Está en la página 1de 18

Atividades

c4H13

1 comum ver diferentes seres vivos representados em desenhos


animados, quadrinhos e tirinhas. Leia a seguinte tirinha, que trata, de forma cmica, das bactrias:

VERISSIMO, Luis Fernando. As Cobras. Disponvel em: <http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI983102-EI6581,00.html>. Acesso em: ago. 2010.
1. tirinhailustraadivisobinria, A assexuadapordefinio,earpida proliferaopopulacionaldasbactrias, representadapelosinmerosindivduos resultantesepelaideiacmicadequea herananoseriasuficienteparatodos.

A tirinha se refere a quais caractersticas das bactrias? a) Complexidade social e capacidade de estabelecer hierarquias intraespecficas. b) Inteligncia e planejamento com relao ao crescimento populacional.
X

c ) Reproduo assexuada e rpida multiplicao populacional. d) Diversidade morfolgica e variadas formas de nutrio. e) Gerao espontnea ou a capacidade de gerar vida a partir da matria.

c3H8

2 A busca por fontes alternativas de energia tem levado realizao de inmeras pesquisas, com a consequente apresentao das mais variadas solues. Uma das mais recentes sugere a produo de biocombustveis a partir de algas. Leia a notcia a seguir:

A bioenergia de algas tem duas frentes diferentes de pesquisa. Primeiramente, as microalgas, ricas em lipdios, ou gorduras, so ideais para a fabricao de biodiesel [...] diferentemente dos vegetais terrestres, o cultivo de algas no necessita de fertilizantes nem de pesticidas. J as macroalgas possuem um alto teor de acar. Algumas espcies apresentam entre 50% e 60% de seu peso seco em
28

polissacardeos. So acares que, ao serem degradados por enzimas especficas, transformam-se em monmeros fermentveis que do origem ao etanol [...].
Agncia Fapesp. Algas viram combustvel, tinta e protetor. INFO Online, 12 set. 2010. Disponvel em: <http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/algas-viram-combustivel-tinta-e-protetor-so-12092010-10.shl?4>. Acesso em: fev. 2011.

Com base na notcia, pode-se afirmar que as algas podem ser utilizadas na produo de bioenergia porque elas: a) sintetizam petrleo com a presena de luz. b) fermentam etanol, pois possuem enzimas especficas. c) produzem protenas usadas na composio de biocombustveis.
X

2. eve-setomarcuidado:otexto D mencionaafermentao,masnodiz queasalgasarealizam.Estbemclaro queasmicroalgascontamcomlipdios quepodemserusadosnaproduode biodieseleasmacroalgas,acarespara afermentao,resultandonoetanol.

d) sintetizam lipdios e acares, sendo que ambos podem ser utilizados. e) metabolizam combustveis fsseis, transformando-os em etanol.

c4H14

3 Para diferenciar vegetais de animais, costuma-se mencionar que

as plantas no so capazes de realizar nenhum movimento. Essa uma ideia falsa, o que pode ser comprovado quando se toca a Mimosa pudica. A sensitiva ou dormideira, como conhecida, uma planta que, ao ser tocada, fecha imediatamente suas folhas, dobrando seus fololos como se estivesse se encolhendo:
Fotos: FAbIo CoLombInI

Folhas do vegetal Mimosa pudica antes de ser tocado ( esquerda), com suas folhas e fololos abertos, e depois de ser tocado ( direita), com os fololos fechados.
29

3. onsiderando-sequearesposta C rpidaequeasplantasnopossuem sistemamuscularounervoso,anica explicaoplausvelabaseadana concentraodeonsetonicidadedo meio,sendoomecanismodescritotpico demovimentosvegetais,taiscomoa aberturaeofechamentodosestmatos.

Utilizando seus conhecimentos sobre biologia vegetal, selecione a explicao mais plausvel para esse fenmeno. a) o toque desencadeia um impulso nervoso que se estende ao longo do eixo foliar e resulta no fechamento dos fololos. b) o toque leva a um deslocamento diferencial de hormnios vegetais, que estimulam o crescimento do fololo na direo do eixo foliar. c) o toque estimula uma contrao muscular na base de cada fololo, fazendo que eles se fechem.
X

d) o toque provoca um bombeamento de ons para fora das clulas, havendo perda de gua por osmose, o que murcha o tecido. e) o toque, simplesmente por ser mecnico, exerce uma fora tal que os fololos se entortam, parecendo fechados.

c8H28

4 Um estudante, com o intuito de ampliar seus conhecimentos


sobre a anatomia corporal dos vertebrados, descreveu cinco animais que observara no zoolgico: Animal 1: possui nadadeiras, escamas, corpo achatado lateralmente; no conta com membros; posteriormente boca, existe um oprculo que cobre finas estruturas irrigadas com sangue. Animal 2: possui dois membros posteriores e pescoo comprido; no possui dentes; no lugar de pelos h penas; conta com um bico bastante duro. Animal 3: possui quatro membros, crnio bastante alongado, com um focinho comprido de onde se projeta uma longa e fina lngua, pelos compridos e uma cauda que se assemelha a um espanador. Animal 4: possui quatro membros, sendo que os membros anteriores so maiores que os posteriores, uma longa cauda, capaz de se enrolar nos objetos, crnio arredondado. Animal 5: possui quatro membros, olhos capazes de se mover de forma independente, cauda longa e enrolada, e pode mudar de cor.
4. scaractersticas-chaveparaidentificar A osanimaissoapresenadeescamase brnquias(peixe);crnioalongadocom focinhodeondeseprojetalnguafinae longa(tamandu);membrosanteriores maioresqueosposterioresecauda prensil(macaco);capacidadedemudar decoreolhosquesemovemdeforma independente(camaleo).Nocasoda ave(ema),adescriofoimaisgenrica. 30

os cinco animais que o estudante descreveu so, respectivamente: a) golfinho, galinha, co, macaco e camaleo. b) golfinho, galinha, tamandu, ona e iguana. c) peixe, galinha, tamandu, ona e camaleo.
X

d) peixe, ema, tamandu, macaco e camaleo. e) peixe, ema, cavalo, macaco e iguana.

