Está en la página 1de 3

em sua Teoria do Conhecimento, Kant classificou o tangvel e o abstrato em dois grupos: 1 - aquilo que podemos conhecer; 2 - aquilo que

so por si desconhecidas. As coisas que podemos conhecer so aquelas que as pessoas podem presenciar, tocar, ver e experimentar, como uma mesa ou um cachorro. Por outro lado, existem coisas que so desconhecidas por si prprias, como Deus e o conceito de liberdade, cujas existncias, segundo Kant, se baseiam em pressuposies necessrias. Kant afirmava que a rea do conhecimento limitada ao mundo das experincias e que inevitvel que uma pessoa fracasse ao tentar conhecer coisas que so desconhecidas, OK? Fonte(s): Immanuel Kant (1724-1804) foi um dos mais importantes e influentes filsofos da modernidade. Seus estudos e ensinamentos nos campos da Metafsica, Epistemologia, tica e Esttica tiveram grande impacto sobre a maioria dos movimentos filosficos posteriores.
O filsofo alemo Arthur Schopenhauer procurou falar de um tema muito pouco abordado pela Filosofia O AMOR. Ele tentou definir o amor como a manifestao de um desejo inconsciente de perpetuar a espcie. Pois conscientemente ningum suportaria carregar o fardo pesado da vontade de vida (nome que Schopenhauer atribuiu ao desejo instintivo de perpetuar a espcie). Ningum quer admitir que todas aquelas juras de amor no passam de um artifcio natural para garantir a sobrevivncia da espcie, isso nos reduz a simples marionetes ou a criaturas programadas para reproduzir. Schopenhauer defende que este desejo no exclusivo dos seres humanos, e que est presente em todos os seres vivos. Para Schopenhauer o amor romntico uma inveno crist. A vontade de vida vai trabalhar da seguinte maneira, ela aproxima duas pessoas de maneira que uma vai encontrar na outra aquela caracterstica que no possui. Por exemplo, pessoas altas dificilmente iro ter interesse por uma pessoa da mesma estatura, os louros gostam das morenas, cada homem desejar ardentemente e preferir as criaturas mais belas, porque nestas est impresso o tipo mais puro da espcie. Portanto, a busca zelosa e apaixonada pela beleza, no se refere ao gosto pessoal de quem procede, mas ao fim verdadeiro, o novo ser, que tem que conservar o tipo da espcie da maneira mais pura possvel. Os homens so inclinados a inconstncia no amor e a mulher a constncia. O amor do homem diminui sensivelmente depois de satisfeito, isso no significa que no ir ter interesse por outras mulheres, se trata apenas de um artifcio natural para que o homem procure outras parceiras. Isso explica o sentimento de decepo que muitos experimentam depois que o gozo obtido. O que est em jogo a permanncia da espcie no planeta. dessa maneira que a natureza seleciona as caractersticas dos indivduos que vo nascer. Tendo assim total controle do processo. Schopenhauer teve vrios relacionamentos amorosos, mas nunca casou, falava que quando pessoas casam iro fazer tudo para se odiarem.

Filosofo-Alemanha 1788-1860
Sofrimento, o que o sofrimento? O que significa sofrer? Para muitos, nos dias de hoje, o sofrimento uma coisa ruim, que deveria ser banida de nossas vidas; algo que proporcionado apenas a alguns poucos fracos. Muitos filsofos tentaram reduzir nosso sofrimento, oferecendo conselhos de como amenizar nossa dor, confortando-nos; e religies, como o cristianismo, que se propem a oferecer consolo aos seus fiis. O sofrimento visto como um sentimento que causa dor, desolao, angstia, falta de autoconfiana. Mas, quem disse que esses sentimentos so necessariamente ruins? Segundo o filsofo alemo Friedrich Wilhelm Nietzsche (18441900), sofrer significa muito mais do que isso. O sofrimento, na filosofia nietzscheana, ao contrrio da opinio popular, algo vantajoso na vida. Sem sofrimento no h vitria, no h sucesso. Embora muitos imaginem o sucesso como fcil e natural para algumas pessoas, na viso de Nietzsche no existe um caminho reto at o topo. "No falem de dons ou talentos inatos. ele escreveu. Podemos listar muitas figuras importantes que no tinham talento, mas conquistaram seu mrito e transformaram-se em gnios. Elas fizeram isso superando dificuldades."

