Está en la página 1de 7

A AUTENTICIDADE HISTRICA DA BBLIA 1. Introduo A Bblia o livro mais publicado, lido e vendido na histria da humanidade.

. Sua influncia na cultura ocidental indiscutvel. Contudo, muitas vezes so levantados questionamentos contra sua autenticidade. O objetivo deste estudo apresentar evidncias histricas que confirmam a autenticidade e confiabilidade do texto bblico. Na verdade, esta uma discusso muito antiga, que comeou no Jardim do den, quando a serpente lanou dvida sobre as palavras que Deus dissera ao primeiro casal: assim que Deus disse...? Gnesis 3:1. 2. Evidncias Textuais 2.1 Novo Testamento O Novo Testamento uma coleo de 27 livros, todos escritos originalmente em um tipo de grego chamado coin, que significa comum. O grego coin era a lngua usada para comunicao entre os diversos pases do imprio romano, na poca de Jesus e dos apstolos. Nenhum dos escritos originais sobreviveu ao desgaste do tempo, mas inmeras cpias, oriundas de vrias regies distintas, chegaram at ns. Alm disso, tradues do N.T. em vrios idiomas antigos tambm foram preservadas em vrias cpias. Os dados a seguir sintetizados servem de ilustrao.

MANUSCRITOS DO N.T. EM GREGO (cpias completas, parciais ou fragmentos) Unciais 267 Minsculas 2.764 Lecionrios 2.143 Papiros 88 Achados recentes __ 47 TOTAL 5.309.

TRADUES ANTIGAS Vulgata >10.000 Etipico >2.000 Eslavnico 4.101 Armnio 2.587 Siraco > 350 Copta 100 rabe 75 Velha verso latina 50 O fragmento mais antigo do N.T. um papiro encontrado nas grutas do Mar Morto (Qunr), datado do ano 70 d.C., contendo algumas palavras de duas linhas do Evangelho de Marcos. Todos esses achados tornam o N.T. o texto antigo mais bem documentado e atestado, quando comparado com outros escritos da antiguidade clssica. Quadro Comparativo Obra Novo Testamento Ilada Plato Tcito Herdoto Aristteles Csar Sfocles Eurpedes Autor Apstolos Homero Plato Tcito Herdoto Aristteles Csar Sfocles Eurpedes Data do original 40-100 d.C. 900 a.C. 427-347 a.C. 480-435 a.C. 384-322 a.C. 100-44 a.C 496-406 a.C. 480-406 a.C. Cpia mais antiga 125 d.C. 400 a.C. 900 d.C. 100 d.C. 900 d.C. 1100 d.C. 900 d.C. 1000 d.C. 1100 d.C. Intervalo em anos 25 500 1.200 1.100 1.300 1.400 1000 1.400 1.300 N de cpias 24.000 643 7 1.000 8 491 10 193 200

A cpia mais antiga do Novo Testamento de 125 A.D. Constantino se converteu no ano 312 A.D. H uma diferena de 187 anos. Como pode Constantino mandar escrever o que j estava escrito antes dele nascer (272 A.D.)? Observe esta relao: Dos Evangelhos: p45 (papiro Chester Beatty dos evangelhos, Dublim) de 250 d.C. O manuscrito p52 de John Rylands(100-150 A. D) encontra-se na Biblioteca John Rylands, na cidade de Manchester, na Inglaterra. o mais antigo fragmento do Novo Testamento do Evangelho de So Joo. O texto p66 (papiro de Bodmer de Joo, Genebra) 200 a.C.

