Está en la página 1de 20

PUC - Rio - Departamento de Engenharia Industrial Curso de Especializao em Gesto pela Qualidade Total Sistemas de Informao Gerenciais - Prof.

Silvio Hamacher

Notas de Aula
Nota Importante: Estas notas de aula so apenas algumas anotaes informais que fiz sobre Sistemas de Informaes. Elas no so e nem devem ser consideradas como uma apostila de Sistemas de Informao.

1. Conceituao dos Sistemas de Informao


1.1 Introduo
o

"O conhecimento tcnico importante, mas no o suficiente. Os mais bem sucedidos profissionais sabem como aplicar a tecnologia aos negcios". Por exemplo, no caso de redes locais, apesar de ser importante conhecer a norma IEEE 802.3, o essencial saber como a rede local pode ser usada para que o grupo seja mais eficiente e efetivo. Pessoas que podem identificar uma aplicao potencial e uma tecnologia e que ento instigam a criao desta aplicao so raras e importantes. Estas pessoas no desenvolvem obrigatoriamente o sistema elas mesmas, ao invs disso, elas definem e administram o projeto no qual outros desenvolvem a aplicao. O negcio deve ser colocado na frente da tecnologia. muito tentador pegar uma tecnologia excitante e tentar achar uma aplicao para ela. Muito mais importante comear pelos objetivos do negcio e trabalhar em direo da tecnologia necessria. Primeiro devemos nos indagar o que ns queremos fazer. Em seguida, devemos pensar como ns podemos faz-lo? Finalmente, devemos pensar em como a tecnologia deve nos ajudar?

1.2 Fundamentos 1.2.1 Porqu desenvolver SI? Atualmente estamos inseridos num contexto de extrema mutabilidade, onde a concorrncia se torna cada vez mais acirrada. O consumidor torna-se cada vez mais exigente em relao ao custo e a qualidade do produto e dos servios associados. O mercado agora global e mais sensvel, sendo as alteraes no mesmo mais rpidas e representativas resultando como imperativa a importncia da informao como instrumento de impacto decisivo nas perspectivas de rentabilidade e competitividade das empresas. Dentro deste cenrio, a tecnologia da informao assume um papel de suma importncia, ao permitir, de forma rpida e simples, a extrao, organizao,

anlise e circulao de informaes necessrias a todos os nveis da empresa, em suporte aos objetivos estratgicos. Mo-de-obra, matria-prima, mquinas, etc., normalmente so considerados como recursos de uma empresa. Contudo, a Informao tambm um recurso essencial para os processos de planejamento, organizao e controle de uma atividade de negcios. Planejamento: Considera os objetivos e recursos, visando primordialmente aumentar a produtividade (e tambm o servio). Organizao: Processo de dividir o trabalho em tarefas e de coordenar estas tarefas para alcanar um ou mais objetivos. Controle: Deve seguir objetivos Deve ter medidas de desempenho sobre os objetivos Deve ter tambm maneiras de corrigir o processo Definio de Informao: "Informao o conhecimento derivado dos dados" Dados: Fato registrado A informao varia de acordo com o agente. Por exemplo, as vendas de uma empresa podem ser vistas por diferentes pontos de vista: o do vendedor (detalhe vendas pessoais); o do gerente (totais por vendedor); ou do Diretor (totais por departamento ou por produto). Caractersticas da boa informao: 1) Pertinncia 2) Disponibilidade no tempo adequado. 3) Preciso Os Sistemas de Informao Gerenciais (SIG) consistem no estudo, desenvolvimento e uso de SI efetivos nas organizaes. Estes sistemas devem ser considerados em 3 nveis: empresa, grupo de trabalho e indivduo. Os SI envolvem diferentes tipos de pessoas, no s os gerentes. A atividade de cada pessoa pode ser modelada como um processo de planejamento, organizao e controle.

