causado pelas luzes dos faris dos veculos, servi de barreira para a segurana do trfego, melhorar as condies paisagsticas da rodovia e etc... Na escolha de espcies arbustivas alguns critrios se destacam: Crescimento limitado, Resistncia ao vento, Sistema radicular no prejudicial ao pavimento, Adaptao comprovada da regio, Formao de barreira densa mais flexvel, Valor ornamental.

Execuo do Plantio A- Especificaes da Cova B - Adubao das covas dever ser aplicado, por cova , no mnimo. C- Plantio

40

D- EPOCA E- Espaamento G- Irrigao da rea plantada

Reconstituda a camada de solo, feito o plantio, cabe executar a manuteno desta rea durante um determinado tempo, a fim de garantir o sucesso do plantio, principalmente com as prticas que voc vai ver a seguir: - Controle da eroso localizada: devero ser identificados os principais focos que por ventura surjam e tomar as medidas necessrias. - Adubao de cobertura: O plantio para a recuperao de reas degradadas, pressupe a utilizao de uma densidade de plantas bem maior que a normalmente utilizada, necessitando de uma adubao mais pesada e parcelada. - Replantio: Nas reas onde a germinao no foi favorvel ou houve morte das plantas por problemas fisiolgicos ou patognicos dever ser realizado um replantio. - Irrigao: dever ser prevista a irrigao da rea, uma vez que a deficincia hdrica num sistema frgil, pode comprometer um stand final. Essa irrigao poder ser de diversas maneiras, como caminho pipa.

Tecnologia da informao como instrumento da gesto ambiental. Rede de computadores uma designao genrica, que abrange qualquer sistema, interligando computadores e perifricos, e que permite a um usurio utilizar, num local, funes e servios de processamento de dados remotamente situados. As redes significam a busca de uma melhor utilizao de recursos e a necessidade de troca de informaes entre diferentes sistemas de processamento. So versteis, eficiente e inevitavelmente complexas. Hoje em dia, tem-se desde grandes redes de computadores, com ligaes por satlites (internet), at pequenas redes, muito seguro e eficientes. Fisicamente, uma rede composta por computadores, perifricos e ns (elementos de chaveamento na rede), que so interligados entre si por vias de comunicao denominadas enlaces fsicos (fio telefnico comum ou par traado, cabos coaxiais, fibra ptica, satlite, entre outros).

Computador um conjunto formado pela combinao adequada de hardware e software Hardware o equipamento, a maquina, com suas peas mecnicas e eletrnicas.

41

Software o conjunto de procedimentos que fazem com que o computador seja til, isto , execute tarefas que solucionem determinado problema. Inteligncia Artificial para uso e gerenciamento ambiental O processo de gesto ambiental em uma atividade agropecuria deve ter viso clara das condies desejadas, para manuteno dos processos microbiolgicos, qumicos e fsicos dos solos, qualidade e disponibilidade da gua, caractersticas climticas, diversidade biolgica nativa, alm de reas de sensibilidade especial a distrbios. Alm destes aspectos, as condies naturais nas atividades agropecurias devem se contrabalanar com os objetivos de rentabilidade especficos de cada atividade, e nas alteraes que tais atividades causam no meio natural. O planejamento e o gerenciamento necessrios para implementar essas metas devem levar em considerao vrias incertezas que afetam os sistemas naturais, suas oscilaes, e freqentemente um grande conjunto de informaes. As tarefas de planejamento e gerenciamento, agropecurio e ambiental so extremamente complexas. Dois tipos de necessidade so claros para se realizar tais tarefas: Necessidade de informao Necessidade de tomada de deciso na presena de incerteza. A construo de sistemas inteligentes, baseados em conhecimento, para auxiliar nos processos de tomada de deciso relacionada a reas de agropecuria e ambiental, pode incrementar enormemente a eficincia desse planejamento. Seja um planejamento feito por proprietrios de terras, por agentes financiadores e investidores, por organizaes que gerenciam parques florestais, ou por governos nas esferas municipal, estadual ou federal, todos podem se beneficiar da construo de tais sistemas. reas de aplicao A) Sistemas de diagnostico Diagnosticar problemas, quantificar variveis importantes em uma tarefa, e a parte mais importante de uma soluo. Construir sistemas que realizem diagnsticos agropecurios e ambientais e uma das principais reas de aplicao dessas ferramentas computacionais de conhecimento. Seguem alguns dos diagnsticos mais requisitados: AI) Diagnostico e recomendaes de correo e adubao de solos; A2) Classificao por imagens de condies de explorao e degradao ambiental;