c5H18

5 A produo de massas, bolos, pes, biscoitos e outros produtos ali-

mentcios do gnero normalmente requer a utilizao de fermentos. H dois tipos principais de fermento: o qumico e o biolgico. Em ambos os casos, o processo de crescimento da massa se d pela produo e desprendimento de gases, mas esses dois tipos de fermento diferem fundamentalmente no que diz respeito ao processo responsvel pela liberao desses gases. Para efeito de comparao, veja a seguinte tabela:
Caracterstica Composio Conservao Validade Produtos da reao Procedimento Fermento qumico bicarbonato de sdio temperatura ambiente Longa Gs carbnico e gua misturar massa e logo aps lev-la ao forno Fermento biolgico Levedura temperatura baixa Curta (produto perecvel) Gs carbnico e etanol misturar massa e deix-la crescer antes de lev-la ao forno
5. enhumdosdoisfermentosmaisou N menossaudvel.Suasdiferenasesto relacionadascomosprocedimentosque demandamduranteapreparaodos alimentos,osabordoalimentoapso preparo,asformasdeconservao,a validadeeasfinalidadesdouso.

Indique a alternativa incorreta a respeito das diferenas entre o fermento qumico e o fermento biolgico: a) Por ser constitudo por um organismo vivo, o fermento biolgico envolve formas distintas de conservao e utilizao. b) As diferenas entre os dois tipos de fermento permitem que sejam usados com finalidades diferentes. c) Apesar de haver produo de lcool etlico pelo fermento biolgico, o teor alcolico eliminado com a passagem pelo forno. d) Aps a aquisio do fermento biolgico, o ideal no retardar seu uso, por conta de sua curta validade, determinada pelo prazo estimado para a perda da eficcia do agente biolgico.
X

e) A presena de fermento biolgico nos alimentos os faz mais naturais e, portanto, menos prejudiciais sade humana.

c5H17

6 o esqueleto externo dos artrpodes impe certas restries ao cres-

cimento corporal desses organismos. Impossibilitados de ter um crescimento gradual, os artrpodes devem realizar mudas ou ecdises. Periodicamente, eles descartam o exoesqueleto e o trocam por um novo, a princpio flexvel, permitindo a distenso do seu corpo. Passada essa etapa, o novo exoesqueleto se torna rgido o suficiente para impor as mesmas restries que o antigo impunha.
31

observe o seguinte grfico, que representa a curva de crescimento dos artrpodes:


Tamanho

A Tempo

6. pontoAeosintervalosBeCindicam, O respectivamente,amuda,ocrescimento rpidoeainterrupodocrescimento. Ocrescimentospodeserrealizadoaps amuda,queconsiste,simplesmente, nodescartedoexoesqueletoantigo. Semprehumexoesqueletorecobrindo oartrpode,mas,noperodoB,ele relativamenteflexvel,permitindoa expansodocorpo.

no grfico esto indicados trs momentos (A, B e C), que representam as diferentes etapas da muda. baseando-se nele, selecione a alternativa que descreve corretamente o processo de muda relativo aos artrpodes: a) o ponto A da curva indica o trmino de um perodo de crescimento, seguido de uma fase de estabilizao, mantida at que seja realizada nova muda. b) o intervalo C da curva indica um momento em que o artrpode pode crescer, pois a muda (intervalo B) j foi realizada. c) o intervalo B indica, simultaneamente, a muda e o crescimento rpido, pois apenas durante a muda que o artrpode pode crescer. d) o intervalo B da curva indica um crescimento rpido ocorrido aps a realizao da muda (ponto A). e) o intervalo C da curva indica um momento no qual o artrpode est sem exoesqueleto, porque o antigo foi descartado, no tendo, ainda, produzido um novo.

c8H30

7 A dengue uma doena causada por um vrus transmitido pela

picada do mosquito Aedes aegypti. no vero brasileiro, estao quente e mida, a reproduo do mosquito favorecida e aumentam as chances de haver epidemias de dengue em certas regies do pas. Por isso, anualmente o governo realiza campanhas na tentativa de reduzir os casos de vtimas de tal molstia. Diversos recursos podem ser utilizados na busca da erradicao da dengue. Indique a alternativa que descreve o procedimento ideal para atingir esse objetivo: a) Desenvolvimento de uma grande campanha de conscientizao, para que cada indivduo tome os devidos cuidados em relao aos potenciais focos do mosquito transmissor. b) Instalao de telas nas janelas e substituio das casas de pau a pique por casas de alvenaria, para impedir que o mosquito infecte mais pessoas.