A evidencia interna vista na comparao entre os manuscritos. Hort, Geisler e Nix afirmam que apenas um oitavo de todas variantes tiveram algum peso, pois a maioria delas so simples questes mecnicas, tais como soletrao ou estilo. Do total, ento, somente cerce de um sexagsimo deixa de ser questes relativamente insignificantes, podendo ser chamado de variaes substancial. Matematicamente isso aponta para um texto que 98,33% puro. A evidncia externa compreende outras fontes que mencionam o Novo Testamento. O manuscrito de Mrcion cerca de 144 a.C. Os Lecionrios que eram usados nas liturgias da igreja, citam textos do Novo Testamento. O Talmud Babilnico(200 A.D) e os escritores romanos Plnio, o Jovem( do anterior, estadista, orador e escritor que viveu entre 62 d.C. e 113 d.C.), Tcito(55 - 120 d.C), Sutonio e Luciano fazem citaes de Jesus. Papias, pai da Igreja, declarou, no comeo do sculo II D.C. que Marcos registrou em forma escrita as reminiscncias de Pedro a respeito de Jesus. Irineu( 130 202) , Origenes(185 253 d.C.), Clemente de Alexandria (150 - 215) confirmam o mesmo pensamento de Papias. Isto indica que os evangelhos j estavam escritos.

V-se facilmente que se algum rejeitar a autenticidade histrica do N.T, ento dever, por coerncia, rejeitar a autenticidade histrica de todos os demais escritos antigos, pois o N.T. , de longe, o mais bem atestado, tanto pelo nmero de cpias existentes como pela proximidade em anos da cpia mais antiga em relao ao original. Nenhum outro escrito sequer chega perto do N.T. nesses critrios. Temos ento que perguntar: por que no so publicados artigos em jornais ou revistas duvidando da existncia de Herdoto, Aristteles ou Plato? Citaes dos lderes da igreja nos trs primeiros sculos Clemente de Roma foi discpulo de Pedro (95 d.C.). Fez citaes de Mateus, Marcos, Lucas, Atos, 1 Corntios, 1 Pedro, Hebreus, Tito. Incio de Antioquia conheceu pessoalmente os apstolos (70-110 d.C.). Fez citaes de Mateus, Joo, Atos, Romanos, 1 Corntios, Efsios, Filipenses, Glatas, Colossenses, Tiago, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timteo, 1 Pedro. Policarpo de Esmirna discpulo do apstolo Joo (70-156 d.C.). Tambm j citava diversos livros do N.T. Morreu por causa do testemunho que deu de Jesus Cristo. O Novo Testamento foi freqentemente citado desde os primeiros sculos da histria da igreja. possvel reconstituir praticamente todo o N.T. a partir das citaes dos pais da igreja dos primeiros trs sculos. Essas citaes so confirmaes importantes da preservao do texto neotestamentrio.

O Novo Testamento o registro de Testemunhas Oculares Lucas 1:1-4 literalmente: foram testemunhas oculares. Joo 19:35 Joo 1:14 1 Joo 1:1-3 2 Pedro 1:16 Atos 1:21-23 Esses textos mostram que os registros do N.T. sobre Jesus foram feitos por pessoas que viram, ouviram e tocaram em Jesus. At hoje, o depoimento de testemunhas oculares prova vlida em processos judiciais. Outras fontes histricas Os trechos a seguir transcritos foram extrados do livro Documentos da Igreja Crist, H. Bettenson, co-edio da ASTE e JUERP, 2 edio, pp. 26/28. Tcito A Perseguio de Nero, 64 d.C. (Annales, XV, 44) Mas os empenhos humanos, as liberalidades do imperador e os sacrifcios aos deuses no conseguiram apagar o escndalo e silenciar os rumores de ter ordenado o incndio de Roma. Para livrar-se de suspeitas, Nero culpou e castigou, com supremos refinamentos da crueldade, uma casta de homens detestados por suas abominaes e vulgarmente chamados cristos. Cristo, do qual seu nome deriva, foi executado por disposio de Pncio Pilatos durante o