42

A3) Determinao de impactos ambientais; A4) - Determinao de aptido agrcola de terras; A5) Determinao de disponibilidade de recursos hdricos; A6) Avaliao de qualidade da gua, A7) Zoneamento agroclimtico; A8) Determinao da capacidade de sustentabilidade de reservas naturais; A9) Outros Integrao do processo de deciso a SIGs: Sistemas Inteligentes de Informaes Geogrficas. O uso de ferramentas de apoio a deciso, aliada a facilidade de se relacionar dados importantes de uma regio atravs de um SIG, transformaro de forma irreversvel as tarefas de gerenciamento e planejamento agropecurio e ambiental. Tais sistemas so naturalmente muito complexos de realizar, contudo alcanveis de grande retorno qualitativo e financeiro. Seriam os chamados Sistemas Inteligentes de Informaes Geogrficas (SIIG). Como exemplo, segue algumas das aplicaes mais requisitadas a que eles serviriam: B1) Mapeamento de informaes agrometeorolgicas e planejamento scio econmico; B2) Planejamento de plantio e ocupaes; B3) Monitoramento de recursos hdricos; B4) Monitoramento de recursos florestais; B5) Avaliao por simulao de impactos ambientais, B6) Planejamento para preservao de reas naturais. B7) Outros Leia com bastante ateno o exemplo da aplicao. Introduo O bom gerenciamento dos recursos naturais depende da disponibilidade de informaes sobre o meio ambiente, variveis econmicos, sociais e ecolgicos em quantidade e com qualidade suficientes elaborao de polticas ambientais, e tomadas de decises ligadas manuteno e utilizao dos recursos naturais. O tratamento destas informaes hoje um requisito bsico, necessrio para

controlar e ordenar a ocupao das unidades fsicas do meio ambiente, to pressionadas por decises que invariavelmente se contrapem a uma lgica racional de seu uso.(Assad, 1998).

43

O conhecimento impreciso est associado ao processo de tomada de deciso na agricultura onde percebe-se o cruzamento de informaes similares, ao invs de idnticas, decorrentes da aquisio do conhecimento de vrias fontes. (Oliveira, 1997). Diante disso, invariavelmente ocorrer disperso de informao e aquisio de conhecimento de forma emprica. O tratamento mais adequado do conhecimento, inserindo em sua base todas as informaes sobre tipos de solos, clima, aptido agrcola, analise fsico qumica dos solos, caractersticas agronmicas das culturas, histrico das atividades scias econmicas das reas e conhecimento de especialistas na rea de engenharia agronmica, tornar possvel a um sistema inteligente produzir recomendaes prticas e embasadas para planejamento agropecurio e ambiental. Objetivos Este trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta computacional de integrao de informaes de mapeamento de aptido agrcola de solos, dados meteorolgicos, anlise fsico qumica do solo e conhecimento de especialista, de maneira a possibilitar um sistema automtico para planejamento de atividades agrcolas. So descritas aqui a modelagem e a construo de um sistema especialista para diagnostico de aptido agrcola para gesto ambiental, atravs de modelos de sistemas inteligentes (sistema baseado em conhecimento). Justificativa Este sistema especialista vem de encontro ao conceito de uma agricultura gil, precisa, dinmica, ecologicamente sustentvel, possibilitando aos profissionais da rea, acesso a um domnio tecnolgico, importante na modernizao dos processos, dando-lhes mais uma ferramenta na tomada de deciso e abrindo perspectivas para incorporao de outras fontes de informao como imagens de satlites e agricultura de preciso. A modelagem e a aquisio do conhecimento deste sistema, relacionando o problema de aptido agrcola a questo ambiental da forma mais completa e uma situao original. A escolha da regio do Rio Araguaia como foco dos estudos, se deve pela importncia que a regio tem no aspecto ambiental, aonde a mesma vem sofrendo uma grande presso em seus ecossistemas com projetos agropecurios e de infra-estrutura sem a devida avaliao dos impactos ambientais advindos destas atividades. A sistematizao do conhecimento de varias fontes de forma a proporcionar uma ferramenta de auxilio a gesto agrcola e ambiental de forma eficiente, e ainda uma questo aberta em pesquisa.