32

c) tratamento e cura de pessoas doentes, para que o mosquito transmissor perca a sua fonte do vrus da dengue.
X

d) Desenvolvimento de uma vacina que impea a contaminao pelo vrus da dengue e realizao de uma ampla campanha de vacinao. e) Dedetizao em larga escala no pas, para eliminar, efetivamente, o mosquito transmissor.

c3H12

8 na construo de uma obra pblica viria, foi necessrio remover um


grande volume de terra para tornar plano o terreno pelo qual passaria a nova rodovia. toda a terra retirada foi amontoada beira da estrada. os engenheiros civis envolvidos, sabendo da possibilidade de haver deslizamento, resolveram plantar mudas de rvores eudicotiledneas de grande porte por toda a extenso do amontoado de terra a fim de evitar acidentes. Aps o plantio das mudas, uma chuva forte foi o suficiente para que houvesse desbarrancamento. Indique a alternativa que melhor explica o deslizamento de terra ocorrido a despeito da medida preventiva tomada pelos engenheiros civis: a) As rvores, sendo eudicotiledneas, possuem um sistema radicular fasciculado, ou seja, contam com razes superficiais, que pouco contribuem para a conteno de terra. b) As folhas pequenas e pouco numerosas da muda no conseguem absorver a gua rpido o suficiente para proteger o solo da forte chuva. c) As mudas de rvores possuem um caule de baixa estatura que ainda no sofreu crescimento secundrio; tal crescimento essencial para a formao de um caule rgido e grande, capaz de proteger o solo contra as chuvas.
X

7. odasasalternativas,exceoda T substituiodecasasdepauapique porcasasdealvenaria,indicampossveis soluesparaadengue.Mas, levando-seemcontaavastidodo territrionacional,campanhasde conscientizaoedededetizao,apenas, dificilmenteconseguiriampromover aerradicaodadoena;almdisso,a dedetizaopodepoluiroambientee intoxicarseresvivos.Damesmaforma, esperarqueainstalaodetelasnas janelaseotratamentodosdoentes consigamsertoefetivosumengano. Portanto,oprocedimentoidealseriaa vacinao,porque,historicamente,a medidamaiseficaz,procurando,pormeio daimunizao,combaterovrus,eno omosquito.

A 8. srvorespodemserusadas paracontenodeterra,maso desenvolvimentodesuasrazesleva tempo,emuitasvezesnosepode esperar.Oplantiodecapim,uma monocotilednea,maisindicado, porquesuasrazes,fasciculares, superficiaisebastanteramificadas,se desenvolvemrapidamente,formando umemaranhadoqueprotegeascamadas superficiaisdosolocontraaschuvas.

d) As mudas de rvores de grande porte necessitam de um tempo para crescer e desenvolver suas grandes e profundas razes, no podendo garantir a conteno de terra em pocas de chuva. e) o fato de que uma muda de rvore de grande porte tenha sido a planta escolhida para proteger a terra contra a chuva no relevante, pois outra planta, que no uma muda de rvore de grande porte, tampouco resolveria o problema.

c4H16/c5H19

9 H quase dois mil anos o ser humano vem tentando criar um sis-

tema de classificao que contemple e organize eficientemente todos os seres vivos. Um dos mais recentes foi proposto por Robert Whittaker, em 1969, e dividiu os seres vivos em cinco reinos: monera, Protista, Plantae, Fungi e Animalia. Esse sistema de classificao est esquematizado na figura a seguir.
33

Plantae

Fungi

Animalia

Basidiomicetos

Mo lusc os Ar An tr eld po de eo s s

os Ascomicet

Zig om icet o

Platelmintos Nematdeos id Es r po ios nj as

os Quitridiomicet

tos

Mixom icetos

Oomice

Protista

Es Fla poro ge zo lad rio os s

es od p Riz os iad Cil

Cn

e tes sn os t Fo

Bact

Absoro

rias

o Cian

9. penasumaalternativadescreve A corretamenteproblemasapresentados pelosistemadeWhittaker.Asdemais contmerrosconceituais:fungosno realizamfotossnteseepossuemparede celulardequitina.Asalgasazuisou cianobactriasso,comooprprionome diz,bactrias.Esponjassossseis,mas algunscnidriosnoso(porexemplo,as medusasealgunspliposquerealizam cambalhotas).

sistema de classificao em cinco reinos proposto por Whittaker em 1969. As setas ao lado direito representam as trs formas de nutrio fotossntese, absoro e ingesto que, no decorrer do processo evolutivo, passaram a caracterizar, respectivamente, os reinos Plantae, Fungi e Animalia.

Atualmente, o sistema de classificao em cinco reinos de Whittaker, por apresentar alguns problemas, j no mais to aceito. selecione a alternativa que descreve um problema (ou problemas) presente nesse sistema: a) As formas de nutrio no constituem um bom critrio para separar os grupos, j que algumas espcies do reino Fungi realizam fotossntese; alm disso, as plantas carnvoras nutrem-se principalmente por ingesto de presas, como moscas. b) As algas azuis, ou cianobactrias, esto includas no reino monera, mas, sendo algas, deveriam fazer parte do reino Plantae. c ) As formas de nutrio no constituem um bom critrio para separar os grupos, pois h protistas que realizam fotossntese, embora no estejam includos no reino Plantae. A diviso no que diz respeito organizao corporal tambm no est clara, pois todas as plantas so multicelulares, mas existem algas no reino Plantae que so unicelulares. d) As esponjas e os cnidrios esto classificados como integrantes do reino Animalia, mas, por serem imveis e permanecerem ligados ao substrato, deveriam ser classificados como pertencentes ao reino Fungi. e) o reino Fungi deveria surgir como um desdobramento do Plantae, pois, apesar de os fungos no realizarem fotossntese, eles possuem parede celular de celulose e mantm-se ligados ao substrato.

