Está en la página 1de 26

Cartilha revendedor GLP

2a Edio

2009
NB R 15 .51 4

No seja um desavisado

Todo o poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.
Art. 1o Pargrafo nico Constituio da Repblica Federativa do Brasil

Associao Brasileira dos Revendedores de GLP

apoios institucionais

ASMIRG-BR
SKYPE: asmirgbr TWITTER: @asmirg Fax: 31 3424-1090 E-Mail: asmirg@asmirg.com.br www.asmirg.com.br vdeo conferncia: asmirg2008@hotmail.com

Associao Brasileira dos Revendedores de GLP ASMIRG-BR

BR

Apresentao
Desenvolvido para voc Revendedor, esta cartilha tem como objetivo informar, prevenir e alertar as revendas de Gs Liquefeito de Petrleo sobre procedimentos a serem adotados no desempenho da atividade de comercializao e armazenamento do GLP. O contedo desta cartilha foi extrado das leis e regulamentos que regem a atividade da revenda de GLP de acordo com a ANP Agncia Nacional do Petrleo, CBM Corpo de Bombeiro Militar, Cdigo de Trnsito Brasileiro, legislao municipal, estadual e federal. Alguns tpicos relacionados ao CBM esto em destaque e em negritos, assim voc revendedor saber que este item requer mais ateno para as exigncias do Corpo de Bombeiros do seu Estado.

Alexandre Borjaili

Esta cartilha no substitui o disposto nas leis e regulamentos mencionados no apndice Legislao Bsica.

A revenda de GLP considerada de utilidade pblica. regulamentada pela Lei n 9.478/97, chamada Lei do Petrleo.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS

ASMIRG-BR
Com a necessidade de buscar qualidade na prestao de servios e orientaes na regulamentao para comercializao e armazenamento do gs liquefeito de petrleo, em junho de 2007 nasceu a ASMIRG Associao Mineira dos Revendedores de Gs Liquefeito de Petrleo. Voltada ao revendedor, tem desenvolvido um trabalho de consultoria, evidenciando os deveres de nossas revendas e seus direitos garantidos em nossa legislao. Em janeiro de 2009, atravs de Assemblia Geral Ordinria - AGO a atuao da ASMIRG expandiu para todo territrio nacional com a ASMIRG-BR - Associao Brasileira dos Revendedores de GLP, firmando o objetivo de levar ao revendedor ferramentas que visam informar, instruir e orienta-lo como empresrio do segmento de GLP. Hoje contamos com um jornal com publicao mensal enviado para nossas revendas associadas em todo territrio nacional. Com a publicao no DOU da Resoluo No 5, de 26 de fevereiro de 2008, passaremos por uma grande modificao dos critrios de segurana em nossa legislao com a ABNT NBR 15.514:2007. Visando esclarecer a voc revendedor, apresentamos na forma de cartilha todas as adequaes necessrias para que esta mudana se faa na forma mais tranqila e sem prejuzo de sua atividade.

A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), fundada em 1940, uma entidade privada e sem fins lucrativos. Reconhecida pelo governo como nico Foro Nacional de Normalizao, dedica-se gesto do processo de elaborao de normas. Com um acervo quase 10 mil normas tcnicas focadas nos mais diversos setores, a ABNT oferece sociedade conhecimento sistematizado que possibilita a produo, comercializao e uso de bens e servios de forma competitiva e sustentvel nos mercados interno e externo. Dessa forma, a organizao contribui para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico, a proteo do meio ambiente e a defesa do consumidor. A disseminao das normas tcnicas to importante quanto a sua elaborao, por isso prestigiamos todas as iniciativas com essa finalidade, como o caso da Cartilha da Associao Mineira dos Revendedores da Gs Liquefeito de Petrleo (ASMIRG). Os conceitos emitidos nesta publicao so de exclusiva responsabilidade do autor, mas a recomendao do uso de normas tem nosso total apoio. As normas relativas a GLP so elaboradas pelo Comit Brasileiro de Gases Combustveis (ABNT/CB-09). Participe. Conhea mais sobre a ABNT. Visite o nosso site www.abnt.org.br. Associe-se. Associao Brasileira de Normas Tcnicas

Alexandre Borjaili Presidente

www.asmirg.com.br

Sumrio
. Procedimento de Registro de sua empresa (Revenda Nova). . Documentos obrigatrios de uma revenda. . Critrios de segurana. . Mapa deControle Movimento Mensal MCMM . E.C.F - Emisso Cupom Fiscal . Placas de Sinalizao . Venda a Postos NO Autorizados (Crime Contra Ordem Econmica)

Procedimento de Registro (Revenda Nova)

So necessrios os seguintes documentos: 1 Requerimento Pode ser encontrado tambm no site da ANP: www.anp.gov.br ( P e t r l e o e Derivados/Abastecimento/Reve ndedor), e tambm pode ser solicitado atravs do Centro de Relaes com o Consumidor CRC da ANP: 0800 970 0267. 2 Ficha Cadastral Pode ser encontrada tambm no site da ANP ou solicitada atravs do CRC. Dever ser encaminhada preenchida, assinada e com firma reconhecida da assinatura do representante legal da empresa. 3 Comprovante de inscrio e de situao cadastral no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ, referente ao estabelecimento matriz ou filial que pretenda exercer a atividade de revenda de GLP, contemplando a habilitao para o exerccio da atividade de revenda de GLP. 2

ASMIRG-BR

. Exigncias para armazenamento, transporte e comrcio do GLP -Revenda Legalizada x Clandestino


. Veculo de entrega de GLP - Regulamentao. . Principais Ocorrncias Encontradas em Fiscalizaes. . Ensaios parede corta fogo. . Simulador de custos. . Legislao Bsica.

a) Verificar junto a Prefeitura se no local onde pretende montar a revenda est autorizado (Pesquisa Prvia) de acordo com a lei de ocupao do solo. b) Verificar com engenheiro de segurana se a rea deste terreno atende as exigncias legais para montagem de uma revenda e se a classe permitida atender suas necessidades. c) Estando tudo aprovado, contrate seu contador e providencia toda a documentao. d) Autorizao ANP. Para obter a autorizao, o interessado deve encaminhar os documentos, previstos na Portaria ANP n 297/03, que podem ser enviados pelo Correio ou entregues diretamente na ANP.