Figura 1: Sistemas de Informao Empresariais, de Grupos de Trabalho e Individuais Nveis de SI: 1) SI Empresarias (compartilhados) Vrios usurios, mas com perspectivas diferentes. 2) SI de Grupos de Trabalhos (Workgroup) (compartilhados) Vrios usurios, mas com a mesma perspectiva. 3)SI pessoais: Facilitam e aumentam a produtividade de um indivduo.
Tipo

Nmero de Usurios 1

Perspectiva Individual Usurio

Funes

Pessoal

Usurio Operador Usurio Desenvolvedor Grupo de Trabalho Vrios (<= 25) Departamento Integram as atividades dos indivduos Empresa Vrios Organizao Integram as atividades dos departamentos Usurios Usurios Operadores Desenvolvedores Profissionais Usurios Operadores Profissionais Desenvolvedores Profissionais

Figura 2: Nveis de SI Os SI tambm podem ser classificados de acordo com a rea funcional (marketing, finanas, contabilidade) ou com o tipo de indstria (bancos, vendas a varejo, etc.). Na Gerncia de Produo, diversas tcnicas recentes so baseadas em Sistemas de Informao. Pode-se citar os seguintes exemplos:

MRP (Planejamento de Requerimentos de Materiais) - SI computadorizado, que tem como finalidade gerenciar o inventrio de demanda dependente e programar os pedidos de reposio de estoque. MRP II (Planejamento de Recursos da Manufatura) ou Closed Loop MRP. Extenso do MRP, a qual inclui o planejamento da capacidade, controle dos operrios e compra. JIT (Just-in-Time) - filosofia organizacional que busca a excelncia e tem como objetivo eliminar todo o desperdcio e melhorar a qualidade, proporcionando assim a reduo de custos e consequentemente alcanar uma maior participao no mercado (com a garantia da qualidade) DRP (Planejamento dos Requerimentos da Distribuio) utilizado para planejar quando e em quantidades as unidades de manuteno de estoque, ou item de estoque, precisaro ser repostas num perodo de tempo. 1.2.2 O qu Componentes de um SI

A) Sistemas As definies de sistemas vm da Teoria de Sistemas.


Um sistema um conjunto de elementos inter-relacionados. Por exemplo, sistema de ar-condicionado ou sistema filosfico (dialtica) Um sistema com intenes um sistema criado pelo homem que busca um conjunto de objetivos para o qual ele foi criado (SI tm objetivos) Sistemas Abertos: interagem com o ambiente. Existem diversos graus de abertura de sistemas. Sistemas Dinmicos Recebem entradas do ambiente, processam-nas e produzem resultados. Estes sistemas podem ser representados pelo Ciclo I/P/O (Input/Process/Output). Exemplo sistema esttico: cadeira. Subsistemas: Exemplo Carro (parte eltrica, motor, etc.)

B) Sistemas de Informao SI um sistema aberto, com intenes, dinmico e que produz informao. A informao mnima possui 3 elementos: pessoas, procedimentos e dados - pessoas seguem procedimentos para manipular dados e criar informaes. Dados so um conjunto de observaes. Eles so uma coleo de medidas sobre alguns aspectos dos negcios. Os dados so processados para produzirem informaes.

C) SI baseados em computadores Constitudos por pessoas, procedimentos, dados, programas e computadores.

1.2.3 Componentes de um SI

Figura 3: Conexo Homem-Mquina

Figura 4: Componentes de um SI Um sistema informtico sem procedimentos e sem interao com o Homem NO um Sistema de Informao. Historicamente, os SI esto mais ligados tecnologia do que nas pessoas ou procedimentos. Contudo, a tendncia a maior nfase nas pessoas e procedimentos. Ao invs de ver como uma tecnologia se adapta aos negcios, o enfoque passa a ser na anlise dos problemas da organizao (aprendizagem organizacional), que considera as maneiras efetivas de melhorar as organizaes em funo de seus objetivos, usando ou no uma tecnologia de informtica. Outra questo chave a reengenharia dos processos do negcio. Ao invs de considerar uma organizao, seus processos e estrutura como um dado fixo, os desenvolvedores de sistemas devem pensar nos processos globais da organizao. Os analistas de sistemas devem propor no somente mudanas tecnolgicas, mas sobretudo alteraes na maneira de realizar as tarefas nfase nos negcios e no cliente.