34

ba

Monera

ct

ri a

Formas de Nutrio

Ing

est

Eq

uin o

de Cord rm os ados

ConCEItoGRAF

s nta Pla lares scu va

Mu sgo s
p He tic as
es erd as v Alg

as ard as p Alg

as elh rm ve as Alg

dos gela o a as Din Crisfit as fit len Eug

c4H14/c8H28

10

GONSALES, Fernando. Nquel Nusea. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/niquel>. Acesso em: dez. 2010.

A tirinha anterior ilustra o processo de metamorfose dos anfbios, marcado principalmente pelo(a):
X

a) mudana de um sistema respiratrio branquial para um pulmonar e cutneo, relacionada passagem do hbitat aqutico para o terrestre. b) mudana de um sistema respiratrio branquial para um exclusivamente cutneo, relacionada passagem do hbitat aqutico para o terrestre. c) crescimento do animal, pois, assim como ocorre com os artrpodes holometbolos, a metamorfose que permite o crescimento. d) troca do tegumento, com a substituio de uma pele lisa e umedecida por uma seca e resistente, capaz de evitar a perda de gua no ambiente terrestre. e) desaparecimento da cauda, condio essencial s formas adultas de anfbios para que ocorra a adaptao vida terrestre.

10. metamorfosedosanfbios A caracterizadapelatrocadosistema respiratriobranquialporumpulmonar ecutneo(quedemandapelelisa eumedecida),almdealteraes morfofuncionaisquepermitema adaptaoaoambienteterrestre. Acauda,emboradesaparea,est presenteemmuitosoutrosanimais terrestres,oqueindicaquesuapresena nocondioessencialparaavida nessemeio.

c4H14

11 Espcimes vegetais so capazes de realizar diversos tipos de mo-

vimento, guiados ou no por estmulos especficos. Um desses movimentos, denominado fototropismo positivo, ocorre quando a luz incide, principalmente, sobre um dos lados da planta. Essa incidncia diferencial serve como um estmulo para que a planta, ao crescer, posicione seu caule e folhas de modo a captar melhor a luz, o que constitui um mecanismo compensador. Indique a alternativa que menciona um movimento vegetal marcado por um padro semelhante ao mencionado no trecho anterior, independentemente do sentido desse movimento.
35

11. alternativabilustraumcasode A fototropismonegativo,oqual,por serestimuladopelaluz(aindaquede formacontrria)eporserefetivadopor contadocrescimentodocorpovegetal, apresentaumpadrosemelhante aodescrito.Asdemaisalternativas referem-sea:a,geotropismopositivo; ced,nastismo;e,tactismo(trata-sede umdeslocamento do indivduo,enode ummovimento do corpoefetivadopelo crescimento).

a) o movimento da raiz de uma planta estimulado pela fora da gravidade da terra. b) o movimento da raiz de uma planta no sentido contrrio ao da incidncia de luz. c) o movimento de fechamento dos fololos da planta sensitiva ou dormideira motivado por estmulos mecnicos. d) o movimento de fechamento das folhas de uma planta carnvora motivado pela presena de um inseto preso em sua superfcie. e) o deslocamento de algas em funo de estmulo luminoso, para captar mais luz.

c4H16

12 Comparando-se a anatomia dos seres vivos, possvel notar


semelhanas morfofuncionais entre diferentes rgos e sistemas. As caractersticas de cada ser foram moldadas ao longo da evoluo: embora se acredite que todos os organismos apresentam uma origem comum, suas caractersticas podem tanto ser decorrentes dessa mesma origem como podem ter surgido independentemente no percurso da evoluo. observe o esquema a seguir:
Asas de ave Asas de inseto
ILUstRAoEs: JURAnDIR RIbEIRo

Ossos

Quitina

Penas Nervuras Asa de morcego Rdio Carpo Falange I Metacarpos

mero Ulna IV V Falanges II e III

Esquema comparando as asas de ave, inseto e morcego.


36

Indique a alternativa correta a respeito da presena de asas nos animais: a) A forma do rgo idntica nos trs animais, o que indica que so estruturas com uma origem comum. b) H diferenas entre as asas dos trs animais, o que invalida a tese de que houve uma asa original, da qual teriam derivado todas as outras.
X

c) A constatao de que as asas esto presentes em grupos de baixo parentesco sugere que o ancestral comum aos trs animais no as apresentava; logo, as asas de cada animal provavelmente tiveram origens distintas. d) As asas dos trs animais devem ser decorrentes de origens distintas porque no so rgos perfeitamente iguais. e) As asas so um exemplo de como uma forma pode ser intencionalmente imitada por outro animal na luta pela sobrevivncia.