44

Metodologia Nas questes agropecurias e ambientais, de maneira geral, qualquer processo de tomada de deciso est associado ao conhecimento impreciso. A nvel de campo o profissional de engenharia agronmica trabalha repassando informaes advindos de cruzamento de experincias similares ao invs de idnticas, visto que, a aquisio de conhecimento muitas das vezes advm estabelecemos critrios estratgicos de varias fontes. Diante deste aspecto para solucionar questes agronmicas

importantes de recomendao, estabelecendo regras de fatores que podem ser medidos como ex: relacionar latitude, longitude, temperatura, precipitao e altitude com aptido agrcola dos solos; relacionar aptido agrcola dos solos com histrico da rea (qual a cultura plantada anteriormente, qual o herbicida utilizado anteriormente e teor de argila), e outras formas de correlao que a partir de uma implementao determinista auxilie o planejamento agropecurio e ambiental. As recomendaes

produzidas pela aplicao so: Qual a classe de aptido de determinada rea? Qual a indicao de uso? Qual a cultura a ser plantada? Qual a quantidade de fertilizante necessria para o desenvolvimento de determinada cultura? Qual a viabilidade econmica do empreendimento? Qual o risco econmico e ambiental do mesmo? Modelagem do conhecimento Os dados de aptido agrcola foram da regio do vale do Araguaia extrado do trabalho Diagnstico Ambiental da Bacia do Rio Araguaia Trecho Barra do Garas(MT) Luiz Alves (GO) (Del Arco,1999), a regio estudada esta localizada na regio central do Brasil, entre os paralelos 13 e 17 S e os meridianos 49 e 52 30, abrangendo 80 352 km2, totalizando 60 municpios de 3(trs) Estados brasileiros sendo 56 municpios em Gois, 3 no Mato Grosso e 1 no Tocantins. Nesta regio foram levantadas 24 classes diferentes de aptido agrcola. A partir desta informao, foi realizada uma interpolao de pontos em um mapa simplificado de aptido agrcola das terras com escala de 1/500 000. Nesta fase chegamos a 600 pontos, em uma distncia de 10 minutos de cada ponto. Inicialmente para efeito de demonstrao selecionamos 11 pontos que representam 11 diferentes classes de aptido agrcola. A escolha dos pontos foi feita pelos critrios de dimenses (quantidade de rea em 0km2 que este ponto representa) e pela distribuio espacial do mesmo dentro da regio Definido os pontos fez-se o cruzamento de informaes das aptides agrcolas com outras informaes como altitude, precipitao, temperatura, anlises fsicas e qumicas do solo, histrico das reas, caractersticas agronmicas de vrias culturas,