Reengenharia Redefinir a atividade, pensando nas necessidades do ciente e no no sistema atual

Engenharia Reversa Refazer um sistema (mudar interfaces, plataforma, etc.), mantendo suas funes principais.

1.2.4 Como
O que deve acontecer para que os SI sejam criados? Qual o papel que voc deve desempenhar no desenvolvimento dos SI

Desenvolver voc mesmo Contratar consultores externos Trabalhar com um desenvolvedor profissional da prpria empresa

Como desenvolver os Sistemas de Informao ser o principal sujeito desse curso. Este tpico ser desenvolvido em diversas aulas. 1.3 Resumo dos SI Apoiam:

Aquisio de conhecimentos Projeto de planos de ao Deciso da melhor alternativa Implantao e monitorao da escolha.

2. Tipos Fundamentais de SI
2.1 O valor adicionado pelos SI Os SI bem sucedidos adicionam valor proporcionalmente aos seus custos, de diferentes maneiras:

Ajudar organizaes ou indivduos a melhorar os produtos ou os processos da organizao. Melhorar a qualidade. Auxiliar a gerncia, especialmente na tomada de decises. Criar e solidificar vantagens comparativas.

A classificao dos SI pode ser feita de acordo com a rea funcional (marketing, contabilidade, finanas, etc) ou de acordo com o tipo de abordagem utilizado para resolver os problemas gerenciais (caso geral). 2.2 Estruturao de Problemas Quantidade de estrutura: quantidade necessria de julgamento e avaliao humana em cada trabalho. Quanto mais estruturado for o processo, mais simples ser automatiz-lo e mais estvel ser o SI decorrente.

2.2.1 Problemas Estruturados

Predominam em operaes ou transaes, cujos processos de recuperao e controle de dados so repetitivos. Exemplos: Sair com namorada ou retirar dinheiro do banco.

Facilmente automatizados. Todos os dados relevantes so disponveis. Necessitam de pouco julgamento ou avaliao

2.2.2 Problemas No-Estruturados


Exemplos: Escolher em qual banco abrir uma conta; azarar numa boate. Situaes difceis, frequentemente nicas, com diversas facetas do mesmo problema.

Alguns dados indisponveis Necessitam julgamento humano (criatividade). Dificilmente automatizados.

2.2.3 Problemas Semi-Estruturados


Exemplo: Escolher aplicao financeira; ser apresentado a uma garota. Algumas partes do problema podem ser resolvidas por modelos de deciso formais (automatizados). O grau de estruturao NO a complexidade do problema: Problemas complexos podem ser decompostos !!! 2.3 Nveis de Deciso Os nveis de deciso so o Estratgico (longo prazo), Ttico (mdio prazo) e Operacional (curto prazo). Lembrar do exemplo do estudo de caso do Bamerindus (leitura da primeira aula).

2.3.1 Estratgico
Necessitam de amplas fontes de informao e flexibilidade na modelagem.

Dados corporativos. Polticas globais da companhia e direes da organizao. Comunicao de idias um componente importante.

2.3.2 Ttico
Controlam recursos corporativos, como monitorao da performance e planejamento do oramento, para implantar e apoiar a estratgia da companhia. No tratam os fatos rotineiros.

Dados sumarizados.

Alocar recursos para atingir objetivos precisa de feedback das unidades operacionais.

2.3.3 Operacional
Processamento de transaes e controle dos dados do processos so as principais atividades do nvel operacional. Dados so detalhados. 2.4 Classificao dos SI

2.4.1 Sistemas de Informao Transacionais - SIT - (Transaction Processing Systems )

Figura 5- Sistemas de Informao Transacionais

Figura 6 - Legenda para Sistemas de Informaes Transao: evento que ocorre num negcio (compras, vendas, pagamentos, etc...) Os SIT apoiam as atividades rotineiras e operacionais da companhia, mantm a maioria dos dados da Cia.

