Está en la página 1de 21

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FENG - FACULDADE DE ENGENHARIA DEMM Departamento de Engenharia Mecnica e Mecatrnica

USINAGEM POR ELETROEROSO

Igor Schmidt Sarita Canabarro Sabo

Porto Alegre - RS, Junho de 2008.

2 IGOR SCHMIDT SARITA CANABARRO SABO

USINAGEM POR ELETROEROSO

Trabalho apresentado ao Prof Me. Nilson Valega Fernandes da disciplina de Usinagem, turma 370, do curso de Engenharia Mecnica, da Pontifcia Universidade Catlica do Rio grande do Sul.

Porto Alegre - RS, Junho de 2008.

3 RESUMO

SCHMIDT, Igor; SABO, Sarita C.. Usinagem por eletroeroso. Porto Alegre, Departamento de Engenharia Mecnica e Mecatronica, Faculdade de Engenharia Mecnica, Pontifcia universidade Catlica do Estado do Rio Grande do Sul, 2008. 21 p. Trabalho.

Este trabalho tem como objetivo, demonstrar o processo de eletroeroso suas variaes e o principio de funcionamento da maquina, suas principais aplicaes o assim como ferramentas a que a compe. O descrito foi direcionado a simplificar o contedo, desvinculado explicaes como funcionamento de perifricos, mecanismos e outros j utilizados em diferentes processos e maquinas. Analisando verifica-se que este processo de usinagem aplicado para executar formas complexas e em pequenas quantidades, lembrando que a cuidados ao operar a maquina, exigindo qualificao do operador e somados a outros insumos prprios do processo o torna um processo caro em relao aos demais.

Palavras-chave: Eletroeroso, eletroeroso por penetrao, eletroeroso a fio.

4 LISTA DE ILUSTRAES

FIGURA 1 FORMAS COMPLEXAS PRODUZIDAS POR ELETROEROSO---------------------------8 FIGURA 2 ESQUEMA SIMPLIFICADO DO PROCESSO DE ELETROEROSO -------------------- 10 FIGURA 3 ESQUEMA QUE DEMONSTRA O GAP-------------------------------------------------------- 11 FIGURA 4 ESQUEMA SIMPLIFICADO DO MOMENTO DA DESCARGA --------------------------- 12 FIGURA 5 CONDUTIVIDADE ELTRICA DE VRIOS MATERIAIS--------------------------------- 13 FIGURA 6 MAQUINA DE ELETROEROSO A FIO ------------------------------------------------------ 15 FIGURA 7 PLOTER----------------------------------------------------------------------------------------------- 16 FIGURA 8 PEAS USINADAS POR ELETROEROSO -------------------------------------------------- 16 FIGURA 9 ELETRODO FORMA COMPLEXA-------------------------------------------------------------- 19 FIGURA 10 ELETRODO FORMA COMPLEXA ------------------------------------------------------------ 19 FIGURA 11 ELETRODO FORMA COMPLEXA ------------------------------------------------------------ 19

5 SUMARIO

SUMARIO --------------------------------------------------------------------------------------------------------------5 1 2 3 INTRODUO ------------------------------------------------------------------------------------------------6 DEFINIO DO PROCESSO ------------------------------------------------------------------------------7 PRINCIPIOS DO PROCESSO DE ELETROEROSO -----------------------------------------------8 3.1 APLICAES --------------------------------------------------------------------------------------------------8 3.2 ELETROEROSO: UM FENOMENO INVISIVEL ---------------------------------------------------- 10 3.3 MATERIAIS USINAVEIS EM ELETROEROSO ----------------------------------------------------- 13 4 PROCESSO --------------------------------------------------------------------------------------------------- 14 4.1 ELETROEROSO POR PENETRAO ---------------------------------------------------------------- 14 4.2 ELETROEROSO A FIO ----------------------------------------------------------------------------------- 15 5 6 ELETRODO: FERRAMENTA DA ELETROEROSO -------------------------------------------- 18 CONCLUSO ------------------------------------------------------------------------------------------------ 20

REFERNCIAS ----------------------------------------------------------------------------------------------------- 21

6 1 INTRODUO

A eletroeroso baseia-se na destruio de partculas metlicas por meio de descargas eltricas. Data de meados do sculo XVIII a descrio de um processo para obteno de p metlico mediante descargas eltricas. Mas este processo s passou a ser utilizado industrialmente h cerca de sessenta anos, para a recuperao de peas com ferramentas quebradas em seu interior (machos, brocas, alargadores). Durante a Segunda Guerra Mundial, as necessidades de acelerar a produo industrial e a escassez de mo-de-obra impulsionaram a pesquisa de novas tecnologias, visando tornar possvel o aumento da produo, com um mnimo de desperdcio. Esse esforo marcou o incio, entre outras realizaes, da era da eletroeroso. Estudando este trabalho, vamos poder conhecer as aplicaes da eletroeroso na indstria, os princpios deste processo e ficaremos sabendo como so confeccionados os eletrodos usados nas mquinas de eletroeroso.

