Está en la página 1de 16

1

A EVOLUO DO ACESSO JUSTIA NO CENRIO JURDICO NACIONAL


Ana Fbia Rodrigues PINTO * Vera Lcia Toledo Pereira de Gis CAMPOS

RESUMO: o acesso justia comeou a ser timidamente introduzido no Brasil no perodo colonial, mas at o a promulgao da primeira constituio da Repblica era pouco expressiva a sua efetivao, j que sempre era limitado a uma pequena parcela da populao e no atendia aos anseios sociais, pois exclua de proteo jurdica negros e ndios. Ademais, a garantia constitucional do acesso justia passou por avanos e retrocessos no decorrer da historia do Brasil, e apenas com a Constituio de 1988 com sua gama de garantias e direitos individuais foi que esse ganhou mais fora. PALAVRAS-CHAVES: Acesso justia. Constituio Federal. Evoluo do acesso justia no Brasil.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 Perodo Colonial

O acesso justia, no perodo colonial, foi muito influenciado pelo domnio portugus que estruturou o sistema poltico-econmico brasileiro.

Discente do curso de Direito das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente/SP. A orientadora Mestra em Direito Constitucional; Supervisora de Monografias/TC nas Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente/SP. E-mail: veracampos@unitoledo.br.

Nessa poca, o Brasil era administrado pela Igreja Catlica, juntamente com os detentores das oligarquias rurais que visavam apenas seus interesses particulares, oprimindo a grande maioria da populao composta de negros e ndios. Economicamente, o Brasil Colnia era inspirado pelo mercantilismo, com o objetivo de fortalecer a burguesia e o Estado. Nesse perodo histrico, no mundo, estava havendo a transio do sistema feudal para o capitalismo, sendo que a forma de trabalho na colnia era substancialmente escrava, no havendo preocupao com a distribuio de renda. No podemos deixar de mencionar que, ideologicamente, no perodo colonial, vigorou o liberalismo conservador, com o mnimo de controle estatal, sustentado na propriedade privada e no mximo individualismo. O Estado Liberal Brasileiro nasceu pela vontade do prprio governo, e no por processo revolucionrio, como ocorrido em outros pases; isso ocorreu devido ao fato de que, na poca, a populao era, na sua maioria, composta por analfabetos e alienados e poucos revolucionrios. Em suma, o panorama no Brasil Colnia, no que se refere ao sistema jurdico, corresponde a um rascunho do acesso justia hoje existente. Esse perodo pode ser dividido em trs fases distintas. A primeira fase diz respeito ao sistema das Capitanias Hereditrias, que corresponde ao perodo entre 1520 e 1549 e possua caracterstica tpica feudal. A justia era exercida pela figura do donatrio, que detinha o poder de administrador, de militar, assim como o de juiz. Dessa forma entende Wolkmer (apud Abreu, 2004, p. 121):

Na primeira fase, no perodo das capitanias hereditrias, a justia era entregue aos donatrios. Como soberanos da terra exerciam funes de administradores, chefes militares e juzes. Com as Cartas de Doao, a primeira autoridade da justia Colonial foi o cargo particular de ouvidor, designado e subordinado ao donatrio da capitania por um prazo renovveis de trs anos.

No resta dvida de que esse era um esboo do acesso justia conhecido atualmente, visto que a figura do donatrio exercia o monoplio dos

poderes da jurisdio; nesse sentido no era disponibilizada s partes a reapreciao do litgio, caso essa se sentisse insatisfeita. Em um segundo momento, dado runa da instituio das Capitanias Hereditrias, as mesmas foram substitudas pelas provncias. Nessas provncias a administrao era feita por um representante nomeado pela metrpole. Isso ocorreu por volta do ano de 1549 e foi o incio do sistema de governadores gerais. De acordo com Wolkmer (apud Abreu, 2004, p.122), h a criao de uma Justia Colonial e de uma pequena burocracia, composta por um grupo de agentes profissionais. Nessa fase houve a nomeao dos ouvidores gerais, que possuam mais autonomia e independncia com relao aos donatrios. Mesmo assim o acesso justia continuava precrio, j que, na maioria das vezes, no cabiam recursos das decises. Posteriormente, com o aumento dos conflitos, com base no crescimento das cidades e da populao, observou-se que no bastava apenas o maior nmero de servidores da justia, e foi necessrio reproduzir a organizao judiciria portuguesa, composta, em primeira instncia, por juzes ordinrios e especiais e, em segunda instncia, por Tribunais de Relao e, numa terceira instncia, por uma espcie de Tribunal de Apelao, como ensina Wokmer (apud Abreu, 2004, p. 122):