12. ssemelhanasediferenasentreos A rgosnodevemserdiretamente usadascomoformadeaferirasrelaes evolutivasassociadasaumrgo. Oidealoptarpeloprocedimento contrrio:compararosrgosluzda evoluo,ouseja,primeirocompararo parentescoentreosgruposparadepois tentarentendercomosedeuaevoluo dosrgosanlogos.Considerando-se queaves,morcegoseinsetosnoso representantesdegruposprximos, pode-sepensarqueoancestralcomum aostrsanimaisnopossuaasas,o queindicaqueasasasdecadaanimal tiveramumaorigemindependente.

c4H14/c4H16

13 As plantas terrestres, que possuem um ancestral comum, so usu-

almente divididas em quatro grupos: brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas, embora se saiba que os trs primeiros no constituem grupos monofilticos. observe o seguinte cladograma simplificado:
Bri tas Pterid tas Gimnospermas Angiospermas

Cladograma indicando os quatro grupos que compem a classificao das plantas terrestres mais comumente utilizada.

tendo em mente as caractersticas dos vegetais pertencentes a esses grupos, assinale a alternativa que descreve de forma incorreta uma tendncia evolutiva observada entre as plantas: a) Aumento da especializao dos rgos, deixando de constituir apenas um talo, como ocorre com os musgos, para se tornarem seres com razes, folhas e caules verdadeiros. b) Independncia cada vez maior em relao gua, por conta do surgimento dos vasos condutores, da proteo contra o ressecamento e da presena de lignina, que auxilia na sustentao do corpo.
37

13. necessrioentenderquehexcees nosgrupos(comrelaoaotipode polinizaoeaoportedasplantas,por exemplo),masquenoinvalidamas tendnciasevolutivas.Aalternativac estincorretaporqueocorrereduo dageraogametoftica,enoda esporoftica.

c) Reduo da gerao esporoftica, que deixa de ser um indivduo autnomo, nos musgos, para se restringir aos rgos reprodutores das plantas produtoras de semente. d) substituio de um sistema de polinizao dependente de gua (musgos e samambaia) ou do vento (gimnospermas) por uma polinizao promovida por animais, como insetos, morcegos e aves (angiospermas). e) Aumento progressivo do porte, pois, aps o surgimento de plantas de pequeno porte, como os musgos, a evoluo leva ao aparecimento de grandes rvores, como os pinheiros e as angiospermas.

c4H14/c8H28
14. asdoenascitadas,socausadaspor D vrusaAIDS(HIV)eagripeespanhola (H1N1),e,porbactria,atuberculose (Mycobacterium tuberculosis).Emcomum, essasdoenastmacaractersticade seremtransmitidasdepessoaapessoa, ouseja,pelocontatoentrehumanos,o queeliminaanecessidadedeagentes transmissores(comomosquitosouratos) e,consequentemente,aumentaastaxas decontgio.Noentanto,nosepode esquecerqueomundojconheceu grandesepidemiastransmitidaspor animais,comoapestenegra.

14 os

dados atuais, segundo o Relatrio Global sobre a Epidemia de AIDs de 2010, publicado pela organizao das naes Unidas (onU), informam que a epidemia de AIDs (sndrome da imunodeficincia adquirida) continua sendo alarmante, afetando 33,3 milhes de pessoas no mundo. Dessa forma, entre as epidemias mundiais da atualidade, a de AIDs ocupa a posio de maior destaque. Entretanto, diversas outras doenas, ao longo da histria, j ocuparam esse posto, como a gripe espanhola e a tuberculose. Essas molstias, apesar de bastante diferentes, compartilham algumas caractersticas que permitiram que alcanassem dimenses globais. Indique a alternativa que descreve corretamente uma caracterstica comum s doenas citadas que esteja associada capacidade de difuso mundial: a) so doenas relacionadas ao estilo de vida moderno, o que dificulta sua erradicao. b) os sintomas so fracos, permitindo que essas doenas se alastrem com rapidez, j que no causam o bito com tanta facilidade. c) so doenas causadas por vrus, que se multiplicam e infectam em taxas muito maiores que as apresentadas por bactrias ou fungos patognicos.

d) A transmisso dessas doenas ocorre de pessoa a pessoa, por mucosas, pelo sangue ou pelo contato sexual, o que facilita o contgio. e) os sintomas envolvem um enfraquecimento do sistema imune, tornando, portanto, a erradicao mais difcil.

c4H15

15 os fungos so seres vivos de grande importncia ecolgica por


38

serem, juntamente com as bactrias, os principais responsveis pela decomposio da matria orgnica. Usualmente, diz-se que

os fungos crescem sobre o alimento. A frase, embora parea trivial, revela algumas caractersticas peculiares desses organismos, pois outros seres, como os animais e as plantas de modo geral, no estabelecem relao to prxima com a sua fonte de alimento. Com base no texto anterior, pode-se afirmar que a caracterstica dos fungos que est por trs da frase citada : a) a presena de hifas e miclios, que, ao se desenvolverem, envolvem as fontes nutricionais.
X

15. sesporosdosfungosestoemtodo O lugar,inclusivenoar.Agerminao dessesesporosocorresobreasfontes nutricionais,oqueexplicaofatodeos fungoscresceremsobreoalimento. Almdisso,essesseressossseis, obtendoalimentopormeiodaabsoro denutrientes.

b) a reproduo por esporos, que germinam sobre suas fontes de alimento, permitindo ao fungo que se alimente por meio da absoro de nutrientes. c) o seu tamanho microscpico, o qual s permite que seja notado aps grande crescimento, possvel somente em locais ricos em alimentos. d) a capacidade de realizar fotossntese, que demanda uma fonte fixa de nutrientes para o desenvolvimento de seus processos vitais. e) a ausncia de tecidos, o que os impede de desenvolver rgos e sistemas responsveis pelo deslocamento em direo ao alimento.

c5H17/c8H30
16 A toxoplasmose uma doena causada pelo esporozorio Toxoplasma gondii. Embora o nmero de pessoas infectadas seja alto, muitas delas no apresentam sintomas. observe a figura a seguir:
As pessoas podem adquirir o toxoplasma ao ingerir diretamente os cistos presentes no meio ou ao ingerir carnes malpassadas que contenham cistos do toxoplasma. Ratos contaminados por cistos de toxoplasma alojados na musculatura so comidos por gatos
WALtER CALDEIRA

Cistos imaturos so eliminados nas fezes do gato Hospedeiro definitivo

Hospedeiro intermedirio Ratos ingerem cistos maduros e os esporozotos invadem a musculatura e outros rgos, onde formam outro tipo de cisto Quando ingeridos por outros animais, os esporozotos instalam-se em rgos, como os msculos, onde formam outros tipos de cistos.