reinado de Tibrio. Algum tempo reprimida, esta superstio perniciosa voltou a brotar, j no apenas na Judia, seu bero, mas na prpria Roma, receptculo de tudo de quanto srdido e degradante produz qualquer recanto da terra. Tudo, em Roma, encontra seguidores. De incio, pois, foram arrastados todos os que se confessavam cristos; logo, uma multido enorme convicta no de ser incendiria, mas acusada de ser o oprbrio do gnero humano. Acrescente-se que, uma vez condenados a morrer, sua morte devia servir de distrao, de sorte que alguns, costurados em peles de animais, expiravam despedaados por cachorros, outros morriam crucificados, outros foram transformados em tochas vivas para iluminar a noite. Nero, para estes festejos, abriu de par em par seus jardins, organizando espetculos circenses em que ele mesmo aparecia misturado com o populacho ou, vestido de cocheiro, conduzia sua carruagem. Suscitou-se assim um sentimento de comiserao at para com homens cujos delitos mereciam castigos exemplares, tanto mais quanto se pressentia que eram sacrificados no para o bem pblico, mas para satisfao da crueldade de um indivduo. Suetnio Vita Neronis, XVI. Sobre a perseguio de Nero, 64 d.C. Durante seu reinado, muitos abusos foram severamente castigados e outras tantas leis promulgadas. Determinou-se um limite aos gastos; os banquetes pblicos foram reduzidos s alimentao; as tabernas, que outrora forneciam toda classe de guloseimas, doravante venderiam apenas legumes e verduras cozidas; castigou-se aos cristos sectrios, que aderiram a supersties novas e malficas; ps-se um freio s pulhas e aos abusos dos cocheiros que, fortes de uma longa imunidade, se arrogavam o direito de usar e abusar da gente, de se divertir roubando e defraudando; foram banidas as pantomimas e companhias teatrais.

Plnio Epp. X (ad Trajanem), XCVI. Acerca dos cristos de Bitnia, 112 d.C. Tenho por praxe, Senhor, consultar Vossa Majestade, nas questes duvidosas. Quem melhor dirigir minha incerteza e instruir minha ignorncia? Nunca tenho presenciado julgamentos de cristos, ignoro, pois, as penalidades e instrues costumeiras, e mesmo as pautas em uso. [2] Estou hesitando acerca de certas perguntas. Por exemplo, cumpre estabelecer diferenas e distines de idade? Cabe o mesmo tratamento a enfermos e a robustos? Deve perdoar-se a quem se retrata? A quem foi sempre cristo, compete gratificar quando deixa de s-lo? H de punir-se o simples fato de ser cristo, sem considerao a qualquer culpa, ou exclusivamente os delitos encobertos sob este nome? Entretanto, eis o procedimento que adotei nos casos que me foram submetidos sob a acusao de cristianismo. [3] Aos incriminados pergunto se so cristos. Na afirmativa, repito a pergunta segunda e terceira vez, cuidando de intimar a pena capital. Se persistem, os condeno morte. No duvido que sua pertincia e obstinao inflexvel devem ser punidas seja qual for o crime que confessem. [4] Alguns apresentam indcios de loucura; tratando-se de cidados romanos, os separo para os enviar a Roma. Mas o que geralmente se d o seguinte: o simples fato de julgar essas causas confere enorme divulgao s acusaes, de modo que meu tribunal est inundado com uma grande variedade de casos. [5] Recebi uma lista annima com muitos nomes. Os que negaram ser cristos, considerei-os merecedores de absolvio; de fato, sob minha presso, devotaram-se aos deuses e reverenciaram com incenso e libaes vossa imagem colocada, para este propsito, ao lado das esttuas dos deuses, e , pormenor particular, amaldioaram a Cristo, coisa que um genuno cristo jamais aceita fazer.