A organizao judiciria passou a reproduzir a estrutura portuguesa primeira instncia formada por juzes ordinrios e especiais (estes desdobrando-se em juzes de vintena, juzes de fora, juzes se rfos, juzes de sesmarias etc.). A segunda instncia - Tribunais de Relao -, apreciando os recursos ou embargos, compostos por desembargadores. O Tribunal de Justia era a terceira e ultima instncia, representado pela Casa de Suplicao (espcie de tribunal de apelao). Havia, ainda, no sistema portugus, o Desembargo do Paca (desde as Ordenaes Manuelinas), no tendo funo especifica de julgamento, mas assessoria para todos os assuntos da justia e administrao legal, embora, quando j exauridas todas as instncias.

Conclui-se, portanto, que no perodo colonial houve uma breve evoluo do acesso justia, marcada pela situao social, ideolgica e poltica da poca, demonstrando tambm que, na fase final, guarda correlao com a estrutura existente hoje no judicirio brasileiro.

2 PERODO IMPERIAL CONSTITUIO DE 1824

No Perodo Imperial ocorreram inmeros avanos com relao ao acesso justia, como a criao do Cdigo Penal de 1830, que adotou o princpio da proporcionalidade e da pessoalidade, porm no observou um aspecto social importante da poca, uma vez que excluiu de suas disposies a populao negra e indgena. Em 1832, houve a promulgao do Cdigo de Processo Criminal, que ampliou as atribuies dos Juizes de Paz para funes policiais e civis. Nesse Cdigo originou-se o habeas corpus e, ainda, a utilizao do sistema de jurados, assim como tambm reestruturou-se a organizao judiciria existente no Brasil, advinda de Portugal. Assim Pedro Manoel Abreu (2004, p. 131) explica:

O Cdigo de Processo Criminal de 1932 ampliou a jurisdio do juiz de paz, que passou a julgar delitos cuja pena mxima no excedesse 100 mil ris (77 dlares) e seis meses de priso. Alm disso, passou a ter competncia para prender criminosos procurados pela justia, para promover a denncia, prises e formao de culpa em todos os processos penais. A ampliao de poderes policiais e judiciais em mos de um juiz cidado, independente, com poderes oficiais aparentemente ilimitados em nvel local, tornou a instituio fora de controle.

Porm, no podemos deixar de mencionar que, no ano de 1850, foi sancionado o Cdigo Comercial, legislao vigente at os dias atuais, assim como tambm nesse perodo imperial iniciou-se a elaborao do Cdigo Civil de 1916. Ainda, nesse perodo, houve a promulgao da Constituio Imperial de 1824, que foi a primeira Constituio brasileira, outorgada por Dom Pedro I. Como renovao mais importante, a referida Carta Magna trouxe a independncia do Poder Judicirio. Contudo, a Constituio de 1824 foi consolidada sob influncia do liberalismo oriundo da Revoluo Francesa e do modelo constitucional francs,

motivado pelos ideais de Benjamin Constant. Possuiu como caracterstica a monarquia parlamentar, hereditria, constitucional e representativa. Na exposio de Clia Quirino Galvo (1987, p. 44) entende-se que:

Segundo essa Constituio, se estabelece no Brasil um governo monrquico, hereditrio, constitucional e representativo, o que significa que, mesmo que haja um s governante supremo, o Imperador, seu poder ser exercido segundo normas fixas e no arbitrariamente, e que o povo, atravs de uma representao, tem uma parcela de influncia sobre as decises da poltica nacional. necessrio, no entanto, considerar como se caracterizam esses diferentes poderes, a extenso e o limite de cada um. Ora, ao contrario do que prope a teoria clssica a Constituio de 1824 estabelece que os poderes polticos so quatro: o poder legislativo, o poder moderador, o poder executivo e o judicial. A interveno do poder moderador vai permitir que este se saliente sobre os demais, concedendo maior autoridade ao Imperador.

