Está en la página 1de 4

LFG

Intensivo INSS

Informtica

1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados Internet e a intranet. 3 Conceitos e modos de utilizao de ferramentas e aplicativos de navegao, de correio eletrnico, de grupos de discusso, de busca e pesquisa.
01 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q35) Para se abrirem arquivos anexados a mensagens recebidas por correio eletrnico, sem correr o risco de contaminar o computador em uso, necessrio habilitar o firewall do Windows. 02 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q38) A utilizao de correio eletrnico pela Internet deve ser feita com restries, visto que a entrega das mensagens aos destinatrios no totalmente garantida. 03 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q39) Para acessarem mensagens recebidas por correio eletrnico, pela Internet, deve-se, necessariamente, utilizar um navegador web. 04 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q40) Por se tratar de uma rede pblica, dados que transitam pela Internet podem ser acessados por pessoas no autorizadas, sendo suficiente, para impedir esse tipo de acesso aos dados, a instalao de um firewall no computador em uso. 05 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q43) Mesmo com a instalao de programas antivrus e firewalls, o uso de pendrives pode comprometer a segurana das informaes de uma empresa. 06 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q44) A desativao de antivrus instalado em um computador pode comprometer a segurana da informao, visto que o computador, a partir dessa operao, pode ser acessado por usurios ou aplicaes no autorizados. 07 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q45) Para que seja possvel acessar aplicaes e servios disponibilizados na Internet, necessrio o uso de um navegador. 08 (CESPE/2011/TRE-ES/Nvel Mdio/Q46) No possvel disponibilizar o servio de correio eletrnico em redes intranet, em razo de essas redes serem privadas. 09 (CESPE/2011/PC-ES/Escrivo/Q30) Para se transferir arquivos entre computadores conectados na Internet pode ser usado o protocolo FTP (file transfer protocol). Para o usurio fazer uso desse recurso, imprescindvel que ele possua conta e senha no computador que vai oferecer o arquivo. 10 (CESPE/2011/PC-ES/Escrivo/Q31) Para o usurio transferir as mensagens do correio eletrnico para o www.brunoguilhen.com.br 1

cliente de email, de modo a ler e responder as mensagens j recebidas estando desconectado da Internet e realizando essa conexo apenas no momento de transmisso da resposta, basta utilizar o programa Internet Explorer. 11 (CESPE/2011/PC-ES/Escrivo/Q39) Se, ao acessar um endereo da Internet, o stio correspondente mostrar-se inacessvel, esse problema poder estar relacionado com o filtro de pacotes utilizado pelo administrador da rede para aumentar a segurana do ambiente. 12 (CESPE/2011/PC-ES/Delegado/Q36) Na Internet, os sufixos de endereos eletrnicos compostos pelos termos .net, .org e .mil referem-se, respectivamente, a endereos de redes internacionais de dados, organismos governamentais e rgos militares. 13 (CESPE/2011/PC-ES/Delegado/Q38) A confidencialidade, um dos princpios bsicos da segurana da informao em ambiente eletrnico, est relacionada necessidade de no alterao do contedo de uma mensagem ou arquivo; o qual deve ser garantido por meio de uma poltica de cpia de segurana e redundncia de dados. 14 (CESPE/2011/PC-ES/Delegado/Q39) FTP (file transfer protocol), um protocolo de transferncia de arquivos utilizado quando os usurios se conectam a determinado stio da Internet, oferece a opo de se baixar o arquivo (download) ou de se enviar um arquivo (upload). 15 (CESPE/2011/PC-ES/Delegado/Q40) O conceito de grupos de discusso da Internet provm do termo listas de discusso, das quais fazem parte usurios cadastrados que recebem simultaneamente as mensagens enviadas para o grupo. 16 (CESPE/2011/TJ-ES/Nvel Mdio/Q41) Na Internet, o uso do protocolo TCP/IP um elemento que encarece o acesso a essa rede, em razo da velocidade assumida por esse protocolo durante a transmisso de dados por meio da rede. Para que o custo desse acesso seja menor, deve- se optar por outros protocolos mais simples. 17 (CESPE/2011/TJ-ES/Nvel Mdio/Q42) O Google, ferramenta de pesquisa na Internet, pode ser utilizado para se encontrar stios nessa rede a partir de palavras- chave, digitadas no campo de busca, e para a visualizao de textos e imagens relacionados a tais palavras. 18 (CESPE/2011/TJ-ES/Nvel Mdio/Q43) Um programa de correio eletrnico via Web (webmail) uma opo vivel para usurios que estejam longe de seu computador pessoal. A partir de qualquer outro computador no mundo, o usurio pode, via Internet, acessar a caixa de correio armazenada no prprio computador cliente remoto e visualizar eventuais novas mensagens.