45

habitualmente plantadas na regio e conhecimento de especialistas (Engenheiros Agrnomos). Sendo que cada ponto no mapa representa uma latitude e longitude, iniciou-se um processo de simulao de recomendaes agronmicas com dados reais (anlises de solo, Histrico das reas, consultas em publicaes da EMBRAPA e entrevistas com engenheiros agrnomos). Organograma de soluo 1 regra) O usurio informa a latitude e longitude, o sistema processa as informaes pr conhecidas como temperatura, precipitao, altitude e aptido agrcola. 2 Regra) O usurio informa o histrico da rea (Qual a cultura plantada anteriormente, agrotxicos utilizados e teor de argila), o sistema elimina algumas culturas pelo critrio de rotao de culturas, residuais de herbicidas e teor de argila 3 Regra) O usurio informa o resultado da anlise de solo( teor de matria orgnica, fsforo, potssio, clcio, magnsio. O sistema calcula a quantidade de corretivos e fertilizantes para as culturas sugeridas da regra 2. 4 Regra) O sistema compatibiliza a recomendao de fertilizantes da regra 2 com as formulaes existentes no mercado local. 5 Regra) O usurio informa caractersticas do parque de mquinas e equipamentos agrcolas existentes. O Sistema dimensiona os equipamentos necessrios e seus respectivos custos. 6 Regra) O sistema compatibiliza as recomendaes das regras 4 e 5, calcula a taxa interna de retorno, relao beneficio/custo e ponto de nivelamento dos

empreendimentos, acompanhado de relatrios ambientais como riscos de estiagem, geadas, ataques de pragas e doenas. Estrutura do SIPAA SISTEMA AMBIENTAL A estrutura do sistema flexvel, possibilitando a insero de novos dados e alteraes as j existentes. A aquisio do conhecimento e feita no formato de regras, permitindo o crescimento da base de conhecimento existentes. O jess uma reimplementao do clips, escrito na linguagem JAVA que suporta a maioria das capacidades do Clips sendo compatvel com o mesmo, interpretando base de regras escritas em Clips e funcionando como uma mquina de inferncia para sistemas especialista. A classe Jess possibilita que um applet Java utilize todo o reaproveitando as regras j INTELIGENTE PARA PLANEJAMENTO AGROPECURIO E

46

potencial da linguagem JAVA para implementar uma boa interface grfica e ao mesmo tempo executar regras em uma base de conhecimento. o elemento integrador da base de conhecimento Clips e a aplicao JAVA.(Bigus, 1995). Avaliao A modelagem e a aquisio do conhecimento deste sistema, relacionando o problema de aptido agrcola a questo ambiental da forma mais completa e uma caracterstica inovadora deste trabalho, sendo que a modelagem foi complicada, extensa e naturalmente muito imprecisa, pois incorpora novos conhecimentos a todo o momento. O tema e extremamente relevante, pois a sistematizao do conhecimento de varias fontes de forma a proporcionar uma ferramenta de auxilio a gesto agrcola e ambiental de forma eficiente ainda e uma questo aberta em pesquisa. Procurou-se neste sistema utilizar a melhor informao disponvel com relao a manejo dos solos, zoneamento agroecolgico, caractersticas agronmicas das culturas trabalhadas, bem como a representao do conhecimento do ponto de vista computacional de maneira deterministica e eficaz. A idia que o sistema possa trabalhar em uma plataforma distribuda inclusive com acesso a Internet. Concluso Fim do processo.

47

Mdulo IV Objetivo: Abordar de forma simplificada tcnicas que venham contribuir para colocar em prtica o uso mais racional das terras, em busca de sustentabilidade. O uso dos solos, realizado sem critrios de capacidade de uso e/ou aptido agrcola, o que tem levado a queda de produtividade, menor retorno econmico, poluio e assoreamento de mananciais, rebaixamento do lenol fretico, deslocamento do homem do campo, perda da biodiversidade. Isso tudo resume em perda ou diminuio do potencial de sustentabilidade

Exerccio Planejamento Conservacionista em Microbacias Sobre o comportamento que acabei de falar, responda: Este comportamento est atribudo a que? Assinale a alternativa correta ( ) falta de crdito agrcola, falta de orientao tcnica, dentre outros. ( ) falta de orientao pessoal. ( ) vasta distribuio de crdito, mas empregada de forma errada. Veja o gabarito no final da apostila.