Procedimento de Registro (Revenda Nova)


4 Cpia autenticada do documento de inscrio estadual, constando a razo social, o CNPJ e o endereo da empresa. 5 Cpia autenticada do estatuto ou contrato social arquivado na Junta Comercial e, quando alterado, de sua mais recente consolidao. No estatuto ou no contrato, deve estar previsto o exerccio da atividade de revenda de GLP. 6 Cpia autenticada do alvar de funcionamento, expedido por Prefeitura Municipal, contemplando a atividade de revenda de GLP. 7 Cpia autenticada do Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros MIlitar, que contemple a habilitao para a atividade de revenda de GLP, contendo a capacidade de armazenamento das instalaes em quilogramas de GLP ou a classe de armazenamento, de acordo com a regulamentao vigente. 8 - A ANP realiza anlise de toda a documentao recebida e, para o candidato a revendedor que atendeu s exigncias, ser publicada no Dirio Oficial da Unio DOU a autorizao para o exerccio da atividade de revenda de GLP. 9 - Nos casos em que a documentao foi analisada e constatado que no atendeu integralmente s exigncias, ser enviado documento contendo a descrio das pendncias a serem sanadas, acompanhado de toda a documentao encaminhada pelo agente. Ateno O fato de construir uma instalao de revenda no quer dizer que ela possa funcionar. Para iniciar o funcionamento da revenda preciso obter a autorizao da ANP, que s ter validade a partir da publicao no DOU - Dirio Oficial da Unio. Os procedimentos apresentados podem sofrer alteraes de acordo com a legislao municipal de sua cidade.

Documentos obrigatrios de uma revenda

Documentao Obrigatria

Contrato Social

ASMIRG-BR

Alvar de Funcioamento Aplice de Seguro (legislao municipal) Carto CNPJ Carto Inscrio Estadual Declarao Credenciamento ou Certificado de Autorizao da ANP (vlido por trs meses) Certificado do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Anotao de Responsabilidade Tcnica ART e Laudo de Segurana (Legislao Municipal) Placa declarando possuir exemplar do Cdigo de Defesa do Consumidor Placa de Preo em local visvel

Documentos obrigatrios de uma revenda

Documentos obrigatrios de uma revenda

Documentao Obrigatria Quadro Horrio Trabalho - Funcionrios

Documentao Obrigatria Nota Fiscal de aquisio dos equipamentos de combate a incndio, bem como comprovante de manuteno do carregamento deles (original) Documentao complementar exigida pela fiscalizao da ANP Livro Caixa Registro de Inventrios Cpia do ltimo Balano Patrimonial da empresa Notas Fiscais Modelo 1 ou NF 1.A ou NF-e acompanhada do DANFE
Registros de Entradas e Sadas de Mercadorias, compreendendo o perodo da notificao, acompanhado das respectivas notas fiscais nele lanadas. No caso dos registros serem escriturados por meio de processamento eletrnico, o contador da empresa dever rubricar na primeira e ultima folhas, lanando carimbo com seu nome e o n do registro no Conselho Regional de Contabilidade; Os livros de escriturao do contabilista somente devero ser apresentados quando da chegada do agente de fiscalizao ao estabelecimento, que na ocasio dever conceder duas horas de prazo para exibio deles. Portanto, no h necessidade de reteno ou impedimento de prosseguir com a escriturao desses documentos, que so de extrema relevncia para o registro dos atos e fatos contbeis. As cpias dos documentos exigidos devero ser autenticadas se estiverem desacompanhadas dos respectivos originais. Todos os documentos apresentados sero objeto de verificao de autenticidade com o emitente.

ASMIRG-BR

Taxa de Incndio (Legislao Estadual) Certificado Aferio da Balana -INMETRO Nota Fiscal da ltima recarga de extintores por empresas autorizadas pelo CBM Projeto Aprovado pelo CBM (Toda ateno em checar se sua empresa est atendendo totalmente o Projeto.) MCMM - Mapa de Controle e Movimento Mensal - Manter 1a Via original da NF Curso de Brigada de Incndio - Legislao Estadual - CBM Declarao de ISENTO do Alvar de Licena Ambiental (Legislao Estadual) Nota Fiscal de compra dos recipientes transportveis ou Contrato Comodato firmado com seu Distribuidor.

Documentos obrigatrios de uma revenda

Residncias Armazenagem para consumo prprio

Documentao Obrigatria Contrato de Fornecimento de GLP Resposta ANP quanto ao Contrato de Fornecimento:

At cinco ou menos recipientes transportveis, com massa lquida de at 13 kg de GLP, cheios, parcialmente cheios ou vazios. Possuir ventilao natural. Preferencialmente protegido do sol, da chuva e da umidade. Estar afastado de outros produtos inflamveis, de fontes de calor e de fascas. Estar afastado, no mnimo, de 1,5 m ralos, caixas de gordura e de esgotos, bem como de galerias subterrneas e similares.
Nos vasilhames, a validade imprensa em relevo, no exemplo, ms 02 de 2008 com a marca do INMETRO ao lado, a validade do vasilhame de 15 anos. No regulador a validade vista na parte de trs, no exemplo, 08 o ano de 2008 e cada ponto em relevo representa um ms, no caso trs pontos, fabricado em Maro, com validade de 05 anos. Na mangueira observar sua aplicao, Gs GLP e a validade que impressa em seguida, no exemplo fabricada em 2013 e sua validade de 05 anos.
O SELO DO INMETRO OBRIGATRIO PARA TODOS OS PRODUTOS, CERTIFIQUE-SE.

O contrato de fornecimento, trata-se de pea jurdica de extrema importncia para o PR/GLP. Porm, alguns revendedores tm alegado que no celebraram o citado contrato com o seu fornecedor, o que lamentvel. Assim sendo, o revendedor no tem como atender a exigncia, devendo, neste caso, declarar por escrito.

ASMIRG-BR

Toda ao fiscal precedida de uma notificao, visando orientar o agente econmico na separao da documentao a ser analisada pelo agente de fiscalizao.

Revendas

Revendas Classificao das rea de armazenamento


Capacidade de armazenamento Kg de GLP At 520 At 1.560 At 6.240 At 12.480 At 24.960 At 49.920 At 99.840 Mais de 99.840 Capacidade de armazenamento equivalente em botijes 13 Kg At 40 At 120 At 480 At 960 At 1.920 At 3.840 At 7.680 Mais de 7.680 Classe ANP
Classe CBMMG

ATENO
O setor do GLP segue legislao Municipal, Estadual e Federal. De acordo com a ANP, a legislao vigente em janeiro de 2009 a ABNT NBR 15.514, mas seguindo as condies de critrios mais rgidos, as revendas devero atender os requisitos do Corpo de Bombeiros Militar de seu Estado. Apresentamos as alteraes acrescentada da ABNT NBR 15.514:2007 necessria para atividade do comrcio e armazenamento do GLP.