O Imperador, aps a Constituio de 1824, ficou vinculado a respeitar as normas e preceitos dispostos na Magna Carta, no podendo governar somente por sua prpria vontade, ou arbitrariamente como ocorrera anteriormente. Houve a diviso de quatro poderes polticos, a saber: o poder legislativo, o poder executivo, o poder judicirio e o poder moderador. No entanto, com a criao do poder moderador, foram atribudos ao Imperador amplos poderes, configurando-o como pessoa inviolvel. Alm desse poder moderador, o Imperador tambm exercia o cargo de Chefe do Poder Executivo, delegando funes a seus ministros, como tambm possua o encargo de nomear ou suspender juzes. Com relao ao poder legislativo, o poder do Imperador era teoricamente restrito, j que cidados legitimados podiam eleger seus

representantes. Insta salientar que esses legitimados deveriam possuir mais de 25 anos de idade, ser bacharel formado ou clrigo de ordens sacras e tambm possuir uma renda anual de 100 mil ris, assim como possuir bens, no ser criado e no ser religioso enclausurado. Diante disso, denota-se que apenas uma pequena parcela da populao participava dessa eleio, ou seja, apesar de restringido, o poder do Imperador no deixava de ser pleno. Ademais, o acesso justia no Perodo Imperial, se comparado aos dias atuais, foi substancialmente inexpressivo, pois havia a excluso da maior parte da populao como cidados legitimados a acessar o poder judicirio; isso quer

dizer que os escravos, os ndios, as mulheres e as crianas no eram considerados cidados e a eles era vedado o acesso ao poder judicirio. Mas, em comparao com Perodo Colonial, houve algumas evolues no Perodo Imperial, como a criao de leis, a exemplo do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Criminal. Ainda, a mais importante evoluo foi, sem dvida, a promulgao da Constituio de 1824. Porm, como j dito, apenas uma parte da populao possua acesso ao judicirio e, conseqentemente, no houve plenitude do acesso justia.

3 CONSTITUIO DE 1891

No ano de 1889, devido crise econmica e poltica vivida pelo Brasil, teve origem a queda do regime Imperial, ocorrendo a Proclamao da Repblica. Com a Proclamao da Repblica, houve a necessidade de se criar uma nova Constituio que enfocasse a reorganizao do governo do pas e que elaborasse leis de acordo com a realidade da populao. Ademais, o novo regime possua o intuito de inovar a concepo jurdica, j que no perodo imperial, o Estado pouco contribuiu para o acesso justia, mesmo com a Constituio de 1824. Nesse diapaso Clia Quirino Galvo (1987, p.48,49) enfoca:

O novo regime instava-se, assim, em meio a um clima que parecia promissor, marcado pela preocupao de corrigir os vcios da poltica do Imprio, que praticamente exclua da participao e representao poltica a maioria do povo do Pas, agora que, com a abolio da escravido e o reconhecimento de que essa massa enorme da populao trabalhadora brasileira tambm fazia parte da Nao, o novo governo parecia estar em condies de dar expresso, atravs das novas instituies polticas a serem criadas, aos anseios do povo brasileiro em seu conjunto, e que a nova Constituio deveria espelhar.

O esprito de inovao e de mudana orientou o pensamento dos legisladores para a criao da Constituio da Repblica Velha, com o objetivo de descentralizar o poder que persistia desde o perodo imperial; assim, em 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a primeira Constituio Brasileira.

Na Magna Carta de 1891 est disposto sobre as formas de poder, instituindo-se como rgos da Repblica: o Poder Legislativo, o Poder Judicirio e o Poder Executivo. Alm desse aspecto, a principal mudana foi a instituio do presidencialismo e do voto universal, que visava especialmente assegurar que a camada menos favorecida da sociedade exercesse alguma forma de cidadania, mas continuou limitando o direito ao voto a apenas uma parcela da populao, designando que os eleitores fossem homens, maiores de 21 anos e que fossem alfabetizados. No entanto, apesar da Carta Maior possuir aspiraes democrticas, com essas limitaes ela criou uma seleo muito mais rgida, j que se estava diante de um pas sado de um regime escravocrata e com a maioria dos cidados analfabetos. Desse modo, novamente o poder ficou nas mos das oligarquias que dominavam a poltica, a economia e a sociedade. No h que se discutir que a Constituio de 1891 foi motivada por boas intenes e que, com ela, se buscou uma acepo democrtica, mas pouco contribuiu para o acesso justia, apenas exerceu um perfil de caridade e assistencialismo que, como cedio, no significa justia, muito menos acesso a direitos.