LFG

Intensivo INSS

Informtica

19 (CESPE/2011/TJ-ES/Nvel Mdio/Q44) Por meio do Mozilla Firefox, que um programa de navegao na Internet, possvel navegar por pginas online, assim como por pginas em HTML que estejam armazenadas no computador do usurio. 20 (CESPE/2011/TJ-ES/Nvel Mdio/Q49) Os pop-ups so vrus que podem ser eliminados pelo chamado bloqueador de pop-ups, se este estiver instalado na mquina. O bloqueador busca impedir, por exemplo, que esse tipo de vrus entre na mquina do usurio no momento em que ele consultar um stio da Internet. 21 (CESPE/2011/TJ-ES/Superior/Q42) O Microsoft Outlook uma ferramenta de correio eletrnico que facilita o gerenciamento de mensagens por meio de opes avanadas. Porm, sua desvantagem a necessidade de o computador estar conectado Internet ou intranet da organizao quando for preciso acessar as pastas de mensagens recebidas. 22 (CESPE/2011/TJ-ES/Superior/Q43) O Mozilla Thunderbird um programa livre e gratuito de email que, entre outras funcionalidades, possui um recurso de anti- spam que identifica as mensagens indesejadas. Essas mensagens podem ser armazenadas em uma pasta diferente da caixa de entrada de email do usurio. 23 (CESPE/2011/TJ-ES/Superior/Q44) No Internet Explorer, a opo Adicionar a Favoritos permite armazenar localmente uma pgina visitada freqentemente. Assim, em acessos futuros, essa pgina adicionada a Favoritos estar disponvel, mesmo que o computador no esteja conectado Internet. 24 (CESPE/2011/TRE-ES/Superior/Q35) Na URL http://www.unb.br/, a sequncia de caracteres http indica um protocolo de comunicao usado para sistemas de informao de hipermdia distribudos e colaborativos. Esse protocolo utilizado na World Wide Web. 25 (CESPE/2011/TRE-ES/Superior/Q36) Caso um usurio envie uma mensagem de correio eletrnico para uma pessoa e inclua no campo Cc: o endereo de correio eletrnico de uma outra pessoa, ento esta pessoa ir receber uma cpia do email, mas nem ela nem o destinatrio principal sabero que uma outra pessoa tambm recebeu a mesma mensagem. 26 (CESPE/2011/TRE-ES/Superior/Q37) Os caracteres TCP/IP designam um conjunto de protocolos de comunicao entre computadores ligados em rede que utilizado para comunicao na Internet. A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 8, que est sendo executado em um computador com sistema operacional Windows XP. Com relao a essa figura, ao Internet Explorer e pgina da Web que est sendo visualizada, julgue os prximos itens. 27 (CESPE/2011/TRE-ES/Superior/Q38) Ao se clicar o boto , ser exibida a pgina que havia sido exibida imediatamente antes da pgina que est exibida na figura. 28 (CESPE/2011/TRE-ES/Superior/Q39) Ao se clicar o boto boto , que aparece imediatamente direita do , a janela do Internet Explorer ser fechada.

29 (CESPE/2011/TRE-ES/Superior/Q40) Caso, no campo para pesquisa (rea onde se encontra a marca do cursor), sejam inseridos os caracteres Carlos Gomes, com as aspas includas na busca, o Google iniciar uma procura por todas as pginas que contenham ou apenas a palavra Carlos, ou apenas a palavra Gomes ou as duas, no necessariamente na ordem apresentada. Por outro lado, se as aspas forem retiradas dos caracteres, a busca ser feita pela expresso exata Carlos Gomes , ou seja, apenas as pginas onde a palavra Gomes aparea logo aps a palavra Carlos. 30 (CESPE/2011/ECT/Mdio/Q21) Uma intranet uma rede de computadores cujos componentes esto interligados em um mesmo domnio. 31 (CESPE/2011/ECT/Mdio/Q22) Na Internet, uma rede de comunicao pblica, no h regras para o uso e a definio de nomes de domnio. 32 (CESPE/2011/ECT/Mdio/Q23) Os programas embutidos em uma pgina web e que so executados quando o navegador carrega a pgina no apresentam riscos de segurana; por isso, no necessrio configurar o navegador para desativ-los.

www.brunoguilhen.com.br

LFG

Intensivo INSS

Informtica

33 (CESPE/2011/ECT/Mdio/Q24) No endereo web http://ect.gov.br, os caracteres .br representam o domnio de nvel mximo do endereo e indicam que o pas de origem do stio da Internet o Brasil. 34 (CESPE/2011/ECT/Mdio/Q25) Ferramentas de grupos de discusso utilizam o email para a troca de mensagens entre os participantes, enquanto o mural utilizado para disponibilizar as mensagens em um stio da Web que os participantes acessam. 35 (CESPE/2011/ECT/Mdio/Q26) Para visualizar um documento armazenado em arquivo com extenso .doc, disponvel em um link de determinado stio da Internet, o computador utilizado deve ter instalado editor de texto compatvel com a verso do documento.