Flvio Josefo um dos mais reconhecidos historiadores antigos. Faz clara referncia a Jesus. Ver Evidncia que Exige um Veredicto, pg. 105. Talo e Flgo historiadores do primeiro sculo. Registraram a ocorrncia das trevas sobrenaturais relatadas nos Evangelhos quando Jesus foi crucificado (Mateus 27:45). Como a crucificao se deu na lua cheia, era impossvel ocorrer um eclipse. Portanto, as trevas que aconteceram quando Jesus foi crucificado no tinham explicao natural. Por isso, chamaram a ateno dos historiadores de ento. Ver Evidncia que Exige um Veredicto, fls. 106/107. 2.2 O Velho Testamento O Velho Testamento composto de 39 livros, escritos na sua quase totalidade em hebraico, exceto alguns pequenos trechos em aramaico. O aramaico uma lngua muito semelhante ao hebraico, uma espcie de hebraico popular, e utiliza o mesmo alfabeto. Era a lngua falada na Palestina na poca de Jesus. A cpia mais completa de que dispomos do Antigo Testamento data do ano 900 d.C. O ltimo livro do V.T. a ser escrito foi completado por volta do ano 400 a.C. Ou seja, a cpia completa mais antiga disponvel de 1.300 anos depois, o que, aparentemente, o colocaria na mesma situao que os outros escritos da antiguidade clssica. Porm outras evidncias demonstram o elevado grau de preservao e confiabilidade do Antigo Testamento. O Cuidado dos Judeus com seus escritos sagrados A atitude de extremo cuidado e reverncia em relao ao texto sagrado cultivada pelos Judeus no encontra paralelo em nenhum outro povo. Flvio Josefo, historiador Judeu do primeiro sculo, escreveu sobre isso: Temos dado provas visveis da reverncia para com nossas prprias Escrituras. Pois, embora essas prolongadas eras j tenham passado, ningum se aventurou a acrescentar ou a remover ou a alterar uma slaba; e desde o dia do seu nascimento existe um instinto dentro de cada judeu de considera-las como decretos de Deus, de viver por elas e, caso necessrio, de corajosamente morrer por elas. No passado, repetidas vezes pessoas testemunharam o comportamento de presos, os quais, em vez de pronunciar uma nica palavra contra as leis e documentos semelhantes, suportaram toda espcie de torturas e mortes nas arenas. Josefo continua, fazendo uma comparao entre o respeito dos hebreus para com as Escrituras e o dos gregos para com sua prpria literatura: Qual grego suportaria tanto pela mesma causa? Mesmo para salvar da destruio toda a coleo de escritos da sua nao, ele no enfrentaria o menor dano para si mesmo. Pois, para os gregos, sua literatura so simples histrias inventadas de acordo com a fantasia de seus autores; e eles esto plenamente certos nessa atitude diante de at mesmo os mais antigos historiadores, pois vem alguns contemporneos se arriscando a descrever acontecimentos dos quais no tomaram parte, sem ter o cuidado de se informar com aqueles que conhecem os fatos. (Evidncia que Exige um Veredicto, vol. 1, pg. 70) As seguintes regras, adotadas pelos Talmudistas (sbios judeus que estudavam o Velho Testamento e faziam cpias do mesmo, no perodo de 100 a 500 d.c.), nos do uma idia da seriedade e do extremo cuidado dos judeus ao copiarem suas Escrituras sagradas: (1) o rolo de uma sinagoga deve ser escrito em peles de animais puros, (2) preparados por um judeu para o uso especfico da sinagoga. (3) Essas peles devem ser presas por meio de barbantes feitos de animais puros. (4) cada pele deve conter um certo nmero de colunas, o qual deve se manter igual por todo o cdice. (5) O comprimento de cada coluna no deve ser inferior a 48 nem superior a 60 linhas e a largura deve ser de trinta letras. (6) deve-se primeiramente traar as linhas de toda a cpia, e se trs palavras forem escritas sem linha, a cpia fica inutilizada. (7) A tinta deve ser