4 CONSTITUIO DE 1934

A Constituio de 1934 foi promulgada por Getlio Vargas; com ela buscou-se solucionar a situao do momento social pelo qual passava o Brasil, haja vista que o pas vivia grande tenso econmica devido crise de 1929, que refletiu no cenrio nacional, e tambm com as constantes revolues, como a de 1930. Destarte, a Constituio de 1934 trouxe inovaes, como a presena feminina na sua elaborao, e tambm disps sobre direitos sociais, como a fixao da jornada de trabalho em oito horas, o direito do trabalhador ao salrio mnimo, s frias e tambm introduziu no o mandado segurana.

Essa Magna Carta foi precursora na autorizao da criao da assistncia judiciria gratuita, que s foi realmente criada pela lei 1.060/50, dezesseis anos mais tarde. E, segundo Francisco das Chagas Lima Filho (2003, p.136):

No captulo II - Dos Direitos e das Garantias Individuais - , a Constituio de 1934 cria a ao popular e a assistncia judiciria para os necessitados com iseno de custas, emolumentos, taxas e prev a obrigao dos Estados e da Unio de criarem rgos especiais para tal fim. Todavia, somente com a edio da Lei 1060, de 5 de fevereiro de 1950 - at hoje em vigor com algumas modificaes que os Estados interessarem-se pela criao dos rgos especiais destinados prestao da assistncia judiciria aos necessitados.

Assim, a Constituio de 1934 possuiu importante papel no sistema jurdico nacional, pois, iniciou falando dos direito trabalhistas, ou seja, direitos sociais importantes para a dignidade da pessoa humana, disps e autorizou a criao da assistncia judiciria gratuita que, sem dvida, um dos meios legais que consagram o acesso justia, sobre o qual falaremos adiante.

5 CONSTITUIO DE 1937

No ano de 1937, o ento Presidente da Repblica, Getulio Vargas fechou o Congresso Nacional e decretou nova Constituio, que foi feita por encomenda para atender aos seus anseios ditatoriais, baseando-se nos ideais do fascismo existentes na Constituio da Polnia; por esse motivo a nova Constituio ganhou o apelido de Constituio Polaca. Assim, a Constituio Federal de 1937 surgiu baseada na farsa de que o Brasil estava sob iminente ameaa de infiltrao comunista e de que, a qualquer momento, poderia ocorrer uma guerra civil; desse modo a referida Carta Magna seria o remdio para sanar essa situao em que se encontrava o pas. Salienta-se que todos os avanos trazidos pela Constituio de 1934 no foram sequer mencionados na Constituio de 1937, que era totalmente ditatorial, sendo o ponto inicial para a instituio do primeiro regime ditatorial da

Repblica no Brasil. Portanto, do texto constitucional, foram suprimidos os direitos ampla defesa e ao contraditrio, como tambm foram feitas restries quanto natureza das aes que poderiam ser levadas at apreciao do judicirio, uma vez que a Magna Carta de 1937 vedou que litgios referentes a questes exclusivamente polticas fossem propostos. No se pode deixar de mencionar que a Carta Maior de 1937 extinguiu a diviso de poderes do Estado e estabeleceu que todo poder ficaria concentrado nas mos do Presidente da Repblica. Assim explica Clia Quirino Galvo (1987, p. 57):
No fosse j suficiente essa concentrao de poder na presidncia da Repblica, que compromete o equilbrio do regime federativo, essa Constituio, ao contrrio das demais que tiveram vigncia no Pas, tambm sequer menciona o clssico instrumento do equilbrio constitucional, a diviso dos poderes, registrando apenas a existncia de um judicirio e de um legislativo.

Destarte, a Constituio de 1937 foi marcante no cenrio jurdico brasileiro, uma vez que retroagiu com referncia aos avanos alcanados pela Carta Constitucional de 1934, ou seja, suprimiu drasticamente o acesso justia, j que retirou vrios princpios e garantias constitucionais do ordenamento jurdico nacional.

