Está en la página 1de 7

ESTRUTURA DE TRABALHO (1 NI)

O trabalho a ser entregue como requisito de avaliao para o 1 NI dever seguir as orientaes e recomendaes estabelecidas pela NBR 14724 (especialmente nos quesitos destacados ao longo deste documento), no que diz respeito composio de trabalhos acadmicos. Nesse contexto, o restante deste documento apenas enfatiza quais elementos, dentre os indicados pela norma, sero OBRIGATRIOS para este trabalho, e quais sero opcionais. No que diz respeito formatao do trabalho escrito, so exigidos, a partir da norma, os seguintes pontos: a fonte (a qual deve ser configurada para Arial em tamanho 12); o espaamento entre linhas (o qual deve ser de 1,5 linhas); o afastamento para as margens deve ser o mesmo adotado por padro pelos arquivos do Word; toda figura/tabela citada e apresentada ao longo do documento dever conter uma legenda (breve explicao e/ou descrio de seu contedo) e ter sua fonte registrada (caso tenha sido desenvolvida pela prpria equipe ou tenha sido retirada de algum outro texto ou material didtico). ELEMENTOS PR-TEXTUAIS - Capa do Trabalho (obrigatrio) - Folha de Rosto (obrigatrio) - Sumrio (obrigatrio) Os elementos pr-textuais citados acima so de utilizao OBRIGATRIA no desenvolvimento do trabalho a ser entrega para o 1 NI. A aplicao dos mesmos deve seguir as diretrizes da NBR 14724, conforme ilustram os exemplos apresentados nas pginas seguintes (capa, folha de rosto e sumrio, respectivamente). Em caso de maiores dvidas, os alunos devero procurar auxlio junto ao professor da disciplina. Para a estruturao do sumrio, sugere-se a utilizao do prprio sumrio automtico do Microsoft Word 2007 ou 2010, um recurso disponvel em todas as verses, por meio do qual gerado fcil, rpida e seguramente o sumrio de um determinado documento.

CAPA - Exemplo
UNIVERSIDADE DA AMAZNIA UNAMA CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E EDUCAO CCHE CURSO DE BACHARELADO EM MODA

FULANO DE TAL BELTRANO DE TAL CICLANO DE TAL

TTULO DO TRABALHO

BELM 2010

FOLHA DE ROSTO - Exemplo


FULANO DE TAL BELTRANO DE TAL CICLANO DE TAL

TTULO DO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Moda, da Universidade da Amaznia, como requisito de avaliao para o 1 NI da disciplina Administrao da Produo.

BELM 2010

SUMRIO - Exemplo
SUMRIO

1 TTULO DO CAPTULO 1.............................ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 1. 1 TTULO DO SUBCAPTULO 1................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 1. 2 TTULO DO SUBCAPTULO 2................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 1. 3 TTULO DO SUBCAPTULO 3................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 2 TTULO DO CAPTULO 2.............................ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 2. 1 TTULO DO SUBCAPTULO 1................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 2. 2 TTULO DO SUBCAPTULO 2................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 2. 2. 1 Ttulo do subitem 1 ................................................................................. 24 2. 3 TTULO DO SUBCAPTULO 3................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 3 TTULO DO CAPTULO 3.............................ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 3. 1 TTULO DO SUBCAPTULO 1................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 3. 2 TTULO DO SUBCAPTULO 2................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 3. 3 TTULO DO SUBCAPTULO 3................. ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. 3. 3. 1 Ttulo do subitem 1 ........................................ Erro! Indicador no definido. 4 CONSIDERAES FINAIS ..........................ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO. REFERNCIAS .................................................ERRO! INDICADOR NO DEFINIDO.

ELEMENTOS TEXTUAIS - Introduo (obrigatrio) - Desenvolvimento (obrigatrio) - Consideraes Finais (obrigatrio)

Introduo A introduo de todo e qualquer trabalho acadmico tem como principal finalidade contextualizar o assunto abordado pelo respectivo estudo. Nesse contexto, a introduo deste trabalho dever mostrar e discutir a importncia de se estudar os Fundamentos de Administrao no contexto da indstria da moda, especialmente em se tratando de sistemas produtivos e estratgias de produo (os assuntos abordados com maior nfase no 1 NI). A introduo no precisa ser muito extensa (deve ter de 1 a 2 pginas, no mximo) e no deve preocupar-se em apresentar conceitos e discutir aspectos tericos dos assuntos analisados. Como dito anteriormente, sua funo esclarecer para o leitor do trabalho (seja ele um leigo ou um especialista no assunto) a relevncia de se trabalhar Fundamentos de Administrao no contexto competitivo da indstria da moda atualmente.