Esporogonia Cistos maduros com esporozotos

Representao esquemtica do ciclo de vida do Toxoplasma gondii.


39

16. smedidasmaisadequadassoa A ingestodecarnecozida,importante, tambm,paraevitardiversasoutras doenas,eoscuidadosbsicosde higiene,paraquesepossaconviver comgatossemhaveranecessidadede medidasmaisdrsticas.

Com base no ciclo apresentado, pode-se afirmar que as medidas profilticas mais adequadas para minimizar o contgio pelo esporozorio que causa essa doena so: a) evitar contato com gatos e eliminar os outros agentes transmissores. b) eliminar os agentes transmissores e ingerir carne cozida. c) incrementar o saneamento bsico e andar calado. d) dedetizar a casa e colocar telas nas janelas.
X

e) ter cuidados bsicos de higiene e ingerir carne cozida.

c4H14/c8H28

17 nos insetos, as ramificaes terminais das traqueias alcanam os

tecidos do animal. Dessa maneira, as trocas gasosas entre as clulas e o ar atmosfrico ocorrem de forma mais direta, pois no precisam passar pelo sangue. Alm disso, nas clulas musculares responsveis pelo batimento das asas, muitas mitocndrias ficam posicionadas bem perto das traqueias, recebendo gs oxignio de maneira eficiente. Com base no trecho anterior, indique a alternativa correta: a) nas mitocndrias que ocorre grande parte do processo aerbico que converte ADP em AtP. sua posio nas clulas citadas, portanto, possibilita a realizao de atividades aerbicas intensas como o voo , por longos perodos.

17. proveiteestaatividadeparareforar A adiferenaentrerespiraopulmonar erespiraocelular,epararevisara anatomiaefisiologiadosinsetos.

b) nas clulas musculares citadas, as mitocndrias conseguem absorver o oxignio diretamente do ar atmosfrico para, em seguida, espalh-lo por todo o citoplasma de modo bastante eficiente. c) Por causa do posicionamento das mitocndrias, as clulas musculares citadas consomem mais oxignio do que as outras clulas. d) Quando a clula no consegue sustentar uma atividade de maneira aerbica, entram em ao processos anaerbicos, como a fermentao e a transpirao. e) nas mitocndrias posicionadas perto das traqueias, o oxignio funciona como um catalisador, aumentando a velocidade das reaes que formam molculas de AtP. Para resolver as questes 18 e 19, leia o texto a seguir: A crie dentria uma doena infecciosa e transmissvel, causada por bactrias, como Streptococcus mutans. A crie tem incio quando a bactria se fixa sobre a superfcie que protege o dente (o esmalte, formado por protenas e minerais de clcio e fosfato, principalmente a hidroxiapatita) e usa o acar presente na saliva para obter energia para crescer, formando
40

placas dentrias. Ao usar o acar para crescer a bactria produz cido lctico (um processo conhecido como fermentao lctica), aumentando a acidez na superfcie do dente, levando desmineralizao do esmalte, e formao de pequenas cavidades que so invadidas pelas bactrias.
SILVA, Joab Trajano. Flor, para que te quero? Cincia Hoje das Crianas On-line, 19 nov. 2010. Disponvel em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ colunas/no-laboratorio-do-sr-q/fluor-para-que-te-quero>. Acesso em: nov. 2010.

c4H14/c8H28/c8H30

18 Assinale a alternativa correta:

a) As bactrias causadoras da crie se alimentam do esmalte dos dentes, gerando pequenas cavidades nas quais mais bactrias podem se instalar. b) A fermentao lctica produzida pelas bactrias causadoras da crie um processo metablico que requer a presena de oxignio. c) Atribuir o aumento da incidncia de cries ao maior consumo de acar um erro, pois no o acar que a causa, e sim o cido lctico.

18. scavidadescriadasnosdentespelo A aumentodaacidez(ouseja,diminuio dopH)propiciamainstalaodemais bactrias.Oaumentodoconsumo deacareleva,sim,aincidnciade criesporquejustamenteoacaro substratousadonafermentaolctica.

d) A atividade das bactrias causadoras da crie altera o seu ambiente de tal forma que facilita a instalao de mais bactrias. e) o surgimento da crie est relacionado ao aumento do pH na superfcie do dente.

c4H14/c8H29/H30

19 Uma maneira eficaz de diminuir a incidncia de cries seria por


meio da criao de uma vacina. Em relao a essa afirmao, assinale a alternativa correta: a) A afirmao falsa, pois vacinas s podem ser usadas para prevenir doenas causadas por vrus, e a crie uma doena causada exclusivamente por bactrias. b) tal vacina no teria nenhuma chance de sucesso, pois vacinas so sempre aplicadas no sistema cardiovascular, e os dentes no esto em contato com o sangue. c) se a vacina contra a crie for bastante eficaz, no futuro as pessoas podero deixar de escovar os dentes.
X