Processos simples, mais altamente repetitivos Grande volume de transaes, Necessidade de preciso e segurana.

Exemplos SI Transacionais (SIT): - Reserva de passagens, Compras, Contveis, Pagamentos...

Tipos de SIT: - On-line (Tempo Real): Ligao direta entre o usurio e o programa, cada transao processada individualmente. P.ex., sistema de cartes de crdito. Vantagem: Resposta imediata. - Batch: As transaes so agrupadas e processadas como uma s unidade. Exemplo: Folha de pagamentos. Vantagens: em alguns casos mais eficientes e mais baratos; Facilidade de controle. Sadas: relatrios com sumrios dos detalhes operacionais e relatrios de casos excepcionais, que auxiliam o controle e superviso das atividades rotineiras.

2.4.2 Sistemas de Informao Gerenciais (SIGs)

Figura 7 - Sistemas de Informao Gerenciais Facilitam a gerncia de atividades operacionais, produzindo periodicamente relatrios estruturados e resumidos. O objetivo essencial dos SIGs o controle das atividades, podendo tambm ser utilizados para o planejamento e organizao.

Decises tticas e de planejamento das operaes. Semi-estruturados Sadas (relatrios SIG): sumrios (impressos, tempo real). Exemplos: relatrios de oramentos, projees de mo-de-obra, previses de vendas. Utilizados pelas gerncias de nvel intermedirio.

Questes que um SIG pode ajudar a responder


Quais os cursos mais rentveis da universidade? (Matrcula + pagamentos) Qual o nmero mdio de alunos por curso do CTC ao longo dos ltimos 3 anos? Devo duplicar os horrios de uma turma? (Matrcula + dados histricos de desistncia)

2.4.3 Sistemas de Apoio Deciso (SADs)

Figura 8: Sistemas de Apoio Deciso Os Modelos de deciso ajudam a tomar decises em ambientes complexos e dinmicos.

A necessidade de um SAD pode ser eventual. Problemas menos estruturados. Flexibilidade e adaptabilidade so essenciais. So dinmicos pois freqentemente o entendimento da questo muda, bem como as necessidades do problema. SGBDs, Modelos de Pesquisa Operacional, Estatsticos, Sistemas Especialistas, etc.

Questes

Devo criar um novo curso de engenharia ambiental? Devemos abrir uma nova sede na Barra? Devemos aumentar os preos?

2.4.4 Sistema de Automao de Escritrio (SAEs)


Ajudam as atividades de escritrio, tais como preparao e comunicao da correspondncia. Exemplos:

Editores de texto Sistema de correio eletrnico Grupos de Notcias Mquinas de Fax

Correio de voz Sistemas multi-mdia Sistemas de Informao Distribudos Video-conferncia

Tendncia: SAEs integrados => Internet. Compartilhamento de informaes. Obstculos difuso dos SAEs: dificuldade de integrar componentes (diferentes padres). Custo de armazenar informaes no usuais (imagens, som, vdeos).

2.4.5 Executive Information Systems (Sistemas de Informao para Executivos - EIS)

Figura 9: Sistemas de Informao para Executivos So utilizados pelos executivos seniores para obter informaes globais da organizao. Apresentam os dados de maneira muito agregada, sendo porm possvel detalhar os dados ("drill-down"). => Viso estratgica Caractersticas:

Grficos Interface intuitiva Integram vrias fontes de dados Com contextos (sries histricas, comparaes, etc). essencial que as informaes sejam atualizadas.

Questes (de um reitor de uma universidade):

Qual o departamento com maior relao entre nmero de alunos e nmero professsores? Qual o departamento que mais cresceu nos ltimos 3 anos? Comparao dos dados da PUC com outras universidades catlicas.