Desenvolvimento O desenvolvimento do trabalho dever apresentar os seguintes captulos, abordando os respectivos contedos explicados a seguir: Captulo 1 Caracterizao Geral de Um Negcio Neste captulo, dever ser desenvolvida uma caracterizao geral de um negcio proposto pela equipe. Nesse contexto, alguns elementos devero ser ressaltados, dentre os quais se destacam: os tipos de produtos/servios que a empresa pretende oferecer ao mercado; o pblico-alvo almejado (devendo este ser devidamente discriminado em termos de faixa etria, classe econmica, sexo, e/ou outros critrios de classificao); e o mercado pretendido (se local, regional, global, etc.). Captulo 2 Desenvolvendo uma Estratgia de Produo Este captulo deve ser desenvolvido sob duas perspectivas, que, na verdade, seguem a prpria evoluo do estudo de estratgias de produo, abordando o contedo e o processo de estratgia de produo. Na primeira seo, voltada ao contedo, devero ser realizados os seguintes procedimentos:

- Definio coerente e adequada de quais so os objetivos de desempenho especficos de seu negcio (qualidade, velocidade, confiabilidade, custos, flexibilidade), destacando-se a classificao dos mesmos em ganhadores de pedidos, qualificadores e menos importantes. - Identificao de quaisquer tipos de compensaes possveis de acontecer entre os objetivos de desempenho definidos anteriormente (lembrando que uma relao de compensao existe quando, melhorando-se ou piorando-se um determinado objetivo de desempenho, altera-se, necessariamente, um outro fator de desempenho). - Com base nos itens discutidos anteriormente e no seu conhecimento sobre a concorrncia, deve-se elaborar a matriz importncia x desempenho de sua produo (negcio), explicando e justificando cada medida sinalizada pela equipe na matriz desenvolvida. Na segunda seo, voltada ao processo, devero ser realizados os procedimentos tpicos do Mtodo Terry-Hill, quais seriam: - Determinao dos objetivos corporativos (etapa j realizada na seo anterior); - Desenvolvimento da estratgia de marketing (onde a equipe buscar explicar melhor dois aspectos de seu negcio: como pretende divulgar e estimular a busca por seus produtos/servios; e como planeja vende-los no mercado); - Definio dos fatores competitivos (qualificadores e ganhadores de pedidos etapa j realizada na seo anterior); - Escolha do processo e Refinamento do processo essas duas etapas sero abordadas mais especificamente no captulo seguinte, destinado ao projeto de novos processos produtivos. Captulo 3 Projetando um Processo Produtivo Neste captulo (o ltimo a ser desenvolvido para o 1 NI), a equipe dever, considerando todos os elementos construdos e explicados nos captulos anteriores, caracterizar o projeto do processo produtivo que ser configurado para o desenvolvimento de seu negcio. Para tal feito, a equipe dever salientar os dois principais aspectos vistos em sala de aula sobre processos produtivos, quais seriam: 1. Escolha do processo decises estruturais (tal etapa consiste fundamentalmente na identificao, no registro e no detalhamento tcnico dos recursos produtivos necessrios ao negcio projetado por sua equipe; no se esqueam de que recursos produtivos envolvem desde a matria-prima utilizada at os prprios funcionrios necessrios s operaes de seu negcio);

2. Refinamento do processo decises infraestruturais (esta etapa, na verdade, est diretamente relacionada etapa anterior, uma vez que se trata, basicamente, da descrio e da explicao de como todos os recursos produtivos previamente listados so utilizados em conjunto, configurando o processo produtivo almejado para seu negcio). Consideraes Finais Neste captulo, basta equipe registrar os principais aspectos desenvolvidos ao longo do trabalho, bem como sinalizar a continuidade do mesmo durante as atividades do 2 NI.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS - Referncias (obrigatrio) Todo e qualquer texto retirado de livros, apostilas, revistas, jornais ou quaisquer outras fontes de informao, devero ser listados e registrados nesta seo do trabalho.

OBS.: as equipes no devem se esquecer de consultar a NBR 14724 (citada anteriormente e j disponibilizada s equipes por meio do endereo eletrnico da prpria universidade) e os materiais disponibilizados por e-mail (slides de aula e artigos diversos). Alm disso, vlido frisar que o trabalho no deve constar apenas do que foi desenvolvido em sala, durante as aulas. Tais atividades representam a construo de esboos do trabalho e uma oportunidade de tirar dvidas junto ao professor da disciplina. Para o trabalho efetivo, as equipes devero desenvolver melhor suas idias, argumentaes e explicaes.

También podría gustarte