Está en la página 1de 36

QUEM SOMOS ?

Fundado em 1999 , com expertise de recrutamento , seleo e treinamento de trabalhadores porturios e aquavirios. Instrutores especialistas com experincia comprovada. Psiclogos com experiencia em diagnsticos, avaliaes de competncia. Associado da ABNT. Associado da LATINPORTS. Associado ABRAMAN. Fornecedor da Marinha do Brasil , habilitado pelo SICAF. Centro de simulao em Santos com 04 simuladores de equipamentos porturios. Simuladores portteis para atender treinamentos In company. Distribuidor dos simuladores ETCH/LSYM Universidade de Valncia. Mais de 40.000 trabalhadores treinados no Brasil e America Latina.

Simuladores EQUIPAMENTOS
Guindastes. MHC, Jib Crane, Ponte Rolante. RTG ( Transtiner). RS ( Empilhadeira de grande porte). FT ( Empilhadeira de pequeno porte). Linha Amarela: P-carregadeira, retroescavadeira, trator de esteira, escavadeira.

http://www.incatep.com.br/certificates/specialized%20terminals%20capability%20certificates.pdf

O INCATEP APRESENTA 72 atestados de capacidade tcnica emitidos por OGMOs e Empresas Porturias.

Principais clientes : Santa Catarina: OGMO Imbituba e SFS, TECONVI, PORTONAVE, TESC, WRC, Rocha Top e TECON-SC Itapoa. Paranagua : Rocha Top, TCP , OGMO. Santos : SANTOS BRASIL, LIBRA, TECONDI, RODRIMA, COPERSUCAR, BUNGLE, FERTIMPORT, COPERSUCAR, COSIPA. Rio de Janeiro : OGMO Angra, TECON SEPETIBA, THYSSENKRUPP/CSA/, LIBRA, MULTIRIO. Vitria : CVRD, LOG-IN, OGMO. Salvador : OGMOSA e TECON- Salvador. Recife : OGMO, FERTIMPORT, TECON- Suape. Pecem : TECER. Equador : CONTECON Guayaquil. Colombia : TC BUEN e SENA

PROTEP Programa de Treinamento e Extenso Profissional.


PRINCIPAIS DIRETRIZES: OIT - Organizao Internacional do Trabalho: Conveno 152 - OIT - Segurana e Higiene no Trabalho Porturio. MTE - Ministrio do Trabalho e Emprego: Portaria 3.214/78 - Normas Regulamentadoras. Portaria 397 de 09/10/2002 - CBO - Classificao Brasileira de Ocupaes. MEC - Ministrio da Educao: Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. NORMAS ABNT e NORMAS ISO.

FEIRA INTERMODAL 2009.

6/18

SIMULADOR 3D NICO NA AMRICA LATINA.

Simulador mvel

Trailer ETCH / INCATEP.

Trailer ETCH / INCATEP.

Como funciona um Sistema de Segurana do Trabalho?

Um Sistema de Segurana do Trabalho deve ser criado e deve ser seguido tanto nas operaes individuais ou repetitivas dos equipamentos. Os mesmos princpios devem ser aplicados tanto para a movimentao de cargas, nos processos de manuteno e reparo, ou quando os mesmos sejam manuseados para a realizao de testes ou ensaios.

FBIO LEMOS -

Referncias Normativas
NR11 e Nr12: Mquinas e Equipamentos Estabelece as medidas prevencionistas de segurana e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relao instalao, operao e manuteno de mquinas e equipamentos, visando preveno de acidentes do trabalho. A fundamentao legal, ordinria e especifica, que d embasamento jurdico existncia desta NR, so os artigos 184 e 186 da Consolidao das Leis Trabalhistas CLT.

FBIO LEMOS -

Referncias Normativas

NR29: Segurana e Sade no Trabalho Porturio Regular a proteo obrigatria contra acidentes e doenas profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcanar as melhores condies possveis de segurana e sade aos trabalhadores porturios. A sua existncia jurdica est assegurada em nvel de legislao ordinria, atravs da Medida Provisria n 1.575-6, de 27/11/97, do artigo 200 da Consolidao das Leis Trabalhistas - CLT, o Decreto n99.534, de 19/09/90 que promulga a Conveno n 152 da Organizao Internacional do Trabalho OIT.

FBIO LEMOS -

Composio de um Sistema de Segurana do Trabalho

Um Sistema de Segurana do Trabalho deve incluir o seguinte: (a) Um planejamento da operao; (b) A seleo, fornecimento e utilizao dos e equipamentos e utenslios adequados; (c) As manutenes e verificaes rotineiras dos guindastes e equipamentos; (d) A relao do pessoal devidamente qualificado e competente e, que estes tenham obtido conhecimento das suas responsabilidades e o conhecimento das responsabilidades das outras pessoas envolvidas na operao dos equipamentos (Exemplificar: INTEGRAO NA ADMISSO);
FBIO LEMOS -