O planejamento conservacionista a etapa final, corresponde a fase dinmica do trabalho, que deve ser elaborado de acordo com a capacidade de uso de cada gleba e com as condies socioeconmicas e climticas da propriedade. O uso adequado da terra o primeiro passo em direo agricultura correta. Portanto, cada parcela de terra deve ser empregada de acordo com sua capacidade de sustentao e produtividade econmica, de forma que os recursos naturais sejam colocados disposio do homem para seu melhor uso e benefcio, procurando ao mesmo tempo preservar estes recursos para as geraes futuras(Lepsch, 1991). Ser apresentada uma sntese do levantamento de Meio Fsico com visitas a atender a tcnicos e/ou produtores, que se dedicam a trabalhos prticos de conservao do solo e que queiram implementar o planejamento conservacionista em microbacias. Basicamente o planejamento dever conter um mapa com o projeto do arcabouo da propriedade (estradas, carreadores, canais divergentes e escoadouros, cercas,

construes etc.) e um roteiro descritivo indicando as melhores exploraes para cada gleba, (as prticas de conservao do solo aconselhadas e tambm um cronograma de execuo)mBertolini & Bellinazzi 1994).

48

Impactos dos Sistemas de Produo nas Microbacias. As tecnologias empregadas nas propriedades com diferentes sistemas de produo podem afetar de forma negativa ou positiva a sustentabilidade das microbacias. Os modelos de produo agropecuria, quando no eficientes, provocam impactos de graves conseqncias econmicas, ambientais e sociais, que se faro sentir ao longo do tempo.

49

Manejo dos Resduos de Cultura A manuteno da estrutura, reduo da temperatura, conservao de umidade, reduo da formao de arestas superficiais, melhoria das condies qumicas, pela reciclagem dos nutrientes, promovendo maiores rendimentos dos cultivos agrcolas, so benefcios decorrentes da manuteno dos resduos das culturas de inverno, deixados sobre o solo para as culturas de vero. A grande mobilizao do solo e a incorporao ou queima dos resduos vegetais podem dificultar o estabelecimento das culturas, devido s oscilaes de temperatura e umidade em solo descoberto, principalmente durante a germinao, quando no h dossel de vegetao para proteo.

Adubao Verde Denomina-se adubao verde a planta cultivada ou no com a finalidade de enriquecer o solo e sua massa vegetal, embora se considere tambm, como adubo verde a utilizao de espcies vegetais, tanto de gramneas como de outras espcies naturais ou cultivadas. O cultivo de leguminosas constitui-se na prtica mais difundida para essa finalidade. A razo se d principalmente pelo fato de as razes dessas plantas, em simbiose com bactrias do gnero Rhizobium, fixarem o nitrognio do ar; alm de sua riqueza em compostos orgnicos nitrogenados e a presena de um sistema radicular geralmente bem ramificado e profundo que promove a reciclagem de nutrientes das camadas inferiores. Rotao de Culturas A rotao das culturas tem como objetivo principal criar melhores condies de crescimento de uma cultura agrcola, pelo plantio desta aps o cultivo de culturas adequadas, garantindo a execuo de todas as operaes em tempo hbil. A rotao de culturas deve assegurar um controle eficiente de plantas daninhas e pragas com o mnimo de despesas. A influncia da rotao de culturas sobre a infiltrao muito maior com o preparo convencional do solo do que com o plantio direto. A rotao de

50

culturas contribui para o arejamento e melhor conservao da gua de solo; sendo uma medida de grande efeito no combate eroso e ao deflvio de gua pluvial.