preta, e no vermelha, verde, nem qualquer outra cor, e deve ser preparada de acordo com uma frmula especfica. (8) Deve-se fazer uma cpia a partir de uma cpia autntica, da qual o transcritor no deve se desviar de modo algum. (9) No se deve escrever nenhuma palavra ou letra, nem mesmo um iode, de memria, isto , sem o escriba t-lo visto no cdice diante se si... (14) Alm disso, o copista deve estar vestido com trajes judaicos a rigor, (15) lavar o corpo todo, (16) no comear a escrever o nome de Deus com uma pena recm-mergulhada na tinta, (17) e, caso um rei se dirija a ele enquanto est escrevendo o nome de Deus, no deve dar ateno ao rei. Os Talmudistas tinham tanta certeza de que, ao terminarem uma cpia de um manuscrito, eles tinham uma cpia exata, que eles atribuam cpia a mesma autoridade do original. Finalmente, as cpias que no tinham sido feitas segundo essas regras eram queimados ou enterrados, para evitar que, a partir deles, fossem produzidas cpias errneas. Posteriormente, no perodo de 500 a 900 d.C., o trabalho de copiar e preservar os escritos do V.T. foi realizado pelos Massoretas, outro grupo de estudiosos judeus, que tinham seu centro de atividades em Tiberades. O texto hebraico por eles produzidos, chamado de Texto Massortico, hoje o texto hebraico padro. Eles tambm se esmeraram no cuidado de preservar cada letra do V.T. Por exemplo, eles contavam o nmero de vezes que cada letra do alfabeto aparecia em cada livro; eles assinalavam a letra que ficava exatamente no meio do Pentateuco e a que ficava exatamente no meio da Bblia toda; e faziam clculos ainda mais minuciosos do que esses. Os rolos do Mar Morto Talvez o testemunho mais convincente do cuidado dos judeus ao copiar o antigo testamento sejam os manuscritos encontrados no Mar Morto. Foram encontrados em cavernas prximas do Mar Morto vrios rolos contendo pores do Velho Testamento. Foi

encontrada uma cpia completa do livro de Isaas, cpia essa feita aproximadamente mil anos antes da cpia mais antiga at ento conhecida. Ao compara-las, verificou-se que a coincidncia letra por letra superior a 95%, e que a maior parte desses 5% de diferenas so erros bvios de ortografia. O captulo 53 de Isaas, por exemplo, tinha apenas uma palavras diferente, e que mesmo assim no alterava o sentido da frase. Mil anos no foram suficientes para introduzir erros que pudessem alterar o sentido do texto! O Testemunho da Septuaginta Por volta do ano 250 a .c., a lngua grega era a lngua franca no mundo, usada em comunicaes entre vrias naes. Nesse perodo, um grupo de sbios judeus fez uma traduo completa dos livros do Velho Testamento para o grego. Essa traduo recebeu o nome de Verso dos Setenta, ou Septuaginta (LXX), porque teria sido feita em setenta e dois dias. A Septuaginta teve uma linha de transmisso prpria, independente da transmisso do texto hebraico (Massortico). Contudo, para tristeza dos cticos e crticos, apresenta elevado grau de concordncia com o texto massortico, o que atesta a fidelidade da sua transmisso. Os cristos dos primeiros sculos fizeram uso freqente da Septuaginta, e muitas vezes no Novo Testamento as citaes do Antigo Testamento esto mais prximas da Septuaginta do que do Texto Hebraico. O Cdigo da Bblia (adaptado do livro The Signature of God, por Grant R. Jeffrey) Provavelmente esta seja a descoberta mais incrvel dos ltimos sculos, em relao a evidncias de que a Bblia foi realmente inspirada por Deus. Rabi Michael Dov Weissmandl, um brilhante erudito tcheco em astronomia, matemtica e estudos judaicos, encontrou uma referncia obscura em um livro escrito por um rabino do sculo quatorze, chamado Rabbeynu Bachayah, que descrevia um padro de letras codificadas no texto da Tor (designao que os judeus do para