Está en la página 1de 5

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1 REGIO JUSTIA FEDERAL DE 1 GRAU NO MARANHO

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIES DA II SELEO DE ESTAGIRIOS DE DIREITO/ 2011 O JUIZ FEDERAL DIRETOR DO FORO DA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DO MARANHO torna pblica a abertura de inscries para a realizao de Prova de Conhecimentos Especficos para Seleo de Estagirios do curso de Direito, de acordo com instrues constantes do presente Edital. I DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1. O processo seletivo ser realizado sob a responsabilidade da Justia Federal de 1 Grau no Maranho. 2. reas de atuao: Secretarias de Vara ou Gabinetes de Juzes Federais 3. Nmero de Vagas: 05 (cinco) e cadastro reserva 4. Carga horria: 20 horas semanais 5. Valor da bolsa de estgio: R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais) 6. A durao do estgio de at 01 (um) ano, prorrogvel, uma nica vez, por igual perodo. Com relao aos portadores de deficincia, essa prorrogao poder ser excedida desde que haja interesse das partes e concordncia entre elas. 7. Somente poder ingressar no estgio o estudante que, na data de sua convocao para preenchimento da vaga, esteja matriculado at o 9 perodo do curso de Direito. No caso de estudante matriculado no 9 perodo, seu ingresso ser admitido se o semestre letivo encontrarse em pleno andamento. 8. Ser concedido auxlio-transporte aos estagirios. II DAS INSCRIES 1. As inscries sero realizadas, gratuitamente, em 2 (duas) etapas obrigatrias, conforme a seguir: 1.1.

Pr-inscrio:

No perodo de 9 horas do dia 19 de setembro de 2011 s 18 horas do dia 23 de setembro de 2011, no endereo eletrnico http://www.jfma.jus.br. 1.2.

Inscrio definitiva:

No perodo de 26 a 28 de setembro de 2011, no horrio de 10 s 16 horas, mediante a entrega de: - confirmao de realizao da pr-inscrio; - comprovao que est cursando, no mnimo, o 4 perodo do curso de Direito; - 1kg (um quilo) de leite em p (que ser doado para creches carentes). Local de realizao da inscrio definitiva: Edifcio-sede da Justia Federal no Maranho Av. Senador Vitorino Freire, 300 Areinha, quando o candidato receber o comprovante de inscrio definitiva.

2. Podero inscrever-se estudantes regularmente matriculados a partir do 4 perodo do curso de Direito. 3. A qualquer tempo, poder-se- anular a inscrio, prova ou ingresso no estgio, desde que verificadas falsidades de declaraes ou irregularidades nas provas e/ou documentos. 4. No podero inscrever-se na seleo servidores estudantes do Quadro de Pessoal da Justia Federal no Maranho, servidores das empresas terceirizadas que nela prestem servio e estudantes que nela realizem estgio remunerado, bem como parentes consangneos e afins at o 3 grau dos membros da comisso de elaborao da prova e dos secretrios da Comisso. III - DAS INSCRIES PARA CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICINCIA 1. Os alunos portadores de deficincia podero participar da Seleo e as inscries sero feitas conforme instruo II do presente edital. 2. Em cumprimento ao disposto no 1 do art. 16 da Resoluo N. 39, de 12/12/2008 do Conselho da Justia Federal, ser-lhes- reservado o percentual de 10% (dez por cento) das vagas que vierem a surgir no prazo de validade da Seleo. 3. Aos portadores de deficincia sero destinadas para cada vaga de estgio que surgir no decorrer da vigncia desta Seleo - a 10, a 20 vagas e assim sucessivamente. 4. Consideram-se pessoas portadoras de deficincia aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4 do Decreto Federal n. 3.298/99 e suas alteraes. 5. As pessoas portadoras de deficincia participaro da Seleo em igualdade de condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo da prova, avaliao e aos critrios de aprovao, ao dia, horrio e local de aplicao da prova, e nota mnima exigida para todos os demais candidatos. 6. O candidato dever declarar, quando da inscrio, ser portador de deficincia, devendo apresentar Seo de Desenvolvimento e Avaliao de Recursos Humanos, nos dias 29 e 30 de setembro de 2011, Laudo Mdico original ou cpia autenticada expedido no prazo mximo de 90 (noventa) dias antes do trmino das inscries, atestando a espcie e o grau ou nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doena CID, bem como a provvel causa da deficincia, inclusive para assegurar previso de adaptao da sua prova, informando, tambm, o seu nome, documento de identidade (RG), nmero do CPF. 7. O candidato portador de deficincia visual, alm da apresentao do Laudo Mdico, dever solicitar, por escrito, no perodo do item anterior, a necessidade de prova ampliada (informar tamanho da fonte) ou da leitura de sua prova, especificando o tipo de deficincia. 8. O candidato portador de deficincia que necessitar de tempo adicional para realizao das provas, alm da apresentao do Laudo Mdico dever apresentar solicitao, por escrito, nos dias 19 e 30 de setembro de 2011, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia. 9. Os candidatos que, dentro do perodo acima citado, no atenderem aos dispositivos mencionados no item 6 desta instruo sero considerados como no portadores de deficincia.