19. ealmentehpesquisassendofeitas R natentativadedesenvolverumavacina contraacrie.Inclusive,jhumavacina quefuncionouemanimais.Asvacinas sousadasparaapresentaralgumagente patognico(atenuado)aoorganismo: vrusebactrias,principalmente,maso mesmoprincpiopoderiaserusadocom fungosouatcomclulasdetumor.Vale enfatizarqueapossibilidadedehaver umavacinacontraacriebacteriana noexcluianecessidadedemantera higienebucal,poishoutrosproblemas bucaisnorelacionadossbactriasque provocamacrie.

d) A vacina pode ser importante, mas, enquanto ela no for criada, outras medidas tm de ser tomadas. Algumas delas so: manter a higiene oral, adicionar flor gua tratada e mudar os hbitos alimentares. e) Vacinas s funcionam contra doenas que possam ser transmitidas de uma pessoa a outra, como a gripe. Esse no o caso da crie.
41

Texto para as questes 20 e 21: As bromlias Vriesea gigantea vivem no alto de rvores e acumulam gua entre suas folhas por isso so chamadas de epfitas com tanque. At onde se tem notcia, as plantas desse tipo so as nicas que de preferncia extraem nitrognio diretamente da ureia, abundante na urina das pererecas que usam a gua empoada para se abrigar e depositar seus ovos. [...]
GUIMARES, Maria. Uma outra forma de se alimentar. Pesquisa FAPESP, So Paulo, n. 157, mar. 2009. Disponvel em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3805&bd=1&pg=1>. Acesso em: nov. 2010.

c4H14/c8H28
20. maioriadasplantasnoabsorvea A ureia.Paraserutilizadapelasplantas, essasubstnciausadainclusive comofertilizanteprecisaserantes metabolizadaporalgunstipos especficosdebactrias,quegeram outroscompostosnitrogenados,estes simaproveitadospelasplantas.

20 Com base no texto, pode-se afirmar que:


X

a) por serem epfitas, as bromlias precisam de mais nitrognio do que as outras plantas. b) a maioria das plantas no consegue utilizar a ureia preferencialmente como fonte de nitrognio. c) o nitrognio importante para todos os seres vivos, pois faz parte da estrutura molecular de compostos orgnicos como os aminocidos e a glicose. d) os ovos das pererecas citadas precisam de um ambiente com alta concentrao de ureia para se desenvolver. e) a ureia produzida pelo sistema digestrio, a partir de protenas no digeridas.

c4H15/c8H28
21. splantasepfitasestabelecem A umarelaodeinquilinismocom asplantasqueassuportam.Outro exemploderelaoecolgicapresente notextoaqueseestabelece entreabromliaeaperereca;essa relaopodeserdemutualismoou protocooperao,dependendodograu deinterdependnciaentreosindivduos dasduasespcies.

21 Um exemplo de relao ecolgica que pode ser encontrado no


texto o(a): a) amensalismo. b) competio. c) predao. d) parasitismo.
X

e) inquilinismo.

c4H15/c4H16

22 mas o que exatamente faz de um macaco um macaco e de um


ser humano um ser humano? [...] A possibilidade de existir um gene para a linguagem pode ajudar a responder a essa pergunta inevitvel. Trabalhando com a
42

carga gentica transmitida de uma gerao a outra de uma mesma famlia [humana] na Irlanda, os geneticistas encontraram um gene, o FOXP2, que controla a linguagem: os portadores de verses defeituosas desse gene perderam a habilidade de falar e de se comunicar.
FIORAVANTI, Carlos. Wen-Hsiung Li. Pesquisa FAPESP, So Paulo, edio especial Revoluo Genmica, abr./set. 2008. Disponvel em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3618&bd=1&pg=1>. Acesso em: dez. 2010.

Em relao ao texto anterior, assinale a alternativa correta: a) De acordo com a teoria darwinista da evoluo, possvel afirmar que os seres humanos so mais evoludos que os macacos porque se comunicam. b) os macacos so incapazes de se comunicar porque no possuem o gene FoXP2 em seu genoma. c) A habilidade de fala e comunicao nos seres humanos depende de um nico gene: o FoXP2. d) se existir mesmo o gene da linguagem citado no texto, ficar demonstrado que a habilidade de se comunicar gentica e, por isso, no depende da influncia do ambiente.
X

E 22. xistecomunicaomesmosemfala; portanto,macacosmesmosemtero geneFOXP2podemsecomunicar.Por outrolado,noapenasogeneFOXP2 quepermiteodesenvolvimentodafala. Muitosoutrosgenesdesdeosligados ahabilidadescognitivasatosligados anatomiasoimportantesparao desenvolvimentodafalanoserhumano.

e) mutaes resultaram em verses defeituosas do gene FoXP2 na Irlanda. no entanto, as mutaes podem tambm gerar verses melhoradas do FoXP2 ou de qualquer outro gene.

c4H13/c4H14

23 o texto a seguir se refere aos vrus de computador:


Vrus um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto , inserindo cpias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vrus depende da execuo do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infeco.
Comit Gestor da Internet no Brasil. Cartilha de segurana para internet 3.1. CERT.br/NIC.br, 2006. Disponvel em: <http://cartilha.cert.br/malware/ sec1.html>. Acesso em: dez. 2010.

As alternativas a seguir comparam os vrus de computador com os vrus estudados pela biologia. todas esto corretas, exceto:
X

a) os vrus de computador so criados por pessoas, com os mesmos meios usados para criar os outros programas de computador. De maneira anloga, os vrus biolgicos surgem, evolutivamente, das clulas de seus prprios hospedeiros, a partir de mutaes deletrias. b) os vrus de computador, assim como os vrus biolgicos, dependem da atividade do hospedeiro para executar suas prprias atividades.