os cinco primeiros livros da Bblia, tambm conhecidos como Pentateuco). Por exemplo, se procurarmos no texto hebraico a primeira letra da palavra Tor, basta contarmos intervalos iguais de 49 letras consecutivas e encontramos a palavra Tor. Isso ocorre em quatro dos primeiros cinco livros da Bblia. Esse fenmeno foi denominado Intervalo Igual de Letras. Intrigado com o fenmeno, pois a probabilidade de ocorrncia de tais seqncias em intervalos iguais extremamente baixa, o Rabino Weissmandl continuou a pesquisar a ocorrncia de outras palavras que se formassem com intervalos iguais de letras. Para encurtar a histria, com o surgimento dos computadores foi possvel estudar o fenmeno com ferramentas da informtica. Um artigo intitulado Seqncias de Letras Eqidistantes no Livro do Gnesis foi publicado em agosto de 1994 no peridico acadmico Statistical Science, um dos peridicos mais eminentes e eruditos do mundo. O estudo foi completado por Doron Witztum Yoav Rosenberg e Eliyahu Rips na Universidade Hebraica e na Faculdade de Tecnologia de Jerusalm. Usando computadores, os pesquisadores tentaram localizar pares de palavras com significado correlacionado, como homem e mulher, rvore e folha. Trezentos pares de palavras formados dessa maneira foram submetidos pesquisa, e o computador encontrou todos os pares de palavras, em localizaes prximas uma da outra. A chance de que tais seqncias tenham ocorrido por acaso so inferiores a uma em cinqenta quadrilhes (1 em 50.000.000.000.000.000). Mais ainda, pares de palavras que s teriam significado muitos anos aps o antigo testamento ser escrito, como Hitler e Berlin, tambm foram encontrados. Nenhum ser humano poderia criar um cdigo to intrincado de palavras escondidas. Mas isso ainda no era tudo. Continuando a pesquisa, os cientistas descobriram muitas palavras codificadas que descreviam eventos futuros e personalidades da histria, deste os tempos antigos at hoje. O seguinte exemplo ilustrar essa espantosa descoberta. Examinando o texto de Deutoronmio 10:17-22, comeando com a primeira ocorrncia da letra ? (beit) na passagem, contando treze letras da esquerda para a direita, foi formada a frase byam marah Auschwitz, que significa no mar amargo de Auschwitz (Auschwitz foi o campo de concentrao mais famoso da segunda guerra mundial, onde milhares de judeus foram mortos pelos nazistas). Contando outras 13 letras, encontraram a letra ? (resh). A partir dessa letra, contaram cada 22 letras e encontraram a palavra ?????, Hitler. Esse apenas um exemplo dentre muitos. Livros inteiros j foram escritos sobre o assunto. Muitos estudiosos que no crem na inspirao da Bblia foram desafiados a repetir os testes, e ningum encontrou um erro nas pesquisas j feitas. Renomados estudiosos de vrias universidades repetiram os testes, e, mesmo a contragosto, em alguns casos, tiveram que reconhecer a ocorrncia desse fenmeno inexplicvel na verdade, bastante explicvel, para quem sabe que Deus inspirou a Bblia. Foram testados outros textos, tanto em hebraico como em outras lnguas, e em nenhum deles o fenmeno das palavras formadas com letras eqidistantes se revelou como no texto hebraico da Bblia. O nome de Jesus aparece codificado em inmeras passagens do Velho Testamento. No captulo 53 do livro de Isaas, uma das passagens profticas aplicadas a Jesus, contando-se a cada 20 letras a partir da primeira letra ? (yod) da palavra traduzida como prolongar, forma-se a frase ??? ???? - Yeshua Shmi, que significa Jesus o meu nome!! Deus, na sua sabedoria e conhecimento do futuro, inseriu nos livros da Sua Palavra, especialmente naqueles que sofrem mais crticas quanto sua historicidade, uma evidncia da sua inspirao que somente poderia ser descoberta em poca prdeterminada.