6 CONSTITUIO DE 1946

No ano de 1946, apenas dois meses aps a deposio de Getlio Vargas do governo, foi promulgada uma nova Constituio, em resposta ao modelo ditatorial anteriormente vigente. A Magna Carta de 1946 tinha por objetivo fortalecer o Estado Democrtico de direito, antes violado, reafirmar os princpios e garantias constitucionais e ampliar o acesso ao judicirio ao garantir o direito de ao aos cidados. O novo texto constitucional trouxe novamente a independncia e a diviso dos poderes em legislativo, executivo e judicirio e resgatou os direitos

10

sociais, ampliando o direito cidadania, j que o pas vivia um perodo psrepresso. A Carta Constitucional de 1946 foi elaborada com intuito liberal e almejou assegurar os direitos e garantias individuais da populao, como se denota do entendimento de Clia Quirino Galvo (1987, p. 62):

Contudo, a Constituio de 1946 amplia de modo ainda mais direto a cidadania, ao abolir os instrumentos que cerceavam as liberdades dos cidados no Estado Novo e ao ampliar seus direitos, garantindo-lhes a liberdade de associao sindical e, inclusive, o direito a greve, o direito de organizao partidria, direito ao trabalho, de acesso educao e a cultura etc. Assim, aliando uma preocupao democrtica inspirao liberal, essa Constituio restitui aos cidados as liberdades civis polticas fundamentais, preservando ao mesmo tempo a conquista de alguns direitos estabelecidos no perodo anterior.

No entanto, pode-se dizer que a inteno da Constituio de 1946, quanto ao acesso justia, foi grandioso, privilegiando o restabelecimento dos direitos sociais, ansiando quebrar os laos com o passado ditatorial, como tambm desejou reestruturar a federao e fortalecer o Estado Democrtico de direito. Mas a Magna Carta de 1946 manteve-se plenamente at o Golpe de 1964, que fez desencadear inmeros atos institucionais que modificavam e suspendiam as disposies da Constituio.

7 CONSTITUIO DE 1967 E ATO INSTITUCIONAL N5

Em meio revoluo militar surgiu a Constituio Federal de 1967, que buscou organizar o pas diante das diversas crises, emendas e atos institucionais que foram modificando paulatinamente a Constituio de 1946. Foi mantido, na Magna Carta de 1967, o direito ao acesso ao judicirio, com o direito de ao. Houve novamente a centralizao do poder nas mos do Presidente e, como cedio, as pessoas que se opuseram ao regime militar foram perseguidas, torturadas e, muitas vezes, at mortas, sendo um perodo bastante conturbado na histria do pas.

11

Apesar de possuir idias liberais e democratas que facilitariam o acesso justia, quando se pensou que novamente o progresso quanto aos direitos iria se sobressair no pas, houve a decretao do Ato Institucional n5, o AI-5, o mais ditatorial de todos os atos e medidas. Entre outros, o AI-5 instituiu: a interveno da Federao nos Estados e Municpios; a suspenso dos direitos polticos das pessoas, o que violou o Estado Democrtico de Direito e os cidados de maneira significativa, principalmente por ter suspendido as garantias e direitos fundamentais, alm de ter decretado o recesso do Congresso Nacional por tempo indeterminado. Alm disso, o AI-5 suprimiu o direito de ao, uma vez que excluiu da apreciao do Poder Judicirio todas as lides que fossem contrrias s disposies contidas nesse ato, como tambm diminuiu o mbito de utilizao do habeas corpus, que no poderia ser usado como remdio constitucional quando as questes que dele fossem objeto versassem sobre crimes polticos, crimes contra a segurana nacional, contra a ordem econmica, social e contra a economia popular. Assim est mais que demonstrado que o acesso justia foi totalmente desprezado com a instituio do AI- 5. Segundo Clia Quirino Galvo (1987, p.66) :

Em 13 de dezembro de 1968, o Ato n. 5 reinveste o presidente da Repblica dos poderes institucionais anteriores, autorizando-o a suspender as garantias institucionais da magistratura, as imunidades parlamentares e o recurso do habeas-corpus, a intervir nos Estados e municpios, cassar mandatos e suspender direitos polticos por dez anos, confiscar bens ilicitamente adquiridos no exerccio da funo pblica, decretar estado de stio sem audincia do Congresso, demitir ou reformar oficiais das Foras Armadas e policiais militares, alm de promulgar decretos-leis a atos complementares, na ausncia da atividade do poder legislativo, j que o recesso do Congresso Nacional poderia ser decretado inclusive por tempo indeterminado, como ocorreu precisamente na ocasio da promulgao do prprio Ato Institucional n.5.