10. O candidato portador de deficincia aprovado na Seleo dever submeter-se percia mdica a ser realizada pela Junta Mdica da Justia Federal no Maranho, no cabendo recurso deciso proferida por aquela, sendo automaticamente eliminado aquele cuja deficincia apresentada no Laudo Mdico no se constate, devendo o mesmo constar apenas na lista de classificao geral final. 11. O laudo mdico ter validade somente para esta Seleo e no ser devolvido. IV DA PROVA 1. A prova conter 40 (quarenta) questes de mltipla escolha com base no programa a seguir discriminado e uma parte discursiva. Programa: - Direito Administrativo e Constitucional a) Da Administrao Pblica (Cap. VII da Constituio Federal); b) Da organizao da Justia Federal no Brasil; - Direito Processual Civil c) Da Capacidade Processual (arts. 7 a 13 do CPC); d) Da Competncia (arts. 86 a 124 do CPC). Competncia da Justia Federal; e) Dos Elementos da Ao. Das Condies da Ao. Dos Pressupostos Processuais f) Da Formao, da Suspenso e da Extino do Processo (Ttulo VI) g) Da Sentena (arts. 458 a 463 do CPC); Da Coisa Julgada; (arts. 467 a 475 do CPC); h) O mandado de segurana individual e coletivo; - Direito Penal e Processo Penal i) Do processo comum (Livro II, Ttulo I do CPP, excetuando o Captulo II); j) Do inqurito policial e da ao penal; k) Parte Geral do Cdigo Penal: local do crime, tempo do crime, concurso de agentes e causas de extino da punibilidade; l) Os crimes de estelionato (art. 171, CP), furto (art. 155, CP), roubo (art. 157, CP), apropriao indbita comum (art. 168, CP), e previdenciria (art. 168-A, CP), moeda falsa (art. 289, CP), crimes praticados por funcionrio pblico e particular contra a administrao (arts. 312 a 337-A, CP); m) Juizados Especiais Cveis e Criminais: Lei n. 10.259/01 e Lei n. 9.099/95; - Direito Previdencirio n) Da Seguridade Social: Disposies Gerais, Da Previdncia Social, Da Assistncia Social artigos 194, 195, 201 a 204 da Constituio da Repblica.; o) Lei n 8.213/91: Dos Beneficirios, Das Prestaes em Geral artigos 10 a 27; Da Aposentadoria por invalidez artigos 42 a 47; Da Aposentadoria por Idade artigos 48 a 51; Do Auxlio-doena artigos 59 a 64; Do Salrio-maternidade artigos 71 a 73; Da Penso por Morte Artigos 74 a 79; p) Lei n. 8.742/93: Noes Gerais; - Informtica Jurdica q) Informatizao do Processo Judicial Lei n. 11.419/2006.

Observao: No sero permitidas consultas.