Descobertas Arqueolgicas At o comeo do sculo dezenove a arqueologia havia realizado poucas descobertas referentes ao perodo de histria coberto pelo antigo testamento. Esse quadro mudou drasticamente ao longo da segunda metade do sculo dezenove e do sculo vinte. Nesta seo, destacamos apenas algumas, dentre muitas, descobertas arqueolgicas que explicam e confirmam o pano de fundo histrico do antigo testamento. Ao contrrio do que alguns possam pensar, a arqueologia tem prestado papel decisivo na confirmao da autenticidade histria da Bblia. Abrao e as descobertas em Nuzu e em Mari (Arqueologia do Velho Testamento, por Merril F. Unger, publicado pela Imprensa Batista Regular, 1985, pgs. 62/64) A cidade de Nuzu foi escavada entre 1925 e 1941. Situada a sudeste de Nnive, produziu milhares de documentos de importncia vital para o estudo do Velho testamento. Nas tbuas ali descobertas, esto descritos costumes vigentes na poca de Abrao, os quais guardam notvel concordncia com o relato bblico. Adoo em Nuzu, cnjuges sem filhos freqentemente adotavam uma pessoa livre ou escrava para que tomasse conta deles quando envelhecessem, os sepultassem quando morressem e herdasse as suas propriedades. Abrao, que no tinha mais esperanas de ter um filho, refere-se a Elizer como seu herdeiro, e chama-o herdeiro de minha casa, isto , seu herdeiro presuntivo (Gnesis 15:2). Possivelmente Abrao havia adotado esse escravo de confiana, de acordo com o costume vigente, para vantagem de ambos. Porm, rezavam os costumes de Nuzu que, se o adotante gerasse um filho posteriormente, o filho adotivo cederia lugar ao herdeiro principal. E foi exatamente o que aconteceu quando Isaque nasceu. Leis matrimoniais os costumes conjugais de Nuzu ilustram a ao de Sara, dando a seu marido a serva egpcia Hagar como sua substituta, quando pensou que no mais poderia ter filhos. As leis matrimoniais de Nuzu estipulavam que se uma esposa fosse estril, devia providenciar uma esposa escrava para seu marido. Direitos de primogenitura a venda da primogenitura, efetuada por Esa (gnesis 25:27-34) tambm ilustrada. Em Nuzu existia um preceito legal para o qual os privilgios do primognito eram transferidos a outrem. Em um caso registrado, um irmo cedeu a primogenitura a outro em troca de trs ovelhas um preo no muito diferente da refeio que Esa recebeu. Tudo isso confere peso ao argumento de que as narrativas da era patriarcal (referente a Abrao, Isaque, Jac e seus doze filhos) foram escritas poca de Moiss, pois s assim se explica a exatido detalhada com que os costumes daquela poca esto refletidos na narrativa bblica. Mari foi uma antiga cidade do mdio Eufrates. Escavaes empreendidas ali, desde 1933, trouxeram luz mais de vinte mil tbuas dos arquivos do palcio real. Na poca de Abrao (2.100 A.C.) Mari era uma das mais florescentes e brilhantes cidades do mundo mesopotmico. Abrao e seu pai, Ter, devem ter passado por essa metrpole, em seu caminho para Har.. A cidade de Naor (Gnesis 24:10) mencionada freqentemente nas correspondncias encontradas em Mari. Uma carta de Naor foi enviada ao rei por uma senhora daquela cidade, e diz o seguinte: Ao meu senhor, diz Inib-Sarrim, tua serva. Por quanto temo preciso eu ficar em Naor? A paz foi estabelecida, e a estrada est desobstruda. As muralhas de Jeric (The Signature of God, por Grant R. Jeffrey, 1998, pg. 81) Durante as escavaes de Jeric, entre 1930 e 1936, o Professor John Garstang encontrou uma das mais incrveis confirmaes dos registros bblicos sobre a conquista da terra prometida. Os resultados foram to surpreendentes que ele tomou o cuidado de elaborar uma declarao por escrito da descoberta arqueolgica, assinada por ele e por outros membros da equipe. Quanto ao fato principal, ento no h quaisquer dvidas. As muralhas caram no sentido para fora da cidade, to completamente que os atacantes seriam capazes de passar por cima delas apenas com as mos e os ps. O que surpreendente que todas as cidades do mundo antigo que tiveram suas muralhas derrubadas por invasores, o resultado era que as muralhas caam para dentro da cidade, nunca para fora.! O relato de Josu 6:20 exato, e somente o poder sobrenatural de Deus poderia ter feito as muralhas carem para fora. A casa de Davi e o Reino de Israel (idem anterior, pg. 78/79). Descobertas arqueolgicas recentes demoliram a posio daqueles que rejeitavam o relato