Aplicativos:

Commander LightChip Pilot

Se uma oportunidade de negcio aparece no EIS, outros sistemas sero necessrios para analisar a situao e determinar as possveis aes. Futuro

Integrao de EIS + SIG + Fontes externas de dados Bancos de dados multi-dimensionais: duplicao planejada de dados Inteligncia na recuperao de informaes. Datamining ( Minerao ou garimpagem de dados) Inteligncia de Negcios (competitiva, estratgica, empresarial) Processo estruturado e sistemtico de disseminar, para executivos de uma empresa, informaes de ambientes externos, que podem representar ameaas e novas oportunidades. Banco de dados OO, Multimidia

Figura 10: Modelo de Processos de Negcios

3. Tecnologia dos SI
3.1 Programas 3.1.1 Sistemas Operacionais

Inclui o sistema operacional propriamente dito (OS, Windows, Unx, etc.) e alguns utilitrios do sistema. Mercado de grande volume de vendas, poucos fornecedores, alto grau de fiabilidade dos produtos, baixo preo. 3.1.2 Aplicaes "Horizontais" Oferecem ferramentas e funes para resolver problemas de negcios comuns a maioria das indstrias. Exemplos: editores de texto, planilhas, programas de apresentao, etc. So utilizados sobretudo no nvel de SI pessoais. Baixo preo, alto volume de vendas, somente grandes software-houses. 3.1.3 Aplicaes Verticais Atendem a necessidades especficas das empresas. Por exemplo, estoque de autopeas, sistemas contbeis para DTVMs, sistemas de simulao para indstrias discretas, etc. Geralmente esses produtos tambm so vendidos com servios de consultoria e treinamento. Diversas Cias, alto preo, qualidade desigual dos produtos. Trade-off: comprar ou fazer em casa? 3.1.4 Programas desenvolvidos na prpria empresa Custos e tempo de desenvolvimento elevados, porque so aplicados a uma s companhia, no sendo possvel portanto dividir os custos. Geralmente s devem ser desenvolvidos quando no existem outras alternativas. "So como roupas alfaiate...". Custo Sistemas Operacionais Aplicaes Horizontais Programao -N Preo Adaptabilidade Confiabilidade Fornecedores -+ 1 ou poucos -+ ++ -+ ++ ++ + - (depende) - (depende)

Aplicaes Verticais + ++

Figura 11: Comparao de tipos de desenvolvimento de SI 3.2 Dados Bites => Bytes => Campos => Registros => Arquivos (tabelas)

Campos: Nome Empregado, Endereo Registros: Coleo de campos de um empregado Arquivo: Coleo de registros de todos os empregados 3.2.1 Processamento de dados por arquivos

Os registros (dados) so guardados em diversos arquivos e diversos programas so escritos para extrair e adicionar registros nos arquivos apropriados. Nota: lembrar do conceito de chave Exerccio: Contruir tabelas de dados para representar a seguinte situao: Construir tabelas para uma empresa para cadastar seus equipamentos e os responsveis por estes equipamentos. Um equipamento s tem um responsvel, mas um empregado pode ser o responsvel por diversos equipamentos. Uma soluo possvel, seria contruir, um com dados do empregado, outro com dados do hardware, como abaixo:

Empregado.Id , Empregado.Name, Empregado.Telefone, Empregado.Salario, ... Hardware.Srie, Hardware.Descrio, Empregado.Id , Empregado.Name, Empregado.Telefone.

Esta soluo tem os seguintes incovenientes: I) Duplicao de informaes (Empregado.Id , Empregado.Name, Empregado.Telefone): o espao de armazenamento duplicado e a manuteno do sistema torna-se mais complicada => falta integridade de dados (se suprimirmos Empregado.Id na tabela Empregado, pode ser que o registro de Hardware (Empregado.Id). II) Dificuldade de cruzar informaes de diferentes arquivos. Se o usurio desejar construir um relatrio mostrando os equipamentos que o empregado Jos Silva usa, ento ele deve a) Abrir arquivo de empregado e localizar Empregado.Name e Empregado.Id. b) Abrir arquivo de hardware. Percorrer todos os registros para verificar o Empregado.Id (Demorado) Ou c)Duplicar todos os registros de hardware na tabela empregado (custoso !). Desvantagens do Sistema de Processamento de Arquivos: 1) Redundncia e Inconsistncia de Dados