Exemplo de MG

I II III IV V VI VII
ESPECIAL

I II III n existe IV V VI

Todas as revendas devem estar atenta quanto a classe de armazenamento, apesar da legislao da ANP ampliar para sete classes, devemos atender as exigncias do CBM quanto ao critrio de segurana, para que no haja dvidas, veja na tabela a seguir a classe de sua revenda em acordo com a ABNT NBR 15.514:2007. Lembramos a todos que a responsabilidade de adequao e cumprimento dos critrios de segurana exigidos pelo CBM, pela ANP e demais rgos de fiscalizao de cada revendedor, uma multa ou interdio representa despesas elevadas, seja voc o fiscal de sua empresa. 16/02/09

ASMIRG-BR

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

10

Critrios de Segurana Revendas GLP


rea de armazenamento em piso plano e nivelado, concretado ou pavimentado, em local ventilado, ao ar livre, podendo ou no a (s) rea (s) de armazenamento ser encoberta (s). A rea de armazenamento, quando coberta, deve ter no mnimo 2,50 m de p-direito e possuir um espao livre, permanente de no mnimo 1,20 m entre o topo da pilha de botijes cheios e a cobertura. A estrutura e a cobertura devem ser construdas com produto resistente ao fogo, tendo a cobertura menor resistncia mecnica do que a estrutura que a suporta. No permitida a armazenagem de outros materiais na rea de armazenamento. A delimitao da rea de armazenamento deve ser atravs de pintura no piso ou por meio de cerca de tela metlica, gradil metlico ou elemento vazado de concreto, cermica ou outro material resistente ao fogo, para classe III ou superior utilizar tambm pintura na demarcao do piso. Os recipientes transportveis de GLP cheios devem ser armazenados dentro da(s) rea(s) de armazenamento, separados dos recipientes parcialmente utilizados ou vazios. Fontes de ignio a uma distncia mnima de 3,0 metros da rea de armazenamento ou a partir do topo da pilha de vasilhames.
Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

Critrios de Segurana

Revendas GLP
A distncia mxima a ser percorrida, de qualquer ponto dentro da rea de armazenamento, quando cercada, at uma das aberturas, no pode ser superior a 25 m, conforme ABNT NBR 9441:1998.

11

ASMIRG-BR

Quando os recipientes transportveis de GLP estiverem armazenados sobre plataforma elevada, esta deve ser construda com materiais resistentes ao fogo, possuir ventilao natural, podendo ser coberta ou no. Fica limitada a uma nica rea de armazenamento, classe I ou II, quando instalada em Postos Revendedores de combustveis lquidos-PR. Os expositores que delimitam uma rea de armazenamento de recipientes transportveis de GLP somente podem ser classificados como classe I ou II, ainda que no mesmo lote. No permitida a circulao de pessoas estranhas ao manuseio dos recipientes transportveis de GLP na rea de armazenamento. Extintores de incndio com carga de p que encontram-se dentro do mesmo imvel e em locais diferentes, porm num raio mximo de 10 m da(s) rea(s) de armazenamento, tambm sero considerados unidades extintoras desta(s) rea(s).
Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

12

Critrios de Segurana

Critrios de Segurana Revendas GLP

Revendas GLP
Condies Especficas
As operaes de carga e descarga de recipientes de GLP devem ser realizadas com cuidado, evitando-se que esses recipientes sejam jogados contra o solo ou a plataforma elevada. Acesso de no mnimo 1,20 m de largura e 2,10 m de altura, que abram de dentro para fora . Acesso de no mnimo 1,50 m de largura e 2,10 m de altura, que abram de dentro para fora . Acesso com dimenses mnimas de 2,00 m de largura e 2,10 m de altura, abrindo de dentro para fora (rea de armazenamento aberta).

Classe de Armazenamento I II III IV V VI

Condies Especficas
Armazenamento de vasilhame at 5 Kg ( pilha de at 1,5 m de altura) .

Classe de Armazenamento I II III IV V VI

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

ASMIRG-BR

Armazenamento de vasilhame igual ou superior a 5 Kg e inferior a 13Kg. (pilha de cinco) Armazenamento de vasilhame VAZIO igual a 13Kg. (pilha de cinco) Lotes de at 600 recipientes Armazenamento de vasilhame Cheio igual a 13Kg. (pilha de quatro) Lotes de at 480 recipientes Largura do corredor de inspeno (m) Detector de vazamento

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

- - -

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

Ateno: o acesso ou entrada do imvel que tiver largura maior ao colocado nesta norma, ser considerado como um acesso ou uma entrada. Exemplo: um porto ou acesso de 2,40 m de largura e 2,10 de altura no equivale a dois portes ou dois acessos de 1,20 m de largura e 2,10 de altura.

ATENO Verificar a legislao do Corpo de Bombeiro Militar do seu Estado, pode existir restries de segurana, solicitando mais do que exigido nessa legislao.

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007, Informaes www.abnt.org.br

13

14

Critrios de Segurana

Critrios de Segurana

Revendas GLP
DISTNCIAS MN. SEGURANA Classe de Armazenamento I II III IV
6,0

Exemplo: V VI

Limite do imvel delimitado com muros 1,5 de, no mnimo, 1,80 m de altura) m

3,0 5,0

7,5 10,0

ASMIRG-BR

1
Limite do imvel delimitado sem muros 5,0 ou com muros de menos de 1,80 m de altura) m 2

7,5 15,0 20,0 30,0 50,0

Limite do imvel com Vias Ppblicas m

3,0 3,0

7,5

7,5 7,5 15,0

3
Bombas de combustveis, descargas de motores exploso no instalados em veculos, bocais e tubos de ventilao de 5,0 tanques de combustveis e mquinas que produzem calor . (m) Outras fontes de ignio (m)

7,5 15,0 15,0 15,0 15,0

3,0 3,0

5,0

8,0 8,0 10,0

1 Limite do imvel delimitado com muros de, no mnimo, 1,80 m de altura.


Locais de reunio de pblico (m) Edificao (m) 20,0 30,0 80,0 100,0 150,0 180,0

2 Limite do imvel delimitado sem muros ou com muros de menos de 1,80 m de altura .
1,0 2,0 3,0 3,0 3,0 3,0

3 Limite do imvel com Vias Pblicas.


Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007, Informaes www.abnt.org.br

As distncias mnimas de Segurana podem ser reduzidas pela metade com parede resistente ao fogo. Parede resistente ao fogo no pode ter aberturas ou porto.

15

16

Critrios de Segurana

Critrios de Segurana

Revendas GLP
Condies Especficas
Na entrada do imvel, Placa que indica que no mnimo a(s) razo social, CNPJ, classe(s) de armazenamento existente(s) e a capacidade de armazenamento de GLP, em quilogramas, de cada classe. PERIGO-INFLAMVEL - Placa a uma altura de 1,80 m, medida do piso acabado base da placa, distribuda (s) ao longo do permetro da(s) rea(s) de armazenamento. PROIBIDO O USO DE FOGO E DE QUALQUER INSTRUMENTO QUE PRODUZA FASCA - Placa a uma altura de 1,80 m, medida do piso acabado base da placa, distribuda (s) ao longo do permetro da(s) rea(s) de armazenamento. Placa: OS BOTIJES DE GLP VENDA NESTE ESTABELECIMENTO DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE LACRADOS, IDENTIFICADOS E DEVERO POSSUIR INFORMAES RELATIVAS AO PRODUTO E SUA UTILIZAO Placas com visualizao a 3,0 m e com distanciadas entre si em no mximo 15 m.

