Está en la página 1de 8

XXIV Encontro Nac. de Eng.

de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

Aplicao da teoria das restries um estudo de caso


Marco Antonio dos Reis (ABB Ltda) marco.reis@br.abb.com

Resumo
Este trabalho apresenta uma aplicao prtica da teoria das restries no setor industrial automotivo, mostrando a capacidade da manuteno em viabilizar modificaes no processo produtivo para aumentar os ganhos e a vantagem competitiva, traduzindo assim, o valor agregado da manuteno nas indstrias modernas. Palavras chave: Restries, Toc, Manuteno.

1.Introduo No mundo globalizado e competitivo em que vivemos, a busca constante da otimizao dos recursos e aumento da rentabilidade dos negcios so objetivos comuns s empresas, e a velocidade com que se consegue tais resultados, via de regra, se traduzem em vantagens competitivas no mercado. E, para suportar estas rduas tarefas, temos vrias metodologias e ferramentas de trabalho utilizadas no desenvolvimento deste processo (por exemplo: TQM, PDCA, Seis Sigma, RCM, etc.), e todas com ganhos comprovados na aplicao local realizada. Entretanto, a pergunta que tona : E de forma global, houveram ganhos? Tais ganhos foram convertidos em lucro? Desta forma, para o preenchimento desta lacuna, tem-se a Teoria das Restries, criada pelas idias de Goldratt sobre gesto industrial no nicio dos nos 70, enquanto estudante de Fsica em Israel. Assim , no captulo 2 ser apresentado os conceitos e princpios da Teoria das Restries; no captulo 3, ser apresentado um estudo de caso, realizado pela manuteno e, exaltando a sua importncia na gesto industrial moderna; e, no captulo 4, so apresentadas as concluses.

2.A Teoria das restries TOC (Theory Of Constraints) A TOC surgiu na dcada de 70, quando o fsico Goldratt desenvolveu uma formulao matemtica para o planejamento da fbrica de um amigo que produzia gaiolas para aves em Israel, e produzindo o software OPT (Optimized Production Technology). Entretanto, a TOC somente foi desenvolvida por Goldratt na segunda metade dos anos 80 nos Estados Unidos, divulgando-a atravs do livro A Meta, no qual, em forma de romance apresenta paulatinamente os princpios de sua teoria. Praticamente, o princpio da TOC se resume no aumento da lucratividade (meta da empresa) atravs de uma gesto adequada da produo, isto , da restrio, visto que se no tivesse restries os ganhos seriam infinitos. A restrio qualquer coisa que limita um melhor desempenho de um sistema, como o elo mais fraco de uma corrente, ou, ainda, alguma coisa que a empresa no tem o suficiente, podendo ser fsica (mercado, formecedor, mquinas, materiais, projeto, pessoas) ou poltica (normas, procedimentos, prticas, atitudes).

ENEGEP 2004

ABEPRO

588

XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

Na TOC somente existe uma nica meta Ganhar Dinheiro. E, assim, a teoria das restries define os seguintes parmteros que auxiliam a medio do grau de alncance da meta: Lucro Lquido: mede o quanto de dinheiro, em termos absolutos, a empresa est gerando, sendo definido como o ganho menos a despesa operacional. Retorno sobre o investimento: dimensiona o esforo necessrio para o alcande de um determinado nvel de lucro, sendo definido como o lucro lquido dividido pelo inventrio.

Onde: O ganho corresponde ao preo de venda menos o montante de valores pagos; o inventrio definido como todo o dinheiro que o sistema investe na compra de artigos que ele pretende vender (abrangendo o conceito clssico mais os ativos); e a despesa operacional definida como todo o dinheiro que o sistema gasta para transformar o inventrio em ganho., do ponto de vista prtica (o modelo considera que todo o dinheiro gasto com algo que no possa ser guardado para um uso futuro faz parte da despesa operacional). Modelo de Deciso da TOC: na teoria das restries, o processo decisrio compreende as etapas a seguir discriminadas: 1. Identificar as restries do sistema 2. Decidir como explorar as restries do sistema, isto , como tirar o mximo proveito delas, obtendo o melhor resultado possvel dentro dessa condio. 3. Subordinar qualquer outro evento deciso anterior, significando dizer que todos os demais recursos no restritivos devem ser utilizados na medida exta demandada pela forma empregada da explorao das restries. 4. Elevar as restries do sistema, caso as aes dos itens 2 e 3 no sejam suficientes para se eliminar a restrio. 5. Se, nos passos anteriores, uma restrio for quebrada, volte ao passo 1, mas no deixe que a inrcia se torne uma restrio do sistema. Otimizao da Produo na Teoria das Restries: no sentido da otimizao da produo, a teoria das restries prope a mxima a soma dos timos locais no igual ao timo global, e estabelece nove princpios bsicos: 1. Balancear o fluxo e no a capacidade, isto , a nfase deve ser dada ao fluxo de materiais e no sobre a capacidade instalada dos recursos. 2. O nvel de utilizao de um recurso no-restrio no determinado por seu prprio potencial e sim por outra restrio do sistema, caso contrrio, temos o aumento do inventrio. 3. A utilizao e ativao de um recurso no so sinnimos. A utilizao corresponde ao uso de um recurso no-restrio de acordo com a capacidade do recurso restrio. A ativao corresponde ao uso de um recurso no-restrio em volume superior capacidade do recurso restrio. 4. Uma hora perdida no gargalo uma hora perdida no sistema inteiro. 5. Uma hora economizada onde no gargalo apenas uma iluso. 6. Os gargalos governam o ganho e o inventrio.