bblico dos reis de Israel, tal como o rei Davi. Em 1993, arquelogos escavando em Tel Dan na Galilia no norte de Israel, encontraram o fragmento de uma inscrio em pedra que claramente se refere casa de Davi e identifica Davi como Rei de Israel. Esta a primeira inscrio fora da Bblia que confirma a afirmao Bblica de que Davi era o rei de Israel no sculo nove antes de Cristo. Muitos crticos da Bblia, que rejeitavam o Rei Davi como um mito, ficaram aborrecidos em descobrir que sua posio no mais poderia ser defendida. Alguns crticos chegaram a sugerir que o fragmento era falsificado. No vero seguinte, dois fragmentos adicionais inscrio original foram descobertos e forneceram aos estudiosos a inscrio completa, confirmando que se referia a Davi como rei de Israel. Alm disso, outro erudito, Andr Lemaire da Faculdade da Frana, descobriu outra inscrio de pedra do sculo nove A.C. criada pelo Rei Mesa de Moab, que tambm se referia Casa de Davi. Essas inscries surpreendentes, registradas um sculo depois da morte de Davi, confirmam que Davi era o rei de Israel na poca descrita pela Bblia e que ele estabeleceu uma dinastia, a Casa de Davi. Uma inscrio em pedra, do Egito, confirma que Israel era uma nao estabelecida em Cana sculos antes do reinado do Rei

Davi, exatamente como a Bblia assegura. A Pedra Mernepta uma inscrio em uma pedra de mais de dois metros de altura, descoberta no templo do Fara Mernepta em Tebas, no Egito. Eruditos determinaram que o Fara Mernepta reinou no Egito de 1213 a 1203 antes de Cristo e confirmam que ele iniciou uma invaso na rea de Cana, derrotando os judeus que habitavam aquela terra. Na segunda linha de baixo dessa inscrio se vangloria Israel destrudo, a sua semente no. O Decreto de Ciro, Rei da Prsia (idem anterior, pg. 85). Exploradores no Iraque no sculo passado encontraram um antigo cilindro de argila com inscries, o qual contm o verdadeiro decreto do Rei Ciro da Prsia, permitindo as populaes nativas capturadas de muitas naes diferentes retornarem livremente para suas antigas terras natais. Era poltica do Imprio Babilnico, predecessor do imprio Persa, desalojar populaes inteiras, como os judeus, e restabelec-los em localidades distantes do imprio. Contudo, o Rei Ciro da Prsia, um monarca moderado e temente a Deus, reverteu a cruel poltica babilnica. Imediatamente depois de conquistar o Imprio Babilnico, o Rei Ciro editou um decreto permitindo os judeus retornarem livremente para sua terra natal em Israel, terminando assim os setenta anos de cativeiro. O decreto do Rei Ciro comeou com as seguintes palavras: Eu sou Ciro, rei do mundo, grande rei. Depois de descrever suas conquistas e feitos, a inscrio no cilindro continua, eu reuni todos os antigos habitantes e os retornei s suas habitaes. Nessa impressionante descoberta ns descobrimos a confirmao de um dos eventos mais surpreendentes das pginas da Escritura. No primeiro ano de Ciro, rei da Prsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias), despertou o Senhor o esprito de Ciro, rei da Prsia, o qual fez passar prego por todo o seu reino, como tambm por escrito, dizendo: assim diz Ciro, rei da Prsia: O Senhor, Deus dos cus, me deu todos os reinos da terra; e ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalm, que em Jud. Quem h dentre vs, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalm, que em Jud, e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel; ele o Deus que habita em Jerusalm. Esdras 1:1-3. 3. Concluses Este breve e muitssimo resumido esboo pretende ilustrar que, ao contrrio do que muitos pensam, as evidncias histricas, textuais e arqueolgicas, sobretudo se tomadas em conjunto, constituem slida evidncia da veracidade histrica da Bblia. Certamente isso no , por si s, prova definitiva da sua inspirao divina, se bem que as descobertas dos cdigos matemticos no Velho Testamento talvez no nos d outra opo de interpretao. De qualquer modo, alm de qualquer discusso que as Escrituras so registros histricos fidedignos. Para os cristos, a Bblia muito mais do que isso, a Palavra de Deus, infalvel e inerrante, em todos os aspectos do seu contedo. Para os seguidores de Jesus, basta a enftica afirmao do Mestre, trs vezes repetida, quando confrontou Satans, a antiga serpente, face a face no deserto: est escrito! Mateus 4:1-10. Dr. Wilbur (Gilberto) Norman Pickering, ThMPhD

También podría gustarte