Revendas GLP
Classe de Armazenamento I II III IV V VI Condies Especficas
EXTINTOR de 40- BC (unidades)

Classe de Armazenamento I 2 II 3 III 4 IV 8 V VI

8 10,0

ASMIRG-BR

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

A carga e manuteno dos extintores de GLP devem ser realizadas em empresas credenciadas pelo CBM. Sistema de combate a incndio de acordo com projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Obriga- Obrigatrio trio Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

A localizao e a distncia entre os extintores de incndio deve obedecer ao projeto aprovado pelo CBM. Sistema preventivo fixo por hidrante de combate a incndio de acordo com projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros. A distncia da rea de armazenamento s aberturas para captao de guas pluviais, canaletas, ralos, rebaixos ou similares deve ser de no mnimo 1,5 m. Manter no imvel lquido, equipamento e/ou outro material necessrio para teste de vazamento de GLP dos recipientes.

Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio

Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio trio trio

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

17

18

Critrios de Segurana Revendas GLP


Condies Especficas
proibido armazenar vasilhame fora da rea de armazenamento. Na carga e descarga o motor do veculo e seus equipamentos eltricos auxiliares (rdio etc.) devem estar desligados e a com a chave de partida na ignio. Veculos estacionados no interior da revenda, no podem estar a uma distncia menor do que 3,0 m, contada a partir do bocal de descarga do motor aos limites da (s) rea (s) de armazenamento. Balana decimal aferida pelo INMETRO Recipientes de massa lquida superior a 13 kg devem obrigatoriamente ser armazenados na posio vertical, no podendo ser empilhados. As reas de armazenamento de recipientes transportveis de GLP no podem estar situadas em locais fechados sem ventilao natural.

Critrios de Segurana

Revendas GLP
Classe de Armazenamento I II III IV V VI Condies Especficas
As paredes resistentes ao fogo no so obrigatrias para todas as classes de armazenamento, entretanto caso sejam utilizadas, devero ser totalmente fechadas e construdas em alvenarias slidas, concretos ou construo similar, com tempo mnimo de resistncia ao fogo de (TRF) mnimo de 2 h, conforme ABNT NBR 10636. As paredes resistentes ao fogo no podem ser construdas entre os lotes de recipientes.

Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

ASMIRG-BR

Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

As paredes resistentes ao fogo, devem possuir no mnimo 2,6 m de altura em relao ao piso da rea de armazenamento em questo. Quando se tratar de muro de divisa de propriedade, com distncia superior a 8,0 metros da rea de armazenamento, a altura da parede resistente ao fogo poder ser de 2,60 m a partir do nvel do solo. (CBMMG) A distncia mnima entre as paredes resistentes ao fogo e o limite dos lotes de recipientes de 1,0 m. As paredes resistentes ao fogo no podem ser construdas entre os lotes de recipientes.

Obriga- Obrigatrio trio Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

Obriga- Obrigatrio trio

Obriga- Obriga- Obriga- Obrigatrio trio trio trio

Quando utilizado plataforma elevada, analizar condies de projeto, para verificao se caber altura de 2,60 m a partir do piso do imvel ou da plataforma atendendo as exigncias do projeto aprovado pelo CBM.
Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007, Informaes www.abnt.org.br

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

19

20

Critrios de Segurana Revendas GLP


Condies Especficas
Para reduzir pela metade os afastamentos, as paredes resistentes ao fogo quando existentes, devem ser construdas e posicionadas de maneira que se interponham entre o(s) recipiente(s) de GLP e o ponto considerado, isolando o risco entre estes.

Critrios de Segurana Revendas GLP


Armazenamento de recipientes transportveis de GLP em balsas ou pontes

A rea de armazenamento dos recipientes transportveis de GLP no pode ter paredes ou similares que impeam a ampla ventilao.

ASMIRG-BR

Quando a rea de armazenamento de recipientes transportveis de GLP for parcialmente cercada por paredes resistentes ao fogo, essas no podem ser adjacentes e o comprimento total dessas paredes no deve ultrapassar 60% do permetro da rea de armazenamento, de forma a permitir ampla ventilao. O comprimento total da parede resistente ao fogo deve ser igual ao comprimento do lado paralelo da rea de armazenamento, acrescido de no mnimo 1 m ou no mximo de 3 m em cada extremidade. Os muros de delimitao da propriedade, construdos conforme as especificaes de paredes resistentes ao fogo, podem ser considerados como tal, quando atenderem a todas as consideraes estipuladas nesta Norma para este elemento, no considerando neste caso a limitao do comprimento do item anterior.

A fileira externa do lote de recipientes deve distar no mnimo 1 m da borda do flutuante.

Fica limitada a uma nica rea de armazenamento, classe I ou II, quando instalada em pontes, sempre em expositor para proteo dos recipientes. As reas de armazenamento de recipientes transportveis de GLP situadas sobre balsa ou ponto devem obedecer s condies de segurana e afastamento descritas nesta Norma, no se aplicando aquelas referentes aos limites do imvel e a passeios pblicos.

Armazenamento e movimentao de recipientes transportveis de GLP em paletes


A quantidade de mxima de recipientes em paletes bem como o empilhamento dos paletes no armazenamento e transporte devem estar de acordo com a Tabela: Massa lquida de GLP dos recipientes Nmero mximo de paletes empilhados no armazenamento Nmero mximo de paletes no transporte e na movimentao Nmero mximo de recipientes cheios, vazios ou parcialmente utilizados por paletes 5 kg 2 paletes 1 palete 240 13 kg 20 kg 45 kg 2 paletes 1 palete 29

6 paletes 2 paletes 4 paletes 35 1 palete 42

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007, Informaes www.abnt.org.br

21

22

Critrios de Segurana

Critrios de Segurana

Revendas GLP
Condies Especficas REA DE APOIO

Revendas GLP
Condies Especficas REA DE APOIO

I - Para que mais de uma rea de armazenamento de recipientes transportveis de GLP localizadas num mesmo imvel sejam consideradas separadas, para efeito de aplicao dos limites de distncias mnimas de segurana previstos na tabela , estas devem estar afastadas entre si da soma das distncias mnimas de segurana, previstas para os limites do imvel, com ou sem muros, dependendo da situao. O somatrio da capacidade de armazenamento de todas as reas de armazenamento no pode ser superior capacidade da classe imediatamente superior da maior classe existente no imvel.