D) S possvel enviar cpias de mensagens de correio eletrnico a mltiplos usurios caso todos eles tenham acesso lista de todos os que recebero cpias. E) O programa Outlook Express 2003 possibilita a visualizao de mensagens de correio eletrnico, mas no, a criao e o envio de mensagens. 38 (CESPE/2011/CORREIOS/Carteiro/Q19) O servio que, oferecido via Internet, disponibiliza recursos para a criao, o envio e a leitura de mensagens de correio eletrnico para os usurios o de A) salas de bate-papo. B) webmail. C) leilo eletrnico. D) Internet banking. E) rdio online. 39 (CESPE/2011/CORREIOS/Operador/Q03) A transferncia, para um computador local, de arquivos disponibilizados na Internet possvel com a utilizao de protocolos. Assinale a opo que apresenta o nome de um dos protocolos comumente utilizados nessa transferncia. A) email B) FTP C) chat D) Orkut E) browser 40 (CESPE/2011/CORREIOS/Operador/Q19) Assinale a opo em que a expresso apresentada possui estrutura correta de endereo de correio eletrnico.

36 (CESPE/2011/CORREIOS/Mdio/Q12) A figura acima ilustra uma janela que pode ser corretamente acessada por meio de opo disponibilizada pelo IE8 no menu: a) b) c) d) e) Editar Exibir Favoritos Ferramentas Arquivo

A) servidor:br.usuario.edu B) usuario@servidor.org.br C) usuario/servidor/com/br D) servidor#usuario.org E) usuario&servidor.gov.br Com relao a conceitos de Internet e intranet, assinale a opo correta. 41(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q54/letra A) Domnio o nome dado a um servidor que controla a entrada e a sada de contedo em uma rede, como ocorre na Internet. 42(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q54/letra B) A intranet s pode ser acessada por usurios da Internet que possuam uma conexo http, ao digitarem na barra de endereos do navegador: http://intranet.com. 43(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q54/letra C) Um modem ADSL no pode ser utilizado em uma rede local, pois sua funo conectar um computador rede de telefonia fixa.

37 (CESPE/2011/CORREIOS/Mdio/Q14) Com relao a mensagens de correio eletrnico, assinale a opo correta. A) Para um usurio de nome Jorge que trabalhe em uma empresa comercial brasileira denominada Fictcia, estar correta a estrutura de endereo de email @bra.com.ficticia.jorge. B) O Microsoft Office no possui aplicativo que permita ao usurio lidar com mensagens de correio eletrnico. C) O recurso Cc (cpia carbono) permite o envio de cpia de uma mensagem de correio eletrnico a mltiplos destinatrios. www.brunoguilhen.com.br 3

LFG

Intensivo INSS

Informtica

44(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q54/letra D) O modelo cliente/servidor, em que uma mquina denominada cliente requisita servios a outra, denominada servidor, ainda o atual paradigma de acesso Internet. 45(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q54/letra E) Um servidor de pginas web a mquina que armazena os nomes dos usurios que possuem permisso de acesso a uma quantidade restrita de pginas da Internet. 46(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q56/letra A) A URL o endereo fsico de uma mquina na Internet, pois, por esse endereo, determina-se a cidade onde est localizada tal mquina. 47(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q56/letra B) O SMTP um servio que permite a vrios usurios se conectarem a uma mesma mquina simultaneamente, como no caso de salas de bate-papo. 48(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q56/letra C) O servidor Pop o responsvel pelo envio e recebimento de arquivos na Internet. 49(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q56/letra D) Quando se digita o endereo de uma pgina web, o termo http significa o protocolo de acesso a pginas em formato html, por exemplo. 50(CESPE/2010/CEF/Escriturrio/Q56/letra E) O protocolo ftp utilizado quando um usurio de correio eletrnico envia uma mensagem com anexo para outro destinatrio de correio eletrnico. Gabarito 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 F F F F V V F F F F V F F 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 V V F V V V F F V F V F V 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 F F F V F F V V V D C B B 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 B E E E C E E E E E E

www.brunoguilhen.com.br

También podría gustarte