23. odasasalternativas,comexceo T daa,fazemcomparaesplausveis entreosvrusdecomputadoreosvrus biolgicos.Aalternativaaestincorreta porqueosvrusnonecessariamente evoluramapartirdasclulasdeseus prprioshospedeiros.Hojeemdia,so conhecidosmuitosvrusquepodemser transmitidosdeumaespcieparaoutra.

43

c) Durante o processo de infeco, os vrus de computador se reproduzem e distribuem cpias de si mesmos. o mesmo acontece com os vrus biolgicos. d) os programas de computador (tanto os vrus quanto os hospedeiros) contm uma srie de informaes necessrias ao seu funcionamento. Essas informaes podem ser comparadas com o genoma dos organismos biolgicos. e) se a infeco pelo vrus (tanto o de computador quanto o biolgico) inviabilizar as atividades do hospedeiro, ento o prprio vrus no ter como se reproduzir. Texto para as questes 24 e 25: A bioluminescncia um fenmeno natural bastante conhecido em alguns grupos de animais, como vaga-lumes, pirilampos, mosquitos, peixes e moluscos. Ela ocorre tambm em dezenas de espcies de fungos, embora poucas pessoas j tenham presenciado esse fenmeno. [...] [...] Em geral, as espcies de fungos bioluminescentes ocorrem em ambientes florestais midos, pois dependem da umidade para se alimentar, crescer e reproduzir. Entretanto, mesmo quem visita com frequncia a floresta no consegue observar facilmente essa intrigante caracterstica de alguns fungos, principalmente porque a intensidade da emisso fraca e os cogumelos so efmeros e sazonais. Uma boa estratgia para tentar localiz-los visitar a floresta noite, especialmente no perodo de lua nova, crescente ou minguante, quando a mata est mais escura. Ainda assim, como geralmente se caminha na mata com lanternas, necessrio fazer paradas sem iluminao por alguns minutos, observando o solo, at que os olhos se habituem escurido, e a luz dos fungos possa ser identificada. [...] [...] Anlises filogenticas moleculares evidenciaram que os fungos bioluminescentes so polifilticos, isto , representados por algumas linhagens que, em certos casos, evoluram de forma independente em relao emisso de luz. Os fungos bioluminescentes esto distribudos em trs linhagens (mas possivelmente so quatro), confirmando a ideia de que a bioluminescncia, algumas vezes, evoluiu independentemente nos fungos. [...]
BRAGA-NETO, Ricardo; STEVANI, Cassius V. O universo luminoso dos fungos bioluminescentes. Scientific American Brasil, So Paulo, n. 86, jul. 2009. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/ o_universo_luminoso_dos_fungos_bioluminescentes.html>. Acesso em: fev. 2011.
44

c4H14/c8H28

24 De

acordo com as informaes dadas pelo texto, correto concluir que: a) os fungos bioluminescentes conseguem realizar fotossntese durante a noite, porque produzem a luz necessria para tal.

b) mais fcil enxergar esses fungos depois de nossa viso ter se acostumado com a escurido, assim como precisamos nos acostumar ao entrar numa casa aps termos sado de um ambiente ensolarado. c) a produo de luz ocorre apenas durante as luas nova, crescente e minguante, e de maneira efmera e sazonal, ou seja, por curtos perodos e apenas em certas pocas do ano. d) difcil enxergar os fungos noite, pois eles deixam de produzir luz quando iluminados por outras fontes luminosas, mesmo que estas tenham intensidade fraca (como a lua cheia e as lanternas). e) os fungos bioluminescentes armazenam energia luminosa durante o dia para que possam emiti-la durante a noite.

N 24. ossavisotemacapacidadedese acostumarluz(oufaltadeluz),oque nosfazenxergarbememsituaesde luminosidadediferente.Porisso,os fungosbioluminescentes,queemitem luzmuitofraca,somaisfacilmente vistosquandonohoutrasfontesde luzofuscandooseubrilho.

c4H14/c4H16

25 segundo o texto, correto afirmar que:

a) os mecanismos de produo de luz so os mesmos tanto para os fungos quanto para os insetos, moluscos e peixes. b) existiu, no passado, uma nica espcie ancestral dos fungos bioluminescentes, a qual deu origem s linhagens atuais desses fungos.

E 25. voluirindependentementesignificaque aslinhagenssesepararamhumtempo relativamentegrande.Porvezes,certas caractersticascomunssurgemnessas linhagensindependentes,mesmosem queestivessempresentesnoancestral comumsespciesemquesto.

c) entre os fungos, o advento da bioluminescncia ocorreu mais de uma vez, em linhagens diferentes. ou seja, os fungos bioluminescentes no formam um grupo fechado que possui um nico ancestral comum e exclusivo. d) algumas linhagens de fungos bioluminescentes evoluram independentemente das outras. ou seja, so espcies novas que no tm ancestral evolutivo. e) os fungos bioluminescentes so mais evoludos que os demais fungos.

c4H14/c4H15/c5H17

26 o canto dos grilos machos atrai as fmeas, propiciando o acasala-

mento e a reproduo. Em um estudo, pesquisadores separaram alguns machos em dois grupos: um que recebeu alimentao bem nutritiva e outro que recebeu alimentao mais pobre. Depois de certo tempo, os pesquisadores registraram o nmero de grilos de cada grupo que estavam cantando. Confira o resultado no grfico seguinte.
45

También podría gustarte