II - O local utilizado como rea de armazenamento de apoio (s) rea(s) de armazenamento de recipientes transportveis de GLP existente(s) no imvel deve observar uma das seguintes condies: a) ser considerada uma rea de armazenamento de recipientes transportveis de GLP independente, devendo, neste caso, obedecer ao descrito no tem I da condio especfica - rea de apoio desta cartilha, alm de todos os demais critrios de segurana e distanciamentos previstos nesta Norma; b) ser considerada como complemento da(s) rea(s) de armazenamento de recipientes transportveis de GLP existente(s) no imvel, devendo, neste caso, armazenar uma quantidade mxima de recipientes transportveis de GLP, de tal forma que a capacidade de armazenamento no ultrapasse o limite de uma rea de armazenamento classe I e obedecer a todos os critrios de segurana e distanciamentos exigidos nesta Norma para uma rea de armazenamento classe I. Alm disso, tais recipientes devem ser parte integrante da capacidade de armazenamento da(s) rea(s) existente(s) no imvel.

ASMIRG-BR

NOTA: As revendas que utilizam rea de apoio devem seguir projeto aprovado pelo CBM em conformidade com a ABNT NBR 15.514.

NOTA: As revendas que utilizam rea de apoio devem seguir projeto aprovado pelo CBMMG em conformidade com a ABNT NBR 15.514. 23

Este check-list no substitui a ABNT NBR 15514:2007 Informaes www.abnt.org.br

24

MCMM - Mapa Controle Movimento Mensal

Tipos das instalaes:


Posto de Revenda - PRT e PRTC: a Empresa comercial legalmente constituda e inscrita em competente rgo de registro de comrcio, portadora de Certificado de Funcionamento emitido pela Distribuidora representada e registrada no CNP, autorizada a comerciar GLP no prprio PR. IV - ESTABELECIMENTOS INTEGRANTES DO SISTEMA NACIONAL DE ABASTECIMENTO DE GLP a) Base de Distribuio Principal - BDP - Estabelecimento destinado a receber GLP a granel por gasoduto, de Refinarias, de Unidades de Processamento de Gs Natural - UPGN's, de Sistema de Tancagem Reguladora-STR, de Terminais de Armazenamento, por importao e/ou cabotagem, sem passar por outra Base, podendo armazenar, envasilhar, distribuir e comerciar o referido produto. b) Base de Distribuio Secundria - BDS - Estabelecimento destinado a receber GLP a granel, por transporte rodovirio, e/ou ferrovirio, e/ou fluvial, podendo armazenar, envasilhar, distribuir e comerciar o referido produto. 1) Depsito de Distribuidora - Dep. D - Estabelecimento instalado, operado e mantido diretamente por Empresa Distribuidora de GLP, 2) Depsito de Representante - Dep. R - Estabelecimento instalado, operado e mantido por Representante. d) Posto de Revenda de GLP - PR - Estabelecimento destinado a comerciar GLP envasilhado diretamente para o consumidor e exclusivamente no prprio PR. 1) Posto de Revenda de Distribuidora - PRD - Estabelecimento instalado, operado e mantido diretamente por Empresa Distribuidora de GLP. 2) Posto de Revenda de Representante - PRR - Estabelecimento instalado, operado e mantido diretamente por Representante. 3) Posto de Revenda Conjunto - PRC - Estabelecimento localizado em rea Operacional Metropolitana (AOM), instalado e mantido sob a responsabilidade de todas as Distribuidoras em atividade nessa rea, e operado por apenas uma dessas Empresas. 4) Posto de Revenda de Terceiros - PRT - Estabelecimento instalado, operado e mantido por terceiro, vinculado e abastecido por uma nica Distribuidora, e localizado exclusivamente em rea de difcil acesso e/ou populao rarefeita e/ou de baixo poder aquisitivo, bem como em pequenas concentraes rurais, no podendo ser localizado em AOM, nem dentro dos limites de entrega domiciliar regular e preferencial, onde existir. 5) Posto de Revenda de Terceiros em Conjunto - PRTC - Estabelecimento localizado em AOM, instalado e mantido por terceiros, operando com recipientes transportveis de todas as e Empresas em atividade na rea e controlado por uma delas. ATENO No fechamento mensal, antes de enviar para sua contabilidade, tirar cpia e manter uma via do MMD e Nfs na sua revenda, para o caso de uma fiscalizao, pois o MMD obrigatrio na empresa.

ASMIRG-BR

26

E.C.F - Emisso Cupom Fiscal

Placas de Sinalizao

Federal, os Estados e o Distrito Federal, representados no Conselho de Poltica Fazendria CONFAZ. Surgiu, assim, o Convnio ECF 01/98. ESTABELECIMENTOS D I S P E N S A D O S D A OBRIGATORIEDADE DE USO DO ECF: Seja optante pelo regime previsto no Anexo X do RICMS(Simples Minas),esteja enquadrada como Microempresa e com receita bruta anual igual ou inferior a R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais); equivalente em mdia a 12(doze) P13Kg dia com valor unitrio de venda de R$30,00. O B S . : H a v e n d o o desenquadramento do regime Simples Minas ou ultrapassando o limite de receita bruta, o contribuinte deve implantar o uso de ECF no prazo de 60 (sessenta) dias. ATENO Consulte sua contabilidade para maiores informaes. 27

Placa de Preo Dentro do depsito (local visvel) Externa ( direto para Rua/Ave.)

ASMIRG-BR

CUIDADOS ESPECIAIS: NO PODE ESTAR APAGADA

Lei Federal 9.532/97-Artigos 61


63

Emisso de Cupom Fiscal Art. 61 As empresas que exercem atividade de venda ou revenda de bens a varejo e as empresas prestadoras de servios esto obrigadas ao uso de equipamento Emissor de Cupom Fiscal Assim sendo, h previso genrica de obrigao de uso do ECF para toda e qualquer empresa varejista de venda de mercadoria ou empresa prestadora de servio. O artigo 63 desta mesma lei estabeleceu que a implementao dessa obrigatoriedade dar-se nos termos de Convnio celebrado entre a Secretaria da Receita

28

Venda a Postos NO Autorizados Crime Contra Ordem Econmica

Exigncias para armazenamento, transporte e comrcio do GLP Revenda Legalizada x Clandestino


PORTARIA ANP N 297, DE 18.11.2003 DOU 20.11.2003

Art.1 Ficam estabelecidos, pela presente Portaria, os requisitos necessrios autorizao para o exerccio da atividade de revenda de gs liquefeito de petrleo (GLP) e a sua regulamentao. Art. 2 A atividade de que trata o artigo anterior ser exercida por pessoa jurdica constituda sob as leis brasileiras, em estabelecimento denominado posto revendedor de GLP (PRGLP). Pargrafo nico. A atividade de revenda de GLP, considerada de utilidade pblica, compreende a aquisio, o armazenamento, o transporte e a comercializao em recipientes transportveis de capacidade de at 90 (noventa) quilogramas do referido produto. Art. 4 A atividade de revenda de GLP somente poder ser exercida por pessoa jurdica autorizada pela ANP que atender, em carter permanente, aos requisitos estabelecidos nesta Portaria e s condies mnimas de armazenamento de recipientes transportveis de at 90 (noventa) quilogramas de GLP, previstas na legislao aplicvel. Art. 7 A ANP outorgar a autorizao para o exerccio da atividade de revenda de GLP, referente a cada estabelecimento da empresa, atravs de publicao no Dirio Oficial da Unio, no prazo de at 30 (trinta) dias aps o encaminhamento pela entidade cadastradora da relao de revendedores que atenderem s exigncias previstas nesta Portaria. Pargrafo nico. A pessoa jurdica somente poder exercer a atividade de revenda de GLP aps a publicao da autorizao de que trata o caput deste artigo.