Uso do Solo Planejamento conservacionista tem a finalidade de maximizar a produtividade das terras agrcolas por meio de um sistema de explorao eficiente, racional e intensivo que assegure tambm a continuidade da capacidade produtiva do solo. Buscando garantir o aproveitamento da rea agrcola, considerando as propriedades do solo, a declividade do terreno e as caractersticas das chuvas incidentes na regio. Para a utilizao racional do solo dever ser considerada a sua capacidade de uso, que indica a intensidade de cultivo que pode ser aplicada ao solo sem que este sofra diminuio da capacidade produtiva por efeito da eroso. Na classificao das terras agrcolas, conforme a capacidade de uso e manejo do solo, os principais critrios que devem ser utilizados so: a) susceptibilidade do solo ao processo erosivo, a qual est condicionada declividade do terreno e erodibilidade do solo; b) Capacidade produtiva do solo, em funo de sua fertilidade, da falta ou do excesso de umidade, da acidez, da alcalinidade, etc; c) potencialidade de mecanizao da rea, em funo da pedregosidade e profundidade do solo, dos sulcos de eroso j existentes do grau de encharcamento do solo etc; e d) condies climticas, em especial as caractersticas do regime pluviomtrico.

Algumas Consideraes A cobertura do solo com plantas ou restos de cultura o fator que mais influencia a infiltrao de gua e perda do solo por eroso. Tcnicas de manejo dos restos culturais, adubao verde etc., principalmente entre mdios e pequenos produtores, so pouco difundidos e/ou utilizadas, e a prtica da queimada como forma de facilitar as operaes de preparo do solo e plantio ainda um problema real. de difcil conciliao o resultado econmico e a preservao do ambiente. O sentido principal de utilizao de utilizao da terra que de carter privado dado pelo seu proprietrio, portanto os resultados financeiros determinam as decises deles. O produtor considera a terra como um bem que lhe proporciona ganhos financeiros, o que, muitas vezes em curto prazo, no combina com as prticas conservacionistas, cujos resultados so em longo prazo. Por outro lado, a populao que necessita de alimento e da gua de boa qualidade desconhece a importncia e a necessidade das prticas conservacionistas.

51

Para que se obter sucesso em um programa conservacionista, faz necessrio um processo educacional de conscientizao da classe produtora e de profissionais envolvidos, que usufrui as riquezas da terra, e principalmente das lideranas polticas, e sociedade como um todo. Este processo educacional pode ter incio em cada municpio envolvendo ensino, pesquisa, extenso e liderana poltica, para elaborao e implantao de um eficiente Programa Conservacionista nas Bacias Hidrogrficas Como ltimo assunto do nosso curso, vamos abordar algumas prticas de monitoramento adotadas em projetos de pesquisa agropecuria que permite uma viso mais ampla do sistema agrcola, facilitando a tomada de deciso de maneira mais coerente com a realidade ambiental. Vamos detalhar tambm alguns relatos de estudos de casos. um material muito interessante que gostaria que voc lesse.

52

Gabarito Aps ter visto como o solo formado, assinale as alternativas que correspondem as funes do solo. Assim que terminar clique no boto resposta. (x) Biolgico ( ) cobertura (x) fonte de material ( ) suporte (x) alimentar (x) filtro

Assinale uma alternativa ( ) a agricultura brasileira vem se modernizando e buscando tcnicas mais sustentveis, como por exemplo: a rotao de cultura e plantio direto. Porm essas tcnicas nunca buscam outras manter os estoques de carbono no solo que nossa agropecuria precisa. (x) a agricultura brasileira vem se modernizando e buscando tcnicas mais sustentveis como por exemplo: a rotao de cultura e plantio direto. Tcnicas estas que buscam dentre outras coisas o aumento da matria orgnica, no entanto ainda tem-se demonstrado pouco efetivo para manter os estoques de carbono no solo que nossa agropecuria precisa. ( ) a agricultura brasileira vem ser modernizando e buscando tcnicas mais sustentveis como por exemplo: a rotao de cultura e plantio direto. Essas tcnicas so eficientes para o estoque de carbono no solo que nossa agropecuria precisa.

Sobre o comportamento que acabei de falar, responda: Este comportamento est atribudo a que? Assinale a alternativa correta (X) falta de crdito agrcola, falta de orientao tcnica, dentre outros. ( ) falta de orientao pessoal. ( ) vasta distribuio de crdito, mas empregada de forma errada.

53

54

También podría gustarte