Está en la página 1de 10

TERRITRIO E TERRITORIALIDADE: ALGUMAS CONTRIBUIES DE RAFFESTIN Dalvani Fernandes * RESUMO Nossa inteno com esse ensaio elaborar uma

a re exo sobre as concepes de territrio e territorialidade propostas pelo gegrafo Claude Ra estin. Na sequncia, utilizamos os conceitos de territrio e territorialidade em uma tentativa de leitura de nosso objeto de pesquisa, no caso, os jovens que participam da Igreja Assembleia de Deus, na cidade de Guarapuava/PR. Abordaremos aqui questes ligadas a essa discusso como a conexo da territorialidade com a identidade e os mltiplos territrios presentes na cidade possuidora de um espao fragmentado. Palavras-chave: Identidade. Juventude. Religio. Territorialidade, Territrio.

TERRITORIO Y TERRITORIALIDAD: ALGUNAS CONTRIBUCIONES DE RAFFESTIN RESUMEN Nuestra intencin con este ensayo es elaborar una re exin sobre las concepciones de territorio y territorialidad propuestas por el gegrafo Claude Ra estin. A la secuencia, utilizamos ambos conceptos de territorio y territorialidad en una tentativa de lectura de nuestro objeto de investigacin, en el caso los jvenes que participan de la Iglesia Asamblea de Dios, de la ciudad de Guarapuava/Paran/Brasil. Abordaremos aqu cuestiones ligadas a esa discusin como la conexin de la territorialidad con la identidad y los mltiplos territorios presentes en la ciudad poseedora de un espacio fragmentado. Palabras clave: Identidad. Juventud. Religin. Territorialidad. Territorio.
* Graduado

59

com Licenciatura Plena em Geogra a pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paran/Brasil; Mestrando em Geogra a pela Universidade Federal do Paran/Brasil (UFPA) e bolsista do programa REUNI(UFPA).
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

Dalvani Fernandes

TERRITORY AND TERRITORIALITY: SOME CONTRIBUTIONS OF RAFFESTIN ABSTRACT Our intention with this essay is to elaborate a re ection on the territory and territoriality conceptions proposed by the geographer Claude Ra estin. In the sequence, we use the territory and territoriality concepts in an attempt of reading our object of research, in the case the youths that participate in the Church Assembly of God, in the city of Guarapuava/Paran/Brasil. We will approach questions linked to this discussion as the connection between territoriality and identity; and the multiple territories of the city, that presents a fragmented space. Key words: Identity. Youth. Religion. Territoriality. Territory.

1. TERRITRIO: METAMORFOSES
60

Todo conceito tem uma histria, seus elementos e metamorfoses; tem interaes entre seus componentes e com outros conceitos; tem um carter processual e relacional num nico movimento do pensamento, com superaes; as mudanas signi cam, ao mesmo tempo, continuidades, ou seja, ds-continuidades (descontinuidade-continuidade-descontinuidade), num nico movimento; o novo contm pois o velho e este, aquele (SAQUET, 2007, p.13).

Conceito tem poca, mutvel, possui atributos, um recurso. Assim como os conceitos, uma teoria nunca expressa o real o real complexo, no apreendido atravs de uma nica dimenso ; por essa razo fazemos confuses ao trabalhar com teorias e conceitos. Territrio um conceito complexo, substantivado por vrios elementos e em unidade com o real, o mundo da vida. O conceito de territrio tem uma histria. Para a Geogra a, suas razes esto nas obras Antropogeogra a (1882) e Geogra a Poltica (1897) do gegrafo alemo Friederich Ratzel. Inspiradas no determinismo, no romantismo alemo e no imperialismo do nal do sculo XIX, a Geogra a
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