ASMIRG-BR

LEI 8.176, de 08/02/1991 DOU 13/02/1991 DEFINE CRIMES CONTRA A ORDEM ECONMICA Pena deteno, de um a cinco anos e multa. - Incorre na mesma pena aquele que, sem autorizao legal, adquirir, transportar, industrializar, tiver consigo, consumir ou comercializar produtos ou matria-prima, obtidos na forma prevista no caput deste artigo - No crime definido neste artigo, a pena de multa ser fixada entre dez e trezentos e sessenta dias-multa, conforme seja necessrio e suficiente para a reprovao e a preveno do crime. - O dia-multa ser fixado pelo juiz em valor no inferior a quatorze nem superior a duzentos Bnus do Tesouro Nacional (BTN) LEI N 9.847, DE 26.10.1999 - DOU 27.10.1999 - Art.3 II importar, exportar, revender, ou comercializar petrleo, seus derivados bsicos e produtos solventes, gs natural e condensado, e lcool etlico combustvel, em quantidade ou especificao diversa da autorizada, bem como dar ao produto destinao no permitida ou diversa da autorizada, na forma prevista na legislao aplicvel: Multa de R$20.000,00 (vinte mil reais) a R$5000.000,00 (cinco milhes de reais). 29

30

EMPRESAS
Revendedor CREDENCIADO: considera-se revendedor credenciado por distribuidor, aquele que j se encontrava em operao antes da publicao da portaria ANP N. 297/03, e que ainda permanece credenciado na base de dados da ANP, ou seja, o revendedor antigo regulado pela Portaria MINFRA N. 843/90. Revendedor AUTORIZADO: considera-se revendedor autorizado pela ANP, aquele que atendeu integralmente s exigncias previstas na Portaria ANP N. 297/03 e teve sua autorizao publicada no Dirio Oficial da Unio - DOU, condio indispensvel para o exerccio da atividade.

Veculos - Distribuio

Os veculos (caminho, caminhonete ou motos) para no serem caracterizados como ilegais (clandestinos) devero estar de acordo com a seguinte regulamentao:

ASMIRG-BR

1. Veculo conduzido por funcionrio REGISTRADO pela REVENDA: Apresentao da carteira de Trabalho do condutor com registro da Revenda (podendo ser validado pelo Ministrio do Trabalho em inspeo Revenda). Manifesto de carga do veculo acompanhado de bloco de notas fiscais ou notas fiscais de venda ao consumidor para cobertura da carga transportada. 2. Veculo conduzido por funcionrio REGISTRADO por uma TRANSPORTADORA autorizada pela ANP: Apresentao da carteira de Trabalho do condutor com registro da Transportadora (podendo ser validado pelo Ministrio do Trabalho em inspeo Transportadora). Notas fiscais de venda ao consumidor para cobertura da carga transportada. Neste caso no permitido a venda automtica atravs de Manifesto de carga. 32

ATENO
Mesmo que a revenda de GLP esteja legalizada perante os demais rgos, somente poder iniciar o exerccio da atividade aps publicao da autorizao no Dirio Oficial da Unio. permitido que a revenda de GLP seja multi-marca, ou seja, poder manter vnculo comercial com mais de um distribuidor, desde que informados na Ficha Cadastral no requerimento de autorizao. Alteraes Cadastrais Revendedor CREDENCIADO: No deve encaminhar qualquer documento ANP. As alteraes cadastrais (credenciamento, descredenciamento, incluso ou excluso de marca de distribuidor, atualizao de endereo, classe de armazenamento, etc) devem ser informadas ao(s) distribuidor(es) com o(s) quais esteja(m) credenciado(s). Os distribuidores, por sua vez, Tm a obrigao de atualizar as informaes perante a ANP. Revendedor AUTORIZADO: O prprio revendedor dever encaminhar ANP nova ficha cadastral de atualizao (modelos disponveis no site www.anp.gov.br) no prazo mximo de 30 dias, contados da efetiva alterao, enviando, em anexo, documentao referente alterao.

31

Veculo de entrega de GLP Regulamentao


Obrigatoriedade para Veculos em Circulao * Carteira de Habilitao (CNH) * Documento do Veculo * Nota Fiscal * Ficha de Emergncia * Curso MOPE- Movimento e Operao de Produtos Especiais observar data de expedio ou ltima reciclagem (mx. 5 anos) * Placas Identificadoras * Extintor Externo * Kit Bsico de Ferramentas * Faixa Zebrada * Funcionrios Uniformizados e com utilizao de crach de identificao (Recomendado)

ASMIRG-BR
33 34

Na frente do veculo utilizar Painel de Segurana, nas laterais e parte traseira utilizar Painel de Segurana e Rtulo de Risco.

Motocicletas na entrega de GLP

TRICICLO - com homologao pelos orgos de transito SUGESTO para TRICICLOS em Circulao * Carteira de Habilitao (CNH) * Documento do Veculo * Nota Fiscal * Ficha de Emergncia * Curso MOPE- Movimento e Operao de Produtos Especiais observar data de expedio ou ltima reciclagem (mx. 5 anos) * Placas Identificadoras * Extintor Externo * Kit Bsico de Ferramentas * Faixa Zebrada * Funcionrios Uniformizados e com utilizao de crach de identificao (Recomendado)

ATENO
A regulamentao da utilizao de motocicletas na entrega de GLP passa por novas definies. A ASMIRG-BR apresenta o servio de moto-frete com base na regulamentao atual. O motociclista dever estar equipado com:
a) Capacete com faixa refletiva e selo INMETRO e Tipo Sanguneo do condutor. b) Colete Refletivo. c) Placa vermelha. d) Curso especializado.

Publicado no DOU de 30.7.2009, a LEI N 12.009, DE 29 DE JULHO DE 2009 regulamenta o setor na entrega de gs utilizando motocicletas.