ENEGEP 2004

ABEPRO

589

XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

7. O lote de transferncia no pode e muitas vezes no deve ser igual ao lote de processamento. 8. O lote de processo deve ser varivel e no fixo, otimizado para cada operao. 9. Os programas devem simultaneamente. ser estabelecidos considerando todas as restries

3.Uma aplicao prtica da teoria das restries Esta aplicao foi desenvolvida no setor automotivo, e a ttulo de privacidade de informaes, no ser apresentado os valores monetrios referentes. Identificando as Restries do Sistema: em virtude, da boa aceitao do mercado aos produtos fabricados, foi encontrado uma demanda de mercado superior a capacidade produtiva projetada para o momento, de forma que quanto maior a produo, maior o nmero de unidades dos produtos vendidas e, consequentemente, maior o ganho. Da, sendo a restrio do sistema, em termos da capacidade produtiva, apresentaremos a seguir o desenvolvimento do trabalho atravs do processo decisrio da teoria das restries.

Identificando a Restrio do Sistema


Podemos dividir a fbrica em basicamente, 04 unidades produtivas - Estamparia, Fbrica de Carrocerias, Pintura, e Linha de Montagem. Estas unidades produtivas esto interligadas entre si e possuem uma capacidade produtiva, de acordo com a figura abaixo:
Incio do Processo Fabricao Fim do Processo Fabricao

Unidade Produtiva 1 "Estamparia" 52 unidades/hora em batch

Unidade Produtiva 2 "Fbrica Carroceria" 41 unidades/hora

Unidade Produtiva 3 "Pintura" 55 unidades/hora

Unidade Produtiva 4 "Linha de Montagem" 50 unidades/hora

Figura 1 - Representao das unidades produtivas do processo de fabricao Onde nota-se que a restrio para o aumento da capacidade produtiva, a Fbrica de Carroceria, com 41 unidades/hora, enquanto a segunda menor capacidade produtiva de 50 unidades/hora (Linha de Montagem). E, assim, partindo das mximas que uma hora perdida no gargalo uma hora perdida no sistema inteiro, e que uma hora economizada onde no gargalo apenas uma iluso, foi observado, num ponto de vista micro, os processos produtivos da Fbrica de Carroceria. Por sua vez, a Fbrica de Carroceria pode ser sub-dividida em 05 linhas de produo: Assoalho Completo, Laterais, Fechamento da Carroceria, Montagem das Partes Mveis e Funilaria, com capacidades produtivas e interligamento de processo apresentado na Figura 2:
ENEGEP 2004 ABEPRO 590

XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

Incio do Processo Fab. Carroceria Fim do Processo Fab. Carroceria

Assoalho Completo 47 unidades/hora Fechamento da Carroceria Laterais 48 unidades/hora Bolt-up 47 unidades/hora

Funilaria 52 unidades/hora

Figura 2 Representao das Linhas de Produo Onde podemos observar que a restrio se encontra na linha de produo do Fechamento da Carroceria, que por sua vez est dividida em duas reas de produo, a Geometria e o Respot, com 42 unidades/hora e 45 unidades/hora de capacidade produtiva, respectivamente. E, assim, observa-se que o foco deve ser a rea de Geometria. A rea de Geometria sub-dividida em 09 clulas de produo interligadas entre si e representadas na Figura 3, abaixo:
Cel010 Cel020 Cel030 Cel040 Pr-Clamp Cel020 Cel030 Geometria Cel040 Cel045 Cel050 Geometria + Respot

Figura 3 Representao das Clulas de Produo da rea de Geometria da Linha do Fechamento da Carroceria. As capacidades produtivas destas clulas de produo so apresentadas na tabela abaixo: Clula Produo Cel010 Cel020 Cel030 Cel040 Cel020 Cel030 Cel040 Cel045 Cel050 Descrio Transf. Tracoinsa Comau Chamada de Lateral Colocao de Laterais Colocao do Teto Geometria da Carroceria Respot Geometria Colocao Reforo Paralama Colocao suporte Painel Geometria e Respot Capacidade Produtiva 52 unidades/hora 52 unidades/hora 48 unidades/hora 47 unidades/hora 42 unidades/hora 47 unidades/hora 48 unidades/hora 48 unidades/hora 48 unidades/hora

Tabela I Capacidade Produtiva por Clula do Fechamento da Carroceria/Geometria Pelo que foi observado nas capacidades produtivas, vemos ento que a restrio de toda a fbrica est priotariamentese no Fechamento da Carroceria da Fbrica de Carroceria e, mais precisamente, na clula de produo Cel020.