7 2 DEFINIO DO PROCESSO

um processo trmico de fabricao caracterizado pela remoo de material conseqente a sucesses de descargas eltricas que ocorrem entre um eletrodo e uma pea, atravs de um lquido dieltrico conhecido pela sigla EDM = Eletrical Discharge Machining A eletroeroso um processo para fabricao de peas isoladas, no mximo para pequenas sries. A pea submersa em um lquido, onde no existe fora de corte, pois no h contato entre a ferramenta e a pea no formando as tenses comuns dos processos convencionais de usinagem. Para que a eletroeroso ocorra necessrio que os materiais envolvidos sejam bons condutores de eletricidade. Tanto a pea como os eletrodos esto ligados a uma fonte de corrente contnua por meio de cabos normalmente o eletrodo tem polaridade positiva e a pea, polaridade negativa.

8 3 PRINCIPIOS DO PROCESSO DE ELETROEROSO

3.1 APLICAES

Este um dos processos no tradicionais de usinagem que vm ganhando espao ultimamente. Vrias razes explicam esse crescimento. Pense, por exemplo, nos novos materiais que tm surgido, como os carbonetos metlicos, as superligas e as cermicas. Trata-se, geralmente, de materiais muito duros. Voc j imaginou a dificuldade que seria usin-los pelos processos tradicionais? Imagine tambm a dificuldade que representaria a usinagem pelos mtodos tradicionais de uma pea com formas to complexas como a mostradas a baixo figura 1.

Figura 1 Formas complexas produzidas por eletroeroso

Brocas helicoidais so eficientes para produzir furos redondos. Mas que broca produziria um furo irregular como o da pea acima? Por eletroeroso, o molde dessa pea pode ser produzido em uma s fase de operao. Alm disso, os processos tradicionais de usinagem geram calor e tenses na superfcie usinada, produzem enormes cavacos e afetam as caractersticas estruturais da pea, portanto, no so adequados para produzir superfcies de alta qualidade, praticamente sem distores e sem alteraes micro estruturais. J na usinagem por eletroeroso, a pea permanece submersa em um lquido, assim, h rpida dissipao do calor gerado; neste no existe fora de corte, pois no h contato entre a ferramenta e a pea, no se formando as tenses comuns dos processos convencionais de usinagem.

9 Uma vantagem adicional a automatizao das mquinas de eletroeroso, que permite a obteno de estreitos limites de tolerncia, possvel um controle rigoroso da ao da ferramenta sobre a pea usinada, graas a um servomecanismo que reage rapidamente s pequenas variaes de intensidade de corrente. Tudo isso torna a eletroeroso um processo adequado para atender s exigncias atuais de qualidade e produtividade, com grande aplicao na confeco de matrizes para estampos de corte, moldes de injeo, forjaria, cunhagem e fabricao de ferramentas de metal duro.

10 3.2 ELETROEROSO: UM FENOMENO INVISIVEL

A eletroeroso um processo complexo, em grande parte no visvel. Para que a eletroeroso ocorra, necessrio que os materiais envolvidos (pea a ser usinada e a ferramenta) sejam bons condutores de eletricidade. A ferramenta que produz a eroso, ou seja, o desbaste da superfcie usinada, o eletrodo. Pea e eletrodo so mergulhados num recipiente que contm um fluido isolante, isto , no condutor de eletricidade, chamado dieltrico. Em geral, so utilizados como dieltricos o leo mineral e o querosene. O querosene requer cuidados especiais, pois inflamvel e exala um odor forte, prejudicial sade e ao ambiente. Tanto a pea como o eletrodo, esto ligados a uma fonte de corrente contnua por meio de cabos. Geralmente, o eletrodo tem polaridade positiva e a pea, polaridade negativa. Um dos cabos est conectado a um interruptor, que aciona e interrompe o fornecimento de energia eltrica para o sistema. A figura 2 a seguir mostra um esquema simplificado do processo de eletroeroso.

Figura 2 Esquema simplificado do processo de eletroeroso

ons: partculas eletricamente carregadas. Chamam-se ctions quando carregadas positivamente e nions quando carregadas negativamente.