Portanto o revendedor que esta utilizando motocicleta sem o auxilio do side-car ou triciclo est irregular podendo sofrer sanses da Lei que vai desde a multa a apreenso da motocicleta. O que esta valendo resumidamente:

1. O gs de cozinha no pode ser transportado sem auxilio do side-car. 2. permitido o uso do triciclo (conforme email encaminhado a ASMIRG-BR pelo CGIT Coordenao Geral de Infraestrura - Departamento Nacional de Trnsito). 3. Por se tratar de uma Lei Federal, nenhuma legislao Estadual ou Municipal ou TAC poder ir contrrio o que esta definido na Lei 12.009 de 2009. 4. O Estado ou Municpio poder criar normas de segurana que venham a acrescentar o transporte do Gs de Cozinha, podendo at restringir com a proibio do uso de motocicletas e ou triciclo em sua regio. 5. Todos que utilizam motocicleta para entrega do gs sem as consideraes acima esto atuando irregularmente e esclarecemos que esta atitude s prejudica o setor, no precisamos nos iludir que ningum esta vendo, estes que esto atuando em desrespeito a nossa legislao certamente pagaro por sua irresponsabilidade.

ASMIRG-BR

Na frente da moto utilizar Painel de Segurana, nas laterais e parte traseira utilizar Painel de Segurana e Rtulo de Risco na carroceria.

ATENO De acordo com as normas do CONTRAN, o uso de carretilha no est autorizado para o transporte de GLP, havendo dvidas consulte http://www.denatran.gov.br/contran.htm. 35

ATENO Certifique-se que em sua cidade ou Estado no exista uma legislao municipal ou Estadual proibindo a utilizao de motocicleta na entrega do gs de cozinha. 36

SIDE CAR - com homologao pelos orgos de transito SUGESTO para SIDE _CAR em Circulao * Carteira de Habilitao (CNH) * Documento do Veculo * Nota Fiscal * Ficha de Emergncia * Curso MOPE- Movimento e Operao de Produtos Especiais observar data de expedio ou ltima reciclagem (mx. 5 anos) * Placas Identificadoras * Extintor Externo * Kit Bsico de Ferramentas * Faixa Zebrada * Funcionrios Uniformizados e com utilizao de crach de identificao (Recomendado)

Principais Ocorrncias Encontradas em Fiscalizaes Placa de Preo apagada e sem visibilidade para a rua ou avenida. rea de armazenamento sem demarcaes entre pilha de vasilhames cheios, vazios e corredor de inspeo. rea de armazenamento sem piso concretado ou pavimentado. fora da rea de armazenamento ( comum Vasilhames encontrar alguns botijes na portaria para facilitar a venda) ou estar com capacidade superior a permite em sua classe. incndio vencidos ou com recargas em empresas Extintores de no autorizadas pelo Corpo de Bombeiros. Armazenar/comercializar marcas no autorizadas para sua revenda. extintores danificadas e sem placa de identificao Caixas de conforme seu projeto. rea de armazenamento para estacionamento de Utilizao da motos, carros, ou outras fontes de ignio. em local visvel lquido (ex.: gua diluda em No manter detergente) ou materiais necessrios para teste de vazamento de GLP. diferentes entre CNPJ e cadastro ANP. Endereos No ter registro na ANP. ou comprovante de aferio INMETRO. Sem balana Sem o pagamento da Taxa de Incndio. de Brigada de Incndio, Sem Curso Sem o MCMM Mapa de Controle Movimento Mensal ANVISA - Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Resoluo RDC n 173, de 13 de setembro de 2006 4.9.4 A gua mineral natural ou a gua natural envasada deve ser exposta venda somente em estabelecimentos comerciais de alimentos ou bebidas. Empresa revenda de GLP no est autorizada ao comrcio ou armazenamento de gua mineral. 38

ASMIRG-BR
37

Na frente do side-car utilizar Painel de Segurana, nas laterais e parte traseira utilizar Painel de Segurana e Rtulo de Risco.

ATENO Certifique-se que em sua cidade ou Estado no exista uma legislao municipal ou Estadual proibindo a utilizao de motocicleta na entrega do gs de cozinha.

Algumas cidades proibiram a entrega de GLP em motocicletas, importante checar a situao de sua cidade.

Resultado dos ensaios Paredes ensaiadas Irregularidades Medidas Adminsitrativas Valor da multa R$/MIL
Meio - tijolo sem revest. Um tijolo sem revest. Meio - tijolo com revest. Um tijolo com revest.

Tempo atendimento aos critrios avaliao (horas)


Integridade Estanqueidade Isolao trmica

Resist. ao fogo (HORAS)

Exercer atividade de revenda de GLP sem autorizao da ANP No atender notificao para exibio de documentos fiscais e contbeis, pertinentes atividade comercial de revenda de GLP Deixar de atender s normas de segurana previstas para o comrcio de GLP envasado em recipientes transportveis, colocando em perigo direto e iminente a vida, a integridade fsica ou a sade, o patrimnio pblico ou privado, a ordem ' pblica ou o regular abastecimento nacional de combustveis. No dispor de balana, quadros de avisos e tabelas. Fornecer GLP envasado a pessoa no autorizada pela ANP, para o exerccio da atividade de revenda.

Autuao, Interdio e Apreenso Autuao, Interdio e Apreenso

50.000 a 200.000

20.000 a 1.000.000

Parede de tijolos de barro cozido dimenses nominais dos tijolos 5 cm x 10 cm x 20 cm: Massa: 1,5 kg

=2

=2

1 =6 4 =5

ASMIRG-BR

=6 =4 =6

=6 =4 =6

=6 4 >6

Autuao, Interdio e Apreenso

20.000 a 1.000.000

Resultado dos ensaios Paredes ensaiadas Tempo atendimento aos critrios avaliao (horas)
Integridade Parede de blocos vazados de concreto Bloco de 14 cm sem revest. Bloco de 19 cm sem revest. Bloco de 14 cm com revest. Bloco de 19 cm com revest. Estanqueidade Isolao trmica

Autuao

5.000 a 50.000

Resist. ao fogo (HORAS)

= 1 = 1 =2 =2 =3 =2 =2 =3

1 1 2 3

1 1 2 3

Autuao

20.000 a 5.000.000

(2 furos) (blocos com dimenses nominais: 14 cm x 19 cm x 39 cm e 19 cm x 19 cm x 39 cm; e massas de 13 kg e 17 kg respect.