Como diz a famosa frase de Nietzsche: Aquilo que no causa minha morte, torna-me mais forte. Esta citao resume bem a viso de Nietzsche sobre o sofrimento. Mas, no basta sofrer, pois, se assim fosse, todos seramos felizes; todos passam por dificuldades na vida e nem por isso so felizes, ou deixam de passar por grandes dificuldades. A questo como encaramos o sofrimento, as dificuldades, os fracassos. Para definir metaforicamente sua viso, Nietzsche diz que devemos nos espelhar nos jardineiros. Um jardineiro depara-se com plantas cujas razes so horrveis, monstruosas, mas o resultado que se obtm delas sublime! No h uma bela flor que no tenha uma raiz horrorosa. E assim que devemos nos comportar, transformando a dor e o sofrimento (a raiz horrorosa), em algo belo (a flor), e proveitoso para nossas vidas. Nietzsche no se dedicou apenas reflexo das melhores reaes aos problemas, mas tambm refletiu sobre quais seriam as mais desastrosas. E concluiu que uma das piores era afogar as mgoas. Era contra qualquer forma de consolao e conforto, pois isto amenizaria o efeito positivo da superao. Por conta disso, tinha horror a bebidas alcolicas. Ele diz: "Os espritos mais elevados devem se abster da bebida. A gua basta". [O termo esprito nada tem a ver com a espiritualidade religiosa; por espritos mais elevados compreendem-se pessoas intelectuais.] Criticava tambm as religies, em especial o cristianismo; afirmava que ir igreja era o mesmo que ir ao bar. Existem ntidas diferenas entre uma igreja e um bar, mas o que Nietzsche quer demonstrar que o tipo de consolo oferecido em ambos o mesmo. Ao entrar numa igreja, voc pode sair sentindo-se melhor, mas sua situao continua a mesma, alm de amenizar o, j citado, efeito positivo da superao de uma dificuldade. A religio crist chega a tal ponto que desdenha o desejo, fazendo deste algo ruim e que deve ser evitado. Nietzsche viveu com pouqussimo dinheiro, alm de ter de superar dificuldades, tanto fsicas quanto mentais, ao longo de sua vida. Mas no tinha o mesmo comportamento que criticava nos religiosos. Ao contrrio, desejava uma sade melhor, e melhores condies financeiras. E era justamente essa sinceridade que esperava deles. Segundo a filosofia nietzscheana, as dificuldades que passamos constantemente, nos do pistas do que pode estar errado em nossas vidas, se observados e refletidos de modo adequado, e podem apontar o melhor caminho para torn-la melhor. Como demonstrei neste artigo, Nietzsche analisou o sofrimento como um todo, no apenas refletindo sobre as melhores reaes, mas tambm as piores. Por este motivo, pode-se dizer que Nietzsche tenha sido o nico filsofo a se debruar seriamente sobre o assunto, refletindo sobre como devemos encarar nossos fracassos e dificuldades, ao invs de apenas nos fornecer uma filosofia consoladora.

O Romantismo filosfico-cultural surgiu quase simultaneamente na Inglaterra e na Alemanha no final do sculo 18. Este movimento era primeiramente uma reao poltica contra os ataques napolenicos e, mais tarde, tornou-se uma revolta contra qualquer sujeio s regras sociais, religiosas, culturais e artsticas. Na Frana, depois de muita resistncia, chegou por volta de 1810. E da espalhou-se para o mundo. As caractersticas desta esttica foram:

- liberdade artstica e tcnica; - liberao dos sentimentos pessoais (muitas vezes melanclicos) valorizando o "eu" (reflexo do individualismo da burguesia); - nacionalismo; - volta a uma Idade Mdia idealizada; - exotismo; - orientalismo; - saudao ou temor pelo avano da Cincia ; - crtica ou fervor religioso; - exaltao Natureza em contraposio s convenes da civilizao industrial; - Nostalgia; - Exaltao da infncia como retorno a natureza.

Dogmatismo um termo usado pela filosofia e pela religio. Dogmatismo toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutvel. Na religio, corresponde ao conjunto de dogmas e na filosofia o pensamento contrrio corrente do ceticismo que contesta a possibilidade de conhecimento total da verdade. uma espcie de fundamentalismo intelectual onde expressa verdades que no so sujeitas a reviso ou crtica. O dogmatismo filosfico pode ser entendido como a possibilidade de conhecer a verdade, a confiana nesse conhecimento e a submisso a essa verdade sem questionamento. No sculo XVIII, o dogmatismo racionalista prega confiana na razo a fim de se chegar a verdades. Em crtica razo, o filsofo Immanuel Kant faz oposio entre o criticismo, o dogmatismo e o empirismo que se diferencia por reduzir o conhecimento experincia. Para ele o dogmatismo toda atitude de conhecimento.
1.1. Relativismo filosfico No se pode pretender chegar a uma verdade objetiva, pois a mente humana no conhece a realidade como ela , mas como o sujeito a consegue enquadrar dentro dos seus parmetros de pensamento. A verdade portanto no aquilo que a filosofia clssica ensina (conformao do intelecto com a realidade em si), mas, ao contrrio, a conformao da realidade com o intelecto. A verdade assim algo de subjetivo, pessoal, em vez de ser objetiva e universal, para todos os homens. J que no h um intelecto s para todos os homens, mas cada qual tem seu intelecto, diverso do intelecto do prximo ou mesmo oposto a este, em conseqncia h muitas verdades. Cada um tem a sua prpria verdade.

También podría gustarte