Territrio e territorialidade: algumas contribuies de Ra estin

de Ratzel forja uma conscincia nacional e estabelece a necessidade de um espao vital, espao necessrio para o desenvolvimento e o progresso de uma nao, tendo em mente que as formas de sobrevivncia so limitadas e da a busca por anexao de novos territrios. Fundamentado na relao de poder, territrio era entendido como expresso legal e moral do Estado, re etido na conjuno do solo e do povo. Sua territorialidade estaria associada a identidades (nacionais) espec cas. Essa posio do conceito remete a uma concepo de poder unidimensional, o Estado o nico detentor do poder; sendo assim, presume-se que no haveria con itos ou tenses dentro do territrio, pois no existiriam outras relaes de poder possveis. Assim a geogra a, no sculos XIX e XX, foi uma geogra a do Estado, marcada por uma poltica unidimensional, que se negou a ver no fato poltico nada mais que uma expresso do Estado (Galvo et al., 2009). Foi a partir da dcada de 1970, sobretudo, que os debates sobre novas concepes de territrio e territorialidade emergiram na geogra a especialmente, devido s transformaes que ocorreram na sociedade em funo das novas formas de organizao scioespacial que delimitam, agenciam, controlam pessoas, informaes, uxos, fenmenos e ideias (Plein et al., 2009, p.47). nesse vis que surgem diferentes enfoques para os conceitos de territrio e territorialidade. Propomos, com esse texto, destacar a abordagem proposta por Claude Ra estin em sua obra Por uma Geogra a do Poder, publicado originalmente em 1980, traduzido para o portugus em 1993.
2. TERRITRIO E TERRITORIALIDADE: ALGUMAS CONTRIBUIES DE RAFFESTIN

61

De acordo com Saquet (2007), Claude Ra estin faz parte da escola francesa, juntamente com G. Deleuze e F. Guatarri, M. Foucault e H. Lefebvre, que participaram igualmente da renovao da abordagem geogr ca e territorial. Ao veri car algumas tendncias (nfases) para o conceito de territrio pensado a partir de 1950, principalmente na dcada de 1970, Saquet (2007) classi ca Ra estin dentre os autores que fazem uma discusso terico-metodolgica sobre o territrio e que buscam a compreenso da dimenso geopoltica do espao.
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

Dalvani Fernandes

Ra estin (1993) critica a geogra a poltica clssica proposta por Ratzel, pela sua postura unidimensional, onde o Estado o nico detentor do poder. Para o autor, o Estado detm o poder superior, havendo outros inferiores que interagem com ele, pois h poder poltico desde o momento em que uma organizao luta contra a desordem (Galvo et al., 2009). Fundamentado em M. Foucault, o autor entende poder como multidimensional, e essa postura incentiva um olhar para as relaes quotidianas, para as relaes de poder em todas as escalas, dentro e fora do territrio nacional. Tal postura resulta em uma abordagem relacional do territrio, formado por relaes de poder multidimensionais. Na problemtica relacional, o poder est no centro da anlise, o poder a chave em toda relao circula o poder que no nem possudo nem adquirido, mas simplesmente exercido (Ra estin, 1993, p.7). A problemtica relacional proposta por Ra estin (1993) est fundamentada numa geogra a triangular querer existir, saber existir, poder existir , mostra-se diferente da problemtica morfofuncional, isto , querer ver, saber ver, poder ver. Dessa forma, a problemtica relacional causa inquietaes sociais, uma participao crtica, e no somente de testemunha, utilizando uma concepo de projeto e no de objeto como argumentam Galvo et al.( 2009, p.35). A questo do poder nessa perspectiva relacional complexa. Para Ra estin (1993), existe o poder e o Poder:
O Poder com letra maiscula a soberania do Estado, so ns que garantem a sujeio dos cidados ao Estado. Pretender que o poder seja o Estado disfara o poder com letra minscula aquele que est presente em cada relao, na curva de cada ao, que utiliza as ssuras sociais para se in ltrar. Porm, mais in uente o poder que no se pode ver, que se manifesta em cada comunicao entre dois plos, fazendo face ou confrontando-se um ao outro (GALVO et al, 2009, p.39).