11 Ao ser ligado o interruptor, forma-se uma tenso eltrica entre o eletrodo e a pea, inicialmente, no h passagem de corrente, j que o dieltrico atua como isolante, quando o espao entre a pea e a ferramenta diminudo at uma distncia determinada, o dieltrico passa a atuar como condutor, formando uma ponte de ons entre o eletrodo e a pea, produz-se ento, uma centelha que superaquece a superfcie do material dentro do campo de descarga, fundindo-a. Estima-se que, dependendo da intensidade da corrente aplicada, a temperatura na regio da centelha possa variar entre 2.500C e 50.000C.

Figura 3 Esquema que demonstra o GAP

O processo de eroso ocorre simultaneamente na pea e no eletrodo. Com ajustes convenientes da mquina, possvel controlar a eroso, de modo que se obtenha at 99,5% de eroso na pea e 0,5% no eletrodo. A distncia mnima entre a pea e a ferramenta, na qual produzida a centelha, chamada GAP (do ingls gap = folga) figura 3, e depende da intensidade da corrente aplicada. O GAP o comprimento da centelha. O tamanho do GAP pode determinar a rugosidade da superfcie da pea. Com um GAP alto, o tempo de usinagem menor, mas a rugosidade maior. J um GAP mais baixo implica maior tempo de usinagem e menor rugosidade de superfcie. As partculas fundidas, desintegradas na forma de minsculas esferas, so removidas da regio por um sistema de limpeza e no seu lugar, fica uma pequena cratera. O dieltrico, alm de atuar como isolante participa desta limpeza e ainda refrigera a superfcie usinada.

12 O fornecimento de corrente interrompido pelo afastamento do eletrodo. O ciclo recomea com a reaproximao do eletrodo at a distncia GAP, provocando uma nova descarga.

Figura 4 Esquema simplificado do momento da descarga

A durao da descarga eltrica e o intervalo entre uma descarga e outra so medidos em microssegundos e controlados por comandos eletrnicos. Descargas sucessivas, ao longo de toda a superfcie do eletrodo, fazem a usinagem da pea. A freqncia das descargas pode alcanar at 200 mil ciclos por segundo. Na pea fica reproduzida uma matriz, que uma cpia fiel do eletrodo, porm invertida. Observao: Por que, no processo de eletroeroso, a fonte de energia deve fornecer corrente contnua e no corrente alternada? Se voc analisar como flui a corrente eltrica por uma pilha, que um gerador de corrente contnua, voc encontrar a explicao para a pergunta anterior. A pilha tem dois plos: o de carvo (+) e o de zinco (-). Os eltrons se movem do plo negativo para o positivo e a intensidade da corrente constante. Na corrente alternada, a intensidade da corrente varivel, gerando inverses de polaridade (o mesmo plo ora positivo, ora negativo). No processo de eletroeroso, isso poderia levar a um desgaste maior da ferramenta do que da pea.

13 3.3 MATERIAIS USINAVEIS EM ELETROEROSO

Indicada para processos complexos em materiais de alta dureza, ponto de fuso bem definido, elevado calor latente, de difcil usinagem por processos convencionais. Limitada pela necessidade desses materiais serem condutores de eletricidade independentes de serem metlicos ou no abaixo figura 5 demonstra um quadro comparativo da condutividade de diversos materiais.

Figura 5 Condutividade eltrica de vrios materiais

14 4 PROCESSO 4.1 ELETROEROSO POR PENETRAO

O processo mais comum de eletroeroso baseia-se na penetrao do eletrodo na pea. Caractersticas: Imagem do eletrodo transferido a pea; mecanismo de furar e gravar; avano do eixo Z. Aplicaes: Indstria Automotiva; indstria de gravao e estampagem; usinagem de metais de elevada dureza; peas com geometrias complexas; industria de moldes e matrizes.

15 4.2 ELETROEROSO A FIO

Para certas finalidades, como a usinagem de cavidades passantes e perfuraes transversais, prefervel usar o processo de eletroeroso a fio figura 6. Os princpios bsicos deste processo so semelhantes aos da eletroeroso por penetrao. A diferena que, neste processo, um fio de lato ionizado, isto , eletricamente carregado, atravessa a pea submersa em gua desionizada, em movimentos constantes, provocando descargas eltricas entre o fio e a pea, as quais cortam o material. Para permitir a passagem do fio, feito previamente um pequeno orifcio no material a ser usinado. O corte a fio programado por computador, que permite o corte de perfis complexos e com exatido.

Figura 6 Maquina de eletroeroso a fio

16 Em alguns equipamentos, um ploter, isto , um traador grfico, possibilita a conferncia da execuo do programa pela mquina, como mostra a figura 7.