Formatos de dados diferentes (linguagens, programadores) Duplicao de informaes Conseqncias:


o o

Custos elevados de armazenagem e recuperao de informaes. Inconsistncia de dados

2) Dificuldade de acesso aos dados 3) Isolamento de dados

Recuperao difcil dos dados

4) Anomalias de acesso concorrente (vrios usurios acessando ao mesmo tempo a mesma informao => Exemplo de sistema de reservas de passagem) 5) Problema de segurana => autorizaes. 6) Problemas de integridade: Saque mximo num terminal... Como garantir com dados de diferentes arquivos? 3.2.2 Processamento de dados seqencial Processa e armazena dados (ordenados) em seqncia. Forma antiga de processamento, pode ser til em processos "Batch", como folha de pagamentos. Os dados podem ser armazenados em discos ou tapes. 3.2.3 Processamento de dados por acesso direto Sistemas on-line (acesso imediato aos dados). Utilizam ndices para localizar o dado: dois arquivos separados, um com os dados, outro com o ndice (aumenta o processamento e a armazenagem). Os sistemas por acesso direto so usados a maioria das aplicaes de computadores pessoais (arquivos DOS por exemplo), mas o usurio no precisa se preocupar com a criao ou manuteno de ndices. 3.2.4 Processamento de dados por Bancos de Dados (BD) BD: coleo auto-explicativa de registros integrados. Reduz duplicao de dados e facilita a manuteno dos dados.

Auto-explicativa: contm um diretrio (dicionrio) do seu contedo (Exemplo: catlogo da biblioteca). Integrada: um BD pode conter diversos arquivos (chamada de tabelas).

Exemplo de tabelas (relacionais): Empregado.Id , Empregado.Name, Empregado.Telefone, Empregado.Salario, ... Hardware.Srie, Hardware.Descrio, Empregado.Id Empregado.Id: Chave estrangeira (ponteiro para o registro da tabela empregado). 3.2.5 SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) Definio: coleo de dados inter-relacionados (banco de dados) e um conjunto de programas para acess-los. Objetivos:

Prover um ambiente adequado e eficiente para recuperar e armazenar informaes do banco de dados. O gerenciamento envolve a definio de estruturas para armazenamento de informaes e o fornecimento de mecanismos para manipul-las. O SGBD precisa tambm fornecer segurana das informaes armazenadas (por exemplo, queda do sistema ou impedir acesso no-autorizado). A importncia das informaes e o conseqente valor dos BD tm orientado o desenvolvimento de conceitos e tcnicas para o gerenciamento eficiente de dados.

4. Modelagem de Dados
Primeira fase: anlise do problema: conhecimento sobre o que so e como so as informaes (dados do negcio). Se pensarmos em procedimentos, no teremos o conhecimento do problema, mas sim a soluo para um problema momentneo. Soluo: enfoque na definio e modelagem dos dados da organizao. Enfoque sobre o negcio no sobre procedimentos ou fluxos de dados. O Modelo mostra as informaes e suas inter-relaes. Permite a interao entre analistas e usurios, validando a representao da realidade. O objetivo da modelagem de dados uma representao nica, no redundante e resumida dos dados de uma aplicao. O projeto de um SI uma atividade complexa que inclui planejamento, especificaes e desenvolvimento de vrios componentes.

Figura 12: Modelagem de Dados 4.1 Modelo de Dados Nvel conceitual: Quais os fatos esto armazenados no BD e quais relaes entre eles. Coleo de ferramentas conceituais para descrio de dados, relacionamentos de dados, semntica de dados e restries de consistncia. Modelos Conceituais (ou modelos lgicos baseados em objetos) => Representa a realidade atravs de uma viso global dos principais dados e relacionamentos, sem se preocupar com as restries de implementao. A documentao nesta etapa para o apoio ao entendimento e para simular o ambiente atual. Modelos Lgicos (ou modelos lgicos baseados em registros) Usados para especificar a estrutura lgica geral do banco de dados e para fornecer uma descrio de alto nvel da implementao. No incluem a representao direta do cdigo dentro do banco de dados. Relacional, Hierrquico e de Redes. Modelo fsico: Descreve como os dados esto armazenados (ndices, ponteiros, listas, estruturas de dados).