39

Resultado dos ensaios Paredes ensaiadas Tempo atendimento aos critrios avaliao (horas)
Integridade Paredes de tijolos cermicos de oito furos (dimenses nominais dos tijolos 10 cm x 20 cm x 20 cm (massa 2,9 Kg) Meio - tijolo com revest. Um tijolo com revest. Estanqueidade Isolao trmica

DESAFIO: AVALIE SEU CUSTO x PREO DE VENDA


1. Custo Fixo MENSAL: 1.1 Aluguel imovel ................................................. R$ (mesmo quem tem imvel proprio deve considerar este custo, pois este estaria alugado gerando rendas) 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 Luz ......................................................... gua ...................................................... Contabilidade .......................................... Contabilidade (1/12) 13o .......................... Telefone fixo .......................................... Telefone Cel ........................................... Internet .................................................. Recarga Extintor (1/12) ........................... Outros .................................................... Sub-total (1) R$

Resist. ao fogo (HORAS)

=2 =4

=2 =4

2 =4

ASMIRG-BR

=4

Resultado dos ensaios Paredes ensaiadas Tempo atendimento aos critrios avaliao (horas)
Integridade
Trao do concreto em volume, 1 cimento: 2,5 areia mdia: 3,5 agregado gacho (granizo pedra n 3): armadura simples posicionada meia espessura das paredes, possuindo malha de lados 15 cm, de ao CA- 50A dimetro polegada.

Estanqueidade

Isolao trmica

Resist. ao fogo (HORAS)

Paredes de concreto armado monoltico sem revest.

2 3

2 3

1 3

1 3

Fonte: www.bombeiros.mg.gov.br Instruo tcnica - IT06 Segurana estrutural das edificaes.

41

2. Impostos 2.1 Taxa Incendio (1/12) ................................ 2.2 Taxa Linena Funcionamento (1/12) ......... 2.3 DARF (valor ms) .................................. 2.4 PIS ........................................................ 2.5 CONFINS .............................................. 2.6 INSS ...................................................... 2.7 FGTS ..................................................... 2.8 Sindicato Trab Transp Rodovirios ........... 2.9 Sindicato Trab Com Minerios Deriv Petro.. 2.10 Sitramico ................................................ 2.11 Sindicato Comercio .................................. 2.12 ...........................ASMIRG........................... 2.13 Contribuio sindical (1/12) ...................... 2.14 Outros .................................................... Sub-total (2) R$ 3. Veculos (custo Mensal todos veculos) 3.1 Valor aluguel ou prestao ou depreciao.. 3.2 Combustivel gasto no ms ........................ 3.3 IPVA (1/12) ........................................... 3.4 Tx licencamento (1/12) ............................ 3.5 Seg Obrigatrio (1/12) ............................. 3.6 Seguro TOTAL (1/12) ............................. 3.7 Frete Retirada Cia (custo ms).................. 3.8 Custo manuteno mensal ........................ 3.9 Oleo, peas veic. Estimativa mensal ......... 3.10 Outros ..................................................... Sub-total (3) R$

42

4. 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 4.7


5. 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6

Funcionrios Custo Funcionarios Ms .......................... Funcionrios (1/12) 13o ........................... Funcionrios (1/12) Ferias ........................ Custo Vale Transporte ............................ Vale Alimentao .................................... Cesta Bsica .......................................... Outros .................................................... Sub-total (4) R$
Diversos Tarifas Bancarias Ms ............................ Material Escritorio Ms ........................... Material Propaganda Ms ........................ Uniformes ............................................... Lanches .................................................. Outros .................................................... Sub-total (5) R$ R$

Legislao Bsica
Portaria ANP n 297/2003 Regulamenta a atividade de revenda de gs liqefeito de petrleo (GLP). Resoluo ANP N. 5 de 27/02/2008, .revogando a PORTARIA DNC N 27, DE 16.9.1996 - DOU 17.9.1996. ABNT NBR 15514:2007 e ABNT NBR 9441:1998. Associao Brasileira de Normas Tcnicas - www.abnt.com.br. Portaria CNP n 395/1982 - Cria o Mapa de Controle de Movimento Mensal de Recipientes de GLP Cheios (MCMM), e estabelece normas para o seu preenchimento. Resoluo n 4, de 06/06/89 - DOU 19/06/1989 - Dispe sobre as atividades inerentes ao Abastecimento Nacional de Gs Liquefeito de Petrleo - GLP, e d outras providncias Instruo Tcnica n 06 (Segurana estrutural das edificaes) CBMMG www.bombeiros.mg.gov.br LEI 8.176, de 08/02/1991 DOU 13/02/1991 (DEFINE CRIMES CONTRA A ORDEM ECONMICA). LEI 9.847 , de 26/10/1999. Publicada no DOU de 27/10/1999 - Dispe sobre a fiscalizao das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustveis, de que trata a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, estabelece sanes administrativas e d outras providncias. LEI N 9.478, DE 6.8.1997 - DOU 7.8.1997 - Dispe sobre a poltica energtica nacional, as atividades relativas ao monoplio do petrleo, institui o Conselho Nacional de Poltica Energtica e a Agncia Nacional do Petrleo e d outras providncias.

ASMIRG-BR

Custo Total Geral (1)+(2)+(3)+(4)+(5) ........................ R$


Quantidade de GLP vendidos (Ms) em Kg P2 ( Num de P2 Kg X 2) P13 ( Num de P13 Kg X 13) P20 ( Num de P20 Kg X 20) P45 ( Num de P45 Kg X 45) Kg
Custo Unitrio da Entrega por Kilo Custo Total Geral / Venda Total em Kilos R$ Custo entrega p/ P 2 Kg = Custo Unit por Kg * 2 Custo entrega p/ P 13 Kg = Custo Uni por Kg * 13 Custo entrega p/ P 20 Kg = Custo Unit por Kg * 20 Custo entrega p/ P 45 Kg = Custo Unit por Kg * 45 R$ R$ R$ R$

Avalie agora sua margem de lucro, se o preo de venda for igual ao (custo da entrega + seu preo de compra), sua margem de lucro zero, lembre-se, no colocamos o custo do investimento para criao da empresa e a retirada dos scios. Este simulador de custos est disponvel em nosso site, www.asmirg.com.br / Jornais.

43

44

Legislao Bsica
Lei Federal 9.532/97-Artigos 61 63 (ECF) - Altera a legislao tributria federal e d outras providncias.
Resoluo 219 CONTRAN - Estabelece requisitos de segurana para transporte remunerado de cargas por motocicleta e motoneta.

Instruo Tcnica n 05 CBMMG - Separao entre edificaes. www.bombeiros.mg.gov.br

ASMIRG-BR

ANVISA - Resoluo RDC n 173, de 13 de setembro de 2006. RESOLUO N 3.518, DE 12 DE ABRIL DE 2004 - Dispe sobre a forma e o prazo de pagamento da Taxa pela Utilizao Potencial do Servio de Extino de Incndio, relativa ao exerccio de 2004, e sobre o cadastramento das edificaes comerciais e industriais para efeitos de cobrana da Taxa. LEI N 12.009, DE 29 DE JULHO DE 2009, regulamenta o setor na entrega de gs utilizando motocicletas.

45

También podría gustarte