Ademais, o AI-5 implantou o terror na sociedade e na justia brasileira, uma vez que restringiu a liberdade individual e coletiva, decretou a censura nos meios de telecomunicaes e conferiu amplos poderes ao Poder Executivo, que ditava ordens a todos os outros poderes. De tal modo se instalou a ditadura militar

12

que causava terror sociedade de modo geral, e principalmente queles que no concordavam com o modo de governo vigente na poca. O acesso justia foi amplamente violado, j que o direito de ao ficou restringido; a justia era aplicada, no por leis, ou pelo Poder Judicirio, mas sim pelo regime militar na figura do membro do Poder Executivo, ou seja, a justia no existiu durante esses anos da ditadura militar.

8 CONSTITUIO DE 1969

Na verdade a Magna Carta de 1969, foi a emenda Constitucional n 1 que, por alterar significativamente a Constituio de 1967 e incorporar o AI-5 em seu bojo, foi considerada como Constituio Federal. No entendimento de Clia Quirino Galvo (1987, p. 67): [...] para muitos esta vista como a Constituio do Terror, pois o tenebroso AI-5 nela se mantm, conferindo ao Presidente da Repblica poderes excepcionais que lhe permitem, inclusive, modificar e suspender at a prpria Constituio. Portanto, a Carta Maior de 1969 manteve vrias disposies do autoritarismo do AI-5; nesse diapaso, quanto ao acesso justia, no houve mudana significativa, uma vez que o direito de ao continuou suprimido, j que s poderia ser exercido depois de esgotadas todas as possibilidades de soluo de litgio na via administrativa, causando, pois, a morosidade e insatisfao da populao e, conseqentemente, desprestigiando a efetivao do acesso justia. Ademais, a Constituio de 1969 aumentou o mandato presidencial de quatro para cinco anos, ampliou as atribuies conferidas ao Poder Executivo, como tambm confirmou a priso perptua, o confisco de bens e o banimento. Contudo, as disposies autoritrias e ditatoriais do perodo militar que teve inicio com o golpe de 1964, comearam a se amenizar com a Emenda Constitucional de 1978, que revogou o AI-5. J, em 1984 houve eleio para Presidente da Repblica, na qual foi eleito novamente um civil, Tancredo Neves, que no chegou a tomar posse, ficando

13

em seu lugar, Jos Sarney. E, em 1986, houve a eleio de novo Congresso Constituinte que realizaria a elaborao da Constituio de 1988.

9 CONSTITUIO DE 1988

A Constituio de 1988 buscou quebrar todo e qualquer vnculo com as normas ditatoriais antes impostas na sociedade brasileira, sendo assim chamada de Constituio Cidad pelo seu contedo vasto de garantias e direitos fundamentais, e teve por intuito restituir novamente o Estado Democrtico de Direito, e reinstalar a democracia perdida na poca da ditadura, assim, o acesso justia foi fortemente levado em considerao na sua elaborao. Assim, o acesso justia foi colocado em nvel de princpio constitucional, o Princpio da Inafastabilidade da Jurisdio, contido no artigo 5, inciso XXXV da Constituio Federal, que diz: a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito;. Destarte, a nova Magna Carta garantiu o acesso Justia por um dos mais importantes direitos; o direito de ao, que a porta de entrada para a instaurao do devido processo legal, e ainda foi rechaada, no s a violao propriamente dita do direito, como tambm buscou-se fazer a preveno ameaa de violao de direito, j que o Brasil vivia em um momento ps-ditadura militar e a nova Constituio quis ser eficaz em todos os sentidos. Quanto ao direito de ao ps-ditadura, Ada Pellegrine Grinover (2003, p. 81) destaca:

O direto de ao, tradicionalmente conhecido no Brasil como direito de acesso justia para a defesa de direitos individuais violados, foi ampliado, pela Constituio de 1988, via preventiva, englobar a ameaa, tendo o novo texto suprimido a referencia a direitos individuais. a seguinte redao do inc. XXV do art. 5: A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito.