V DA APLICAO DA PROVA 1. A realizao da prova est prevista para o dia 15 de outubro de 2011. 2. A confirmao da data e informaes sobre o horrio e o local sero divulgadas a partir do dia 03 de outubro de 2011 no site www.jfma.jus.br. 3. Dever o candidato comparecer ao local 30 minutos antes do horrio estabelecido, munido do original da cdula de identidade, do comprovante de inscrio e de caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 4. Ser excludo do processo seletivo o candidato que se apresentar aps o horrio determinado; no comparecer prova seja qual for o motivo alegado; no apresentar o documento de identidade exigido; ausentar-se da sala de provas sem acompanhamento do fiscal; for surpreendido em comunicao com outras pessoas ou usando livros, notas ou impressos no permitidos; for responsvel por falsa identificao pessoal; lanar mo de meios ilcitos para a execuo da prova; no devolver integralmente o material recebido. VI DO JULGAMENTO DA PROVA 1. Cada questo objetiva valer 0,25 pontos e a parte discursiva valer 10 pontos. 2. Somente ser corrigida a parte discursiva da prova dos candidatos classificados at a 60 (sexagsima) colocao, inclusive os empatados. Considerar-se- classificado o candidato que obtiver 50% (cinquenta por cento) da pontuao da parte objetiva da prova. 3. Ser aprovado o candidato que alcanar 5,0 (cinco) ou mais pontos, considerando a mdia obtida entre as partes objetiva e discursiva da prova. 4. A prova discursiva, que dever ser manuscrita com letra legvel, consistir na elaborao de dissertao cujo tema versar sobre o Poder Judicirio e os Direitos Fundamentais e servir para avaliar a capacidade de expresso na modalidade escrita, a coerncia textual e o manejo da lngua portuguesa pelo candidato.

VII DA CLASSIFICAO 1. Os candidatos sero classificados de acordo com a ordem decrescente da nota final. Na hiptese de igualdade de nota final ser dada preferncia, seqencialmente, ao candidato que: a) tiver obtido maior pontuao na parte discursiva; b) esteja cursando o perodo letivo mais avanado; e c) tiver maior idade. VIII DA DIVULGAO DO RESULTADO 1. O gabarito da prova ser divulgado no dia 18 de outubro de 2011 no site www.jfma.jus.br, data em que ser informado o dia do resultado. IX DOS RECURSOS

1. Os recursos das questes objetivas podero ser interpostos at 3 (trs) dias aps a divulgao do gabarito e da parte discursiva at 3 (trs) dias aps a divulgao do resultado, desde que contenham as circunstncias que os justifiquem e se tiverem indicados o nome do candidato, o nmero da inscrio e o telefone para contato. X DA HOMOLOGAO DA SELEO 1. A homologao do resultado final da seleo ser feita pelo Juiz Federal Diretor do Foro. XI DO PROVIMENTO DAS VAGAS PARA ESTAGIRIOS 1. O candidato aprovado ser convocado atravs de telefone, para o nmero declarado no ato da inscrio na Seleo. Ter o candidato convocado, o prazo de 03 (trs) dias teis para comparecer Seo Judiciria munido dos originais dos seguintes documentos: cdula de identidade CPF Comprovante de matrcula referente ao perodo que est cursando

2. Aps a apresentao dos documentos acima referidos, a Seccional providenciar em benefcio do candidato Seguro de Acidentes Pessoais, ficando a data de incio do estgio a ser definida pela Administrao. 3. A Justia Federal no Maranho no se responsabiliza por informao de telefone incorreta, incompleta ou desatualizada. 4. de responsabilidade de o candidato manter seu telefone atualizado para viabilizar os contatos necessrios. 5. O no comparecimento do candidato no prazo referido no item 1 implicar a convocao do prximo na ordem de classificao. XII DAS DISPOSIES FINAIS 1. O concurso tem a validade de 01 (um) ano, a contar da data da publicao da homologao de seu resultado final. 2. No caso de desistncia temporria, o candidato renuncia sua classificao, atravs de requerimento dirigido Diretoria do Foro e protocolado na Seo de Recursos Humanos, no prazo estipulado na instruo XI, item 1, e passa a posicionar-se no final da lista de aprovados, aguardando nova convocao, que poder ou no se efetivar no perodo de vigncia da Seleo. 3. Os casos omissos referentes realizao do processo seletivo sero resolvidos pela Diretoria do Foro. 4. O estgio ser realizado em conformidade com a Resoluo N. 39, de 12/12/2008, do Conselho da Justia Federal.

También podría gustarte