62

O resultado dessa compreenso a quebra do paradigma ratzeliano, em que a anlise territorial volta-se apenas para o Estado, marginalizando outras organizaes dotadas de poder poltico. Raffestin (1993) j argumentava que, para a geogra a poltica clssica, o Estado uma
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

Territrio e territorialidade: algumas contribuies de Ra estin

organizao como qualquer outra, no entanto, est investido de um peso enorme. Para articular e exercer sua dominao, o Estado recorta o espao em malhas, pois busca encontrar a malha mais adequada, mas no se pode perder de vista que ele no a nica organizao a construir territrios e produzir malhas. Ao mesmo tempo, outras organizaes como uma rede de mercados (econmica) ou de igrejas (simblica) tambm canalizam, bloqueiam, domesticam, introduzem redes, malhas, criam um espao de visibilidade no qual o poder v, sem ser visto (Ra estin, 1993, p.39). Concordando com Galvo et al. (2009), entendemos que, para Ra estin (1993), o territrio tambm pode ser abstrato, podendo haver contradies internas. Desigualdades, disputas e sobreposies de territrios podem ocorrer, pois h a possibilidade da leitura de territrios em rede. A territorialidade formada pelas relaes sociais (existenciais e de produo) que se estabelecem no interior dos territrios. Territorialidade humana um tema marginal na geogra a e est se tornando um paradigma que provavelmente ir exigir diversas disciplinas a se repensar, a rmava Ra estin (1987, p.263). O conceito de territorialidade foi usado inicialmente com um sentido etolgico, demarcao de territrios de animais. Durante muito tempo, houve uma transferncia analgica desse conceito para as cincias humanas, resultando em uma experincia perigosa e esterilizante. O autor op.cit prope uma territorialidade humana, a rmando que o ser humano um animal semiolgico cuja territorialidade condicionada por linguagens, cdigos e sistemas de sinais. O procedimento do homem, de alguma forma, est na constituio lingstica do mundo (1987, p. 264). Ra estin (1987) argumenta, ainda, que os naturalistas no levam em conta apenas o espao em que o animal no pode escapar; j o homem, por sua vez, pode escapar da cultura que uma srie de atos de comunicao. Nesse sentido, a territorialidade humana pode ser de nida como o conjunto das relaes mantidas pelo homem; como ele pertence a uma sociedade, com exterioridade e alteridade atravs de mediadores ou instrumentos (p.267).
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

63

Dalvani Fernandes

Ra estin (1987) aponta que os modelos de territorialidade animal so, certamente, interessantes, porm, precisam ser colocados em uma posio hierarquicamente inferior da territorialidade humana em termos de complexidade, o que se justi ca, pois os naturalistas no consideram a dimenso semiolgica inscrita para a classe de instrumentos. Para ele a territorialidade humana no apenas constituda por relaes com os territrios, mas tambm atravs de relaes concretas com reas abstratas, tais como lnguas, religies, tecnologias (p.267) O autor (op.cit.), elaborou um sistema territorial, composto de tessituras, de ns e de redes organizadas hierarquicamente, permitindo o controle sobre aquilo que pode ser distribudo, alocado e/ou possudo, delimitando, assim, campos de aes (de poder) nas prticas espaciais que constituem o territrio. As malhas so heterogneas, interligadas, possuem elementos que as complementam: pontos, ns, aglomeraes de indivduos ou grupos. Os ns so interdependentes, podem se relacionar e comunicar-se, assim, o conceito de rede chave na sua leitura. Para elea rede faz e desfaz as prises do espao, tornado territrio: tanto libera como aprisiona. o porqu de ela ser o instrumento por excelncia do poder (Ra estin, 1993, p.204). a partir desse sistema que a territorialidade humana acontece e ganha complexidade. Outra importante contribuio da obra de Ra estin o desenvolvimento da ideia do processo TDR (Territorializao-desterritorializaoretorritorializao). Segundo o autor, esse processo ocorre, principalmente, devido a fatores econmicos. Em linhas gerais, territorializao implicaria um conjunto codi cado de relaes, enquanto que a desterritorializao seria, antes de mais nada, o abandono do territrio, podendo tambm ser interpretada como a extino dos limites, das fronteiras. Reterritorializao seria o retorno ao territrio, podendo ocorrer sobre qualquer coisa, do espao ao dinheiro (Saquet, 2007).
3. CONSIDERAES FINAIS: ALGUMAS REFLEXES SOBRE A TERRITORIALIDADE JUVENIL ASSEMBLEIANA

