Está en la página 1de 3

Mobilidade sustentvel contra o caos | Blog Coletivo Outras Palavras

Pgina 1 de 3

Outras Palavras

Ponto de Cultura

Biblioteca Dipl

Rede Social

Membros

Reportagens

Seminrio

Vdeos

Blog Coletivo Outras Palavras


Ponto de Cultura Escola Livre de Comunicao Compartilhada

Mobilidade sustentvel contra o caos


Publicado em 31 de outubro de 2011 por Tadeu Breda
2Curtir
14 0

Frum em So Paulo discute solues para enfrentar o caos no trnsito apelando para redes de ciclovias e transporte coletivo ecologicamente corretos claro, sem esquecer dos pedestres No dia 4 de novembro, em So Paulo, acontecer o 1 Frum Mobilize sobre os desafios da mobilidade sustentvel nas cidades brasileiras. O evento discutir o papel dos meios de transporte coletivos e no-motorizados, a acessibilidade universal e as relaes entre planejamento urbano e meios de transporte. O objetivo estimular as autoridades brasileiras a adotarem sistemas de transporte pblico integrados, com acessibilidade universal, menor impacto para o ambiente urbano e tarifas adequadas populao, explica o Mobilize Brasil, que organiza o debate. A discusso ser mediada pelo jornalista, economista e mestre em planejamento urbano Thiago Guimares e contar com a participao de Eduardo Vasconcelos, assessor da Associao Nacional de Transportes Pblicos (ANTP) e diretor do Instituto Movimento So Paulo; Kazuo Nakano, urbanista do Instituto Plis; Renata Falzoni, jornalista e cicloativista; e Marcos de Sousa, jornalista. A opo pelo automvel que parecia ser a resposta eficiente do sculo 20 necessidade de circulao levou paralisia do trnsito, com desperdcio de tempo e combustvel, alm dos problemas ambientais de poluio atmosfrica e de ocupao do espao pblico, avalia a ONG. No Brasil, a frota de automveis e motocicletas teve crescimento de at 400% nos ltimos dez anos. O acmulo de automveis e o colapso das ruas e avenidas um fenmeno facilmente verificvel em grandes cidades, como So Paulo. Para combat-lo, a Mobilize Brasil aposta pela mobilidade urbana sustentvel, iniciativa poltica que envolve a implantao de sistemas sobre trilhos como metrs, trens e bondes modernos e nibus limpos, com integrao a ciclovias, esteiras rolantes e elevadores de grande capacidade. Isso sem contar, claro, com a construo de caladas confortveis e niveladas que atendam s necessidades dos pedestres e cadeirantes. Segundo a ONG, um teros das viagens realizadas nas cidades brasileiras so feitas a p ou em cadeira de rodas. Servio 1 Frum Mobilize Dia 4/11, s 19h30 Local: Salo Nobre da FGV EAESP (bicicletrio no local) Rua Itapeva, 432, 4 andar (Metr Trianon-Masp) Entrada livre e vagas limitadas Informaes pelo e-mail: mobilize@mobilize.org.br Clique aqui para inscrever-se Leia mais:

http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/10/31/mobilidade-sustentavel-cont... 18/11/2011

Mobilidade sustentvel contra o caos | Blog Coletivo Outras Palavras

Pgina 2 de 3

1. A Semana da Mobilidade Urbana em So Paulo 2. A cidade sem catracas Parte I: Cultura do automvel Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado frum, mobilidade urbana, So Paulo por Tadeu Breda. Guardar link permanente [http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/10/31/mobilidade-sustentavel-contra-o-caos/] .
4 IDEIAS SOBRE MOBILIDADE SUSTENTVEL CONTRA O CAOS

JULIO SPNOLA em 1 de novembro de 2011 s 17:01 disse:

NEM TANTO BICICLETA NEM TANTO AO CARRO. O QUE H LOGSTICA ILGICADO TRANSPORTE NOS HORRIOS DE PICO. As empresas de trem e metr, junto com as contrutoras apregoam muito mais verbas para ampliao das linhas de trem e mais $$$ para as empreiteiras, lgico. Nota-se no metr e trens que FORA DO HORRIO DE PICO ANDAM SEMI-VAZIOS. PORQU ISTO? SIMPLESMENTE PORQUE OS HORRIOS DO SETOR TERCIRIO, DE SERVIOS, COMEA E TERMINA TODO AO MESMO TEMPO SEM NECESSIDADEABSOLUTA DISTO. S APROX. 8:00 E S 17/18 HORAS COINCIDE A SADA EM MASSA DESTES TRABALHADORES CONGESTIONANDO O SISTEMA DE TRANSPORTE PBLICO. FORA DESTE HORRIO, ANDAM SEMI-VAZIOS. BASTARIA OTIMIZAR OS HORRIOS DE SADA DAS EMPRESAS DE FORMA QUE CADA CONJUNTO ECONMICO LIBERASSE SEUS TRABVALHADORES EM HORAS DIFERENTES PARA SE DESAFOGAR O TRANSPORTE PBLICO. SE UM GRUPO DE TRABALHADORES ENTRASSE EM SEU SERVIO S SETE DA MANH, OUTRO S 7:30, OUTRO GRUPO S 8:00 E OUTRO S 8:30 , ISTO BASTARIA PARA REDUZIR A LOTAO DOS NIBUS TRENS E METRS A 1/4 DO NORMAL DE PICO DESAFOGANDO O TRANSPORTE URBANO . ASSIM, SERIA MAIS CONFORTVEL IR AO TRABALHO DE METR OU TREM DO QUE DE CARRO.

Daniel Kochi em 1 de novembro de 2011 s 19:28 disse:

Perfeito o comentrio do Jlio. J no vivemos mais numa sociedade industrial, com o apito da fbrica e as mquinas ditando o ritmo da vida. No entanto, a cultura industrial ainda predomina, da mesma forma que algumas idias pr-industriais ainda influenciam boa parte das pessoas, e massas de pessoas entram e saem de seus trabalhos, escolas, etc, em sincronia com os hbitos industriais. J disse algum rei que mais fcil perder um trono que um hbito absolutamente ilgica e extempornea a cultura de horrios de trabalho no Brasil. Prejudicial, inclusive, a boa parte dos negcios que funcionam quando as pessoas no podem se fazer presentes.

Sonia lima em 1 de novembro de 2011 s 20:13 disse:

muito importante esse movimento e ele deve enfrentar o poder pblico que tem o poder de resolver e induzir solues mais adequadas e contemporaneas para a mobilidade urbana. Eu apenas gostaria de destacar que com a modernizao dos meios de transporte baseado somente em metro e trem no ser possivel resolver o atendimento da demanda reprimida. Precisamos de planejamento bom e precisamos de onibus em corredores especiais, canaletas para ter velocidade e linhas alimentadoras para responder pela capilaridade complexa do sistema virio das cidades de modo que as pessoas no precisem do carro em nenhuma hipotese. Lembrando que os onibus precisam ser tecnologicamente modernos e com menor emisso possivel de carbono como j esta equipado atualmente o corredor do trolebus ABD.

Arnaldo Azevedo Marques em 2 de novembro de 2011 s 19:21 disse:

http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/10/31/mobilidade-sustentavel-cont... 18/11/2011

Mobilidade sustentvel contra o caos | Blog Coletivo Outras Palavras

Pgina 3 de 3

fundamental tambm estimular as autoridades brasileiras a adotarem serias medidas junto s transportadoras, proprietrios de caminhes e seus motoristas. um absurdo o que ocorre no s nas estradas, mas tambm, diariamente nas ruas e avenidas de So Paulo. As carretas so verdadeiros monstros devoradores de vidas humanas alem de perturbarem profundamente a circulao do transito em nossa cidade com acidentes que chegam raia do absurdo. As carretas so dotadas de alta tecnologia e os motoristas no esto habilitados a dirigi-las como se observa na pericia feitas em cada acidente. O que estimular o transporte pblico quando o transito diariamente obstrudo por acidentes com caminhes. s ver ou ouvir os noticirios no cotidiano. As pericias revelam tambm que muitos motoristas provenientes de outras regies desconhecem as regras e o sistema virio da rea metropolitana de So Paulo. Sugesto: criar junto ao Ministerio Publico de So Paulo um grupo especializado para atuar nos casos em que envolvam acidente com caminhes. Nos casos em que a investigao revelar, agir com rigor junto aos responsveis e tambm fornecer dados para instruir outras providencias aos governos municipal, estadual e federal. Sugesto de legislao especializada ser til.

http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/10/31/mobilidade-sustentavel-cont... 18/11/2011

También podría gustarte