ENEGEP 2004

ABEPRO

591

XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

Tirando o mximo proveito da restrio do sistema Para se produzir na mxima eficincia do Fechamento da Carroceria, foi minimizado as perdas de produo deste sistema pela produo, controladas atravs do monitoramento do rendimento operacional global (OEE), que compreende a eficincia operacional, a taxa de qualidade e a disponibilidade do equipamento. A eficincia operacional foi maximizada melhorando-se a logstica entre a Linha de Assoalho, a de Laterais e o prprio Fechamento da Carroceria, visto a interligao existente entre as mesmas, apresentadas na Figura 2. Alm disso foi aumentado o buffer anterior ao sistema restritivo, para evitar que perdas ocasionais dos processos anteriores gerasse o status de linha bloqueada. A disponibilidade do equipamento e a qualidade do produto/processo foi atacada de forma mais relevante, utilizando-se as metodologias de Seis Sigma e RCM. Elevando as Restries do Sistema Elevar a restrio do sistema significa, neste caso, elevar a capacidade produtiva da clula de produo Cel020. Esta clula de produo formada, por 07 robs, 01 dispositivo, e 01 equipamento de geometria (Open Gate), aproximadamente dispostos segundo o lay-out abaixo:

Open Gate

Dispositivo (Carroceria)
Open Gate

Figura 4- Lay-out representativo da Clula de Produo Cel020.

ENEGEP 2004

ABEPRO

592

XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

Esta clula de produo apresenta o processo apresentado na Figura 6, e cujo diagrama de tempo apresentado na figura abaixo:

Figura 5 Timing-Chart da clula de trabalho Cel020

ENEGEP 2004

ABEPRO

593

XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

FIM carroceria identificado modelo

bilancela com ident correta

translao da bilancela

carroceria em parada na estao posiciona-se carroceria na estao Movimentao da bilancela Robots vo para Home Position Translao da carroceria para estao seguinte

Verif. posic. carroceria no dispositivo

Bilancela em rea de trabalho

Abertura dos grampos da bilancela

FIM

Descida da carroceria no dispositivo

Fechamento dos grampos da bilancela

Bilancela fora de rea de trabalho

Grampeamento do assoalho

Soldagem dos pontos da estao

1 teto 2 lateral

Sobe mesa de transfrencia

posio OK ?

atingiu curva do eletrodo

Espera liberao da estao seguinte

Verifica falha de posicionamento

Fresagem dos eletrodos

Figura 6 Fluxograma do Processo da Clula de Produo Cel020 Assim, aps a anlise do processo observado acima, foram realizadas as seguintes modificaes pela equipe de manuteno: Antecipao da atividade 19; Otimizao do processo dos robs R1, R4 e R5 pela otimizo das trajetrias e redistribuio dos pontos de solda;

ENEGEP 2004

ABEPRO

594

XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produo - Florianpolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004

De forma que, com estas atividades obtivemos o seguinte diagrama de tempo, onde as barras em verde representam as modificaes realizadas:

Figura 7 Timing-Chart da clula de trabalho Cel020 Modificado Desta forma,o tempo de ciclo de 72,8 seg foi para 66 seg, representando um aumento de capacidade produtiva de 42 unidades/hora para 47 unidades/hora, o que representa um ganho de produo de 1680 unidades/ms. 5.Concluses A aplicao da teoria das restries apresenta a grande vantagem de sempre buscar no sistema a sua lucratividade, servindo de guia para as aes a serem conduzidas no que essencialmente necessrio, minimizando os desperdcios de recursos (humanos, materiais, tempo, etc.), e focando sempre as aes na restrio do sistema, obtendo-se uma rpida velocidade de resposta para a organizao. A TOC tambm favorece a unificao de todos os esforos, ferramentas e metodologias para um princpio comum, pois, os timos locais no so necessariamente os timos globais. E dentro, deste processo, a manuteno possui um valor agregado muito alto, haja visto que possue como seu maior ativo o conhecimento tcnico. Referncias GUERREIRO, R., A Meta da Empresa, Seu Alcance sem Mistrios, 2 Edio, Editora Atlas, 1999.

ENEGEP 2004

ABEPRO

595

También podría gustarte