64

Em nossa proposta de pesquisa de mestrado propomo-nos estudar a juventude evanglica pentecostal que participa da igreja Assembleia de Deus, na cidade de Guarapuava/PR. Procuramos entender como ela constri
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

Territrio e territorialidade: algumas contribuies de Ra estin

sua territorialidade pelo espao urbano, tendo como referncia a religio. Quanto maior a cidade, mais complexas e mltiplas so as prticas sociais e os processos de identi cao. Os grupos e/ou classes sociais segregam-se cada vez mais, produzindo lugares espec cos para tipos espec cos de convivncia, tornando o espao urbano cada vez mais fragmentado (Costa, 2008). Tanto as prticas capitalistas, quanto as culturais, tendem a formar espaos de segregao e apropriao espacial. Costa acredita que no h mais territrio urbano, o que impera na cidade so mltiplos territrios, tanto no plano socioeconmico, quanto no plano das representaes sociais. por essa razo que entendemos ser preciosa a contribuio de Ra estin (1993) ao propor um sistema territorial que se articula em malhas, redes e ns. Acreditamos que o territrio-rede analisado em diferentes escalas, possibilita-nos uma leitura mais aproximada do espao vivido pelos jovens, formado pelo seu cotidiano, por microterritrios e multiterritorialidades. O conceito de territrio facilita a leitura do nosso objeto de pesquisa uma vez que privilegia as relaes sociais, as redes, a cultura, o cotidiano. Segundo Ra estin (1993, p.143), ao se apropriar de um espao, concreta ou abstratamente, o ator territorializa o espao. Para Costa (2008, p.181), nessa a rmao, est clara a proposio da nfase relacional ao territrio, possibilidade de perceb-lo como dinmico e no esttico, uma vez que pontua o processo de territorializao. A questo de identidade e territrio esto conectadas, isso posto que h uma dimenso espacial em ambos, pois a identidade implica referentes sem os quais no poderia ser de nida: o tempo, o espao, a cultura e os sistemas de crena, o sentimento identitrio permite que se sinta plenamente membro de um grupo, dot-lo de uma base espacial ancorada na realidade (Clavall, 1999, p.16). Nessa perspectiva, identidade e territrio, enquanto construes culturais, podem ser colocados em questo e, por vezes, o so. Clavall (1999, p.16) esclarece que
h crises identitrias que provocam frequentemente uma modi cao da relao com o espao: as transformaes da realidade espacial correm
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

65

Dalvani Fernandes

o risco de provocar, ao contrrio, um questionamento das construes identitrias; elas devem ser reformuladas ou reconstrudas sobre novas bases .

66

A partir dessas re exes, levantamos a hiptese de que os/as jovens assembleianos/as constituem, no bairro, um micro-territrio-rede, formado pelas casas dos assembleianos/as e pela igreja. Na escala da cidade temos tambm territrios-rede que articulam os vrios templos dispersos pelos bairros. A territorialidade evanglica envolve a articulao e o trnsito nessas vrias escalas. Mas, como so territrios-rede, encontramos superposies diversas ao territrio da igreja. Nos interstcios desse territrio, o mundo espreita e mostra para o/a assembleiano/a outras conexes possveis, e esse/a procura participar de lugares que podem ser frequentados sem entrar em choque com sua crena, onde acredita estar longe do pecado e da morte. Em lugares onde isso no possvel, o prprio corpo (no sentido das aes e visual) pode tornar-se o territrio, marcando uma distino entre o sagrado e o profano. Para Claval (1999), as identidades tm por nalidade procurar estabelecer uma ordem no que percebido como o caos. Nesse cenrio, as identidades que se buscam promover exigem territorialidades contnuas e absolutas:
No se tratar simplesmente de se a rmar; o objetivo o de fugir do contgio dos modos de pensamento que se condena, do efeito arrebatador de comportamento e atitudes que reprovam moralmente, e da poluio qual nos expomos ao permanecermos em ambientes impuros (Claval, 1999, p.22).