Composio de um Sistema de Segurana do Trabalho

(e) A superviso adequada por pessoal devidamente qualificado e competente, tendo estes a autoridade necessria; (f) Garantir para qualquer fim que todos os certificados necessrios e outros documentos estejam disponveis; (g) Constar a proibio e a circulao do uso dos equipamentos por pessoa no autorizada; (h) Garantir a segurana de todas as pessoas que no estejam envolvidas na operao dos equipamentos; (i) Coerncia com as outras partes aplicveis durante o cumprimento apropriado de aprovao ou de cooperao para evitar riscos ou proteo contra o perigo; (j) Instituir um sistema de comunicao que seja compreendido pelas pessoas envolvidas na operao .
FBIO LEMOS -

EPI
Todos os envolvidos nas operaes devero assegurar: (a) Que os EPIs sejam adequados para as condies do local, por exemplo, capacetes, culos de segurana, cinto de segurana, botas de segurana e aparelhos para proteo auditiva; (b) Que os EPIs sejam inspecionados antes e aps o uso e sejam mantidos em boas condies de funcionamento ou substitudos quando necessrios; (c) Que um registro de inspeo e reparos seja mantido para fins de fiscalizao dos rgos competentes; Por segurana todos os equipamentos de proteo individual danificados por deteriorizao ou impactos devem ser substitudos imediatamente.

FBIO LEMOS -

Utilizao de EPI

Todo o pessoal que venha a trabalhar ou visitar os arredores do guindaste, devero estar cientes das prescries relativas sua segurana pessoal e sobre o uso dos equipamentos de proteo fornecidos. As pessoas devem ser instrudas quanto ao uso correto dos equipamentos de proteo individual e us-los quando necessrio

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

Trabalhando em Equipamentos de movimentacao de cargas


Quando o pessoal for obrigado a trabalhar nos equipamentos para inspeo, manuteno ou outras razes, os mesmos devem ser retirados de servio e um plano deve ser posto em funcionamento para garantir que eles no sejam prejudicados pelos movimentos do equipamento e possam se manter seguros no local de trabalho. No caso dos guindastes pequenos e simples, onde o operador tem uma viso de todas as partes mveis, o sistema pode ser feito por meio de comunicao verbal, desde que seja claramente definida e facilmente compreensvel por todos os funcionrios. Para maiores e mais FBIO LEMOS complexos guindastes, um sistema de autorizao

Verificaes Peridicas Inspees Regulares

Inspees Peridicas: Devem ser feitas em detrimento as determinaes do fabricante, tendo como base os manuais de manuteno do equipamento, sempre respeitando os procedimentos descritos no Sistema de Segurana do Trabalho do terminal. Inspees Regulares: Os equipamentos devem ser inspecionados regularmente atendendo a periodicidade estabelecida pelo terminal e descritas no Sistema de Segurana do Trabalho.

FBIO LEMOS -

Verificaes Gerais

Os guindastes e outros equipamentos utilizados na operao de elevao devem ser mantidos em condies satisfatrias. Informaes adequadas, tais como instrues do fabricante devem estar disponveis. Toda a manuteno deve ser efetuada por pessoal qualificado e com conhecimento suficiente dos procedimentos atuais. A freqncia da manuteno dever levar em conta todos os fatores que afetam o guindaste na realizao do seu trabalho.
FBIO LEMOS -

Componentes Substituio e Reparo

de

Componentes de substituio devem estar em conformidade com as especificaes do fabricante ou uma norma equivalente. Se necessrio a reparao importante de qualquer parte estrutural do equipamento, necessrio que seja seguido o procedimento correto indicado pelo fabricante. Se os procedimentos do fabricante no estiverem disponveis, ento os procedimentos a serem tomados devem ser fornecidos por um engenheiro perito.
FBIO LEMOS -

Capacidade Nominal do Equipamento


A capacidade nominal dos equipamentos no devem ser ultrapassada nas operaes de carga e descarga, a no ser para a finalidade expressa de execuo de testes. Cuidados devem ser tomados para evitar pndulo no processo de iamento de peso(s) tanto pelos motores de Hoist quanto pelos guinchos auxiliares (ponte rolantes ou talhas eltricas). Os controles dos comandos dos guinchos principais e auxiliares devem coincidir com o balano da carga, pois desta forma haver um controle sobre o seu balano.

FBIO LEMOS -

Capacidade Nominal do Equipamento

Movimentos de iamento de carga, giro de lana, percurso ou translao do guindaste no devem ser feitos quando o cabo de iamento estiver fora da posio vertical. Antes de levantar uma carga o cabo do guindaste deve estar absolutamente na vertical. O no cumprimento deste ponto pode afetar negativamente a estabilidade do guindaste ou acarretar uma sobrecarga mesmo que o guindaste seja dotado de um indicador automtico (clula de carga), acarretando em uma falha estrutural sem emitir aviso.

FBIO LEMOS -

Quadro de estatsticas da OSHA

Conforme estudo elaborado pela OSHA, apenas 6% dos acidentes de trabalho provocado por falhas em mquinas e equipamentos, sendo os outros 94% de responsabilidade humana, conforme ilustrado no quadro abaixo. OSHA Agncia Europia para Segurana e Sade no Trabalho.

FBIO LEMOS -

FBIO LEMOS -

Causas de acidentes em equipamentos


46% Homem Gestao Falta de procedimentos. Falta conhecimento da legislacao. Falta de Treinamento. 48% - Operacao Falta de competencia para operar.

También podría gustarte