Contudo,

Magna

Carta

de

1988,

garantiu

como

preceito

constitucional, no s o direito ao, mas tambm o direito ao contraditrio e

14

ampla defesa; estabeleceu a garantia do juiz natural, vedando a criao de tribunais de exceo. Outro ponto importante contido na Constituio de 88 o Princpio da Isonomia das Partes, que visa equilibrar a relao processual e, acima de tudo, fazer com que os atos jurdicos sejam realizados com justia. A inteno do legislador constitucional foi a melhor possvel, j que disps sobre a assistncia jurdica gratuita e integral, disciplinou que todos os cidados so iguais perante a lei, porm, a despeito da inteno do legislador constitucional, h vrios empecilhos no sistema judicirio brasileiro que acabam por vedar o acesso justia, a exemplo da morosidade processual e da obrigatoriedade do recolhimento das custas judicirias, o que faz com que as disposies trazidas pela Carta Maior, em muitas situaes, tornem-se letra morta, pois, no basta assegurar o acesso ao judicirio, necessrio torn-lo concreto, justo e efetivo.

10 CONCLUSO

Conclui-se, com a elaborao do presente trabalho que o acesso justia teve sua primeira manifestao no Brasil no Perodo Colonial com a figura dos ouvidores gerais que resolviam os litgios da populao. Entretanto no perodo que antecedeu a Constituio federal de 1934, ou seja, no Perodo Colonial, Perodo Imperial e primeiros anos da Repblica, as leis possuam carter iminentemente restritivo, pois as leis no atendiam aos anseios scias, e exclua de sua abrangncia a grande maioria da populao que vivia no Brasil na poca, nesse sentido, os negros e ndios, os direitos das mulher tambm eram restritos. Observa-se que com a Constituio de 1934, foram criados diversos direitos trabalhista, que so direitos sociais importantes, houve tambm a autorizao da criao da assistncia judiciria gratuita, que s foi criada com a lei 1.060/50, assim, o essa Carta Maior foi importante para consagrar o acesso justia, no fosse pela Constituio seguinte, a Constituio de 1937, influenciada

15

pelos ideais fascistas, que implantou a primeira ditadura no Brasil, suprimindo totalmente o acesso justia. A partir disso, tentou consagrar novamente com a Magna Carta de 1946 a ordem e a democracia no Brasil, mas isso no durou muito j que no ano de 1964 ocorreu o golpe militar, e posteriormente instituiu-se o Ato Institucional n 5, o que suprimiu totalmente o acesso justia, j que violou a vrios direitos e garantias individuais, extinguindo praticamente o Estado democrtico de direito. Apenas com a Constituio Federal de 1988, considerada

Constituio Cidad, que novamente se resguardou pelas garantias e direitos individuais, privilegiando os direitos referentes dignidade da pessoa humana, antes violados pela ditadura. Assim, o acesso a justia foi elevado a principio constitucional, consagrado no artigo 5, XXXV da Magna Carta, garantindo a todo e qualquer cidado a apreciao do judicirio e toda e qualquer leso ou ameaa de direito. Nesse diapaso, historicamente o acesso justia no Brasil marcado com avanos e retrocessos, j que em muitos momentos da histria do pas, com abordado anteriormente, v-se que aps um passo legislativo importante, havia sempre algo para suprimir garantias e direitos bsicos do cidado, como principalmente o acesso justia.

BIBLIOGRAFIA

ABREU, Pedro Manoel; Acesso justia e juizados especiais: o desafio histrico da consolidao de uma justia cidad no Brasil. Florianpolis: Fundao Boiteux, 2004.

CAPELETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso justia. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris Editor, 1988.

CARRERA ALVIM, J. E. Justia: acesso e descesso. In: Jus Navegandi. Disponvel em <http://www.jusnavegandi.artigo.com.br>. Acesso em 08/ set/ 06

16

CINTRA, A. C. A.; GRINOVER, A. P.; DINAMARCO, C. R. Teoria Geral do Processo. 19 ed.; So Paulo: Editora Malheiros, 2003.

GALVO, Clia Quirino; Constituies brasileiras e cidadania. So Paulo: Editora tica, 1987.

LIMA FILHO, Francisco das Chagas. Acesso justia e os mecanismos extrajudiciais de soluo de conflitos. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris Editor, 2003.

LOPES, Maurcio Antnio Ribeiro. Garantia de acesso justia: assistncia judiciria e seu perfil constitucional. 1 ed.; So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

También podría gustarte