Figura 13: Modelo Entidade-Relacionamento 4.2 Modelo Entidades-Relacionamentos. Destinam-se prioritariamente ao projeto de banco de dados, mas tambm so utilizados como modelo do negcio ou para auxiliar o desenvolvimento de estrutura de dados de linguagens de programao (ferramentas CASE). Entidade: cada ocorrncia de um objeto do mundo real, com uma identificao distinta e com significado prprio. Classe de dados = tipo de dados Instncia de dados: ocorrncias dos dados. Atributos: Propriedades dos objetos, que so descritas por valores. No podem ocorrer objetos repetidos dentro de uma mesma classe de objetos (entidade). Por isso necessrio um ou mais atributos diferentes em cada instncia da entidade. Estes atributos sero chamados de chave primria na abordagem relacional. Relacionamento: associao entre vrias entidades. Num ambiente relacional: juno de duas ou mais tabelas de dados. Equivale a um verbo, ou seja, a expresso de um fato. Homem casado com mulher; Apartamentos formam condomnios; Condomnios localizam-se em ruas... Relacionamento condicionais: Relacionamentos em que nem todos os elementos de uma entidade A esto ligados aos elementos da entidade B. Ex.: Homem casado com mulher Relacionamentos Incondicionais: Todos os elementos de uma entidade esto obrigatoriamente relacionados com no mnimo um elemento da outra entidade. Domnio: Tipo de dados.

Papel: Funo que uma entidade exerce num relacionamento. Digrama E-R: Retngulos, elipses, losangos e linhas. Generalizao/Especializao: Entidades que possuam um conjunto de atributos comuns para descrev-las. Idia: Taxonomia Restries de mapeamento ou de cardinalidades do mapeamento:

Exemplo 1:1: Reitor / Universidade; Exemplo 1:M: Professor / Departamento Exemplo N:M: Aluno / Classes Exemplo Auto-relacionamento: Pr-requisito entre disciplinas. Exemplos relacionamento ternrio: Input x Mquina x Output; Cliente x Conta x Agncia (pode ser decomposto em Cliente x Conta, Agncia x Conta); Reserva de passagens areas (Cliente x Vo x Data x Classe )

Erro de modelagem em relacionamentos 1:1 Produto (Cdigo_produto, descrio) Estoque (Cdigo_produto, quantidade estoque) Opes de modelagem: Funcionrio (nmero-telefone, local) => um s telefone por funcionrio OU Funcionrio (Matrcula) Telefone (nmero-telefone, local) FuncTel (Matrcula, nmero-telefone) Dependncia de existncia: se a entidade x depende da entidade y (transao - conta). Entidades fracas: No possui atributos suficientes para identific-las. Para que um conjunto de entidades fracas tenha significado, necessrio um relacionamento umpara-muitos com uma entidade forte, da qual ela herda a chave. Uma entidade fraca possui um discriminador para fazer a distino entre elementos do conjunto. 4.3 Chaves Chaves: Dado que ser empregado para busca de informaes (consultas). Conceito lgico. ndices: Recurso fsico visando otimizar a recuperao de uma informao. Uma chave pode ser utilizada como ndice, mas um ndice no necessariamente uma chave. No podem ocorrer objetos repetidos dentro de uma mesma classe de objetos (entidade). Por isso necessrio um ou mais atributos diferentes em cada instncia da entidade para

identific-la. Estes atributos sero chamados de chave primria na abordagem relacional. Chave candidata: Qualquer coluna ou conjunto de colunas que possam ser uma alternativa para identificar de maneira nica a tabela. Chave primria: Atributo ou conjunto de atributos da tabela que identifica univocamente uma tupla. Chave estrangeira: Um conjunto de atributos de uma relao que constitui uma chave em outras (ou na mesma) relaes. Utilizadas para indicar as ligaes lgicas entre relaes.

También podría gustarte