Figura 7 Ploter

Atualmente, a eletroeroso a fio bastante usada na indstria para a confeco de placas de guia, porta punes e matrizes (ferramentas de corte, dobra e repuxo). A figura 8 mostra alguns exemplos de peas usinadas por eletroeroso a fio.

Figura 8 Peas usinadas por eletroeroso

Caractersticas: A eletroeroso a fio um mtodo para cortar materiais condutivos com um fino eletrodo que segue um caminho programado; ausncia de foras de corte e tenses comuns dos processos convencionais de usinagem, pois no h contato fsico entre o fio e pea; rpida dissipao de calor, pelo fato de a pea permanecer submersa em lquido; a dureza do material da pea no tem efeito negativo na velocidade de corte. Aplicaes: Confeco de matrizes para estampas de corte, fieiras para trefilao, micro EDM e a fabricao de ferramentas de metal duro; materiais muito duros e de difcil usinagem pelos processos tradicionais. Vantagens e desvantagens: Peas com formas complexas, superfcies de alta qualidade, praticamente sem distores ou alteraes micro-estruturais; problemas: baixa taxa de remoo de material; a produo de superfcies com camadas refundidas e dificuldades no descarte dos fluidos utilizados no processo.

18 5 ELETRODO: FERRAMENTA DA ELETROEROSO

Como voc j sabe, na eletroeroso por penetrao, a ferramenta usada o eletrodo. Em princpio, todos os materiais condutores de eletricidade podem ser usados como eletrodo. Mas tendo em vista que na fabricao de uma ferramenta por eletroeroso o preo de confeco do eletrodo representa uma parcela significativa dos custos do processo, importante escolher com cuidado o material a ser utilizado e o mtodo de usinagem. Os melhores materiais para produo de eletrodos so aqueles que tm ponto de fuso elevado e so bons condutores de eletricidade, de um modo geral, os materiais para eletrodos podem ser agrupados em duas categorias: metlicos e no metlicos. Entre os materiais metlicos, os mais utilizados so: cobre eletroltico, cobretungstnio e cobre sinterizado. Eletrodos feitos desses materiais caracterizam-se por apresentarem timo acabamento e mnimo desgaste durante o processo de eletroeroso. Entre os materiais no-metlicos, o grafite o principal. Este um material de fcil usinagem, porm muito quebradio. Os eletrodos de grafite so insensveis aos choques trmicos, conservam suas qualidades mecnicas a altas temperaturas, praticamente no se deformam e so leves, entretanto, so abrasivos, no podem ser moldados ou conformados e no aceitam reduo por cido. Peas retangulares e cilndricas, de dimenses padronizadas, so encontradas no comrcio. Quando se trata de eletrodos de perfis irregulares e complexos como demostra figuras 9, 10 e 11, recomendvel analisar cuidadosamente a relao custobenefcio antes de partir para sua construo. Os eletrodos podem ser produzidos pelos mtodos convencionais de usinagem, como a fresagem, torneamento, aplainamento entre outros.

19

Figura 9 Eletrodo forma complexa

Figura 10 Eletrodo forma complexa

Figura 11 Eletrodo forma complexa

20

CONCLUSO

Conforme vimos no decorrer do trabalho, obtivemos conhecimento para definir o funcionamento bsico de uma maquina de eletroeroso, assim como alguns segredos do processo. Considerado um dos mais modernos processos da indstria, o processo de eletroeroso, comercializado com mquinas apartir da segunda metade deste sculo, reuniu-se com os demais processos da usinagem para a formao do mesmo. No h processo isolado neste fenmeno, considera-se uma continuidade de processos. Destacando o uso das demais mquinas operatrizes para dar inicio ao processo, como o de tornos e centros de usinagens, por exemplo, pois a ferramenta deste processo o eletrodo, os materias envolvidos, os leos (fludos dieltricos), a importncia do conhecimento eltrico, etc.

21 REFERNCIAS

MATOS, Gustavo G.; FELIPPI, Julio; Viso de um emprendedor. Ary Ozrio de Azevedo. Uma razo de vida.

Engemaq

Equipamentos

para

Petrlio;

Disponvel

em:

<http://www.engemaq.ind.br/>. Acesso em 05 Abr. 2008.

Agie Charmilles; Disponvel em: <http://www.agie-charmilles.com.br/>. Acesso em 05 Abr. 2008.

Mecatronica:

Robtica,

Disponvel

em:

<http://megatronica.com.br/eletroerosao.htm>. Acesso em 05 Abr. 2008. Wikipedia: A enciclopdia livre, Disponvel em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroeroso>. Acesso em 05 Abr. 2008.

También podría gustarte