Pensar em um territrio na escala corpo nos levou ideia de fronteira do sagrado. Ela se constituiria de prticas sociais a partir de escolhas do cotidiano: por exemplo, o que ver, ouvir, vestir, aonde ir e com quem estar. Essas atitudes marcariam uma alteridade (ns/igreja, eles/mundo) em relao a outros grupos sociais, fundando assim uma identidade particular para esse grupo. O mundo para o assembleiano/a entendido como um caminho largo onde o inimigo tenta enganar os is. Largo porque de fcil acesso, tem-se muitas opes para chegar at ele, no tem leis/limites. A igreja o oposto, um caminho estreito,
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

Territrio e territorialidade: algumas contribuies de Ra estin

difcil de percorrer, preciso seguir leis/limites, manter uma postura de retido para segui-lo. O desvio, tambm um termo espacial, usado para se referir queles crentes que deixaram o caminho estreito e foram para o mundo. Essa mudana de trajetria pode re etir ainda uma mudana de trajetos na cidade, indicando conexo com a outra rede social e territorial. Os caminhos do mundo tm locais bem delimitados na cidade, como: clubes noturnos, bares, esquinas, espaos que representam o oposto do sagrado. nesse ponto que justi camos nosso olhar para a juventude da igreja, pois acreditamos ser essa a categoria mais propcia ao desvio. Isto se deve ao fato dos jovens serem os mais vulnerveis aos apelos do mundo, terem diante de si uma gama imensa de possibilidades de escolhas de diferentes culturas juvenis, ligadas ao consumo, lazer e diverso. Alm disso, sua maior mobilidade, frequentando outros espaos e redes sociais, como a escola, que no so necessariamente sagrados, permite fazer novas conexes com outros territrios, novas identidades, formando, assim, pontos de tenso. Esse olhar do gegrafo permite contribuir para um melhor entendimento da relao da sociedade com seu espao, exibiliza a noo do conceito de territrio, privilegia o quotidiano das pessoas que vivem e consomem a cidade. Territrio, nesse sentido, uma ferramenta conceitual para entendermos as relaes de poder que se projetam no espao em todos os nveis e escalas possveis.
Referncias
67

Clavall, P. (1999). O territrio na transio da ps-modernidade. Geographia, 1, (2), 7-26. Costa, B. P. da. (2008). Microterritorializaes urbanas: anlise das microapropriaes espaciais de agregados sociais de indivduos same sex oriented em Porto Alegre/RS. In: Heidrich, A. L. A emergncia da multiterritorialidade: a ressigni cao da relao do humano com o espao. Canoas: Ulbra; Porto Alegre: Editora da UFRGS. Galvo, A.R.G. et al. (2009). O Territrio e a Territorialidade: contribuies
Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

Dalvani Fernandes

de Claude Ra estin In Saquet, M.A.; Souza, E.B.C. de. (Orgs.) Leituras do conceito de territrio e de processos espaciais (pp.33-46), So Paulo: Expresso Popular. Plein, I.T.T. et al. (2009). Territrio e territorialidade na perspectiva de Robert David Sack In: Saquet, M.A.; Souza, E.B.C. de. (Orgs.) Leituras do conceito de territrio e de processos espaciais (pp.47-66),So Paulo: Expresso Popular. Ra estin, C. (1987). Repres pour une thorie de la territorialit humaine. Cahier/Groupe Rseaux, (7), 263-279. Ra estin, C. (1993). Por uma Geogra a do Poder. So Paulo: tica. Saquet, M. A. (2007). Abordagens e concepes sobre territrio. So Paulo: Expresso Popular.

68

Perspectivas em Polticas Pblicas | Belo Horizonte | Vol. II | N 4 | P. 59-68 | jul/dez 2009

También podría gustarte